You are on page 1of 17

A Heroica Pesca do Bacalhau

Msica: Fado Marujo Canta: Amlia Rodrigues

By Ney Deluiz Ligue o Som

O Cod Gadus Morhua o legtimo bacalhau. pescado no Atlntico Norte e considerado o bacalhau mais nobre. Tem colorao palha e uniforme quando salgado e seco. Quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundvel.

J o Cod Gadus Macrocephalus (bacalhau do Pacfico), por parecer com o Cod Gadus Morhua tambm vendido como bacalhau do Porto. As diferenas esto no rabo e barbatanas (com extremidades brancas) e na sua colorao mais clara (quase branco).

Falou em bacalhau, a gente pensa em um nico tipo de peixe, mas isto no verdade. H 5 tipos de peixes chamados de bacalhau, sendo que o bacalhau do Porto o bacalhau tipo Cod Gadus Morhua com mais de 3 kg.

O Ling tem carne bem clara e mais estreito que os demais. Tem um bom corte e muito bom para grelhar.

O Zarbo um peixe pequeno e claro, que se adapta bem ao corte transversal e tem muito boa rentabilidade.

O Saithe, mais escuro, tem sabor mais forte. o mais importado e excelente para bolinhos, saladas e ensopados de bacalhau.

Cada tipo de bacalhau vendido em 3 categorias : 1) Imperial, bem cortado e bem curado. 2) Universal, com pequenos defeitos, mas paladar igual ao do Imperial e 3) Popular, com manchas e do qual faltam pedaos.

A pesca do bacalhau, mais do que um trabalho, era um ato de herosmo! At 1974, navios portugueses partiam em abril para uma misso heroica at outubro nas guas frias da costa da Noruega e da Groelndia.

Cada navio levava entre 40 a 60 barquinhos de 5 metros, chamados Dris. Eles podiam transportar quase 1 tonelada de peixe cada um e como se encaixavam uns nos outros, tornavam mais fcil a arrumao no navio.

Chegando nos locais de pesca, os pescadores nos dris se afastavam a remo do navio e depois, com a ajuda de pequenas velas, partiam para a pesca. Chegavam a se afastar at 30 Km dos navios.

Quando ele passa, o marujo portugus No anda, passa a bailar, como ao sabor das mars E quando se jinga, pe tal jeito, faz tal proa S para que se no distinga Se corpo humano ou canoa

Eles partiam s 4 da manh e cada um recebia um balde de iscas e uma bssola. Pescavam sozinhos e com grandes riscos, porque naquela regio fria eram comuns as tempestades, nevoeiros e icebergues.

Chega a Lisboa, salta do barco num salto Vai parar Madragoa ou ento ao Bairro Alto Entra em Alfama e faz de Alfama o convs H sempre um Vasco da Gama num marujo portugus

Quase mil anzois eram presos a um linha que chegava a ter 1,5 Km. Pescar assim s era possvel porque o bacalhau depois de fisgado no luta e fica esperando quieto ser iado para o barco.

Quando ele passa com seu alcache vistoso Trz sempre pedras de sal no olhar malicioso Pe com malicia a sua boina maruja Mas se inventa uma carcia, no h mulher que lhe fuja

A cada 2 horas as linhas eram recolhidas e se os peixes fossem suficientes eles voltavam ao navio, partindo depois para uma segunda pesca. Para comer eles levavam apenas azeitonas e um po com bacalhau.

Uma madeixa de cabelo descomposta Pode at ser a fateixa de que uma varina gosta Sempre que passa um marujo portugus Passa o mar numa ameaa de carinhosas mars

Trabalhavam 20 horas por dia e raramente ficavam fora por mais de 4 horas de cada vez. No fim do dia o navio apitava ou, no caso de haver neblina, dava um toque de sirene e todos regressavam.

Os dris eram ento descarregados, iados, limpos e empilhados para o dia seguinte.

Enquanto o navio no estivesse totalmente carregado eles no voltavam a Portugal.

Quando a captura era suficientemente grande, os pescadores ajudavam a tripulao que ficara a bordo a preparar o peixe, antes de jantarem e irem para as camas beliches.

A etapa final era a de salgar o bacalhau e armazen-lo nos pores.

Banho no havia. Eles trocavam de roupa uma vez por ms e a roupa de baixo, uma vez por semana. Ao fim do dia o cozinheiro lhes dava 1 litro de gua doce para se lavarem, j que a gua era ultra racionada.

Se houvesse nevoeiro, era estendido um cabo de 2.000 metros, suspenso em bias para que fosse mais fcil encontrar o navio. Mas mesmo assim no era incomum um pescador se perder e ser deixado para trs.

Fim

Finalmente, o bacalhau era secado ao sol. J os os homens iam pescar sardinhas nos outros 6 meses do ano.

You might also like