You are on page 1of 21

Prof. Dr.

Hlder Mauad

O CRTEX CEREBRAL E AS FUNES INTELECTUAIS DO CREBRO


NEUROFISIOLOGIA Prof. Hlder Mauad

Prof. Dr. Hlder Mauad

Prof. Dr. Hlder Mauad

Prof. Dr. Hlder Mauad

Prof. Dr. Hlder Mauad

Prof. Dr. Hlder Mauad

Camada Molecular Camada Granular Externa

Camada de Clulas Piramidais

Camada Granular Interna Camada das Grandes Clulas Piramidais

Camada de Clulas Fusiformes

Prof. Dr. Hlder Mauad

A parte funcional do CRTEX CEREBRAL constituda por uma camada delgada de neurnios (2 a 5 mm de espessura) que cobre a superfcie de todas as convolues do crebro. Contm cerca de 100 bilhes de neurnios. Estrutura histolgica tpica: a) neurnios granulares ou estrelados b) neurnios fusiformes c) neurnios piramidais

ANATOMIA FISIOLGICA DO CRTEX CEREBRAL

A - NEURNIOS GRANULARES: Tm axnios curtos. Funcionam principalmente como interneurnios que transmitem os sinais neurais somente por distncias curtas dentro do prprio crtex. Alguns so excitatrios (liberam Glutamato), outros so inibitrios (liberam GABA). So encontrados principalmente nas reas sensoriais do crtex, bem como nas reas de associao entre as reas sensoriais e motoras.

B - CLULAS PIRAMIDAIS E FUSIFORMES: Do origem a quase todas as fibras de eferncia do crtex. As clulas piramidais: So maiores e mais numerosas So a fonte de fibras nervosas, longas e grandes, que percorrem todo o curso at a medula espinhal. Tambm do origem a maioria dos feixes de fibras de associao subcorticais que passam de uma parte importante do crebro a outra. ESTRUTURA DO CRTEX CEREBRAL EM CAMADAS: CAMADA III IV V VIa II I TIPO CELULAR

Camada de Clulas Piramidais Camada de Clulas Fusiformes ou Polimrficas Camada das Grandes Clulas Piramidais Camada Granular Interna

Camada Granular Externa

Camada Molecular

VIb

Camada de Clulas Fusiformes ou Polimrficas

Prof. Dr. Hlder Mauad

OBSERVAES: CAMADA IV = Entrada da maioria dos sinais sensoriais especficos. CAMADAS V e VI = Sada da maioria dos sinais do crtex. CAMADA V = De onde geralmente surgem as fibras grandes do tronco cerebral e da medula espinhal. CAMADA VI = De onde surge o enorme nmero de fibras para o tlamo. CAMADAS I, II e III = Desempenham a maior parte das funes de associao, com nmeros particularmente grandes de neurnios nas camadas II e III fazendo conexes horizontais curtas com as reas corticias adjacentes.

Relaes Anatmicas e Funcionais do Crtex Cerebral com o Tlamo O crtex possui conexes aferentes e eferentes com estruturas profundas do crebro. SISTEMA TLAMOCORTICAL: Quando ocorrem leses do tlamo e do crtex, a perda da funo cerebral muito maior do que quando apenas o crtex lesado = A EXCITAO TALMICA DO CRTEX NECESSRIA PARA QUASE TODA A ATIVIDADE CORTICAL.

Prof. Dr. Hlder Mauad

Prof. Dr. Hlder Mauad

reas corticias diferentes possuem funes diferentes. Por exemplo: 1. As reas motoras primrias tm conexes diretas com msculos especficos, produzindo movimentos musculares. 2. As reas sensoriais primrias detectam sensaes especficas (visual, auditiva ou somtica). 3. As reas sensoriais secundrias tambm tornam coerentes os sinais das reas primrias. a. As reas pr-motoras e suplementar funcionam em conjunto com o crtex motor primrio e gnglios da base para fornecer os padres de atividade motora. b. As reas sensoriais secundrias analisam o significado dos sinais sensoriais especficos, tais como: a interpretao da forma ou da textura de um objeto na mo da pessoa; interpretao da cor, da intensidade luminosa, da direo das linhas e dos ngulos e de outros aspectos da viso; as interpretaes dos significados de tons de sons e a sequncia de tons dos sinais auditivos.

FUNES DE REAS CORTICAIS ESPECFICAS

10

Prof. Dr. Hlder Mauad

Recebem e analisam simultaneamente sinais de mltiplas regies do crtex, tanto motora como sensorial, alm das estruturas subcorticais. As reas de associao mais importantes so: 1. REA DE ASSOCIAO PARIETO-OCCIPITOTEMPORAL a. Anlise das coordenadas espaciais do corpo b. rea da compreenso da linguagem c. rea para processamento inicial da linguagem visual (leitura) d. rea dos nomes dos objetos 2. REA DE ASSOCIAO PR-FRONTAL 3. REA DE ASSOCIAO LMBICA

No se encaixam nas categorias rgidas de reas motoras e sensoriais primrias e secundrias.

REAS DE ASSOCIAO

11

Prof. Dr. Hlder Mauad

12

Prof. Dr. Hlder Mauad

1. REA DE ASSOCIAO PARIETO-OCCIPITOTEMPORAL: Esta rea prov alto nvel interpretativo do significado dos sinais de todas as reas sensoriais ao redor. a. Anlise das coordenadas espaciais do corpo: Fornece uma anlise contnua das coordenadas espaciais de todas as partes do corpo, assim como do ambiente que est volta do corpo. O crebro precisa conhecer estas coordenadas espaciais, para poder controlar os movimentos do corpo. O crebro precisa saber, sempre, onde est localizada cada parte do corpo, assim como sua relao com o ambiente. Precisa destas informaes para analisar os sinais somatossensoriais que chegam. A leso desta rea faz com que a pessoa no reconhea a existncia do lado oposto do corpo, consequentemente, a pessoa no percebe as experincias sensoriais nem consegue planejar movimentos voluntrios. b. rea da compreenso da linguagem (rea de WERNICKE): Principal rea para compreenso da linguagem. a regio mais importante de todo o crebro para as funes intelectuais superiores.

13

Prof. Dr. Hlder Mauad

d. rea dos nomes dos objetos: Os nomes so aprendidos principalmente pela entrada auditiva, enquanto que a natureza fsica dos objetos aprendida principalmente pela aferncia visual. Os nomes so essenciais para a compreenso tanto dos estmulos auditivos quanto da linguagem visual e das funes da inteligncia desempenhadas pela rea de Wernicke.

c. rea para processamento inicial da linguagem visual (leitura): Constitui-se na rea de Associao Visual. Alimenta a informao visual, transmitida pelas palavras lidas em livro, para a rea de Wernicke, a rea de compreenso da linguagem. necessria para compreender o significado das palavras percebidas visualmente. Na sua ausncia, a pessoa pode ainda ter excelente compreenso da linguagem pela audio, mas no pela leitura.

14

Prof. Dr. Hlder Mauad

2. REA DE ASSOCIAO PR-FRONTAL Funciona em intima associao com o CRTEX MOTOR para planejar padres complexos e sequncias de movimentos motores. Auxilia nesta funo a REA PARIETO-OCCIPITALTEMPORAL por meio de macios feixes de fibras subcorticais => por meio deste feixe, o crtex prfrontal recebe muitas informaes sensoriais PR-ANALISADAS, especialmente sobre as coordenadas espaciais do corpo, necessrias ao planejamento dos movimentos efetivos. Esta rea tambm essencial para REALIZAR OS PROCESSOS DE PENSAMENTO DA MENTE. Parece que esta rea capaz de processar informao no-motora, bem como informao motora de amplas reas do crebro. Descreve-se esta rea como sendo importante para a ELABORAO DO PENSAMENTO, e diz-se que esta rea pode armazenar MEMRIAS DE TRABALHO a curto prazo, que so usadas para analisar cada novo pensamento enquanto este chega ao crebro. REA DE BROCA: regio especial do crtex pr-frontal, que fornece o circuito neural para a formao da palavra. Nesta rea, os planos e os padres motores para expressar palavras individuais, ou mesmo frases curtas, so iniciados e executados.

3. REA DE ASSOCIAO LMBICA: Esta rea est envolvida primariamente com o COMPORTAMENTO, AS EMOES e a MOTIVAO. O Sistema Lmbico supre a maior parte dos impulsos emocionais, para por em ao as outras reas do crebro e, at mesmo, prover o impulso motivacional para o prprio processo de aprendizagem.

Trabalha em ntima associao com o centro de compreenso da linguagem de Wernicke no crtex de associao temporal. DESCOBERTA IMPORTANTE: quando uma pessoa aprende uma nova lngua, a rea em que esta fica armazenada situa-se ligeiramente deslocada em relao primeira. Entretanto, quando aprende 2 lnguas simultaneamente, estas ficam armazenadas na mesma rea do crebro.

15

Prof. Dr. Hlder Mauad

FUNO INTERPRETATIVA E DE COMPREENSO DO LOBO TEMPORAL SUPERIOR POSTERIOR: REA DE WERNICKE (UMA REA INTERPRETATIVA GERAL)

16

Prof. Dr. Hlder Mauad

Possui significativa importncia nos significados complexos de diferentes padres de experincias sensoriais. onde as reas de Associao SOMTICA, VISUAL e AUDITIVA, na parte posterior do lobo temporal superior, e onde os lobos TEMPORAL, PARIETAL e OCCIPITAL se encontram. Essa rea de confluncia de diferentes reas interpretativas sensoriais especialmente desenvolvida no LADO DOMINANTE do crebro o lado esquerdo em quase todas as pessoas destras.

FUNO INTERPRETATIVA E DE COMPREENSO DO LOBO TEMPORAL SUPERIOR POSTERIOR: REA DE WERNICKE (UMA REA INTERPRETATIVA GERAL)

Desempenha o papel mais importante dentre todas as partes do crtex cerebral, a qual chamamos de INTELIGNCIA. J foi chamada de rea interpretativa geral; rea gnstica; rea do conhecimento ou do saber; rea de associao terciria, dentre outras.

Aps leso grave da rea de Wernicke, a pessoa pode ESCUTAR MUITO BEM, e at mesmo reconhecer palavras diferentes, mas ser incapaz DE ORGANIZAR ESSAS PALAVRAS EM PENSAMENTO COERENTE. A pessoa poder ser capaz de LER AS PALAVRAS IMPRESSAS EM UMA PGINA, mas no ser capaz DE RECONHECER O PENSAMENTO TRANSMITIDO POR ELAS. A estimulao eltrica da rea de Wernicke em pessoas conscientes ocasionalmente produz pensamento altamente complexo. Por exemplo, cenas visuais complexas que a pessoa pode lembrar-se da sua infncia, alucinaes auditivas, tais como um trecho especfico de uma msica ou mesmo o depoimento feito por pessoa especfica = A ATIVAO PODE PRODUZIR PADRES COMPLEXOS DE MEMRIA. A perda dessa rea no adulto geralmente leva a uma existncia quase demencial que dura toda a vida.

17

Prof. Dr. Hlder Mauad

Leso desta rea: a pessoa pode ser capaz de VER AS PALAVRAS, e at saber que elas SO PALAVRAS, mas no ser capaz de INTERPRETAR SEUS SIGNIFICADOS = condio conhecida como DISLEXIA ou Cegueira para as palavras.

GIRO ANGULAR INTERPRETAO DA INFORMAO VISUAL

As funes interpretativas gerais da rea de Wernicke e do giro angular, bem como as funes das reas de controle da fala e de controle motor, so geralmente muito mais desenvolvidas em um hemisfrio cerebral do que no outro. FUNES DO CRTEX PARIETO OCCIPITOTEMPORAL NO HEMISFRIO NO-DOMINANTE

CONCEITO DE HEMISFRIO DOMINANTE

LESO da rea de Wernicke no HEMISFRIO DOMINANTE em pessoa adulta = a pessoa perde as funes intelecutais associadas com a linguagem ou com o simbolismo verbal, tais como a capacidade de LER, REALIZAR OPERAES MATEMTICAS e PENSAR PROBLEMAS LGICOS. Entretanto, muitos outros tipos de capacidades interpretativas so preservadas. O HEMISFRIO NO-DOMINANTE especialmente importante para: Compreenso e a interpretao de msica, Das experincias visuais no-verbais, Das relaes espaciais entre a pessoa e o ambiente, Do significado da linguagem corporal, Da entonao da voz das pessoas, Outras experincias somticas relacionadas com o uso dos membros e das mos.

18

Prof. Dr. Hlder Mauad

Antes da utilizao de frmacos modernos para o tratamento de doenas psiquitricas, descobriu-se que os pacientes tinham alvio significativo da depresso psictica grave quando se seccionava as conexes neurais entre as reas pr-frontais e o restante do crebro = procedimento chamado LOBOTOMIA PR-FRONTAL.

FUNES INTELECTUAIS SUPERIORES DA REA DE ASSOCIAO PR-FRONTAL

Aps esta cirurgia, os pacientes mostraram as seguintes mudanas mentais: Os pacientes perdiam a capacidade de resolver problemas complexos. Eles ficaram incapazes de encadear tarefas sequenciais com a finalidade de atingir objetivos complexos. Eles ficavam incapazes de aprender a realizar tarefas paralelas ao mesmo tempo. Seu nvel de agressividade diminua, algumas vezes de forma muito acentuada, e, em geral, perdiam toda a ambio. Frequentemente, suas respostas sociais eram totalmente impropriadas para a ocasio, incluindo, muitas vezes, a perda da moral e pouca reticncia com relao ao sexo e excrees.

Comentrios: Os pacientes distraem-se facilmente, desviando-se do tema central do pensamento. MEMRIA DE TRABALHO Elaborao do Pensamento, Prognstico e Desempenho das Funes Intelectuais Superiores: Esta outra funo das reas Pr-Frontais: a ELABORAO DO PENSAMENTO O paciente lesado no consegue acompanhar muitos fragmentos de informao simultaneamente, e ento de poder recuperar essa informao instantaneamente, o que se torna necessrio para os pensamentos subsequentes = chamada de Memria de Trabalho do crebro. Ao combinar todos esses fragmentos temporrios de memria de trabalho, temos a capacidade de: Prognosticar Planejar para o futuro

Os paciente podiam, ainda, falar e compreender a linguagem, mas eram incapazes de completar qualquer pensamento encadeado mais longo, e seu humor mudava rapidamente da brandura para a raiva, para a euforia e para a loucura. Os pacientes ainda conseguiam executar a maioria dos padres usuais da funo motora que sempre haviam executado durante a vida, mas frequentemente sem propsitos.

19

Prof. Dr. Hlder Mauad

Retardar uma ao em resposta entrada de sinais sensoriais, de tal forma que a informao possa ser avaliada at que se decida qual a melhor resposta Considerar as consequncias de aes motoras mesmo antes que sejam executadas Resolver problemas complexos matemticos, legais ou filosficos Correlacionar todas as possibilidades de informao no diagnstico de doenas raras Controlar nossas atividades de acordo com as leis morais.

20

Prof. Dr. Hlder Mauad

21

You might also like