You are on page 1of 12

1

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Curso de Filosofia


Disciplina Lgica III

EXERCCIO DE ESTUDO
AS LEIS DA DIALTICA

Geraldo Natanael de Lima

Orientador: Prof Joo Pereira Leite

O que constitui o movimento dialtico a coexistncia de dois lados contraditrios, sua luta e sua fuso em uma nova categoria. Marx, Misria da Filosofia, apud Joo Leite.

Salvador-Ba Abril de 2004

SUMRIO

1- Mostre o que significa uma lei citando exemplos......................................................03 2- Apresente o conceito da lei da quantidade e da qualidade.........................................07 3- Mostre: a) A relao existente entre quantidade e qualidade.........................................07 b) Como se d a transformao da quantidade em qualidade...........................07 c) O que significa: salto de qualidade com exemplos.......................................08

4- Apresente: a) O conceito de contradio..............................................................................08 b) Como se constitui a forma geral do ser..........................................................08 5- Mostre como comea uma contradio e como ela se desenvolve, citando exemplo.09

6- Que significa unidade da luta dos contrrios?............................................................ 09 7- Que so: a) Contradies internas: Exemplos..................................................................09 b) Contradies externas: Exemplos.................................................................09 c) Contradies fundamentais: Exemplos.........................................................10 d) Contradies no fundamentais: Exemplos..................................................11 e) Contradies antagnicas: Exemplos...........................................................12 f) Contradies no antagnicas: Exemplos....................................................12 8- Bibliografia................................................................................................................ 12

1- Mostre o que significa uma lei citando exemplos.


Consultamos o dicionrio Aurlio e verificamos que a origem da palavra lei vem do latim (lege) e significa: norma, preceito, princpio, regra, sendo uma condio imposta pelas coisas ou pelas circunstncias. Para a filosofia clssica a relao necessria entre fenmenos, entre momentos de um processo ou entre estados de um ser, e que lhes expressa a natureza ou a essncia. Enuncia uma relao constante entre fenmenos de uma dada ordem. Citaremos alguns exemplos do Aurlio: 1.1Lei natural:

a) Lei da selva: O imprio ou domnio da fora bruta (como no tempo em que o homem habitava a selva). b) Lei de conservao: Lei que afirma que o valor total de uma certa grandeza fsica, como massa, energia ou carga eltrica, se mantm constante em todas as reaes, ainda que possa haver troca do valor dessa grandeza entre os componentes do sistema. 1.2Leis do esprito ou Leis do pensamento:

Princpios fundamentais que definem as caractersticas do pensamento lgico. Admitem-se tradicionalmente trs leis do pensamento: o princpio de identidade, o princpio de contradio e o princpio do terceiro excludo. 1.3Leis humanas:

a) Lei bsica: A constituio de um Estado uma lei fundamental. b) Lei Afonso Arinos: Probe a discriminao racial no Brasil, proposta por Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990) e aprovada em 3 de julho de 1951. c) Lei urea: A da abolio da escravatura no Brasil, assinada em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel. d) Lei da oferta e da procura: O princpio (vlido sob certas condies) de que o preo e a quantidade produzida de um bem so determinados no por aes deliberadas dos agentes econmicos, mas pela interao do conjunto de vendedores e compradores no mercado. e) Lei moral: Princpio que deve guiar a ao humana com o fim de dot-la de carter moral. Segundo Kant, h uma nica lei moral, que assim se enuncia: Atue sempre como se a regra de conduta de cada vez adotada devesse tornarse um princpio universal vlido.

Para a filosofia contempornea, segundo o texto das Leis da Dialtica do professor Joo Leite, lei o que se manifesta necessariamente nas condies apropriadas. uma ligao estvel e existe enquanto dura a forma do movimento da matria ou do pensamento humano. As leis da dialtica se manifestam por meio das leis particulares, apesar de serem universais. Citaremos os seguintes exemplos: a) Lei do condicionamento da conscincia dos homens: surgiu com o nascimento da sociedade humana e existir enquanto essa sociedade existir. b) Leis do valor: iniciou com o fim da sociedade primitiva e permaneceu nas sociedades escravagista, feudal, capitalista e no socialismo real. Esta s desaparecer quando e se no tivermos mais necessidade da produo mercantil. c) Lei dinmica: abrange uma grande quantidade de objetos diferentes e age em cada um em particular. Por exemplo, a resistncia dos materiais condutores, em que as substncias de que estes so compostos, a superfcie de sua seco e o seu comprimento determina o grau de condutividade de cada material: cobre, ao, alumnio, etc. d) Lei estatstica: age no grupo de substncias ou objetos. Por exemplo, a lei de Boyle Mariotte que uma lei fundamental dos gases, estabelece que: a presso do gs inversamente proporcional ao seu volume. Segundo a lei de Boyle, o volume de um gs a temperatura constante varia inversamente com a presso. Matematicamente, PV = constante, quando T = constante. A experincia abaixo ilustra essa lei de forma qualitativa. Uma demonstrao simples da lei de Boyle utiliza um tubo de vidro ou plstico transparente em forma de U, preso a um suporte vertical. Coloque gua at que os nveis nos dois lados fiquem iguais e um pouco acima da parte horizontal do tubo. Amarre um balo pequeno de aniversrio em uma das pontas do tubo. Prenda o balo sem ar com o dedo e coloque mais gua na outra ponta. O nvel da gua sobe desse lado. Ponha gua at quase a borda.

Retirando o dedo, o ar entra no balo que enche um pouco. Isso indica que a presso no lado do balo maior que a atmosfrica. Adicionando mais gua na ponta aberta faz o balo encher um pouco mais.

e)

Lei geral: so leis que se aplicam a todos os elementos ou os objetos em gerais. Por exemplo, a lei da dependncia das propriedades dos elementos qumicos em relao carga do ncleo atmico, aplicada a todos os elementos qumicos em geral. Um ncleo constitudo de cargas positivas chamadas de prtons e de cargas neutras (nenhuma carga) chamadas de neutrons. Prtons e neutrons so coletivamente conhecidos por nucleons. Os nucleons so formados por quarks, e possuem um raio de cerca de 0.8 fm (1 fm = 1015.metros). Existe uma fora muito forte e de alcance muito curto que puxa os nucleons para perto dos outros, e uma fora repulsiva ainda maior que impede com que eles se interpenetrem. O resultado que um ncleo se parece com um pacote de esferas que esto praticamente se tocando umas com as outras. Como um exemplo, mostramos uma figura esquemtica do ncleo de Ltio-7. Este ncleo possui 3 prtons (Z=3, o que d uma carga +3, identificando ele como o elemento Ltio) e 4 neutrons (N=4, dando um nmero de massa massa total 7: A=7).

Se olharmos com mais detalhe, notaremos que os prtons e os neutrons (nucleons) so feitos de quarks interagindo via a troca de gluons Isto mostrado na figura abaixo.

Lei da Gravitao Universal: Pelo princpio da inrcia, sabemos que um objeto em movimento, sobre o qual no esteja aplicada qualquer fora, continua a se mover em linha reta com velocidade constante. O fato de os planetas no se moverem em linha reta, mas percorrerem uma rbita fechada ao redor do Sol, indica que sobre eles age uma fora. O mesmo se pode dizer dos satlites que giram em torno dos planetas, como o caso da Lua. Sobre ela deve agir uma fora que encurva continuamente sua trajetria. J sabemos que essa fora a atrao gravitacional da Terra. A lua se comporta como se fosse um enorme projtil disparado horizontalmente a 380 000 km da Terra. Reconhecer que a Lua se mantm em sua rbita graas mesma fora que faz uma pedra cair na superfcie da Terra representou um passo enorme na histria do pensamento cientifico. Foi a partir desse reconhecimento intuitivo que Newton pde encontrar os caminhos para descobrir a lei da gravitao universal. Em essncia, essa lei afirma que dois corpos quaisquer (por exemplo, a Terra e a Lua, ou uma ma e a Terra) se atraem com uma fora que depende de suas massas e da distncia que os separa. A fora tanto mais intensa quanto maiores forem as massas em jogo, e diminui quando os dois corpos se afastam.

f)

Lei especfica: aplica-se apenas a um grupo de elementos. Por exemplo, a lei de deslocamento dos elementos radioativos. A estrutura atmica que compreende o tomo como uma conjuno equilibrada de dois componentes: o ncleo, composto de nutrons e prtons, partculas elementares de carga positiva, e os eltrons, partculas fundamentais de carga negativa, distribudas na regio extranuclear e responsveis pelas propriedades qumicas dos elementos. Assim, a radioatividade no seno a conseqncia de uma perda, por parte do tomo, de alguns de seus componentes, ou a emisso de subpartculas por desequilbrio dos campos de energia internos. A radioatividade resulta da transmutao de elementos qumicos em outros. A lei do deslocamento radioativo: o tomo radioativo que decai pela emisso de uma partcula alfa se transforma num elemento qumico diferente, com dois prtons a menos em seu ncleo e com quatro unidades de massa atmica a menos; se o decaimento resulta da emisso de uma partcula beta, seu nmero atmico se eleva uma unidade. Por exemplo, uma emisso alfa de urnio produz trio, que por emisso beta produz um tomo de protactnio.

2- Apresente o conceito da lei da quantidade e da qualidade.


Qualidade: definida como o conjunto das propriedades que indicam o que uma coisa representa. Quantidade: o conjunto de propriedades que exprimem as dimenses e a grandeza das coisas. Toda mudana qualitativa o resultado de mudanas quantitativas, ou seja, todas as mudanas qualitativas so provocadas por mudanas quantitativas.

3- Mostre: a) A relao existente entre quantidade e qualidade.


Qualidade e quantidade so categorias correlatas. No existe qualidade sem quantidade, nem quantidade que no diga respeito a uma qualidade.

b) Como se d a transformao da quantidade em qualidade.


Ocorre a transformao da quantidade em qualidade quando ocorre a passagem de uma medida (propriedades) para outra. S surge qualidade nova, em decorrncia de

mudanas qualitativas determinadas, acarretando tambm mudanas caractersticas quantitativas rigorosamente determinadas. O vir-a-ser, a transformao, ocorre por meio da quantidade e da qualidade, pela passagem das mudanas quantitativas s mudanas qualitativas e virce-versa.

c) O que significa: salto de qualidade com exemplos.


O salto a passagem de uma coisa de um estado qualitativo para outro, que acompanhado por uma ruptura de continuidade. As mudanas qualitativas so bruscas, evidentes, constituindo uma ruptura de gradao e de continuidade. As mudanas quantitativas so, habitualmente, lentas, progressivas e contnuas. Os saltos de qualidade podem ser do tipo salto-ruptura ou do tipo salto-gradual. O salto-ruptura ocorre de uma forma sbita, brutal e afeta a estrutura da qualidade em seu conjunto. Por exemplo, uma exploso (dinamite, plvora, etc) transforma bruscamente a substncia inicial (que desaparece) em outra substncia (CO2, etc.). Uma revoluo social com luta armada outro tipo de salto-ruptura. O salto-gradual ocorre quando os elementos da qualidade so transformados de forma lenta e gradual. Por exemplo, a transformao da gua do estado lquido para o gasoso, ocorre quando as molculas da gua so aquecidas e ultrapassam a 100 C.

4- Apresente: a) O conceito de contradio.


Segundo a lgica dialtica, contradio a fonte do desenvolvimento, a fora motora, que faz avanar e condiciona a passagem de um estgio de desenvolvimento a outro. A constituio se d atravs da unidade e da luta dos contrrios. A contradio a unidade dos contrrios e a luta dos contrrios que se excluem e que se supem mutuamente.

b) Como se constitui a forma geral do ser.


So as diferenas que constituem a forma geral do ser, a partir da qual desenvolvemse as contradies.

5- Mostre como comea uma contradio e como ela se desenvolve, citando exemplo.
A contradio comea a partir de uma diferena no-essencial e passa em seguida ao estgio de diferena essencial e nas condies adequadas s diferenas essenciais tornam-se contrrios. A partir desse estgio e em seu desenvolvimento as contradies chegam ao estgio dos extremos. Por exemplo: a) A contradio entre proletariado e a burguesia: iniciou-se com a produo artesanal como uma diferena no-essencial entre o contramestre (patro) e os aprendizes/ajudantes (empregado) que eram contramestres em potencial. Com o estgio da manufatura a diferena se torna essencial, pois o patro vive do processo de explorao do trabalho dos empregados que so assalariados. Com a revoluo socialista o empregado passa a ser a classe dominante.

6- Que significa unidade da luta dos contrrios?


S a unidade da luta dos contrrios, na sua interpenetrao capaz de provocar mudanas e dar origem ao movimento e ao desenvolvimento. A contradio uma forma universal do ser e junto com a unidade da luta dos contrrios so condies universais da existncia da matria. Estas formam a lei universal da realidade e permitem resolver a questo da origem do movimento e do desenvolvimento.

7- Que so: a) Contradies internas: Exemplos.


So interaes das tendncias ou dos aspectos opostos de uma mesma formao material. Por exemplo, as tendncias e aspectos opostos da burguesia e do proletariado no capitalismo.

b) Contradies externas: Exemplos.


a interao das tendncias e dos aspectos opostos de formaes materiais diferentes. Por exemplo, as contradies entre um pas socialista e um capitalista, entre um eltron e um psitron.

10

Praticamente do nada pode surgir um par eltronantieltron. O eltron possui carga negativa e ao se identificar o antieltron (ou psitron) verificou-se que ele possui carga positiva, e quando unido ao eltron produz luz, e no sobra nada. O contrrio tambm verdadeiro, ou seja, do nada, que consideramos ser um fton ou quantum (coitado, nem massa esta pobre partcula, que chamamos costumeiramente de luz, tem) podem surgir um par eltron-psitron, pura magia da Natureza. John Archibald Wheeler, falando com Feynman, disse, meio de brincadeira: "Descobri que s h um eltron no universo!". Esse nico eltron teria sido criado no Big Bang e estaria, desde ento, dando reviravoltas no espaotempo. "Isso explica porque todos os eltrons observados so exatamente idnticos uns aos outros. Eles so o mesmo eltron!", acrescentou Wheeler.

c) Contradies fundamentais: Exemplos.


So aquelas contradies que determinam o estado e o desenvolvimento dos aspectos mais ou menos essenciais materiais e desempenham esse papel em todas etapas de sua existncia e de seu desenvolvimento. Por exemplo: a contradio entre o carter social do trabalho e a forma privada de apropriao da sociedade capitalista, a interao entre a absoro e rejeio dos organismos vivos, correlao entre a anlise e a sntese no ato cognitivo. Processo de excitao e inibio do sistema nervoso: existem inter-relaes entre a excitao e inibio integrando as atividades do sistema nervoso que so realizadas pelas sinapses de dois tipos, excitatrias e inibitrias. As sinapses so transmisses do impulso nervoso entre clulas. Um impulso transmitido de uma clula a outra atravs das sinapses (do grego synapsis, ao de juntar). A sinapse uma regio de contato muito prximo entre a extremidade do axnio de um neurnio e a superfcie de outras clulas. Estas clulas podem ser tanto outros neurnios como clulas sensoriais, musculares ou glandulares. As terminaes de um axnio podem estabelecer muitas sinapses simultneas.

11

Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das clulas que fazem

sinapses esto muito prximas, mas no se tocam. H um pequeno espao entre as membranas celulares (o espao sinptico ou fenda sinptica). Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axnio da clula pr-sinptica, ocorre liberao, nos espaos sinpticos, de substncias qumicas denominadas neurotransmissores ou mediadores qumicos, que tem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das clula ps-sinptica, desencadeando o impulso nervoso. Esse tipo de sinapse, por envolver a participao de mediadores qumicos, chamado sinapse qumica. Os cientistas j identificaram mais de dez substncias que atuam como neurotransmissores, como a acetilcolina, a adrenalina (ou epinefrina), a noradrenalina (ou norepinefrina), a dopamina e a serotonina.

d) Contradies no fundamentais: Exemplos.


So aquelas que caracterizam apenas um dos aspectos da formao material. Por exemplo, as caractersticas de alguns domnios da sociedade capitalista, como a contradio entre o desenvolvimento planificado da produo em algumas empresas capitalistas e a anarquia no conjunto da sociedade, expanso ilimitada da produo capitalista e o consumo limitado das massas populares. As contradies que se manifestam em todas as formas de movimento da matria apresentam, entretanto, particularidades que so condicionadas pelas especificidades do domnio dos fenmenos e pela forma de movimento da matria nas quais elas aparecem.

12

e) Contradies antagnicas: Exemplos.


So as contradies entre as classes e outros grupos que tem interesses opostos. Estas contradies acarretam no desaparecimento e na destruio da unidade do estado qualitativo. Por exemplo, as contradies entre escravos e seus donos (desaparece a escravatura), entre senhores feudais e seus servos, entre burguesia e proletariado, entre paises capitalistas e coloniais.

f) Contradies no antagnicas: Exemplos.


So as contradies entre as classes e outros grupos que tem interesses em comum. Por exemplo, numa sociedade socialista, as contradies entre os operrios e os camponeses.

8- Bibliografia.
AURLIO, Dicionrio, Sculo XXI Verso 3.0 BLACKBURN, Simon, Dicionrio Oxford de filosofia, RJ, Jorge Zahar Editor, 1997. FERRATER MORA, Jos, Dicionrio de Filosofia, SP, Edies Loyola, 2000. HUISMAN, Denis, Dicionrio dos Filsofos, SP, Editora Martins Fontes, 2001. INTERNET: Universidade Federal do Cear, Lei de Boyle Mariotte, http://www.fisica.ufc.br/flu10.htm INTERNET: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lei do deslocamento radioativo, http: //www.if.ufrj.br/teaching/nuclear/sizes-3.html INTERNET: Lei da Gravitao Universal, http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica6/gravitacao/gravitacao.htm INTERNET: Estados fsicos da gua, http://www.quiprocura.he.com.br/prop_mat.htm INTERNET: Eltrons-positrons, http://www.fisica.ufc.br/antimateria/antimateria2.htm http://www.geocities.com/CollegePark/Bookstore/2334/bigcientistas/fisicomagico.html INTERNET: Sinapses, http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm, http://www.epub.org.br/cm/n17/history/neurons4_p.htm JAPIASS, Hilton e Danilo Marcondes, Dicionrio Bsico de Filosofia, RJ, Jorge Zahar, 1996. LEITE, Joo Pereira, As Leis da Dialtica, Apostila UCSAL, 2004.

Observao: este questionrio foi respondido no seguindo as normas de Metodologia Cientfica, sendo retirado trechos da Apostila Leis da Dialtica e complementado com uma pesquisa realizada em dicionrios, livros e na internet.

You might also like