You are on page 1of 28

SISTEMAS DE UNIDADES

Sistemas de unidades mais usuais so: -Sistema Internacional (SI) - CGS (cm-g-s) - Sistema Americano de Engenharia (SAE)

Balano de Massa e Energia

Outras unidades fora dos sistemas tradicionais e de importncia na indstria de processos qumicos so: Unidade de fora: quilograma-fora (kgf); Unidade de presso: atmosfera (atm), bar, kgf/cm2 e milmetro de mercrio (mmHg); Unidade de energia: caloria (cal); Unidade de potncia: cavalo-vapor (cv) e horse-power (HP)

A tabela 2.2 apresenta as relaes entre unidades utilizadas para expressar as principais dimenses encontradas nos processos qumicos.

PRINCIPAIS VARIVEIS DE PROCESSO


1. Massa Especfica, Volume Especfico e Densidade Relativa Massa Especfica (): massa especfica de uma substncia definida como a relao entre a massa (m) dessa substncia e o seu volume (V) correspondente.

= (P, T)

Unidades caractersticas de massa especfica so kg/m3, g/cm3 e lbm/ft3, ainda existem outras unidades de massa especfica como grau Baum (B) e grau API (API) que esto relacionadas com densidade relativa.

Graus de Baum uma escala hidromtrica,criada pelo farmacutico francs Antoine Baum (1728-1804) em 1768 para medio de densidade de lquidos. Grau API: a referncia para a densidade relativa a densidade da gua a 60 F (15,6 C).
7

Densidade Relativa (r): a razo entre a densidade () e a

densidade de uma substncia de referncia em uma condio especfica de T e P (ref). Seja uma substncia A, sua densidade relativa definida por:

A densidade relativa adimensional. O fluido de referncia normalmente utilizado uma funo do estado fsico do meio do qual se expressa a densidade relativa. para slidos e lquidos referncia a H2O a 4oC; para gases referncia o ar.

Volume Especfico (ve): O volume especfico o inverso da densidade. Este parmetro mais utilizado para gases.

Caracterizao de Misturas As correntes de processo contm, geralmente, mais de uma substncia (mais de um componente ou espcie qumica: A, B, C, ...). Quando isto ocorre elas so chamadas de multicomponentes ou multicompostas. Nesse caso, na caracterizao da corrente, alm da informao de que espcies esto presentes, h a necessidade de se informar a quantidade em que cada uma est presente. Este tipo de informao poder ser fornecido em termos absolutos, atravs das chamadas concentraes, ou em termos relativos atravs das chamadas fraes.

Fraes e Porcentagens So trs as fraes normalmente utilizadas: 1) Frao Molar: a frao molar xA de um componente A de uma mistura definida na forma:

Em que n o nmero total de moles na mistura e ni o nmero de moles da substncia i.

2) Frao Mssica ou Ponderal:

10

3) Frao Volumtrica:

Note que em funo da definio das fraes, o seu somatrio em relao todos os componentes de uma mistura igual a um. Assim, em uma mistura com n componentes, tem-se para as fraes molares (xi), mssicas (wi) e volumtricas (vi):

As fraes podem ser apresentadas na forma de porcentagens: Porcentagem = frao x 100.


11

Concentraes As concentraes so parmetros tambm utilizados na definio da composio de misturas multicomponentes. De forma distinta das fraes, as concentrao so parmetros dimensionais. De uma forma geral elas representam quantidade de um componente por quantidade fixa de solvente ou de soluo em uma mistura. 1. Concentrao Mssica:

2. Concentrao Molar:

A concentrao molar em gmol/L (grama-mol de soluto por litro de soluo) chamada de molaridade. Assim, uma soluo 2 molar de A uma soluo com 2 mol de A/L de soluo
12

3. Molalidade: A molalidade uma forma de expressar a concentrao que usa, em conjunto, informaes mssicas e molares. Por definio, ela representa o nmero de moles do soluto existente em 1000 g do solvente.

4. Partes por milho: (ppm): O ppm representa 1 parte em massa do soluto em 1 milho de partes da soluo, em massa. usado para representar concentraes em solues muito diludas.

13

Temperatura A temperatura de uma substncia (T) em um dado estado de agregao (slido, lquido ou gs) uma medida da energia cintica mdia possuda pelas molculas da substncia. Como esta energia no pode ser medida diretamente, a T precisa ser determinada indiretamente pela medida de alguma propriedade fsica da substncia, cujo valor depende da temperatura de uma forma conhecida. Os aparelhos para medida de uma temperatura: - resistncia eltrica de um condutor (termmetro de resistncia); - voltagem na juno de dois metais diferentes (termopar); - espectro de radiao emitida (pirmetro) ; - volume de uma massa fixa de um fluido (termmetro).

14

Escalas Termomtricas
Escalas de temperatura podem ser definidas em termos de algumas dessas propriedades, ou em termos de fenmenos fsicos como o congelamento e ebulio, que ocorram a presso e temperatura fixadas. Uma escala definida de temperatura obtida arbitrariamente, atribuindo-se valores numricos a duas medidas reproduzveis de temperatura. Por exemplo: atribui-se o valor 0 (zero) ao congelamento da gua, e o valor 100 (cem) a ebulio a presso de 1 atm. Alm disso, estabelece-se que o comprimento do intervalo da unidade de temperatura (chamado grau) 1/100 da distncia entre os dois pontos de referncia.

15

As duas mais comuns escalas de temperaturas que utilizam o congelamento e a ebulio da gua a presso de 1 atm so: Celsius (ou centgrado): Tf = 0 C, Tb = 100 C. Nessa escala o zero absoluto (teoricamente a menor temperatura atingvel na natureza) vale 273,15 C. Fahrenheit: Tf designado por 32 F e Tb por 212 F. O zero absoluto equivale a 459,67 F. As escalas Kelvin e Rankine so escalas de temperaturas absolutas, na qual o zero absoluto tem o valor 0 (zero). O tamanho de um grau o mesmo da escala Celsius para a escala Kelvin, e igual ao tamanho do grau Fahrenheit para a escala Rankine.

16

Escalas de Temperatura

17

18

Para converter de Celsius a Fahrenheit: multiplique por 1.8 e some 32 F = 1,8 C + 32 Para converter de Celsius para Kelvin, some 273: K = C + 273 Para converter de Fahrenheit para Celsius : C= 5/9 (F 32)

Para converter de Rankine para Celsius :


C = 5/9 R 273,15

19

Presso (P): Uma presso a razo de uma fora para uma rea sobre a qual a fora atua. Assim, as unidades de presso so:
Unidades: -polegadas de mercrio (in Hg); -Milmetros de mercrio (mmHg); - ps de gua (ft H2O); --bars (bar); --quilogramas fora por centmetro quadrado (kgf/cm2)

Presso Atmosfrica (Patm), Presso Absoluta (Pabs) e Presso Manomtrica ("gauge") (Pman ou Prel)

Presso Atmosfrica (Patm): Tambm chamada de presso baromtrica, a presso exercida pela atmosfera sobre os corpos. Pode tambm ser visualizada como a presso exercida pela coluna de ar atmosfrico sobre uma superfcie.
Valor padro ao nvel do ar: 5 Patm = 760 mmHg = 10,33 mH2O = 1,013 x 10 N/m2 = 1 atm
20

Em funo dos equipamentos normalmente utilizados para medir presso, que na realidade medem a diferena da presso de interesse para a atmosfrica local, h dois referenciais para indicar valores de presso: Presses Absolutas: Pabs Medidas em relao ao vcuo absoluto, para o qual: Pabs = 0. Presses Relativas: Prel: Tambm chamadas de presses manomtricas. So valores referenciados pelo valor local da presso atmosfrica. Assim, a relao entre a Pabs e Prel dada por: Pabs = Prel + Patm Note que, se Prel = 0, ento Pabs = Patm. Quando Prel < 0, ento Pabs < Patm, e diz-se que h vcuo no local onde a presso esta sendo medida. No Sistema Americano de Engenharia comum a indicao na representao da unidade de presso do seu referencial. Assim, tem-se: P(psia) = P(psig) + Patm psia a unidade de presso absoluta e psig a unidade de presso relativa
21

A Equao Qumica e Estequiometria


A equao qumica d vrias informaes qualitativas e quantitativas envolvidos num processo qumico.
Ex. Considere a combusto do heptano.

22

CH

11O

dando

7 CO Dixido de carbono 7 molculas de dixido de carbono

+ e

8 HO gua

Informao Qalitativa

heptano

Reage oxignio com Reage 11 molculas com de oxignio

Informao Quantitativa 1 molcula de heptano dando e 8 molculas de gua

6,023.10 molculas de CH
1 g mol de CH 1 kg mol de CH 1 lb mol de CH 1(100)g de CH

11(6,023.10) molculas de O
11 g mol de O 11 kg mols de O 11 lb mols de O 11(32)g de O

7(6,023.10) molculas de CO
7 g mols de CO 7 kg mols de CO 7 lb mols de CO 7(44)g de CO

8(6,023.10) molculas de HO
8 g mols de HO 8 kg mols de HO 8 lb mols de HO 8(18) g de HO

+ + +

+ + +

100 g 452 g 452 kg

352 g = =

308 g 452 g 452 kg

144 g
23

Reagente Limitante: o reagente que est presente na menor quantidade estequiomtrica. Reagente em excesso: um reagente em excesso em relao ao reagente limitante. A percentagem de excesso de um reagente est baseada na quantidade de qualquer reagente em excesso que esteja acima daquilo que necessrio para a reao com o reagente limitante segundo a equao quimica ou % excesso = mols em excesso_____________________________ (100) mols necessrios para reao com agente limitante A quantidade necessria de um reagente estabelecida pelo reagente limitante e para todos os outros reagentes, a correspondente quantidade estequiomtrica.

24

Converso: a frao da alimentao ou de algum material da carga de alimentao que convertida(o) em produtos. A converso est relacionada com o grau de complementao de uma reao, que geralmente a percentagem ou frao do reagente limitante que convertida em produtos. Seletividade: a razo de mols de um certo produto produzido (geralmente o desejado) em relao aos mols de outro produto produzido (geralmente no desejado) num dado conjunto de reaes. Rendimento para um reagente e produto nicos, o peso ou mols de produto final dividido pelo peso ou mols do reagente inicial (P kg do produto A por R kg do reagente B). Caso estejam envolvidos mais de um produto ou reagente, deve ser claramente indicado qual o reagente no qual o rendimento est baseado.
Suponha que tenhamos a seguinte sequncia reacional: ABC C Sendo B o produto desejado e C o produto no desejado. O rendimento de B a massa (mols) de B produzido/massa (mols) de A consumido, e a seletividade de B a massa (mols) de B/massa (mols) de C produzidos. 25

Exemplo 1: Antimnio obtido pelo aquecimento de estibnita pulverizada com aparas de ferro, seguido pela descarga do antimnio fundido do fundo do reator: SbS + 3Fe 2 Sb + 3 FeS Suponha que sejam aquecidos 0,600 kg de estibnita e 0, 250 kg de aparas de ferro, dando 0,200 kg de Sb metlico. Calcule: a) O reagente limitante; b) A percentagem de reagente em excesso; c) O grau (frao) de complementao; d) A percentagem de converso; e) O rendimento.

26

Exemplo 2: Sulfato de alumnio pode ser obtido pela reao de minrio de bauxita modo com cido sulfrico, de acordo com a seguinte equao: AlO + HSO Al(SO) + HO
O minrio de bauxita contm 55,4% em peso de xido de alumnio, sendo o restante impurezas. A soluo de cido sulfrico contm 77,7% de HSO, sendo o restante gua. So usados 1080 lb de minrio de bauxita e 2510 lb de soluo de cido sulfrico para a produo de sulfato de alumnio bruto contendo 1798 lb de sulfato de alumnio puro. a) Identifique o reagente em excesso e o reagente limitante; b) Que percentagem do reagente em excesso foi consumida? c) Qual o grau de complementao da reao?

27

Faa em casa!!!! Exerccio 1. CO produzido na combusto do heptano. Considere que voc queira produzir 500 kg de gelo seco por hora e que 50% do CO possam ser convertidos em gelo seco. Quantos quilogramas de heptano devem ser queimados por hora? Exerccio 2. Uma anlise de calcrio d: CaCO 92,89%; MgCO3 5,41% e insolveis 1,70%. a) Quantas libras de xido de clcio podem ser obtidas de 5 toneladas deste calcrio? b) Quantas libras de CO podem ser obtidas por cada libra de calcrio? c) Quantas libras de calcrio so necessrios para a produo de 1 tonelada de cal? Obs: As seguintes reaes ocorre: CaCO CaO + CO MgCO MgO + CO

28

You might also like