You are on page 1of 7

Revista Linguasagem 15 Edio / www.letras.ufscar.

br/linguasagem

HERMENUTICA E GIRO LINGUSTICO: BREVES CONSIDERAES SOBRE A TEORIA DE GADAMER

Caroline Prado Zanin1

Segundo Lenio Luiz Streck, o sculo XX mostrou-se generoso para com o direito e a filosofia2. No ltimo caso, tendo em vista o escopo deste breve artigo, isso se deve ao chamado giro lingstico. Trata-se de uma verdadeira revoluo copernicana3, ainda nos dizeres do ilustre autor. Assim como o heliocentrismo alterou profundamente e de forma irremedivel todas as concepes do cosmos no remoto sculo XVI, a valorizao da linguagem colocou em xeque as bases da antiga metafsica. Muito havia se discutido sobre a linguagem, como o caso do Crtilo de Plato, entretanto, sem conceder-lhe qualquer valor maior ou papel relevante. Apenas para exemplificar, existia a teoria convencionalista, para a qual a palavra designava determinada coisa devido a uma conveno e do hbito repetido, coerente com a dualidade de essncia e aparncia, em oposio corrente que defendia uma relao natural entre palavra e coisa. Com a Escolstica e sua tentativa de compreender o mistrio divino da Santssima Trindade, passou-se a defender uma unidade entre o pensar e o falar, sem um ato reflexivo antecedente. Somente com a virada lingstica o foco das investigaes filosficas deixou de ser o sentido presente nas prprias coisas ou na representao intelectual efetuada pela mente, o que corresponde, analogicamente, no raciocnio desenvolvido, to sedimentada teoria geocntrica, passando a se dar na e pela linguagem4. A metfora torna-se possvel (e inclusive bastante elucidativa) diante da constatao de que, desde os primrdios da histria da filosofia, at ento, nunca se havia dado crdito linguagem, uma vez que restrita a um papel secundrio ou instrumental em detrimento da metafsica clssica e moderna.

Acadmica do curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista do Programa de

Iniciao Cientfica do CNPq, sob a orientao da Professora Doutora Maria Helena Damasceno e Silva Megale. E-mail: carol.zanin@gmail.com
2

STRECK, Lenio Luiz. Hermenutica e Ensino Jurdico em Terrae Brasilis. In: CARLINI, Anglica; CERQUEIRA,

Daniel Torres de; ALMEIDA FILHO, Jos Carlos de Arajo. 180 anos do Ensino Jurdico no Brasil. Campinas: Millenium Editora, 2008. p. 379-405.
3

STRECK, Lenio Luiz. Hermenutica e possibilidades crticas do Direito: Ensaio sobre a cegueira positivista. Op. cit., p. 381.

Revista Brasileira de Estudos Polticos, Polticos n. 97, p. 33-70, jan./jun. 2008. p. 50.
4

A partir de tal momento histrico, colocou-se a linguagem no centro de todos os questionamentos filosficos. Se antes, segundo Mendes5, a linguagem representava instrumento de mera designao de objetos, tornou-se uma forma de existncia, a morada do prprio ser. Tudo aquilo que pode ser compreendido linguagem. Nesse sentido, explica Quinaud:

A linguagem passa a ser vista como aquilo que possibilita a compreenso do indivduo no mundo, de modo que essa mesma linguagem necessariamente fruto de um processo de comunicao envolvendo uma relao de intersubjetividade, isto , onde antes havia uma relao sujeito/objeto instaura-se uma relao sujeito/sujeito. Alm disso, a prpria linguagem comea a ser compreendida como elemento de mediao das interaes existentes na sociedade6.

Contemporneo da reviravolta na filosofia do sculo passado e atento a suas profundas alteraes, Hans-Georg Gadamer trouxe para a hermenutica a ressignificao do fenmeno lingstico na terceira parte de sua obra-prima Verdade e Mtodo, com o ttulo de A virada ontolgica da hermenutica no fio condutor da linguagem. Wilhelm Von Humboldt, renomado filsofo alemo da linguagem, representou uma das maiores influncias do autor estudado nesta breve exposio. Juntamente com Herder e Hamann, foi propulsor da perspectiva da linguagem como constituidora de mundo7. Ao deixar de significar uma simples forma de representar a realidade j pr-existente, a centralidade na linguagem tambm move as engrenagens da velha hermenutica, o que foi prontamente notado por Gadamer. Diante da afirmao de que os homens constituem o mundo de forma lingstica, em oposio ao mundo circundante marcado pela ausncia de liberdade, o ser que pode ser compreendido a linguagem, conforme explica Martini:

Em Humboldt, a linguagem no meio para expor a verdade conhecida; antes disso, ela descobre o que era desconhecido. nele que Gadamer tem o ponto de partida para suas reflexes. Humboldt desvenda o problema da origem da linguagem, dizendo que o mundo s o , a partir dela, visto que se mostra estranho pens-lo como um espao onde, somente em poca posterior, tenha surgido a palavra. Gadamer tambm concorda com o

MENDES, Ana Arajo Ximenes. A eficcia das normas constitucionais e a interpretao pragmtica da

constituio. Disponvel em: <http://www.mp.rn.gov.br/userfiles/ file/RevistaMP/RevMP0001.pdf> Acesso em: 13 mar. 2010.


6

PEDRON, Flvio Quinaud. O Giro Lingstico e a Auto-compreenso da Dimenso Hermenutico Pragmtica MARTINI, Angela. O ato ato de julgar como atividade concretizadora da constituio: uma proposta luz da

da Linguagem Jurdica. Vox Forensis, Forensis Esprito Santo do Pinhal, n. 1, v. 1, p. 199-213, jan./jun. 2008. p. 201.
7

hermenutica filosfica. filosfica 2006. Dissertao Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade Vale dos Sinos, So Leopoldo, 2006. p. 25.

Humboldt, quando este faz da linguagem no apenas um meio de insero do homem no mundo , mas a decorrncia de sua constituio lingstica O mundo s mundo enquanto vem linguagem8.

Partindo-se da premissa de que a relao do homem com o mundo se concretiza por meio da linguagem, no h como dissoci-la da compreenso. Logo, a hermenutica se transformou em uma ontologia fundamental, deixando de ser uma mera atribuio de sentido a algo externo. Para Fontana, a linguagem razo de ser da interpretao e no (...) um mecanismo, como quer a clssica hermenutica, que a relega a terceiro elemento entre sujeito e objeto9. Tambm com olhar atento aos chamados jogos de linguagem desenvolvidos por Wittgenstein, nos quais a palavra possui um significado dentro de determinado quadro ou situao, segundo Bernardo Gonalves Fernandes, estabelece-se uma relao entre realidade e linguagem, no sentido de que um objeto ou afirmao somente pode acontecer dentro de um determinado contexto10. No mais deve haver, nos termos de Srgio Ricardo Silva Gacki, um muro entre sujeito e objeto, sentenciando uma total desintegrao ente o investigador e o objeto investigado, mas uma compreenso, intersubjetivamente construda por meio da linguagem, do homem imerso em conexes com fatos, pessoas e coisas. O ser humano quer compreender a si mesmo na sua forma de existncia, portanto, precisa colocar em jogo o prprio ser e suas pr-compreenses. De forma bastante sucinta, pode-se dizer que o autor traz a historicidade como parte integrante de toda compreenso por meio de uma reabilitao dos preconceitos (no sentido de juzos prvios, sem qualquer carga pejorativa) e da tradio. Como ser finito e histrico, naturalmente, h preconceitos legtimos ou justificveis, o que leva a um questionamento antes inexistente. O pertencimento do homem a uma realidade histrica faz com que sua viso de mundo e sua possibilidade de conhecimento partam dos preconceitos que o cercam. mister, portanto, ver com outros olhos, repensar as concepes iluministas que extirparam todos os preconceitos em detrimento da aparente certeza de um saber absoluto. No obstante muito se questione acerca das limitaes advindas dos juzos prvios do intrprete, estes constituem o pressuposto de qualquer compreenso. Como a tarefa

hermenutica jamais se restringe a uma simples atribuio de sentido ao texto fundada na prcompreenso, deve-se pr prova os preconceitos. A hermenutica consiste em abertura e a pergunta possibilita exatamente que se questione determinado preconceito. Por diversas vezes, incorre-se em erros e se permite substituir a perspectiva inicial.

8 9

Ibidem, p. 24 e 25.
FONTANA, Eliane. Hermenutica clssica versus hermenutica filosfica: consideraes relevantes acerca do

processo interpretativo. In: Congresso Nacional de Pesquisadores em Direito, 15, 2006, Manaus. Anais... Florianpolis: Fundao Boiteux, 2007. p. 3417.
10

FERNANDES, Bernardo Gonalves. Os passos da hermenutica: da hermenutica hermenutica filosfica,

da hermenutica jurdica hermenutica constitucional e da hermenutica constitucional hermenutica constitucionalmente adequada ao Estado Democrtico de Direito. In: FERNANDES, Bernardo Gonalves (Org.) Interpretao Constitucional Reflexes sobre (a nova) Hermenutica. Salvador: Editora JusPodvim, 2010, p. 21-22.

Deve-se discutir todas as concepes anteriores, de forma a realizar uma fuso entre o horizonte passado e o presente. Compreender um texto significa sempre um projetar, no qual se altera o sentido estabelecido inicialmente, conforme se dialoga com a alteridade do objeto. Iniciase a leitura com uma determinada expectativa, uma opinio prvia em relao ao objeto de estudo, que a chamada pr-compreenso, a partir da qual se estabelece um projeto de compreenso para o todo. Esta pr-compreenso no subjetiva, visto que as pessoas comungam uma tradio em contnua formao, varivel, construda segundo se participa da tradio e a compreende. Por sua vez, a tradio, como linguagem, vem fala - um tu. Logo, deve-se diferenciar a experincia do tu da experincia verdadeiramente hermenutica. A primeira pode se dar sob a forma de conhecimento de pessoas, tornando o tu um objeto de anlise, ou reconhecendo-o como pessoa, porm com referncia ao prprio intrprete. J a segunda forma traduz a abertura para que o outro se mostre. A compreenso busca o entendimento sobre a coisa, o que se d de maneira lingstica. Como a linguagem constitui modo de ser do prprio sujeito que vem fala, preciso deixar que a alteridade se manifeste, de acordo com constatao de Gadamer:

A conversao um processo pelo qual se procura chegar a um acordo. Faz parte de toda verdadeira conversao o atender realmente ao outro, deixar-se valer os seus pontos de vista e pr-se em seu lugar, e talvez no no sentido que se queira entend-lo como esta individualidade, mas sim no de que se procura entender o que se diz. O que importa que se acolha o direito de sua opinio, pautado na coisa, atravs do qual podemos ambos chegar a nos pr de acordo a respeito da coisa11.

Naturalmente, h uma enorme diferena entre o exposto acima e um mero respeito individualidade do outro. Por exemplo, nos dilogos mdicos, o profissional apenas conhece o paciente e suas queixas, sem chegar a qualquer tipo de entendimento. inerente compreenso que esta ocorra de forma produtiva, tornando-se uma estrita necessidade (e at mesmo um pressuposto) o ato de dialogar, de dar abertura para que o outro se mostre. Nesse sentido, a teoria hermenutica de Gadamer tem como foco a linguagem em sua indissocivel correlao com a existncia do homem em suas infinitas possibilidades de manifestao e desvelamento. Assim, a linguagem o meio que permite o acordo. Isso fica visvel nas tradues, nas quais a tarefa hermenutica se torna mais difcil, devido necessidade de adaptar a obra ao contexto do leitor, para que no se perca exatamente o sentido do texto. preciso viabilizar o acordo com uma nova forma de expresso do texto, adequada aos pertencentes a um universo lingstico distinto.

11

GADAMER, Hans-Georg. filosfica ica. . Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosf ica Traduo

Flvio Paulo Meurer. 2.ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1998. p. 561.

Alis, a traduo, segundo Gadamer, guarda grande semelhana com o processo de compreenso. Aquele que traduz realiza uma reiluminao12 do texto outra realidade, baseada na compreenso que se tem dele. Ressalta-se, mais uma vez, que no se trata de reproduzir o ato reconstrutivo do autor; pelo contrrio, constitui uma interpretao. Tanto assim que a obra traduzida costuma ser mais clara que a verso original e as nuances variam, como no caso do tradutor ressaltar determinados aspectos em detrimento de outros. Outro ponto de contato entre a traduo e a hermenutica reside na distncia temporal. Embora aparea de forma mais exacerbada na primeira, colocar-se de acordo no texto escrito agrega a indispensvel relao de reciprocidade entre autor e texto escrito. Este somente pode vir fala por meio do intrprete, j que representa uma manifestao escrita de uma poca passada, logo, depende do sujeito para ser reavivada e fazer valer sua opinio. Dessa forma, o intrprete deve pesar e sopesar argumentos, inclusive aceitando a possibilidade de que algo v contra si e sua prpria opinio. O entendimento ocorre com a colocao em jogo dos preconceitos do intrprete em relao ao que diz o texto. No se pode falar de uma compreenso correta ou definida, j que o meio do acordo linguagem e a tradio se perpetua por reinterpretaes e releituras ao longo do tempo. A conversao realiza-se por meio de uma fuso de horizontes, ou seja, no h um deslocamento ao horizonte daquilo que se quer compreender, mas uma interligao do passado do texto com o presente do intrprete, nos termos de Gadamer:

A compreenso no uma transposio psquica. O horizonte de sentido da compreenso no pode ser limitado nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatrio a que foi escrito o texto na origem13.

Como se pde constatar, a compreenso est intimamente ligada com a linguisticidade. ingenuidade o intrprete criar conceitos sem investigar sua origem histrica e at mesmo semntica, o que leva a uma subsuno dos fatos aos padres daquele que interpreta. Da mesma forma, a soluo proposta pela conscincia histrica continua inadequada no pretendido deslocamento ao horizonte do objeto, supostamente livrando-o de quaisquer influncias do tempo presente. Reafirmando o que j foi dito, a compreenso pressupe colocar em jogo os preconceitos e ouvir a alteridade do objeto numa mediao que leva ao entendimento. A tradio tambm carece de algumas consideraes, j que sua essncia lingstica. Nas obras escritas, percebe-se uma forma livre e autntica de acesso ao passado. H uma vontade de manuteno e continuidade que permite um conhecimento profundo daquilo que foi transmitido, diferentemente da tradio oral. O texto escrito se perpetua e mantm viva a sua relao com o passado e at mesmo com a humanidade. De acordo com Lopes:

12 13

Ibidem, p. 562. Ibidem, p. 575.

Gadamer ressalta o papel essencial da linguagem no mbito da sua teoria hermenutica, pois constitui a mediao total da experincia do ser, assim que a linguagem passa a ser historicamente a estrutura ontolgica desse ser histrico que o homem, ser dialgico por natureza32. A linguagem primariamente o mundo interpretado pelo homem, o acontecimento interpretativo da realidade. A lingstica oferece o meio de universalizar nossa razo histrica, esttica ou jurdica, isto , o meio de aceder a uma teoria geral da interpretao14.

O fenmeno hermenutico deve ser compreendido em seu aspecto lingstico, tornando-se universal. Nesse sentido, dizse que a linguagem uma diferenciao que, ao mesmo tempo, constitui uma indiferenciao. Quando se diz algo, o indivduo se apresenta ao outro de seu prprio modo e, ao mesmo tempo, h apenas tal maneira de desvelamento, pois o sujeito s compreensvel na linguagem e no existe outro modo de ser.

BIBLIOGRAFIA

FERNANDES, Bernardo Gonalves. Os passos da hermenutica: da hermenutica hermenutica filosfica, da hermenutica jurdica hermenutica constitucional e da hermenutica

constitucional hermenutica constitucionalmente adequada ao Estado Democrtico de Direito. In: FERNANDES, Bernardo Gonalves (Org.) Interpretao Constitucional Reflexes sobre (a nova) Hermenutica. Salvador: Editora JusPodvim, 2010, p. 21-22. FONTANA, Eliane. Hermenutica clssica versus hermenutica filosfica: consideraes relevantes acerca do processo interpretativo. In: Congresso Nacional de Pesquisadores em Direito, 15, 2006, Manaus. Anais... Florianpolis: Fundao Boiteux, 2007. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. Traduo Flvio Paulo Meurer. 2.ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1998. LOPES, Ana Maria Dvila. A hermenutica jurdica de Gadamer. Revista de Informao Legislativa, Braslia, n. 145, p. 101-112, jan./mar. 2000. MARTINI, Angela. O ato de julgar como atividade concretizadora da constituio: uma proposta luz da hermenutica filosfica. 2006. Dissertao Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade Vale dos Sinos, So Leopoldo, 2006. MENDES, Ana Arajo Ximenes. A eficcia das normas constitucionais e a interpretao pragmtica da constituio. Disponvel em: <http://www.mp.rn.gov.br/userfiles/

file/RevistaMP/RevMP0001.pdf> Acesso em: 13 mar. 2010. PEDRON, Flvio Quinaud. O Giro Lingstico e a Auto-compreenso da Dimenso Hermenutico Pragmtica da Linguagem Jurdica. Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, n. 1, v. 1, p. 199-213, jan./jun. 2008.

14

LOPES, Ana Maria Dvila. A hermenutica jurdica de Gadamer. Revista de Informao Legislativa, Legislativa Braslia,

n. 145, p. 101-112, jan./mar. 2000. p. 108.

SEVERO, Cristine Gorski. Humboldt e a relao entre linguagem, ser humano e mundo: uma viso holstica. Revista Linguasagem Digital, So Carlos, n. 5, v. 1, fev. 2009. STRECK, Lenio Luiz. Hermenutica e possibilidades crticas do Direito: Ensaio sobre a cegueira positivista. Revista Brasileira de Estudos Polticos, n. 97, p. 33-70, jan./jun. 2008. p. 50. _________. Hermenutica e Ensino Jurdico em Terrae Brasilis. In: CARLINI, Anglica; CERQUEIRA, Daniel Torres de; ALMEIDA FILHO, Jos Carlos de Arajo. 180 anos do Ensino Jurdico no Brasil. Campinas: Millenium Editora, 2008. p. 379-405.

Recebido em: 15 de agosto de 2010. Aceito em: 30 de agosto de 2010.

You might also like