You are on page 1of 3

CONHEA O W I ND OW S Instalao Tocar e pesquisar

BAI XAR E COMPRAR Personalizao

COMO US AR

S UPORT E Aplicativos e Windows Store Internet e conectividade Email e comunicao Msicas

Entrar

Segurana e contas

Pesquisando no Windows Vista, parte 1


Segredos da caixa Pesquisar Aplica-se a estas edies do Windows Vista

Por Dave Johnson Eu ainda me lembro do meu primeiro computador, um Commodore Amiga com, aparentemente, 10 megabytes de espao para armazenamento. Era fcil gerenciar algumas dezenas de arquivos armazenados ali, pois conseguia organizar tudo em poucas pastas. Encontrar o arquivo desejado no significava mais do que alguns cliques, mesmo quando no sabia direito o que estava procurando. Ah, aqueles dias... Hoje, meu computador tem um disco rgido de 250 gigabytes que armazena centenas de arquivos importantesincluindo fotos digitais, vdeos e msicas. (Bastam 30 segundos do vdeo do recital de piano da minha filha para ocupar toda a capacidade do meu antigo Amiga!) E aposto que seu computador bem perecido. Todos os anos, os discos rgidos ficam maiores e mais baratos, nos incentivando a armazenar cada vez mais coisas nos computadores, e no menos. O resultado? Boa sorte quando quiser procurar as fotos das frias de 2003. E, se me perguntasse, diria que as ferramentas de pesquisa no Windows XP no facilitavam realmente as coisas. Sempre me incomodei com o fato de no haver uma forma simples de encontrar exatamente o arquivo que queria em uma pasta com centenas de arquivos. Em vez disso, eu tinha que procurar coisas no meu Windows da mesma forma que procurava as chaves do meu carro em casaverificando todos os locais aleatoriamente at que as encontrasse debaixo do gato. Nesta coluna, eu explicarei como localizar rapidamente documentos pessoais, imagens e outros arquivos usando a caixa Pesquisar. Para obter mais dicas sobre pesquisa, consulte a parte 2 da srie, onde explico como usar ferramentas de pesquisa no menu Iniciar e no Painel de Controle.

Nunca mais perca seus arquivos


O Windows Vista soluciona o problema "das chaves debaixo do gato" ao agregar um sistema de pesquisa novo, poderoso e abrangente ao sistema operacional. Isso significa que no importa onde esteja no Windowsmenu Iniciar, Painel de Controle ou qualquer pasta aberta: basta comear a digitar para obter resultados de pesquisa imediatos. O segredo que torna isso possvel o ndice. Veja o que acontece: o Windows mantm um controle constante de todos os seus arquivos e armazena informaes sobre eles no ndice. Quando voc faz uma pesquisa, o Windows no precisa pesquisar lentamente todo o disco rgido (como era necessrio no Windows XP), pois ele j tem um resumo de todo o contedo neste ndice. Com isso, os resultados so exibidos imediatamente. Para mim, isso significa algo muito importante: eu agora fao pesquisas o tempo todo. bem mais rpido usar a caixa Pesquisar para encontrar um arquivo em uma pasta do que navegar pelas pastas aleatoriamente. Portanto, apesar de raramente pesquisar arquivos antigamente, agora eu fao isso toda vez que ligo o computador. Nesta coluna, vou comear explicando minha forma favorita de pesquisar no Windows Vista: usando a caixa Pesquisar localizada na parte superior das pastas. No futuro, verifique as outras colunas. Explicarei outras formas de fazer pesquisas, como usando a pasta Pesquisar, em que possvel realizar pesquisas incrveis, ou a caixa Pesquisar no menu Iniciar.

Mostre seus arquivos na caixa Pesquisar


A caixa Pesquisar est localizada no canto superior direito de todas as pastas. Tente isto: abra a pasta Documentos clicando no boto Iniciar Documentos. Clique na caixa Pesquisar e comece a digitar um termo. e, em seguida, em

A caixa Pesquisar

Os resultados comearo a ser exibidos assim que comear a digitar. No necessrio pressionar ENTER, pois, por exemplo, ao digitar a letra C, a pasta automaticamente filtra todos os arquivos que no correspondemassim, voc ver apenas os arquivos que tm a letra C no incio de uma palavra. Se voc adicionar a letra A, a pasta novamente entrar em ao e mostrar nomes de arquivos que comeam com CA. Os arquivos podem ser sobre carros, Califrnia ou pequenos cachorros. Se continuar a digitar, os resultados ficaro cada vez mais precisos. E os resultados aparecem rapidamentepraticamente na mesma velocidade que voc digita.

medida que digita na caixa Pesquisar, todos os arquivos no relacionados ao termo de pesquisa desaparecem da exibio

O que realmente me agrada na caixa Pesquisar que ela pesquisa muito mais do que somente os nomes dos arquivos, o que facilita a localizao de itens quando nem lembramos o nome do arquivo. Alm do nome do arquivo, a pesquisa inclui outras propriedades, como autor, tipo de arquivo (texto, planilha ou foto digital) e qualquer marca adicionada ao arquivo. As marcas so frases curtas e descritivas que podem ser adicionadas a alguns tipos de arquivos. Por exemplo, eu coloco marcas em fotos digitais. Assim, se digito "frias" na caixa Pesquisar, consigo visualizar todas as fotos das minha frias, independentemente dos nomes dos arquivos de foto. Para saber como adicionar marcas aos seus arquivos, consulte Adicionar marcas ou outras propriedades a arquivos .

A caixa Marcas no painel Detalhes

Pesquise o contedo do seu arquivo!


Eu deixei o melhor para o final: agora, as pesquisas exploram meticulosamente o contedo dos seus arquivos de documento. Portanto, se voc digitar "fatura" na caixa Pesquisar, ver todos os arquivos que tm a palavra "fatura" em algum lugar no prprio documento. Pense nisso: possvel pesquisar um arquivo com base em palavras ou frases escritas no prprio documento, e no apenas no nome do arquivo, que provavelmente voc nem lembra. Se tiver criado uma apresentao no Microsoft PowerPoint sobre mergulho, poder localiz-la instantaneamente ao pesquisar um nico termo que aparece em um dos slides, como "descompresso" ou "roupa de mergulho".

Tente isto em casa


Uauh muitas maneiras de a caixa Pesquisar ajud-lo a rastrear seus arquivos. Aqui est uma lista das propriedades mais comuns e teis que a caixa Pesquisar examina durante cada pesquisa:

Propriedade
Tipo de arquivo

O que
Uma ampla descrio do formato ou contedo do arquivo. A maioria dos arquivos de um destes tipos: Documento, Imagem ou Msica.

Como us-la na caixa Pesquisar


Para localizar arquivos de msica MP3, WMA e OGG, digite Msica. Tambm possvel digitar Documentos, Imagens ou Email.

Tipo de arquivo

Uma indicao mais especfica do formato do arquivo. Os trs ou quatro caracteres aps o ponto no nome do arquivo so chamados extenso do nome do arquivo e identificam o tipo de arquivo. Os tipos comuns so DOC (documento do Microsot Word), XLS (planilha do Microsoft Excel), JPG (imagem JPEG) e MP3 (um formato de udio digital padro).

Se voc digitar um asterisco seguido por um ponto e a extenso do nome do arquivo, ver todos os arquivos daquele tipo. Se desejar localizar somente arquivos MP3, digite *.MP3.

Marcas

Palavras ou frases que voc adiciona aos arquivos para descrev-los.

Digite qualquer palavra ou frase para ver uma lista de arquivos que tm essa marca. Para testar isso, abra a pasta Imagens, clique duas vezes em Amostras de Imagens e, depois, digite paisagem para ver amostras de imagem com essa marca.

Autor

O nome da pessoa que criou o arquivo.

Digite o nome do autor para ver uma lista dos arquivos criados por essa pessoa.

Data de Modificao

A data da ltima edio dos arquivos.

Digite Modificado: 3/22/2006 para localizar arquivos modificados nesse dia. Tambm possvel digitar apenas o ms e o dia (Modificado: 3/22) ou somente o ano (Modificado: 2006).

Contedo

Qualquer texto contido no documento, como um arquivo de texto, uma planilha ou uma apresentao do PowerPoint.

Digite qualquer palavra ou frase. Voc ver uma lista de arquivos que contm aquele texto em algum local no documento.

Obtenha melhores resultados


Lembre-se de que a caixa Pesquisar analisa apenas os arquivos da pasta atual (incluindo subpastas dessa pasta). Portanto, se no encontrar o que deseja, talvez tenha comeado na pasta errada. Se estiver procurando uma mensagem de email do Frank, por exemplo, no conseguir encontr-la na pasta Documentos. Voc deve digitar "Frank" na pasta Pesquisar (que pode ser localizada clicando em Iniciar e Pesquisar direita.) Falaremos mais sobre isso na prxima coluna. E no se esquea de que h outras formas de usar a caixa Pesquisar para refinar uma pesquisa. Voc pode combinar termos especiais como AND, OR ou NOT com os termos pesquisados para obter resultados mais precisos. Se digitar Foto AND beb, por exemplo, encontrar arquivos que incluem essas palavrascomo fotos digitais com a marca "beb" ou documentos que tm as palavras foto e beb no contedo. Para obter mais informaes sobre isso, leia Dicas para localizar arquivos . O que me anima nas pesquisas atualmente o fato de obter resultados praticamente instantneos sempre que preciso encontrar um arquivo especfico. Eu digito uma ou duas palavras na caixa Pesquisar e encontro exatamente o que estava procurando. Ah, se encontrar as chaves do meu carro fosse fcil assim. hora de procurar debaixo do gato. Sobre o autor Dave Johnson um escritor da equipe de Windows da Microsoft. Alm de escrever sobre o Windows, ele instrutor de mergulho, baterista, fotgrafo premiado e autor de mais de trs dzias de livros. Quer fazer algum comentrio para o colunista? Mande seus comentrios usando a ferramenta abaixo. (Voc ver a caixa de comentrios depois de clicar em um dos botes.) Avisamos que, apesar de o colunista ler seus comentrios, no possvel enviar respostas individuais, devido ao volume de comentrios recebidos.

Ol de Seattle.

Brasil

Avisos de iseno

Termos de uso

Marcas Comerciais

Privacidade e cookies

2013 Microsoft

You might also like