You are on page 1of 34

SIMULADO ENEM VIRTUAL - 2013 - CADERNO 2

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS


ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA COM ATENO AS INSTRUES QUE SE SEGUEM.
1. Este CADERNO DE QUESTES contm 90 questes numeradas de 91 a 180, dispostas da seguinte maneira: a) as questes de nmero 91 a 135 so relativas rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias; b) as questes de nmero 136 a 180 so relativas rea de Matemtica e suas Tecnologias. 2. Verifique, no CARTO-RESPOSTA, se os seus dados esto registrados corretamente. Caso haja alguma divergncia, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala. 3. Aps a conferncia, escreva e assine seu nome nos espaos prprios do CARTO-RESPOSTA com caneta esferogrfica de tinta preta. 4. No dobre, no amasse, nem rasure o CARTO-RESPOSTA. Ele no poder ser substitudo. 5. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas, identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente questo. 6. No CARTO-RESPOSTA, marque, para cada questo, a letra correspondente alternativa escolhida para a resposta, preenchendo todo o espao compreendido no crculo, com caneta esferogrfica de tinta preta. Voc deve assinalar apenas uma alternativa em cada questo. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 7. O tempo disponvel para estas provas de quatro horas e trinta minutos. 8. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero considerados na avaliao. 9. Quando terminar as provas, entregue ao aplicador o CARTO-RESPOSTA. 10. Voc somente poder deixar o local de prova aps decorridas duas horas do incio da sua aplicao. Caso permanea na sala por, no mnimo, quatro horas aps o incio da prova, voc poder levar este CADERNO DE QUESTES. 11. Voc ser excludo do exame caso: a) utilize, durante a realizao da prova, mquinas e/ ou relgios de calcular, bem como rdios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausente da sala de provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA antes do prazo estabelecido; c) aja com incorreo ou descortesia para com qualquer participante do processo de aplicao das provas; d) se comunique com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma. 12. So de responsabilidade do participante a leitura e conferncia de todas as informaes contidas no CADERNO DE QUESTES e no CARTO-RESPOSTA.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

PROPOSTA DE REDAO
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa sobre o tema Conflito interpessoal, apresentando proposta que aponte as habilidades que uma pessoa necessita desenvolver para lidar e reagir de modo positivo em situaes adversas. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Texto I O recomeo sempre tumultuado, porque ele nos convida a retirar as amarras, a estimular novas habilidades e a desejar o futuro. O recomeo desafiador, porque ele incita os limites da determinao, contesta as imparcialidades, provoca o senso de justia. O recomeo improvisa a coragem, motiva o esforo, exaspera o desafio e desperta a vontade de experienciar o novo. Recomear: produzir-se; formar-se novamente; constituir-se de princpios; redesenhar a esperana, a convico, a probabilidade, o discernimento.
HORTA, Rosana. Disponvel em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=577102258985984&l=0b bd2aaece> Acesso em: 28 fev. 2013.

Texto II Resilincia: a capacidade de recomear Resilincia um conceito emprestado da Fsica e utilizado para designar a capacidade que alguns metais tm de voltarem forma original e continuarem e cumprir sua funo. importante considerar que a capacidade de resilincia dos metais se demonstra quando esse determinado metal sofre algum tipo de presso que lhe tira da forma original. Quando esse conceito aplicado ao psiquismo humano, nos referimos capacidade que um ser humano tem de enfrentar as adversidades da vida e se recompor aps uma situao angustiante enfrentada. Quando um ser humano demora muito tempo para se restabelecer e continuar a cumprir sua funo social, normalmente ele perde oportunidades preciosas que a vida oferece, mas quando ele vive rapidamente o sofrimento que tem que viver e logo depois se restabelece, ele, com certeza, ser uma pessoa mais bem-sucedida. Um dos segredos para que nosso psiquismo seja restabelecido rapidamente no se negar de viver cada etapa do processo de crise em que est enfrentando, ou seja, quando tentamos fechar os olhos e deixamos de explorar cada passo de nossos problemas, terminamos com a sensao de que tudo foi vivido na hora certa e no sobrou nada sem ser explorado. No caso de um luto, por exemplo, com certeza no fcil viver a perda de uma pessoa que amamos, mas se nos negarmos a viver toda dor na hora certa, com certeza manteremos energia negativa acumulada em nosso psiquismo e ficaremos com essa dor no resolvida por vrios anos. Em casos como esse, a recomendao mais plausvel se permitir sofrer e viver o luto intensamente de forma que no fique nada para depois. Assim, seu psiquismo ter mais capacidade de se restabelecer e voltar a funcionar normalmente. Outro exemplo em que podemos aplicar o conceito de resilincia diante de um conflito interpessoal; nesses casos, recomenda-se comunicar seus sentimentos, dizer o que pensa, de forma educada e equilibrada, mas evitar guardar a angstia em silncio, pois ela pode apodrecer dentro de voc. Quando falamos que a tristeza no expressada pode contaminar o interior de uma pessoa, estamos falando da capacidade que um ser humano tem de colocar para fora suas angstias, de forma assertiva, ou seja, de forma que no v magoar outra pessoa. Quanto menos capacidade de expressar seus sentimentos, mais difcil fica de um ser humano se restabelecer e recomear a vida aps uma situao de crise. Alis, crise deve ser sempre uma oportunidade para crescer.
FILHO, Orivaldo Sales. Disponvel em: <http://psicologosales.blogspot.com.br/2012/09/resiliencia-capacidade-de-recomecar.html> Acesso em: 28 fev. 2013.

Instrues

Seu texto tem de ser escrito tinta, na folha prpria. O texto com at 7 (sete) linhas escritas ser considerado texto em branco. A redao que fugir ao tema proposto ou no atender ao tipo dissertativo-argumentativo ter nota zero. O texto deve ter, no mximo, 30 linhas. A redao que apresentar cpia dos textos da Proposta de Redao ter o nmero de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correo.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 91 a 135


Opo Ingls Leia a carta a seguir para responder s questes 91 e 92. To the Editor Too many cyclists have to contend with unknown obstacles like cracks in the road, potholes and animals, as well as known obstacles like cars and other cyclists, for them not to wear helmets. As a cyclist for 30 years who had a recent bike accident and suffered a traumatic brain injury, I ended up in hospitals and rehab facilities for four months. If I hadnt been wearing a helmet, I would have most likely suffered permanent brain damage or wouldnt be alive.
Sonny Lyles Houston, Oct. 1, 2012 Available at: <http://www.nytimes.com/2012/10/08/opinion/bikehelmets-for-the-common-good.html?_r=0>. Accessed on: Nov. 2, 2012.

Leia o poema para responder s questes 93 e 94. Funeral blues Stop all the clocks, cut off the telephone, Prevent the dog from barking with a juicy bone, Silence the pianos and with muffled drum Bring out the coffin, let the mourners come. Let aeroplanes circle moaning overhead Scribbling on the sky the message He Is Dead, Put crepe bows round the white necks of the public [doves, Let the traffic policemen wear black cotton gloves. He was my North, my South, my East and West, My working week and my Sunday rest, My noon, my midnight, my talk, my song; I thought that love would last for ever: I was wrong.
AUDEN, Wystan Hug. Available at:< http://allpoetry.com/poem/8493081Funeral_Blues-by-W_H_Auden>. Accessed on: Nov. 2, 2012.

QUESTO 93 QUESTO 91 Cartas ao editor constituem uma forma de divulgar nossas opinies sobre um assunto, geralmente relacionado a uma notcia. A carta enviada por Sonny Lyles diz respeito A) s cidades que tm a melhor infraestrutura para ciclistas. B) aos equipamentos de segurana que devem ser utilizados por ciclistas. C) ao aumento do uso de bicicletas como transporte urbano. D) ao custo do tratamento de pessoas acidentadas no trnsito. E) ao nmero crescente motociclistas. QUESTO 92 No segundo pargrafo, o autor relata que sofreu um grave acidente. Ele acredita que as consequncias de seu acidente teriam sido piores se, no momento do acidente, A) estivesse com outros ciclistas. B) estivesse em alta velocidade. C) estivesse sem seu capacete. D) tivesse atropelado um animal. E) tivesse freado bruscamente. de acidentes com Funeral blues um clssico da literatura do sculo XX, escrito pelo anglo-americano W. H. Auden em 1938. No poema, os comandos dados na primeira estrofe visam A) comunicar a humanidade acontecimento. sobre um grande

B) convidar pessoas e animais para participarem de uma celebrao. C) homenagear uma pessoa utilizando apresentaes musicais. D) interromper os rudos existentes e pedir total quietude. E) sugerir s pessoas que vistam o traje correto em um evento. QUESTO 94 Como muitos textos literrios, Funeral Blues fala de amor. Nele, W. H. Auden est A) contando por que deixou de amar algum. B) declarando sua paixo pessoa amada. C) questionando qual o sentido do amor. D) relatando suas experincias amorosas. E) separando-se de um grande amor.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 95 Leia a charge seguinte.

Nota-se que o aluno menciona a viveza criolla, uma atitude tida como tpica dos latino-americanos, que no Brasil conhecida como A) corpo mole. B) jeitinho brasileiro. C) jogo de cintura. D) lngua ferina. E) samba no p. Leia a reportagem sobre um invento espanhol, inspirado na famosa siesta praticada nesse pas para responder s questes 92 e 93.

[See! The candidate I would have voted for didnt win!]


Available at: <http://www.cartoonstock.com/newscartoons/ directory/a/american_election.asp>. Accessed on: Nov. 02, 2012.

Nos Estados Unidos, votar visto como um direito cvico, no como uma obrigao do cidado, ou seja, os americanos no so obrigados a votar. Ao votar, o eleitor estadunidense escolhe o colgio eleitoral dentro do estado, formado por delegados, que eleger o presidente. A charge critica o fato de A) muitos americanos se eximirem de exercer o direito ao voto. B) muitos americanos que no votaram protestarem aps as eleies. C) o sistema eleitoral acontecer por meio do voto indireto e aberto. D) o resultado das eleies no atender ao desejo do povo. E) vrios estados utilizarem um processo eleitoral complexo. Opo Espanhol QUESTO 91 Analise a seguinte tirinha.

Te gustara poder echar una cabezadita en cualquier parte? Pues con Ostrich Pillow (Almohada Avestruz) podrs conseguirlo fcilmente. Se trata de un invento pensado para que cualquier persona haga de su entorno el ambiente perfecto para relajarse de forma cmoda y acogedora. No es una almohada, ni un colchn, ni una cama o prenda de vestir, sino todo al mismo tiempo. Dispone de una apertura para asomar la cara y dos agujeros para colocar los brazos. No se necesita nada ms para echarse una buena siesta, no crees? Esta almohada transportable, que te asla del exterior proporcionando un ambiente sper cmodo, es obra del estudio de arquitectura y diseo, con base en Madrid, Kawamura-Ganjavian. Despus de dar con los materiales y las medidas perfectas, la pusieron a la venta en Kickstarter, una plataforma para lanzar nuevos proyectos de la que ya te hemos hablado en ms de una ocasin.
Disponible en: <http://compulsivas.com/duerme-la-siesta-encualquier-parte-con-ostrich-pillow/>. Acceso: 25 oct. 2012.

QUESTO 92 No fragmento que te asla del exterior, o verbo aislar significa A) conectar. B) emancipar. C) isolar. D) prender.
Disponible en: http://www.lanacion.com.ar/humor. Acceso: 25 oct. 2012.

E) proteger.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 93 No fragmento No es una almohada, ni un colchn, ni una cama o prenda de vestir, sino todo al mismo tiempo, o conectivo sublinhado estabelece sentido de A) adio. B) concluso. C) consequncia. D) correo. E) oposio. Leia o fragmento de uma crnica do escritor argentino Roberto Arlt para responder s questes 94 e 95. El origen de algunas palabras de nuestro lxico popular Ensalzar con esmero al benemrito fiacn. Yo, cronista meditabundo y aburrido, dedicar todas mis energas a hacer el elogio del fiacn, a establecer el origen de la fiaca. No hay porteo, desde la Boca a Nez, y desde Nez a Corrales, que no haya dicho alguna vez: Hoy estoy con fiaca!. De ello deducirn seguramente mis asiduos y entusiastas lectores que la fiaca expresa la intencin de tirarse a muerto, pero ello es un grave error. La fiaca, en el dialecto genovs, expresa esto: deseo de no hacer nada. Ganas de acostarse en una hamaca paraguaya durante un siglo. S, todas estas tentaciones son las que expresa la palabra mencionada. Y algunas ms. Aclaracin. No debe confundirse este trmino con el de tirarse a muerto, pues tirarse a muerto supone premeditacin de no hacer algo, mientras que la fiaca excluye toda premeditacin, elemento constituyente de la alevosa segn los juristas. De modo que el fiacn al negarse a trabajar no obra con premeditacin, sino instintivamente, lo cual lo hace digno de todo respeto.
Disponible en:<http://biblio3.url.edu.gt/Libros/roberto/ aguafuertes.pdf>. Acceso: 25 oct. 2012 (Fragmento).

QUESTO 95 A crnica faz uma homenagem A) cultura popular argentina em seus aspectos lingustico e social. B) gramtica espanhola e aos cronistas que a conhecem. C) herana italiana na linguagem e nos hbitos portenhos. D) linguagem e s atitudes que nascem por instinto. E) ao capitalismo e aos portenhos que seguem essa lgica. QUESTO 96 Leia a reportagem retirada da Revista Galileu. Priscila s faz o que gosta. Francis no consegue passar mais de trs meses no mesmo trabalho. E Felipe leva a srio esse papo de cuidar do meio ambiente. Eles so impacientes, preocupados com si prprios, interessados em construir um mundo melhor e, em pouco tempo, vo tomar conta do planeta. Com 20 e poucos anos, esses jovens so os representantes da chamada Gerao Y, um grupo que est, aos poucos, provocando uma revoluo silenciosa. Sem as bandeiras e o estardalhao das geraes dos anos 60 e 70, mas com a mesma fora poderosa de mudana, eles sabem que as normas do passado no funcionam e as novas esto inventando sozinhos.
Disponvel em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu>. Acesso em: 19 out. 2012.

As novas tecnologias exercem influncias sobre a nova gerao retratada no texto devido A) excessiva utilizao das mdias sociais que acabam por provocar nos jovens propenso a depresso, ansiedade e insatisfao quando seus objetivos so frustrados. B) grande dificuldade que a gerao Y apresenta nas relaes afetivas, tornando-se jovens cticos e sem autoestima, exigindo cada vez mais ateno de seus familiares. C) urgente necessidade dos pais dessa nova gerao em desenvolver ferramentas para monitorar a utilizao das novas tecnologias no cotidiano familiar. D) primeira gerao ficar isenta de aprender a dominar as mquinas, mesmo tendo nascido com o computador, o que lhe permitiu o desenvolvimento de um sistema cognitivo diferente. E) ao contato intenso por meio de redes interpessoais, nas quais todas as peas tm a mesma importncia, mas dividem-se em grupos hierarquicamente sociais.

QUESTO 94 De acordo com o texto, fiaca e tirarse a muerto tm significados diferentes porque A) a primeira configura um grave erro e a segunda aceitvel. B) a primeira mais usada pelos portenhos do que a segunda. C) a primeira tem origem italiana e a segunda, argentina. D) a segunda denota vrios significados e a primeira, um s. E) a segunda um ato premeditado e a primeira, instintivo.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 97 Leia o texto a seguir.

Texto II Tropeavas nos astros desastrada Quase no tnhamos livros em casa E a cidade no tinha livraria Mas os livros que em nossa vida entraram So como a radiao de um corpo negro Apontando pra expanso do Universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dvida, sobretudo o verso) o que pode lanar mundos no mundo. [...]
VELOSO, Caetano. Livro. In: Caetano Veloso. Livro. Universal, 1997. 1 CD. Faixa 2. (Fragmento)

A lngua portuguesa padro se assenta em convenes e normas estruturadas na gramtica tradicional, que tm como objetivo servir de modelo de correo para toda e qualquer forma de expresso lingustica. No texto apresentado na imagem, nota-se A) a informalidade, sendo que o destrato com as normas se justificam pelo tipo de trabalho executado pelo autor. B) a inteno do autor em provocar comicidade linguagem, de forma a atrair o pblico consumidor de seu produto. C) a utilizao de uma linguagem regional associada condio social do interlocutor. D) o desconhecimento que o autor demonstra da norma culta da lngua portuguesa. E) o uso de expresses populares utilizadas para dar informalidade ao texto de divulgao do produto. QUESTO 98 Leia os textos seguintes. Texto I

O texto I divulga a chegada de uma multinacional ao mercado de e-commerce, especializada em livros digitais, ao Brasil. J o texto II, composio de Caetano Veloso, trata da sua relao com os livros. Para o compositor do segundo texto, A) a frase, o conceito, o enredo ou o verso de nada adiantam sem que os livros sejam objetos de fcil acesso a toda populao. B) a revoluo dos livros digitais ficar fora do alcance das pequenas comunidades, permitindo que os livros fsicos ainda sobrevivam por um tempo. C) o acesso a livros em sua cidade era extremamente difcil, o que lhe impedia a leitura e a interpretao do mundo. D) o acesso aos livros lhe permitiria compreender as interpretaes do mundo se existisse o comrcio eletrnico em seu tempo. E) o objeto literrio transcendia a dimenso fsica, regional e metaforicamente; como uma radiao, ia espalhando-se pelo seu mundo. QUESTO 99 Leia o texto Inspirao Nordestina.

Poetas niversitrio, Poetas de Cademia, De rico vocabularo Cheio de mitologia; Se a gente canta o que pensa, Eu quero pedir licena, Pois mesmo sem portugus Neste livrinho apresento O praz e o sofrimento De um poeta campons.
Disponvel em: <http://blogdemarketingdigital.com/2012/10/01/o-que-muda-com-a-chegada-da-amazon/>. Acesso em: 15 set. 2012.

[...]

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Dste jeito Deus me quis E assim eu me sinto bem; Me considero feliz Sem nunca invej quem tem Profundo conhecimento. Ou ligro como o vento Ou divag como a lsma, Tudo sofre a mesma prova, Vai bat na fria cova; Esta vida sempre a mesma.
ASSAR, Patativa do. Inspirao Nordestina. So Paulo: Hedra, 2003. (Fragmento)

As novas tecnologias de comunicao tm influenciado diretamente os hbitos de escrita e comunicao em todo o mundo. A linguagem da Internet j uma realidade que ultrapassou os limites do mundo virtual e A) inaceitvel do ponto de vista lingustico, pois se trata de um vcio de linguagem e, diferente da gria, vai alm da lngua falada. B) mais uma escrita simplificada do original, que tem como um dos objetivos aproveitar melhor o tempo e o espao, como a estenografia. C) influencia diretamente na formao da nova gerao que, sem um vocabulrio ampliado, tem dificuldades para conectar ideias e interpretar textos. D) mostra que, ao contrrio da fala, a comunicao escrita independe do aprendizado, alimentando-se da inventividade das redes de comunicao. E) ser responsvel por um maior isolamento das pessoas, incapacitando os jovens quanto utilizao de cdigos formais do idioma. QUESTO 101 Leia a reportagem a seguir. As vantagens da TV Digital O principal impacto ser a alta definio de imagens e som. A qualidade de imagens ser melhor do que a de um DVD. Mas os grandes destaques so a mobilidade e a portabilidade (possibilidade de ver TV em carros, nibus, trens, notebooks e celulares). As possibilidades de interatividades so inmeras. Com o controle remoto, por exemplo, os usurios podero votar, responder a testes, acessar mais informaes sobre os programas e, futuramente, at comprar produtos anunciados na televiso. No sinal digital, no h interferncias, ou a imagem perfeita durante todo o percurso ou no existe. Concluso: com a TV Digital teremos uma imagem excelente e com o fim daquele chuvisco persistente e indesejvel.
Disponvel em: <http://ntcuniversidade.wordpress.com>. Acesso em: 12 set. 2012.

No texto, o autor reconhece a existncia de uma linguagem formal e normativa, mas opta pelo uso de uma variante lingustica que A) apresenta uma influncia social marcante, tornando o texto inadequado. B) caracteriza a sua condio regional e social ancorando-se na oralidade. C) construda por elementos simblicos normatizados intencionalmente pelo autor. D) satiriza a linguagem culta que, segundo o autor, cheia de mitologia. E) tem como objetivo criar uma relao de intimidade com o leitor. QUESTO 100 Leia o texto a seguir.

O objetivo dos autores do texto A) anunciar um produto cujo maior benefcio o fim do chuvisco em imagens de TV. B) divulgar o sinal digital como um produto capaz de permitir ao usurio um maior conforto. C) explicar a diferena entre uma imagem analgica e uma digital. D) fornecer ao leitor informaes quanto s vantagens oferecidas pelo padro de TV Digital.
Disponvel em: <http://www.ceps.ufpa.br.> Acesso em: 12 ago. 2012.

E) viabilizar aos usurios de TV conhecimento sobre o funcionamento da televiso.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 102 O Acervo do Museu O acervo artstico do Museu Casa de Portinari constitudo por pinturas murais, nas tcnicas de afresco e tmpera, com temtica predominantemente sacra. Pode-se considerar a casa propriamente dita como acervo, por conter em suas paredes pinturas do artista e, paralelamente, por apresentar muitas informaes sobre a vida de Portinari no contexto histrico e social de sua poca.

A experincia com o Museu Digital A) a oportunidade de expor obras de arte antes inacessveis ao pblico pelo alto investimento em segurana de que necessitam. B) estabelece uma nova realidade dinmica e interativa de coexistncia paralela ao museu tradicional. C) perde em relao experincia com o museu tradicional pelo fato de se restringir linguagem mais visual. D) pode fazer com que os museus tradicionais percam pblico e, consequentemente, recursos para sua manuteno. E) promove a mediao entre o pblico e os objetos museolgicos, satisfazendo s necessidades financeiras do artista. QUESTO 103 Leia os textos I e II. Texto I Mitina no se importava, com nenhuns, vinha, ajoelhava igual aos outros, rezava. No se entendia bem a reza que ela produzia, tudo resmungo; mesmo para falar, direito, direito no se compreendia. A Rosa dizendo que Mitina rezava porqueado: Veva Maria zela de graa, pega ne Zeus pe no saco de mombassa... Mitina era preta de um preto estrdio, encalcado, trasmanchada de mais grosso preto, um preto de boi. Quando estava pinguda de muita cachaa, soflagrava umas palavras que a gente no tinha licena de ouvir, a Rosa dizia que eram nomes de menino no saber, coisas pra mais tarde.
ROSA, Guimares. Campo Geral. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 322. (Fragmento)

Texto II TDM de Cara Nova!!! T-AAAAAANNNNNNNN!!!!!!! OOOOHOOOOOO!!!!! NOVO LAYOUT! NOVAS NOVIDADES!!!! TDM DE CARA NOVA... TM RD VCS. As opes lingusticas adotadas pelos autores dos textos I e II indicam que Visita Virtual Conhea o Museu Casa de Portinari atravs de imagens interativas 360 graus, uma evoluo tecnolgica da mdia digital que permite a visualizao completa de ambientes, em qualquer direo e a partir de um ponto fixo de observao. Divirta-se com essa fascinante experincia, visitando on-line a Casa de Portinari.
Disponvel em: <http://www.museuindiavanuire.org.br/museudigital/visita-virtual-360/>. Acesso em: 15 set. 2012.

Disponvel em: <http://www.museucasadeportinari.org.br/o-museu/acervo>. Acesso em: 15 set. 2012.

A) a inteno do autor do texto I a caracterizao de seu personagem pela linguagem regional e o texto II caracteriza-se pela linguagem coloquial. B) a norma culta foi desprezada em ambos os textos com a inteno de provocar no leitor uma discusso sobre o grau de escolaridade dos falantes. C) o autor faz uso, no texto I, da retextualizao, com grande elaborao lingustica e formal, buscando a caracterizao de seus personagens. D) o autor tem a inteno, no texto II, de produzir mltiplos significados para seu texto, por isso, faz uso de smbolos na construo do dilogo. E) os dois textos representam personagens analfabetos tentando a interao, mas sem regras e sinais prprios da linguagem.

Os textos trazem experincias diferentes de acesso ao Museu Casa de Portinari.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 104

QUESTO 105 Leia o texto seguinte.

Presidncia da Repblica Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI N. 9.612, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 Regulamento Institui o Servio de Radiodifuso Comunitria e d outras providncias.

Por que a Lua no cai? Domingo passado tinha uma suuuuuuperlua no cu! Quem viu? Pois , eu vi e achei a coisa mais linda Ela tava maior (pra ser mais precisa, 14% maior) porque ela tava perto do perigeu que o ponto da rbita lunar mais prximo da Terra. Achei um vdeo bem legal da BBC Brasil falando sobre isso, oh: [...] Mas como que a Lua passa no ponto mais prximo da Terra e no cai? o.O Massa no atrai massa? Foi ento que eu resolvi ligar pra minha supertia Clau e ela me explicou: a Lua tem uma velocidade, ela no t l parada no Cu. A tendncia da Lua sair pela tangente :P FUGIR DA GENTE! Mas isso tambm no acontece porque a Terra fica puxando a Lua, ento toda vez que ela tentar escapar, a fora gravitacional puxa ela de volta e mantm ela em rbita ao redor da Terra. Viu como a Fsica explica tudo? Fica tranquilo que a Lua no vai cair na sua cabea! Bjinhos! LAU
Disponvel em: <http://viagensdalaura.wordpress.com/>. Acesso em: 12 ago. 2012. (Fragmento)

[...] Art. 3 O Servio de Radiodifuso Comunitria tem por finalidade o atendimento comunidade beneficiada, com vistas a: I - dar oportunidade difuso de ideias, elementos de cultura, tradies e hbitos sociais da comunidade; II - oferecer mecanismos formao e integrao da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convvio social; III - prestar servios de utilidade pblica, integrando-se aos servios de defesa civil, sempre que necessrio; IV - contribuir para o aperfeioamento profissional nas reas de atuao dos jornalistas e radialistas, de conformidade com a legislao profissional vigente; V - permitir a capacitao dos cidados no exerccio do direito de expresso da forma mais acessvel possvel.
Disponvel em: <http:www.planalto.gov.br>. Acesso em: 12 out. 2012. (Fragmento)

A lei n.o 9612/98 institui o Servio de Radiodifuso Comunitria, que A) d voz a segmentos marginalizados da sociedade atravs do rdio, que um veculo de comunicao por excelncia. B) faz uso do rdio e da televiso, devido ao carter simultneo e universal destes, para levar informaes do governo comunidade em geral. C) implanta um sistema de comunicao popular, de controle governamental, de forma a compartilhar ideias afins, numa rede social comunitria. D) objetiva exclusivamente capacitar funcionrios para o mercado de radiodifuso como forma de prestao de servio de utilidade pblica sempre que necessrio. E) permite ao cidado a formao a distncia, seja em nvel fundamental, seja universitrio, pois este um espao em que o cidado pode se expressar de forma plausvel.

O texto uma postagem do blog Viagens da Laura, finalista de um prmio internacional e produzido pelo Laboratrio Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar). Esse blog tem as caractersticas de uma radionovela e relata as viagens imaginrias da adolescente Laura junto com grandes personagens da Cincia. O gnero textual blog permite uma maior interao entre leitor e escritor porque A) um canal privado que promove um sentimento de comunidade aos membros participantes, que compartilham entre si informaes restritas ao grupo. B) um dirio virtual e, com a ordem cronolgica da radionovela, provoca a curiosidade e o interesse do leitor. C) faz uso de linguagem simples, com palavras curtas, sentenas e pargrafos, apesar da complexidade do tema tratado. D) faz uso de uma linguagem caracterstica da faixa etria que pretende atingir e, apesar de ser um espao compartilhado, permite ao leitor o anonimato. E) trata de assuntos que interessam a qualquer leitor, o que d uma maior visibilidade e acessibilidade ao texto.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 106 Leia a reportagem retirada da Revista Galileu. Descoberto o Bson de Higgs [...] Especula-se que os cientistas do Cern tenham alcanado um nvel 5 sigma de certeza para anunciar a descoberta o que significa que eles esto 99.99995% certos de que o bson de Higgs foi encontrado. Mas por que tanto alarde? voc pode estar se perguntando. Basicamente, o bson de Higgs pode ser a chave para a compreenso do universo, dando s partculas que compem os tomos sua massa. Sem a massa, as partculas iriam acelerar pelo universo, sem conseguir ligar-se umas s outras formando os tomos e, por consequncia, qualquer estrutura fsica que conhecemos. Para comprovar a teoria do bson de Higgs os fsicos devem ter criado, no Grande Colisor de Hdrons, algumas destas partculas dentre trilhes de colises. Impossveis de ser detectadas, por desaparecerem muito rpido, elas deixariam para trs, no entanto, uma marca aps sua desintegrao, denunciando a sua presena.
Disponvel em: <http://revistagalileu.globo.com>. Acesso em: 15 jun. 2012.

Inicialmente, os jornais em papel que migraram para o mundo virtual apenas disponibilizavam cpias das edies impressas, mas, hoje, os jornais on-line ostentam caractersticas que os individualizam em relao ao peridico correspondente por A) apresentarem de maneira esttica os grficos e as imagens, com textos curtos e conclusivos, adaptando-se s necessidades dos usurios da Internet. B) estabelecerem sucessivas ligaes entre textos e outros meios, o que torna o consumo informativo individualizado, sem a necessidade de interao entre leitor e editor. C) possibilitarem ao receptor participar e interagir com o jornal e at de noticiar informaes, o que nivela jornalista e leitor. D) resumirem a notcia de forma que o leitor fique atento aos textos longos e enfadonhos, caracterstica marcante dos jornais impressos. E) terem objetivo distinto do jornal impresso, que busca atingir um pblico de baixa renda, por meio de um resumo de notcias do dia anterior ao da publicao. QUESTO 108 Texto I A Estrela Vi uma estrela to alta, Vi uma estrela to fria! Vi uma estrela luzindo Na minha vida vazia. Era uma estrela to alta! Era uma estrela to fria ! Era uma estrela sozinha Luzindo no fim do dia. Por que da sua distncia Para a minha companhia No baixava aquela estrela? Por que to alta luzia? E ouvi-a na sombra funda Responder que assim fazia Para dar uma esperana Mais triste ao fim do meu dia.
BANDEIRA, M. Antologia Potica . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

O referido texto apresenta os elementos constitutivos de um texto jornalstico. O autor dele teve como objetivo A) convencer o interlocutor a respeito de uma dada pesquisa cientfica. B) expressar opinio particular acerca de um tema cientfico. C) informar, com impessoalidade do emissor, sobre um acontecimento cientfico. D) instruir o leitor sobre os procedimentos em determinada situao. E) relatar acerca de um fato cientfico vivenciado pelo jornalista. QUESTO 107 [...] A Internet possibilitou aos jornais a incorporao de recursos antes exclusivos das rdios e televises, sem modificarem a sua essncia, j que o texto mantm-se como o principal suporte da informao. Estudos comprovam que os utilizadores no veem como concorrentes as edies on-line e impressas de um mesmo jornal, mas como complementares, e continuam muitas vezes a comprar a verso impressa ainda que tambm consultem a verso on-line. Alis, vrios estudos tm mostrado que em vez de perderem audincia com as verses on-line, os jornais em papel ganharam novos leitores, que foram conquistados, inicialmente, pelo apelo da informao jornalstica disponvel na Internet. [...]
Disponvel em: <http://www.ipv.pt/forumedia/5/13.htm>. Acesso em: 18 nov. 2012.

10

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Texto II

Considerando as caractersticas de um texto jornalstico, o objetivo do autor A) divulgar a sua opinio sobre os candidatos que esto em disputa na eleio para cargos municipais. B) exaltar o processo poltico existente em uma sociedade democrtica que defende uma imprensa livre. C) induzir os leitores quanto ao uso poltico que se faz das pesquisas de inteno de voto em parceria com as empresas de mdia. D) influenciar os leitores na escolha dos candidatos que representam o jornal que ele est apoiando. E) mostrar como uma mdia mal intencionada e fracos institutos de pesquisa podem influenciar no resultado de uma eleio.
Para quem se entrega ao desporto de corpo e alma.

QUESTO 110 Leia os textos I e II. Texto I

Disponvel em: <http://www.multiculturas.com/retorica>. Acesso em: 12 out. 2012.

As figuras de linguagem so recursos utilizados, de modo geral, para estilizar ou dar um enfoque mais original ao texto. Pode depreender-se que A) o objetivo do texto II foi alcanado com a utilizao da elipse como figura de linguagem. B) o texto II utiliza-se da prosopopeia, ao dar garrafa caractersticas de um atleta. C) o autor recorre, no texto I, ao hiprbato, ao comparar a vida de uma mulher a uma estrela. D) a hiprbole manifesta-se nos dois textos por meio da utilizao de advrbios no primeiro e da claridade no segundo. E) a reflexo e a solido no primeiro texto so enfatizadas pelo uso do eufemismo. QUESTO 109 Leia a reportagem retirada do Jornal de Luzilndia. As pesquisas de inteno de voto bateram todos os recordes de erros na eleio do primeiro para o segundo turno. Quando uma pesquisa apontava um crescimento significativo para um candidato [...], a imprensa que defendia abertamente outro candidato [...] caa em cima com crticas de toda natureza contra esse ou aquele instituto. Falavam at em uma fictcia compra de votos, que usavam para atiar os nimos dos eleitores. E nenhuma fiscalizao era exercida pelas autoridades competentes. Corria frouxo, como se diz no adgio popular, influenciando o eleitor na hora de votar. [...] As crticas e a desmoralizao das pesquisas acabaram influenciando no voto do eleitor, revertendo o resultado final de um para o outro candidato de 3,08%. O percentual de diferena entre os dois candidatos no dia da eleio permitiu, ento, que ocorresse o descrdito dos institutos de pesquisas, maculando o brilho de uma eleio verdadeiramente democrtica.
Disponvel em: <http://www.jornaldeluzilandia.com.br>. Acesso em: 2 out. 2012.(Fragmento adaptado)

Toda hora tem gria no asfalto e no morro porque ela a cultura do povo. Pisou na bola, conversa fiada, malandragem Mala sem ala o rodo, t de sacanagem T trincado aquilo, se toca vacilo T de bom tamanho, otrio fanfarro Tremeu na base, coisa ruim no mole no T boiando de marola, o terror alemo Responsa catuca o bonde, cerol T na bola corujo vo fechar seu palet Toda hora tem gria [...]
SILVA, Bezerra da. A gria a cultura do povo. In.: SILVA, Bezerra da. A grica a cultura do povo. CD Atrao, Faixa 1, 2004.

Texto II Situao: um jovem falando com seu irmo ao telefone. O jovem fala: E a mano, como c foi na prova? O irmo responde: P, me dei maus em Portugus. Acho que o velho nem vai me emprestar o carango quando souber. O jovem fala: Oculta a parada, depois c descarrega. A gria, considerada como um conjunto de unidades lingusticas que caracterizam um determinado grupo social, faz parte, predominantemente, da modalidade oral da lngua e s vezes utilizada num registro informal. Nos textos, o uso da gria justificado A) pela familiaridade entre os que participam do ato de linguagem. B) pelo grau de formalidade da ocasio em que se envolve os falantes. C) pelo tipo de texto utilizado: conferncia, msica ou conversa. D) pelo suporte: conversa telefnica ou comunicao por e-mail. E) pela tentativa de se ocultar a identidade de um determinado grupo social.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

11

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 111 Leia os textos seguintes. Texto I

QUESTO 112 Leia o trecho seguinte. Esses vergonhosos atos de corrupo parlamentar, profundamente lesivos dignidade do ofcio legislativo e respeitabilidade do Congresso Nacional, alimentados por transaes obscuras idealizadas e implementadas em altas esferas governamentais, com o objetivo de fortalecer a base de apoio poltico e de sustentao legislativa no Parlamento brasileiro, devem ser condenados e punidos com o peso e o rigor das leis desta Repblica, porque significam tentativa imoral e ilcita de manipular, criminosamente, margem do sistema constitucional, o processo democrtico, comprometendo-lhe a integridade, conspurcandolhe a pureza e suprimindo-lhe os ndices essenciais de legitimidade, que representam atributos necessrios para justificar a prtica honesta e o exerccio regular do poder aos olhos dos cidados desta Nao. Esse quadro de anomalia, Senhor Presidente, revela as gravssimas consequncias que derivam dessa aliana profana, desse gesto infiel e indigno de agentes corruptores, pblicos e privados, e de parlamentares corruptos, em comportamentos criminosos, devidamente comprovados, que s fazem desqualificar e desautorizar, perante as leis criminais do Pas, a atuao desses marginais do Poder.
Disponvel em: <http://www.stf.gov.br/arquivo/cms/ noticiaNoticiaStF/anexo/AP470mCM.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2013.

Disponvel em: <http://www.maiszero.com/2011/06/charge-do-facebook.html>. Acesso em: 02 out. 2012.

Texto II Mundos virtuais Os mundos virtuais tero o poder de globalizar a economia emocional. A maneira pela qual uma pessoa escolhe seus amigos, por exemplo, no estar mais subordinada s restries geogrficas, situao econmica e a outras referncias do mundo real. Nos mundos virtuais, existe mais possibilidade de que as pessoas desenvolvam plenamente o seu potencial como indivduos. No se nega a existncia de problemas de convivncia, mas o principal risco que desperdicemos a oportunidade que eles nos oferecem e faamos com que eles estejam sujeitos aos mesmos medos e preconceitos que enfrentamos em nossa vida real.
Disponvel em: <http://tecnologia.terra.com.br/ noticias/0,,OI2036980-EI12884,0-Especialista+fala+sobre+a+vi da+em+mundos+virtuais.html>. Acesso em 21 mar. 2013.

O trecho transcrito parte do voto proferido pelo Ministro Celso de Melo quando do julgamento da Ao Penal 470. A opo lingustica do autor mostra que seu texto foi elaborado tendo como base uma linguagem A) culta e adequada formao e posio social do interlocutor. B) formal, para evitar o uso poltico de seu discurso por mdias mal intencionadas. C) informal, na inteno de alcanar uma maior parcela da populao. D) jornalstica, tendo em vista a popularidade que alcanou o julgamento. E) regional, de forma a atingir todas as regies do Brasil.

Com base nos argumentos do autor, o texto aponta que A) as amizades no mundo virtual so como amigos imaginrios, com os quais as crianas simulam situaes do mundo real. B) as redes sociais so a oportunidade de globalizao das relaes entre os indivduos, sem restrio geogrfica ou econmica. C) a virtualidade das redes sociais deve ser poupada da acusao de impedir o desenvolvimento potencial do indivduo na sociedade. D) os comportamentos antissociais podem surgir com o uso excessivo das redes sociais pelas crianas e jovens. E) o desenvolvimento de uma empatia virtual nas redes sociais pode permitir que os jovens se relacionem melhor no mundo real.

12

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 113 Ensaio sobre a educao a distncia no Brasil


MARIA LUIZA BELLONI

QUESTO 114 Leia os textos I e II. Texto I

RESUMO: O texto analisa a educao a distncia no Brasil, buscando estabelecer os nexos tericos e prticos entre duas dimenses essenciais da questo: as injunes polticas que determinam as prticas experimentadas nas diversas experincias realizadas e as questes econmicas que se revelam nas tecnologias utilizadas e nas formas como estas se articulam com as condies reais de implementao. A anlise est baseada em dados de pesquisas empricas realizadas em diferentes momentos da histria recente do Brasil, com destaque em experincias de formao de professores, no estudo das quais a nfase dada na anlise das formas de apropriao e de aproveitamento das propostas de educao a distncia pelos usurios e nas contradies entre as promessas de um discurso tecnocrtico que prioriza a tcnica e a realidade dos sistemas de ensino que no conseguem assegurar condies mnimas de realizao das propostas. Palavras-chave: Comunicao educacional. Educao a distncia. Tecnologia educacional. Tecnologias de informao e comunicao. Formao de professores.
Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S0101-73302002000200008>. Acesso em: 21 mar. 2013.

Internets Abs abraos Blz beleza Bjs beijos Flw at mais Msg mensagem 1 - um email.

Texto II

CAPRICHO mudou. Agora, a revista das garotas brasileiras est com uma pegada mais cool ainda. Moda de rua, beleza inteligente, muita informao engraada, curiosa e o que h de mais legal em arte e contedo jovem. Capricho: irreverente, independente, inteligente, in, decente!
Disponvel em: <http://sperbacana.com.br>. Acesso em: 21 mar. 2013.

O resumo do ensaio da autora Maria Luiza Belloni traz o objeto de pesquisa e a forma como o tema ser tratado em seu texto. A leitura do ensaio fornece informaes a respeito da A) condio da educao a distncia no Brasil com base em pesquisas empricas relacionadas qualidade da educao e condio salarial dos professores. B) distncia que separa aqueles que ensinam daqueles que aprendem, marca da educao a distncia. C) educao a distncia como ferramenta de formao de professores, rompendo tendncias enraizadas de que essa formao se d no mbito da pessoalidade. D) formao de professores universitrios em diferentes momentos do Brasil e a capacidade do pas enfrentar a crise educacional que enfrenta. E) relao entre as intenes polticas na implementao da educao a distncia e a efetiva condio para que ela se realize.

Os textos revelam a diversidade do uso da Lngua Portuguesa na interao, escrita ou falada. Na construo do texto II, percebemos a utilizao A) de expresses em ingls como cool e in, que pertencem a um vocabulrio especfico que objetiva alcanar o pblico adolescente. B) de uma linguagem mais concisa e limitada, com o objetivo de se restringir limitao do espao e tempo da matria. C) de uma norma lingustica padronizada, que revela a inteno do autor de apresentar uma revista divertida e informal. D) dos adjetivos irreverente, independente e inteligente para ampliar o alcance da revista a mulheres de meia idade. E) dos vocbulos cool e legal, que tm o mesmo significado, com o objetivo de padronizar a matria de divulgao da revista.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

13

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 115 Leia os textos a seguir. Cesar Augusto (1182)(20h37) h 3 horas Espero que o STF no cometa os mesmos erros de domnio do fato com o partido da tica, probos e honestos dos tucas e demos, pois sabido que essa gente ilibada e no merecem tal tratamento, eles merecem ser tratados de forma diferenciada como fazia o Brindeiro e como est fazendo o Prevaricador Geral da Repblica. Nilva Bolinelli (250)(20h50) h 3 horas De fato, ningum est livre de erros, vamos ponderar sobre o passado? Mensalo mensalo, cofres pblicos que se cuidem. Pas rico no Pas sem pobreza, Pas que no tem corrupo, a, tem para todos, ningum precisa de misria, precisam sim, empregos e salrios decentes, isso sim Pas rico.
Disponvel em: http://comentarios.folha.com.br/. Acesso em: 12 out. 2012.

Um jogo de tabuleiro um jogo para um ou mais jogadores jogado com tabuleiros de madeira, plstico, papel ou at mesmo pano. Os jogos de tabuleiro podem requerer apenas sorte ou conhecimento, estratgia ou memria. O jogo de damas um jogo de tabuleiro. No Brasil e em Portugal mais conhecida a verso de 64 casas (8 por 8). O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peas brancas e 12 pretas. O objetivo capturar ou imobilizar as peas do adversrio. O jogador que o conseguir ganha a partida. O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular esquerda de cada parceiro seja escura. No incio da partida, as peas devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas duas primeiras filas horizontais, as peas claras; e, nas duas ltimas, as peas escuras. A pea movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, por uma casa de cada vez. A pea pode capturar a do adversrio movendo-se para frente, apenas. Em outra variante do jogo, permitido tambm capturar a pea do adversrio movendo-se para trs. A pea que atingir a oitava casa adversria, parando ali, ser promovida dama, pea de movimentos mais amplos que a pea simples. Assinala-se a dama sobrepondo, pedra promovida, outra da mesma cor, conforme o exemplo do tabuleiro 1.
O O X O O O O O O

Os textos so comentrios sobre uma matria veiculada em um jornal de grande circulao no pas. A argumentao construda mostra que A) a opinio apresentada traduz o pensamento dos integrantes do jornal, que responsvel pela informao. B) a interatividade nos meios de comunicao on-line faz com que, no anonimato, os leitores possam se expressar livremente. C) a liberdade de imprensa fundamental para que os leitores possam expor suas ideias, sem compromisso com a responsabilidade. D) o jornal prefere omitir opinio que ultrapasse a simples informao sobre o assunto, evitando o comprometimento, transferindo a responsabilidade aos leitores. E) os dois leitores tm posies divergentes quanto ao assunto tratado na matria e utilizam a ferramenta para a discusso. QUESTO 116 Podemos definir lazer como o tempo livre do homem, momento em que as pessoas podem desfrutar de prazeres, tranquilidade e at descanso. Portanto, o lazer deve ser um momento, no qual o indivduo se empenha em algo que escolhe, que lhe d prazer e que o modifica como pessoa. Os prazeres podem ser encontrados nas atividades ldicas atravs do lazer. E, dentro deste quadro, encontramos os jogos de tabuleiro.

X X X

X X
Tabuleiro 1

X X

No tabuleiro 2 representado, esto as peas de dois adversrios, um representado pelo smbolo X e o outro representado pelo smbolo O. Considere as regras do jogo de damas e o fato de que, neste momento, a vez do jogador X. 0 x 0

Tabuleiro 2

14

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Para garantir a vitria na sua prxima jogada, o jogador x pode posicionar a pea no tabuleiro de A) duas maneiras distintas. B) cinco maneiras distintas. C) quatro maneiras distintas. D) trs maneiras distintas. E) uma s maneira. QUESTO 117 IMC (BMI, em ingls) a sigla para ndice de Massa Corporal. O IMC um clculo que leva em considerao o peso corporal e a altura do indivduo. um mtodo barato e fcil de fazer para enquadramento nas categorias de peso que podem ocasionar problemas de sade, conforme informativo. ndice Abaixo de 18,5 Grau de obesidade Peso abaixo do normal. Risco elevado de subnutrio.

Os dados das tabelas indicam que A) Carioca est com sobrepeso, elevando em muito o risco de desenvolvimento de doenas crdicas. B) Emlio est com sobrepeso e o risco de desenvolver doenas muito elevado. C) Juliana est dentro dos padres de normalidade. D) Jaqueline est magra, mas sem risco de desenvolver doenas. E) Vesgo est obeso e o risco de desenvolver doenas muito elevado. QUESTO 118 O advento de novos processos de produo trouxe em seu bojo mudanas considerveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informtica acentuou estas mudanas e catalisou suas consequncias. Os Tempos Modernos impuseram uma nova rotina aos operrios, que geralmente tm uma vida sedentria, passando muitas horas na mesma posio e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia. Geraldo trabalha em uma fbrica de automveis, na linha final de conferncia dos diversos acessrios de um carro. Seu papel muito importante por ser responsvel pela ltima conferncia antes de o carro ser entregue ao cliente. Durante o dia, ele se desloca inmeras vezes de dentro de um carro para o outro, e com um detalhe muito importante, em cima de uma esteira rolante que s desligada nas trocas de turnos dos funcionrios. No final do dia, Geraldo est com muitas dores nas costas e na regio do pescoo e, ansioso para entrar no especial da empresa para dormir at o seu ponto final. Depois de anos nessa funo, Geraldo recebe uma promoo e passa a exercer a funo de chefe desse setor. Preocupado com a qualidade do servio, com o nmero da meta de carros liberados e com a sade e a satisfao dos seus colegas, a melhor atitude para Geraldo resolver o problema seria A) afirmar que os funcionrios que se queixam de problemas de dores nas costas e pescoo so funcionrios que sempre reclamam do trabalho e faltam muito. B) propor a criao de um programa de ginstica laboral no incio da jornada de trabalho. C) promover um programa de ginstica laboral no incio, durante e ao trmino da jornada de trabalho. D) ressaltar que a utilizao de analgsicos e relaxantes musculares importante no desempenho desta funo. E) sugerir que a esteira rolante fosse desligada, parando a produo, de duas em duas horas.

Entre 18,5 e 24,9 Peso normal e saudvel. Entre 25 e 29,9 Sobrepeso ou pr-obesidade. Perigo moderado de doenas cardiovasculares e diabete. Obesidade grau 1. Alto risco de doenas ligadas obesidade, como o diabete. Obesidade grau 2. Grandes chances de males cardacos. Obesidade grau 3 ou obesidade mrbida. Risco extremo de diabete e problemas no corao.

Entre 30 a 34,9

Entre 35 a 39,9

Acima de 40

Disponvel em: <http://saude.abril.com.br/edicoes/0293/medicina/ conteudo_292167.shtml>. Acesso em: 10 nov. 2012.

Considere as seguintes informaes a respeito da turma do Programa Pnico e de suas famosas Panicats que so assistentes de palco do programa televisivo brasileiro Pnico na Band da Rede Bandeirantes, antes assistentes do extinto Pnico na TV da Rede TV!. Nome Vesgo Jaqueline Juliana Emlio Carioca Peso (kg) 113,4 45 48,6 63 115,2 Altura (m) 1,80 1,50 1,80 1,50 1,60 IMC 35 20 15 28 45

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

15

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 119 Leia os textos seguintes. Texto I cidade da Bahia Triste Bahia! Oh, quo dessemelhante Ests, e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado, Rica te vi eu j, tu a mi abundante. A ti tocou-te a mquina mercante, Quem em tua larga barra tem entrado, A mim foi-me trocando, e tem trocado Tanto negcio e tanto negociante [...]
Gregrio de Matos Guerra. Seleo de obras poticas.

QUESTO 120 Leia os trechos a seguir. Texto I Jernimo abrasileirou-se... Uma transformao, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos...A vida americana e a natureza do Brasil patentearam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores..., esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambio..., tornava-se liberal, imprevidente e fraco, mais amigo de gastar que de guardar...
AZEVEDO, Alusio. O cortio. Fico completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. v. 2. (Fragmento)

Texto II L no So Carlos, Inferninho desde criana vivia nas rodas de bandidos, gostava de ouvir histrias de assalto, roubo e assassinato. Podia passar distante dos bichos-soltos, mas mesmo assim fazia questo de cumpriment-los... Quando ganhasse mais corpo, arrumaria um berro para ficar rico no asfalto, mas enquanto fosse criana, continuaria a roubar os trocados do pai, ele no percebia mesmo, estava sempre ligado de gor.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. (Fragmento)

Texto II Triste Bahia Triste Bahia, oh, quo dessemelhante Ests e estou do nosso antigo estado Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado Rica te vejo eu, j tu a mim abundante Triste Bahia, oh, quo dessemelhante A ti tocou-te a mquina mercante Quem tua larga barra tem entrado A mim vem me trocando e tem trocado Tanto negcio e tanto negociante [...]
VELOSO, Caetano. Triste Bahia. Transa. Rio de Janeiro: Polygram, 1972. LP Faixa 3. (Fragmento)

Os trechos pertencem s obras O cortio, de Alusio Azevedo, e Cidade de Deus, de Paulo Lins. Apesar da distncia temporal que os separa, carregam uma caracterstica comum ao Naturalismo, pois A) abordam como a insero em um certo meio condiciona a vida das personagens. B) fazem uma anlise crtica e cientfica dos fenmenos sociais em que esto inseridas as personagens. C) fazem ironia com o determinismo, caracterstica das obras Naturalistas. D) realizam uma comparao temporal da vida atual e a vida futura das personagens. E) relatam a intimidade da personagem, criando um conflito existencial determinante para o seu futuro. QUESTO 121 Nelson Rodrigues considerado o pai do teatro moderno e, em 1942, aps a encenao de Vestido de noiva, revolucionou a dramaturgia brasileira.

O texto I apresenta um fragmento do soneto triste Bahia. de Gregrio de Matos. Em uma comparao com este, o compositor do texto II faz alteraes intencionais dos versos do poeta para A) acentuar a contemporaneidade da degradao poltica da Bahia, contextualizada no Regime Militar. B) adaptar a letra da cano estrutura musical que exigia versos mais curtos e sem ligaes de fonemas. C) substituir as referncias dos adjetivos rico e pobre, distintas na cano e no poema. D) transferir a titularidade do sujeito do poeta barroco para o compositor. E) trazer o poema Barroco poca do compositor, que j vivia em uma Bahia sem conflitos polticos e sociais.

16

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

(Luz no plano da memria. Alade, vestida realmente de noiva, est sentada numa banqueta. Agora o espelho imaginrio se transformou num espelho verdadeiro, grande, quase do tamanho de uma pessoa. A grinalda no est posta ainda. Alade sozinha.) CLESSI (microfone) Ah! Quer ver uma coisa? Quem foi que D. Laura beijou na testa, depois que falou com voc? (Diante do espelho, Alade est retocando a toilette, ajeitando os cabelos, recuando e aproximando o rosto do espelho, etc.) CLESSI (microfone) Ah! outra coisa! Quem foi que vestiu voc? Foi sua me? No? Pois , Alade! (Luz amortecida em penumbra. Entra uma mulher, quase que magicamente. Um vu tapa-lhe o rosto. Luz normal.) CLESSI (microfone) No disse que tinha que ter mais gente? Olha a! (noutro tom) A mulher de vu!
RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. (Fragmento)

possvel reconhecer a ironia do autor A) na mensagem revelada pelo poema ao escrever um epitfio para um poeta que em vida nada produziu. B) na mtrica do poema construda, em forma de quadrinha com rima marcada no incio e no fim do poema. C) no silncio evocado pela morte do poeta que, ao falecer, acaba por enlutar-se com seus textos. D) no ttulo Epitfio para um corpo, quando tenta desqualificar o poeta tratando-o simplesmente como um corpo. E) nos versos aqui jaz um grande poeta e nada deixou escrito, na oposio representada entre os termos grande e nada.

QUESTO 123 Leia o poema de Jorge de Lima. XV A garupa da vaca era palustre e bela, uma penugem havia em seu queixo formoso; e na fronte lunada onde ardia uma estrela pairava um pensamento em constante repouso. Esta a imagem da vaca, a mais pura e singela que do fundo do sonho eu s vezes esposo e confunde-se noite outra imagem daquela que ama me amamentou e jaz no ltimo pouso. Escuto-lhe o mugido? era o meu acalanto, e seu olhar to doce inda sinto no meu: o seio e o ubre natais irrigam-me em seus veios. Confundo-os nessa ganga informe que meu canto: semblante e leite, a vaca e a mulher que me deu o leite e a suavidade a manar de dois seios.
LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2001.

Destaca-se como caracterstica do teatro Rodrigueano A) a apresentao de uma realidade burguesa com grande riqueza de detalhes ancorados nas personagens femininas. B) a ironia, o humor e o romantismo, este ltimo, declarado com muita sutileza na pea Vestido de Noiva. C) a utilizao das tragdias como representao romntico-realista das histrias pornogrficas e sedutoras. D) a utilizao de temas como o adultrio, o suicdio e o assassinato para desvendar a tragdia que se encena na vida do homem comum. E) o uso da morte como elemento de ligao dos mundos paralelos que seus textos criavam, obrigando utilizao de planos na encenao de suas peas. QUESTO 122 Leia o poema de Paulo Leminski Epitfio para um corpo Aqui jaz um grande poeta. Nada deixou escrito. Este silncio, acredito, So suas obras completas.
LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas de Paulo Lemisnki. So Paulo: Global, 1996.

Jorge de Lima (1893-1953) um dos grandes poetas da Literatura Brasileira. Sua obra mistura componentes de caractersticas bastante distintas, como o espiritualismo catlico, a viso transfigurada do surrealismo e a intensa reflexo social. Do poema, destaca-se A) a preocupao com a esttica humanista e social construda nos planos real e do sonho do poeta. B) a inquietude demonstrada na forma de poesia multifacetada que lembra a ironia dos modernistas. C) a metfora da explorao e marginalizao dos negros no Brasil, representados na personagem ama de leite. D) a vertente surrealista, ao descrever seus sonhos como uma realidade sem vida, mas sentida no ato de ser amamentado. E) o efeito surrealista, ao aproximar as imagens to diversas de uma vaca e de uma mulher, a ama de leite.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

17

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 124 Leia o trecho do romance A guerra dos Mascates. Em 1737 a reformou o Governador Henrique Lus Pereira Freire, que teve a engenhosa ideia de levantar ao longo dela dois renques de pequenas lojas para os quincalheiros, donde provinha ao real errio boas propinas. Desabando esta segunda ponte em 5 de outubro de 1815, foi substituda por outra que chegou aos nossos dias. Vinha o rapaz do Porto das Canoas onde acabava de desembarcar. Representava ele maior idade do que os 26 anos que tinha; era de mediana estatura e compleio fornida.
ALENCAR, Jos de. A guerra dos Mascates. Disponvel em: <http:www. virtualbooks.com.br>. Acesso em: 22 fev. 2012. (Domnio pblico)

Apesar de pertencerem a geraes e gneros distintos, o primeiro texto inaugura na literatura o que o segundo desempenha na Msica Popular Brasileira, que A) a abordagem da violncia, consequncia das diferenas sociais que se iniciam na sociedade brasileira. B) a ausncia de ritmos e melodias, que compensada pela organizao sinttica, promovendo a nova escrita moderna. C) a introduo de elementos da linguagem e uma nova sintaxe, incorporando a oralidade cotidiana do povo brasileiro. D) o distanciamento dos ideais romnticos ligados a valores burgueses que recusavam a ascenso econmica dos imigrantes. E) o formato que o texto adquire como fotografias de cenas separadas, caracterstica da primeira gerao romntica.

O trecho do romance A guerra dos Mascates de Jos de Alencar, que pertence a um conjunto de suas narrativas classificadas, de acordo com o tema principal, como A) romance histrico, pois relata episdios histricos do pas reinterpretando fatos e personagens do passado. B) romance indianista, pois narra as conquistas do ndio brasileiro, centralizado como heri na histria do Brasil. C) romance regionalista, mostrando a peculiaridade do povo brasileiro, seus valores e sua existncia determinada pelas condies do espao. D) romance urbano, pois desenvolve um tema considerado conturbado relacionado vida nas cidades. E) ultrarromntico, levantando a bandeira do idealismo e da evaso, expressando um individualismo extremado. QUESTO 125 Leia os trechos a seguir. [...] O Beppino, por exemplo. O Beppino naquela tarde atravessara de carro a cidade. Mas como? Atrs da tia Peronetta que se mudava para o Ara. Assim tambm no era vantagem. Mas se era o nico meio? Pacincia. Gaetaninho enfiou a cabea embaixo do travesseiro. Que beleza rapaz! Na frente quatro cavalos pretos empenachados levavam a Tia Filomena para o cemitrio. Depois o padre. Depois o Savrio noivo dela de leno nos olhos. Depois ele. Na boleia do carro. Ao lado do cocheiro. [...].
MACHADO, Antnio de Alcntara. Novelas paulistanas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

QUESTO 126 Fabiano ergueu a cabea, piscou os olhos por baixo da aba negra e queimada do chapu de couro. Meio-dia, pouco mais ou menos. Baixou os olhos encandeados, procurou descobrir na plancie uma sombra ou sinal de gua. Estava realmente com um buraco no estmago. Endireitou o saco de novo e, para conserv-lo em equilbrio, andou pendido, um ombro alto, outro baixo. O otimismo de Sinh Vitria j no lhe fazia mossa. Ela ainda se agarrava a fantasias. Coitada. Armar semelhantes planos, assim bamba, o peso do ba e da cabaa enterrando-lhe o pescoo no corpo.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Domnio Pblico.

Outra educao pela pedra: no Serto (de dentro para fora, e pr-didtica). No serto a pedra no sabe lecionar, e se lecionasse, no ensinaria nada; l no se aprende a pedra: l a pedra, uma pedra de nascena, entranha a alma.
MELO NETO, Joo C. de. A educao pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

Uma caracterstica comum nos dois fragmentos, relacionada s obras regionalistas na literatura brasileira a A) apresentao da figura do sertanejo de forma realista e heroica, como smbolo do nacionalismo. B) criao de personagens fortes, que sobrevivem a tragdias, como a morte ou o suicdio. C) evocao do esprito nordestino que enfrenta sem se abater as mais atrozes adversidades. D) religiosidade de seus personagens, o que lhes d condio de vida e resistncia. E) utilizao da palavra para mostrar a superioridade nordestina em relao a outros regionalistas brasileiros.

[...] A noite no busco brilho, deixo a lua brilhar Sigo sem rumo, sem roda, deixo o momento levar Entre urbanoides insanos, eu elevo meu ser A rua nis e nunca vai deixar de ser Perdi e acordo pensando nas rima da noite passada Bocejo e reclamo enquanto ponho a meia furada [...] Sagrado meu ritual de comprimentar os irmozin Salve, firmeza tio, isso mesmo rapaz [...]
EMICIDA. A rua nis. In: Sua Mina ouve meu rap tamm. Projetonave, faixa 7, CD. 2010.

18

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 127 Leia a imagem seguinte.

QUESTO 128

Ir aos poucos, fazendo mais e mais uso de e-books uma forma de poupar a natureza de uma srie de desgastes: Evita a derrubada de rvores e reduz a poluio causada por fbricas de celulose e papel; Reduz o consumo de papel; Economiza a energia consumida na produo do livro; Economiza a gasolina usada no transporte da grfica at as distribuidoras e da at as lojas. Por fim, veja o lado econmico: o custo unitrio de um livro digital menor que o de papel.
Proteste, n. 111, mar. 2012.

Na inteno de impressionar o leitor, o autor da imagem faz uso de um recurso lingustico tambm utilizado na frase A) Eu vi a cara da morte, e ela estava viva. (Cazuza). B) J estou cheio de me sentir vazio, meu corpo quente e estou sentindo frio. (Renato Russo). C) Liberdade, Liberdade, Abre as asas sobre ns, Das lutas, na tempestade, D que ouamos tua voz [...] (Osrio Duque Estrada). D) Na chuva de cores / Da tarde que explode / A lagoa brilha. (Carlos Drummond de Andrade). E) O trigo... nasceu, cresceu, espigou, amadureceu, colheu-se. (Padre Antnio Vieira). QUESTO 129 Leia a tirinha a seguir. Os principais recursos utilizados para envolvimento e adeso do leitor utilizao dos livros digitais so a A) ironia e o emprego de metforas. B) finalidade e a autoridade. C) esttica e a chantagem. D) definio e a enumerao de itens. E) comparao e a enumerao de itens.

Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml>. Acesso em: 12 out. 2012.

A personagem D. Hermengarda, para convencer o personagem Calvin a estudar, faz uso das estratgias de argumentao denominadas A) comparao e finalidade. B) consenso e autoridade. C) induo e prova concreta. D) intimidao e causa-consequncia. E) raciocnio lgico e comprovao.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

19

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 130 Leia o texto a seguir

Para sustentar seu ponto de vista, o jornalista faz uso de A) argumentao por autoridade, pelo fato de a entrevistada ser a presidente de uma importante instituio. B) argumentao por comprovao e princpio, quando apresenta informaes concretas, extradas da realidade. C) argumentao por raciocnio-lgico por relaes de causa e efeito para demonstrar uma concluso. D) contra-argumentao, quando estabelece a comparao da situao do Reino Unido em relao ao Brasil. E) estratgias de induo, ao elaborar o texto que tem como inteno intimidar o leitor. QUESTO 132 Leia os textos I e II. Texto I [...] Este exato momento do dia vinte de julho de mil novecentos e setenta e seis, o cu bruma, est frio, estou feia, acabo de receber um beijo pelo correio. Quarenta anos: no quero faca nem queijo. Quero a fome.
PRADO, Adlia. Poesia Reunida. So Paulo: Siciliano, 1991. (Fragmento)

Disponvel em: <http://adoteumavida.kit.net>. Acesso em: 12 out. 2012.

Pela estrutura que o texto apresenta, busca-se predominantemente, nessa pea publicitria, A) vincular os elementos estticos, em oposio ao contedo veiculado. B) reforar a campanha de doao de rgos, representados pelo corao. C) estimular o interlocutor a conhecer uma instituio que cuida de animais. D) divulgar informaes a respeito da adoo de crianas rfs. E) atravs de elementos estticos, convencer o leitor a adotar um co. QUESTO 131 Leia a reportagem seguinte Especialista alerta que s mamografia detecta precocemente cncer de mama As mulheres brasileiras ainda no sabem que apenas por meio da mamografia que se detecta precocemente o cncer de mama. Elas continuam achando que pelo autoexame ou pela apalpao [exame realizado pelo mdico] e isso no suficiente para reduzir a mortalidade, disse a presidente da FEMAMA (Federao Brasileira de Instituies Filantrpicas de Apoio Sade da Mama) Maira Caleffi. [...] O Reino Unido, por exemplo, comeou a fazer essas mobilizaes em 1975. [...] Para quem no faz, a curva [de bitos] continua subindo. A sobrevida depende do tamanho do tumor. O pequeno tem at 95% de chance de cura, mas a mamografia que detecta.
Disponvel em: <http://www.adocontb.org.br/index. php?codwebsite>. Acesso em: 05 dez. 2012.

Texto II [...] Bebida gua! Comida pasto! Voc tem sede de qu? Voc tem fome de qu?... A gente no quer s comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente no quer s comer A gente quer prazer Pra aliviar a dor... [...]
FROMER, M.; ANTUNES, A.; BRITTO, S. Comida. In.: Tits. Jesus no tem dentes do pas dos banguelas. Wea, 1987. 1 CD. Faixa 2.

A utilizao de figuras de linguagem associa sentidos inusitados s palavras, exigindo uma maior ateno para a construo de seus significados. Nos textos I e II, a metaforizao do vocbulo fome d-lhe novos sentidos quando, A) em ambos os textos, ele associado s necessidades fisiolgicas essenciais sobrevivncia de um ser humano. B) no texto I, a metfora se junta prosopopeia, aproximando o sentido do vocbulo fome morte, temida pela autora, que chega meia idade. C) no texto I, a autora o relaciona a desejo, vontade, negando o ato pronto (a faca e o queijo), almejando o desconhecido. D) no texto II, ele associado palavra dor, em contraposio palavra sede, que est relacionada, no texto, a alvio. (E) no texto II, o autor o relaciona a uma grande necessidade fisiolgica, humanizada em sentimentos de prazer.

No trecho da reportagem, h uma inteno do autor em convencer as leitoras realizao do exame de mamografia de forma complementar e obrigatria ao autoexame e apalpao mdica.

20

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

QUESTO 133 Na Colmbia, existe um grande mercado de arte prcolombiana sustentado por peas produzidas pelos povos indgenas que anteriormente habitavam este pas. A figura do guaquero, que vende no mercado negro vrias dessas peas, est estreitamente vinculada a este mercado. Algumas dessas esculturas, encontradas em alto grau de destruio, so modas e recriadas, sendo ento, por linhas histricas, falsificaes e, por linhas cientficas, originais, pois passam nos testes de carbono 14 que oferecem a datao precisa da pea. Algumas ficam enterradas por anos para adquirirem mofo e sinais do tempo. O artista plstico Nadin Ospina contratou o servio dos guaqueros para a produo das peas reproduzidas a seguir.

e a body art, que utilizam o corpo e suas aes como suporte para trabalho artstico. Orlan (1947) uma artista curiosa que vem h dcadas transformando seu prprio corpo com cirurgias plsticas e expondo os registros em formas de fotografias, vdeos, e ela prpria se tornou uma obra de arte. Desse modo, as A) tatuagens feitas pelos ndios diferem das tatuagens contemporneas mais pelo critrio da durabilidade da tinta do corpo que da sua inteno e funo social. B) pinturas corporais indgenas so isentas de inteno artstica, porm, pelo seu rico contexto histrico e imagtico, ganham status de arte em nosso cotidiano. C) incises corporais so realizadas nas tribos africanas de maneira ritual e a escolha das marcas varia com as geraes, como acontece com nossa moda. D) diferentes formas de utilizao do corpo para a construo de imagens procuram alcanar o critrio mximo da beleza, baseado no ideal clssico. E) cirurgias plsticas de Orlan esto isentas de sentido ritualstico e simblico, portanto, independente do resultado, so mais estticas que artsticas. QUESTO 135 A obra a seguir pertence artista Barbara Krueger (1945). Utilizando frases e meios publicitrios, a artista critica diversas questes presentes na sociedade contempornea. A imagem aqui reproduzida contm a frase que, em portugus significa Seu corpo um campo de batalha.

Disponvel em: <http://www.nadinospina.com/galeria_12.html#img/ Atlante.jpg>; <http://www.nadinospina.com/galeria_12.html#img/ casa_xolotl.jpg>. Acesso em: 3 nov. 2012.

Nadin Ospina, nesse contexto, A) prope uma reconstruo histrica do papel dos guaqueros, buscando valorizar esse tipo de comrcio. B) apropria desta mo de obra especializada e destaca seu carter exploratrio para criar novas imagens. C) alerta o mundo para a existncia dessa indstria de falsificadores que destri a legitimidade da arte de seu povo. D) reafirma a intensidade da cultura popular, dando legitimidade histrica e artstica aos cones de nosso tempo. E) traz tona questionamentos como originalidade, unicidade da obra e questiona o prprio mercado em que a obra se insere. QUESTO 134 Marcar o corpo com tinta, cores, cicatrizes, um hbito observvel em diversas culturas ao longo dos tempos, desde os povos africanos, ndios das Amricas, at tribos contemporneas que utilizam a tatuagem como forma de se expressar, de se identificar ou diferenciar na sociedade. No contexto das artes visuais, a partir dos anos 1960, foram quebradas diversas fronteiras artsticas, muitos trabalhos artsticos se manifestaram em novos meios, dentre eles destacamos a performance
Disponvel em: <http://www.barbarakruger.com/art/yourbody.jpg>. Acesso em: 3 nov. 2012.

Relacionando a imagem frase, deduzimos que, entre outros, a artista critica A) B) C) D) E) a falncia do comunismo. a propaganda racista. a sociedade de consumo. a ditadura da esttica corporal. as guerras pelo poder.

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

21

Matemtica e suas Tecnologias

MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 136 a 180


QUESTO 136 Com a inteno de garantir uma maior segurana financeira para sua vida futura, um cliente fez as seguintes simulaes para um plano de previdncia privada: Banco A Banco B QUESTO 138 O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 498 km da floresta amaznica no ms de agosto. A rea equivale a cerca de um tero do municpio de So Paulo. O bom tempo ajudou na observao via satlite, pois apenas 17% da regio estavam cobertos por nuvens.
Disponvel em: < http://www.globoamazonia.com/Amazonia>. Acesso em: 01 out. 2012.

Contribuio: R$ 150,00. Contribuio: R$ 100,00. Reserva: R$ 344 979,83. Reserva: R$ 327 483,20. Renda mensal: R$ 2 321,00 Renda mensal: R$ 2 294,00

Uma fotografia de satlite identificou uma rea desmatada que mede 1 200 m2 e que na fotografia aparece medindo 3 cm2. A rea total da fotografia de 150 cm2. Qual a rea real, em km2, representada em toda a fotografia? A) 0,12 B) 0,08 C) 0,06 D) 0,04 E) 0,02 QUESTO 139 O custo C da construo de um Shopping Center de 30 lojas foi de 4 500 milhares de reais. O construtor espera que a receita mensal R, em milhares de reais, a partir da venda das lojas, cresa de acordo com a equao R(x) = x2 + 240x, em que x o nmero de lojas vendidas. A funo Lucro L definida como a diferena entre a receita R e o custo C da obra, ou seja, L(x) = x2 + 240x 4 500. A porcentagem de lucro sobre o custo da construo do Shopping Center depois de todas as lojas serem vendidas ser de A) 32 % B) 36 % C) 39,4 % D) 40 % E) 41,2 %

Considerando que ambas as propostas apresentam as mesmas condies de prazo de contribuio e idade de aposentadoria, ao se comparar as duas simulaes de previdncia, A) a proposta do Banco A mais vantajosa que a do Banco B, pois a reserva maior. B) a proposta do Banco B a melhor opo, pois, apesar dos valores menores de reserva e renda, a contribuio mensal muito menor. C) a proposta do Banco A a melhor opo, pois apresenta no futuro uma melhor renda mensal. D) a proposta do Banco B no a melhor opo, pois o valor da contribuio inferior do Banco A. E) a proposta do banco A mais vantajosa, pois apresenta uma menor razo entre a reserva e a renda mensal. QUESTO 137 Em cerca de 30 segundos, Usain Bolt confirmou seu status de lenda. Ao vencer a prova dos 100 m rasos no estdio olmpico de Londres, sem recorde mundial, mas com recorde olmpico, ele se igualou ao maior nome do atletismo de todos os tempos, Carl Lewis. O tempo do ttulo foi o mais rpido que um homem j fez em Olimpadas. A vitria veio em 9s63, 0s05 melhor do que seu prprio tempo de Pequim-2008. A prata foi para Johan Blake, 9s75, e o bronze para Justin Gatlin, com 9s79.
Disponvel em: <http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/ redacao/2012/08/05>. Acesso em: 01 nov. 2012.

22

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

RA

A) B) C) D) E)

12 centsimos de segundo. 12 dcimos de segundo. 120 centsimos de segundo. 120 milionsimos de segundo. 1 200 milionsimos de segundo.

SC

A diferena entre os tempos do campeo olmpico UsainBolt e do medalhista de prata Johan Blake igual a

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 140 Inmeros estudos e investigaes tm sido realizados sobre o problema dos efeitos das mensagens violentas pela mdia de massa, em especial a televiso, sobre as crianas. Se analisarmos o percentual de cenas de violncia, fsica ou moral, veiculada pelos programas, em emisses televisivas bem como o tempo mdio que as crianas consagram a esses programas, poder-se- concluir que estas sofrem a influncia da violncia difundida nas mensagens.
Disponvel em: http://www.ipv.pt/forumedia/3/3_fe5.htm. Acesso em: 12 out. 2012.

Com base nessas informaes, o total de atendimentos realizados no ms de maro foi de A) B) C) D) E) 180 265 280 325 350

QUESTO 143 O grfico representa a preferncia do consumidor brasileiro em relao a vinhos nacionais e importados. A preferncia do consumidor por vinhos

A porcentagem de cenas com teor de violncia transmitida por trs canais de TV (A, B e C) so, respectivamente, 12%, 6% e 18%. Se uma criana escolhe casualmente assistir a um desses canais, a probabilidade de que ela veja uma cena com teor de violncia de A) 4% B) 6% C) 8% D) 10% E) 12%

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

VEJA, ed. 2245. So Paulo: Abril, 2011.

QUESTO 141 Em uma pesquisa de preos de produtos da cesta bsica, a maior diferena foi encontrada entre os quatro produtos indicados na tabela a seguir. Ovos (1 dz) Mercado A Mercado B 2,50 3,00 Acar ( 1 kg) 1,50 2,05 Leite (1 L) 1,80 1,55 Feijo (1 kg) 4,50 3,80

De acordo com o grfico, A) a partir de 2005, o consumo de vinhos no pas se popularizou, mas o vinho nacional tende a desaparecer do mercado em 2020. B) o ano de 2007 apresentou o menor percentual de consumo de vinhos nacionais quando comparado ao total de vinhos consumidos. C) o aumento do consumo de vinhos nacionais proporcional ao aumento do consumo de vinhos importados. D) o consumo de vinhos em 2011 representa pouco menos da metade da quantidade que foi consumida em 2005. E) no perodo analisado, apesar da defasagem em relao ao total de vinhos consumidos, a variao do consumo de vinhos nacionais tem pouca expressividade.

Um consumidor que precisa comprar 1 dzia de ovos, 4kg de feijo, 5 kg de acar e 3 litros de leite, com tempo para ir em apenas um mercado, para maior economia dever gastar A) R$ 30,00 B) R$ 30,35 C) R$ 33,10 D) R$ 33,40 E) R$ 34,00 QUESTO 142 No primeiro semestre de 2011, o Corpo de Bombeiros de um Estado realizou 1 400 atendimentos a sinistros. Em janeiro de 2011, foram realizados 180 atendimentos e, em junho, 160. O nmero de atendimentos realizados nos outros meses do semestre foi o mesmo a cada ms.

RA

SC
23

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 144 Leia as informaes. Na verdade, d para dobrar um papel mais de 8 vezes! Basicamente, o nmero de dobras possveis depende do tamanho e da espessura do papel. O problema que a cada dobra a espessura duplica e a rea cai pela metade. Portanto, para conseguir mais dobras precisa-se usar um papel muito fino ou extenso e, de preferncia, bastante malevel, diz o fsico Cludio Furukawa, da USP.
Disponvel em: <http://mundoestranho.abril.com.br>. Acesso em: 28 out. 2012.

Ainda de acordo com o fabricante, a cada aumento de 100 kg no automvel, seu consumo aumenta em 10%. Luana pretende fazer uma viagem, percorrendo a distncia de 600 km. Incluindo ela, seus trs amigos e toda a bagagem, a massa total do automvel soma 1 200 kg. Com base nas informaes fornecidas pelo fabricante, o consumo de combustvel, em litros, do novo carro de Luana, nessa viagem dever ser de, no mnimo, A) B) C) D) E) 20. 35. 48. 56. 60.

Utilizando-se um papel com 50 metros de comprimento e 9,0 x 105 metros de espessura, a equipe de reportagem da revista realizou um total de oito dobras. Nessas condies, o nmero de camadas e a espessura do papel dobrado so, respectivamente, A) B) C) D) E) 512 512 356 256 256 e e e e e 4,608 2,748 0,546 3,332 5,460 x x x x x 10 102 102 102 102
2

QUESTO 147 Para a decorao de tetos dos quartos dos apartamentos de um condomnio, um arquiteto projetou peas de gesso na forma de um quadrado com 50 cm de lado, pintado conforme a figura a seguir. A B

m m m m m

QUESTO 145 Dona Maria comprou 10 blocos de doce de amendoim a R$ 25,00 a unidade, cada qual com a forma de um paraleleppedo de base 20 x 40 cm e altura igual vigsima parte do permetro dessa base. Ao chegar em casa, ela dividiu cada bloco em pequenos cubos de 2 cm de aresta e colocou-os venda por R$ 0,20 a unidade. Nessas condies, o lucro de D. Maria, com a venda de todos os pequenos doces ser igual a A) B) C) D) E) R$ R$ R$ R$ R$ 1 200,00. 1 050,00. 950,00. 746,00. 584,00.

Os tringulos nos vrtices do quadrado so tringulos retngulos issceles com catetos de 10 cm. Para a pintura das peas, sero usadas duas cores de tinta: uma para a parte sombreada da figura e outra para a parte mais clara. A quantidade suficiente de cada tinta para cobrir 1m custa R$ 20,00 e R$ 10,00 respectivamente. Para decorao de todos os apartamentos sero necessrias 50 peas. Com base nessas informaes, o custo com a tinta para a pintura de todas as peas ser igual a A) B) C) D) E) R$ R$ R$ R$ R$ 202,00 192,00 186,00 158,00 135,00

QUESTO 146 Luana comprou um automvel de baixo consumo de combustvel por quilmetro rodado. No manual do usurio, Luana encontrou um grfico que relacionava o consumo s distncias percorridas por seu automvel, considerando uma massa total de uma tonelada.

24

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

RA

105 90 75 60 45 30 15 0

SC

Consumo km/L

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 148 O grfico a seguir representa a variao do IPCA (ndice de Preo ao Consumidor Amplo) de 2001 a 2011. A inflao oficial do governo, medida pelo IPCA encerrou 2011 em 6,5%, o maior nvel desde 2004 e no teto da meta estabelecida pelo governo.
Variao da inflao oficial nos ltimos anos (em %)
Em 2011, IPCA registrou maior nvel desde 2004

Com a inteno de inovar e atrair a ateno das crianas, a equipe de marketing resolveu se divertir com a utilizao das seguintes embalagens.

Caixa 2

12,53

9,3 7,67

7,6 5,69 4,46 4,31 3,14 5,9 5,91 6,5

Caixa 3 Os slidos formados a partir das planificaes das caixas 1, 2 e 3 so, respectivamente, A) Prisma de base pentagonal, Cubo, Pentaedro. B) Hexgono, Cubo e Pirmide. C) Cubo, Pentgono e Tronco de pirmide. D) Cubo, Dodecgono, e Pirmide. E) Cubo, Dodecaedro e Icosaedro. QUESTO 151 Uma empresa est testando quatro tipos de dessalinizadores (A, B, C e D) com diferentes fluxos de entrada e sada de gua salgada e gua potvel, medidos em litros por hora. A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos. Entrada Sada A 75 L/h 25 L/h B 120 L/h 60 L/h C 112 L/h 16 L/h D 96 L/h 24 L/h

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) Disponvel em: <http://noticias.r7.com/economia/noticias/>. Acesso em: 08 out. 2012.

Pelos dados do grfico possvel verificar que o preo mdio dos produtos ao consumidor A) aumentou, de 2006 a 2008, cerca de 3%. B) cresceu aproximadamente 1%. C) reduziu, de 2002 a 2006, cerca de 9%. D) sofreu reduo, de 2008 a 2009. E) teve a sua menor alta em 2006. QUESTO 149 Uma rvore genealgica a reconstituio dos laos familiares a partir da gerao atual. Considerando seus pais como a primeira gerao anterior sua, seus avs como a segunda gerao, e seus bisavs como a terceira gerao, e assim em diante, o nmero dos seus antepassados at a 10. gerao anterior sua um nmero x tal que A) 0 < x < 500 B) 500 x < 1 000 C) 1 000 x < 1 500 D) 1 500 x < 2 000 E) x 2 000 QUESTO 150 A figura a seguir a planificao de uma embalagem tradicional de uma loja de brinquedos.

A razo entre o fluxo de sada (gua potvel) e o fluxo de entrada (gua salgada) expressa a eficincia dos dessalinizadores. Quanto maior a razo mais eficiente o equipamento. Com base nessas informaes, os dessalinizadores A, B, C e D em ordem crescente de eficincia estariam organizados em A) A, B, D, C. B) B, D, C, A. C) C, D, A, B. D) D, A, B, C. E) A, C, B, D.

RA

Caixa 1

SC
Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

U
25

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 152 Um medicamento injetado em um paciente tem a sua concentrao C(t) em mg/mL de sangue representada pelo grfico a seguir, em que t o tempo em horas, a partir da injeo do medicamento.

Com base na equao, A) existem situaes em que um vaso chega a aumentar em 4 vezes seu prprio dimetro, aumentando o fluxo sanguneo em 256 vezes. B) existe cerca de 9 vezes mais resistncia ao fluxo do sangue do que ao fluxo da gua atravs de um vaso, se considerarmos a viscosidade do sangue 3 vezes maior que a da gua. C) entende-se que, quanto mais longo o caminho a ser percorrido pelo sangue num tecido, menor ser a resistncia oferecida ao fluxo. D) supe-se que, se um determinado vaso aumentar 2 vezes seu dimetro, atravs de uma vasodilatao, o seu fluxo, consequentemente, aumentar em 8 vezes.

O medicamento eliminado quantas horas aps a sua injeo? A) B) C) D) E) 8 7 6 4 2

E) considerando uma menor viscosidade do sangue (de uma pessoa anmica, por exemplo) teremos como resultado um quantidade menor de fluxo atravs dos vasos sanguneos. QUESTO 155 Euler foi um dos mais prolficos matemticos, de todos os tempos. Seus trabalhos incluem alm da matemtica, grandes contribuies na Fsica em diversas reas, como na Mecnica, na tica e na Astronomia. Alm disso, contribuiu muito com a Matemtica moderna no campo da terminologia e da notao, em especial para as anlises matemticas, como a noo de uma funo matemtica. Uma de suas frmulas mais famosas uma singela igualdade que rene em uma s frmula, cinco nmeros importantssimos no desenvolvimento da Matemtica.
.r ei.rei 1 1 = 0, onde i = 1

QUESTO 153 Para a medida de superfcie, a unidade legal adotada pelo Sistema Internacional de Unidades o metro quadrado. Porm, quando se trata de terra, o regionalismo fez com que surgissem outros tipos de unidades de medidas que ainda so utilizadas em algumas cidades do interior do Brasil. Duas dessas antigas unidades de medidas so a braa e o prato. Um prato corresponde rea de um terreno com capacidade de plantio de um prato de milho, sendo as suas dimenses de (10 x 20) braas e correspondendo a 968 metros quadrados. Com base nessas informaes, 25 pratos equivalem a A) B) C) D) E) uma rea de 2 000 braas quadradas. uma rea de 625 metros quadrados. uma rea de 5 000 metros quadrados. um lote com (50 x 100) braas. um terreno com (24 x 40) metros.

Nessa frmula, podemos encontrar A) B) C) D) E) cinco nmeros reais, sendo dois racionais. dois nmeros irracionais e trs nmeros inteiros. dois nmeros naturais e trs nmeros no reais. quatro nmeros racionais e um nmero no real. trs nmeros no reais e dois nmeros reais.

QUESTO 154 A lei de Poiseuille relaciona o fluxo de sangue com grandezas estruturais dos vasos sanguneos. FLUXO = Onde: DP C V d = = = = Variao de Presso. Comprimento do vaso. Viscosidade do sangue. Dimetro do vaso. Dp.d4 V.C

26

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

RA

SC

N H

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 156 Um gelogo, em uma de suas exploraes, encontrou um cristal de rocha no formato de um poliedro, que satisfaz a relao V A + F = 2, onde V o nmero de vrtices; A, o nmero de arestas; e F, o nmero de faces do poliedro. Se o cristal apresenta 60 faces triangulares, a soma V + A igual a A) B) C) D) E) 136 122 85 48 32

QUESTO 159 Em uma mesma data, os irmos Pedro e Paulo compraram dois imveis, pagando por eles R$ 80 000,00 e R$ 75 000,00, respectivamente. Aps dez anos, os imveis se valorizaram linearmente com o tempo, passando o imvel de Pedro a valer R$ 105 000,00 e o de Paulo 110 000,00. Com base nessas informaes, A) a diferena entre os valores dos imveis, passados seis anos, era de R$ 400,00. B) a maior valorizao dos imveis ocorreu depois de quatro anos. C) a valorizao do imvel de Pedro em dois anos foi de 2,5% e o de Paulo 9,0%. D) o imvel de Pedro, aps quatro anos e meio, j valia mais que o imvel de Paulo. E) os imveis mantiveram o mesmo valor aps cinco anos de sua aquisio. QUESTO 160 A tabela representa duas variveis: X (nmero de pessoas) e Y (preo). X (nmero de pessoas) Y (Preo - R$) 1 160 2 80 3 40 4 20

QUESTO 157 Quando comparadas s incandescentes, as lmpadas fluorescentes compactas possuem, como caractersticas principais, a vida til maior e o consumo menor de energia eltrica. Em contrapartida, so comercializadas por um preo mais elevado. Portanto, sua utilizao s justificada se as caractersticas relacionadas economia forem atendidas.
Disponvel: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/ fluorescentes.asp>. Acesso em: 2 nov. 2012.

Uma lmpada fluorescente de 40 W pode funcionar por 15 horas. O tempo que uma lmpada de 60 W poder funcionar para que o custo seja o mesmo ser igual a A) B) C) D) E) 36 horas. 22,5 horas. 10 horas. 8 horas. 5 horas.

A constante de proporcionalidade entre essas duas grandezas pode ser associada ao A) custo por passageiro do aluguel de um micro-nibus. B) ao nmero de micro-nibus necessrios para o transporte das pessoas. C) ao nmero de pessoas que comporta um micro-nibus. D) nmero de pessoas por real gasto na manuteno do micro-nibus. E) preo cobrado pela passagem no micro-nibus por pessoa.

QUESTO 158 O grfico a seguir representa a estatura de 45 estudantes em uma escola de Ensino Mdio. Frequncia de distribuio de alunos por altura Fi
40 36 32 28 24 20 16 12 8 4 0 145 32 37

13 4 0 150 155 160 165 170 175 180 N de alunos

Com base nesse grfico, a medida que melhor corresponde mediana do rol de medida das estaturas dos alunos A) 158 cm B) 162 cm C) 165 cm D) 170 cm E) 175 cm

RA

SC
27

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

24

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 161 Um arame dividido em duas partes iguais e com uma das partes constri-se uma circunferncia. A outra parte ento, novamente, dividida em duas partes iguais e duas novas circunferncias so construdas. Considere A como sendo a rea do crculo maior e a, a rea de um dos menores. A relao entre A e a A) B) C) D) E) A A A A A = = = = = 2a a2 4a a/2 4a2

Desconsiderando a dilatao do lquido, A) a caixa ter seu volume aumentado em 2,9 litros, fazendo o nvel do lquido descer. B) o aumento de volume provocado pelo aquecimento de 9 litros. C) o lquido vai transbordar 9 cm3 em funo da dilatao da caixa. D) o lquido permanecer no nvel limite da caixa, pois a dilatao irrisria. E) o nvel do lquido descer at a altura de 8 cm da caixa. QUESTO 164 No treinamento de uma maratona, um atleta deve manter um ritmo em que ele aumente 15 minutos em relao ao tempo corrido no dia anterior. O tempo de corrida desse atleta no 15. dia de treinamento, considerando que ele comeou sua preparao com um tempo de 30 minutos, de A) B) C) D) E) 4,0 4,8 5,5 4,8 6,5 horas. horas. horas. horas. horas.

QUESTO 162 A Balana Comercial um termo econmico que representa a diferena entre o que um pas exporta e o que ele importa. Dizemos que a balana comercial de um determinado pas favorvel quando este exporta mais do que importa. Caso contrrio, dizemos que a balana comercial negativa ou desfavorvel. O grfico mostra os valores, em bilhes de dlares, das exportaes e importaes brasileiras de 2007 a 2011.

QUESTO 165 A figura mostra um pedao de papelo que ser dobrado e colado de forma a obter uma caixa. Todos os ngulos da figura so retos.

Disponvel em: <http://www.portalbrasil.net/economia_ balancocomercial.htm>. Acesso em: 12 out.2012.

Partindo da anlise do grfico, entendemos que, A) em 2009, a Balana Comercial brasileira foi desfavorvel, mas se recuperou no ano seguinte. B) de 2010 a 2011 houve um aumento no saldo da Balana Comercial. C) de 2007 a 2009, o saldo da Balana Comercial permaneceu constante e sempre negativo. D) nesse perodo, 2008 representou o melhor ano das exportaes brasileiras. E) nesse perodo, o maior saldo da Balana Comercial brasileira ocorreu em 2010.

Depois de montada, o volume da caixa ser igual ao volume de A) uma esfera cujo raio igual sexta parte do metro. B) uma pirmide regular de rea da base igual a 3 m2 e altura igual 300 cm. C) outra caixa com altura igual a 4 m e rea da base igual a 2 m. D) um cilindro de altura 60 cm e raio da base igual a 5 cm. E) um cone de altura 9 dm e rea da base igual a 2 dm2.

28

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

RA

Uma caixa de altura 10 cm e rea da base igual a 300 cm tem seu volume aumentado em 0,3% quando a temperatura passa de T para 2T. No instante em que a caixa estava temperatura ambiente (25 C), um lquido quente derramado dentro dela, at ench-la completamente, elevando a sua temperatura a 50 C.

SC U

QUESTO 163

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 166 A tabela mostra a quantidade de calorias de alguns ingredientes usados para a confeco de dois pes, um tradicional e outro light, utilizando-se a mesma receita. Tipo de po Po tradicional Po light Acar 100 32 leo 80 60 Leite 150 90 Farinha de trigo 750 500
400 mm 429 mm

215 mm

267 mm

19

Disponvel em: <http://www.chi.pt/extras/tabela_calorias.htm>. Acesso em: 01 mar. 2012.

228 mm

283 mm

A utilizao da receita de po light em substituio receita de po tradicional representa uma reduo percentual do nmero de calorias de, aproximadamente, A) 16 % B) 24 % C) 30 % D) 37 % E) 63 % QUESTO 167 Uma verdadeira cmara frigorfica! Assim poderia ser definido quase todo o Sul do Brasil ao amanhecer deste 7 de junho, por causa das temperaturas extremamente baixas. Em So Jos dos Ausentes, na serra gacha, a temperatura chegou aos 5,5 C abaixo de zero, pela medio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 5,3 C negativos em Urupema, registrado pelo Epagri/Ciram, de Santa Catarina, em 13 de maio.
Disponvel em: <http://www.climatempo.com.br/destaques/tag/ abaixo-de-zero>. Acesso em: 12 out. 2012.

20

423 mm 454 mm

Com base nessas informaes, na compra de um desses modelos, A) devo optar pelo modelo de maior altura, independente da medida da diagonal, para obter o monitor de maior rea. B) devo optar pelo modelo de maior largura (comprimento), independente da medida da diagonal, para obter o monitor de maior rea. C) precisarei de uma estante com um vo de no mximo 1 dm2, para alojar a TV, independentemente do modelo escolhido. D) terei o monitor de maior rea, ao optar pelos modelos de 20 polegadas, independente da medida da diagonal. E) terei o monitor de menor rea, ao optar pelos modelos de 19 polegadas, independente da medida da diagonal.

Nesse mesmo dia, ao meio-dia, a temperatura registrada na cidade de So Jos dos Ausentes foi de 16,8 C. A variao da temperatura nessa cidade foi de A) 11,3 C B) 11,3 C C) 11,4 C D) 22,3 C E) 22,7 C QUESTO 168 Os televisores de tela grande representam um grande fascnio para os consumidores, que devem se atentar para as dimenses do aparelho e da estante onde ele vai ser colocado, de modo a garantir que se tenha uma imagem ntida. A medida do monitor de uma televiso dada em relao diagonal do paralelogramo correspondente. As imagens a seguir representam as medidas mnima e mxima dos televisores de 19 e 20 polegadas vendidos no mercado brasileiro.

RA

SC
29

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 169 A Organizao Mundial de Sade recomenda o consumo mximo de 2 gramas de sdio por dia. E o povo brasileiro consome 12 gramas por dia, isto , 10 gramas a mais do que o recomendado O problema que muita gente consome sem saber. Alm do sal de cozinha, onde o sdio est presente na proporo de 400 mg/g, o sdio um metal que est distribudo na natureza praticamente em tudo. Nem tudo o que a gente l no rtulo sabor salgado porque no o sal da cozinha, explica a nutricionista..
Disponvel em: <http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ FANT/>. Acesso em: 4 nov. 2012.

QUESTO 170 Uma unidade de sade, que funciona em trs turnos, apresenta em sua equipe a seguinte distribuio dos mdicos por turno: Turno N. de mdicos Manh 7 Tarde 4 Noite 3 Para os plantes no final de semana, so formadas, aleatoriamente, equipes com dois desses mdicos. A probabilidade de que a equipe do planto de final de semana seja formada por dois mdicos do turno da manh ser de aproximadamente A) B) C) D) E) 3,0% 4,3% 6,0% 23% 46%

A tabela apresenta a quantidade de sdio presente em alguns alimentos. Alimento (100 g) Macarro instantneo Biscoito tipo Cream Cracker Coxinha de frango frita Leite de vaca desnatado Seleta de legumes enlatada Achocolatado em p Ovo de galinha*
*Um ovo de galinha tem aproximadamente 50 g.

QUESTO 171 A frequncia cardaca mxima o maior nmero de batimentos a que uma pessoa pode chegar, ou seja, o nmero mximo de batimentos que seu corao consegue alcanar. Ela calculada a partir de uma frmula simples: Para homens: FCmx = 220 idade. Exemplo: se voc tem 24 anos, faa a conta FCmx= 220 24, o resultado ser que sua frequncia cardaca mxima 196. Para mulheres: FCmx = 226 idade. Exemplo: se voc tem 31 anos, faa a conta FCmx = 226 31, o resultado ser que sua frequncia cardaca mxima 195. A diferena de valores entre homens e mulheres supre a diferena entre os sexos. Usualmente, a frequncia cardaca das mulheres ligeiramente mais alta que a dos homens.
Disponvel em: <http://www.cdof.com.br/fisio1.htm>. Acesso em: 28 out. 2012.

Teor de sdio (mg) 1 516 854 532 432 398 65 168

Disponvel em: <http://portal.anvisa.gov.br>. Acesso em: 08 out. 2012.

Com base nessas informaes, para que um homem e uma mulher tenham a mesma Frequncia Cardaca Mxima, a diferena de idade entre eles deve ser de A) B) C) D) E) 6 anos. 7 anos. 8 anos. 9 anos. 10 anos.

B) 50 g de biscoito Cream Cracker + 0,4 g de sal + 100 g de leite de vaca desnatado. C) 50 g de biscoito Cream Cracker + 100 g de coxinha de frango frita + 0,6 g de sal. D) 100 g de achocolatado + 2 ovos de galinha + 100 g de coxinha de frango frita. E) 100 g de macarro instantneo + 1/2 lata de seleta de legumes + 100 g de coxinha de frango frita.

30

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

RA SC

N H

A) 2 ovos de galinha + 100 g de biscoito Cream Cracker + 200 g de achocolatado.

De acordo com as informaes, um brasileiro j estar consumindo sdio alm da quantidade diria recomendada caso ingira alimentos contendo

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 172 O National Safety Council o rgo norteamericano lder mundial dos programas de educao para preveno de acidentes e para formao de pessoal especializado em atendimento a emergncias. Alm disso, a NSC construiu uma lista de probabilidades de mortes por causas diversas. Trs possibilidades esto listadas na tabela a seguir. Mordido por serpentes venenosas 1 em 1 milho e oitocentos mil Picado por insetos no venenosos 1 em trezentos mil Acidente de trem 1 em cento e cinquenta mil

Com base na nova regra adotada pelos jurados, a colocao final do 1. ao 3. lugar, ser respectivamente, A) Andr, Marcelo e Leandro. B) Leandro, Marcelo e Andr. C) Leandro, Andr e Marcelo. D) Marcelo, Leandro e Andr. E) Marcelo, Andr e Leandro. QUESTO 174 A dopagem ou doping a utilizao de substncias proibidas no esporte que podem tornar o atleta mais forte e mais rpido, ou at mesmo inibirem a presena de outras substncias, sendo considerada uma espcie de trapaa e sendo proibida em torneios e campeonatos, por promoverem o aumento ilcito do rendimento do atleta, humano ou animal. Uma dessas substncias a furosemida, utilizada como diurtico, para perda de peso dos atletas e tambm para mascarar o uso de outros medicamentos. Considere que um atleta tenha feito uso dessa substncia, e a dois dias do incio da competio, quando se iniciam os exames antidoping, um teste mostrou que ele possua 24 mg de furosemida em seu corpo. Sabendo que o organismo do atleta elimina, a cada dia, 20% da substncia presente, a quantidade residual em seu corpo, no dia do exame, ser de A) 19,12 mg B) 15,36 mg C) 14,40 mg D) 12,80 mg E) 10,32 mg

Disponvel em: <http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet>. Acesso em: 12 out. 2012.

De acordo com as informaes da National Safety Council, a probabilidade de uma pessoa morrer por A) acidente de trem duas vezes maior que a probabilidade de morrer por uma picada de insetos no venenosos. B) acidente de trem duas vezes menor que a probabilidade de morrer por uma picada de insetos no venenosos. C) acidente de trem seis vezes menor que a probabilidade de uma pessoa morrer mordido por uma serpente venenosa. D) mordida de serpente venenosa seis vezes maior que a probabilidade de morrer por uma picada de insetos no venenosos. E) picada de insetos no venenosos seis vezes maior que a probabilidade de uma pessoa morrer por mordida de serpente venenosa. QUESTO 173 Em uma competio escolar, a prova de ginstica olmpica, foi avaliada por trs jurados. A colocao final dos atletas seria feita com base na mdia aritmtica das trs notas. Mas, conforme a tabela a seguir, um empate ocorreu. Atletas Leandro Jurado 1 Jurado 2 Jurado 3 Mdia das notas 4,0 8,0 6,0 6,0 Marcelo 2,0 10,0 6,0 6,0 Andr 3,0 8,0 7,0 6,0

Para definir a colocao final, os jurados recorreram estatstica e os atletas seriam classificados em ordem decrescente do desvio absoluto mdio.

RA SC
31

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

U N

H O

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 175 Um vitral ser construdo com mosaicos de peas de vidros coloridos. Uma das peas tem o formato de um quadrado e dever ser recortada conforme descrito na figura a seguir.

QUESTO 177 Uma empresa tem seu faturamento, em milhares de Reais, determinado pela equao x(200 x/4), tal que x representa o nmero de peas vendidas. Sabese que a partir de 300 peas vendidas, o faturamento se estabiliza em funo dos limites tcnicos e administrativos da empresa. O grfico que expressa o faturamento F(x) da empresa em relao ao nmero de peas vendidas A)

Em um dos tringulos recortados, o valor do ngulo y igual a A) 15 B) 25 C) 45 D) 60 E) 70 QUESTO 176 A tabela representa o extrato da movimentao financeira do Sr. Jos, em Reais, no ms de outubro (31 dias). Data 28/09 04/10 22/10 26/10 31/10 Lanamento Saldo anterior 250,00 40,00 400,00 25,00 D/C D D C D Saldo 120,00 130,00 170,00 230,00 205,00 D/C C D D C C

B)

C)

D)

Considere que o banco cobra 9,3% ao ms sobre os saldos devedores, como o Cheque Especial. O valor dos juros a serem pagos pelo Sr. Jos relativos ao uso do Cheque Especial no ms de outubro igual a A) R$ 28,60 B) R$ 14,37 C) R$ 10,32 D) R$ 9,06 E) R$ 6,32

E)

32

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

Matemtica e suas Tecnologias

QUESTO 178 As funes trigonomtricas (seno, cosseno e tangente) esto presentes em vrios ramos da fsica e auxiliam nos clculos com relao dinmica, tica, cinemtica, entre outros. Um conceito importante da Fsica relacionado energia o conceito de Trabalho: T = F . d . cos. onde, T o trabalho, em Joules, realizado por uma fora F, em Newtons, que desloca um corpo a uma distncia d, em metros. o ngulo entre a fora e o deslocamento. Com base na equao dada, o valor do seno do ngulo , entre uma fora de 1 Newton que provoca o deslocamento de 1 metro, realizando o trabalho de 1 Joule igual a A) 0 B) 1 C) D) E) 2 3 3 2

Includas todas as mulheres vacinadas, considerando ao acaso uma delas, a probabilidade de ela estar infectada de A) 0,94 B) 0,70 C) 0,36 D) 0,06 E) 0,02 QUESTO 180 Os sistemas triangulares ou trelias so formados por estruturas rgidas s quais se d o nome de barras. Estes elementos encontram-se ligados entre si por articulaes/ns que se consideram, no clculo estrutural, perfeitas (isto , sem qualquer considerao de atrito ou outras foras que impedem a livre rotao das barras em relao ao n). Na figura a seguir, o tringulo ADO, uma das trelias que suporta o teto semielptico TABT.

QUESTO 179 Vacina contra HPV Essa descoberta da medicina preventiva promete reduzir em 70% o risco de cncer de tero. Ainda que os testes realizados tenham mostrado um alto ndice de eficcia da vacina 94% das 800 mulheres que participaram desses estudos estavam protegidas contra o HPV, mesmo quatro anos aps terem sido vacinadas outras medidas preventivas no devem ser descartadas.
Disponvel em: <http://revistavivasaude.uol.com.br/ >. Acesso em: 18 out. 2012. (Adaptado).

As barras AD e EF so paralelas. O valor da altura AD, sabendo que DO = 12 m; DF = 4 m e EF = 2 m, A) 4,0 metros B) 3,5 metros C) 3,0 metros D) 2,8 metros E) 2,5 metros

RA

SC

N H

Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

33

Matemtica e suas Tecnologias

34

RA
Simulado ENEM Virtual | Caderno 2 - 2013

SC

You might also like