You are on page 1of 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof.

Srgio Mendes Aula 03

AULA 3: Lei de Responsabilidade Fiscal - Parte IV


SUMRIO Apresentao do tema Dvida Pblica Operaes de Crditos Vedaes Banco Central do Brasil Garantia e Contragarantia Regra de Ouro Memento (resumo) Lista das questes comentadas nesta aula Gabarito PGINA 1 3 24 33 38 41 45 51 56 71

Ol amigos! Como bom estar aqui! Nesta ltima aula abordaremos os tpicos que eu, particularmente, considero a parte mais difcil do curso. Entretanto, isso no motivo para desistirmos. Vamos com tudo pra cima da LRF! O ponto positivo que nessa parte impera a letra fria da Lei, ou seja, as bancas cobram exatamente como est escrito na LRF, sem muitos rodeios. Estudaremos nesta aula os temas da Lei de Responsabilidade Fiscal que ainda no foram abordados ao longo do nosso curso, relacionados dvida pblica. Ao final deste encontro chegaremos ao nmero impressionante de 300 questes apenas de LRF! teoria completa e muita prtica! Vai estar afiado para a prova!

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Aproveito a oportunidade para informar sobre o lanamento da 3 edio do meu livro: Administrao Financeira e Oramentria, Teoria e Questes, Srgio Mendes, Editora Mtodo. O livro j est disponvel nas melhores livrarias de todo o pas.

E vamos comear nossa aula!

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 1. DVIDA PBLICA 1.1. Definies A dvida pblica a decorrncia natural dos emprstimos. So consideradas fundamentais para o equilbrio entre receitas e despesas, em virtude de seu potencial para causar danos s contas pblicas. O assunto to importante que o art. 34 da CF/1988 dispe que a Unio no intervir nos estados nem no Distrito Federal, exceto, entre outros motivos, para reorganizar as finanas da unidade da Federao que suspender o pagamento da dvida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de fora maior; ou deixar de entregar aos municpios receitas tributrias fixadas na Constituio, dentro dos prazos estabelecidos em lei. De acordo com o art. 92 da Lei 4.320/1964, a dvida flutuante compreende: Os restos a pagar, excludos os servios da dvida. Os servios da dvida a pagar (parcelas de amortizao e juros da dvida fundada). Os depsitos. Os dbitos de tesouraria (operaes de crdito por antecipao de receita). Consoante o art. 98, a dvida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contrados para atender o desequilbrio oramentrio ou financeiro de obras e servios pblicos. O Decreto 93.872/1986 mais abrangente. Segundo o art. 115, a dvida pblica abrange a dvida flutuante e a dvida fundada ou consolidada. A dvida flutuante compreende os compromissos exigveis, cujo pagamento independe de autorizao oramentria, assim entendidos: Os restos a pagar, excludos os servios da dvida. Os servios da dvida. Os depsitos, inclusive consignaes em folha. As operaes de crdito por antecipao de receita. O papel-moeda ou moeda fiduciria. J a dvida fundada ou consolidada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses contrados mediante emisso de ttulos ou celebrao de contratos para atender a desequilbrio oramentrio, ou a financiamento de obras e servios pblicos, e que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. A dvida fundada ser escriturada com individuao e especificaes que permitam verificar, a qualquer momento, a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 A Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu regras mais rgidas para o endividamento pblico, at mesmo redefinindo conceitos da Lei 4.320/1964 e do Decreto 93.872/1986. A LRF adota no art. 29 as definies relacionadas ao crdito pblico e ao endividamento. A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses. Tambm ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de crdito de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham constado do oramento. Ainda, para fins de aplicao dos limites ao endividamento, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada.
Amortizao em prazo superior a 12 meses; A relativa emisso de ttulos de responsabilidade do BACEN e as operaes de crdito de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham da LOA; Para fins de aplicao dos limites ao endividamento, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos.

Integram a Dvida Pblica Consolidada ou Fundada

A dvida pblica mobiliria aquela representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, dos estados e dos municpios. uma especificao da dvida consolidada geral para que ocorra um maior controle. Considera-se operao de crdito o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Equiparam-se operao de crdito a assuno, o reconhecimento ou a confisso de dvidas pelo ente da Federao, sem prejuzo do cumprimento das exigncias dos arts. 15 e 16 da LRF, relacionados gerao de despesa. A concesso de garantia corresponde a compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. Nas restries s despesas de pessoal, se no alcanada a reduo no prazo estabelecido, e enquanto perdurar o excesso, o ente no poder contratar, entre outros, operaes de crdito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dvida mobiliria e as que visem reduo das despesas com pessoal. A Resoluo do Senado Federal 43/2001 acrescenta que a dvida consolidada lquida a dvida pblica consolidada deduzidas as disponibilidades de caixa, as aplicaes financeiras e os demais haveres financeiros.

1) (CESPE - Analista Administrativo - ANATEL - 2009) O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal, no includos a atualizao monetria e os juros, e se limita, ao final de cada exerccio, ao montante existente no exerccio anterior. O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal, acrescido da atualizao monetria, e se limita, ao final de cada exerccio, ao montante existente no exerccio anterior somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. Resposta: Errada 2) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A dvida pblica mobiliria representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, estados e municpios. J a dvida pblica consolidada ou fundada consiste no montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. A dvida pblica mobiliria a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. Resposta: Certa
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 3) (CESPE Procurador Federal 2007) Caso determinado estado da Federao celebre operao de crdito para obteno de ativos para construo e reforma de rodovias estaduais, estabelecendo, no contrato, que o prazo para amortizao da referida operao ser de 36 meses, nessa situao, os valores relativos operao de crdito enquadrar-se-o no conceito de dvida pblica consolidada. Na LRF: Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, so adotadas as seguintes definies: I - dvida pblica consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses; Logo, se o prazo para amortizao da referida operao ser de 36 meses, nessa situao, os valores relativos operao de crdito enquadrar-se-o no conceito de dvida pblica consolidada. Resposta: Certa 4) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) Integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites da dvida pblica e de operaes de crdito, todos os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos. Os precatrios so pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentena judicial. Decorrem de situaes em que a administrao no reconhece uma dvida na esfera administrativa e o credor ingressa com uma ao no Poder Judicirio. Em caso de vitria do credor, haver um procedimento diferenciado para o pagamento, j que os bens pblicos so impenhorveis. Para fins de aplicao dos limites ao endividamento, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada. Resposta: Certa 5) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) A dvida fundada refere-se ao montante, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do estado do Esprito Santo, assumida em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados. Refere-se, tambm, s obrigaes decorrentes de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses. A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (como o Estado do Esprito Santo), assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Segundo a LRF, so entes da federao: a Unio, cada Estado, o Distrito Federal e cada Municpio. Resposta: Certa 6) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) A dvida pblica consolidada ou fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a cinco anos. A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Resposta: Errada 7) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Os ttulos emitidos pelo Banco Central do Brasil no so computados no clculo da dvida pblica. Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. Logo, os ttulos emitidos pelo Banco Central do Brasil so computados no clculo da dvida pblica. Resposta: Errada 8) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) O refinanciamento da dvida mobiliria consiste na emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria e juros de mora no percentual anual fixado pelo Banco Central do Brasil. O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. Tal refinanciamento no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. Logo, no h juros de mora no percentual anual fixado pelo Banco Central do Brasil. Resposta: Errada

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 9) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) a dvida fundada de um ente da Federao corresponde ao montante das suas obrigaes financeiras assumidas para amortizao em prazo superior a doze meses. A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Resposta: Certa 10) (CESPE AUFC TCU 2004) Enquanto a Lei n. 4.320/1964 considera como dvida pblica fundada apenas aquela com vencimento superior a doze meses, a Lei Complementar n. 101/2000 inclui nessa categoria tambm as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. Consoante o art. 98 da Lei 4320/1964, a dvida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contrados para atender o desequilbrio oramentrio ou financeiro de obras e servios pblicos. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu regras mais rgidas para o endividamento pblico, at mesmo redefinindo conceitos da Lei 4.320/1964 e do Decreto 93.872/1986. A LRF adota no art. 29 as definies relacionadas ao crdito pblico e ao endividamento. A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses. Tambm ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de crdito de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham constado do oramento. Resposta: Certa 11) (CESPE AUFC TCU 2008) Caso a Unio emita novos ttulos para pagamento de dvidas mobilirias vencidas, as quais se componham de principal, atualizao monetria e juros, nos valores de, respectivamente, R$ 100.000,000,00, R$ 10.000.000,00 e R$ 15.000.000,00, nessa situao, de acordo com a LRF, o refinanciamento de tais dvidas corresponder a R$ 100.000.000,00. Para os efeitos da LRF, o refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria (art. 29, V, da LRF).
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Logo: Refinanciamento = principal + atualizao monetria Refinanciamento = R$ 100.000,000,00 + R$ 10.000.000,00 Refinanciamento = R$ 110.000,000,00 Nessa situao, de acordo com a LRF, o refinanciamento de tais dvidas corresponder a R$ 110.000.000,00. Resposta: Errada 12) (CESPE - Procurador - PGE/PE - 2009) Para fins de apurao da dvida flutuante, so excludos os restos a pagar. De acordo com o art. 92 da Lei 4.320/1964, a dvida flutuante compreende: _ Os restos a pagar, excludos os servios da dvida. _ Os servios da dvida a pagar (parcelas de amortizao e juros da dvida fundada). _ Os depsitos. _ Os dbitos de tesouraria (operaes de crdito por antecipao de receita). Logo, os restos a pagar integram a dvida flutuante. Resposta: Errada 13) (CESPE - Analista Tcnico Administrativo - MI - 2009) As caues, as garantias recebidas em dinheiro de terceiros para a execuo de contratos de obras e fornecimento de servios e as diversas arrecadaes por conta de terceiros devem integrar o cmputo da dvida flutuante. De acordo com o art. 92 da Lei 4.320/1964, a dvida flutuante compreende: _ Os restos a pagar, excludos os servios da dvida. _ Os servios da dvida a pagar (parcelas de amortizao e juros da dvida fundada). _ Os depsitos. _ Os dbitos de tesouraria (operaes de crdito por antecipao de receita). Dentro de depsitos esto includas as caues. Resposta: Certa 14) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) A dvida mobiliria do governo federal, constituda pelos ttulos da dvida pblica em poder das instituies financeiras, deve ser contabilizada como dvida flutuante. Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 crdito de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham constado do oramento. Resposta: Errada 15) (CESPE Tcnico Superior IPAJM 2010) A dvida fundada compreende compromissos contrados para atender desequilbrio oramentrio ou financeiro de obras e servios pblicos. Na Lei 4320/1964, a dvida fundada ou consolidada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses contrados mediante emisso de ttulos ou celebrao de contratos para atender a desequilbrio oramentrio, ou a financiamento de obras e servios pblicos, e que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. Assim, no basta que a dvida seja contrada para atender desequilbrio oramentrio ou financeiro de obras e servios pblicos para que seja considerada fundada. Resposta: Errada 16) (CESPE Tcnico Superior IPAJM 2010) A dvida pblica mobiliria representada exclusivamente pelo conjunto de ttulos com vencimento inferior a doze meses. A dvida pblica mobiliria aquela representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, dos estados e dos municpios. Resposta: Errada 17) (FCC APOFP - SEFAZ/SP - 2010) A dvida adquirida por antecipao de receita classifica-se como: (A) ativa. (B) fundada. (C) consolidada. (D) patritica. (E) flutuante. Os dbitos de tesouraria (operaes de crdito por antecipao de receita) classificam-se como dvida flutuante. Resposta: Letra E 18) (FCC - Auxiliar da Fiscalizao Financeira TCE/SP - 2010) considerada dvida pblica consolidada ou fundada: (A) o compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. (B) o compromisso financeiro assumido em razo da abertura de crdito bem como a emisso de ttulos para pagamento do principal.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (C) o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. (D) a dvida representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. (E) o compromisso financeiro assumido em razo da aquisio financiada de bens e recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios. a) Errada. A concesso de garantia corresponde a compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. b) Errada. O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. c) Correta. A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. d) Errada. A dvida pblica mobiliria a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. uma especificao da dvida consolidada geral para que ocorra um maior controle. e) Errada. Considera-se operao de crdito o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Resposta: Letra C 19) (FCC Procurador de Contas TCE/RR 2008) A dvida pblica consolidada ou fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Integram tambm a dvida pblica consolidada ou fundada: I. A dvida relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil. II. As operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas no tenham constado do oramento. III. Os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos, para fins de aplicao dos limites da dvida consolidada. Est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) I.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. I) Correto. Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil (art. 29, 2, da LRF). II) Errado. Tambm integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento (art. 29, 3, da LRF). III) Correto. Os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites (art. 30, 7, da LRF). Logo, est correto o que se afirma em I e III. Resposta: Letra E 20) (FCC Procurador de Contas TCE/AP 2010) Para fins dos limites da dvida pblica, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a: (A) dvida pblica mobiliria. (B) despesa com pessoal. (C) dvida pblica flutuante. (D) dvida pblica consolidada. (E) despesa de custeio. Os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites (art. 30, 7, da LRF). Resposta: Letra D 21) (FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/SP 2008) Tendo em vista a legislao que se refere dvida fundada ou consolidada, INCORRETO afirmar: (A) A dvida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou financeiro de obras e servios pblicos. (B) Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a dvida relativa a ttulos da dvida pblica emitidos pelo Banco Central do Brasil. (C) Dvida fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (D) Tambm integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham constado do oramento e, para fins de aplicao dos limites, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos. (E) A dvida fundada ser escriturada com individuao e especificaes que permitem verificar, a qualquer momento, a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros. a) Correta. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou a financeiro de obras e servios pblicos (art. 98, caput, da Lei 4320/1964). b) Correta. Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil (art. 29, 2, da LRF). c) Correta. Dvida pblica consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses (art. 29, I, da LRF). d) Correta. Tambm integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento (art. 29, 3, da LRF). Os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites (art. 30, 7, da LRF). e) Correta. A dvida fundada ser escriturada com individuao e especificaes que permitam verificar, a qualquer momento, a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros (art. 98, pargrafo nico, da Lei 4320/1964). Resposta: Anulada (Todas as alternativas corretas) 22) (FCC - Analista Judicirio Administrativo - TRT- 2 Regio-2008) Integram a dvida fundada do ente pblico: (A) os depsitos recebidos do setor privado a ttulo de caues e garantias. (B) emprstimos externos com prazo de vencimento superior a 12 meses. (C) as exigibilidades do setor pblico com prazo de vencimento inferior a 12 meses. (D) os dbitos de tesouraria. (E) os servios da dvida a pagar com prazo inferior a 12 meses. Dvida pblica consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses (art. 29, I, da LRF). Logo, emprstimos externos com prazo de vencimento superior a 12 meses integram a dvida fundada do ente pblico. Resposta: Letra B 1.2. Competncias Sobre o montante da dvida pblica brasileira, a CF/1988 atribuiu competncias ao Congresso Nacional e separadamente ao Senado Federal. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; bem como sobre moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. Ateno: da competncia exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo (art. 49, IX, da CF/1988).

Compete privativamente ao Senado Federal: (por meio de resoluo) Autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos municpios. Fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal. Dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno. Estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos estados, do Distrito Federal e dos municpios.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03

23) (CESPE Auditor Substituto de Ministro TCU 2007) O DF estar sujeito a interveno federal no caso de absteno do pagamento da dvida pblica fundada por mais de cinco anos consecutivos. O art. 34 da CF/1988 dispe que a Unio no intervir nos estados nem no Distrito Federal, exceto, entre outros motivos, para reorganizar as finanas da unidade da Federao que suspender o pagamento da dvida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de fora maior; ou deixar de entregar aos municpios receitas tributrias fixadas na Constituio, dentro dos prazos estabelecidos em lei. A literalidade so dois anos e a questo foi dada como incorreta. Mas em minha opinio, a questo est correta, pois fato que se o DF no pagar a dvida por mais de cinco anos consecutivos (cinco anos mais do que dois anos!) estar sujeito a interveno federal. Resposta: Errada 24) (CESPE AFCE TCU 2009) Compete a lei complementar dispor sobre finanas pblicas e sobre os limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios. Compete privativamente ao Senado, por meio de resoluo, estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Resposta: Errada 25) (FCC Auditor Substituto de Conselheiro - TCE/RO 2010) Os Estados, Distrito Federal e Municpios podem adquirir emprstimos pblicos mediante emisso de ttulos. Dispor sobre os limites globais e condies para que estes emprstimos aconteam competncia (A) comum dos entes federados envolvidos, mediante lei complementar. (B) exclusiva da Assembleia Legislativa, Cmara Legislativa ou Cmara Municipal, mediante decreto legislativo. (C) exclusiva do Chefe do Poder Executivo, mediante decreto. (D) exclusiva do Senado Federal, mediante resoluo. (E) privativa do Congresso Nacional, mediante decreto legislativo. Estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos estados, do Distrito Federal e dos municpios competncia exclusiva do Senado Federal, mediante resoluo. Resposta: Letra D
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 26) (FCC Procurador - Recife 2008) Em relao dvida pblica, NO competncia do Senado Federal: (A) julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. (B) autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. (C) fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (D) dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno. (E) estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Na alternativa A, da competncia exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo (art. 49, IX, da CF/1988). As demais alternativas trazem corretamente as atribuies do Senado Federal. Resposta: Letra A 27) (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) A respeito da dvida pblica, a Constituio federal dispe: I. Compete privativamente ao Congresso Nacional dispor sobre limites e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. II. da competncia exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. III. Compete privativamente ao Congresso Nacional autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse dos entes da federao. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. I) Errado. Compete privativamente ao Senado Federal dispor sobre limites e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. II) Correta. da competncia exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo (art. 49, IX, da CF/1988).
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 III) Errada. Compete privativamente ao Senado Federal autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse dos entes da federao. Est correto o que se afirma somente em II. Resposta: Letra B 28) (FCC Procurador de Contas TCE/AP 2010) Sobre dvida pblica, a Constituio Federal estabelece que (A) lei complementar dispor sobre dvida pblica interna e externa, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico. (B) a dvida pblica se classifica em fundada e flutuante, traz as respectivas definies e engloba as operaes de crdito e concesso de garantia. (C) compete ao Congresso Nacional dispor sobre os limites globais e condies para operaes de crdito externo e interno dos Estados e do Distrito Federal. (D) compete ao Congresso Nacional, por proposta do Presidente da Repblica, fixar os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (E) compete ao Congresso Nacional estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. a) Correta. Lei complementar dispor sobre dvida pblica externa e interna, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico (art. 163, II, da CF/1988). Tal lei complementar a Lei de Responsabilidade Fiscal. b) Errada. Sobre dvida pblica, a Constituio Federal no estabelece que a dvida pblica se classifica em fundada e flutuante, tampouco traz as respectivas definies e engloba as operaes de crdito e concesso de garantia. Quem faz isso a Lei de Responsabilidade Fiscal. c) Errada. Compete ao Senado Federal dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal. d) Errada. Compete ao Senado Federal fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. e) Errada. Compete ao Senado Federal estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Resposta: Letra A

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 1.3. Limites ao Endividamento Os limites para a dvida pblica, operaes de crdito e concesso de garantia sero fixados em percentual da receita corrente lquida para cada esfera de governo e aplicados igualmente a todos os entes da Federao que a integrem, constituindo, para cada um deles, limites mximos. Para fins de verificao do atendimento do limite, a apurao do montante da dvida consolidada ser efetuada ao final de cada quadrimestre. Exceo se d para os municpios com populao inferior a 50 mil habitantes, que podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais se inclui a apurao semestral dos limites da dvida consolidada. A mesma exceo ocorre na apurao das despesas com pessoal. Sero estabelecidos pelo Senado Federal por proposta do Chefe do Poder Executivo da Unio, enviada 90 dias aps a publicao da LRF: Limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, Estados e Municpios e de limites e condies relativos s operaes de crdito externo e interno da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal. Concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno e montante da dvida mobiliria dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Os limites para o montante da dvida mobiliria federal sero estabelecidos pelo Congresso Nacional, mediante projeto de lei encaminhado pelo Chefe do Poder Executivo da Unio, enviado tambm 90 dias aps a publicao da LRF. As propostas tambm podero ser apresentadas em termos de dvida lquida, evidenciando a forma e a metodologia de sua apurao. Sempre que alterados os fundamentos das propostas enviadas ao Senado Federal ou ao Congresso Nacional, em razo de instabilidade econmica ou alteraes nas polticas monetria ou cambial, o Presidente da Repblica poder encaminhar solicitao de reviso dos limites. As propostas enviadas e suas alteraes contero: Demonstrao de que os limites e condies guardam coerncia com as normas estabelecidas na LRF e com os objetivos da poltica fiscal. Estimativas do impacto da aplicao dos limites a cada uma das trs esferas de governo. Razes de eventual proposio de limites diferenciados por esfera de governo. Metodologia de apurao dos resultados primrio e nominal. Vale ressaltar que a LRF traz diversas regras sobre a dvida pblica, porm, diferentemente das despesas com pessoal, no determina quais so os limites do endividamento, pois tais definies cabem ao Senado Federal.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 As Resolues do Senado 40/2001, 43/2001 e 48/2007 dispem sobre os limites dos entes em relao Receita Corrente Lquida:
LIMITES EM RELAO RCL Objeto Dvida consolidada Contratao de operaes de crdito Concesso de garantias Pagamento dos servios da dvida Contratao de operaes por ARO Unio No h 60% 60% No h No h Estados/DF 200% 16% 22% 11,5% 7% Municpios 120%

1.4. Reconduo da Dvida aos Limites


Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro.

Reconduo da dvida (art. 31 da LRF)

Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter s seguintes sanes: I estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. II obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho. Vencido o prazo para retorno da dvida ao limite, e enquanto perdurar o excesso, o ente ficar tambm impedido de receber transferncias voluntrias da Unio ou do estado. Ressalto que, para fins da aplicao das sanes de suspenso de transferncias voluntrias constantes da LRF, excetuam-se aquelas relativas a aes de educao, sade e assistncia social. As normas sero observadas nos casos de descumprimento dos limites da dvida mobiliria e das operaes de crdito internas e externas. 1.5. Excees aos Prazos para Reconduo da Dvida aos Limites Estas so as excees aos prazos do art. 31 da LRF para reconduo da dvida aos limites: Aplicao imediata: as restries so aplicadas imediatamente se o montante da dvida exceder o limite no primeiro quadrimestre do ltimo ano do mandato do Chefe do Poder Executivo.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Suspenso: na ocorrncia de calamidade pblica reconhecida pelo Congresso Nacional, no caso da Unio, ou pelas Assembleias Legislativas, na hiptese dos estados e municpios; e em caso de estado de defesa ou de stio decretado na forma da constituio, enquanto perdurar a situao, sero suspensas a contagem dos prazos e as disposies estabelecidas no artigo. Duplicao: j em caso de crescimento real baixo ou negativo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, regional ou estadual por perodo igual ou superior a quatro trimestres, os prazos do artigo sero duplicados. Entende-se por baixo crescimento a taxa de variao real acumulada do PIB inferior a 1%, no perodo correspondente aos quatro ltimos trimestres. Ampliao: ainda, na hiptese de se verificarem mudanas drsticas na conduo das polticas monetria e cambial, reconhecidas pelo Senado Federal, o prazo poder ser ampliado em at quatro quadrimestres.

29) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) Os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio e para o montante da dvida mobiliria federal devem ser fixados, em percentual da receita corrente lquida, para cada esfera de governo. Os limites para a dvida pblica, operaes de crdito e concesso de garantia sero fixados em percentual da receita corrente lquida para cada esfera de governo e aplicados igualmente a todos os entes da Federao que a integrem, constituindo, para cada um deles, limites mximos. Resposta: Certa 30) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Se um municpio, ao final do primeiro quadrimestre de 2009, tiver ultrapassado o limite da sua dvida consolidada em R$ 600 milhes, isso significar que, at o final de agosto, ele dever reduzi-la em R$ 200 milhes, sob pena de ficar impedido de receber transferncias voluntrias a partir de setembro. Consoante o art. 31 da LRF, se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. Logo, se um municpio, ao final do primeiro quadrimestre, tiver ultrapassado o limite da sua dvida consolidada em R$ 600 milhes, isso significar que, at o final de agosto (primeiro quadrimestre aps a ultrapassagem do limite), ele dever reduzi-la em no mnimo R$ 150 milhes, pois o excedente deve ser reduzido em pelo menos 25% no primeiro quadrimestre subsequente. Resposta: Errada

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 31) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade 2008) Se, em determinado estado da Federao, o crescimento do produto interno bruto tiver permanecido, por doze meses, inferior a 1% e a dvida consolidada desse estado tiver excedido, nesse perodo, os limites estabelecidos pelo Senado Federal, ento o prazo para reconduo da dvida ao seu respectivo limite ser de vinte e quatro meses. Estamos diante de um caso de necessidade de duplicao de prazo, pois o crescimento do produto interno bruto permaneceu, por doze meses, inferior a 1%. Se a dvida consolidada desse estado tiver excedido, nesse perodo, os limites estabelecidos pelo Senado Federal, ento o prazo para reconduo da dvida ao seu respectivo limite passar de trs para seis quadrimestres, ou seja, ser de vinte e quatro meses. Resposta: Certa 32) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais inclui-se a apurao semestral dos limites de despesas de pessoal e da dvida consolidada. Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais se inclui a apurao semestral dos limites da dvida consolidada. A mesma regra especial ocorre na apurao das despesas com pessoal de tais municpios. Resposta: Certa 33) (CESPE Auditor Substituto de Ministro TCU 2007) Se um ente da federao ultrapassar o limite estabelecido legalmente para o montante da dvida consolidada, ficar proibido de realizar operao de crdito, inclusive o refinanciamento do dbito principal atualizado da dvida mobiliria, enquanto perdurar o excesso. Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter s seguintes sanes: _ Estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. _ Obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho. Resposta: Errada 34) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) Se o estado do Esprito Santo tivesse ultrapassado o limite de endividamento no
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 ltimo quadrimestre de 2009, ento ele deveria tomar medidas imperativas de reconduo ao limite, no mximo at o trmino de 2010, enquanto perdurasse o excesso, as operaes de crdito ficariam suspensas, at mesmo as de antecipao de receita. Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter a sanes, entre elas, a proibio de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. Logo, se o estado do Esprito Santo tivesse ultrapassado o limite de endividamento no ltimo quadrimestre de 2009, ento ele deveria tomar medidas imperativas de reconduo ao limite, no mximo at o trmino de 2010, ou seja, at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes. Enquanto perdurasse o excesso, como regra geral, entre outras sanes, as operaes de crdito ficariam suspensas, at mesmo as de antecipao de receita. Resposta: Certa 35) (FCC Procurador de Contas - TCE/RO 2010) Se, ao final de um quadrimestre, a dvida consolidada de um ente federado ultrapassar o respectivo limite, dever ela ser reconduzida (A) at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes, com reduo de pelo menos um quarto no primeiro. (B) nos dois quadrimestres seguintes, com reduo de pelo menos um tero no primeiro. (C) at o trmino do exerccio financeiro, com reduo de pelo menos metade no primeiro bimestre. (D) at noventa dias para reduo de um tero e mais noventa dias para reduo do restante. (E) at o trmino do semestre seguinte ao da constatao, com reduo de pelo menos um tero no primeiro bimestre. Consoante o art. 31 da LRF, se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (um quarto) no primeiro. Resposta: Letra A 36) (FCC - Analista Judicirio Administrativo - TRT- 2 Regio-2008) medida que pode ser utilizada por um ente pblico para reconduo de sua dvida aos seus limites: (A) transferncia voluntria de outro ente pblico. (B) operao de crdito por antecipao da receita. (C) diminuio da meta de resultado primrio.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (D) limitao do empenho. (E) operao de crdito externo. Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido: estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria; obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho (art. 31, 1, I e II, da LRF). Resposta: Letra D 37) (FCC - Analista Judicirio Cincias Contbeis TJ/PA 2009) Sobre as disposies contidas na Lei Complementar n 101/2000 sobre dvida e endividamento, considere: I. O ente pblico que ultrapassar o limite permitido de dvida fundada, cujo prazo para retornar ao limite estiver vencido, e enquanto perdurar o excesso, ficar tambm impedido de receber transferncias constitucionais da Unio ou do Estado. II. Operaes de crdito de prazo inferior a doze meses, cujas receitas tenham constado do oramento, tambm integram a dvida pblica consolidada. III. Dvida pblica mobiliria aquela representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. IV. Refinanciamento da dvida mobiliria a emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) II, III e IV. (E) I, III e IV. I) Errado. Vencido o prazo para retorno da dvida ao limite, e enquanto perdurar o excesso, o ente ficar tambm impedido de receber transferncias voluntrias da Unio ou do Estado (art. 31, 2, da LRF). O ente continuar recebendo as transferncias constitucionais. II) Correto. Tambm integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento (art. 29, 3, da LRF). III) Correto. Dvida pblica mobiliria: dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios (art. 29, II, da LRF). IV) Correto. Refinanciamento da dvida mobiliria: emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria (art. 29, V, da LRF).
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Logo, est correto o que se afirma em II, III e IV. Resposta: Letra D 38) (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) A Lei de Responsabilidade Fiscal dispe que se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite no final de um (A) semestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 10% no primeiro. (B) trimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 15% no primeiro. (C) quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. (D) bimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 35% no primeiro. (E) ano, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 15% no primeiro. Consoante o art. 31 da LRF, se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. Resposta: Letra C 2. OPERAES DE CRDITO 2.1. Regras Gerais para as Operaes de Crdito O Ministrio da Fazenda verificar o cumprimento dos limites e das condies relativos realizao de operaes de crdito de cada ente da Federao, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente. O ente interessado formalizar seu pleito fundamentando-o em parecer de seus rgos tcnicos e jurdicos, demonstrando a relao custo-benefcio, o interesse econmico e social da operao e o atendimento das seguintes condies: I existncia de prvia e expressa autorizao para a contratao, no texto da lei oramentria, em crditos adicionais ou lei especfica. II incluso no oramento ou em crditos adicionais dos recursos provenientes da operao, exceto no caso de operaes por antecipao de receita. III observncia dos limites e condies fixados pelo Senado Federal. IV autorizao especfica do Senado Federal, quando se tratar de operao
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 de crdito externo. V atendimento da regra de ouro (inciso III do art. 167 da CF/1988). VI observncia das demais restries estabelecidas na LRF. Vale ressaltar que os contratos de operao de crdito externo no contero clusula que importe na compensao automtica de dbitos e crditos. A instituio financeira que contratar operao de crdito com ente da Federao, exceto quando relativa dvida mobiliria ou externa, dever exigir comprovao de que a operao atenda s condies e limites estabelecidos. A operao realizada com infrao do disposto na LRF ser considerada nula, procedendo-se ao seu cancelamento, mediante a devoluo do principal, vedados o pagamento de juros e demais encargos financeiros. Se a devoluo no for efetuada no exerccio de ingresso dos recursos, ser consignada reserva especfica na lei oramentria para o exerccio seguinte. Enquanto no efetuado o cancelamento, a amortizao, ou constituda a reserva, aplicam-se as sanes previstas nos incisos do 3 do art. 23 (as mesmas para despesas com pessoal). Tambm se constituir reserva, no montante equivalente ao excesso, se no atendido o disposto na LRF sobre a regra de ouro. Relembro que a CF/1988 veda a transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. 2.2. Das Operaes Oramentria de Crdito por Antecipao de Receita

Um tipo destacado de operao de crdito o que ocorre por antecipao de receita oramentria (ARO). Em geral, o primeiro contato com o termo acontece quando se estuda o princpio oramentrio da exclusividade, previsto na CF/1988, pois ele determina que a lei oramentria no poder conter matria estranha previso das receitas e fixao das despesas. Exceo se d para as autorizaes de crditos suplementares e operaes de crdito, inclusive por ARO. De acordo com o art. 7 da Lei 4.320/1964: Art. 7 A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: II Realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. De acordo apenas com a Lei 4.320/1964, a LOA poder conter autorizao ao
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Executivo para realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. No entanto, esse dispositivo foi parcialmente prejudicado e deve ter sua leitura combinada com a LRF, por ser esta mais restritiva.

Segundo o art. 38 da LRF, a operao de crdito por antecipao de receita destinase a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias para as operaes de crdito (tpico anterior) e as seguintes: I realizar-se- somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio. II dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro de cada ano. III no ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir. IV estar proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada, bem como no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria compem a dvida flutuante; logo, no compem a dvida fundada do ente, tampouco entram nos limites ao endividamento pblico. So receitas extraoramentrias. As operaes de crdito por ARO tambm no sero computadas para efeito do que dispe a regra de ouro, desde que liquidadas com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro de cada ano. As AROs realizadas por estados ou municpios sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo competitivo eletrnico promovido pelo Banco Central do Brasil, o qual manter um sistema de acompanhamento e controle do saldo do crdito aberto e, no caso de inobservncia dos limites, aplicar as sanes cabveis instituio credora.

39) (CESPE - Administrador - Ministrio dos Esportes - 2008) Nos ltimos dezoito meses do mandato do chefe do Poder Executivo, o ente respectivo da Federao est proibido de realizar qualquer tipo de operao de crdito por antecipao de receita.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 A operao de crdito por ARO estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. A questo est incorreta porque afirma que a proibio abrange os ltimos dezoito meses do mandato. Resposta: Errada 40) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) Durante a execuo oramentria, o Poder Executivo pode solicitar emprstimos, tanto para a abertura de crditos adicionais como para atender a eventuais necessidades de caixa. No primeiro caso, trata-se de nova dotao; no segundo, de mero ajuste no fluxo de recursos financeiros. Durante a execuo oramentria, o Poder Executivo pode solicitar emprstimos, tanto para a abertura de crditos adicionais como para atender a eventuais necessidades de caixa. No primeiro caso, trata-se de nova dotao. So operaes de crdito, receitas oramentrias, uma das fontes para a abertura de crditos adicionais previstas no art. 43, 1, IV, da Lei 4320/1964. J no segundo caso, trata-se de mero ajuste no fluxo de recursos financeiros, de receita extraoramentria. Segundo o art. 38 da LRF, a operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. Resposta: Certa 41) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade 2008) Considerando que um ente pblico tenha contratado operao de crdito por antecipao de receita (ARO), que no requer prvia e expressa autorizao oramentria, caso, no ms de dezembro, no se tenha realizado a arrecadao prevista, o ente em questo, coerentemente com a legislao, poder quitar parte do dbito mediante contratao de nova operao do gnero, a ser quitada at o final do exerccio subsequente, com a recuperao esperada da arrecadao. A operao de crdito por ARO estar proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada. Resposta: Errada 42) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) Acerca da elaborao e do controle dos oramentos e balanos da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, julgue o item. A lei de oramento pode conter autorizao ao Poder Executivo para que este realize, em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender insuficincias de caixa.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 A questo pede a resposta apenas de acordo com a elaborao e o controle dos oramentos e balanos da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, ou seja, de acordo com a Lei 4320/1964. De acordo apenas com a Lei 4.320/1964, a qual estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, a LOA poder conter autorizao ao Executivo para realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. Relembro que esse dispositivo foi parcialmente prejudicado e deve ter sua leitura combinada com a LRF, por ser esta mais restritiva. Resposta: Certa 43) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) Uma operao de crdito por antecipao de receita somente pode ser feita nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro. Uma operao de crdito por antecipao de receita somente pode ser feita a partir do dcimo dia do incio do exerccio, desde que cumpra as demais exigncias. Resposta: Errada 44) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), trata-se de dvida fundada, de longo prazo, devendo ser paga at o final do exerccio financeiro seguinte ao da contratao. As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria compem a dvida flutuante; logo, no compem a dvida fundada do ente, tampouco entram nos limites ao endividamento pblico. Resposta: Errada 45) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais inclui-se a possibilidade de realizao de operaes de crdito por antecipao de receita em qualquer perodo. A operao de crdito por antecipao de receita estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. No se inclui nas regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF para os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes. Resposta: Errada 46) (CESPE Analista Administrativo IBRAM/DF - 2009) Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a operao de crdito por
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 antecipao de receita oramentria dever ser liquidada at o dia 10 de dezembro de cada ano, sem juros e outros encargos incidentes. A operao de crdito por antecipao de receita dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. Resposta: Errada 47) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), ao ser contratada no ltimo ano de mandato de um prefeito municipal, dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro daquele exerccio. A operao de crdito por ARO estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. Resposta: Errada 48) (CESPE Economista - DPU - 2010) Conforme a LRF, no ltimo ano de mandato, permitido aos prefeitos firmar, pela prefeitura, operao de crdito por antecipao de receita, em meados de janeiro desse ano, desde que a liquide at o ltimo dia de novembro do mesmo ano. De acordo com a LRF, a operao de crdito por antecipao de receita estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. Resposta: Errada 49) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), constituem-se em receita de origem oramentria, classificada como despesas de capital operaes de crdito. As operaes de antecipao de receita oramentria extraoramentrias, destinadas a insuficincia de caixa. Resposta: Errada so receitas

50) (CESPE Analista Administrao - EMBASA - 2010) permitida a contratao da antecipao de receita oramentria, desde que no ocorra no ltimo ano de mandato. vedada a contratao da antecipao de receita oramentria no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. Logo, permitida nos demais anos. Resposta: Certa

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 51) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), realizada por estados ou municpios, sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo licitatrio realizado pelo respectivo ente governamental. As AROs realizadas por estados ou municpios sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo competitivo eletrnico promovido pelo Banco Central do Brasil, o qual manter um sistema de acompanhamento e controle do saldo do crdito aberto e, no caso de inobservncia dos limites, aplicar as sanes cabveis instituio credora. Resposta: Errada 52) (FCC Procurador de Contas TCE/AP 2010) A operao de crdito por antecipao de receita I. destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. II. realizar-se- apenas a partir do dcimo dia do incio do exerccio. III. dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o ltimo dia do exerccio em que foi realizada. IV. est proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada. V. pode ser realizada durante todo o mandato do Chefe do Executivo, s no se permitindo que seja contratada para pagamento em exerccio posterior, em mandato de novo Chefe do Executivo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II, III e IV. (D) II, III e V. (E) III, IV e V. I) Correto. A ARO se destina a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. II) Correto. A ARO realizar-se- apenas a partir do dcimo dia do incio do exerccio. III) Errado. A ARO dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro do exerccio em que foi realizada. IV) Correto. A ARO estar proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada. V) Errado. A ARO estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. Logo, est correto o que se afirma em I, II e IV. Resposta: Letra B
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 53) (FCC- Especialista em Adm, Oramento e Fin Pblicas- Pref. de SP 2010) Sobre as operaes de crdito por antecipao de receita oramentria correto afirmar que: (A) destinam-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. (B) podem ser realizadas a partir do quinto dia do incio do exerccio financeiro. (C) so vedadas enquanto existir mais de uma operao da mesma natureza ainda no resgatada integralmente. (D) no podem ser contratadas no primeiro ano de mandato do Prefeito. (E) devero ser liquidadas com juros e outros encargos incidentes, at o dia 31 de dezembro de cada ano. a) Correta. Segundo o art. 38 da LRF, a operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. b) Errada. Podem realizar-se- somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio. c) Errada. Estar proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada. Ou seja, no pode existir sequer uma operao da mesma natureza ainda no resgatada integralmente. d) Errada. Estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. e) Errada. Dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. Resposta: Letra A 54) (FCC Tcnico de Controle Externo - TCM/PA 2010) Quanto Lei de Responsabilidade Fiscal, INCORRETO afirmar: (A) O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. (B) vedado s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. (C) Os contratos de operao de crdito externo devero sempre conter clusula que importe a compensao automtica de dbitos e crditos, limitada ao exerccio da sua constituio, ainda que sem previso oramentria. (D) A destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas dever ser autorizada por lei especfica, atender s condies estabelecidas
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 na lei de diretrizes oramentrias e estar prevista no oramento ou em seus crditos adicionais. (E) Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. a) Correta. O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria (art. 29, 4, da LRF). b) Correta. vedado s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos (art. 40, 6, da LRF). c) a incorreta. Os contratos de operao de crdito externo no contero clusula que importe na compensao automtica de dbitos e crditos (art. 32, 5, da LRF). d) Correta. A destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas dever ser autorizada por lei especfica, atender s condies estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias e estar prevista no oramento ou em seus crditos adicionais (art. 26, caput, da LRF). e) Correta. Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subseqentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro (art. 31, caput, da LRF). Resposta: Letra C 55) (FCC Tcnico de Controle Externo - TCM/PA 2010) Sobre o crdito por antecipao de receita, correto afirmar: (A) Pode e deve ser realizada no ltimo ano de mandato do Chefe do Executivo, para se evitar restos a pagar para o exerccio seguinte. (B) Pode ser realizada at um limite de duas operaes simultneas da mesma natureza, ambas pendentes de pagamento. (C) Classifica-se como dvida pblica consolidada, na medida em que o seu pagamento pode acontecer em prazo superior ao exerccio financeiro em que foi contrada. (D) espcie de dvida pblica flutuante, devendo ser paga no mesmo exerccio financeiro em que ocorreu o emprstimo, j que tem por finalidade suprir eventual e momentnea insuficincia de caixa. (E) Realizar-se- a partir do primeiro dia do exerccio financeiro e deve ser liquidada at o ltimo dia do mesmo exerccio financeiro. a) Errada. Estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 b) Errada. Estar proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada. Ou seja, no pode existir sequer uma operao da mesma natureza ainda no resgatada integralmente. c) Errada. As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria compem a dvida flutuante; logo, no compem a dvida fundada do ente, tampouco entram nos limites ao endividamento pblico. d) Correta. As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria so destinadas insuficincia de caixa e compem a dvida flutuante. Devero ser liquidadas, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. e) Errada. Podem realizar-se- somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio. Dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. Resposta: Letra D 3. VEDAES Vamos falar das vedaes previstas na LRF. Segundo o art. 34 da LRF, o Banco Central do Brasil no emitir ttulos da dvida pblica a partir de dois anos aps a publicao da LRF, o que significa que tal determinao j est produzindo efeitos h vrios anos. O art. 35 da LRF veda a realizao de operaes de crdito entre entes da Federao, sob qualquer forma, seja diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. Essa vedao no impede estados e municpios de comprar ttulos da dvida da Unio como aplicao de suas disponibilidades. No entanto, excetuam-se da vedao citada as operaes entre instituio financeira estatal e outro ente da Federao, inclusive suas entidades da Administrao indireta, que no se destinem a financiar, direta ou indiretamente, despesas correntes; e que no se destinem a refinanciar dvidas no contradas junto prpria instituio concedente. Ou seja, so permitidas para refinanciar dvidas contradas junto instituio concedente. De acordo com Nascimento e Debus (2002), ao discorrerem sobre a vedao realizao de operaes de crdito entre entes da Federao prevista na LRF, tende a encerrar-se um longo captulo em que a Unio seguidamente refinanciou dvidas de Estados e Municpios, assumiu dvidas de Estados recm-criados, bem como de rgos que foram extintos, sendo esse procedimento responsvel, em boa parte, pelo crescimento vertiginoso do estoque da dvida do Governo Central. Para lembrar, somente em 1996/97 a Unio refinanciou, com juros subsidiados, dvidas de Estados no montante de R$ 103,0 bilhes e, nas vsperas da sano da LRF, a Prefeitura do municpio
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 de So Paulo teve a sua dvida renegociada em mais de R$ 10,0 bilhes, com prazo de 30 anos. Segundo o art. 36, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. Tambm segundo Nascimento e Debus, dessa forma, esto vedadas as operaes envolvendo os bancos estaduais e os respectivos governos, onde proliferaram, durante muito tempo, prticas escusas, que a norma busca abolir definitivamente. Ainda, de acordo com o art. 37, I a IV, da LRF:
Art. 37. Equiparam-se a operaes de crdito e esto vedados: I captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido, sem prejuzo do disposto no 7 do art. 150 da Constituio; II recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao; III assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes; IV assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios.

Note que o art. 37 equipara diversos mecanismos a operaes de crdito e tambm os probe, a fim de evitar que sejam utilizados para burlar as vedaes. O inciso I veda antecipaes de receitas antes da ocorrncia do fato gerador do tributo ou contribuio. Ainda, faz referncia ao 7 o do art. 150 da CF/1988, o qual dispe que a lei poder atribuir a sujeito passivo de obrigao tributria a condio de responsvel pelo pagamento de imposto ou contribuio, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realize o fato gerador presumido. O inciso II veda antecipaes de receitas das empresas estatais, excetuando, na forma da legislao, os lucros e dividendos. J os incisos III e IV vedam a assuno de compromissos de quaisquer formas com fornecedores, excetuando as empresas estatais dependentes; e de obrigao sem autorizao oramentria, ainda que para pagamento posterior.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 56) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Resposta: Certa 57) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) instituio financeira controlada pela Unio permitida a aquisio de ttulos da dvida pblica para atender investimentos de seus clientes. Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe, ou seja, permite a instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes , ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. Resposta: Certa 58) (CESPE - Procurador - PGE/PE - 2009) No se admite a realizao de operaes de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo, mesmo nos casos de aquisio de ttulos da dvida pblica para atender a investimento de seus clientes. Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. Resposta: Errada 59) (CESPE Tcnico Superior IPAJM 2010) O aceite de ttulos emitidos por instituies de direito privado deve ser considerado uma modalidade de operao de crdito, quando realizado por rgo da administrao pblica. Equiparam-se a operaes de crdito e esto vedados assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes (art. 37, III, da CF/1988).
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Resposta: Errada 60) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) expressa a vedao legal operao de crdito entre uma instituio financeira pblica e o ente estatal, na qualidade de beneficirio do emprstimo, que a controle. Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Logo, expressa a vedao legal na LRF, ainda que com excees. Resposta: Certa 61) (FCC Procurador de Contas TCE/RR 2008) Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, equiparam-se a operaes de crdito, mas NO est vedada (A) a assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. (B) a captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido, sem prejuzo do disposto no 7 do art. 150 da Constituio. (C) o recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao. (D) a assuno, o reconhecimento ou a confisso de dvidas pelo ente da Federao, sem prejuzo do cumprimento das exigncias previstas na referida lei. (E) a assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes. a) Errada. vedada a assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. b) Errada. vedada a captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido, sem prejuzo do disposto no 7 do art. 150 da Constituio. c) Errada. vedado o recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao. d) Correta. Equiparam-se operao de crdito a assuno, o reconhecimento ou a confisso de dvidas pelo ente da Federao, sem prejuzo do cumprimento das exigncias dos arts. 15 e 16 da LRF, relacionados gerao de despesa. Logo, se a lei for cumprida, no h vedao nesse caso. e) Errada. vedada a assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios,
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes. Resposta: Letra D 62) (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) Ao se referir s operaes de crdito, a Lei complementar no 101/2000 faz referncia a vrias vedaes, destacando-se a seguinte: (A) O Banco Central do Brasil no emitir ttulos da dvida pblica a partir da data da publicao da referida Lei complementar. (B) Os Estados e Municpios esto impedidos de comprar ttulos da dvida da Unio como aplicao de suas disponibilidades. (C) A instituio financeira estatal controlada por ente da Federao no pode adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes. (D) vedada autorizao oramentria para assuno de obrigao com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. (E) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. a) Errada. Segundo o art. 34 da LRF, o Banco Central do Brasil no emitir ttulos da dvida pblica a partir de dois anos aps a publicao da LRF, o que significa que tal determinao j est produzindo efeitos h vrios anos. b) Errada. O art. 35 da LRF veda a realizao de operaes de crdito entre entes da Federao, sob qualquer forma, seja diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. Essa vedao no impede estados e municpios de comprar ttulos da dvida da Unio como aplicao de suas disponibilidades. c) Errada. Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. d) Errada. Equipara-se a operao de crdito e est vedada a assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios (art. 37, IV, da LRF). Logo, no proibida a autorizao oramentria e sim a assuno de obrigao sem ela. e) Correta. Segundo o art. 36, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Resposta: Letra E

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 4. BANCO CENTRAL DO BRASIL 4.1. BACEN e suas Operaes na LRF O Banco Central do Brasil (BACEN), criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio da Fazenda, que tem por misso assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro slido e eficiente. No se confunde com o Banco do Brasil S.A. (BB), que uma instituio financeira constituda na forma de sociedade de economia mista. Quanto s operaes com o Banco Central do Brasil, a LRF dispe que nas suas relaes com ente da Federao, o BACEN est sujeito s vedaes do art. 35 (estudamos no tpico sobre vedaes) e s seguintes: Emisso de ttulos da dvida pblica. Compra de ttulo da dvida, na data de sua colocao no mercado. S poder comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. Ainda, tal operao dever ser realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico. Permuta, ainda que temporria, por intermdio de instituio financeira ou no, de ttulo da dvida de ente da Federao por ttulo da dvida pblica federal, bem como a operao de compra e venda, a termo, daquele ttulo, cujo efeito final seja semelhante permuta. No se aplica ao estoque de Letras do Banco Central do Brasil, Srie Especial, existente na carteira das instituies financeiras, que pode ser refinanciado mediante novas operaes de venda a termo. Concesso de garantia. vedado ao Tesouro Nacional adquirir ttulos da dvida pblica federal existentes na carteira do Banco Central do Brasil, ainda que com clusula de reverso, salvo para reduzir a dvida mobiliria. O Tribunal de Contas da Unio acompanhar o cumprimento de tal vedao e da determinao que o BACEN s poder comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira, bem como que a operao dever ser realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico. 4.2. Outras Consideraes sobre o BACEN A competncia da Unio para emitir moeda ser exercida exclusivamente pelo banco central. vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 financeira. No entanto, o BACEN poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. Integraro as despesas da Unio, e sero includas na LOA, as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. O resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e ser transferido at o dcimo dia til subsequente aprovao dos balanos semestrais. O resultado negativo constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. Assim, o Tesouro Nacional beneficirio dos resultados positivos do BACEN, apurados aps a constituio ou a reverso de reservas, bem como devedor de eventuais resultados negativos da mesma instituio. O impacto e o custo fiscal das operaes realizadas pelo Banco Central do Brasil sero demonstrados trimestralmente, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias da Unio. Os balanos trimestrais do BACEN contero notas explicativas sobre os custos da remunerao das disponibilidades do Tesouro Nacional e da manuteno das reservas cambiais e a rentabilidade de sua carteira de ttulos, destacando os de emisso da Unio.

63) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Integram as despesas da Unio e so includas na lei oramentria as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais e custeio administrativo, excludas as destinadas a benefcios e assistncia aos servidores. Integraro as despesas da Unio, e sero includas na LOA, as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. Resposta: Errada 64) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) O Tesouro Nacional beneficirio dos resultados positivos do BACEN, apurados aps a constituio ou a reverso de reservas, assim como devedor de eventuais resultados negativos da mesma instituio. O resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e ser transferido at o dcimo dia til subsequente aprovao dos balanos semestrais. O resultado negativo constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. Resposta: Certa 65) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Nas suas relaes com ente da Federao, o Banco Central do Brasil no est sujeito a vedaes, pois a entidade responsvel por regular o mercado, devendo atuar livremente. Quanto s operaes com o Banco Central do Brasil, a LRF dispe que nas suas relaes com ente da Federao, o BACEN est sujeito a diversas vedaes, como emisso de ttulos da dvida pblica, concesso de garantia e outras. Resposta: Errada 66) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) As despesas do Banco Central do Brasil (BACEN) relativas a pessoal, encargos sociais e custeio administrativo devem integrar a LOA. Integraro as despesas da Unio, e sero includas na LOA, as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. Resposta: Certa 67) (CESPE - Oficial Tcnico de Inteligncia - Administrao - ABIN 2010) O resultado positivo do Banco Central, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional; o resultado negativo, obrigao do Tesouro para com o Banco Central, devendo ser consignado em dotao especfica no oramento. O resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e ser transferido at o dcimo dia til subsequente aprovao dos balanos semestrais. O resultado negativo constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. Resposta: Certa 68) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Veda-se ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 financeira. Resposta: Certa 69) (FCC Procurador de Contas TCE/RR 2008) Atualmente, a legislao brasileira permite ao Banco Central do Brasil: (A) emitir ttulos da dvida pblica. (B) comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. (C) comprar ttulo da dvida pblica, na data de sua colocao no mercado. (D) conceder garantia. (E) conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional. a) Errada. vedada a emisso de ttulos da dvida pblica. b) Correta. vedada a compra de ttulo da dvida pblica, na data de sua colocao no mercado. Entretanto, s poder comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. Ainda, tal operao dever ser realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico. c) Errada. vedada a compra de ttulo da dvida pblica, na data de sua colocao no mercado. d) Errada. vedada a concesso de garantia. e) Errada. vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. Resposta: Letra B 5. GARANTIA E CONTRAGARANTIA A concesso de garantia corresponde a compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. Consoante o art. 40 da LRF, os entes podero conceder garantia em operaes de crdito internas ou externas, observados o disposto neste artigo, as normas do art. 32 (so as normas sobre operaes de crdito previstas na LRF) e, no caso da Unio, tambm os limites e as condies estabelecidos pelo Senado Federal.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03

O 1 do art. 40 determina que a garantia estar condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida, e adimplncia da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por este controladas, observado o seguinte: _ No ser exigida contragarantia de rgos e entidades do prprio ente. _ A contragarantia exigida pela Unio a estado ou municpio, ou pelos estados aos municpios, poder consistir na vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas e provenientes de transferncias constitucionais, com outorga de poderes ao garantidor para ret-las e empregar o respectivo valor na liquidao da dvida vencida.

No caso de operao de crdito junto a organismo financeiro internacional, ou a instituio federal de crdito e fomento para o repasse de recursos externos, a Unio s prestar garantia a ente que atenda, alm do disposto no 1, as exigncias legais para o recebimento de transferncias voluntrias (foi estudado no tpico Transferncias Voluntrias). Ainda, nula a garantia concedida acima dos limites fixados pelo Senado Federal. Quando honrarem dvida de outro ente, em razo de garantia prestada, a Unio e os estados podero condicionar as transferncias constitucionais ao ressarcimento daquele pagamento. O ente da Federao cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou por estado, em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito, ter suspenso o acesso a novos crditos ou financiamentos at a total liquidao da mencionada dvida. vedado s entidades da Administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. Tal vedao no se aplica concesso de garantia por: I empresa controlada a subsidiria ou controlada sua, nem prestao de contragarantia nas mesmas condies; II instituio financeira a empresa nacional, nos termos da lei. Excetua-se das regras dispostas na LRF a garantia prestada por instituies financeiras estatais, que se submetero s normas aplicveis s instituies financeiras privadas, de acordo com a legislao pertinente; bem como a prestada pela Unio, na forma de lei federal, a empresas de natureza financeira por ela controladas, direta e indiretamente, quanto s operaes de seguro de crdito exportao.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 70) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A operao de crdito consiste no compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. A concesso de garantia corresponde a compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. Resposta: Errada 71) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) A vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas por um estado pode ser legalmente oferecida como contragarantia Unio. De acordo com o art. 40, II, da LRF, a contragarantia exigida pela Unio a Estado ou Municpio, ou pelos Estados aos Municpios, poder consistir na vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas e provenientes de transferncias constitucionais, com outorga de poderes ao garantidor para ret-las e empregar o respectivo valor na liquidao da dvida vencida. Resposta: Certa (CESPE Analista Judicirio Administrativo STM - 2011) Com relao ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal acerca das garantias e contragarantias em operaes de crdito internas e externas, julgue os itens a seguir. 72) O ente da Federao que tiver a sua dvida honrada pela Unio em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito no ter acesso a novos crditos ou financiamentos at que a respectiva dvida seja totalmente liquidada. Quando honrarem dvida de outro ente, em razo de garantia prestada, a Unio e os Estados podero condicionar as transferncias constitucionais ao ressarcimento daquele pagamento. O ente da Federao cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou por Estado, em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito, ter suspenso o acesso a novos crditos ou financiamentos at a total liquidao da mencionada dvida. Resposta: Certa 73) vedado s entidades da administrao indireta e suas respectivas empresas controladas e subsidirias conceder garantia com recursos de seus prprios fundos. A LRF veda s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. Resposta: Certa
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03

74) (FCC Procurador de Contas - TCE/RO 2010) A concesso de garantia em operaes de crdito: (A) depende sempre de limites e condies estabelecidos pelo Senado Federal, ainda que no caso dos Estados e Distrito Federal. (B) quando em valor igual ou superior ao valor da operao de crdito dispensa a prestao de contragarantia. (C) est condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser prestada, alm de outros requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. (D) pelas instituies financeiras estatais tambm submete-se s regras para garantia previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal para os entes. (E) no admite o condicionamento de transferncias constitucionais ao ressarcimento do pagamento de dvida, quando a Unio e os Estados estiverem honrando dvida de outro ente, em razo de garantia prestada. a) Errada. Consoante o art. 40 da LRF, os entes podero conceder garantia em operaes de crdito internas ou externas, observados o disposto neste artigo, as normas do art. 32 (so as normas sobre operaes de crdito previstas na LRF) e, no caso da Unio (ou seja, no inclui DF e Estados), tambm os limites e as condies estabelecidos pelo Senado Federal. b) Errada. A garantia estar condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida, e adimplncia da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por este controladas (art. 40, 1, da LRF), alm de outros requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. c) Correta. A garantia estar condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida , e adimplncia da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por este controladas (art. 40, 1, da LRF), alm de outros requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. d) Errada. Excetua-se das regras dispostas na LRF a garantia prestada por instituies financeiras estatais, que se submetero s normas aplicveis s instituies financeiras privadas, de acordo com a legislao pertinente; bem como a prestada pela Unio, na forma de lei federal, a empresas de natureza financeira por ela controladas, direta e indiretamente, quanto s operaes de seguro de crdito exportao. e) Errada. Quando honrarem dvida de outro ente, em razo de garantia prestada, a Unio e os estados podero condicionar as transferncias constitucionais ao ressarcimento daquele pagamento. Resposta: Letra C

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 6. REGRA DE OURO A legislao atual atribui uma srie de restries para a aplicao de determinadas origens da receita de capital em despesas correntes. A CF/1988, em seu art. 167, III, estabelece: Art. 167. So vedados: III a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Essa norma, conhecida como regra de ouro, objetiva dificultar a contratao de emprstimos para financiar gastos correntes, evitando que o ente pblico tome emprestado de terceiros para pagar despesas de pessoal, juros ou custeio. De acordo com esta regra, cada unidade governamental deve manter o seu endividamento vinculado realizao de investimentos e no manuteno da mquina administrativa e demais servios. No deve haver endividamento pblico para fins no relevantes. necessrio haver critrio para a realizao de operaes de crditos.
No que se refere s receitas, no so todas as receitas de capital que entram na apurao da regra de ouro, so apenas as operaes de crdito. Por outro lado, no que tange s despesas, so todas as despesas de capital: (...) realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital (...).

Regra de Ouro

Vale destacar que segundo o 2 do art. 12 da LRF: 2 O montante previsto para as receitas de operaes de crdito no poder ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei oramentria. Repare que tal pargrafo da LRF descarta as excees constitucionais. Por isso, foi proposta uma Ao Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, o qual suspendeu liminarmente a eficcia deste dispositivo. Porm, a regra de ouro e suas excees continuam em pleno vigor devido ao dispositivo constitucional. A LRF tambm traz os critrios para a apurao das operaes de crdito e das despesas de capital para efeito da regra de ouro. Segundo o 3 do art. 32, considerar-se-, em cada exerccio financeiro, o total dos recursos de operaes de crdito nele ingressados e o das despesas de capital executadas, observado o seguinte: I no sero computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 de emprstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito de promover incentivo fiscal, tendo por base tributo de competncia do ente da Federao, se resultar a diminuio, direta ou indireta, do nus deste. II se o emprstimo ou financiamento a que se refere o inciso I for concedido por instituio financeira controlada pelo ente da Federao, o valor da operao ser deduzido das despesas de capital. O art. 6 da Resoluo do Senado Federal 43/2001 trata do cumprimento do limite da regra de ouro, o qual dever ser comprovado mediante apurao das operaes de crdito e das despesas de capital conforme os critrios definidos na LRF e citados acima. Acrescenta tambm que se verificaro, separadamente, o exerccio anterior e o exerccio corrente, tomando-se por base: I no exerccio anterior, as receitas de operaes de crdito nele realizadas e as despesas de capital nele executadas. II no exerccio corrente, as receitas de operao de crdito e as despesas de capital constantes da lei oramentria. Ainda, ressalta que se entende por operao de crdito realizada em um exerccio o montante de liberao contratualmente previsto para o mesmo exerccio. Nas operaes de crdito com liberao prevista para mais de um exerccio financeiro, o limite computado a cada ano levar em considerao apenas a parcela a ser nele liberada. Vale ressaltar que, consoante a LRF, as operaes de crdito por antecipao de receita no sero computadas para efeito da regra de ouro, desde que liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro. Como se observa, a Legislao procura restringir a aplicao de receitas de capital no financiamento de despesas correntes. No entanto, o gestor pblico ainda encontra espao para custear seus gastos correntes utilizando receitas de operaes de crdito, desde que o total no ultrapasse as despesas de capital ou sejam autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais, com finalidade especfica e aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

75) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Em atendimento chamada regra de ouro constante da LRF, as operaes de crdito por antecipao de receitas oramentrias, quando liquidadas no prprio exerccio de sua contratao, devem ser computadas.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Segundo a LRF, as operaes de crdito por antecipao de receita no sero computadas para efeito da regra de ouro, desde que liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro. Resposta: Errada 76) (CESPE Analista Judicirio TST 2008) Para fins de cumprimento da chamada regra de ouro da Lei de Responsabilidade Fiscal, computam-se tambm as operaes de crdito por antecipao de receitas, desde que liquidadas no mesmo exerccio em que forem contratadas. De acordo com a LRF, as operaes de crdito por antecipao de receita no sero computadas para efeito da regra de ouro, desde que liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro. Resposta: Errada 77) (CESPE Analista Judicirio Administrao STM - 2011) Mesmo que, em determinado exerccio financeiro, as despesas de capital fixadas no oramento sejam integralmente financiadas com recursos de operaes de crdito, novos emprstimos podero ser realizados, desde que autorizados por maioria absoluta do respectivo Poder Legislativo. A Legislao procura restringir a aplicao de receitas de capital no financiamento de despesas correntes. No entanto, o gestor pblico ainda encontra espao para custear seus gastos correntes utilizando receitas de operaes de crdito, desde que o total no ultrapasse as despesas de capital ou sejam autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais, com finalidade especfica e aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Resposta: Certa 78) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) Com base na Constituio Federal e na legislao complementar, no que concerne s matrias oramentria e financeira pblicas, julgue os item a seguir. Considere-se que a proposta oramentria de um ente pblico foi encaminhada com a seguinte estrutura (valores em R$ bilhes).

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Nessa situao hipottica, correto concluir que a proposta inadmissvel, em virtude de apresentar deficit corrente e de as receitas de capital excederem as despesas de capital. No necessrio conta alguma. A Regra de ouro veda a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. A questo est incorreta porque afirma que a proposta inadmissvel, em virtude de as receitas de capital excederem as despesas de capital. No que se refere s receitas, no so todas as receitas de capital que entram na apurao da regra de ouro, so apenas as operaes de crdito. Por outro lado, no que tange s despesas, so todas as despesas de capital: (...) realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital (...). Resposta: Errada 79) (CESPE Administrador - Correios - 2011) A vedao da realizao de operaes de crdito superiores s despesas de capital fundamenta-se na austeridade econmico-financeira do Estado, que busca no transgredir o princpio do equilbrio. A regra de ouro objetiva dificultar a contratao de emprstimos para financiar gastos correntes, evitando que o ente pblico tome emprestado de terceiros para pagar despesas de pessoal, juros ou custeio. De acordo com esta regra, cada unidade governamental deve manter o seu endividamento vinculado realizao de investimentos e no manuteno da mquina administrativa e demais servios. No deve haver endividamento pblico para fins no relevantes. necessrio haver critrio para a realizao de operaes de crditos. Assim, correto afirmar que se fundamenta na austeridade econmicofinanceira do Estado, que busca no transgredir o princpio do equilbrio entre receitas e despesas. Resposta: Certa 80) (FCC Auditor Substituto de Conselheiro - TCE/RO 2010) Considere: I. sempre vedada a realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital. II. Ser admitida operao de crdito que exceda o montante das despesas de capital quando autorizada mediante crdito suplementar ou especial com finalidade precisa, desde que aprovada pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. III. No sero computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma de emprstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 de promover incentivo fiscal relacionado a tributo de competncia do ente federado, se resultar diminuio do nus deste. IV. No ser deduzido das despesas de capital o valor da operao sob a forma de emprstimo a contribuinte, com intuito de promover incentivo fiscal, se este emprstimo for concedido por instituio financeira controlada por ente federado. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV. I) Errado. Nem sempre. A Regra de ouro veda a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. II) Correta. a exceo mencionada no comentrio do item I. III) Correta. No sero computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma de emprstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito de promover incentivo fiscal, tendo por base tributo de competncia do ente da Federao, se resultar a diminuio, direta ou indireta, do nus deste (art. 32, 3, I, da LRF). IV) Errada. Se o emprstimo ou financiamento a que se refere o inciso I (comentado no item III, acima) for concedido por instituio financeira controlada pelo ente da Federao, o valor da operao ser deduzido das despesas de capital (art. 32, 3, II, da LRF). Logo, est correto o que se afirma em II e III. Resposta: Letra C

E assim terminamos nossa ltima aula e o estudo da Lei de Responsabilidade Fiscal. E voc que chegou aqui j um vitorioso, pela persistncia e fora de vontade. Procurei ao longo dessas semanas trazer o que tinha de mais atualizado do CESPE. Nestas 4 aulas (0 a 3), voc teve a oportunidade de aprender a teoria e ainda se exercitar com 300 questes comentadas. um nmero muito significativo para um curso terico e de apenas uma lei. Sinta-se realmente confiante e preparado! Agradeo sinceramente os elogios, as crticas e as sugestes. dessa forma que o professor aprimora seu trabalho, enfatizando o que est dando certo e melhorando o que no est bom.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 Desejo a voc timos estudos e excelente prova! Para aqueles que querem se aprofundar ainda mais nos estudos, indico a leitura dos meus artigos na parte aberta do site e os outros cursos on-line de minha autoria no Estratgia Concursos (http://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/3000/cursos). Ainda, indico meu blog www.portaldoorcamento.com.br E aguardo voc no servio pblico, buscando contribuir para o desenvolvimento de nosso pas. Lembro que estarei com voc sempre que necessitar no e-mail sergiomendes@estrategiaconcursos.com.br Forte abrao! Srgio Mendes

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03

MEMENTO III DVIDA PBLICA A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Tambm ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. Ainda, para fins de aplicao dos limites ao endividamento, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada. A dvida pblica mobiliria corresponde dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; bem como sobre moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal . Compete privativamente ao Senado Federal: Autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; Fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; Dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, Estados, do DF e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; Dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; Estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, DF e Municpios. Reconduo da dvida aos limites: Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser reconduzida at o trmino dos 3 subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no 1.. Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter s seguintes sanes: Estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03
mobiliria. Obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho. OPERAES DE CRDITO E VEDAES A LRF define operao de crdito como o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. vedada a realizao de operao de crdito entre um ente da Federao, diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas entidades da administrao indireta, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. Essa vedao no impede Estados e Municpios de comprar ttulos da dvida da Unio como aplicao de suas disponibilidades. Excetuam-se da vedao citada as operaes entre instituio financeira estatal e outro ente da Federao, inclusive suas entidades da administrao indireta, que no se destinem a financiar, direta ou indiretamente, despesas correntes; e a refinanciar dvidas no contradas junto prpria instituio concedente . proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. O ente interessado formalizar seu pleito fundamentando-o em parecer de seus rgos tcnicos e jurdicos, demonstrando a relao custo-benefcio, o interesse econmico e social da operao e o atendimento das seguintes condies: Existncia de prvia e expressa autorizao para contratao, na LOA, em crditos adicionais ou lei especfica; Incluso na LOA ou em crditos adicionais dos recursos provenientes da operao, exceto no caso de ARO; Observncia dos limites e condies fixados pelo Senado Federal; Autorizao especfica do Senado Federal, quando se tratar de operao de crdito externo; Atendimento da regra de ouro (inciso III do art. 167 da CF/1988); Observncia das demais restries estabelecidas na LRF. Equiparam-se a operaes de crdito e esto vedados:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03
I captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido, sem prejuzo do disposto no 7. o do art. 150 da CF/1988; II recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao; III assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes; IV assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. ARO Destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. Apenas poder ser realizada a partir do dcimo dia do incio do exerccio e dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. No ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir. proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada e no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. BACEN Atribuies do BACEN segundo a CF/1988 A competncia da Unio para emitir moeda ser exercida exclusivamente pelo BACEN. A CF veda ao BACEN conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. Porm, faculta ao BACEN comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. BACEN nas relaes com entes da federao: Vedao: emitir ttulos da dvida pblica. Vedao: compra de ttulo da dvida, na data de sua colocao no mercado. Exceo: s poder comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. Ainda, tal operao dever ser realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico. Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03
Vedao: permuta, ainda que temporria, por intermdio de instituio financeira ou no, de ttulo da dvida de ente da Federao por ttulo da dvida pblica federal, bem como a operao de compra e venda, a termo, daquele ttulo, cujo efeito final seja semelhante permuta. Exceo: no se aplica ao estoque de Letras do BACEN, Srie Especial, existente na carteira das instituies financeiras, que pode ser refinanciado mediante novas operaes de venda a termo. Vedao: concesso de garantia. Vedao ao Tesouro Nacional: adquirir ttulos da dvida pblica federal existentes na carteira do BACEN, ainda que com clusula de reverso. Exceo: poder adquirir para reduzir a dvida mobiliria. CONCESSO DE GARANTIA Corresponde ao compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. A garantia estar condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida, e adimplncia da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por este controladas, observado o seguinte: No ser exigida contragarantia de rgos e entidades do prprio ente; A contragarantia exigida pela Municpios, poder consistir arrecadadas e provenientes de ao garantidor para ret-las e vencida. Unio a Estado ou Municpio, ou pelos Estados aos na vinculao de receitas tributrias diretamente transferncias constitucionais, com outorga de poderes empregar o respectivo valor na liquidao da dvida

vedado s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. Tal vedao no se aplica concesso de garantia por: Empresa controlada a subsidiria ou controlada sua, nem prestao de contragarantia nas mesmas condies. Instituio financeira a empresa nacional, nos termos da lei. Excetua-se das regras dispostas na LRF a garantia prestada por instituies financeiras estatais, que se submetero s normas aplicveis s instituies financeiras privadas, de acordo com a legislao pertinente; bem como a prestada pela Unio, na forma de lei federal, a empresas de natureza financeira por ela controladas, direta e indiretamente, quanto s operaes de seguro de crdito exportao.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03
REGRA DE OURO vedada a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta (art. 167, III, da CF/1988). As operaes de crdito por ARO no sero computadas para efeito da regra de ouro, desde que liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro. A LRF tambm traz os critrios para a apurao das operaes de crdito e das despesas de capital para efeito da regra de ouro. Segundo o 3 do art. 32, considerar-se-, em cada exerccio financeiro, o total dos recursos de operaes de crdito nele ingressados e o das despesas de capital executadas, observado o seguinte: I no sero computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma de emprstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito de promover incentivo fiscal, tendo por base tributo de competncia do ente da Federao, se resultar a diminuio, direta ou indireta, do nus deste. II se o emprstimo ou financiamento a que se refere o inciso I for concedido por instituio financeira controlada pelo ente da Federao, o valor da operao ser deduzido das despesas de capital.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1) (CESPE - Analista Administrativo - ANATEL - 2009) O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal, no includos a atualizao monetria e os juros, e se limita, ao final de cada exerccio, ao montante existente no exerccio anterior. 2) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A dvida pblica mobiliria representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, estados e municpios. J a dvida pblica consolidada ou fundada consiste no montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. 3) (CESPE Procurador Federal 2007) Caso determinado estado da Federao celebre operao de crdito para obteno de ativos para construo e reforma de rodovias estaduais, estabelecendo, no contrato, que o prazo para amortizao da referida operao ser de 36 meses, nessa situao, os valores relativos operao de crdito enquadrar-se-o no conceito de dvida pblica consolidada. 4) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) Integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites da dvida pblica e de operaes de crdito, todos os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos. 5) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) A dvida fundada refere-se ao montante, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do estado do Esprito Santo, assumida em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados. Refere-se, tambm, s obrigaes decorrentes de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses. 6) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) A dvida pblica consolidada ou fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a cinco anos. 7) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Os ttulos emitidos pelo Banco Central do Brasil no so computados no clculo da dvida pblica. 8) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) O refinanciamento da dvida mobiliria consiste na emisso de ttulos para pagamento do principal

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 acrescido da atualizao monetria e juros de mora no percentual anual fixado pelo Banco Central do Brasil. 9) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) a dvida fundada de um ente da Federao corresponde ao montante das suas obrigaes financeiras assumidas para amortizao em prazo superior a doze meses. 10) (CESPE AUFC TCU 2004) Enquanto a Lei n. 4.320/1964 considera como dvida pblica fundada apenas aquela com vencimento superior a doze meses, a Lei Complementar n. 101/2000 inclui nessa categoria tambm as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. 11) (CESPE AUFC TCU 2008) Caso a Unio emita novos ttulos para pagamento de dvidas mobilirias vencidas, as quais se componham de principal, atualizao monetria e juros, nos valores de, respectivamente, R$ 100.000,000,00, R$ 10.000.000,00 e R$ 15.000.000,00, nessa situao, de acordo com a LRF, o refinanciamento de tais dvidas corresponder a R$ 100.000.000,00. 12) (CESPE - Procurador - PGE/PE - 2009) Para fins de apurao da dvida flutuante, so excludos os restos a pagar. 13) (CESPE - Analista Tcnico Administrativo - MI - 2009) As caues, as garantias recebidas em dinheiro de terceiros para a execuo de contratos de obras e fornecimento de servios e as diversas arrecadaes por conta de terceiros devem integrar o cmputo da dvida flutuante. 14) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) A dvida mobiliria do governo federal, constituda pelos ttulos da dvida pblica em poder das instituies financeiras, deve ser contabilizada como dvida flutuante. 15) (CESPE Tcnico Superior IPAJM 2010) A dvida fundada compreende compromissos contrados para atender desequilbrio oramentrio ou financeiro de obras e servios pblicos. 16) (CESPE Tcnico Superior IPAJM 2010) A dvida pblica mobiliria representada exclusivamente pelo conjunto de ttulos com vencimento inferior a doze meses. 17) (FCC APOFP - SEFAZ/SP - 2010) A dvida adquirida por antecipao de receita classifica-se como: (A) ativa. (B) fundada.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (C) consolidada. (D) patritica. (E) flutuante. 18) (FCC - Auxiliar da Fiscalizao Financeira TCE/SP - 2010) considerada dvida pblica consolidada ou fundada: (A) o compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. (B) o compromisso financeiro assumido em razo da abertura de crdito bem como a emisso de ttulos para pagamento do principal. (C) o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. (D) a dvida representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. (E) o compromisso financeiro assumido em razo da aquisio financiada de bens e recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios. 19) (FCC Procurador de Contas TCE/RR 2008) A dvida pblica consolidada ou fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Integram tambm a dvida pblica consolidada ou fundada: I. A dvida relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil. II. As operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas no tenham constado do oramento. III. Os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos, para fins de aplicao dos limites da dvida consolidada. Est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. 20) (FCC Procurador de Contas TCE/AP 2010) Para fins dos limites da dvida pblica, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a: (A) dvida pblica mobiliria. (B) despesa com pessoal. (C) dvida pblica flutuante.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (D) dvida pblica consolidada. (E) despesa de custeio. 21) (FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/SP 2008) Tendo em vista a legislao que se refere dvida fundada ou consolidada, INCORRETO afirmar: (A) A dvida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou financeiro de obras e servios pblicos. (B) Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a dvida relativa a ttulos da dvida pblica emitidos pelo Banco Central do Brasil. (C) Dvida fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses. (D) Tambm integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham constado do oramento e, para fins de aplicao dos limites, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos. (E) A dvida fundada ser escriturada com individuao e especificaes que permitem verificar, a qualquer momento, a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros. 22) (FCC - Analista Judicirio Administrativo - TRT- 2 Regio-2008) Integram a dvida fundada do ente pblico: (A) os depsitos recebidos do setor privado a ttulo de caues e garantias. (B) emprstimos externos com prazo de vencimento superior a 12 meses. (C) as exigibilidades do setor pblico com prazo de vencimento inferior a 12 meses. (D) os dbitos de tesouraria. (E) os servios da dvida a pagar com prazo inferior a 12 meses. 23) (CESPE Auditor Substituto de Ministro TCU 2007) O DF estar sujeito a interveno federal no caso de absteno do pagamento da dvida pblica fundada por mais de cinco anos consecutivos. 24) (CESPE AFCE TCU 2009) Compete a lei complementar dispor sobre finanas pblicas e sobre os limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios. 25) (FCC Auditor Substituto de Conselheiro - TCE/RO 2010) Os Estados, Distrito Federal e Municpios podem adquirir emprstimos pblicos mediante emisso de ttulos. Dispor sobre os limites globais e condies para que estes emprstimos aconteam competncia (A) comum dos entes federados envolvidos, mediante lei complementar.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (B) exclusiva da Assembleia Legislativa, Cmara Legislativa ou Cmara Municipal, mediante decreto legislativo. (C) exclusiva do Chefe do Poder Executivo, mediante decreto. (D) exclusiva do Senado Federal, mediante resoluo. (E) privativa do Congresso Nacional, mediante decreto legislativo. 26) (FCC Procurador - Recife 2008) Em relao dvida pblica, NO competncia do Senado Federal: (A) julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. (B) autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. (C) fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (D) dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno. (E) estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 27) (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) A respeito da dvida pblica, a Constituio federal dispe: I. Compete privativamente ao Congresso Nacional dispor sobre limites e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. II. da competncia exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. III. Compete privativamente ao Congresso Nacional autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse dos entes da federao. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 28) (FCC Procurador de Contas TCE/AP 2010) Sobre dvida pblica, a Constituio Federal estabelece que (A) lei complementar dispor sobre dvida pblica interna e externa, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico. (B) a dvida pblica se classifica em fundada e flutuante, traz as respectivas definies e engloba as operaes de crdito e concesso de garantia. (C) compete ao Congresso Nacional dispor sobre os limites globais e condies para operaes de crdito externo e interno dos Estados e do Distrito Federal. (D) compete ao Congresso Nacional, por proposta do Presidente da Repblica, fixar os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (E) compete ao Congresso Nacional estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 29) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) Os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio e para o montante da dvida mobiliria federal devem ser fixados, em percentual da receita corrente lquida, para cada esfera de governo. 30) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Se um municpio, ao final do primeiro quadrimestre de 2009, tiver ultrapassado o limite da sua dvida consolidada em R$ 600 milhes, isso significar que, at o final de agosto, ele dever reduzi-la em R$ 200 milhes, sob pena de ficar impedido de receber transferncias voluntrias a partir de setembro. 31) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade - 2008) Se, em determinado estado da Federao, o crescimento do produto interno bruto tiver permanecido, por doze meses, inferior a 1% e a dvida consolidada desse estado tiver excedido, nesse perodo, os limites estabelecidos pelo Senado Federal, ento o prazo para reconduo da dvida ao seu respectivo limite ser de vinte e quatro meses. 32) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais inclui-se a apurao semestral dos limites de despesas de pessoal e da dvida consolidada. 33) (CESPE Auditor Substituto de Ministro TCU 2007) Se um ente da federao ultrapassar o limite estabelecido legalmente para o montante da dvida consolidada, ficar proibido de realizar operao de crdito, inclusive o refinanciamento do dbito principal atualizado da dvida mobiliria, enquanto perdurar o excesso. 34) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) Se o estado do Esprito Santo tivesse ultrapassado o limite de endividamento no ltimo quadrimestre de 2009, ento ele deveria tomar medidas imperativas de reconduo ao limite, no mximo at o trmino de 2010, enquanto perdurasse o excesso, as operaes de crdito ficariam suspensas, at mesmo as de antecipao de receita. 35) (FCC Procurador de Contas - TCE/RO 2010) Se, ao final de um quadrimestre, a dvida consolidada de um ente federado ultrapassar o respectivo limite, dever ela ser reconduzida (A) at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes, com reduo de pelo menos um quarto no primeiro.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (B) nos dois quadrimestres seguintes, com reduo de pelo menos um tero no primeiro. (C) at o trmino do exerccio financeiro, com reduo de pelo menos metade no primeiro bimestre. (D) at noventa dias para reduo de um tero e mais noventa dias para reduo do restante. (E) at o trmino do semestre seguinte ao da constatao, com reduo de pelo menos um tero no primeiro bimestre. 36) (FCC - Analista Judicirio Administrativo - TRT- 2 Regio-2008) medida que pode ser utilizada por um ente pblico para reconduo de sua dvida aos seus limites: (A) transferncia voluntria de outro ente pblico. (B) operao de crdito por antecipao da receita. (C) diminuio da meta de resultado primrio. (D) limitao do empenho. (E) operao de crdito externo. 37) (FCC - Analista Judicirio Cincias Contbeis TJ/PA 2009) Sobre as disposies contidas na Lei Complementar n 101/2000 sobre dvida e endividamento, considere: I. O ente pblico que ultrapassar o limite permitido de dvida fundada, cujo prazo para retornar ao limite estiver vencido, e enquanto perdurar o excesso, ficar tambm impedido de receber transferncias constitucionais da Unio ou do Estado. II. Operaes de crdito de prazo inferior a doze meses, cujas receitas tenham constado do oramento, tambm integram a dvida pblica consolidada. III. Dvida pblica mobiliria aquela representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. IV. Refinanciamento da dvida mobiliria a emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) II, III e IV. (E) I, III e IV. 38) (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) A Lei de Responsabilidade Fiscal dispe que se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite no final de um (A) semestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 10% no primeiro. (B) trimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 15% no primeiro.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (C) quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. (D) bimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 35% no primeiro. (E) ano, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 15% no primeiro. 39) (CESPE - Administrador - Ministrio dos Esportes - 2008) Nos ltimos dezoito meses do mandato do chefe do Poder Executivo, o ente respectivo da Federao est proibido de realizar qualquer tipo de operao de crdito por antecipao de receita. 40) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) Durante a execuo oramentria, o Poder Executivo pode solicitar emprstimos, tanto para a abertura de crditos adicionais como para atender a eventuais necessidades de caixa. No primeiro caso, trata-se de nova dotao; no segundo, de mero ajuste no fluxo de recursos financeiros. 41) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade - 2008) Considerando que um ente pblico tenha contratado operao de crdito por antecipao de receita (ARO), que no requer prvia e expressa autorizao oramentria, caso, no ms de dezembro, no se tenha realizado a arrecadao prevista, o ente em questo, coerentemente com a legislao, poder quitar parte do dbito mediante contratao de nova operao do gnero, a ser quitada at o final do exerccio subsequente, com a recuperao esperada da arrecadao. 42) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) Acerca da elaborao e do controle dos oramentos e balanos da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, julgue o item. A lei de oramento pode conter autorizao ao Poder Executivo para que este realize, em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender insuficincias de caixa. 43) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) Uma operao de crdito por antecipao de receita somente pode ser feita nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro. 44) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), trata-se de dvida fundada, de longo prazo, devendo ser paga at o final do exerccio financeiro seguinte ao da contratao. 45) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 as quais inclui-se a possibilidade de realizao de operaes de crdito por antecipao de receita em qualquer perodo. 46) (CESPE Analista Administrativo IBRAM/DF - 2009) Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a operao de crdito por antecipao de receita oramentria dever ser liquidada at o dia 10 de dezembro de cada ano, sem juros e outros encargos incidentes. 47) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), ao ser contratada no ltimo ano de mandato de um prefeito municipal, dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro daquele exerccio. 48) (CESPE Economista - DPU - 2010) Conforme a LRF, no ltimo ano de mandato, permitido aos prefeitos firmar, pela prefeitura, operao de crdito por antecipao de receita, em meados de janeiro desse ano, desde que a liquide at o ltimo dia de novembro do mesmo ano. 49) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), constituem-se em receita de origem oramentria, classificada como despesas de capital operaes de crdito. 50) (CESPE Analista Administrao - EMBASA - 2010) permitida a contratao da antecipao de receita oramentria, desde que no ocorra no ltimo ano de mandato. 51) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) Com relao a operaes de antecipao de receita oramentria (ARO), realizada por estados ou municpios, sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo licitatrio realizado pelo respectivo ente governamental. 52) (FCC Procurador de Contas TCE/AP 2010) A operao de crdito por antecipao de receita I. destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. II. realizar-se- apenas a partir do dcimo dia do incio do exerccio. III. dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o ltimo dia do exerccio em que foi realizada. IV. est proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada. V. pode ser realizada durante todo o mandato do Chefe do Executivo, s no se permitindo que seja contratada para pagamento em exerccio posterior, em mandato de novo Chefe do Executivo. Est correto o que se afirma APENAS em
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II, III e IV. (D) II, III e V. (E) III, IV e V. 53) (FCC- Especialista em Adm, Oramento e Fin Pblicas- Pref. de SP - 2010) Sobre as operaes de crdito por antecipao de receita oramentria correto afirmar que: (A) destinam-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. (B) podem ser realizadas a partir do quinto dia do incio do exerccio financeiro. (C) so vedadas enquanto existir mais de uma operao da mesma natureza ainda no resgatada integralmente. (D) no podem ser contratadas no primeiro ano de mandato do Prefeito. (E) devero ser liquidadas com juros e outros encargos incidentes, at o dia 31 de dezembro de cada ano. 54) (FCC Tcnico de Controle Externo - TCM/PA 2010) Quanto Lei de Responsabilidade Fiscal, INCORRETO afirmar: (A) O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. (B) vedado s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. (C) Os contratos de operao de crdito externo devero sempre conter clusula que importe a compensao automtica de dbitos e crditos, limitada ao exerccio da sua constituio, ainda que sem previso oramentria. (D) A destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas dever ser autorizada por lei especfica, atender s condies estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias e estar prevista no oramento ou em seus crditos adicionais. (E) Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. 55) (FCC Tcnico de Controle Externo - TCM/PA 2010) Sobre o crdito por antecipao de receita, correto afirmar: (A) Pode e deve ser realizada no ltimo ano de mandato do Chefe do Executivo, para se evitar restos a pagar para o exerccio seguinte. (B) Pode ser realizada at um limite de duas operaes simultneas da mesma natureza, ambas pendentes de pagamento.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (C) Classifica-se como dvida pblica consolidada, na medida em que o seu pagamento pode acontecer em prazo superior ao exerccio financeiro em que foi contrada. (D) espcie de dvida pblica flutuante, devendo ser paga no mesmo exerccio financeiro em que ocorreu o emprstimo, j que tem por finalidade suprir eventual e momentnea insuficincia de caixa. (E) Realizar-se- a partir do primeiro dia do exerccio financeiro e deve ser liquidada at o ltimo dia do mesmo exerccio financeiro. 56) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. 57) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) instituio financeira controlada pela Unio permitida a aquisio de ttulos da dvida pblica para atender investimentos de seus clientes. 58) (CESPE - Procurador - PGE/PE - 2009) No se admite a realizao de operaes de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo, mesmo nos casos de aquisio de ttulos da dvida pblica para atender a investimento de seus clientes. 59) (CESPE Tcnico Superior IPAJM 2010) O aceite de ttulos emitidos por instituies de direito privado deve ser considerado uma modalidade de operao de crdito, quando realizado por rgo da administrao pblica. 60) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) expressa a vedao legal operao de crdito entre uma instituio financeira pblica e o ente estatal, na qualidade de beneficirio do emprstimo, que a controle. 61) (FCC Procurador de Contas TCE/RR 2008) Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, equiparam-se a operaes de crdito, mas NO est vedada (A) a assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. (B) a captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido, sem prejuzo do disposto no 7 do art. 150 da Constituio. (C) o recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao. (D) a assuno, o reconhecimento ou a confisso de dvidas pelo ente da Federao, sem prejuzo do cumprimento das exigncias previstas na referida lei.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (E) a assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes. 62) (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) Ao se referir s operaes de crdito, a Lei complementar no 101/2000 faz referncia a vrias vedaes, destacando-se a seguinte: (A) O Banco Central do Brasil no emitir ttulos da dvida pblica a partir da data da publicao da referida Lei complementar. (B) Os Estados e Municpios esto impedidos de comprar ttulos da dvida da Unio como aplicao de suas disponibilidades. (C) A instituio financeira estatal controlada por ente da Federao no pode adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes. (D) vedada autorizao oramentria para assuno de obrigao com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. (E) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. 63) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Integram as despesas da Unio e so includas na lei oramentria as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais e custeio administrativo, excludas as destinadas a benefcios e assistncia aos servidores. 64) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) O Tesouro Nacional beneficirio dos resultados positivos do BACEN, apurados aps a constituio ou a reverso de reservas, assim como devedor de eventuais resultados negativos da mesma instituio. 65) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Nas suas relaes com ente da Federao, o Banco Central do Brasil no est sujeito a vedaes, pois a entidade responsvel por regular o mercado, devendo atuar livremente. 66) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) As despesas do Banco Central do Brasil (BACEN) relativas a pessoal, encargos sociais e custeio administrativo devem integrar a LOA. 67) (CESPE - Oficial Tcnico de Inteligncia - Administrao - ABIN - 2010) O resultado positivo do Banco Central, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional; o resultado negativo, obrigao do Tesouro para com o Banco Central, devendo ser consignado em dotao especfica no oramento.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

67 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 68) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Veda-se ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. 69) (FCC Procurador de Contas TCE/RR 2008) Atualmente, a legislao brasileira permite ao Banco Central do Brasil: (A) emitir ttulos da dvida pblica. (B) comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. (C) comprar ttulo da dvida pblica, na data de sua colocao no mercado. (D) conceder garantia. (E) conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional. 70) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A operao de crdito consiste no compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. 71) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) A vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas por um estado pode ser legalmente oferecida como contragarantia Unio. (CESPE Analista Judicirio Administrativo STM - 2011) Com relao ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal acerca das garantias e contragarantias em operaes de crdito internas e externas, julgue os itens a seguir. 72) O ente da Federao que tiver a sua dvida honrada pela Unio em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito no ter acesso a novos crditos ou financiamentos at que a respectiva dvida seja totalmente liquidada. 73) vedado s entidades da administrao indireta e suas respectivas empresas controladas e subsidirias conceder garantia com recursos de seus prprios fundos. 74) (FCC Procurador de Contas - TCE/RO 2010) A concesso de garantia em operaes de crdito: (A) depende sempre de limites e condies estabelecidos pelo Senado Federal, ainda que no caso dos Estados e Distrito Federal. (B) quando em valor igual ou superior ao valor da operao de crdito dispensa a prestao de contragarantia. (C) est condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser prestada, alm de outros requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. (D) pelas instituies financeiras estatais tambm submete-se s regras para garantia previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal para os entes.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

68 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 (E) no admite o condicionamento de transferncias constitucionais ao ressarcimento do pagamento de dvida, quando a Unio e os Estados estiverem honrando dvida de outro ente, em razo de garantia prestada. 75) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Em atendimento chamada regra de ouro constante da LRF, as operaes de crdito por antecipao de receitas oramentrias, quando liquidadas no prprio exerccio de sua contratao, devem ser computadas. 76) (CESPE Analista Judicirio TST 2008) Para fins de cumprimento da chamada regra de ouro da Lei de Responsabilidade Fiscal, computam-se tambm as operaes de crdito por antecipao de receitas, desde que liquidadas no mesmo exerccio em que forem contratadas. 77) (CESPE Analista Judicirio Administrao STM - 2011) Mesmo que, em determinado exerccio financeiro, as despesas de capital fixadas no oramento sejam integralmente financiadas com recursos de operaes de crdito, novos emprstimos podero ser realizados, desde que autorizados por maioria absoluta do respectivo Poder Legislativo. 78) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) Com base na Constituio Federal e na legislao complementar, no que concerne s matrias oramentria e financeira pblicas, julgue os item a seguir. Considere-se que a proposta oramentria de um ente pblico foi encaminhada com a seguinte estrutura (valores em R$ bilhes).

Nessa situao hipottica, correto concluir que a proposta inadmissvel, em virtude de apresentar deficit corrente e de as receitas de capital excederem as despesas de capital. 79) (CESPE Administrador - Correios - 2011) A vedao da realizao de operaes de crdito superiores s despesas de capital fundamenta-se na austeridade econmico-financeira do Estado, que busca no transgredir o princpio do equilbrio. 80) (FCC Auditor Substituto de Conselheiro - TCE/RO 2010) Considere: I. sempre vedada a realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

69 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03 II. Ser admitida operao de crdito que exceda o montante das despesas de capital quando autorizada mediante crdito suplementar ou especial com finalidade precisa, desde que aprovada pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. III. No sero computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma de emprstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito de promover incentivo fiscal relacionado a tributo de competncia do ente federado, se resultar diminuio do nus deste. IV. No ser deduzido das despesas de capital o valor da operao sob a forma de emprstimo a contribuinte, com intuito de promover incentivo fiscal, se este emprstimo for concedido por instituio financeira controlada por ente federado. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

70 de 71

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ CNJ - Analista Judicirio reas Administrativa, Judiciria e Contabilidade Teoria e 300 Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 03

1 E 11 E 21 * 31 C 41 E 51 E 61 D 71 C

2 C 12 E 22 B 32 C 42 C 52 B 62 E 72 C

3 C 13 C 23 E 33 E 43 E 53 A 63 E 73 C

4 C 14 E 24 E 34 C 44 E 54 C 64 C 74 C

5 C 15 E 25 D 35 A 45 E 55 D 65 E 75 E

6 E 16 E 26 A 36 D 46 E 56 C 66 C 76 E

7 E 17 E 27 B 37 D 47 E 57 C 67 C 77 C

8 E 18 C 28 A 38 C 48 E 58 E 68 C 78 E

9 C 19 E 29 C 39 E 49 E 59 E 69 B 79 C

10 C 20 D 30 E 40 C 50 C 60 C 70 E 80 C

*Anulada (todas corretas)

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

71 de 71

You might also like