You are on page 1of 2

--

... ,
,

Edtl~~o5
DIRECO-GERAL DOS RECURSOSHUMANOS DA EDUCAO

CIRCULAR
: Data

N 6 I

05

18/ 05/ 2005


..................................................

ServiodeOrigem: Direco de Servios de Gesto dos Recursos Humanos

ENVIADA

PARA:
li! li! li! li! li! li! li! li!

Inspeco-Geral daEducao Gabinete deGesto Financeira Direces Regionais deEducao Escolas do2CiclodoEnsino Bsico Escolas do2e 3Ciclos doEnsino Bsico Escolas doEnsino Secundrio Agrupamentos deescolas Sindicatos

"

ASSUNTO: Dispensa para amamentao e ou aleitao - Docentes da educao pr-escolar dos 1., 2 o e 3. ciclos do ensino bsico e do ensino secundrio

Considerando que o regime jurdico da proteco da maternidade e paternidade passou a estar previsto no Cdigo do Trabalho, aprovado pela Lei n 99/2003, de 27 de Agosto, regulamentado pela Lei n 35/2004, de 29 de Julho, as quais revogam a Lei 4/84, de 5 de Abril, e diplomas subsequentes com ltima numerao e redaco constantes do Decreto-Lei n.o 70/2000, de 4 de Maio, importa esclarecer o direito s dispensas para amamentao e aleitao, nomeadamente no caso de nascimentos mltiplos.

1. Direito dispensa para amamentao ou aleitao


1.1 Todas as docentes tm direito dispensa para amamentao e ou aleitao, independentemente de exercerem ftrnes em regime de tempo completo ou parcial, em horrio diurno ou nocturno, ou de ocuparem ou no um lugar dos quadros. 1.2 A dispensa para amamentao concedida durante todo o tempo que durar a amamentao. Aps o primeiro ano de vida do fIlho, a continuidade da amamentao deve ser comprovada atravs de atestado mdico, conforme dispe o n.o 1 do art.O7r da Lei n 35/2004. Tendo cada atestado mdico a validap mxima de 30 dias, sero entregues tantos atestados comprovativos quantos os necessrios. 1.3 As docentes que, por qualquer razo, deixarem de amamentar devem informar do facto o orgo de gesto do Agrupamento/Escola. 1.4 A dispensa para aleitao concedida at o filho perfazer um ano de idade e pode ser exercida pela me ou pelo pai trabalhador, ou por ambos, conforme deciso conjunta.

'---'

2. Exerccio do direito
2.1 A dispensa para amamentao e ou aleitao equivale a urna reduo do horrio de trabalho, nas suas componentes lectiva e no lectiva. 2.2 As docentes da educao pr-escolar e do 1 ciclo do ensino bsico, tm direito a uma hora de reduo diria, na componente lectiva. Nos horrios de regime normal, esta reduo pode ser gozada em dois perodos de trinta minutos cada. Salvaguardando os interesses destas docentes e dos seus discentes, ambos constitucionalmente protegidos, a dispensa de uma hora lectiva para efeitos de amamentao/aleitao, dever respeitar acordo entre o orgo de gesto, a docente e os encarregados de educao. 2.3 As docentes dos 2. e 3. ciclos do ensino bsico e secundrio tm direito reduo da componente lectiva constante da tabela includa nesta circular.

Av.24deJulho,142.1399-024 LISBOA

e-mail :correio@dgrhe.min-edu. pt

Fax:213970310 Telet.:213938600

.:

3. Elaborao dos horrios nos casos em que a docente tem possibilidade de comunicar ao orgo de gesto as horas em que pretende amamentar/aleitar
3.1 As docentes que se encontrem na situao de amamentao ou aleitao, ou que previsivelmente o vo fazer no decurso do ano lectivo devem declarar, por escrito, quais as horas em que pretendem faz-lo antes da elaborao dos horrios. Caso a docente no manifeste preferncia de horas para o efeito, deve entender-se que aceita tacitamente o horrio que lhe for distribudo. 3.2 O orgo de gesto informar a equipa encarregada dos horrios das pretenses das docentes quanto s horas de amamentao/ aleitao. Assim, aquando da elaborao dos horrios devero ser deixados livres os tempos pretendidos ou neles sero colocadas aulas de turmas a retirar respeitando a tabela constante desta circular. 3.3 Em qualquer dos casos sero sempre retirados do horrio as turmas correspondentes ao nmero de horas lectivas indicado na.tabela, turmas essas que sero atribudas a outros professores 3.4 Quando a carga horria das turmas no se ajustar exactamente ao nmero de horas a retirar pela tabela, retiram-se por excesso e completa-se o horrio com outras funes compatveis. 3.5 Quando terminar a aleitao ou amamentao, so novamente atribuidas as horas que haviam sido retiradas ao horrio, cessando a substituio, a no ser que razes de ordem pedaggica aconselhem outra soluo.

'

4. Aplicao da reduo para a amamentao/aleitao nos casos em que a docente se apresenta j depois dos horrios elaborados.
4.1 Sero retiradas dos horrios as turmas correspondentes reduo a que houver lugar de acordo com a tabela e nos mesmos termos do ponto 3.4. As turmas a retirar sero indicadas pela docente no havendo qualquer obrigatoriedade do orgo de gesto de alterar o horrio apresentado, se bem que se aconselha a mxima compreenso pelos problemas que sejam apresentados.

4.2 No caso de docente contratado com horrio incompleto de N horas e tendo direito a R horas de reduo, se no considerar inconveniente no aspecto da amamentao/aleitaoem leccionar as N horas, pode faz-lo com o vencimento correspondentes N+R horas, desde que tal no d origem a horas extraordinrias. Nesta opo, a contagemde tempo de servioser feitaatravsda soma de N+R. 5. Tabela de reduo a aplicar s docentes dos 2. e 3. ciclos do ensino bsico e ensino secundrio: Nmero de horas lectivas a reduzir devido a amamentao/aleitao (R)
"1,

'

'

Nmero de horas lectivas do horrio atribudo quer seja diurno quer seja nocturno (N) 1

2a5 6a8 9 a 12 13a 15 16a 19 20 a 22

O 1 2 3 4 5 6

6. De acordo com o disposto no n.o 4 do artigo 73. da Lei n 35/2004, no caso de nascimentos mltiplos, as redues acima referidas so acrescidas de mais trinta minutos por cada gemelar alm do primeiro.

7. A presente orientao substitui o constante da Circular n 21/92 DGAE, de 92/07/23, e do Ofcio Circular n 12/GDG/Ol, de 97/06/09.

~
lves
raI

O DIRECTOR-GERAL

(Diogo/Simes Pereira) Av.24 de Julho, 142.1399-024 LISBOA Fax:213970310 Telef.:213938600

e-mail:correio@dgrhe.min-edu.pt

You might also like