You are on page 1of 25

APOSTILA TEORIA ENFERMAGEM SADE DA MULHER

Profa. Enfa. Paula Nunes

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949

MATERIAL DIDTICO SADE DA MULHER O parto, dar a luz, a vinda de uma nova vida um acontecimento natural e fenomenal da vida, a prpria concepo do ser algo inexplicvel para a cincia, sabemos que assim que ocorre a fecundao por meio dos gametas (vulo e espermatozoide) nas tubas uterinas, fantsticas mudanas ocorrero, essas clulas se multiplicaro com uma velocidade incomum a qualquer outra clula humana, seja esta patognica ou no. Qualquer outra clula do corpo humano que venha a se reproduzir com tamanha velocidade levaria o corpo morte. Para entender todo esses acontecimentos assim como os rgos responsveis por permitir que uma nova vida seja gerada, as mudanas na gestante, o desenvolvimento embrionrio e fetal, possveis complicaes, exames preventivos, o parto e seus mecanismos e fases, o recm nascido, os cuidados com a purpera e o recm nascido, vamos revisar todos esses assuntos com a finalidade de prepara-los para novas oportunidades de trabalho visando em especial uma assistncia de qualidade a mulher em toda sua complexidade e amplitude. REVISO DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO. Antes de falar sobre o aparelho reprodutor feminino necessrio revisar o aparelho sexual feminino e masculino, pois estes possuem estruturas que estimulam o prazer sexual levando o homem e a mulher a terem relao sexual e assim possibilitar a fecundao. Nos tempos atuais existem outros mtodos de fecundao, no entanto, focaremos o mtodo tradicional: O ato sexual. A genitlia feminina composta por : clitris, grandes lbios, pequenos lbios, hmen e vagina. Cada parte distinta tem uma Funo. A vagina um canal muscular de aproximadamente 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elsticas que exerce a funo de permitir a entrada do pnis no ato sexual, onde depositado os espermatozoides e a eliminao da menstruao. Em suas laterais encontram-se as glndulas de Bartholin responsveis pela lubrificao. A vagina tem um pH cido que impede a proliferao de grande parte dos microorganismos patognicos. A entrada da vagina protegida por uma membrana denominada Hmen que se rompe aps algumas relaes sexuais. A vulva composta por duas pregas cutneas, conhecidas tambm como genitlia externa, que so os grandes lbios revestidos por plos e internamente os pequenos lbios que exercem a funo de proteger a uretra e a vagina. O clitris tambm esta localizado na vulva, acima dos pequenos lbios e uretra, a rea ergena da mulher responsvel por leva-la ao orgasmo e prazer sexual.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949

Os rgos reprodutores da mulher so constitudos por: tero, tubas uterinas e ovrios. O tero um rgo muscular oco, cncavo e de paredes espessas, situado posteriormente a bexiga urinria e anterior ao reto. A parte superior transversal do tero denominado fundo do tero, as paredes corpo do tero e inferiormente cervix ou colo uterino.

O tero possu trs camadas: Endomtrio, Miomtrio e Perimtrio cada uma exercendo uma funo diferente. O Endomtrio uma camada mucosa que reveste internamente cavidade uterina, formado por fibras musculares e estimulado por hormnios, uma regio extremamente vascularizada, pois se prepara mensalmente para o processo de Nidao (alojamento do embrio na parede do tero), quando no ocorre a fecundao ele descama, gerando assim a menstruao. O Miomtrio uma camada muscular espessa extremamente vascularizada, responsvel por dar o formato ao tero assim como colaborar nas contraes para a expulso do feto. O Perimtrio a camada protetora externa de todo o tero, ligada ao peritnio.

As tubas uterinas so dois canais extremamente finos que medem aproximadamente 10 cm de comprimento, as paredes das tubas uterinas, so repletas de clulas com clios, responsveis por encaminhar o vulo ao tero e dificultar a chegada do espermatozoide ao vulo, tal a necessidade do grande nmero de espermatozoides, quando ocorre a fecundao estas clulas encaminham o vulo fecundado para o fundo do tero. As extremidades das tubas denominam-se fimbrias, responsveis por captar o vulo liberado pelo folculo e encaminha-lo para o seu interior. As tubas uterinas exercem papel fundamental na fecundao, pois esta ligada diretamente ao tero com suas fimbrias pairando sobre os ovrios, possibilitando o recebimento do vulo. Os ovrios so dois rgos, de forma oval medindo aproximadamente 3 cm, localizados na cavidade plvica ,ele se comunica com as tubas uterinas por meio dos movimentos peristlticos realizados pelas fimbrias, quando os folculos armazenados nos ovrios responsveis pelo desenvolvimento e liberao do vulo est prestes a se romper, ele aparece de forma discreta na parte inferior do ovrio, os movimento peristlticos das fmbrias absorver para a luz das tubas com a ajuda do clios que a
APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949

www.CursosPelaWeb.com.br

reveste, o gameta feminino, ou seja, o vulo. A mulher adulta nasce em media com 300 mil vulos essa quantidade pode variar para mais ou menos de acordo com cada mulher, os vulos so abrigados por folculos primordiais, no perodo frtil da mulher o folculo secundrio amadurece, desenvolve e se rompe liberando normalmente um vulo por ms. Os ovrios tambm atuam como glndulas endcrinas, liberando hormnios sexuais femininos, como estrgeno e progesterona.

HORMNIOS SEXUAIS FEMININOS Para que seja possvel a realizao do ciclo menstrual, sero necessrias diversas modificaes hormnais em um mesmo ms. O organismo feminino recebe a colaborao de duas grandes importantes glndulas, para o acontecimento fenomenal: Os Ovrios e a Hipfise anterior. Os hormnios produzidos pelos ovrios so o estrgeno e a progesterona. O estrgeno responsvel por todas as caractersticas que distinguem a mulher dos homens. Tambm responsvel pelo revestimento do endomtrio na espera do embrio, como a descamao. Sua grande produo comea na adolescncia e vai at a menopausa. A falta do estrgeno pode inibir a lubrificao causando dor ou secura vaginal, podendo ento diminuir a libido sexual. Alguns estudos apontam a baixa de estrgeno como responsveis pelo aumento do colesterol. A progesterona comea a ser produzida em quantidade na puberdade e exerce grande papel na gestao, pois inibe a descamao do endomtrio, preparando-o para a aceitao do embrio, impedindo as contraes uterinas que por sua vez no expulsar o embrio alojado. O corpo Lteo e a placenta tambm produzem progesterona no perodo gestacional. A progesterona responsvel por manter o endomtrio adequado at o fim da gestao como o desenvolvimento mamrio da gestante. Os hormnios sexuais femininos produzidos pela hipfise so o hormnio folculo Estimulante (F.S.H) e o Hormnio Luteinizante (L.H.), ambos atuam diretamente no folculo. O F.S.H. tem como funo estimular um crescimento adequado aos folculos, j o L.H. realiza a maturao final do folculo para que ento o folculo se rompa, liberando o vulo. MAMAS As mamas so constitudas por tecido adiposo, glndulas, alvolos, mioepteliais, ductos, mamilos, e arolas. As mamas so estruturadas pelos tecidos de sustentao e gordura, em seu interior as glndulas mamrias produzem o leite, devido excreo do hormnio prolactina, Os pequenos msculos (mioepitelias) ficam ao redor dos alvolos(glndulas mamrias), a contrao dos pequenos msculos foram a ejeo do leite, essa ejeo ocorre com eficincia devido produo do hormnio da ocitocina. O leite sai do alvolo pelo ducto em direo ao mamilo. O mamilo constitudo pela pele que reveste a mama, que se modifica em seu centro. A parte inferior dos mamilos denominada de arola onde localiza-se as glndulas sebceas de Montgomery.
APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949 4

www.CursosPelaWeb.com.br

MAMILOS Os mamilos so essenciais para uma amamentao adequada, ele se divide em diversos tipos que variam de acordo com a anatomia da mulher. O mamilo Protruso corresponde a grande parte da mulheres, o mamilo que possu o seu centro saliente, facilitando a amamentao, pois o bebe no encontra dificuldade em abocanha-lo.

mamilo protruso.

O mamilo Semiprotruso no to comum entre as mulheres, a arola predomina e o mamilo fica pouco saliente, porm quando estimulado, permite uma boa pega do beb

mamilo semiprotruso.

O mamilo invertido muito raro, sua extremidade volta-se inteiramente para o interior da arola, no responde aos estmulos de salincia, impedindo completamente a amamentao devido incapacidade de o beb abocanhar o mamilo e realizar a suco.
APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949 5

www.CursosPelaWeb.com.br

mamilo invertido

GINECOLOGIA E OBSTERCIA Ginecologia a cincia da mulher, uma especialidade da medicina responsvel promover, prevenir, diagnosticar, tratar e curar as patologias que envolvem o sistema sexual e reprodutor feminino. A obstetrcia por sua vez, tem o seu olhar voltado para a gestante em toda sua amplitude, desde a fecundao at o nascimento, tendo ou no alguma patologia envolvida. Existem os mdicos obstetras responsveis pelo acompanhamento da gestante, assim como enfermeiros obstetras que realizam consultas de Pr Natal, partos normais e naturais. MATERNIDADE A maternidade um setor do hospital onde as purperas e RN so encaminhados aps o parto, nos tempos de hoje, com o avano da humanizao em sade, a maioria dos hospitais aderiram o alojamento conjunto, um sistema onde a purpera e o RN permanecem juntos 24 horas por dia. Todos os procedimentos realizados devem ser avisados a purpera, assim como, orientaes de higienizao e aleitamento. As vantagens so inmeras, pois permite maior vnculo afetivo me e filho, previne infeces, promove treinamento para a me, permite um olhar prximo da me caso o RN apresente alguma alterao, estimula o aleitamento materno.

CICLO MENSTRUAL O ciclo menstrual da mulher causado pela secreo dos hormnios F.S.H e L.H produzidos pela hipfise e do estrgeno e progesterona produzidos nos ovrios. A menstruao se d quando a hipfise secreta maior quantidade de hormnio folculo estimulante juntamente com o L.H, juntos eles promovem o crescimento dos folculos nos ovrios estes aumentam a secreo de estrgeno. O estrgeno inibiria a secreo dos hormnios F.S.H E L.H fazendo com que suas taxas declinassem a um mnimo por volta do 10 dia aps a menstruao, depois subitamente a hipfise secretaria quantidades elevadas de L.H. e F.S.H. desenvolvendo um dos folculos levando a sua ruptura e liberao do vulo.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949

A ovulao ocorre em mdia no 14 dia aps a menstruao o folculo agora rompido denomina-se Corpo Lteo e exerce importante papel na secreo de progesterona e estrgeno. O estrgeno e a progesterona inibem a hipfise de produzir F..S.H. e L.H.. Se a fecundao ocorrer o corpo lteo produzir cada vez mais progesterona e estrgeno, com a finalidade de preparar o tero para o alojamento do embrio, assim como, evitar contraes involuntrias e o desenvolvimento das mamas para a amamentao. Caso a fecundao no ocorra o corpo Lteo involui caindo os nveis de progesterona e estrgeno. Inicia-se a menstruao, provocada pela queda de ambos os hormnios. A hipfise que estava inibida pelo estrgeno e progesterona comea a secretar outra vez grandes quantidades de F.S.H. e L.H. iniciando novamente o ciclo menstrual da mulher, at o final da sua vida reprodutiva. FERTILIZAO O dia frtil da mulher ocorre na metade do ciclo menstrual, por exemplo, uma determinada mulher tem um ciclo menstrual de 28 dias, isso que dizer que do primeiro dia da menstruao da mulher at a prxima menstruao levar um perodo de 28 dias, o perodo frtil, ou seja, a liberao do vulo, provavelmente acontecer no 14 dia, portanto, metade do ciclo. Por uma questo de segurana e probabilidade, quando a mulher utiliza deste mtodo para engravidar, a orientao que quatro dias antes como quatro dias depois do 14 dia existiro chances significativas para a liberao do vulo. COMO SABER O DIA DA OVULAO. Algumas alteraes fisiolgicas ocorrem quando a mulher ovula. A temperatura basal aumenta e o muco cervical liberado pela vagina, este muco no tem cor nem odor, e apresenta um aspecto pegajoso e aumento da libido sexual.

MESTRUAO O ciclo menstrual se inicia no primeiro dia da menstruao e termina assim que comear uma nova menstruao, sendo assim, o ciclo menstrual no tem fim. A menstruao a descamao do endomtrio, quando no ocorreu a fecundao o corpo lteo involui, caindo os nveis de progesterona e estrgeno, levando uma descamao do endomtrio. FECUNDAO a penetrao do vulo pelo espermatozoide que ocorre no tero distal das tubas uterinas, por meio dos movimentos peristlticos ciliares, a tuba uterina se encarrega de encaminhar o vulo fecundado que agora, denomina zigoto at a cavidade uterina em aproximadamente sete dias.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949

CLIVAGEM Zigoto o nome dado ao espermatozoide que fecundou o vulo, porm este zigoto sofre diversas mutaes. Ele se transforma e se divide to rapidamente que qualquer outro tipo clula que se reproduzisse assim, levaria o ser humano a morte. Essas multiplicaes chamamos de clivagem, o zigoto se divide em duas clulas (blastmeros) depois em quatro, oito 16 (Mrula) e assim por diante at se transformar em blastocisto, que ento se implantar no endomtrio.

Multiplicao do zigoto.

Essa implantao chama-se NIDAO que deve ocorrer em torno de sete dias. Antes de se implantar definitivamente no tero, o blastocisto flutua pelo tero por dois dias.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949

Processo de Nidao.

GRAVIDEZ Assim que ocorre a Nidao, outro hormnio produzido, responsvel por realizar o diagnstico de gravidez a Gonatrofina Corinica. Este hormnio liberado pelo trofoblasto, anexo embrionrio responsvel pela manuteno do embrio e constituio da placenta. O teste de BHCG (Frao Beta da Gonatrofina Corinica Humana) consiste em um exame de sangue, que d o resultado positivo aproximadamente 14 dias aps a fecundao. Este resultado positivo confirma a gestao. A ausncia da menstruao tambm um sinal de gravidez, porm esta apenas ser confirmada aps o exame de sangue, que dever constar a presena do hormnio Gonatrofina Corinica. Este hormnio tambm aparece no exame de urina, caso a mulher esteja gestante. No entanto, o diagnstico de gravidez apenas pode ser confirmado aps a ausculta dos B.C.F(batimentos cardio fetais). TERMINOLOGIAS UTILIZADAS EM OBSTETRCIA Primigesta: Primeira Gestao Multigesta: Muitas gestaes Nuligesta: Nunca engravidou Primpara: Primeiro parto Nulpara: Nunca paru Purpera: Mulher aps o parto Parturiente: Mulher em trabalho de parto PR NATAL A palavra Natal significa nascimento, logo o termo Pr Natal, significa antes de nascer. Pr Natal um acompanhamento mdico e multidisciplinar dedicado a mulher e ao feto em todo o perodo gestacional. Neste perodo feito uma srie de exames como hemograma completo, glicemia, TORSH (toxoplasmose, rubola, sfilis e hepatite) Tipagem sangunea, urina, citologia onctica, AIDS, assim como orientaes com as mudanas do corpo, vestimenta, hbitos saudveis a gestante , cuidados como a alimentao e utilizao de polivitaminicos, controle do peso que no teve ultrapassar 12Kg, pois o aumento do peso pode desenvolver uma hipertenso, diabetes gestacional e reteno de lquidos. A hipertenso principal causa de gravidez de auto risco, podendo desenvolver a pr eclampsia, gerando complicaes para a vida da gestante e do feto. Quanto antes se iniciar o Pr Natal com maior qualidade ser o atendimento e mais rpida ser a interveno. recomendado que a gestante inicie a utilizao do cido flico no primeiro trimestre para que o feto no desenvolva nenhum problema no tubo neural que poder levar a uma anencefalia ou espinha bfida. O intervalo entre as consultas devem ser de quatro semanas, aps a 36 semana a gestante deve ser acompanhada a cada 15 dias, objetivando a avaliao da presso arterial, altura uterina, edemas, movimentos e batimentos fetais. Os medicamentos mais utilizados so sulfato ferroso e cido flico, anticidos, glicerina, antibiticos, cremes vaginais, analgsicos. INCOMPATIBILIDADE DO FATOR RH A incompatibilidade do fator Rh ocorre se uma mulher Rh- engravida de um homem RH+ e gesta um feto RH+, no momento em que algumas clulas placentrias entrarem na corrente sangunea da me, elas tornaram antigenas, gerando anticorpos maternos que ao entrar na corrente sangunea do feto ir destruir seus glbulos vermelhos, provocando anemias de diversas intensidades como tambm eritroblastose fetal. O pr natal e responsvel por identificar gestante com o fator Rh diferente de seu feto, assim como adotar uma medida preventiva de futuros problemas.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER Tel.: 11 3214 - 8949

O medicamento denominado Rhogan administrado na me RH- nas 72 horas aps o parto. O teste de coombs indireto realizado no sangue da me para medir a quantidade de anticorpos Rh+. O teste de coombs direto feito por uma amostra do sangue do RN (recm-nascido) para detectar a quantidade de glbulos vermelhos invadidos pelos anticorpos. Fase Fetal Aps dois meses, o embrio torna-se feto e seu crescimento d-se no sentido de promover a maturao. ( desenvolvimento) dos rgos e tecidos a fim de que possam cumprir suas caractersticas funcionais Conceito de parto. o processo fisiolgico onde o produto da concepo, tendo alcanado grau adequado de desenvolvimento, eliminado do tero materno. Combinao na qual o feto, placenta e as membranas se desprendem ocorrendo a expulso do corpo da gestante. Poder ser extrado pela via vaginal ou por meios cirrgicos. (parto normal, cesrea ou frceps). Classificao do parto. Segundo o canal de passagem: Normal Frceps Cesrea Segundo a idade Gestacional ( IG) Termo Prematuro Ps termo Segundo o procedimento Espontneo Dirigido Induzido ou Cirrgico

INICIO DO TRABALHO DE PARTO. Inicia quando aparecem contraes dolorosas, terminando com a expulso da placenta e suas membranas Sinais de trabalho de parto Formao de uma protuso na bolsa das guas Perda do tampo mucoso Rompimento das membranas Contraes uterinas dolorosas Dilatao do colo uterino
APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 10 Tel.: 11 3214 - 8949

www.CursosPelaWeb.com.br

TRABALHO DE PARTO Considera-se quando as contraes dolorosas surgem e tornan-se regulares e rtmicas Sendo que no final apresenta de 3 a 4 contraes em 10 minutos com durao de 45 a 60 segundos. DINMICA DO PARTO

MECANISMO DO PARTO 1 Perodo: Dilatao: quando o colo uterino se prepara para a passagem do feto. marcado por leves contraes, e geralmente provoca dores 2 perodo: Expulso ou Nascimento - quando as contraes uterinas se aceleram, provocando a sada do feto. 3 perodo : Dequitao: a etapa final do parto, quando so expulsos todos os anexos embrionrios do organismo materno. 4 perodo: greemberg: Primeira hora aps a sada da placenta

Assistncia enfermagem na admisso Ser gentil e humana com a paciente e/ou familiar cham-la pelo nome

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 11 Tel.: 11 3214 - 8949

Separar os pertences e entregar aos familiares Encaminh-lo ao banho e vesti-la com roupa do hospital Encaminh-la ao pr - parto Colher exames laboratoriais (VDRL, HIV e ABO), realizar puno venosa, administrao de medicamentos CPM. Orientar quanto o jejum em caso de riscos e/ou cesrea Realizar tricotomia em alguns casos (no sendo rotina). Controle de SSVV Realizar anotao de enfermagem

ATRIBUIES NA SALA DE PARTO Estimular deambulao, Banho no chuveiro e exerccios em bola ou banquinho Acompanhamento para exames (USG) Assistncia de Enfermagem na Sala de Parto Deit-la na cama e posicion-la conforme indicao do parto Auxiliar e/ou tcnico de enfermagem - Atuar como circulante na sala Solicitar a cooperao da parturiente para auxiliar a expulso, orientar a inspirar profundamente em seguida fazer fora para baixo com todos os msculos do abdmen, durante a contrao. Auxiliar na hora do parto dever, atravs de um campo estril receber e envolver o RN, verificar sexo, proceder desobustruo de VAS, exame fisico do RN, avaliao do capurro e apgar do RN, assim que possvel apresent-lo a me (mostrando a pulseira, para confirmar o nome em primeiro lugar, depois o rosto e o sexo, deixando-o, quando possvel com a me para proporcionar vinculo afetivo. Assistncia de enfermagem na sala de parto Quanto a me, aps a dequitao e o trmino, retir-la da posio ginecolgica, verificar SSVV, no desprezar anexos fetais antes de ter certeza que no precisa colher exames sanguneos Registrar em pronturios Transportar a me em maca para sala de recuperao anestsica Realizar anotao de enfermagem Realizar terminal do leito Cuidados de enfermagem com o RN Aquecer o RN Verificar hora do nascimento

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 12 Tel.: 11 3214 - 8949

Realizar identificao do RN com 2 pulseira (MSD e MID) Clampear o cordo umbilical Realizar peso Administrar o cred: nitrato de prata a 1% nos olhos do recm-nascido, para prevenir a infeco gonoccica. (feminino aplicar 1gota em cada olho e genital) kanakion: administrando 0,1 mg (IM) no vasto lateral da coxa, (profilaxia de doenas hemorrgicas) Carimbar o p D e E do RN (carto do exame do pezinho e/ou DNV) DNV declarao de nascido vivo Vacina hepatite B e BCG Apresenta para genitora e familiar OBS: caso o RN nascer grave ser encaminhado para o berrio e posteriormente realizar os itens citados acima. Indicao Cesariana O parto mais indicado aquele que garantir a segurana da parturiente e do beb. Send assim: Indicao Cesariana Apresentao plvica Placenta Prvia Descolamento Prematuro da Placenta Apresentaes Anmalas Diabetes Antecedentes de Operaes Ginecolgicas Cncer de Genitlia Sofrimento Fetal Prematuridade Prolapso de Cordo Primparas Idosas

Escala de APGAR

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 13 Tel.: 11 3214 - 8949

Tabela para clculo do ndice

Pontos

Frequncia cardaca

Ausente

<100/min

>100/min

Respirao

Ausente

Fraca, irregular

Forte/Choro

Tnus muscular

Flcido

Flexo de pernas e braos

Movimento ativo/Boa flexo

Cor

Ciantico/Plido

Cianose de extremidades Rosado

Irritabilidade Reflexa

Ausente

Algum movimento

Espirros/Choro

PUERPRIO Puerprio: o perodo compreendido entre o fim do parto e a volta do organismo materno s condies pr-gravdicas. Inicia-se um processo de reconduo do organismo materno seu estado original (anterior ao incio do ciclo gravdico). Dura em mdia 6 a 8 semanas. o perodo que tem inicio aps o parto e termina quando a fisiologia materna volta ao estado anterior Cuidados de enfermagem no alojamento conjunto Receber a paciente e acomod-la no leito (cama de operado); Sinais vitais: deve ser verificado de 6/6 horas e/ou conforme prescrio de enfermagem e mdica; Sono e repouso: adequado e sem interrupo, pois a me geralmente est exausta aps o parto; Exerccios: estimular deambulao precoce aps 1 horas para parto normal e de 6 a 8 aps para parto cesrea;

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 14 Tel.: 11 3214 - 8949

Higiene: banho de asperso, higiene da vulva e perneo vrias vezes por dia e aps a mico e evacuao, usando gua morna e sabo. Os absorventes devem ser trocadas vrias vezes ao dia. A cabea pode ser higienizada normalmente; Alimentao: dieta geral, com ingesto de lquidos. Mamas: Os seios devem ser mantidos erguidos, por meio de soutiens. Quando as mamas estiverem ingurgitadas faz-se aplicaes de massagem manual. CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PUERPRIO Puerprio imediato (primeiras 2 a 6 horas) Avaliao dos sinais vitais (15/15 min. 1 hora; se normalizar 8/8 horas; 12/12 horas); Avaliao dos lquios (quantidade, cor, cheiro); Observao de sinais de hipovolemia; sudorese; Palidez, hipotenso, taquicardia); Promoo do aleitamento materno logo aps a transferncia da purpera para o leito Promoo de um ambiente calmo para o efetivo repouso e recuperao de energias do ps-parto. Promoo de uma alimentao adequada (incentivo ingesto hdrica). Verificar perdas hemticas abundantes).

Verificao da eliminao vesical

Promoo da relao pais/filhos.

Administrao de analgsicos em se prescritos.

Apoiar fsica e psicologicamente a purpera. As rotinas hospitalares de modo a proporcionar purpera Perodos de repouso. Avaliar sinais vitais diariamente.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 15 Tel.: 11 3214 - 8949

Inspecionar as mamas, avaliando a existncia de colostro, firmeza, sensibilidade e aquecimento, a existncia de fissuras, sangramento mamilar e caractersticas dos mamilos.

Avaliar a involuo uterina. Avaliar as caractersticas dos lquios ( cor, cheiro e quantidade ) Avaliar o estado de cicatrizao da perineorrafia Estar alerta para sinais de infeco: Hipertermia ( > 38C ); Rubor, edema, Dor. Estimular a deambulao precoce aps o parto reconhecendo as necessidades Acelera a involuo uterina; Promove a drenagem dos lquios; Melhora o funcionamento da bexiga e dos intestinos; Melhora a circulao e reduz o risco de tromboflebite. Estimular a purpera para o auto-cuidado e cuidados com o recm-nascido, Orientar e auxiliar a amamentao, banho / coto umbilical e vestir / despir. Vigiar e registar a primeira eliminao intestinal e vesical. Realizar sesses de educao para a sade oportunas. Preparao da purpera para a alta.

Uma observao importante: Exerccios passivos de flexo e extenso dos ps, pernas e coxas, aps o parto, com a finalidade de ativar a circulao sangunea. Nos partos em que foi aplicada somente a anestesia local a mulher pode levantar da cama assim que se sentir disposta. Quando foi empregada analgesia (raqui ou peridural) deve-se aguardar que termine o seu efeito. Antes de levantar-se pela primeira vez, prudente elevar ao mximo a cabeceira da cama e assim permanecer por alguns minutos. A seguir, permanecer a purpera sentada na beirada da cama com as pernas para fora, por alguns minutos, at poder levantar e caminhar, sempre auxiliada por outra pessoa, pois podem ocorrer tonturas. importante manter uma postura correta, principalmente na hora de amamentar para evitar que ocorram dores nas costas.

MEDICAMENTOS Somente podem ser utilizados medicamentos receitados pelo obstetra. Mulheres que amamentam devem ter cuidados redobrados, pois vrios remdios passam para o leite e podem prejudicar o beb. Modificaes do organismo no Puerprio
APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 16 Tel.: 11 3214 - 8949

www.CursosPelaWeb.com.br

Mudana hormonais, mamas aumentam seu tamanho, respirao volta ao normal, diurese escassa na primeira semana, normalizao da frequncia cardaca; Involuo uterina Aps o parto o tero comea seu processo involuir de aproximadamente 15 a 20 cm; At que volte ao normal de 1cm a 0,5 cm/dia. Deve estar duro e firme As contraes podem acentuar se durante a amamentao, provocada pela estimulao da suco dos mamilos liberao da ocitocina. Temperatura - observar hipertermia Aparelho Urinrio - mico: pode haver reteno urinria nas primeiras horas aps o parto, ocasionado por devido a leses traumticas (observar sinais). Aparelho digestrio - intestino costuma ficar mais lento e acumular gases (estimular ingesta de alimentos rico em fibras, frutas (mamo, ameixa, laranja, agua 2 litros por/dia), comum constipao Aparelho Circulatrio - edema, pele hipocorada. Estado emocional - sensibilidade fica aflorada pode apresentar insegurana, medo, tristeza, choro, ansiedade (estimular vinculo afetivo). Manchas na pele - tendem a diminuir Estrias - tendem ficar menores e brancas OBS: Observar a ferida operatria ou episiorrafia. Os lquios so sangramentos prprios de restos placentrios, um perodo de reconstituio endometrial, podendo se apresentar das seguintes formas aps o parto imediato, mediato e tardio.

Observar cogulos e quantidade, pois pode ser sinais hemorragia levando a necessidade de curetagem ou histerectomia. Complicaes no Puerprio Hemorridas As hemorridas so muito dolorosas nos primeiros dias do puerprio, contudo diminuem gradualmente em tamanho e causam menos desconforto quando a circulao melhora. A dor causada pela hemorrida deve ser aliviada atravs da administrao de analgsicos conforme prescrio mdica, aplicao de gelo local e higiene adequada.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 17 Tel.: 11 3214 - 8949

Obstipao A obstipao pode ocorrer no puerprio mediato uma vez que as purperas temem que a sua primeira evacuao aps o parto seja dolorosa e rompa os pontos da perineorrafia. A enfermeira deve obter informaes sobre a eliminao intestinal da purpera, esclarecendo dvidas que se possa ter a esse respeito. Fissuras nos mamilos So devidas falta de higiene adequada, tcnica de amamentao deficiente ou predisposio natural. As fissuras causam desconforto, dor e sangram por vezes bastante constituindo, em alguns casos, um obstculo amamentao. Por outro lado tornam-se uma porta de entrada para microorganismos oportunistas que podero causar mastite. Umas das formas mais eficazes de prevenir as fissuras a amamentao correta. O que denominamos boa pega.

Os lbios superior e principalmente o inferior do rn deve estar amostra na amamentao, abocanhando o mamilo at alcanar a aurola. Nunca permitir que o rn mastigue o mamilo e sim faa movimento de suco sem emitir sons de estar sugando o mamilo. PR NATAL ATENO AO PR-NATAL: OMS preconiza a realizao de, no mnimo, 06 (seis) consultas de acompanhamento de pr-natal, sendo, preferencialmente uma no primeiro trimestre, duas no segundo e trs no terceiro trimestre de gestao. Intervalo das consultas: Mensais: at 36a semana; Quinzenais: de 36 a 38 semana; Semanais: a partir da 38 semana. Pr natal acompanhado pela Enfermeira: De acordo com a Lei do Exerccio Profissional da Enfermagem: - Decreto n 94.406/87 O pr-natal de baixo risco pode ser
APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 18 Tel.: 11 3214 - 8949

www.CursosPelaWeb.com.br

inteiramente acompanhado pela enfermeira. (Assistncia Pr -Natal: Manual Tcnico - 3 ed. Braslia: Secretaria de Polticas de Sade - SPS/Ministrio da sade, 2000, p.18). Rotina do Pr-natal Pr-consulta - Acolhimento da gestante; - Verificar os sinais vitais: TA, peso e altura (somente na primeira consulta); Responsvel: Auxiliar e/ou Tcnico de Enfermagem. Consulta Abertura do pronturio, ficha da gestante, carteira da gestante, Anamnese da gestante e o exame fsico, verificando: Definio da DUM/DPP/IG, AU, BCF, Edema de MMII, Exame das Mamas (mamilos) e toque vaginal, quando necessrio; Exames TORSH(toxoplasmose, Rubola, Sfilis e hepatite). Tipagem sangunea e fator Rh. Abordagem quanto sade bucal, encaminhando se necessrio; Conduta teraputica medicamentosa, se necessrio; Explicao das fases evolutivas da gestao e a importncia da amamentao e a da manuteno do Pr-Natal; Esclarecimento de dvidas quanto: prescries, exames e encaminhamentos, etc...); Encaminhamento ao pr-natal de alto-risco, quando necessrio. Realizao dos registros de rotina. Responsveis: Mdicos e Enfermeiros, sendo a primeira e a segunda com o mdico. REGRA DE NEAGLE Regra de neagle uma conta simples realizada para definir a possvel data provvel do parto (DPP). Basta somar 7 dias referentes ao ltimo dia da ultima menstruao (DUM) e subtrair mais 3 meses caso seja os meses de janeiro a maro, a partir de abril dever ser somado 9 meses. Exemplo: DUM 22/03/12 22+7 = 29 3-3: Dezembro Logo: DPP 29/12/12 Possveis Complicaes e Patologias na gestao Depresso Ps Parto So os resultantes da grande variao nos nveis de hormnios sexuais (estrognio e progesterona) circulantes e de uma alterao no metabolismo das catecolaminas causando alterao no humor, podendo contribuir para a instalao do quadro depressivo; So os originados de sentimentos conflituosos da mulher em relao: a si mesma, como me, ao beb, ao companheiro, a si mesma, como filha de sua prpria me;

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 19 Tel.: 11 3214 - 8949

Outros fatores, relacionados s condies do parto, situao social e familiar da mulher gerando sobrecarga, tambm podem desencadear esses distrbios. Sintomatologia A intensidade dos sintomas geralmente define os diferentes quadros depressivos do perodo ps-parto. A depresso ps-parto um distrbio emocional comum, podendo ser considerada uma reao esperada no perodo ps-parto imediato e que geralmente ocorre na primeira semana depois do nascimento da criana. Entre 50% a 80% de todas as mulheres apresentaro reaes emocionais. choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confuso. Psicose Puerperal e Sndrome Depressiva Crnica So quadros depressivos que tambm ocorrem no perodo do ps-parto. Na Psicose Puerperal, os sintomas aparecem nos trs primeiros meses ps-parto e so mais intensos e duradouros, com episdios psicticos, necessitando acompanhamento psicolgico e internao hospitalar. A Sndrome Depressiva Crnica um episdio depressivo e no psictico. O distrbio do sono, modificao do apetite, fadiga, culpa excessiva e pensamentos suicidas so alguns sintomas. O tratamento deve ser psicolgico e medicamentoso, pois os sintomas podem persistir por at um ano. importante o seu diagnstico precoce, ajudando as mulheres na resoluo de seus conflitos para o estabelecimento de vnculos adequados entre a me e seu filho. Aborto No Brasil, o aborto voluntrio ser permitido quando: necessrio, para salvar a vida da gestante; gravidez for resultante de estupro. O aborto, fora esses casos, est sujeito a pena de deteno ou recluso. Fatores de risco De acordo com a OMS abortamento a expulso ou extrao de concepto pesando menos de 500 gramas que equivalem aproximadamente 20 a 22 semanas completas e 140 a 145 dias completos. Pode ser espontneo ou provocado Natural: pode ocorrer devido a fatores constituintes da mulher e anomalias dos cromossomos, podendo ser: Evitvel: consiste em clicas, intensas hemorragias, podendo impedir a evoluo do processo, mesmo havendo deslocamento parcial da placenta. O colo apresenta-se fechado. Inevitvel: quando no possvel impedir a evoluo do progresso geralmente ocorrem hemorragia, clicas fortes, rotura das membranas e dilatao do colo do tero.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 20 Tel.: 11 3214 - 8949

Aborto completo: quando h eliminao do feto, placenta e membrana na sua totalidade. Incompleto: significa que parte do concepto ou da placenta foi expulsa, mas no na sua totalidade, sendo este tipo de abortamento mais predisposto a infeco, evoluindo para aborto infectado. Aborto provocado: a interrupo deliberada da gravidez; pela extrao do feto da cavidade uterina; Em funo do perodo gestacional em que realizado, empregam-se algumas intervenes cirrgicas: A dilatao e curetagem; A dilatao e expulso; Aborto retido: Quando ocorre morte fetal antes de 20 semanas. Complicaes Hemorragias, Ulceraes do colo ou vagina Infeces Esterilidade Algia plvicas Partos prematuros Distrbios menstruais Gravidez Ectpica Denomina-se prenhez. implantao de um ovo fora da cavidade uterina Causas: Abortamento Deficincia na motricidade tubria Endometriose Os Locais Podem ser : Tubria e Ovrica DESLOCAMENTO PREMATURO DA PLACENTA DPP O descolamento prematuro de placenta (DPP) a separao, fora de hora, da placenta do tero, e ocorre a partir do quinto ms de gestao. Esta separao pode causar graves problemas para a me e o beb. Os sintomas e as consequncias dependem da quantidade de placenta descolada, que pode variar de milmetros at sua totalidade. A causa do DPP ainda no foi completamente comprovada, mas alguns fatores contribuem para que ela acontea. A presso alta, responsvel por 50 % dos casos, ocasiona a ruptura dos vasos sanguneos na placenta e provoca hemorragia e descolamento da placenta. CAUSAS O cordo umbilical curto, fumo e drogas,

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 21 Tel.: 11 3214 - 8949

anemia, desnutrio, idade materna avanada, bolsa d'gua rompida (saco amnitico) antes do trabalho de parto, traumas e acidentes diretos (batidas de carro e quedas de escada) sobre o ventre materno so outros possveis fatores que levam DPP. DIAGNSTICO anamnese, um exame fsico detalhado e o exame obsttrico minucioso. A ultrassonografia e a ressonncia magntica TRATAMENTO restaurao da volemia. atendimento segue o protocolo de atendimento ao paciente em choque hipovolmico: a presso arterial no pode ser usada como parmetro de reposio volmica, pois a maioria das pacientes com DPP tem a presso j elevada pelo seu estado hipertensivo SINTOMAS Ocorre uma hemorragia no tero atravs do ponto de insero da placenta. (hemorragia externa) O sangue pode passar atravs do colo do tero e sair pela vagina (hemorragia oculta) pode ficar retido atrs da placenta. sangramento vaginal, dores abdominais sbitas (tipo clica) e a dor a palpao abdominal. OBS: O descolamento reduz o aporte de oxignio e de nutrientes ao feto, podendo causar a sua morte. CUIDADOS DE ENFERMAGEM Administrar oxignio terapia por cateter nasal ou mscara. Estabelecer acesso , com cateter de grade calibre e administra liquido conforme

ordem mdica; Administrar medicaes para dor CPM; Avaliar o estado hemodinmico para prevenir a progresso ao choque. Monitorizar os BCF a cada 15 minutos e avisar ao mdico imediatamente se carem abaixo de 120/ minutos. Verifique a possvel ocorrncia de sangramento vaginal continuo

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 22 Tel.: 11 3214 - 8949

Prepara para cesariana imediato se houver sofrimento fetal Fazer controle da hipertenso e diabetes. HIPEREMESE GRAVDICA

Conhecida como vmitos constantes e de grande fluxo, pode ocasionar alteraes nutricionais e hidroeletrolticas graves. A principal causa so os nveis elevados de gonatrofina corinica durante o primeiro trimestre e nveis elevados de Estrgeno e Progesterona. Essa alterao hormonal ocasiona nuseas e vmitos persistentes, impedindo a alimentao, perda de peso, pirose, epigastralgia e desidratao. TRATAMENTO O tratamento varia desde Combater enjoo matinal (bolacha gua e sal) at internao e alimentao por NPP. MOLA HIDATIFORME uma anomalia no desenvolvimento da placenta que gera um tumor benigno, Quando o tumor for maligno um cariocarcinoma. Ocorre uma alterao no desenvolvimento trofoblasto (anexo embrionrio que formar a placenta). SINAIS E SINTOMAS Crescimento uterino anormal para a idade gestacional. Sangramento Aumento significativo do hormnio gonatrofina corinica.

TRATAMENTO O tratamento muitas vezes no tem um prognstico positivo quanto a nova possibilidade de gestao, sendo muitas vezes necessrio realizar: Abortamento Curetagem Histerectomia

DHEG DOENA HIPERTENSIVA ESPECFICA DA GESTAO Conhecida tambm como toxemia gravdica ou PR ECLAMPSIA. definida como o aumento significativo da presso arterial caracteriza-se pelo aparecimento da trade: hipertenso, edema e Protenuria. Se no for devidamente tratada, surgir a crise convulsiva, ou coma, que caracteriza a ECLAMPSIA. Os sinais e sintomas apresentados na Pr-eclmpsia so

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 23 Tel.: 11 3214 - 8949

hipertenso, edema( faces, mos e tornozelo) albuminria, perturbaes visuais, dores gstricas, vmitos, ganho sbito de peso, urina escassa Na Eclmpsia encontra-se um agravamento desses sintomas: alteraes do SNC: cefalia, vertigens, sonolncia, crises convulsivas e coma. Fatores de risco: Idade(primigesta jovens) Multiparidade Patologias pr-existente:nefropatia, HAS, DM etc. Outras patologia da gravidez(mola e poliidrmnio) Dieta hipoproteica e rica em carboidratos e sdio. Condies emocionais e scio-econmicas.

TRATAMENTO DA PR ECLMPSIA dieta pobre em sal, diurticos (tomar pela manh), hipotensores. SINDROME DE HELLP uma complicao obsttrica rara, com risco de morte, sendo considerada uma complicao da Pr eclmpsia. HELLP SIGNIFICA: H: Hemlise EL: Enzimas hepticas elevadas LP: baixa contagem de Plaquetas

Essas foram as principais complicaes que uma gestante pode vir a apresentar, tal a importncia do pr natal realizado fidedignamente, sendo levado em considerao a
APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 24 Tel.: 11 3214 - 8949

www.CursosPelaWeb.com.br

seriedade e a tica, pois por meio das descobertas realizadas nas consultas peridica, somadas as orientaes pertinentes a cada gestante, o Brasil reduzira de forma significativa as complicaes que podem ser evitadas com preveno.

www.CursosPelaWeb.com.br

APOSTILA - TEORIA ENFERMAGEM SADE DA ,MULHER 25 Tel.: 11 3214 - 8949

You might also like