You are on page 1of 5

PSICOFNIA

146

PSICOFNIA
MEIO DE COMUNICAO FALADA Psicofonia a mediunidade que permite a comunicao do esprito, atravs do mdium, pela palavra falada (via oral). Kardec a denominou mediunidade falantes, ou seja, aquela faculdade que propicia o ensejo a que os espritos entrem em comunicao atravs da palavra, travando conversaes. Popularmente, ainda conhecida como incorporao; mas este termo poderia sugerir uma falsa idia de que o esprito comunicante penetra no corpo do mdium, o que, em verdade, no sucede. Psicofonia o mais empregado, modernamente. MDIUM SEMPRE RESPONSVEL PELA ORDEM Seja o grau de conscincia que for, o papel do mdium sempre passivo. O mdium sempre responsvel pela ordem do desempenho medinico. Quando a educao medinica deficiente ou viciosa, o intercmbio dificultado, faltando liberdade e segurana; o mdium reage exteriorizao perispirtica, dificulta o desligamento e quase sempre intervm na comunicao, truncando-a. O mdium ser o interprete nesse intercmbio, deve compreender o pensamento do esprito comunicante e transmiti-lo sem alterao.

PSICOFONIA DESVANTAGENS E VANTAGENS


DESVANTAGENS - preciso muita anlise para avaliar bem a origem e valor da comunicao. - Geralmente no chega a constituir uma prova de identificao do comunicante. - Seu efeito momentneo, nem sempre bem compreendido e pode ser deturpada a mensagem, ao se tentar reproduzi-la posteriormente (a no ser que seja gravada). VANTAGENS - Nas prticas medinicas, atualmente, a faculdade mais encontrada. - A psicofonia a porta mais acolhedora e acessvel para a manifestao objetiva dos Espritos no plano material. - Esta forma de mediunidade bastante proveitosa principalmente pela possibilidade de estabelecer o dilogo com o esprito comunicante. - Por permitir o dilogo direto, vivo e dinmico com os espritos, facilita, o atendimento dos que precisam de ajuda ou esclarecimento, permite ainda, a doutrinao e consolao dos espritos pouco esclarecidos sobre as verdades espirituais. - A psicofonia uma das formas mais interessantes de mediunidade e das mais teis porque no s nos faculta entendimento direto e pessoal com os Espritos, como tambm a possibilidade de esclarecermos os espritos inconscientes, imersos em escurido mental, bem como os maldosos, realizando assim um ato de verdadeira caridade espiritual e cooperando com os companheiros que dirigem as organizaes assistenciais do Espao, dedicados a esse trabalho. - Por ela, o mdium, s vezes, chega a dizer coisas inteiramente fora do mbito de suas idias habituais, de seus conhecimentos e at fora do alcance da sua inteligncia. - No raro verem-se pessoas iletradas e de inteligncia vulgar expressarem-se, em tais momentos, com verdadeira eloquncia, e tratar, com incontestvel superioridade, de questes sobre as quais seriam incapazes de emitir, no estado comum uma opinio. MECANISMO MEDINICO DA PSICOFONIA O mentor espiritual responsvel pela preparao do fenmeno da psicofonia, aproxima-se do mdium e aplica-lhe foras magnticas sobre o seu chacra coronrio, que sensibiliza e ativa a glndula pineal fazendo-a produzir um hormnio chamado melatonina. A melatonina interage com os neurnios tendo um efeito sedativo. Em seguida a melatonina direcionada para a parte do crtex cerebral responsvel pela fala e que vai ficar sob seu efeito, ou seja, sedada. Assim, o mdium perde o comando sobre os rgos da fala, permitindo que outro esprito se ligue a este sistema sensrio e o utilize. Em seguida, os espritos auxiliares aproximam o esprito que ir se manifestar pela psicofonia e fazem a ligao perispiritual aos rgos sensrios da fala do mdium, isto ocorre atravs do chacra larngeo. O esprito comunicante temporariamente apossa-se do rgo vocal do mdium, apropriando-se de seu mundo sensrio, conseguindo, assim, se expressar atravs da fala. 147

1 FASE - MENTOR ESPIRITUAL FAZ O ISOLAMENTO DO CRTEX CEREBRAL DO MDIUM


Mentor aplicando foras magneticas sobre o chacra coronrio do mdium

As foras energticas sensibilizam e ativam a glndula pineal fazendo-a produzir melatonina

a melatonina direcionada para a parte do crtex cerebral responsvel pela fala e que vai ficar sob seu efeito, ou seja, sedada Assim, o mdium perde o comando sobre os rgos da fala, permitindo que outro esprito se ligue a este sistema sensrio e o utilize.

2 FASE - LIGAO DO ESPRITO AOS RGOS SENSRIOS DO MDIUM


Quando o mdium inconsciente, os Espritos Auxiliares aproximam o Esprito que ir se manifestar pela psicofnia e fazem a ligao aos rgos sensrios da fala do mdium, atravs do chacra larngeo. Inexiste ligao entre o crebro do mdium e a mente do esprito manifestante e mesmo entre as suas prpria mente perispiritual e o crebro fsico, Neste caso a rea do crebro fsico do mdium, responsvel pela fala, est sob efeito total de sedao provocada pela melatonina. Quando o mdium semi-consciente a ligao tambm feita nos seus centros cerebrais do perisprito e do corpo fsico atravs do chacra frontal, por isso o mdium tem alguma conscincia do que esta falando. Neste caso a rea do crebro fsico do mdium, responsvel pela fala, est sob efeito parcial de sedao provocada pela melatonina.

148

PSICOFONIA - CLASSIFICAO
Conforme a mecnica de desprendimento perispiritual que ocorre no processo medinico, os mdiuns psicofnicos podem ser classificados em: conscientes, semi-conscientes e inconscientes:

CONSCIENTE

SEMI-CONSCIENTE

INCONSCIENTE

CLASSIFICAO DA PSICOFONIA
CONSCIENTE Muito Comum (cada 100 =70) H formao da atmosfera fludica entre as irradiaes perispirituais do mdium com as do esprito comunicante. H exteriorizao do perispirito do mdium de apenas alguns centmetros. O esprito comunicante aproxima-se do mdium, no mantm contato perispritual, e telepaticamente, transmite as idias que deseja enunciar. Esta a mediunidade dos tribunos e pregadores, daqueles que manifestam a inspirao monetnea. O esprito emite o pensamento e influi sobre o aparelho fonador do mdium Se concorda em falar, transmite a idias conforme a entende e usando seu prprio estilo, vocabulrio e construo de frases. Frases e estilo do mdium, idia do esprito. O mdium sente a influncia e capta o pensamento do esprito comunicante na origem, antes de falar, e pode transmiti-lo ou no SEMI-CONSCIENTE Comum (de cada 100 = 28) H formao da atmosfera fludica entre as irradiaes perispirituais do mdium com as do esprito comunicante. H maior exteriorizao do perispirito do mdium, porm ainda no completa. O esprito comunicante entra em contato com o perisprito do mdium que se semi-exterioriza e atravs deste, atua sobre o corpo fsico, ficando os rgos vocais do mdium parcialmente sob o controle do Esprito comunicante O esprito comunicante tem maior atuao no rgo fonador, conseguindo falar melhor, no seu prprio estilo. Frases do mdium, estilo e idias do esprito. INCONSCIENTE Raro (de cada 100 = 02) H formao da atmosfera fludica entre as irradiaes perispirituais do mdium com as do esprito comunicante Exteriorizao total do perisprito do mdium. Ficando apenas ligado pelo cordo fludico. Inexiste ligao entre o crebro do mdium e a mente do esprito manifestante e mesmo entre as suas prpria mente perispiritual e o crebro fsico. O fato de o Esprito do mdium exteriorizar-se do corpo fsico temporariamente passando este, mais ou menos inteiramente disposio e controle do esprito comunicante. A Atuao mais direta do esprito comunicante sobre o organismo fsico do mdium, atravs do Chakra Larngeo e dos centros nervosos liberados. Neste caso o comunicante tem maior interveno material modificando estilo, gestos e entonao da voz. Frases, estilos e idias do esprito. A mensagem transmitida sem que o mdium guarde conscincia cerebral dela; em esprito, porm, o mdium est consciente. Ao recobrar a conscincia, o mdium geralmente nada recorda da mensagem deixada. Desde que no esteja dominado em obsesso, poder: fiscalizar a atuao do comunicante, ajudando-o se ele precisar, ou interromper o transe em caso de perigo ou de ao contra seus princpios; Afastar-se em outras atividades se o comunicante lhe merecer confiana plena (o limite estar nas suas possibilidades, e as condies de sustentao fludica formada) Vantagem: maior liberdade do esprito, que se identifica por gestos, entonao da voz, atitudes.

Enquanto a mensagem est sendo recebida, o mdium sabe o que est falando, sente o padro vibratrio e a inteno do comunicante, podendo controlar e intervir, se necessrio, mas ao terminar a manifestao, s recordar do incio e do final da mensagem e, vagamente do tema abordado.

Vantagem: o mdium pode avaliar antes da manifestao, com fcil controle do fenmeno. 149

PSICOFONIA NO LIVRO NOS DOMNIOS DA MEDIUNIDADE


PSICOFONIA CONSCIENTE O mentor da casa aproximou-se da mdium e aplicou-lhe foras magnticas sobre o crtex cerebral, depois de arrojar vrios feixes de raios luminosos sobre extensa regio da glote. Notamos que Eugnia-alma, afastou-se do corpo, mantendo-se junto dele, a distncia de alguns centmetros. Observei que leves fios brilhantes ligavam a fronte de Eugnia, desligada do corpo fsico, ao crebro da entidade comunicante. Embora senhorando as foras de Eugnia, o hspede enfermo do nosso plano permanece controlado por ela, a quem se imana pela corrente nervosa, atravs da qual estar nossa irm informada de todas as palavras que ele mentalize e pretenda dizer. Efetivamente apossa-se ele temporariamente do rgo vocal de nossa amiga, apropriando-se de seu mundo sensrio, conseguindo enxergar, ouvir e raciocinar com algum equilbrio, por intermdio das energias dela, mas Eugnia comanda, firme, as rdeas da prpria vontade, agindo qual se fosse enfermeira concordando com os caprichos de um doente, no objetivo de auxili-lo. Esse capricho, porm, deve ser limitado, porque consciente de todas as intenes do companheiro infortunado a quem empresta o seu carro fsico, nossa amiga reserva-se o direito de corrig-lo em qualquer inconvenincia. Pela corrente nervosa, conhecer-lhe-, as palavras na formao, apreciando-as previamente. PSICOFONIA SONAMBLICA O irmo Jos Maria, dementado penetrou o templo com a superviso e o consentimento dos mentores da casa . Quanto aos fluidos de natureza deletrica, no precisamos tem-los. Recuam instintivamente ante a luz espiritual que os fustiga ou desintegra. Cada mdium possui ambiente prprio e cada assemblia se caracteriza por uma corrente magntica particular de preservao e defesa. Os raios luminosos da mente orientada para o bem incidem sobre as construes do mal, feio de descargas eltricas. A mdium fitou o desesperado visitante com manifesta simpatia e abriu-lhe os braos, auxiliando-o a utilizar o veculo fsico. Qual se fora atrado por vigoroso m, o sofredor arrojou-se sobre a organizao fsica da mdium, colando-se a ela, instintivamente. Auxiliado pelo guardio que o trazia, sentou-se com dificuldade, afigurando-se intensivamente ligado ao crebro medinico. Dela partiam fios brilhantes a envolv-lo inteiramente e o recm chegado, em vista disso, no obstante senhor de si, demonstrava-se criteriosamente controlado. Tentava gritar improprios, mas no conseguia. A mdium era instrumento, passivo no exterior, entretanto, nas profundezas do ser, mostrava as qualidades morais positivas que lhe eram conquista inalienvel, impedindo aquele irmo de qualquer manifestao menos digna. - Celina explicou, bondoso sonmbula perfeita. A psicofonia, em seu caso, se processa sem necessidade de ligao da corrente nervosa do crebro medinico mente do hspede que o ocupa. A espontaneidade dela tamanha na cesso de seus recursos s entidades necessitadas de socorro e carinho, que no tem qualquer dificuldade para desligar-se de maneira automtica do campo sensrio, perdendo provisoriamente o contato com os centros motores da vida cerebral. Sua posio medianmica de extrema passividade. Por isso mesmo, revela-se o comunicante mais seguro de si, na exteriorizao da prpria personalidade. Isso, porm, no indica que a nossa irm deve estar ausente ou irresponsvel. Junto do corpo que lhe pertence, age auxiliando o sofredor que por ela se exprime qual se fora frgil protegido de sua bondade. Atraiu-o a si, exercendo um sacrifcio voluntrio, que lhe doce ao corao fraterno, e Jos Maria, desvairado e desditoso, imensamente inferior a ela, no lhe pde resistir. Permanece assim, agressivo tanto quanto , mas v-se controlado em suas menores expresses, porque a mente superior subordina as que se lhe situam retaguarda, nos domnios do esprito. por essa razo que o hspede experimenta com rigor o domnio afetuoso da missionria que lhe dispensa amparo assistencial. Impelido a obedecer-lhe, recebe-lhe as energias mentais constringentes que o obrigam a sustentar-se com respeitosa atitude, no obstante revoltado como se encontra. 150

You might also like