You are on page 1of 24

DOSSI: HISTRIA, NATUREZA, CULTURA E ORALIDADE

A importncia cultural das guas no Amazonas

Leno Jos Barata Souza1

Na Regio de Manaus
Entre os 14 dos nossos entrevistados, 09 so interioranos, ou seja, chegaram a Manaus vindo especialmente de regies limtrofes capital amazonense.2 Esse fator, em um primeiro momento, causou certa apreenso e, em seguida, algumas inquietaes, como: que interiores eram esses? Quais as suas relaes com a cidade de Manaus? Mario dos Santos, Joo Cesrio da Silva, Vivaldo Correa Lima e Sebastio Garcia, por exemplo, vieram de Manaquiri, uma ilha cercada pelo Paran do Barroso, Lago Manaquiri e o Rio Solimes, esse ltimo, o caminho mais curto para chegar a Manaus. Essa ilha, paran e lagos pertenciam ao distrito do Careiro, um conjunto de ilhas maiores banhadas pelo Rio Solimes/Amazonas e parans do Cambixe e Careiro, destacandose em seu interior o grande Lago dos Reis.

Doutor em Histria pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. O artigo parte da tese Cidade Flutuante: uma Manaus sobre as guas (19201967), sob orientao da Prof. Dr Yara A. Khoury com Bolsa CNPQ e CAPES (PDEUniversit di Roma La Sapienza). Email: lenojbarata@ ig.com.br. Para evitar uma srie de repeties, sublinho que todas as entrevistas foram feitas pelo autor, em Manaus, entre os anos de 2005 e 2009. No final do artigo arrolei mais detalhadamente os entrevistados.

186

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

Ali prximo ainda, em outro lago, o do Janauac, nasceu outra entrevistada, a Senhora Maria do Nascimento Borl. O circuito fluvial bastante conhecido por esses ribeirinhos que, a remo, ou em dias de melhor sorte, a reboque em barco a motor, subiam pelo Rio Solimes contornando todo esse rendilhado lquido at a desembocadura com o Rio Negro, dali j se podia entrever, do outro lado, a cidade de Manaus, vencendo uma desafiante travessia de 60 km. Na margem de Manaus, agora subindo pelo Rio Negro, chegase ao distrito de Airo, situado na foz do Rio Ja, tributrio secundrio do Negro, no qual nasceu outra de nossas narradoras, a Senhora Creuza Rodrigues de Andrade. No tempo dessas vidas, Airo, as ilhas do Careiro e Manaquiri, Janauac, lagos e parans, administrativamente formavam uma nica unidade poltica pertencente a Manaus, ou seja, a atual capital amazonense projetavase tanto de um lado quanto de outro do Rio Solimes/Amazonas. Mapear a origem dos entrevistados ajudoume tanto a delinear antigos limites de uma Manaus bastante diferente das dimenses territoriais da atual cidade com seus 11.408 km, como a refletir sobre como essas fronteiras naturais eram experimentadas e cotidianamente resignificadas pelos modos de vida dos caboclos ribeirinhos. Em 1925, Bittencourt (1985, p. 14 e 171) apontou para a capital uma rea de 47.874 km, dividida em 11 sedes distritais, mais de quatro vezes os limites atuais; diferena que se torna maior se recuperarmos as dimenses de 1938, quando so criados em Manaus mais dois distritos: o 10distrito do Careiro, formado pelas ilhas do Careiro e Manaquiri, e o 1 distrito do Airo no Rio Ja, dando formas a uma cidade de 84.569 km, (INTERVENTORIA FEDERAL, 1942, p.13) 3, quase oito vezes o territrio atual, assumindo contornos de uma grande regio na qual Manaus era, como ainda , o centro. Em 1956, Lcio de Castro Soares cartografou a antiga Regio de Manaus. Objetivando oferecer uma ideia dos domnios polticos dessa grande Manaus de outrora, reproduzimos, a seguir, o Mapa I de Soares potencializando os caminhos e lugares que, sobretudo por intermdio das narrativas orais, comearemos a percorrer:
3 Em 1955, Careiro e Airo passam condio de municpios autnomos. As separaes, todavia, continuaram de difcil assimilao para os moradores do lugar, acostumados com as relaes sociais, culturais, econmicas e poltico/administrativas que os ligavam a Manaus.

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

187

Fonte: SOARES, Lcio de Castro. Amaznia, p. 223.

MAPA I: Antiga Regio de Manaus

Interessanos, todavia, transbordar as linhas do mapa, riscar outras, carreglas de vidas, vivncias e sobrevivncias entrecruzadas, lugares de disputas e, por isso, politizados; territrios de experincias e, portanto, lugares de memrias tambm. Para os urbanistas, o espao do mapa um espao; o espao real vivido o territrio, prenhe de valores e significados prprios, vivificando uma poderosa assinatura cultural em cujas linhas se flagra uma cartografia das relaes sociais (Rolnik, 2001, p. 142) que vai alm dos ambientes naturais e marcos poltico/administrativos, entendendoos ainda como paisagens sociais, expresses culturais, lugares de histrias e memrias cujas narrativas orais propem novos limites e projetam outras imagens. Rios, lagos, parans e ilhas representam para os moradores locais, como os entrevistados com quem dialogo, um significativo modo de viver que influencia suas vidas, fortemente atuante em suas mais variadas sociabilidades: nascimento, lazer, trabalho, moradia, projetando sonhos, norteando suas crenas, marcando suas lembranas. Assim, os lugares narrados so menos descritos e mais reconstrudos.

188

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

Na regio das guas


Em uma das conversas com Vivaldo Correa, pedi para que me contasse sobre o interior onde morava, e obtive uma narrativa que, ao mesmo tempo, ilumina alguns traos do Mapa I, mas traa novamente outros, estica caminhos e, especialmente, atia a imaginao:
... O Manaquiri, ele um Paran, n, s que ele longo, n, bem distante, mas tem outros, outros [parans], outras comunidades l pra dentro do, do, do Manaquiri, n, ele, ele num vai s at onde eu morava no, ele pega e vai..., por sinal ele, ele entra aqui em baixo, ele entra aqui em baixo e vai arrodeando, ele vai passar, ele vem passar por trs do Janauc, faz quela volta, n, eu nasci l. (Entrevista com Vivaldo Correa Lima, Manaus, Janeiro de 2006).

A narrativa de Vivaldo comea com uma surpreendente definio geogrfica, um paran, grande, indo alm da sua casa, arrodeando pela outra margem do Lago Manaquiri, contornando o Lago de Janauac, chegando a outras comunidades isoladas, l pra dentro, onde o menino Vivaldo, na poupa da canoa, costumava ir, com seu pai e irmos mais velhos pescar o almoo e o jantar de toda a famlia. Distante, bem distante, menos pelos 60 km que separam o Manaquiri de Manaus, uma distncia irrisria frente aos limites colossais da Amaznia, e mais pelo lento e sofrido compasso das remadas que traziam a famlia de Vivaldo num batelo alugado, carregado de carvo para ser vendido em Manaus que, como me contou, junto com a ... lenha mocot, aqueles pedao de lenha cortado num s tamanho, n, era pra queimar no fogo... garantiam a iluminao e o fogo de vrias casas na capital. A embarcao, apinhada de carvo, coberta com uma lona escura, ziguezagueando nas guas do rio, segundo Vivaldo, parecia ... um monstro de batelo, grande, pesado e arisco sobre as traioeiras guas do Solimes, aumentando os esforos da famlia, um penar que Vivaldo, ainda em tenra idade no fim dos anos trinta, apenas podia assistir e guardar na memria. O monstro de sua narrativa no o assustava, pelo contrrio, fascinavao, encarnando, aos olhos do menino, um dos muitos seres fantsticos do imaginrio ribeirinho amaznico, milenarmente ligado gua, resignificado

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

189

nas mentes por geraes e geraes de narrativas, repletas de aventuras, surpresas e fascnios, sensaes que Vivaldo, desde os quatro anos, experimentava nas constantes viagens com sua famlia, subindo e descendo as correntezas do rio em direo capital. As narrativas de Vivaldo recontam modos de vida de uma realidade cultural peculiar, apreendida luz das experincias de quem, como ele, nasceu l, nos barrancos vizinhos, as guas significando memrias e reconstruindo lugares. Conheci Vivaldo em janeiro de 2006, por intermdio de uma exaluna que o recomendou devido prodigiosa memria dos seus 73 anos de vida, o que fui comprovando ao longo dos nossos encontros. Ele gosta de conversar sobre tudo, mesmo sobre coisas que pouco conhecimento possui. O assunto nem sempre o mais importante, narrar, contar algo sobre a sua e outras vidas o que lhe d prazer, o faz sentirse importante, personagem atuante e sujeito social das histrias que me conta. Em nosso ltimo encontro Vivaldo estava todo feliz, finalmente o divrcio havia sado (ele separado de Dona Raimunda), estava de namorada nova e vivia ocupado com os afazeres do centro de convivncia de idosos do bairro. Sendo do coral, tambm estava empolgado com a perspectiva de conseguir cantar no imponente e elitista Teatro Amazonas, quase um sonho para o exmorador do Manaquiri, vendedor de carvo, bolacheiro (vendedor de pes pela cidade), extrator de pau rosa e soldado da Polcia Militar aposentado. E vai arrodeando (...) faz aquela volta, n. Em uma das curvas da memria de Vivaldo Correa, cheguei ao Lago de Janauac (Mapa I), e ali conheci Maria do Nascimento que, numa famlia de dez irmos, no lago nasceu em 1918. Maria, depois de eu lhe perguntar se era amazonense, contoume na pequena varanda de sua atual casa: ... naquela poca, Manaus era nova ainda, ns morava [em Janauac]. As narrativas de Maria do Nascimento tambm foram ressignificando as formas propostas por Lcio de Castro Soares para a Regio de Manaus, interligando lugares, misturandoos, refazendo limites, recriando identidades. Maria do Nascimento, mais do que me dizer se era ou no amazonense, justificou de imediato a sua resposta: , porque, nessa poca ns morava em Janauac; nasci em Manaus tambm, em 10 de Junho, ns morava em Janauac, foi l que ns nascemos. As narrativas de Maria justapem, em um

190

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

primeiro momento, o Lago de Janauac e a cidade de Manaus, colocandoos como um mesmo bero de nascimento, nasci em Manaus tambm, concluiu a narradora. Em seguida, porm, o lago que ganha fora em sua narrativa, foi l [no Lago de Janauac] que ns nascemos; o lago que contagia as narrativas de Maria, so as guas, em ltima instncia, que definem os locais de origem para a maioria da populao ribeirinha: o lago para Maria Borl, o paran para Vivaldo Correa. Baseado no que observei no Mapa I e nos meus conhecimentos bsicos de geografia, defini o Manaquiri como uma ilha: pedao de terra cercado de gua por todos os lados. Vivaldo, por sua vez, foi taxativo: ... o Manaquiri, ele um paran..., ou seja: brao de rio, canal que liga dois rios. O centro de minha definio a terra, o de Vivaldo a gua. Se eu busquei conceitos no senso comum, nas explicaes de uma geografia bsica e na observao fria das linhas dos mapas, Vivaldo, por outro lado, os apreendeu partindo das prprias experincias de quem nasceu l em uma casa de madeira, cujo terreno findava as margens do Lago Manaquiri. Ali seus pais cultivavam mandioca (aipim), com a qual faziam farinha para sustentar os outros sete irmos de Vivaldo. Em outros lagos e parans, Vivaldo ia pescar com seu pai, ... meu pai, a vida dele era pescar...; ali, sua famlia tambm fazia a caera (forno artesanal, um buraco na terra em que colocam madeiras para serem queimadas) para produzir o carvo vegetal. Dali tambm partiam para Manaus a fim de vender a produo. Quando pedi para outro entrevistado, o Senhor Francisco Pereira da Silva, que contasse sobre a sua vida em Coari (Alto Solimes) ele, ao contrrio dos outros narradores, lembrouse muito bem do municpio em que nasceu: nome, localizao e limites. Em seguida, mais uma vez, na imagem narrada por Francisco, gradativamente vo sobressaindo os caminhos das guas que h geraes esto presentes na vida e nas experincias de sua famlia:
No, o seguinte, eu nasci no Quebra, municpio de Coari em Ipixuna, entre Ipixuna e So Raimundo, chamamos de Quebra; um municpio, tem uma ilha na frente e um curso de gua, assim um rio que passava por trs da praia, ns nascemo l, nasci l no Quebra, municpio de Coari; ento chamado. L ns temos, ns tinha um lago que chamava Jubar,

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

191

ainda existe este lago ainda l, agora parece que preservado pela, pela ... O governo IBAMA, ento l ns, ns si criemo l, mame ela, meus parente l, meu pai tambm, meu av, tudinho era de l.(Entrevista com Francisco Pereira da Silva, Manaus, Janeiro de 2008).

Nas regies interioranas, em seus barrancos, ribeiras, embocaduras, calhas, vrzeas, parans e furos, o multiforme rendilhado fluvial amaznico, alm de nortear o rumo das vidas, marca os locais de origem, atuando como uma referncia que identifica e localiza os sujeitos em meio a uma peculiar paisagem social. Excetuando as metrpoles regionais Belm e Manaus, na Amaznia o rio, o paran, a boca, o lago que contm as cidades, municpios, vilas, distritos, e no o contrrio. Mais do que sobrepujlas por suas dimenses, esses circuitos fluviais se sobrepem como uma expresso cultural mediadora das mais variadas sociabilidades, artrias prenhes de vidas que encarnam as histrias e memrias dos moradores que do movimento ao rio e so por ele conduzidos. Em 1932, o general Frederico Rondon, representante dos interesses brasileiros em questes de fronteiras com a Colmbia, passou pela regio do Rio Negro e tambm no deixou de notar as fronteiras lquidas, mveis, prprias das vrzeas amaznicas, levadas e resignificadas ao sabor das necessidades das vidas dos que por ali transitam, trabalham e moram merecendo as seguintes anotaes em seu dirio de bordo: As fronteiras das naes ribeirinhas surgem assim beirario, escorandose nos marcos naturais dos acidentes, de foz em foz, oscilando a leste e a oeste, ao sul e ao norte (Rondon, 1969, p. 142). Se as referncias identitrias de um grupo social, como apregoa Arantes (2000, p. 132144), vinculamse a um sentimento de saber lidar com o meio natural que o localiza em um complexo mapa social, um dos endereos mais emblemticos e poderosos que nos leva aos caboclos amaznicos o rio, o igarap, o furo, o paran, a vrzea, o alagado. Sua cultura profundamente marcada pela relao com as guas; sobre elas podem construir suas casas, delas tiram parte dos alimentos, nelas organizam seus meios de transporte e comunicao, trabalhos, lazeres e outras sociabilidades. Essas guas habitam e significam as histrias contadas, as lendas, os mitos, atravessam suas festas e rituais, sendo parte de um imagiuo nrio significativo para suas vidas e sua realidade.

192

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

As trajetrias de Creuza de Andrade, nestes termos, tambm riscam outras linhas nessas fronteiras aquticas que andam e transformam a paisagem social do lugar. Ela me contou que nasceu no Rio Ja, aos sete anos, e junto com a famlia, veio pela primeira vez a Manaus e at os nove anos, ns tivemo no Rio Negro, l no Pagodo, um ramal de guas prximo praia do Tup no Rio Negro, a duas horas de barco de Manaus. Em seguida, sua irm mais velha conheceu um rapaz no dito Pagodo com quem se casou em Manaus, vindo a famlia toda para a celebrao na capital de onde ... ns fomo pro... baixamo na Vila de Pedra em paran do Ramos..., sede do municpio de Barreirinha, Baixo Amazonas, a 420 km por via fluvial da capital, prximo a Parintins. Quando perdeu sua me, aos quatorze anos, foi trabalhar como empregada domstica em Barreirinha na casa de uns professores; anos depois, estes se mudaram para Manaus, convencendo a jovem Creuza a vir para a capital, onde foi trabalhar na casa da irm de seu antigo patro de Barreirinha. Depois de srios desentendimentos com sua patroa em Manaus, Creuza, j com 19 anos, retorna para o interior indo morar com sua tia nas terras baixas do Paran do Curari que, segundo Bittencourt (1985, p. 88), fica ...pouco acima da entrada do Careiro..., especificamente em um paran secundrio chamado Curarizinho, afluente do grande Paran do Mamori. Pouco tempo passou ali, retornando em seguida para Manaus para morar na casa de parentes beira do Igarap da Cachoeirinha. certa altura da conversa com Francisco Pereira da Silva, pude dimensionar melhor o quo complexa a compreenso dessas fronteiras lquidas, mesmo para pessoas como eu, originrio e morador da regio, mas que ainda sentia srias dificuldades quando o dilogo chegava a esse ponto. Na segunda entrevista, depois de lhe pedir maiores explicaes sobre sua vida no interior, comentei: o senhor na primeira entrevista falou da cidade de Copa. Em seguida reproduzo o dilogo que se seguiu oferecendo uma ideia dos desconcertos pelos quais passava, das tentativas de entendimento e da pacincia de Francisco da Silva:
FS... Tinha um tio que ns nunca tinha conhecido, a ele, nesse dia, ele apareceu, deu um recado pra mame e ns fumo l na casa dele, a ele morava no Copa;

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

193

LS Copa o que? FS um rio, um rio grande que pega da do Coari, acima de Coari, da [inaudvel] da fronteira ... Tabatinga, ento a ele morava l, e onde ele morava tinha um municpio que chamava de Porco Magro. LS Ah! Porco Magro em Copa? FS Em Copa. LS Ah, t certo. FS E o Copa e o meu tio, ele ficou l, mame viajou aqui pro Solimes, ele ficou no Copa. (Entrevista com Francisco Pereira da Silva, Manaus, Setembro de 2008).

A questo encontrase mais no meu comentrio do que na resposta de Francisco da Silva. Ao no entender o que era o Copa, acreditei de imediato, em nosso segundo encontro, tratarse de uma pequena cidade, um distrito, uma vila, ou outro lugarejo marginal da hinterlndia amaznica, espaos que, para mim, deveriam referenciar os lugares de origem e moradia, mas, como me explicou Francisco, dizia respeito a um grande rio que vai at a cidade de Tabatinga, porta fronteiria com a Colmbia. Para Francisco, morar no Rio Copa, como seu tio morava, era algo internalizado e corriqueiro em sua vida de ribeirinho, de morador do Quebra no municpio de Coari, onde, segundo suas narrativas, tinha um curso dgua que levava a uma ilha na frente, um rio que passava atrs da praia e ainda o famoso Lago de Jubar. Francisco narra experincias advindas de um saber culturalmente internalizado e incorporado, no necessitando, por isso, de maiores explicaes e detalhes. Francisco da Silva nem mesmo chamava Copa de rio, morava no Copa, ficou no Copa; apenas depois de eu pedir maiores explicaes, Copa o que?, tentando entender o mapa narrado, foi que ele o nomeou como um rio. Em seguida, pensa um pouco, lembrase do municpio de Porco Magro localizado no Rio Copa e que s se fez necessrio em sua narrao a partir da minha necessidade de uma maior compreenso dos espaos reconstrudos nas histrias de Francisco. Para ele, diferente do pesquisador, naquele momento quase no existia separao entre cidade e rio, entre terra e gua, entre homem e meio: e o Copa e o meu tio, ambos formavam um corpo nico. A sntese de algo que

194

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

lhe natural, internalizado em sua cultura, bastava para uma compreenso estranha, ou, ao menos, no de todo inteligvel para mim.4 Ansio Pedro da Silva respondeume secamente que tinha nascido no Rio Ituxi, o que me desconcertou de novo: onde seria isso? longe de Manaus, Seu Ansio?, retruquei tentando, a partir do local que mais conheo, Manaus, aproximarme dos caminhos de Ansio que, quase j sem pacincia, respondeu: duas faia [falhas, pequenos braos de rio] acima de Lbrea, municpio no Rio Purus, brao esquerdo do Solimes, por via fluvial a 1.672 km da capital. Creuza de Andrade foi mais intransigente ainda: nasci no Ja. E eu, outra vez tentado me achar: rio acima, ou rio abaixo Dona Creuza?. Ah! No sei se com rio pra cima nem pra baixo, Ja! S depois de algumas pesquisas descobri tratarse de um pequeno afluente na margem esquerda do Rio Negro, prximo ao antigo distrito de Airo que nunca apareceu nas narraes de Creuza. Joo Cesrio da Silva no lembrou muito bem o nome do lugar em que nasceu no Manaquiri, talvez em uma das muitas outras comunidades do Lago Janauac, onde Vivaldo Correa ia pescar com seu pai e onde tambm encontrei Maria do Nascimento, l pra dentro. Joo lembrase, no entanto, do terreno de sua av l no Manaquiri, mais precisamente no Lago do Limo, onde passou divertidos momentos de sua infncia, ...8 pra 10 anos, por a..., recordou. Para os meus interlocutores, so esses territrios lquidos os beros de suas origens, sua primeira identidade a qual recorrem para dar sentido s memrias e histrias de suas vidas, posicionandose, finalmente, em uma complexa cartografia social. Mesmo tentando, para a comodidade da pesquisa, identificar, negociar uma cidade, vila ou distrito, comumente referendado como locais de nascimento que posicionam e identificam, para os narradores, nesse ponto, no existe acordo. Nas narrativas de Francisco, Ansio, Creuza e Joo, a cidade, o distrito, a vila, o povoado confundemse como uma paisagem secundria, quase um adendo s suas histrias e trajetrias. O rio, o lago, o paran, pelo contrrio,
4 Nesses termos, o professor Alessandro Portelli, em seu trabalho de campo, comenta: Sempre estamos pedindo s pessoas para serem mais explcitas em suas referncias de tempo, fazendoas lembrar que esto falando para uma audincia que inclui, pelo menos, um estranho (Portelli, 2004, p. 305).

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

195

so os beros lembrados, o lugar social do acontecido, a expresso cultural em maior relevo de suas narrativas, sintonizando, por esses vieses, as ideias do historiador amazonense Samuel Benchimol, quando nos afirma:
As nossas interaes no podem ser ainda expressas entre o homem e a terra, mas sim entre o homem e a gua, entre o homem e o rio principalmente. O caboclo no diz, por exemplo: nasci em Humait, prefere dizer: nasci no Madeira; no diz caseime em Santa Isabel, mas caseime no Rio Negro; no diz vim de Benjamin Constant, mas vim do Solimes. O homem assim nasce, casa e vive e morre no rio. Todos ns na Amaznia somos filhos do rio (Benchimol, 1977, p. 439440).

Rio que sobe, rio que desce


Tradicionalmente, o lugar do caboclo ribeirinho o espao mediano das vrzeas, uma espcie de entremundos, coexistindo entre as terras firmes onde cresce a floresta alta ricamente extrativa e territrio de caa nos fundos de sua janela e o rio que corre frente de sua porta, ancoradouro e estrada para suas montarias (pequenas embarcaes da Amaznia), lugar de suas casas, pescas, trabalhos, festas e rituais. Como nos advertiram as reflexes de Thompson (1987, p. 3132), ao contrrio do sustentado por um consagrado senso comum, segundo o qual a floresta projetada apenas como um espao economicamente infrtil, animada apenas por uma sequncia interminvel e homognea de rvores, rios e terras; ela , sem dvida, uma complexa gama de comunidades, atividades e especializadas formas de manuseios de seus mltiplos recursos. Nesse mundo mdio, vive e trabalha o ribeirinho amaznico, ele sabe que sazonalmente (em mdia de seis em seis meses) suas terras baixas sero inundadas pelas guas, da a importncia estratgica das suas casas pernaltas, nas quais as palafitas amaznicas so a principal expresso da praticidade do seu tapiri, cuja construo, base de palha e madeira leve, facilita seu deslocamento para as terras altas e secas. As suas construes flutuantes, a comear pelas formas de algumas casas, que podem deslocar famlias inteiras pelas estradas lquidas, sazonal

196

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

ou definitivamente, moram e/ou eventualmente mercadejam, construes de que se valem em pocas de grandes alagaes. Os seus jiraus e marombas tambm so flutuantes: os primeiros so canteiros onde os moradores plantam verduras e ervas para saciar sua fome e amenizar suas febres; j as marombas formam uma espcie de curral aonde sobem suas criaes para passar as enchentes, tentando salvlas da ferocidade das guas, cobras e jacars sempre espreita. Mas o ribeirinho tambm no esquece que as mesmas guas fertilizaro suas terras e, logo depois de emergirem, estaro prontas para os roados, canteiros e cultivos. Ele sabe que hora de enterrar a mandioca, plantar o bananal, a melancia; reforar a semeadura das verduras, das ervas; limpar o quintal, ajeitar a rede de pesca, preparar o canio; sonhar com a safra da juta, do cacau, da castanha; renovar as esperanas e rezar para que a prxima enchente chegue no tempo exato e na medida certa. A floresta no apenas mato e rio, como apregoam os desavisados e adeptos de sua esterilidade, toda uma vida de relaes entre homem e natureza ali experimentada.5 Estar atento ao ciclo das cheias e vazantes com seus valores, sinais e significados pode representar a diferena entre vida e morte, sucesso e fracasso, esperana e frustrao. A aclimatao, por exemplo, de fibras vegetais no originais da regio como a malva, e especialmente a juta, ambas originrias da ndia, s alcanaram resultados comerciais significativos (final da dcada de quarenta) quando os especialistas comearam a estudar o significado do regime das guas para os terrenos varzeanos do Careiro (Mapa I). A partir de ento, as exportaes de juta, sobretudo para o estado de So Paulo, seguiram um ritmo de crescimento. O padrasto de meu entrevistado, Joo Cesrio, comeou na Ilha do Manaquiri (Mapa I) uma pequena criao de gado. A criao no ia muito bem, ento ele resolveu mudar de ilha, trazendo, como me contou Joo, todo o rebanho para o Careiro, alojandoo em outro terreno da famlia. Ali, o padrasto de Joo perderia quase todo o gado para a grande enchente de 1944, por culpa, segundo o entrevistado, de sua pouca experincia
5 Esse senso comum formouse, tambm, em virtude das matas de terra firme formarem a esmagadora maioria da rea florestal amaznica que, dos 3.374.000 km, contribuem com 3.303.000 km, ficando as vrzeas, igaps e mangues, juntas, com 77.000 km (Batista, 1976, p. 112113).

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

197

com a pecuria: ele num sabia das coisas, s sei que deu aquela enchente grande e o campo deles no suportou mais o gado deles, nem o nosso. Ser que as tais coisas se referem to somente inabilidade de seu padrasto com a criao? Acredito numa meia verdade; possivelmente tais coisas signifiquem vrios daqueles valores, sinais e significados do meio natural ao qual o ribeirinho deve estar atento mas, ao que sugerem as narraes de Joo, passaram despercebidos pelo seu padrasto. Trocar o Manaquiri pelo Careiro em tempos de cheia algo muito arriscado, sobretudo quando ela mais volumosa do que de costume e a de 1944 foi assim. Sabidamente, as terras do Careiro recebem as guas dos rios Solimes e Amazonas, sem contar o imenso Lago dos Reis do meio da ilha. Naquela regio, as enchentes so mais ferozes e inclementes, o padrasto de Joo no pareceu sensvel a isso tambm. O volume das guas de 1944 no deu tempo para o padrasto de Joo Cesrio tanger o gado para as terras mais altas da ilha e, muito menos, para preparar as estratgicas marombas; os currais flutuantes nunca apareceram nas narrativas de Joo. Quem cria gado nessas terras deve saber de uma rota de fuga e estar preparado para construir marombas que podem salvar vrias cabeas do rebanho; o padrasto de Joo mais uma vez esqueceu, ou desconhecia essa peculiar cultura material do lugar. Sua criao, que j no vinha muito bem, foi quase liquidada pelas guas de 44. No entanto, tambm encontrei histrias de sucesso e outras surpreendentes relaes entre moradores e o regime dos rios. No dilogo com Creuza Rodrigues de Andrade que, no Rio Ja nasceu em 1940, morando com a famlia por vrios beirais fluviais do interior amaznico, pude perceber outras experincias desse mundo mediano das vrzeas, cujos significados e valores a famlia de Creuza se mostrou sensvel. Ela, primeiramente explicoume o conceito de vrzea, na sua pronncia vagi, a fartura do lugar propiciada pelas cheias peridicas e como as terras eram planejadas para o plantio. A riqueza do dilogo acentuouse justamente quando no compreendi a pronncia, resultando em sua explicao original e rica:
LS Como era morar no interior nessa poca? CA Ah! Era bom demais, a gente trabalhava com roa, trabalhava e plantava verdura, vigi! Ningum comprava verdura, a maior parte do pessoal,

198

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

verdura, porque a gente nem plantava macaxeira, quando a vagi ia saindo, sabe o que vagi? LS Fao uma ideia, mas acho que eu nunca vi. CA Uma coisa aqui Terra Firme, sabe o que Terra Firme n? LS Sei, sei. CA A essa parte dessa casa de l, ela enche, a ela seca, entendeu? Ela seca de novo, a fica, quer dizer que a gente mora em Terra Firme e l a vagi t, a a gente l, quando as terras to saindo a gente plantava macaxeira, plantava jerimum, tudo isso a gente plantava. (Entrevista com Creuza Rodrigues de Andrade, Manaus, Maro de 2008).

Quando perguntei a Sebastio de Souza Garcia sobre o Manaquiri, interior onde nasceu em 1938 e viveu at os quatorze anos, notei tambm a presena deste entremundos: Manaquiri l [onde nasci] um... terra firme, terra firme e vargem [vrzea]. E, em seguida, surpreendi os fortes significados que o regime das guas (enchente/vazante) tem nas narrativas e na vida de Sebastio: geralmente agora, essa poca seco l onde a gente morava, mas tambm tem um tempo que cheio o rio n, que enche, ms de... e a uma poca dessa fica seco o rio n, mas ms de... enchente cheio tambm o rio n. Mais que recordar, Sebastio revive no presente, geralmente agora, uma poca dessa, as cheias e vazantes experimentadas nas ribeiras do Manaquiri; reencena, alargando e estreitando os braos, projetandoos para frente e para trs, o alcance das enchentes. As repeties, em sua fala, de palavras como cheio e seco, tambm so outros indicadores dessa fora cultural que o sobe e desce das guas significou e significa para a sua vida. Apenas no decorrer das conversas com Sebastio pude dimensionar melhor esses significados. Foi por conta da enchente de 1953, a maior do sculo passado no Amazonas, que ele deixou a Ilha do Manaquiri para tentar a sorte em Manaus, onde, definitivamente aportou aos quinze anos de idade. A descomunal enchente transformaria de forma definitiva a sua vida. Sebastio no conheceu seu pai, falecido quando sua me estava com seis meses de gravidez, no lembra da me que morreu quando ele tinha um ano. Foi criado por uma tia e o marido dela que nunca conseguiram ter um filho e adotaram Sebastio de registro e de corao; com quatorze anos, decidiu: vou arranjar uma mulher pra mim. Conheceu Neuza, casaram e conceberam um filho.

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

199

Logo depois o tempo encrespou, as chuvas caram a ponto de parecer no acabar mais, enchendo as cabeceiras dos rios; as guas desceram velozes, solapando as margens, transformando os beirais mais expostos, arrancando plantaes, reconfigurando as fronteiras lquidas para se acalmar apenas sobre as terras ribeirinhas, vrzea adentro. Conforme havia combinado com o pai de criao, Sebastio iria apenas pass a enchente em Manaus, na casa flutuante do cunhado no bairro da Cachoeirinha, ajudandoo na venda de verduras na feira do bairro. Quando as terras principiassem a sair do fundo das guas, o que s comeou acontecer em fins de 1953, ele pretendia retornar ao Manaquiri para ajudar o pai na roa e, sobretudo no cultivo da juta. Sebastio contoume que, depois de receber as boas novas do pai, at voltou, ns vamo l v como que t as terra l, mas apenas para comunicarlhe que tinha decidido, a contragosto de Neuza, ainda incomodada de morar no flutuante do irmo, permanecer em Manaus e continuar tentando a sorte como vendedor de verduras e pimentas pelos mercados e ribeiras da cidade. Sebastio lembrase com detalhes da conversa com seu pai quando replanejaram o futuro de suas vidas, completamente alterado pela deciso de Sebastio de abandonar a agricultura. O pai, agora sem a ajuda do filho, parecia ter decidido tambm deixar, ou ao menos no priorizar, o rduo trabalho com a juta, ficando apenas com o plantio de uma agricultura de subsistncia e um pequeno cultivo de nvel comercial. Assim, ao mesmo tempo em que redividem as funes das terras, luz de sua nova realidade, o pai de Sebastio, por intermdio das narrativas do seu filho, nos d conta tambm de como essas ricas terras varzeanas eram exploradas e planejadas pelos ribeirinhos aps as cheias sazonais dos rios. A conversa entre pai e filho, como sugere o trecho abaixo, foi rpida e tranquila, ambos parecendo j conscientes da irreversvel mudana que as incrveis guas de 1953 haviam provocado em suas vidas:
Pai Rapaz o seguinte, se voc mesmo no for trabalhar na parte mais baixa da terra, eu vou plantar um milho e a parte mais alta, a lombada maior, vou plantar uma roa. Filho T papai, pode plantar e eu vou voltar pra Manaus, se eu num achar que eu no tou bem, no arranj dinheiro pra comprar l um flutuante pra

200

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

mim, naquele tempo era flutuante, a eu volto, venho me embora pra c, vou indo pro que meu n.(Entrevista com Sebastio de Souza Garcia, Manaus, Novembro de 2009).

As guas de junho de 1953 foram um divisor na vida de Sebastio: foi donde eu mi achei. De carvoeiro, roceiro e cultivador de juta nas terras baixas arrendadas da ilha, Sebastio, em Manaus, vira Sab, feirante h mais de meio sculo na profisso, verdureiro conhecido no mercado pblico do bairro da Cachoeirinha, local em que comeou a trabalhar e a morar em um flutuante sobre as guas do igarap homnimo. Por causa da enchente achou uma profisso, completei 55 anos no ramo!, frase orgulhosamente repetida por ele ao longo de nossas entrevistas. Atravs do seu ofcio adquiriu sua primeira casa, um flutuante vizinho ao cunhado, em seguida uma casa em terra e, finalmente, onde hoje mora, um terreno num dos bairros da cidade. Vendendo verduras e principalmente pimentas, criou os quatro filhos, chorou a perda de seu primognito e, recentemente, a de Neuza. Mas, por outro lado, sorriu tambm com a chegada dos netos. Inconscientemente, Sab acredita que a enchente que o empurrou para Manaus tenha lhe dado uma profisso, uma famlia e um nome, ou seja, uma nova identidade; por isso ele nunca se refere a ela com pesar, pelo contrrio, ela que d sentido maior parte de sua histria, atravessando e fomentando sua narrao. Francisca Pereira da Silva, do alto de seus quase cem anos de vida, no lembrou, para minha frustrao, de maiores detalhes das grandes enchentes no Amazonas, mesmo a famosa de 1953 quando ela j era adulta e me de quatro filhos: ... mi lembro no, seu menino!, sussurrou em tom de lamentao. Todavia, de vez em quando, ao longo da conversa com seu filho Francisco da Silva, pude auscultar algumas histrias que Francisca subitamente comeava a repetir. Para ela, tratavase de enchentes muito vivas, com guas que comiam a terra e produziam monstros devoradores de gente, reencenando um imaginrio mtico prprio do lugar, repleto de lendas e seres fantsticos que, por outro lado, significam as memrias e as histrias de Francisca, como no dia em que, viajando entre Coari e Tef, contoume:

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

201

... Ns ia pro rio Solimes, a que aquela enchente grande! (risos) Uma vez, seu menino, ns tava, aquilo boiava e sumia, boiava e sumia no meio do Solimes, meu Deus! A os menino: umbora l v o que , pois no era a piraba, engoliu o homem, no aguentou, ficou a metade do homem pra fora, praticamente o homem morre a... .6 (Entrevista com Francisca Pereira da Silva, Manaus, Setembro de 2008).

Em outra enchente, nem mesmo as engenhosas marombas foram capazes de salvar as galinhas e o cachorro de Francisca da Silva, devorados por uma imensa sucuriju, tinha era muito!, lembrou ainda espantada com a ferocidade da cobra que, segundo outro entrevistado, Joo Cesrio da Silva, na cheia de 1953 nem crianas e adultos estavam a salvo de seus ataques: quando dava f, a cobra tinha entrado na rede pra pegar a pessoa, entrando pegando criana de vrios lugares por a. Ainda assim, os silncios de Francisca em relao grande cheia de 1953 intrigavamme. pertinente destacar a fragilidade de uma vida de quase cem anos, sendo compreensveis as falhas e os esquecimentos de sua memria. No entanto, em meio s narrativas de seu filho, Francisco Pereira da Silva, de relance, pude flagrar um revs em suas vidas ocorrido ao longo dos desdobramentos da incrvel enchente de 1953. Depois de mais de dez anos de unio, o marido de Francisca abandonou a famlia, talvez ele no tenha resistido s guas destruidoras da alagao, ou algum outro acontecimento de ordem pessoal o tenha motivado a deixar Francisca com cinco filhos pequenos em Coari. Muito dos esquecimentos e lapsos de Francisca sobre a enchente de 1953 talvez se devam a esse fato marcante de sua vida e da de seu filho que, para minha surpresa, mesmo tendo apenas quatro anos de idade, lembrase de vrios detalhes da enchente. Se as guas grandes de 1953 animamse, para ela, pelo abandono do marido, alimentando silncios, mgoas e reticncias, para seu filho, no entanto, a traumtica separao tornou muito viva as recordaes da enchente, momento em que seu pai foi embora.

Piraba um peixe que alcana trs metros de comprimento, conhecido como peixefera por se alimentar de outros peixes. Nunca se comprovou serem capazes de devorar pessoas. Coari e Tef so cidades no Alto Solimes.

202

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

O martimo e o fazedor de barcos


As guas que identificam e fertilizam a terra, sendo fonte de interaes diversas, so ainda para os amaznidas fontes que alimentam no apenas o corpo, mas tambm as mentes, na medida em que inspiram sonhos e projetos futuros. Ansio da Silva, por exemplo, contoume que desde menino sempre teve vontade de trabalhar a bordo, ou seja, como martimo; a funo? Foguista, maquinista, motorista ou qualquer outra, pouco importava; para ele, o essencial era viajar, viver num mundo de aventuras que s as guas traioeiras, contadas, cantadas e encantadas da Amaznia poderiam lhe propiciar. Queria dar vazo s suas fantasias, alimentadas pelas histrias ouvidas do pai, paraibano seringueiro que, antes de se estabelecer no Rio Ituxi, onde Ansio nasceu num 14 de maro de 1937, foi de muitas andanas pelos ramais aquticos mais recnditos na regio. Rio esse, poca de Ansio, ainda um porto procurado por muitos seringueiros atrs do ltex, que, a duras penas, mantinhase com algum valor comercial nas praas de Manaus e Belm. Porm, o mais importante para Ansio, a profuso de histrias, s aumentava, realimentando as fantasias do menino, aproximandoo do seu sonho e no permitindo que ele desistisse. J com 25 anos, o sonho virou destino: Por que o senhor veio para Manaus Seu Ansio? Porque o destino da gente n, o destino, eu embarquei como um cachorro, um gato a bordo, no tinha documento, no tinha nada, a eu cheguei aqui (em Manaus). Ele, intimamente, sabia que se permanecesse na rea do Rio Ituxi, voltada para as culturas extrativistas, dificilmente conseguiria trabalhar a bordo. Por isso, quando decidiu, no mediu esforos, tomou uma lancha e veio para a capital, maior porto do estado, onde as mais diferentes embarcaes se encontram e de onde partem em uma movimentada vida porturia. Ali sim, as chances seriam maiores. Em Manaus, todavia, o incio foi bastante difcil, nada muito diferente do que ele estava acostumado em sua feroz vida de seringueiro. Tentou entrar no 27 Batalho de Caadores do Exrcito, ouvindo dos militares que j estava velho demais para isso. No quartel ainda descobriu que para ter

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

203

chance na cidade grande precisava de documentos. Voltou a Lbrea e depois de acalorada discusso com as autoridades dali, retirou o tal do atestado de residncia, parte de uma burocracia urbana, isso sim, muito diferente do que Ansio Pedro estava acostumado em seu rio de nascimento. Documento em mos, j morando em Manaus, nesse momento da conversa com Ansio pensei: agora ele vai conseguir trabalhar a bordo, porm, sonho sonho! E eles no se realizam facilmente assim na vida real. Por motivos no muito claros para mim,7 vrios anos se passariam at que Ansio se tornasse um homem do mar. Precisando sobreviver, Ansio passou cinco anos trabalhando na fbrica de cerveja Miranda Corra, trabalhava distribuindo cerveja pela rua, em todo canto. Mas, no eram essas ruas e cantos que deveriam permanecer na mente do exseringueiro e sim os caminhos e recantos dos rios l fora; de gnio forte, Ansio vivia metido em discusses com outros funcionrios da fbrica, at que numa dessas, foi despedido. Aps a fbrica de cerveja, passou seis anos como foguista na Usina de Luz da cidade. Todavia, no eram as fornalhas da usina que Ansio queria alimentar, trocaria de bom grado essas fornalhas pela caldeira de um gaiola, de um vaticano, ou de qualquer outro barco. Quase doze anos de Manaus e nada de trabalhar a bordo. Pensei que Ansio, nesse ponto de sua vida, teria desistido ou esquecido de seu sonho de menino. Contudo, uma melhor reflexo em suas lembranas narradas e se percebe que o rio sempre esteve em seu caminho, fazendoo lembrarse de seu sonho e do seu destino. Se a fbrica de cerveja era quase dentro do Igarap de So Raimundo, a Usina de Luz era s margens do Igarap dos Educandos. Ansio, s vezes tambm tomava a catraia para chegar ao servio, contornava o Rio Negro at a embocadura com os igaraps, se fosse para a cervejaria tomava as guas do So Raimundo; para a usina, entrava nas dos Educandos. E o mais significativo, Ansio foi morar na beira do Igarap da Glria (no bairro de mesmo nome) em um pequeno flutuante de onde podia divisar boa parte do Rio Negro, o vaivm dos barcos no Porto de Manaus e ancoradouros menores espalhados pelo litoral da cidade.
7 Talvez a inaptido de Ansio para com os servios a bordo. Ele, at os 25 anos, sempre fora seringueiro, chegou numa Manaus de 1962, de franca disputa por postos de servios, sobretudo os ligados ao rio.

204

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

Depois da Usina de Luz, ou melhor, depois das histrias que ouviu quando criana no Rio Ituxi, da seringa, de vir como um cachorro para Manaus, das rejeies no 27 BC, das brigas em Lbrea, de doze anos trabalhando, a fortuna lhe sorriu: a eu fui ser martimo e trabalhei em muitos cantos, daqui pra Belm e para outros lugares. Enfim, nos rios Ansio pde viver as histrias (contos, lies, causos e lendas) que, desde menino, sempre o impressionavam, dar vazo ao seu gnio indmito, prprio da personalidade dos martimos, sintonizado aos rompantes das guas em que navegava. Quando acabou, uma de suas filhas o levou, j muito doente, para morar no apertado, mas de nome tambm simblico, Beco da Cacimba no bairro da Glria, onde o encontrei, mas no sem ouvir os veementes protestos do velho e ainda brabo marinheiro que, desde ento, fala aos quatro cantos, precisamente para a filha, presente na casa na hora da entrevista: minha filha mi tirou do cu (beira do igarap), botou pro inferno! (Beco da Cacimba). Ansio insistia em permanecer amarrado ao mundo das guas que inspirou seus sonhos, representou seu destino e projetou seu futuro, signos que ali nas margens do Igarap da Glria, mesmo depois de aposentado, ele podia continuar experimentando, bem diferente do Beco da Cacimba, seu endereo nos ltimos seis, sete, dez anos. Ele no fez a menor questo de lembrar o tempo em que estava ali. No beco, espremido entre casas, pessoas e barulhos, Ansio Pedro no pode mais ver e ouvir o banzeiro do igarap, as embarcaes indo e vindo no rio. Joo Cesrio da Silva, por sua vez, fazia barcos e no decidiu fazlos to somente por uma questo de sobrevivncia. A intimidade com o ofcio comeou com uma de suas brincadeiras preferidas no Lago do Limo, na Ilha do Manaquiri: fazer barcos de brinquedo e coloclos para navegar, eu achava bonito, sempre gostei, desde menino gostei disso, fazia aqueles barquinho. Quando deixou o Manaquiri, por volta de 1944, aos doze anos, ainda era um menino e, em Manaus, de rios e igaraps grandes e movimentados, bem diferentes do tranquilo lago de sua infncia, pouco podia dar vazo sua brincadeira infantil preferida. De qualquer forma, eram os barcos da cidade grande, sobretudo os maiores, que mais lhe chamavam ateno. Quando perguntei: o que o senhor se lembra da cidade de Manaus, dos lugares que o senhor andou?, percebi a cidade reconstruda na proporo

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

205

do regime das guas que Joo, desde a poca do interior, sempre conheceu muito bem e, especialmente, pela movimentao dos barcos:
...Esse igarap aqui num secava (inaudvel) tinha um navio do JG Arajo, o navio, quando terminava o barco da borracha, os navio ficava ali dentro, ali tinha um ponto grande que era oficina deles, a eles, faziam reparos nas mquina do navio, na poca do rio seco, isso a no gaiola sabe; faziam as experincias depois voltava pra l, num secava isso aqui no.8(Entrevista com Joo Cesrio da Silva, Manaus, Junho de 2005).

J homem feito, Joo Cesrio buscou nas experincias dos folguedos infantis do Lago do Limo a inspirao para o trabalho que abraou por mais de meio sculo. A brincadeira virou profisso de carpintaria naval os barquinhos de antes viraram barcos de recreio, de passeio, rebocador de balsa, ... todo tipo de barco era eu que fazia e fazia muito bem, pois, segundo me contou, sua fama de timo fazedor de barcos chegou at Belm, aumentando sua clientela. No final da segunda entrevista, eu j havia desligado o gravador, Joo me trouxe trs fotografias dos seus ltimos trabalhos. Tratavase do aumento no comprimento de um grande barco chamado Comandante Paiva; poucos acreditavam ser possvel aquele servio, mas Joo, j em idade avanada, o fez. Olhando para as fotos, mais do que tentar me explicar o processo, que eu pouco compreendia, Joo parecia querer reviver tempos antigos em sua oficina nos fundos do quintal de sua casa, s margens do Igarap dos Educandos, onde mora desde 1955. Suas sofridas mos, ele perdeu um dedo para a serra eltrica, gesticulavam o tempo, costuravam histrias nos ensinando, tal como Walter Benjamim, que ... a mo intervm decisivamente, com seus gestos, apreendidos na experincia do trabalho, que sustentam de cem maneiras o fluxo do que dito (Benjamim, 1986, p. 221). Um desses modos, o gesticular das mos de Joo Cesrio, ao mesmo tempo em que tentavam reconstruir barcos, procuravam tambm brincar de fazer barquinhos no Lago do Limo de sua infncia.
8 JG Arajo foi um dos poucos negociantes da borracha que conseguiram sobreviver crise da produo a partir dos anos vinte. poca de Joo Cesrio, JG Arajo, graas a uma diversificao em seus negcios, ainda sustentava um bom prestgio econmico na regio.

206

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

Fontes orais
Ansio Pedro da Silva Nascimento: 14 de Maro de 1937 Local: Rio Ituxi, LbreaAmazonas Profisso: aposentado Relao com a cidade flutuante: morador Data da entrevista: 13 jan. 2008 Creuza Rodrigues de Andrade Nascimento: 26 de Outubro de 1940 Local: Rio JaAmazonas Profisso: aposentada, vendedora de churrasco Relao com a cidade flutuante: moradora de 1962 a 1967 Datas das entrevistas: 15 mar e 12 set. 2008; 09 dez. 2009 Francisca Pereira da Silva Nascimento: 20 de Setembro de 1913 Local: CoariAmazonas Profisso: do lar Relao com a cidade flutuante: morador de 1963 a 1966 aproximadamente Datas das entrevistas: 15 jan. e 23 set. 2008 Francisco Pereira da Silva Nascimento: 07 de Setembro de 1949 Local: CoariAmazonas Profisso: vendedor ambulante Relao com a cidade flutuante: morador de 1963 a 1966 aproximadamente Datas das entrevistas: 15 jan. e 23 set. 2008 Joo Cesrio da Silva Nascimento: 08 de setembro de 1931 Local: Manaus Profisso: construtor naval (aposentado) Relao com a cidade flutuante: vizinho Datas das entrevistas: 17 jun. 2005; 27 set. 2008; 29 nov. 2009 Maria do Nascimento Borl Nascimento: 1918 Local: JanauacAmazonas Profisso: do lar Relao com a cidade flutuante: teve suas terras ocupadas em 1968 por exmoradores Data da entrevista: 15 jan. 2008

Histria Oral, v. 1, n. 15, p. 185-208, jan.-jun. 2012

207

Sebastio de Souza Garcia Nascimento: 10 de Janeiro de 1938 Local: ManaquiriAmazonas Profisso: feirante desde 1953 Relao com a cidade flutuante: morador de 1953 a 1958 Datas das entrevistas: 12 fev. 2006; 26 jan., 06 mar. e 18 out. 2008; 20 nov. 2009 Vivaldo Correa Lima Nascimento: 06 de Setembro de 1935 Local: ManaquiriAmazonas Profisso: policial militar, cabo reformado Relao com a cidade flutuante: morador de 1949 a 1967 aproximadamente Datas das entrevistas: 25 jan. 2006; 06 mar. e 01 out. 2008; 21 nov. 2009

Referncias
ARANTES, A. Augusto. Paisagens paulistanas: transformaes do espao pblico. Campinas: UNICAMP, 2000. BATISTA, Djalma. O complexo da Amaznia: anlise do processo de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Conquista, 1976. BENCHIMOL, Samuel. Amaznia: um pouco antes, alm e depois. Manaus: Umberto Calderaro, 1977. BENJAMIN, Walter. O narrador: consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e tcnica, arte e poltica ensaios sobre a literatura e histria da cultura. Coleo Obras Escolhidas, v. I. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. p. 197221. BITTENCOURT, Agnello. Corografia do estado do Amazonas. Manaus: ACA, 1985. PORTELLI, Alessandro. O momento da minha vida: funes do tempo na histria oral. In: FENELON, Da et al. (Org.). Muitas memrias, outras histrias. So Paulo: Olho dgua, 2004. p. 296313. ROLNIK, Raquel. Histria urbana: histria na cidade? In: FERNANDES, Ana; GOMES Marco Aurlio de F. (Org.). Cidade e histria: modernizao das cidades brasileiras nos sculos XIX e XX. So Paulo: EDUSP, 2001. p. 141142. RONDON, Federico. Pelos sertes e fronteiras do Brasil. Rio de Janeiro: REPER, 1969. SRIE AMAZONIANA. O Amazonas em Nmeros. Publicao Oficial da Interventoria Federal (1942). Manaus, 2002.

208

Souza, Leno Jos Barata. A importncia cultural das guas no Amazonas

SOARES, Lcio de Castro. Amaznia. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1963. SOUZA, Leno Jos Barata. Cidade Flutuante: uma Manaus sobre as guas (19201967). Tese de Doutorado (Programa de Psgraduao em Histria da PUCSP). So PauloPontificia Universidade de So Paulo, So Paulo, 2010. THOMPSON, Edward Palmer. Senhores e caadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Resumo: Em meio antiga Regio de Manaus (e ainda nas cercanias desta), o artigo busca discutir, para alm de uma mera paisagem ambiental, o valor do complexo hdrico para os amaznidas. luz de algumas memrias dos nossos entrevistados, potencializamos as guas fluviais do lugar enquanto territrio das mais plurais convivncias, meio de moradia e trabalho, fonte de histrias peculiares que do a conhecer no apenas as ideias e o imaginrio dos moradores da regio, como so partes intrnsecas de sua identidade cultural. Palavraschave: Amazonas, histria ambiental, histria oral. The cultural importance of the waters in the Amazon Abstract: Amid the old region of Manaus (and in the vicinity thereof ), the article discusses the value of the complex water for amaznidas beyond a simple landscape environment. In light of some memories of our interviewees, we encourage the river water of the place as a territory of more plural cohabitation, living and working environment, a source of peculiar stories not only make known the ideas and imagination of local residents, as an intrinsic part their cultural identity. Keywords: Amazonas, environmental history, oralhistory. Recebido em: 15/03/2012 Aprovado em: 27/04/2012

You might also like