You are on page 1of 21

RIBEIRO, Adlia M. A antropologia dialtica de Darcy Ribeiro em O povo brasileiro . In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais.

. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.06, v.1, Dezembro. 2009. pp. 52-72.

A antropologia dialtica de Darcy Ribeiro em O povo brasileiro1


Adelia Miglievich Ribeiro2

Resumo: O artigo prope uma leitura que entrelaa O Processo Civilizatrio, datado de 1968, e O Povo Brasileiro, cuja primeira edio de 1995, ambos de Darcy Ribeiro, a fim de refletir sobre alguns aspectos presentes no debate contemporneo acerca das interpretaes do Brasil, tendo em vista a formulao de uma crtica imanente de nossa condio perifrica. A partir de seu esforo em escrever uma nova teoria global explicativa do processo histrico que d conta das especificidades de doze processos civilizatrios, com dezoito formaes socioculturais distintas, dentre as quais os povos americanos, Darcy defende a noo de um povo novo nascido como resultado dos processos de desindianizao, de desafricanizao e de deseuropereizao na Amrica Latina. Ao contrrio das leituras menos atentas, Darcy Ribeiro, fiel dialtica histrica materialista, desafia essencialismos e determinismos e coloca a histria a favor da formao do povo brasileiro. Um povo nascido ningum reinventa -se, em sua dura condio colonial, e retoma a autonomia de seu desenvolvimento, no mais confundido com a modernizao reflexa que apenas acentua o atraso como condenao perptua. Ao combinar destino com vontade, o antroplogo atesta sua dupla vocao, acadmica e poltica, sintetizadas no intelectual pblico, que no teme tomar posio nas contendas de sua poca.

Apresentao

Angel Rama, crtico latino-americano contemporneo, nascido no Uruguai, escreve em Questes Tradicionais, texto que compe a coletnea Literatura,

O paper remete aos oito anos de trabalho, iniciados em 2000, como professora na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Agradeo ao NETS (Ncleo de Estudos em Teoria Social) pelas jornadas intensas de labor reflexivo e responsvel. Devo tambm especialmente a Oswaldo Munteal o convite como expositora em mesa Darcy Ribeiro e a Utopia de uma Nova Civilizao, por ocasio do Simpsio O Brasil em Evidncia: A Utopia do Desenvolvimento (ABRAS/EBAPE/FGV), em novembro de 2008, que gerou o presente texto. 2 Professora do Depto. de Cincias Sociais e do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da Universidade Federal do Esprito Santo (PGCS-UFES), atuando tambm no Laboratrio de Estudos Polticos (LEP-UFES).

cultura e sociedade na Amrica Latina (2008), organizada por Pablo Rocca e publicada no Brasil pela UFMG que
...a maior tristeza de um povo colonizado sentir-se condenado a no superar os limites da colonizao, a viver de emprstimo, como luz refletida. Seu maior desejo o de alcanar a luz prpria, porm sem nunca atinar muito bem para quais armas deve usar para realizar este anseio (RAMA, 2008).

A capacidade de um povo interpretar sua prpria situao instrumento simblico para sua atuao na histria, para a organizao de valores e interesses comuns. Mesmo se vm dos estratos dominantes os parmetros de normatizao da sociedade, no h de se subestimar os estratos subordinados no modo como recepcionam as idias produzidas. Antes, toda recepo implica uma reelaborao, quem sabe, transformadora ou mesmo opositora. No caso brasileiro, ou no caso latino, as marcas da opresso puderam ser tematizadas apenas a partir do sculo 19.

No apenas pela fora do discurso nico que as ocultava, mas tambm em razo dos sujeitos narradores da dor que para verbaliz-la haveriam de vencer a si mesmos e seu esquecimento: relembrar nunca um ato tranqilo de introspeco. um doloroso se relembrar, uma reagregao do passado desmembrado para compreender o trauma do presente (Bhabha, 2007 :101). Ainda assim, Glucia Villas Bas vem ratificando em seus estudos que a busca da compreenso de sua prpria sociedade e o desejo de intervir nos rumos de seu desenvolvimento marcam incontestavelmente h mais de um sculo o esforo intelectual brasileiro de produo de modelos interpretativos desta chamada modernidade perifrica (2003:115).

Da que fazer estudos comparativos do pensamento social de lngua portuguesa e de lngua espanhola contm um grmen de criatividade social que geraes que nos antecederam puderam experimentar em condies s vezes as mais inspitas, mas de conseqncias frteis, para o

53

desenvolvimento de uma cosmoviso do ponto de vista dos pases do sul. Neste movimento, situou-se Darcy Ribeiro.

Advindo da Escola de Sociologia e Poltica, em So Paulo, onde se formou sobretudo ouvindo os Seminrios ministrados por Herbert Baldus, Darcy Ribeiro compreendeu a vocao da Antropologia em sua competncia para elaborar uma teoria sobre o humano e sobre as variantes do humano e melhorar o discurso dos homens sobre os homens3 (1997:06). Deste intento, numa leitura que entrelaa O Processo Civilizatrio, datado, conforme se disse, de 1968, ao O Povo Brasileiro, cuja primeira edio data de 1995, minha reflexo, sem a mnima pretenso exegtica, quer, contudo, rever alguns aspectos levantados por Darcy de modo a se atentar para seus possveis sentidos no debate contemporneo acerca das interpretaes do Brasil tendo em vista a formulao de uma crtica imanente de nossa condio perifrica.

1. Darcy Ribeiro e o materialismo histrico e dialtico.

No prefcio quarta edio venezuelana de O processo civilizatrio, Darcy nos narra que sentiu medo do desastre de uma empreitada daquela magnitude: reescrever a teoria da histria. Foi, em suas palavras, sua raiva possessa contra todos os que pensam que intelectual do mundo subdesenvolvido tem que ser subdesenvolvido tambm (Ribeiro, 2001:23) que salvou da morte precoce aqueles primeiros escritos, aps o recebimento de um primeiro e arrasador parecer de uma importante editora internacional. Em 1968, porm, O processo civilizatrio era editado pela primeira vez pela Smithsonian Institution a mesma das obras de Lewis Morgan, de quem Darcy era leitor e suas idias publicadas receberiam, depois, quinze novas edies em vrios idiomas que espalharam pelo mundo cerca de 160 mil exemplares.

Ansio Teixeira na apresentao de O processo civilizatrio (Ibid.,13) tambm faz referncia ao fato desta obra ter sido escrita a partir do terceiro mundo sem
3

O destaque meu.

54

que tal condio impusesse a seu autor alguma espcie de subordinao mental. Ansio observava em crculos intelectuais brasileiros, em sua demasiada lcida conscincia de nosso subdesenvolvimento, de um lado, o tom irnico e um tanto leviano daqueles que preferem no se levar to a srio para escapar ao que veriam como ridculo, afinal, diriam: o Brasil no srio. Uma humildade mal-contada que impede indubitavelmente a participao autnoma no debate internacional; de outro lado, tambm reconhecia entre nossos intelectuais uma soberana arrogncia dos que se consideram superiores ao meio ambiente onde nasceram, a mesma prepotncia com que encaram essa choldra que seu pas (Ibid.,13).

Distintamente, Darcy, informado pela contundncia do debate nacional-popular sobre a identidade cultural e influenciado pelas idias anticolonialistas em movimento nos anos 1950, percebia na antropologia, no menos que as demais disciplinas cientficas, a tenso permanente com a dimenso ideolgica, provedora, por conseguinte, de contedos emancipadores ou justificadores da ordem social vigente. Eis que fez suas escolhas e buscou uma teoria da histria alternativa, materialista e dialtica, que pudesse explicar os povos orientais, os povos rabes e, tambm, os latino-americanos, aos quais se dedicou.
Como classificar, uns em relao aos outros, os povos indgenas, que variavam desde altas civilizaes at hordas pr-agrcolas e que reagiram conquista segundo o grau de desenvolvimento que haviam alcanado? Como situar, em relao aos povos indgenas e aos europeus, os africanos desgarrados de grupos em distintos graus de desenvolvimento para serem transladados Amrica como mo-de-obra escrava? Como classificar os europeus que regeram a conquista? Os ibricos, que chegaram primeiro, e os nrdicos, que vieram depois sucedendo-os no domnio de extensas reas , configuravam o mesmo tipo de formao sociocultural? Finalmente, como classificar e relacionar as sociedades nacionais americanas por seu grau de incorporao aos modos de vida da civilizao agrrio-mercantil e, j agora, da civilizao industrial? (RIBEIRO, 2001:8-9).

55

Darcy Ribeiro expe, em sintonia com o clima intelectual de sua poca, marcado por uma aposta no desenvolvimento em sua competncia de superao da persistncia do colonialismo de diversos tipos, que a evoluo humana est em aberto, da a esperana como possibilidade. Adquirindo uma diversidade de feies tecnolgica, social e ideolgica no processo de mudana social, baseada nas transformaes das relaes do homem com a natureza e com os outros homens, a histria humana como a histria das interaes competitivas que compem um certo modo de produo tensa, de onde decorre sua qualidade dialtica. At hoje, o desenvolvimento material no trouxe a experincia da liberdade para um amplo contingente humano o que constata Darcy. Ao contrrio, a contradio entre o crescimento das foras produtivas e a dominao progressiva de uma classe sobre outra geraram uma aparentemente irrefrevel proletarizao, estendida para naes inteiras, usurpadas em sua autonomia.
A histria opera, de fato, como uma sucesso de interaes competitivas destes componentes dos modos de produo, cada um dos quais, ao se alterar, afeta os demais e lhes impe transformaes paralelas, configurando situaes complexas que nunca so rigidamente deterministas nem linearmente evolutivas. Uma produtividade humana acrescida, que torne o homem capaz de produzir excedentes sobre o consumo, no conduz liberdade, mas escravido e s guerras de dominao. Estes efeitos sociais constritivos, operando, por sua vez, como um incentivo criao de formas ampliadas de mutualidade, permite estruturar unidades sociais cada vez maiores, ativadas por dois processos bsicos. Primeiro a estratificao da sociedade em classes e, mais tarde, sucessivas reordenaes das relaes de produo e a correspondentes transfiguraes das classes sociais. Segundo a interao conflitiva entre sociedades tendentes a conduzir dominao das mais avanadas sobre as mais dbeis ou atrasadas e a converso destas ltimas em proletariados externos dos ncleos cntricos (RIBEIRO, 1978:83-84).

O curso da expanso ibrica pelo mundo expressa conquistas de territrios sob a ideologia de processos civilizatrios. Uma nova forma de luta de classes dse continuamente na deculturao dos povos subordinados, seja pela destruio fsica ou pelo desenraizamento de suas matrizes tnicas em 56

formaes mercantil-escravistas no novo mundo. Dialeticamente, porm, este mesmo processo promove a transfigurao tnica e as expanses civilizatrias de formaes socioculturais singulares, movimentos, pois, de criatividade cultural quer no plano da tcnica quer no plano institucional.

De um lado, verifica-se a subordinao expressa na atualizao histrica; de outro, a reinveno possvel pela acelerao evolutiva. O primeiro movimento define a insero subalterna de povos atrasados em formaes socioculturais estruturadas e sistemas tecnologicamente superiores, implicando efetiva perda de autonomia ou mesmo destruio de uma sociedade como entidade tnica. Atravs da acelerao evolutiva, contudo, tem-se a possibilidade do desenvolvimento autnomo que supe renovao, ao transformadora, ativa, capaz de erigir povos novos, idias e prticas inditas porque hbridas. Tratarse-ia da mobilizao de fatores endgenos e/ou exgenos, tanto faz, pela criatividade e conhecimento da prpria sociedade acerca de suas

necessidades e propsitos. No que concerne a uma revoluo tecnolgica, haveria de se dar em novos moldes.

Em oposio aos julgamentos dos fenmenos culturais em condies de subdesenvolvimento como determinados por causas atvicas das respectivas formaes econmico-sociais, Darcy verifica na agncia humana a

competncia para evidenciar que


...a posio em que se encontra uma sociedade no corresponde a qualidades inatas ou a qualidades imutveis de sua cultura, seno, em larga medida, a circunstncias susceptveis de transformao (RIBEIRO, 1978:135).

capaz assim de escrever uma nova teoria global explicativa do processo histrico a fim de dar conta das especificidades de doze processos civilizatrios, com dezoito formaes socioculturais distintas, dentre as quais os povos americanos a fim de que estes pudessem se ver contemplados, no como pr-estgios civilizatrios, mas como plos atualizados de um mesmo

57

sistema econmico moderno. Cerca de 10 mil anos da histria da humanidade ganham inteligibilidade no esforo classificatrio de Darcy que, na

instrumentalizao dos conceitos complementares de acelerao evolutiva e de atualizao histrica (modernizao reflexa) desvela a coetaneidade dos povos avanados e dos atrasados, sabendo que o hoje deles no o nosso amanh (Silva Jr., 2005).

Destacando os elementos de criatividade nas culturas como, por exemplo, os modos de interveno na natureza para a produo de bens e para a institucionalizao de novas relaes sociais, considera-os, em sua codeterminao, como critrios de comparao de sociedades. Elege, fato, o desenvolvimento tecnolgico como critrio bsico da construo de nosso esquema de evoluo sociocultural em sua proposta de uma histria crtica da tecnologia, entendendo o subdesenvolvimento como produto de um processo de incorporao histrica.

A multiplicidade das formas de produo num mesmo territrio caracterstica assim das chamadas sociedades incorporadas nas quais a lgica a presidir as diferentes formas de organizao do trabalho a sua explorao mais eficiente. Por isso, a totalidade da estrutura do subdesenvolvimento no pode ser rompida seno atravs da gestao de uma sociedade capaz de se acelerar evolutivamente para se incorporar autonomamente s sociedades futuras. Mas, cabe precisar o neoevolucionismo de Darcy Ribeiro tendo por referncia sua declarada filiao ao materialismo histrico e dialtico. Para ele, pensar evolutivamente a realidade social no implica necessariamente o evolucionismo dos pensadores clssicos dessa tradio no sculo 19:
...quando no se conta com uma teoria explcita da evoluo, se corre o grave risco de cair num evolucionismo irresponsvel por si mesmo, porque inexplcito (...). Isso , alis, o que se faz habitualmente sem maiores conseqncias. Faz-lo, porm, pretendendo ser expressamente antievolucionista pecado de indigncia terica. (RIBEIRO, 2001:29).

58

Cabe enfatizar que sua abordagem histrico-estrutural no pressupe uma histria unilinear, mas, tal como nos Grundrisse, assinala que o rompimento evolutivo da condio primitiva pode assumir diversas feies, conforme o tipo de propriedade que o dinamize (Ibid.,36. O destaque meu).
Mesmo para as formaes correspondentes ao perodo que se segue conquista e avassalamento dos povos pr-colombianos, no contamos com categorias tericas adequadas. Seriam escravistas as sociedades coloniais e os estados estruturados depois da Independncia? Seriam feudais ou semifeudais? Seriam capitalistas? (RIBEIRO, 2001:8-9).

Entre o primitivismo e a civilizao no h uma seqncia evolutiva uniforme, da as distintas formaes socioculturais. Conceitos tais como escravismo, feudalismo, capitalismo e socialismo explicativos da civilizao europia, ainda que levando em conta suas diferenciaes tnico-nacionais, revelam-se estreitos compreenso do mundo social no-europeu, tais quais as civilizaes egpcia, rabe, maia, inca, cujas linhas de desenvolvimento histrico revelam modos de ser e viver inditos.

2. O Povo Brasileiro: a antropologia dialtica de Darcy Ribeiro.

Apenas no final do sculo 19, inicia-se um movimento intelectual que prope o reconhecimento da singularidade das regies nativas, a aceitao de suas diferenas das metrpoles, a partir da matriz culturalista que viria a impregnar o pensamento de Franz Boas e sobre a qual teorizaria Malinowski. Gilberto Freyre responde explicitamente aos ensinamentos de Boas na diferenciao fundamental entre raa e cultura e admite a transculturao contrariando o pensamento das elites locais temerosas de um rebaixamento em seu papel criativo na inveno da nova cultura mestia latino-americana (Rama, 2008). Darcy Ribeiro, tambm inspirado por Boas, Herskovits, Kroeber, Lvi-Strauss, identificar no povo brasileiro um novo gnero humano, fruto do "atroz processo de fazimento do nosso povo" (Ribeiro, 1995:20).

59

Em artigo anterior (Miglievich & Silva Jr., 2008), pde-se registrar que a adeso ao materialismo histrico e dialtico, portanto, a ateno s configuraes e metamorfoses das sociedades em planos analticos no estudados por Marx e Engels, afasta o pensamento darcyniano de qualquer essencialismo na percepo do povo brasileiro. Impede-o de se tornar condescendente a uma apreciao refinada do arcaico numa postura nostlgica que s floresce nas sociedades dependentes e atrasadas. Certamente, para Darcy, nada h de natural na conformao de um povo e tambm nada h de esttico. Falamos de processo, da histria como processo.
Por fora do primeiro processo (diferenciao), as sociedades tendem a multiplicar seus contingentes populacionais, a desdobrar as entidades tnicas em que estes se aglutinam e a diversificar seus respectivos patrimnios culturais. Por fora do segundo processo (homogeneizao), porm, essa diversificao, em lugar de conduzir a uma diferenciao crescente dos grupos humanos, conduz homogeneizao de seus modos de vida atravs da fuso das entidades tnicas em unidades cada vez mais inclusivas e da construo de seus patrimnios culturais dentro de linhas paralelas, tendentes a uniformiz-las (RIBEIRO, 2001:42-47).
4

Darcy Ribeiro desenha um povo que nasce de contnuos e violentos atos que vm a caracterizar a histria de nossa unificao poltica. Intitula o captulo que inicia a segunda parte de seu livro O povo Brasileiro (1995) significativamente: Brasil: criatrio de gente. o antroplogo Darcy que fala da instituio social que explica o Brasil em seu nascedouro: o cunhadismo. Esta antiga prtica indgena para incorporar estranhos sua comunidade consistia em lhes dar uma moa ndia como esposa. Assim que o homem estranho a tribo a assumisse deixava de s-lo e estabelecia-se, automaticamente, mil laos que o aparentavam a todos os membros do grupo. Isso se alcanava graas ao sistema de parentesco classificatrio dos ndios, que relaciona, uns com os outros, todos os membros de um povo.

Os parnteses so meus.

60

Como cada europeu posto na costa podia fazer muitssimos desses casamentos, a instituio funcionava como uma forma vasta e eficaz de recrutamento de mo-de-obra para os trabalhos pesados (...). A funo do cunhadismo na sua nova insero civilizatria foi fazer surgir numerosa camada de gente mestia que efetivamente ocupou o Brasil. (...) Sem a prtica do cunhadismo, era impraticvel a criao do Brasil (RIBEIRO, 1995:83).

O brasileiro nasce no processo de distino de suas matrizes originais, hostilizado e, tambm, hostil. O mameluco rejeita a me ndia que lhe deu a luz e ope-se aos irmos de sangue das Amricas ao mesmo tempo em que desconhecido por seu pai branco e banido entre os irmos de ultramar. Oprimido e opressor, a contradio constri a identidade dos brasilndios chamados mamelucos pelos jesutas espanhis, termo originalmente referido a uma casta de escravos que os rabes tomavam de seus pais para criar e adestrar em suas casas-criatrios, onde cresciam os mamelucos at que se revelassem talentosos no exerccio do mando e da soberania islmica sobre o povo de que foram tirados (Ibid.,108).

Os brasileiros-brasilndios-mamelucos expandem o domnio portugus na constituio do Brasil, castigando as gentes de sangue materno. Interrompe-se assim a linha evolutiva prvia das populaes indgenas subjugadas como mo-de-obra servil de uma nova sociedade integrada numa etapa mais elevada da evoluo sociocultural. Tem-se no a assimilao tnica, mas sua integrao. O segundo caso se d pela atualizao histrica, a saber, incorporao e no reunio - com a perda da autonomia tnica dos ncleos engajados. Na usurpao da identidade tnica, sobrevive a nova etnia nacional. No processo de formao e transformao das etnias, do isolamento integrao, com todas as suas conseqncias de mutao cultural e social e de redefinio do ethos tribal (Ribeiro, 2005:28), nasce o povo brasileiro. No menos dolorosa a transfigurao tnica que fez nascer o brasileiro-mulato.

61

Os

primeiros

contingentes

de

negros

foram

introduzidos

no

Brasil

provavelmente a partir de 1538. Com o desenvolvimento da cana-de-acar que passaram a chegar em grandes levas constituindo-se no grande negcio dos europeus, em que imensos capitais eram investidos (Ribeiro, 2005:161).
A empresa escravista, fundada na apropriao de seres humanos atravs da violncia mais crua e da coero permanente, exercida atravs dos castigos mais atrozes, atua como uma m desumanizadora e deculturadora de eficcia incomparvel. Submetido a essa compreenso, qualquer povo desapropriado de si, deixando de ser ele prprio, primeiro, para ser ningum ao ver-se reduzido a uma condio de bem semovente, como um animal de carga; depois, para ser outro, quando transfigurado etnicamente na linha consentida pelo senhor, que a mais compatvel com a preservao dos seus interesses (RIBEIRO, 1995:118).

Darcy se interroga, como podemos ns faz-lo, acerca de como pretos e ndios submetidos a tal processo de deculturao puderam permanecer humanos uma vez que a racionalidade do escravismo oposta condio humana ora, lembro: a razo instrumental nenhum compromisso possui com valores morais. Ele mesmo responde que a submisso apenas pode ser explicada pela fora da opresso que exigiu a mais fervorosa vigilncia e o uso constante dos castigos preventivos capazes de levar o ser humano a se esquecer de si 5. Exalta a fuga como a mais forte motivao do cativo para se manter vivo. Destaca o principal dos conflitos havidos na histria brasileira: o racial que no oculta, ao contrrio, os elementos classistas6. Antagonismos estes que alcanavam o carter mais cruento no enfrentamento dos negros a seus senhores. Palmares o caso exemplar do enfrentamento inter-racial que, tambm, continha um projeto de sociedade na forma do igualitarismo e da
5

Aqui eu proponho um dilogo com a teoria do reconhecimento tal como vem sendo formulada por Axel Honneth h alguns anos com o propsito de renovao da teoria crtica de modo a revermos nossa compreenso acerca dos processos de luta (por reconhecimento) que forjam ontem e hoje a identidade do Brasil-nao. 6 Acerca da democracia racial brasileira, Darcy objetivo: O espantoso que os brasileiros, orgulhosos de sua to proclamada, como falsa, democracia racial, raramente percebem o s profundos abismos que aqui separam os estratos sociais. O mais grave que esse abismo no conduz a conflitos tendentes a transp-lo, porque se cristalizam num modus vivendi que aparta os ricos dos pobres, como se fossem castas e guetos (RIBEIRO, 1995 :24).

62

economia solidria. A pronta ao repressora que sustenta o latifndio e as lutas dos subalternos constrem, num s tempo, o Brasil.

Diferenciada e autnoma em seu processo de desenvolvimento, esta clula cultural neobrasileira pode ser notada a partir de meados do sculo 16, associada ao modo de produo aucareiro. Nada aqui, postula Darcy, por mais que se forasse um modelo ideal de europeidade, aproximava-se deste, nem poderia. As feitorias ultramarinas destinadas a produzir gneros exticos de exportao e da extrarem seus valores pecunirios, dirigida por vontades e motivaes externas e uma comunidade cativa em tudo se diferenciavam da colonizao europia nos pases centrais7. Mas, este o Brasil que se construa a si mesmo em consonncia sua base ecolgica e s suas formas de produo.
O brasilndio como o afro-brasileiro existiam numa terra de ningum, etnicamente falando, e a partir dessa carncia essencial, para livrar-se da ninguendade de nondios, no-europeus e no-negros, que eles se vem forados a criar a sua prpria identidade tnica: a brasileira (Ibid.,131).

Darcy defende a noo de um povo novo nascido na maioria dos pases da Amrica Latina resultado dos processos de desindianizao do ndio, de desafricanizao do negro e de deseuropereizao do europeu (1995:20). Um pas de mestios, os quais no so iguais aos seus ascendentes de uma ou outra etnia, portanto, uma nova etnia nacional, dos ndios e dos africanos mortos, dos mamelucos, caboclos e mulatos que, sem identidade, plasmaram a identidade do brasileiro, dinamizada por uma cultura sincrtica e singularizada pela redefinio de traos culturais delas oriundos (Ribeiro, 1995:19).

Dentro do seu domnio, o poder do senhor de engenho estendia-se sociedade inteira cujas elites integravam um sistema nico a reger a ordem
7

Darcy Ribeiro no verifica nas colnias dos Estados Unidos, Canad e Austrlia o surgimento do que chamou gnero humano novo uma vez que, a seu ver, naqueles pases houvera to apenas povos europeus transplantados. Cf. Darcy Ribeiro. O povo brasileiro, 1995, p. 453.

63

econmica, poltica, religiosa e moral, conformando uma oligarquia qual se juntava a camada parasitria de armadores e comerciantes, exportadores de acar e importadores de escravos - que era tambm quem financiava os senhores de engenho. Uma cpula homognea congregava interesses internos e externos e submetia a estes um no-povo que se denominou brasileiro e precisou realizar um esforo inaudito de auto -reconstruo no fluxo do seu prprio desfazimento (Ribeiro, 1995:118), sem ter para se guiar os manuais das civilizaes do Velho Mundo. Nada h de determinismo na dialtica darcyniana: nosso passado, no tendo sido o alheio, nosso presente no era necessariamente o passado deles, nem nosso futuro num futuro comum (Ibid.,13).

O trabalho de construo do Estado pelas elites brasileiras do sculo 19, iniciado com a vinda da burocracia administrativa metropolitana de Lisboa para o Rio de Janeiro e consolidado na aliana dos interesses das elites provinciais e governo central, jamais se confundiu com a gestao do povo brasileiro. Uma nao que inexistia como plebiscito dirio, expresso que busco em Renan (apud Bhabha, 2007:225) no construiu seu Estado e, tambm, dificilmente seria por ele construdo.

Nos

modos

citadinos

de

ser

brasileiro,

expressos

nos

elementos

uniformizadores de uma sociedade urbano-industrial capturada pelos meios de comunicao de massa que no isenta o povo brasileiro de suas disparidades, contradies e antagonismos, refora-se a submisso de um povo-nao a um projeto empresarial moderno e capitalista que o ultrapassa operativamente integrando-o ao nascente sistema econmico capitalista de mbito mundial (Ibid.,286). A globalizao confirma, no caso brasileiro, nossa subalternidade como nao.

Para Darcy, no h excluso mtua entre a atribuio do atraso brasileiro tanto nossa histria marcada pelos hbitos patrimonialistas e autoritrios ainda no superados e a atribuio de nossa subalternidade lgica capitalista da

64

acumulao que impe a diviso internacional do trabalho cada vez mais acentuadamente. Ora, nada mais moderno e mais atrasado do que foi o escravismo atrelado ao empreendimento mercantil, produo para o mercado internacional e para sistema de acumulao capitalista. No por acaso que o autor interpreta o Brasil luz de seu conceito de modernizao reflexa ou atualizao histrica que, em oposio acelerao evolutiva, impede uma verdadeira revoluo industrial e tecnolgica no Brasil dado que lhe retirada a autonomia e reforada a dependncia. Moderno e atrasado hoje, portanto, o Brasil em sua integrao ordem global a separar a modernidade em central e perifrica. Importante ainda ratificar que a causa fundamental de nossa resistncia s foras inovadoras da produo no se explica, para o antroplogo, por um suposto carter arcaico de nossa cultura, mas pelo desinteresse das classes dominantes que, cabe reiterar, no teriam mudado tanto at os dias atuais (Ribeiro, 1995:250).
Ns, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de s-lo. Um povo mestio na carne e no esprito, j q aqui a mestiagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos oriundos da mestiagem viveu por sculos sem conscincia de si, afundada na ninguendade (RIBEIRO, 1995:453).
8

Se nascemos ningum, recusando a me ndia ou a me preta e rejeitados pelo pai portugus (o europeu), dialeticamente de nossa ninguendade, do no-ser, que os brasileiros se ergueram como um dos povos hoje mais homogneos lingstica e culturalmente e, tambm, um dos mais coesos socialmente do ponto de vista de no se abrigar aqui, por exemplo, nenhum contingente separatista. De uma massa de trabalhadores explorada, humilhada e ofendida por uma minoria dominante (Ribeiro, 1995, p. 446) nasceu, pois, uma nova identidade tnico-social, a de brasileiros, um povo at hoje na dura busca de sua identidade.

O destaque meu.

65

Nenhum povo que passasse por isso como sua rotina de vida, atravs de sculos, sairia dela sem ficar marcado indelevelmente. Todos ns, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e ndios supliciados. Todos ns brasileiros somos, por igual, a mo possessa que os supliciou. A doura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de ns a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensvel e brutal, que tambm somos (RIBEIRO, 1995:120).

Ao estudar a pluralidade dos modos de ser dos sertanejos nordestinos, dos caboclos da Amaznia, dos crioulos do litoral, dos caipiras do sudeste e do centro do pas, dos gachos das campanhas sulinas, dos talo-brasileiros, dos teuto-brasileiros, Darcy Ribeiro mostra-se interessado em apontar pistas que permitam aos prprios brasileiros enfrentar suas mazelas, erguer a auto-estima e se reinventar como nao, povo original, de mamelucos, caboclos e mulatos.

A guisa de concluso: novas questes.

Darcy Ribeiro o eloqente defensor de uma teoria explicativa materialista histrica e dialtica em que coubessem as especificidades de nossa formao continental. Sua obra, O Processo Civilizatrio que veio a pblico em 1968, pauta-se no materialismo histrico e dialtico e se pretende uma teoria da histria global. Na releitura de Marx e Engels, Darcy Ribeiro visa a apreender a lgica do movimento da auto-transfigurao humana e, tal como defendido por Engels em A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado , supe que entre o primitivismo e a civilizao no h uma seqncia evolutiva linear, mas rupturas, da, um campo de possibilidades materializado nas configuraes histricas. Nesta perspectiva, a evoluo humana adquire novas feies

tecnolgica, social e ideolgica no processo de mudana social que implica a luta entre dominador e dominado: a luta de classes que a histria mesma da humanidade, descrita pelo marxismo.

66

Nesta

grande

narrativa,

importa

Darcy

Ribeiro

reconhecer

desenvolvimento desigual dos povos americanos, sub -ttulo de outro de seus livros, As Amricas e a Civilizao, publicado pela primeira vez em 1977, cujos textos iniciais datam dos anos de 1960, nos quais em lugar da definio de prestgios civilizatrios, apresenta-os como plos atualizados de um mesmo sistema econmico moderno.

Como pudemos ver, no h em Darcy uma concepo essencialista ou fixa de identidade. Sua obra O povo brasileiro no se pretende uma busca absolutista da pureza e da tradio. Talvez, mais do que se imagina comumente, Darcy esteja em sintonia com os que reconhecem o sujeito descentrado e fragmentado que, partilhando outras tantas identidades ao longo da vida, ousa encontrar no ser brasileiro tambm sua fora identitria, no unificada nem nica.

identidade

nacional,

como

todo

construto

simblico,

complexa,

contraditria, no-resolvida. A nao obriga o exerccio da memria e do esquecimento simultaneamente. O Brasil, nascido da violncia da dominao do europeu sobre o ndio e o negro h de se lembrar e, tambm, de se esquecer para lembrar-se de sua origem para que possa cotidianamente (re)comear sua narrativa de nao. Renan citado por Bhabha (2007:225) compreende este estranho esquecimento9, o plebiscito dirio que

mencionamos no texto, como uma afirmao perptua da vida. Perdo e promessa, necessariamente conjugados, como diria Hannah Arendt (2004). Ato da vontade, no inocente, no pouco doloroso, mas emancipatrio. Trata-se de povoar a memria nacional, entendida como crenas compartilhadas e comunidade imaginada, de novas possibilidades libertadoras da identificao cultural, o que supe a dialtica na prxis: negao e superao.10
9

Bhabha traz outra passagem de Renan em que este diz acerca da articulao da identidadevontade nacional: Contudo cada cidado francs tem de ter esquecido [ obrigado a ter esquecido] a noite de massacre de So Bartolomeu, ou os massacres que ocorreram no Midi no sculo XIII (Renan apud. Bhabha, 2007:226) (os parnteses so do autor). 10 Os discursos crticos ps-coloniais exigem formas de pensamento dialtico que no recusem ou neguem a alteridade que constitui o domnio simblico das identificaes psquicas e

67

Ser obrigado a esquecer na construo do presente nacional no uma questo de memria histrica; a construo de um discurso sobre a sociedade que desempenha a totalizao problemtica da vontade nacional. Aquele tempo estranho esquecer para lembrar um lugar de identificao parcial inscrita no plebiscito dirio que representa o discurso performtico do povo (BHABHA, 2007:226).

Por certo, a identidade nacional um tipo especfico de identidade cultural, formada e transformada no mbito da esfera poltica que ns caracterizamos como nao. Como nos fala Hall (apud Soares, 2008), o discurso da cultura nacional ambguo e, entre tendncias regressivas e anacrnicas, no pode ser pensado sem que se considere a questo da estrutura de poder cultural, da que, em sua maioria, a homogeneidade da cultura nacional forjada por tendncias hegemnicas de dominao cultural.

Por isso mesmo, talvez, a nao ainda seja hoje uma fonte identitria forte para populaes subalternas mesmo no mundo globalizado ou, noutro sentido, num mundo de multiculturalidades, que, legitimamente, lutam, cada qual, por seu reconhecimento. Se pensamos em projetos polticos, a experincia brasileira de um povo que nasce ningum, e fruto do perverso de processo de

desindianizao,

desafricanizao

deseuropeizao

contingentes

humanos, desfruta hoje de diferentes e complementares estratgias de empoderamento de atores sociais. Ainda assim, o povo no uma expresso nada negligencivel. O brasileiro tem sua fora na mesma medida em que historicamente pudemos testemunhar a eficcia poltica dos populismos de todas as origens e intenes. Ora, basta de se confundir o populismo com toda prtica demaggica de exerccio de poder. Busque-se uma anlise mais discreta que nos autorize a enxergar as nuances contidas no pluralismo dos governos atingidos com tal pecha. Em O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro parece insistentemente nos provocar com uma urgente releitura do nacionalpopular, aquele que no se esgota em sua expresso jurdica, o Estado-Nao,

sociais, mais do que qualquer filiao ao relativismo ou ao pluralismo cultural (BHABHA, 2007:242).

68

mas que renasce como signo emancipatrio, capaz de falar aos/a partir dos pases do sul.

Reeditar acriticamente modelos tericos no ajuda a pensar o hoje. Mas, se a histria formada de eventos que o povo recorda e a seu modo explica, crenas co-participadas, vontades coletivas abruptamente eriadas (porque ) nestas (que) as coisas se do (Ribeiro, 1995:269. Os parnteses so meus), importa que no desperdicemos as experincias. Boaventura de Sousa Santos (1995) observa que as ausncias (de democracia, de justia, de liberdade, de articulao...) expressam carncias humanas reais que se do pelo desperdcio da experincia, quando arrogantemente fixamos metas a atingir num futuro distante sem um anterior e sincero esforo de identificao das possibilidades presentes. Da sua crtica idia de utopia se esta nega em carter absoluto o presente na obsesso de uma certeza linear que conduzir necessariamente ao lugar de vitrias inexorveis. Em contrapartida, aposta na heterotopia, aquela que j est iniciada no hoje. Prope assim a tica do cuidado no presente.11

Antonio Carlos Peixoto (apud Miglievich Ribeiro, 2005) narra-nos de Simon Bolvar o episdio em que este, discutindo de forma pioneira sobre o povo da Amrica Hispnica, foi perguntado sobre quem era, afinal, o povo, e respondera sem rodeios que o que se tem, o que mora nesta terra, portanto, a base demogrfica de um territrio, complementando com este q ue temos que contar, com este que temos que trabalhar (Ibid., 58).

No casual que Darcy encerre O povo brasileiro com uma louvao a uma nova romanidade aspirante superao dialtica de sua ninguendade.
Nosso destino nos unificarmos com todos os latino-americanos por nossa oposio comum ao mesmo antagonista, que a Amrica anglo-saxnica, para fundarmos, tal como ocorre na comunidade europia, a Nao Latino-Americana sonhada por Bolvar
11

Tal proposta exposta, dentre outros, em Santos, A crtica da razo indolente (2000) , tambm, retrabalhada de forma rica por Mrcia Mrida Aguiar, 2005.

69

(...). Somos povos novos ainda na luta para nos fazermos a ns mesmos como um gnero humano novo que nunca existiu antes. Tarefa muito mais difcil e penosa, mas tambm muito mais bela e desafiante. Na verdade das coisas, o que somos a nova Roma. Uma Roma tardia e tropical (...). Mais alegre porque mais sofrida. Melhor porque incorpora em si mais humanidades (RIBEIRO, 1995:454-5).

verdadeiro que no se pode prever em que caminho os povos latinos realizaro seu destino, como definiro suas necessidades e buscaro respond-las. Sequer sabemos se vingar a idia-fora da Amrica Latina. A necessidade da direo no h de se confundir, como nos diz Boaventura de Sousa Santos, com a direo necessria (1995:37). Temos um povo, o brasileiro, real mesmo quando performtico. Adul-lo no significar empoderlo. Entretanto, mant-lo na negatividade de sua prpria auto-imagem apenas refora a dominao de mais de 500 anos. Darcy Ribeiro elogia o povo brasileiro, acentuando suas contradies. Fiel dialtica materialista coloca a histria a nosso favor e, por isso, desafia essencialismos e destinos.

Ao combinar destino com vontade, Darcy Ribeiro atesta sua dupla vocao, acadmica e poltica, sintetizadas no intelectual pblico, e no teme tomar posio, a par de muitos de sua gerao.

70

Referncias

AGUIAR, Mrcia Mrida. Cincia como Poltica: um estudo de hbridos na Universidade do Terceiro Milnio. Campos dos Goytacazes: UENF/CCH, 2005. Dissertao (Mestrado em Polticas Sociais)

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BHABA, Homi. DissemiNao. O tempo, a narrativa e as margens da nao moderna. In: ______. O Local da Cultura. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2007, p. 198-238.

BOMENY, Helena. Darcy Ribeiro. Sociologia de um Indisciplinado. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MAIO, Marcos Chor & Villas Bas, Glaucia "Apresentao". In: ______. (ORG.). Ideais de Modernidade e Sociologia no Brasil. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999. MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia M. O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro: crtica ou reforo noo de carter nacional brasileiro? In: PLANCHEREL, Alice Anabuki. Memria e Cincias Sociais. Macei: EDUFAL, 2005. pp. 09-25. MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia M. & JR. SILVA, Paulo Srgio Ribeiro da. A UENF e seu plano orientador entre a modernizao reflexa e a acelerao evolutiva: notas sobre o pensamento de Darcy Ribeiro. Agenda Social. Revista do Programa de Ps-Graduao em Polticas Sociais, vol. 2, n. 2. 2008. http://www.uenf.br/Uenf/Pages/CCH/Agenda_Social/

RAMA, Angel. Literatura, Cultura e Sociedade na Amrica Latina. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2008.

71

RIBEIRO, Darcy. Os Brasileiros: 1. Teoria do Brasil. Petrpolis: Vozes, 1978. ______. "Depoimento de Darcy Ribeiro". BIB, Rio de Janeiro, n. 44, 2 semestre de 1997. ______. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. ______. O processo civilizatrio. Etapas da evoluo sociocultural. So Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crtica da Razo Indolente. Contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2000. SCHWARTZMAN, Simon. "O espelho de Morse. In: _______. A redescoberta da Cultura. So Paulo: EDUSP: FAPESP, 1997. (Ensaios de Cultura; 10).

SILVA Jr., Paulo Srgio Ribeiro da. Modernizao e suas Contradies: Notas sobre a experincia da interao LAMAV/UENF e a indstria cermica em Campos. Campos dos Goytacazes: UENF, 2005. [Monografia de concluso do curso de graduao em Cincias Sociais]. SOARES, Paulo Marcondes Ferreira. Identidade e modernizao como modelos culturais no entre-mundos. Agenda Social. Revista do Programa de Ps-Graduao em Polticas Sociais. vol.2, n.3, set/dez de 2008,

http://www.uenf.br/Uenf/Pages/CCH/Agenda_Social/ .

72

You might also like