You are on page 1of 32

Crianas e Adolescentes Vtimas de Violncia Intrafamiliar em Situao de Abrigo: possibilidades interventivas de retorno s famlias de origem

Um Estudo realizado junto ao Servio Sentinela de Florianpolis/SC

Thaiz B. Martins Assistente Social Renata Nunes Assistente Social

SERVIO SENTINELA Florianpolis/SC


No mbito do Municpio de Florianpolis, o Servio Sentinela atende crianas e adolescentes em situao de violncia (fsica, sexual), propiciando atendimento psicossocial atravs de um conjunto de aes articuladas.

Estrutura e Funcionamento
Servio Sentinela

Coordenao

Diagnstico

Acompanhamento

Preveno

FLUXO DE ATENDIMENTO

ACOLHIMENTO DA DENNCIA (Conselho Tutelar, Disque-Denncia)

SERVIO SENTINELA

COORDENAO E ADMINISTRATIVO

DIAGNSTICO
C.T, JUIZADO, PROMOTORIA E DELEGACIAS

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento Familiar
O Acompanhamento Familiar ocorre atravs de um conjunto de aes voltadas modificao do padro da dinmica familiar abusiva e da resignificao das violncias, de forma que a famlia consiga super-las.

Acompanhamento Familiar
Proteo das Vtimas; Democratizao das relaes familiares; Empoderamento de vtimas(Protagonismo/Autonomia); Estabelecimento de vnculos saudveis; Ampliao da rede social, parental e institucional de proteo; Responsabilizao dos autores das violncias; Preveno primria, secundria e terciria; Busca da resilincia.

Direito a Convivncia Familiar e Comunitria


Estatuto da Criana e do Adolescente Art.4o - dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegura, com absoluta prioridade a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Art. 16o - Do direito liberdade V Participar da vida familiar e comunitria sem discriminao.

Estatuto da Criana e do Adolescente


Art. 19 - Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da famlia, e excepcionalmente em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes. Art. 5 - Nenhuma criana e adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punindo da forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso aos seus direitos fundamentais. Art. 87 - Linhas de ao da poltica de atendimento: III Servios especiais de preveno e atendimento mdico psicossocial s vtimas de negligncia, explorao, abuso e crueldade.

Estatuto da Criana e do Adolescente


Art. 98 As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta lei forem ameaados ou violados: I Por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; II Por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsveis; III Em razo de sua conduta.

Estatuto da Criana e do Adolescente


Art. 25 - Entende-se por famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes . Art. 28 A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou adolescente, nos termos dessa lei. Art. 100 - Na aplicao das medidas levar-se-o em conta as necessidades pedaggicas preferindo-se aquelas que visem o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios;

Art. 101 - Verificada qualquer hiptese prevista no art. 98 a autoridade competente poder determinar: I Encaminhamento aos pais ou responsvel mediante termo de comunicao; II Orientao, apoio e acompanhamento temporrio; IV Incluso em Programa Comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente; V Requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico em regime hospitalar ou ambulatorial; VI Incluso em Programa Oficial de auxlio, orientao e tratamento a alcoolistas e toxicmanos; VII Abrigo em entidade; VIII Colocao em Famlia Substituta. Pargrafo nico o Abrigamento medida provisria e excepcional, utilizvel como forma de transio para colocao em famlia substituta, no implicando na privao de liberdade.

Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescente Convivncia Familiar e Comunitria
A famlia pode ser pensada como um grupo de pessoas que so unidas por laos de consanginidade, de aliana e de afinidade. Diversas outra relaes de parentesco compem uma famlia extensa, isto , uma famlia que se estende para alm das unidade pais/filhos e /ou da unidade do casal, estando ou no dentro do mesmo domiclio: irmos, meio-irmos, avs, tios e primos de diversos graus.

O cotidiano da famlia constitudo por outros tipos de vnculos que pressupem obrigaes mtuas, mas no de carter legal e sim de carter simblico e afetivo. So relaes de apadrinhamento, amizade, vizinhana e outra correlatas. Rede Social de Apoio so os diversos arranjos constitudos no cotidiano para dar conta da sobrevivncia, do cuidado e da socializao de crianas e adolescentes. A famlia est em constante transformao a partir da relao recproca de influncias e trocas que estabelece com o contexto. Segundo Bruschini (1981), a famlia conjuga individual e coletivo, histria familiar, transgeracional e pessoal. referncia de afeto, proteo e cuidado.

Este ponto de fundamental importncia para se compreender o investimento no fortalecimento e no resgate dos vnculos familiares em situao de vulnerabilidade, pois, cada famlia, dentro de sua singularidade, potencialmente capaz de se reorganizar diante de suas dificuldades e desafios, de maximizar suas capacidades e de transformar suas crenas e prticas para consolidar novas formas de relaes. De acordo com Winnicott (2005), a famlia o melhor lugar para o desenvolvimento da criana e do adolescente, quando a convivncia familiar saudvel. Pois na famlia, lugar de proteo e cuidado tambm lugar de conflito e pode ser um espao de violao de direitos.

Conforme Vicente (2004) os vnculos familiares e comunitrios possuem uma dimenso poltica, na medida em que tanto a construo quanto o fortalecimento dos mesmos dependem tambm, dentre outros fatores , de investimento do Estado em Polticas Pblicas voltadas famlia, comunidade e ao espao coletivo. Objetivos do Plano

Ameaa e Violao dos Direitos da Criana e do Adolescente no Contexto Familiar


importante refletir sobre as situaes caracterizadas como violao de direitos da criana e do adolescente no contexto familiar a fim de subsidiar as formas de atendimento devidas em cada caso.
Situao de Risco Criana e ao Adolescente; Responsabilidade do Poder Pblico (art. 4 ).

Violncia Domstica contra Criana e Adolescente


Todo ato ou omisso praticado por pais, parentes ou responsveis contra crianas e ou adolescentes que sendo capaz de causar dano fsico, sexual e ou psicolgico vtima implica, de um lado, numa transgresso do poder/dever de proteo do adulto e, de outro, numa coisificao da infncia, isto , numa negao do direito que crianas e adolescentes tem de ser tratados como sujeitos e pessoas em condio peculiar de desenvolvimento. (Azevedo e Guerra, 1984).

Crianas e Adolescentes Vtimas de Violncia Intrafamiliar em Situao de Abrigo: possibilidades interventivas de retorno s famlias de origem Levantamento de Dados

Estudo Exploratrio Construo do Instrumental: Questionrio Sujeitos: Profissionais Universo: 26 Famlias Amostra inicial: 11 Famlias Amostra final: 5 Famlias Critrios

Identificao
F.01 Margarida e Grbera F.02 Hortncia F.03 Begnia F.04 Rosa e Amarlis F.05 Orqudea, Dlia e Cravo

Famlia

Identificao

Agressor

Tipo de Violncia

F.1

Margarida e Grbera

Genitor e Madrasta Irm Genitores

Violncia Fsica e Psicolgica Violncia Fsica e Psicolgica Violncia Fsica, Psicolgica e Negligncia Violncia Fsica, Psicolgica e Negligncia Violncia Fsica, Psicolgica e Negligncia

F.2 F.3

Hortncia Begnia

F.4

Rosa e Amarlis Orqudea, Dlia e Cravo

Genitora

F.5

Genitores

Margarida e Grbera
Polireincidncia de denncias; Violncia fsica com leses (queimaduras, arranhes); Histrico de violncia fsica/psicolgica graves; Abandono materno; Depreciao freqente da criana e da adolescente; Trabalho infantil(domstico); Ausncia de figura de proteo no ncleo familiar; Manifestao do desejo em ser abrigadas; No identificao de possveis cuidadores na famlia ampliada;

Margarida e Grbera
Responsabilizao do agressor; Manifestao da genitora quanto a guarda; Continuidade no acompanhamento; Investimento nos vnculos familiares; Auto-proteo; Autonomia; Comunicao; Perspectivas futuras; Ampliao da rede de proteo
parental/institucional/comunitria.

Fatores que Culminaram no Abrigamento


Violncia fsica severa (leses) e negligncia severa; Relao assimtrica de poder ( coisificao); Ausncia de figura protetiva; Depreciao da criana/adolescente; Histrico de fugas do lar; Auto-mutilao; Ideao suicida da vtima; Situao de rua e mendicncia;

Fatores que Culminaram no Abrigamento


Ausncia de superviso de adulto;

Falta de cuidados bsicos (alimentao, sade, vesturio); Pais/Responsveis dependentes de substncia psicoativas; Quadros de doenas psiquitricas graves dos Pais/Responsveis; Trabalho infantil; Manifestao do desejo da criana em ser abrigada.

Metodologia
Estudo

de caso/ Superviso: estratgias de interveno e avaliao do processo de acompanhamento; Reunio tcnica com a rede de atendimento articulando as aes; Acompanhamento processo criminal; Registro (historicidade); Relatrios Psicossociais.

Estratgias de Interveno
Reflexo sobre a dinmica da violncia; Conseqncias fsicas comportamentais; Possibilidades - Limites (sem o uso de punio corporal); Referncias de cuidado; Encaminhamentos (sade,educao,assistncia social); Ampliao da rede de proteo da criana,

institucional/comunitria; Auto-proteo; Fortalecimento de vnculo familiares saudveis; Estmulo a relaes familiares mais democrticas; Preparao da famlia para depoimento (audincia responsabilizao); Fortalecimento da Famlia para a nova dinmica familiar.

Plano de interveno conjunto com a famlia;

Fatores Contribuintes para Retorno ao Convvio Familiar

abusivo);

Modificao da dinmica familiar (superao do padro Identificao figuras de proteo;

abrigamento;
Autonomia;

Manuteno do vnculo familiar durante o perodo de Auto-proteo; Continuidade do processo de acompanhamento; Afastamento do agressor da moradia comum.

Fatores que Dificultam o Retorno ao Convvio Familiar


Resistncia da famlia em aderir ao acompanhamento; Permanncia do padro abusivo; Fragilidade dos vnculos afetivos; Ausncia de figuras de proteo; Permanncia do agressor na moradia comum (V. Sexual); Perigo iminente; Resistncia da criana/adolescente em retornar famlia A no responsabilizao dos agressores.

de origem;

Consideraes Finais
para as crianas, adolescentes e as famlias atendidas (melhora da auto-estima; incluso em outras polticas pblicas - sade, educao, trabalho, moradia e programas de complementao de renda, entre outros); sexual contra crianas e adolescentes;
Aumento do nmero de denncia nos casos de violncia Potencializao/articulao da rede de atendimento s Fortalecimento crescente das parcerias, principalmente em O atendimento psicossocial tem surtido efeito significativo

crianas, aos adolescentes e suas famlias; relao aos Florianpolis; protocolos assinados

pelo

Municpio

de

Consideraes Finais
polticas pblicas que dem suporte para as famlias;
Necessidade de investimento em servios de proteo e de Necessidade de investimento na Poltica de Preveno;

atendimento.

Capacitao continuada dos sujeitos envolvidos na rede de Rotatividade dos profissionais;

Se no vejo na criana uma criana, porque algum a violentou antes, e o que vejo o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. (Helbert de Souza Betinho)

You might also like