You are on page 1of 4

Faca

Faca
Uma faca qualquer objeto cortante capaz de ser empunhado. As facas so ferramentas utilizadas desde as mais primitivas eras da humanidade.
Faca padro "Chef" As facas podem ser usadas para as mais diferentes aplicaes, como ferramenta, arma ou simples objeto de decorao e para cada funo existem diversas combinaes de geometrias de lminas, tipos de metais e mtodos de fabricao, cuja combinao a torna adequada a determinado tipo de uso.

Etimologia
Segundo o Dicionrio Etimolgico da Lngua Portuguesa de Antnio Geraldo da Cunha, o vocbulo faca possui origem obscura. Entretanto, sabido que seu registro na lngua portuguesa se d por volta do sculo XV.

Histria
A presena desse instrumento confirmada desde a Idade do bronze (6,5 milhares da anos A.C.) na sia Menor. A importncia do mais antigo dos talheres foi registrada pelo filsofo estico Posidnio ao narrar um festim na Glia em 97 a.C. Sua dupla funo, de cortar os alimentos e tambm lev-los boca, se modificou com o advento do Garfo, conforme Leo Moulin[1]. Ao longo da histria humana, as facas foram produzidas das mais diferentes maneiras em vrias sociedades, desde as pedras lascadas pelo homem primitivo, passando pelas facas produzidas a partir de pedaos de meteoritos ricos em ferro, at as facas produzidas nos dias de hoje pela indstria moderna. O pice do uso da faca como talher se deu entre o final da Idade Mdia e o Renascimento com os requintes da Cutelaria na Itlia, Alemanha, Frana e Espanha. No sculo XIV na Frana os Reis usavam facas conforme o calendrio religioso anual: eram com cabos escuro em bano durante a Quaresma e com cabos de bano e Marfim em Pentecostes.[2] H duas verses opostas referentes s opinies e determinaes do Cardeal e Duque de Richelieu, ministro de Lus XIII referentes s facas: conforme Antoine de Furetire, autor do Dicionrio Universal, o Cardeal instituiu nas refeies facas de ponta afiada para uso na limpeza dos dentes, enquanto que Norbert Elias, conforme citado por Renato Janine Ribeiro[3], defende que Richelieu proibiu essas facas mais passveis de uso mais agressivo. O Cardeal e Duque de Richelieu era um homem poderoso e respeitado, servindo de exemplo social. A aferio das verses contraditrias poder ser realizada, verificando, na actualidade, quantas pessoas usam a faca de ponta afiada para uso na limpeza dos dentes e quantas mesas so postas com facas de ponta redonda e fio cortante quase nulo.

Faca

Fabricao
De maneira geral, o processo de fabricao de uma faca atualmente consiste em modelar a lmina, seja atravs do processo de forja ou de desbaste e aplicar um tratamento trmico conhecido como tmpera, que confere dureza ao fio da lmina. A lmina ento afiada e cabeada.

Partes e caractersticas
1. Lmina (conjunto dos itens 3 a 8) 2. Cabo ou empunhadura (conjunto dos itens 9 a 11) 3. Ponta ou ponteira 4. Fio ou gume 5. Desbaste (vazado ou bisel) 6. Dorso ou contra-fio 7. Mosca 8. Ricasso 9. Guarda

Partes de uma faca

10. Pomo 11. Cordo

Tipos, tamanhos e formatos


Entre os diversos formatos e tipos de facas existentes, as mais conhecidas so: facas gachas, facas culinrias, facas tticas e de combate, facas de camping, faco de mato e as legendrias facas "bowie". Destacam-se ainda as facas utilitrias, termo usado genericamente para designar as facas que no se enquadram em um dos demais tipos com nomenclatura especficoa. Podem ser citados como exemplos de facas utilitrias as "skinner", usadas por caadores para retirar a pele de animais.

Facas culinrias
As facas culinrias tm como objetivo a chamada "dcoupage", ou seja trinchar, filetar, fatiar as carnes, aves, peixes, tarefa feita muitas vezes no salo dos restaurantes mais sofisticados, diante dos clientes. Os utenslios de melhor qualidade so as facas com cabo em material sinttico e lmina em ao inoxidvel com liga cromo -molibdnio.[4] As facas culinrias apresentam os seguintes tipos principais, indicadas em ordem decrescente de tamanho mdio de cada tipo: Faca de "chef" - Serve para quase tudo, lmina longa (20 a 30 cm) e larga, ponta ligeiramente curva. Faca para filetar - Com pequenas ranhuras (alvolos), longa, para cortar lminas finas de presunto cru ou salmo. Faca para po - Serrilhada e longa. Faca lisa - lmina mais fina, para cortar peixes, frios, massas folhadas. Faca para desossa - para desossar carnes, aves, peixes, tambm descascar frutas e legumes, Lmina longa, fina, pontiaguda. Faca para legumes - semelhante do "chef", porm bem menor (10 a 12 cm). Faca para tornear - bem pequena, lmina bem curva, para esculpir e tornear frutas ou vegetais. Acessrios: Gancho trichador - como um garfo grande de 2 pontas, usado para fixar o que vai ser cortado. Chaira - Afiador das lminas, feita em metal bem mais duro e resistente do que as mesmas.

Faca

Lmina
A parte perfuro-cortante da faca, onde se encontra o gume, geralmente construda em ao e revestida pelo cabo numa das extremidades, permitindo a sua empunhadura segura. O formato da lmina determina o tipo de faca e, em conjunto com a geometria transversal da lmina (vazado ou desbaste), adequa a faca ao tipo de material a ser cortado e tambm a profundidade do corte a ser feito. Basicamente temos trs tipos: a geometria do tipo "Hollow Ground", onde a superfcie da lmina cncava, privilegiando cortes finos e superficiais, porm, com menos resistncia a impactos; a geometria tipo "Flat Ground", onde a superfcie da lmina reta, privilegiando cortes mais profundos e que confere maior resistncia a impactos, tornando a lmina ideal para tarefas pesadas; a geometria do tipo "Convex Ground", onde a superfcie da lmina convexa, exatamente o oposto do tipo "Hollow Ground". Atualmente o tipo menos usado, exatamente por no apresentar vantagens significativas em relao aos tipos anteriormente mencionados.

Bainha
Proteo para o abrigo da lmina, habitualmente executada em tecido, couro, madeira ou metal ou numa combinao desses materiais, tambm servindo para que uma faca possa ser portada e transportada com segurana. Normalmente, bainhas antigas em pele, tecido, couro ou madeira possuam a ponteira e o bocal em metal para reforo. No Brasil, na Argentina e no Uruguai este tipo de bainha com ponteira e bocal geralmente em prata ou alpaca, quando confeccionada em couro, popularmente conhecido como bainha "picano" ou "picazo".

Referncias
[1] [2] [3] [4] Livro "Les plaisirs de la table" - Fonds Mercator - Anturpia 2002 "A rainha que virou pizza" - Jos Antnio Dias Lopes - Cia Editora Nacional - 2007 Livro "A etiqueta no antigo regime" - Editora Moderna - SP - 1999 Revista "Gosto" - Editora Isabella - N9 (abril 2010); pg. 33/34 - Martha Pio Autran

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Faca Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=36870976 Contribuidores: Bluedenim, Bruno Ishiai, Carrion, Desempates, Epinheiro, Escoria79, Flbornia, Gunnex, Gustavo Siqueira, Gvogetta, Ikescs, Indech, Jjfilipe, Leonardo.stabile, LeonardoRob0t, Leslie, Levs, Maan, MarceloB, Midnight Green, Mschlindwein, Odinilson, PatrciaR, Ricardot, Rui Silva, Santana-freitas, Sturm, Vitor Mazuco, Xadai, 19 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Chef's Knife.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Chef's_Knife.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Donovan Govan. Ficheiro:Knife parts.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Knife_parts.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Nesusvet

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like