You are on page 1of 3

11/10/13

DECRETO-LEI 477

HISTRIA DA EDUCAO NO BRASIL


PERODO DO REGIME MILITAR

DECRETO-LEI No 477 - de 26 de fevereiro de 1969


Define infraes disciplinares praticadas por professores, alunos, funcionrios ou empregados de estabelecimentos de ensino pblico ou particulares, e d outras providncias. O Presidente da Repblica, usando das atribuies que lhe confere o pargrafo 1o do Art. 2o do Ato Institucional no 5, de 13 de dezembro de 1968, decreta: Art 1o Comete infrao disciplinar o professor, aluno, funcionrio ou empregado de estabelecimento de ensino pblico ou particular que: I - Alicie ou incite a deflagrao de movimento que tenha por finalidade a paralizao de atividade escolar ou participe nesse movimento; II - Atente contra pessoas ou bens, tanto em prdio ou instalaes, de qualquer natureza, dentro de estabelecimentos de ensino, como fora dele; III - Pratique atos destinados organizao de movimentos subversivos, passeatas, desfiles ou comcios no autorizados, ou dele participe; IV - Conduza ou realiza, confeccione, imprima, tenha em depsito, distribua material subversivo de qualquer natureza; V - Seqestre ou mantenha em crcere privado diretor, membro do corpo docente, funcionrio ou empregado de estabelecimento de ensino, agente de autoridade ou aluno; VI - Use dependncia ou recinto escolar para fins de subverso ou para praticar ato contrrio moral ou ordem pblica. 1o As infraes definidas neste artigo sero punidas: I - Se se tratar de membro do corpo docente, funcionrio ou empregado de estabelecimento de ensino com pena de demisso ou dispensa, e a proibio de ser nomeado, admitido ou contratado por qualquer outro da mesma natureza pelo prazo de cinco anos; II - Se se tratar de aluno, com a pena de desligamento e a proibio de se matricular em qualquer outro estabelecimento de ensino por prazo de trs (3) anos.
www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10b.htm 1/3

11/10/13

DECRETO-LEI 477

2o Se o infrator for beneficirio de bolsa de estudo ou perceber qualquer ajuda do Poder Pblico, perd-la-, e no gozar de nenhum desses benefcios pelo prazo de cinco (5) anos. 3o Se se tratar de bolsista estrangeiro ser solicitada a sua imediata retirada do territrio nacional. Art. 2o A apurao das infraes a que se refere este Decreto-Lei far-se- mediante processo sumrio a ser concludo no prazo improrrogvel de vinte dias. Pargrafo nico. Havendo suspeita de prtica de crime, o dirigente do estabelecimento de ensino providenciar, desde logo a instalao de inqurito policial. Art. 3o O processo sumrio ser realizado por um funcionrio ou empregado do estabelecimento de ensino, designado por seu dirigente, que proceder as diligncias convenientes e citar o infrator para, no prazo de quarenta e oito horas, apresentar defesa. Se houver mais de um infrator o prazo ser comum e de noventa e seis horas. 1o O indicado ser suspenso at o julgamento, de seu cargo, funo ou emprego, ou, se for estudante, proibido de freqentar as aulas, se o requerer o encarregado do processo. 2o Se o infrator residir em local ignorado, ocultar-se para no receber a citao, ou citado, no se defender ser-lhe- designado defensor para apresentar a defesa. 3o Apresentada a defesa, o encarregado do processo elaborar relatrio dentro de quarenta e oito horas, especificando a infrao cometida, o autor e as razes de seu convencimento. 4o Recebido o processo, o dirigente do estabelecimento proferir deciso fundamentada, dentro de quarenta e oito horas, sob pena do crime definido no Art. 319 do Cdigo Penal, alm da sano cominada no item I do 1o do Art. 1o deste Decreto-Lei. 5o Quando a infrao estiver capitulada na Lei Penal, ser remetida cpia dos atos autoridade competente. Art. 4o Comprovada a existncia de dano patrimonial no estabelecimento de ensino, o infrator ficar obrigado a ressarci-lo, independentemente das sanes disciplinares e criminais que, no caso, couberem. Art. 5o O Ministro de Estado da Educao e Cultura expedir, dentro de trinta dias, contados da data de sua publicao, instrues para a execuo deste Decreto-Lei. Art. 6o Este Decreto-Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10b.htm

2/3

11/10/13

DECRETO-LEI 477

Perodo do Regime Militar Texto Cronologia

Ou ento use o <voltar> de seu programa de navegao

Para referncia desta pgina: BRASIL. Presidncia da Repblica. Decreto-Lei n. 477, de 26 de fevereiro de 1969. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2003. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb07a.htm>. Acesso em: dia mes ano.

www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10b.htm

3/3

You might also like