You are on page 1of 9

OS DESAFIOS DA EJA NA CONCEPO DE PAULO FREIRE.

CARMEN DE ALMEIDA MARTINS CRISTIANE APARECIDA ROCHA MRCIA APARECIDA RODRIGUES SILVA

INTRODUO

A educao de jovens e adultos (EJA) a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e mdio da rede escolar pblica brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que no completaram os anos da educao bsica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais frequente a meno da necessidade de trabalho e participao na renda familiar desde a infncia). No incio dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir tambm as classes de alfabetizao inicial (Portal do MEC). Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filsofo brasileiro, patrono da Educao Brasileira considerado um dos pensadores mais notveis na histria da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento da pedagogia crtica. A sua prtica didtica fundamentava-se na crena de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prtica dialtica com a realidade, em contraposio por ele denominada educao bancria, tecnicista e alienante: o educando criaria sua prpria educao, fazendo ele prprio o caminho, e no seguindo um j previamente construdo; libertando-se de chaves alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na rea da educao popular, voltada tanto para a escolarizao como para a formao da conscincia poltica. Falar em Paulo Freire nas dcadas de 70 e 80, junto a grupos de Educao de Adultos, era sinnimo de estar engajado em um trabalho de jovens e adultos no escolarizados visando transformao da realidade daqueles que socialmente se encontravam marginalizados de uma sociedade letrada e, na maioria dos casos, vivendo um processo de excluso social. Apesar do golpe militar de 1964 e de seu exlio, Paulo Freire continuou sua luta por uma educao libertadora nas suas andanas pelo mundo e, no Brasil, nas dcadas de 1960 a 1980, os movimentos populares e inmeros militantes continuam seus trabalhos de alfabetizao de adultos na clandestinidade. Momentos extremamente duros, mas que foram muito alimentados pelo iderio e pelas experincias do grande educador, que mesmo longe no deixava de contribuir para a resistncia de um trabalho poltico-social-educativo em um mundo que precisava ser transformado e humanizado.

Em Educao de Jovens e Adultos, a figura do professor Paulo Freire representava para muitos, e principalmente para aqueles que se constituram em grupos de resistncia s prticas educativas calcadas no iderio do Mobral, a possibilidade da definio de uma poltica que incorporasse a importncia da educao de jovens e adultos na transformao social da cidade e no somente uma educao visando o processo produtivo da Nao. Falar em Educao de Jovens e Adultos no Brasil falar sobre algo muito pouco conhecido; ao se falar, o debate se concentra na situao de misria social, das precrias condies de vida da maioria da populao e nos resultados do sistema pblico regular de ensino, no existindo uma discusso consistente sobre qual educao necessria a esse segmento excludo do sistema escolar. Via de regra, qualquer educao oferecida a eles j considerada um dado significativo, usando-se a lgica que, aos pobres, qualquer educao basta, principalmente dirigindo-se a adultos que pouca possibilidade de aprendizado apresentam. Este trabalho foi elaborado no mbito da disciplina EDU 263 Fundamentos da Educao de Jovens e Adultos (EJA) por alunas, autoras deste artigo, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viosa (UFV), visando ampliar os conhecimentos a respeito dessa modalidade de ensino no que tange as concepes do educador Paulo Freire. Alm de atender as finalidades da disciplina objetivamos neste texto abordar as principais ideias e concepes de Paulo Freire sobre a Educao de Jovens e Adultos e suas implicaes no trabalho dessa modalidade de ensino.

METODOLOGIA

A abordagem deste trabalho de natureza qualitativa, pautando-se na reviso bibliogrfica de obras de Paulo Freire e de outros autores, como Carlos Brando e Vera Barreto, que discorrem sobre as concepes de Paulo Freire e suas implicaes na EJA. Reunimos e apresentamos as principais ideias e concepes abordadas pelo autor de forma a mostrar sua influncia significativa no ensino e na aprendizagem de jovens e adultos.

RESULTADOS

3.1

As bases do Pensamento de Paulo Freire

As seguintes discusses foram baseadas e retiradas da obra de Barreto (2004). O pensamento de Paulo nasce de uma viso de ser humano e de mundo. Para ele a pessoa deve ser vista como: um ser de relao, no qual ningum est s no mundo. Cada um de ns um ser no mundo e com o mundo; um ser em busca de sua "completude", no qual a ao dos seres humanos sobre o mundo no s muda o mundo, muda tambm os sujeitos desta ao. Ao construir o mundo, homens e mulheres se completam se humanizam; um ser capaz de transcender. Na viso de Freire, o ser humano tambm um ser religioso, no sentido de que se liga a seu Criador numa relao libertadora; e, por fim, o sujeito da sua histria, em que "o homem existe no tempo. Est dentro. Est fora. Herda. Incorpora. Modifica. Porque no est preso a um tempo reduzido a um hoje permanente."

Humanizao e desumanizao

A vocao de ser mais humano, comum a todos homens e mulheres, se realiza pela Educao. Nessas relaes, os poderosos viam os outros como objetos necessrios para a satisfao de seus interesses. Tomaram-se opressores da maioria impondo-lhe sacrifcios e restries para aumentar seus prprios privilgios Esta estrutura social de dominao desumanizou os oprimidos, pois os transformou em objetos, negando-lhes a condio de sujeitos que lhes prpria. Todavia, s os oprimidos podero romper esta estrutura que desumaniza opressores e oprimidos. S eles podero acabar com esta ordem injusta buscando romper a opresso e reconquistando a sua liberdade de ser mais

O sentido da educao

Para Paulo Freire a Educao decorre do fato de as pessoas serem incompletas e estarem em relao com o mundo e com as outras pessoas. So incompletas desde que nascem, quando mais fcil perceber isto. Os seres humanos no ficaro totalmente completos na infncia, juventude, maturidade ou velhice, passam a vida toda modificando-se na busca de completarse como pessoas, realizando, como diz Paulo Freire, a sua vocao de "ser mais" humano. na relao que mantm entre si e com o mundo que os seres humanos, sem deixar de ser sujeitos, vo se completando e ajudando os outros a se completarem. clebre a frase de Paulo que afirma: "Ningum educa ningum, mas ningum se educa sozinho".

A educao um ato de conhecimento

Para Paulo Freire a educao nada mais do que uma Teoria do Conhecimento posta em prtica. Na viso de Paulo Freire, o Conhecimento produto das relaes dos seres humanos entre si e com o mundo. Nestas relaes, homens e mulheres so desafiados a encontrar solues para situaes para as quais preciso dar respostas adequadas. O Conhecimento nasce da ao. agindo que homens e mulheres se confrontam com a necessidade de aprender e constroem Conhecimento. Portanto, sendo prprio dos seres humanos agir no mundo, todas as pessoas tm Conhecimentos, ningum vazio dele.

A educao sempre poltica

De acordo com Paulo Freire, numa sociedade em que convivem segmentos da populao com interesses opostos e contr aditrios, impossvel a existncia de uma nica educao que sirva, da mesma maneira, a todos estes grupos sociais. Ela estar sempre a favor de algum e, por consequncia, contra algum. Numa sociedade de classes no possvel um tipo de educao que seja a favor de todos. Mas, ao afirmar que toda educao poltica, Paulo Freire fazia absoluta questo de dizer que ela no partidria. Partidos polticos so organizaes transitrias com propostas particulares para soluo de problemas especficos. Reduzir a educao aos limites partidrios seria empobrec-la, no atendendo ao objetivo de "ser mais" que os seres humanos buscam ao se educarem. A educao ou ser conservadora ou transformadora, dessa forma podemos ver no quadro a seguir uma comparao entre os mtodos de alfabetizao tradicional (Conservadora) e de Paulo Freire (Transformadora).

Educao Conservadora Quem educar? Pra que educar? Educandos vistos como pessoas isoladas e como "recipientes a serem enchidos". Adaptar o indivduo ao sistema vigente: a Pessoa se submete a Histria.

Transformadora Educandos ativos construtores de seu objeto de conhecimento. Desenvolver a pessoa crtica em relao ao sistema vigente, a pessoa faz a Histria.

O que ensinar? Como ensinar?

Sistema de conhecimentos j organizado: "pacotes prontos" Por uma transferncia de conhecimentos. Recursos: repetio e memorizao.

Sistema de conhecimentos por construir e organizar: "sob medida" Pela descoberta dos conhecimentos e de suas funes, Recursos: observao, anlise, sntese.

Fonte: BARRETO, 2004.

A educao se faz atravs do dilogo

Paulo percebia o quanto o modelo autoritrio dificultava a produo do conhecimento, sendo, portanto, um empecilho para o processo educativo. "A educao autntica no se faz de A para B sobre A, mas de A com B, mediatizados pelo mundo. Mundo que impressiona e desafia a uns e a outros, originando vises ou pontos de vista sobre ele." Na visao de Paulo, o dilogo mais que um instrumento de educador uma exigncia da natureza humana. Assim sendo, "o papel do educador no propriamente falar ao educando, sobre sua viso de mundo ou lhe impor esta viso, mas dialogar com ele sobre a sua viso e a dele. Sua tarefa no problematizar a realidade concreta do educando, problematizarao-se ao mesmo tempo".

3.2

Saberes Necessrios Prtica Educativa

Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (2011a) coloca alguns conceitos necessrios prtica de um educador. Ele afirma, por exemplo, que no h docncia sem deiscncia, ou seja, quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem formado forma-se. Outros conceitos tambm necessrios ao educador na prtica da educao de adultos podem ser listados como: Ensinar exige respeito aos saberes educando, o professor deve aproveitar a realidade de alguns alunos e discutir isto nas escolas, desenvolver uma soluo e orienta-los. Ensinar exige reflexo crtica sobre a prtica, o educando desenvolve o pensar certo em comunho com o educador, tomando de conscincia sobre os fatos que envolvem a prtica. Ensinar no transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo.

Ensinar exige apreenso da realidade, aprender uma aventura criadora, muito mais rica do que meramente repetir a lio dada. Toda prtica educativa requer a existncia do sujeito. Ensinar exige a convico de que a mudana possvel, ns tornamos capazes de intervir na realidade, tarefa incomparavelmente mais complexa e geradora de novos saberes do que simplesmente a de nos adaptar a ela. Ensinar exige compreender que a educao uma forma de interveno no mundo , a educao no , no pode e jamais ser neutra. Somos determinados por condicionamentos, genticos, culturais, sociais e histricos de classes que nos marcam. Ensinar exige disponibilidade para o dilogo dialogar antes de qualquer coisa, permitir ao outro ser, se expressar e acontecer, a abertura deve ser vivida, tornando-se assim possibilidade de dilogo. Outro saber necessrio pratica educativa, e que se funda no inacabado, e que fala do respeito devido autonomia do ser do educado: jovem, criana, adulto a prtica de que Ensinar exige respeito a autonomia do ser do educando. O inacabado de que nos tornamos conscientes nos fez ticos, diz Freire. A afetividade como respeito autonomia e dignidade emerge de uma exigncia radical construda no relacionamento com o aluno, no encontro com o educando. O Mtodo Paulo Freire As botinas para o caminhar Caminhante, no h caminho, Se faz o caminho ao andar... Antnio Machado Poesia: Caminhante

3.3

O Mtodo Paulo Freire, diferenciado do mtodo de alfabetizao tradicional, pois alm de mediar a ao do educador no processo de ensino aprendizagem, auxilia o educando na construo crtica do seu caminhar. Neste artigo no temos a inteno de explicar detalhadamente o Mtodo Paulo Freire e sim trazer as principais proposies ideolgicas a respeito de seu mtodo e de como fazer uma educao de adultos crtica-reflexiva trazendo a tona a conscientizao do analfabeto adulto. Freire, segundo Mayo (2004), coloca em seus trabalhos uma viso de sociedade baseada nas relaes de poder e dominao sendo que os dominantes (opressores) possuem meios ideolgicos que os permitem exercer o seu controle sobre aqueles a quem dominam, os oprimidos. Um desses meios a educao tradicional dominante, caracterizada por Freire como

educao bancria que constitui um modo no reflexivo de aprendizagem sendo o professor o transmissor exclusivo do conhecimento e o aluno seu receptculo. Dessa forma o ensino passa a ser um processo de alienao cultural que torna o aluno vulnervel imposio das ideias da cultura dominante e da cultura exterior, como forma de disseminar o processo do imperialismo cultural. Para Freire a atividade dos homens consiste em ao e reflexo (prxis) e esta ao transformadora do mundo. Todo esse processo denominado para Freire como conscientizao. A luta contra o poder dominante mostra o comprometimento do educador com a educao. Esse compromisso uma convico para Freire que de que a transformao social possvel, tornando seu trabalho estabelecedor de bases para uma teoria da educao de adultos diferenciada (MAYO, 2004) afinal, Paulo Freire disse: Educao no transforma o mundo. Educao muda pessoas. Pessoas transformam o mundo. Freire considera a educao de adultos como uma fonte importante de protagonismo e compreende que os educadores devem ser educadores democrticos que promovem a aprendizagem atravs do dilogo o que torna os aprendizes participantes ativos no processo de aprendizagem, tornando-os sujeitos da aprendizagem e para isso a cultura do aprendiz torna-se a base do processo de aprendizagem. Isso possibilita o educando ver o mundo sob uma luz diferente e mais crtica.

Fase preparatria

A prxis, segundo Freire (2011b, p.53) a reflexo e ao dos homens sobre o mundo para transform-lo, sem ela, impossvel a superao da contradio opressor-oprimidos. Dessa forma, esta superao exige a insero crtica dos oprimidos na realidade opressora, com que, objetivando-a, simultaneamente atuam sobre ela. Para a realizao deste mtodo de alfabetizao inicialmente preciso realizar um trabalho de preparao que compreendido em 5 etapas:

1. Levantamento do universo vocabular dos grupos com que se ia trabalhar. Advindo de sua realidade, obtendo as palavras mais significativas. 2. Seleo das palavras geradoras do universo vocabular pesquisado. Uma palavra geradora quando possibilita um processo de conhecimento, quando constitui um estmulo intelectual e afetivo. Usadas no Crculo de Cultura, deveriam ser fonte de motivao porque lembravam situaes existenciais da realidade e da prpria vida dos alfabetizandos. Para esta seleo havia trs critrios:

riqueza fontica as palavras deveriam conter todos os fonemas da lngua portuguesa; dificuldades fonticas as palavras escolhidas deveriam responder s dificuldades fonticas da lngua, colocadas numa sequncia gradativa; aspecto pragmtico da palavra as palavras deveriam possuir forte entrosamento com a realidade social, poltica e cultural.

3. Criao de situaes existenciais do grupo, que abrem possibilidade de anlise das questes pessoais, regionais, nacionais. Essas so situaes-problemas codificadas que guardam em si informaes que sero descodificadas pelo grupo com a colaborao do educador. 4. Elaborao de fichas- roteiros. importante elaborar roteiros para ajudar o educador. Neles havia indicaes de possveis subtemas ligados s palavras geradoras e sugestes de encaminhamentos para a anlise dos temas selecionados. 5. Confeco das fichas com as famlias silbicas das palavras geradoras. 1- a palavra sozinha: 2- a palavra separada em slabas: 3- as famlias fonticas, uma a uma: 4- quadro com o conjunto das famlias trabalhadas: a ficha da descoberta

Fonte: Adaptado de BARRETO, 2004.

Fichas de Cultura

Com intuito de desmistificar a ideia de que s os letrados produzem e so portadores de cultura, Paulo Freire criou as Fichas de Cultura que representam em imagens o conceito de Cultura. Tais Fichas eram o elemento detonador do processo de anlise da realidade, durante o qual o educador questionava e estimulava o dilogo a partir da prpria experincia dos educandos (BARRETO, 2004). Elas eram elaboradas seguindo os seguintes temas: 1 ficha Os Seres Humanos no Mundo e com o Mundo. Natureza e Cultura 2 ficha A Transformao da Natureza pelas Mulheres e Homens 3, 4 e 5 fichas A Historicidade da Cultura 6 ficha O Trabalho como Elemento da Transformao da Natureza 7 ficha A Arte e a Beleza como Elementos Culturais 8 ficha A Literatura como Elemento Cultural 9 Os Padres de Comportamento como Produo Cultural 10 ficha O Crculo de Cultura: um Momento de Produo Cultural

Aps o preparo dos materiais a alfabetizao seguia os seguintes passos, compondo o Crculo de Cultura:

1. Apresentao e discusso das fichas de cultura 2. Apresentao da situao relativa a palavra geradora 3. Apresentao da palavra na situao temtica 4. Apresentao a palavra divida em silabas 5. Apresentao das famlias silbicas que compem a palavra geradora 6. Apresentao da ficha da descoberta

CONCLUSES

Apos o levantamento bibliogrfico realizado conclumos que Paulo Freire trouxe para a Educao de Adultos um novo mtodo de ensino e aprendizagem baseado na prtica dialgica. Tal prtica leva o educando a refletir sua realidade compreendendo-a trazendo-lhe assim uma conscientizao de sua relao com o mundo.

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO

BARRETO, V. Paulo Freire para educadores. So Paulo: Arte e Cincia, 1998. BRANDO, C. R. O que o Mtodo Paulo Freire. So Paulo: Brasiliense, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b. MAYO, P. Paulo Freire e a educao de adultos. In.: MAYO, Peter. Gramsci, Freire e a educao de adultos: possibilidades para uma ao transformadora. Porto Alegre: Artmed, 2004. Site Consultado: http://portal.mec.gov.br/

You might also like