You are on page 1of 5

Leitura analtica do poema Isto - cenrios de resposta para o questionrio do manual Este poema retoma o tema abordado em Autopsicografia

e parece uma resposta a possveis ms interpretaes daquele. O poema Isto apresenta-se como uma espcie de esclarecimento questo do fingimento artstico enunciada em Autopsicografia e responde tambm necessidade de distinguir entre sinceridade convencional e sinceridade intelectual ou artstica. Associa o ttulo do poema ao seu contedo. A utilizao do pronome demonstrativo Isto como ttulo do poema muito expressiva, pois (o pronome demonstrativo remete para o referente) como que aponta para a resposta que se impunha a todos aqueles que o acusavam de mentir. Este poema apenas isto, uma explicao natural e simples, mas, simultaneamente metafsica e abstrata.

Leitura analtica do poema Isto - cenrios de resposta para o questionrio do manual (pgina 150) 1. Na 1 estrofe o poeta ope a imaginao (razo, intelecto) ao corao (emoo). Qual deles utiliza ao escrever? Ao escrever, o poeta utiliza a imaginao e no o corao. Na opinio dos outros (Dizem...), fingimento sinnimo de mentira; no entanto, o sujeito potico esclarece que fingimento um processo de imaginao, de racionalizao, de intelectualizao da dos/da emoo. 2. Na 2 estrofe, compara todas as suas emoes (sonhos, vivncias, ausncias, perdas) a um terrao. Como interpretas essa comparao?

As emoes (sonhos, vivncias, ausncias, perdas), a realidade que envolve o sujeito potico, so semelhantes a um terrao, (so apenas a ponte sobre outra coisa)que d para uma outra coisa, para uma outra realidade ainda mais bela e que a que o poeta procura, a realidade imaginada, a emoo esttica; o que est para l do terrao o belo, o inatingvel a obra potica, expresso mxima de Belo.

3. Nesse terrao de emoes, o poeta procura outra coisa a emoo esttica. Qual o verso que a refere? Essa coisa que linda 4. Para encontrar essa emoo esttica, como escreve o poeta? Sobre o que escreve? (Interpreta os quatro primeiros versos da ltima estrofe.) O eu diz que, ao escrever, se distancia do sentir (escreve sem emoo, sem enleio) e d vez ao pensar, ao imaginar, ao intelectualizar, recusando a poesia como expresso imediata das sensaes. Com esta atitude, como poeta modernista que , Pessoa rompe com a tradio lrica que defendia que o sujeito potico devia extravasar as suas emoes e os seus sentimentos atravs da escrita.

5. Mostra a ironia presente neste poema. O ltimo verso claramente irnico, uma espcie de cumplicidade que o sujeito potico estabelece com o leitor que ao ler os versos sentir alguma coisa completamente diferente do que o poeta sentiu.

6. Analisa a estrutura formal do poema. O poema apresenta uma grande regularidade formal: constitudo por trs estrofes de cinco versos de seis slabas mtricas, com o esquema rimtico ababb ou seja, rima cruzada e emparelhada.

7. Estabelece a relao entre os poemas Isto e Autopsicografia.


Os poemas tm como tema o fingimento potico (artstico,), funcionando como uma espcie de arte potica na qual o poeta expe o seu conceito de poesia como intelectualizao da emoo. Ou Os poemas Autopsicografia e Isto tm como tema comum o fingimento potico, funcionando ambos como uma espcie de arte potica, na qual o poeta expe o seu conceito de poesia como intelectualizao da emoo. Na verdade, Fernando Pessoa, como poeta modernista que , rompe com a tradio lrica que defendia que o sujeito potico devia extravasar as suas emoes e os seus sentimentos atravs da escrita. Para Pessoa, a produo potica, o poema, sempre uma construo lgica, uma construo de linguagem, tanto mais que surge como resultado de uma atividade mental e no emocional. Ou Os poemas Autopsicografia e Isto completam-se e funcionam como textos que melhor definem e esclarecem o conceito de Arte para o ortnimo o ato criador um ato iminentemente racional . Na verdade, Fernando Pessoa, como poeta modernista que , rompe com a tradio lrica que defendia que o sujeito potico devia extravasar as suas emoes e os seus sentimentos atravs da escrita. Para Pessoa, a produo potica, o poema, sempre uma construo lgica, uma construo de linguagem, tanto mais que surge como resultado de uma atividade mental e no emocional.

You might also like