You are on page 1of 8

1

ANLISE SOBRE O LIVRO LUCOLA DE JOS DE ALENCAR


Frederico Dias Freire * Marina Rodrigues de Oliveira* Paulo Henrique Vieira do Nascimento* Shirley Carvalho* Sebastio Alves de Franca*

Escrito pelo jornalista, poeta, dramaturgo e romancista Jos de Alencar, nascido em Fortaleza, primeiro de maio de 1829, o livro Lucola a primeira obra de uma trilogia que o prprio escritor denominou de "perfis de mulheres", da citada coleo fazem parte tambm as obras Diva e Senhora. Jos de Alencar foi um autor cujo seu trabalho pertenceu a ambas geraes do Romantismo no Brasil, tendo dessa forma, devido versatilidade de sua obra, caractersticas que dificultam enquadr-lo unicamente nas concepes de um especfico perodo da literatura, isto porque suas obras possuem tanto as caractersticas do Romantismo da primeira gerao, retratado por romances indianistas como O guarani, Iracema e Ubirajara, como o da prosa histrica, regionalista e dramatrgica, alm de poemas ultraromnticos, da segunda gerao, e romances urbanos. Lucola pertence ao rol dos romances urbanos do autor, terceira gerao, onde se faz presente o ambiente do Rio de Janeiro como pano de fundo para o desenrolar das narrativas. A obra trata-se de uma narrativa em primeira pessoa, onde o personagem principal Paulo, o narrador, relata os problemas enfrentados na busca pelo desfrute de um amor conflituoso por uma cortes, chamada Maria da Glria, mas apelidada de Lcia. O romance contado atravs de cartas envidadas pelo personagem Paulo, narrador, a uma senhora, G. M. (pseudnimo de Alencar), que as publica em livro com o ttulo de Lucola. O ttulo da obra, por si s, bem tendencioso e expe parte da trama que ser abordada na narrativa. Lucola o nome dado a insetos que se reservam durante o dia, mas que saem durante a noite, ou seja, so seres que desenvolvem suas atividades no perodo da noite. Na trama, Paulo, rapaz recm formado vindo do interior, viaja para o Rio de Janeiro a fim de conhecer a corte e a vida na capital do Imprio. Ao chegar, recebido por Dr. S, um colega e amigo de infncia, ao passear pela grande capital, Paulo avista uma belssima moa que se encontrava dentro de um carro, passado alguns dias, ele reencontra-a em uma festa popular da corte, porm no a reconhece. Aps deferir elogios sobre a sua beleza e elegncia,

***** Acadmicos do 5 perodo noturno do curso de Letras, do Instituto Superior de Educao da Faculdade Alfredo Nasser, no semestre letivo 2013/1.

S, seu amigo, conta para ele que a moa, chamada Lcia, trata-se da cortes mais disputada da cidade. Passados alguns dias, Paulo no resiste tentao e procura Lcia, possuindo-a e dando incio a uma conturbada relao, pois no tinha a inteno de se envolver com uma prostituta. Porm, o mesmo nota certa pureza de carter na moa, percebe que o pagamento pelos programas gera desconforto em Lcia. Paulo estava dividido e confuso, no sabia se acreditava na moa ingnua e sincera que Lcia demonstrava ser no seu trato mais ntimo, ou se estava deixando-se enganar por uma audaciosa prostituta. Pouco tempo depois ele tem uma triste surpresa, na casa de S. Seu amigo convidou-o para uma reunio entre amigos, uma espcie de festa privada para adultos. L Lcia revelou veementemente o seu lado cortes. Despiu-se em frente todos e imitou imagens erticas presentes nos quadros gregos de S. Paulo, a princpio, decepcionou-se, porm, depois de Lcia procur-lo e se explicar, os dois terminaram a noite juntos. Com o passar dos dias, comeam a viver juntos, Paulo, apesar de am-la, sente mais forte o lao do desejo carnal pela meretriz, a sua incompreenso e o seu egosmo geram atritos entre os dois. Com o passar do tempo, o relacionamento caiu nas ms lnguas da alta sociedade, muitos diziam que Lcia sustentava Paulo, fato que o irritava bastante. Lcia voltou a ser acompanhante, porm no se entregava carnalmente aos clientes, comeava a adoecer, chegando posteriormente a se negar entregar para Paulo tambm. Apesar de Paulo no gostar desse fato, compreende a amada e mostra assim a evoluo de seu sentimento. Lcia revela seu passado, fala sobre sua feliz infncia at os catorze anos. Relata que sua famlia foi atingida por um surto de febre amarela que a fez buscar ajuda junto a um vizinho rico, que a ajudou em troca de sua inocncia. Salvou sua famlia, porm se perdeu. Antes se chamava Maria da Glria, depois que seu pai descobriu a origem do dinheiro, expulsando-a de casa, se entregou a prostituio, e agora era chamada de Lcia. Com a morte de seus pais, Lcia passa a cuidar da irm caula. Paulo se comove com a histria, e passa a admir-la ainda mais. Lcia e a irm mudam-se para uma casa humilde. Ela engravida de Paulo, porm sua doena se desenvolve. O feto morre dentro dela, no entanto ela se nega a retir-lo, fato que a faz morrer nos braos de Paulo. Analisando a obra, verificam-se contraposies aos moldes de enredos da poca, isto , Lucola no segue o mesmo raciocnio das obras romnticas. O primeiro fato deve-se a heroina da obra, que, a princpio, no possui as caractersticas idealizadas encontradas como em outros autores. Em Lucola, a herona uma prostituta. O que se percebe tanto nas obras indianistas como ultra-romnicas totalmente contrastante quando o foco Lucola, isto ,

nessas vertentes a figura feminina sempre se mostra de maneira idealizada, sinnimo de pureza, de graciosidade, sendo inadmissvel retrat-la como um ser lascivo, voltado para questes meramente carnais. Outra caracterstica excntrica se deve as duras crticas voltadas para a sociedade da poca, fato que no coaduna com a proposta de literatura de puro entretenimento. Essa marca j evidencia na obra aproximaes com o Realismo, a prxima escola literria. Ao tratar da prostituio, Jos de Alencar sofreu duras crticas desferidas pela crtica literria da poca, pois apesar da prostituio ser um problema conhecido por todos, era prefervel ignor-lo, fingir que no existia. O autor foi audacioso em tratar do tema de forma clara e utilizando se de um portugus no clssico, fato que tambm no era do costume. Em suma, o romance uma obra de dicotomia, de um amor que no resiste a barreiras sociais e morais, de oposio e superao entre o amor carnal e o amor espiritual, como pode ser evidenciado no seguinte trecho:
Retirei vivamente o brao; enquanto Lcia sentava-se trmula, afastei-me revoltado contra mim, e ao mesmo tempo indignado contra essa mulher que zombava da minha credulidade, e contra S que me iludira. No sabia o que pensar; para fugir a uma posio que me incomodava horrivelmente, fui debruar-me na janela. (ALENCAR, Jos de. p.12)

No trecho, percebe-se o conflito interior de Paulo em relao Lcia. Encontrava-se confuso, sem compreender como uma prostituta poderia se portar de maneira to afvel e, ao mesmo tempo, ter uma pssima reputao? Como lhe foi passada pelo seu amigo S. Resguardava medo de estar sendo zombado pela cortes. Porm, nesse momento, perceptvel que o que o mantm empenhado em continuar ali o seu intenso desejo pela cortes, a obra narrada em primeira pessoa, Paulo um narrador personagem, logo o discurso tender a encobrir certas atitudes. claro que a reputao naquele momento da histria, sculo XIX, se tratava de algo para ser zelada, mas notrio que Paulo no estava to preocupado com isso, o desejo falou mais alto naquele momento. A obra vai retratar subjetivamente dos anseios de Paulo, tudo vai girar em torno do que ele pensa, almeja, sente. O individualismo, caracterstica romntica, latente, Paulo ignora o que seu amigo pensa da cortes, ignora as convenincias impostas pela sociedade para desfrutar de algo que bom para ele. Apesar de Lcia no se tratar de uma tpica heroina das obras romnticas, deve-se atentar para o fato que o autor no entrega tal mulher idealizada a priori, porm se percebe, ao longo do livro, que Lcia se transforma. De uma mulher fatal, decidida e imponente, ela se torna doce, angelical e insegura. Essas facetas so expressas inclusive pelos nomes adotados

pela personagem. Enquanto Lcia representa a mulher sensual, perigosa e cheia de artimanhas, Maria da Glria a mulher sensvel, frgil, correspondendo com as acepes tpicas do romantismo. Percebe-se ainda uma vasta e minuciosa preocupao com a descrio dos ambientes, dos detalhes femininos de Lcia, essa caracterstica prpria de Jos de Alencar. No trecho a seguir explicitado tal marca do autor.
O rosto cndido e difano, que tanto me impressionou doce claridade da lua, se transformara completamente: tinha agora uns toques ardentes e um fulgor estranho que o iluminava. Os lbios finos e delicados pareciam tmidos dos desejos que incubavam. Havia um abismo de sensualidade nas asas transparentes das narinas que tremiam com o anlito do respiro curto e sibilante, e tambm nos fogos surdos que incendiavam a pupila negra. (ALENCAR, Jos de. p.13)

Na obra, o poeta usa a descrio a favor da sensualidade, sua riqueza de detalhes conduz o leitor direto a uma atmosfera que beira o erotismo, em contrapartida, esse clima lascivo sempre comina em ardor e sofrimento, como se mostra no trecho abaixo.
Fora delrio, convulso de prazer to viva que, atravs do imenso deleite, traspassava-me uma sensao dolorosa, como se eu me revolvera no meio de um sono opiado, sobre um leito de espinhos. que as carcias de Lcia vinham impregnadas de uma irritabilidade que cauterizava. (ALENCAR, Jos de. p.13)

Evidencia-se tambm, como marca do Romantismo, o sentimentalismo melanclico. A obra farta de momentos que submetem o leitor a situaes de extrema tristeza e melancolia. Trao pertencente gerao ultra-romntica, marcada pelo pessimismo.
verdade! Foi um ano terrvel. Meu pai, minha me, meus manos, todos caram doentes: s havia em p minha tia e eu. Uma vizinha que viera acudir-nos, adoecera noite e no amanheceu. Ningum mais se animou a fazer-nos companhia. Estvamos na penria; algum dinheiro que nos tinham emprestado mal chegara para a botica. O mdico, que nos fazia a esmola de tratar, dera uma queda de cavalo e estava mal. Para cmulo de desespero, minha tia uma manh no se pde erguer da cama; estava tambm com a febre. Fiquei s! Uma menina de 14 anos para tratar de seis doentes graves, e achar recursos onde os no havia. No sei como no enlouqueci. (ALENCAR, Jos de. p.96)

Aproveitado o mesmo momento na obra, ou seja, a doena que tomou conta da famlia de Lcia, ainda Maria da Glria, interessante mostrar um trao caracterstico do Realismo que fica evidenciado no trecho abaixo, onde o personagem Couto se dispe a ajudar a pobre menina, porm no de graa. Em troca rouba sua pureza, sua ingenuidade, outra caracterstica do ultra-romantismo. Pois os poetas ultra-romnticos somente acreditavam na pureza da alma no perodo da infncia, momento esse onde o ser humano ainda no se encontrava corrompido pelo mundo.
Ele tirou do bolso algumas moedas de ouro, sobre as quais me precipitei, pedindo-lhe de joelhos que mas desse para salvar minha me; mas senti os seus lbios que me tocavam, e fugi. Oh! No posso contar-lhe que luta foi a minha: trs vezes corri espavorida at casa, e diante daquela agonia sentia renascer a coragem, e voltava. No sabia o que queria esse homem; ignorava ento o que a honra e a

virtude da mulher; o que se revoltava em mim era o pudor ofendido. Desde que os meus vus se despedaaram, cuidei que morria; no senti nada mais, nada, seno o contato frio das moedas de ouro que eu cerrava na minha mo crispado. O meu pensamento estava junto do leito de dor, onde gemia tudo o que eu amava neste mundo. (ALENCAR, Jos de. p.97)

Como j mencionado no presente trabalho, essa linha de trabalho de Jos de Alencar, onde a crtica sociedade moderna ganha destaque, se aproxima da proposta dos poetas Realistas, porm, nesse momento so designadas com a nomenclatura de romances urbanos. Nesses poemas a sociedade urbana da cidade do Rio de Janeiro descrita de forma nua e crua, ou seja, seu exacerbado culto ao status social e o poder aquisitivo possibilitado pelo dinheiro. O prprio enredo da obra, no que se refere vida noturna de glamour em que uma cortes mantida pelos homens ricos da burguesia, enquanto menosprezada durante o dia, trata-se de uma aluso a hipocrisia da sociedade da poca. Esse falso moralismo toma conta at mesmo de Paulo e Lcia, principalmente de Lcia, que evidentemente no se aceita, no se achava digna de ser vista com Paulo, no trecho a seguir fica clara tal receio.
Apesar de minhas instncias, Lcia recusava ir ao teatro, sair a passeio, ou gozar de algum dos poucos divertimentos que lhe oferecia esta inspida cidade. No sei quanto tempo durar a minha felicidade; e no quero desperdi-la. Eu te acompanharei! Nem eu devo aceitar esse sacrifcio que o comprometeria; nem que o aceitasse, me podia divertir. No estaramos ss! (ALENCAR, Jos de. p.48)

Paulo tambm possua uma significativa parcela de moralismo, s que esse sentimento se desenvolvera de forma diferente no moo. Embora instrudo, o mesmo no era rico, ao contrrio dos vrios possuidores de Lcia. Isso mexia com o rapaz, fazia com que se considerasse impotente. Logo a notcia de que tinha um caso com a cortes ganhou proporo, chegando ao ponto das pessoas considerarem que Paulo era sustentado por Lcia, o que gerou uma forte indignao do mesmo, a seguir segue o trecho onde seu amigo S o alerta sobre essa situao.
Mas tens reputao a ganhar. s amante de Lcia, h um ms; e eu te conheo, sei que ests te sacrificando. Entretanto, como Lcia no aparece mais no teatro, no roda no carro mais rico, e j no esmaga as outras com o seu luxo; como a Rua do Ouvidor no lhe envia diariamente o vestido de melhor gosto, a jia mais custosa, e as ltimas novidades da moda; sabes o que se pensa e o que se diz? Que ests sacrificando Lcia... que ests vivendo sua custa! (ALENCAR, Jos de. p.50)

O jovem tenta por um fim na relao, porm no consegue, o marco na obra entre a transio entre o amor carnal e o amor espiritual. Mesmo depois de todas as ofensas e grosserias de Paulo, Lcia se mostra devota, serena, disposta a deixar tudo pelo sincero amor,

como se pode notar no fragmento "Que miservel animalidade havia em mim naquela noite! Quando essa pobre mulher atingia o sublime do herosmo e da abnegao, eu descia at a estupidez e brutalidade!". A partir desse momento a obra comea a tomar os rumos que so comumente esperados em uma narrativa nos moldes romnticos. Lcia se transfigura, deixa a vida de luxria e passa a se redescobrir, gradativamente sua impetuosidade carnal cede lugar a essncia ingnua e juvenil vivida em sua adolescncia. Logo a figura de Lcia d lugar a Maria da Glria, e assim, o amor se afirma como instrumento de purificao, a idealizao desse to complexo sentimento." O amor purifica e d sempre um novo encanto ao prazer. H mulheres que amam toda a vida; e o seu corao, em vez de gastar-se e envelhecer, remoa como a natureza quando volta a primavera." (ALENCAR, Jos de. p.70) At mesmo a Paulo, Lcia negava-se entregar, no se tratava de apatia ou falta de sentimento, mas sim de uma evoluo, a carne gradativamente cedia lugar para o esprito. O fragmento abaixo mostra o estranhamento de Paulo quanto a essa mudana.
A minha Lcia dos bons dias, que aveludava-se no estreito enlace com que me cerrava ao seio, que dilua-se de gozo engolfando-me num mar de voluptuosidades, que aspirava-me a vida num beijo para vaz-la de novo e gota a gota: essa, eu s revia nas minhas doces recordaes; porque a realidade fugia-me, quando a buscava com desespero. (ALENCAR, Jos de. p.68)

Na obra, pode-se encontrar tambm intertextualidade em relao obra A dama das Camlias, um famoso romance passional escrito por Alexandre Dumas Filho. A narrativa se aproxima muito encontrada em Lucola, pois ambos tratam do mesmo tema: a prostituio. Nas duas obras percebem-se as artimanhas de prostitutas de luxo em uma sociedade burguesa hipcrita. Em ambas adota-se como cenrio as grandes capitais, na primeira Paris, e na segunda o Rio de Janeiro. Os enredos se aproximam quanto crtica moral, porm, enquanto em Lucola, a mensagem central a ser passada a ideia de purificao por meio do amor espiritual. Em A dama das Camlias, o amor no assume to importante papel, nele o mito central se reserva ao reconhecimento, isto , a personagem central, Marguerite, ama com o intuito de ser reconhecida. A seguir pode-se perceber, no trecho exposto, a meno a obra de Alexandre.
Meio fora e meio rindo consegui tomar o livro depois de uma fraca resistncia. Ela ficou enfadada. Era um livro muito conhecido A Dama das Camlias. Ergui os olhos para Lcia interrogando a expresso de seu rosto. Muitas vezes l-se no por hbito e distrao, mas pela influncia de uma simpatia moral que nos faz procurar um confidente de nossos sentimentos, at nas pginas mudas de um escritor. Lcia teria, como Margarida, a aspirao vaga para o amor? Sonharia com as afeies puras do corao? (ALENCAR, Jos de. p.70)

J foi citada a exaltao da infncia como caracterstica ultra-romntica, porm, no trecho a seguir, interessante notar o sentimento de saudosismo e nostalgia ligados as lembranas dessa poca. Alm do papel da natureza nesse contexto, no s como pano de fundo, moldura, mas como ingrediente imprescindvel para o todo, ou seja, a bela memria.
Ela me contara vagamente, sem indicao de datas nem de localidades, as impresses de sua infncia passada no campo entre as rvores e borda do mar; seu esprito adejava com prazer sobre essas reminiscncias embalsamadas com os agrestes perfumes da mata, e por vezes a poesia da natureza flua no seu ingnuo entusiasmo. (ALENCAR, Jos de. p.75)

Mesmo com toda mudana de Lcia, o seu passado lascivo ainda persistia em incomod-la, a sociedade ainda a discriminava; para os homens, o passado no pode ser apagado. Porm para Paulo, ela era agora Maria da Gloria, a mulher amada, o reflexo feminino idealizado. Lcia se transformara, porm o corpo continuava o mesmo, somente atravs da aniquilao do objeto de pecado, o corpo, que a redeno atingiria o seu pice. Ela morre ento, jurando amor a Paulo. Prevalece aqui o mito ultra-romntico da salvao pela morte.
Beija-me tambm, Paulo. Beija-me como beijars um dia tua noiva! Oh! agora posso te confessar sem receio. Nesta hora no se mente. Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por sculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existncia inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeies que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade. (ALENCAR, Jos de. p.113)

Finaliza-se a anlise da obra em questo se enaltecendo a beleza e os traos peculiares do livro. O desfecho da narrativa configura, por si s, a vitria da proposta Romntica sobre a possibilidade realista. Pois Lcia no se aceitava, embora sentisse um grande amor por Paulo, permanecia em confuso existencial. Jamais poderia concretizar a sua felicidade em um mundo dominado pela ostentao e a luxria. Segundo o que se proporia futuramente no Realismo, escola literria que suceder o Romantismo, Lcia poderia muito bem viver em outro lugar, com ou sem Paulo e comear uma nova vida, porm os traos romnticos foram os privilegiados, e para isso, a sua morte foi imprescindvel.

REFERNCIAS ALENCAR, Jos de. Lucola. 12 ed. So Paulo: tica, 1998. COUTINHO, Afrnio. Introduo a Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

Lucola Jos de Alencar.Disponvel em: <http://livroluciola.blogspot.com.br/2007/05/enredo-paulo-em-sua-primeira-noite-no.html>. Acesso em 05de maro de 2013.

You might also like