You are on page 1of 3

Glossrio

DENOMINAES DOS ATOS INTERNACIONAIS variada a denominao dada aos atos internacionais, tema que sofreu considervel evoluo atravs dos tempos. Embora a denominao escolhida no influencie o carter do instrumento, ditada pelo arbtrio das partes, pode-se estabelecer certa diferenciao na prtica diplomtica, decorrente do contedo do ato e no de sua forma. As denominaes mais comuns so tratado, acordo, conveno, protocolo e memorando de entendimento. Pode-se dizer que, qualquer que seja a sua denominao, o ato internacional deve ser formal, com teor definido, por escrito, regido pelo direito internacional e que as partes contratantes so necessariamente pessoas jurdicas de direito internacional pblico. TRATADO A expresso tratado foi escolhida pela Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969, como termo para designar, genericamente, um acordo internacional. Denomina-se tratado o ato bilateral ou multilateral ao qual se deseja atribuir especial relevncia poltica. Nessa categoria se destacam, por exemplo, os tratados de paz e amizade, o Tratado da Bacia do Prata, o Tratado de Cooperao Amaznica, o Tratado de Assuno, que criou o Mercosul, o Tratado de Proibio Completa dos Testes Nucleares.

CONVENO Num nvel similar de formalidade, costuma ser empregado o termo conveno para designar atos multilaterais, oriundos de conferncias internacionais e que versem assunto de interesse geral, como por exemplo, as convenes de Viena sobre relaes diplomticas, relaes consulares e direito dos tratados; as convenes sobre aviao civil, sobre segurana no mar, sobre questes trabalhistas. um tipo de instrumento internacional destinado em geral a estabelecer normas para o comportamento dos Estados em uma gama cada vez mais ampla de setores. No entanto, existem poucas convenes bilaterais, como a conveno destinada a evitar a dupla tributao e prevenir a evaso fiscal celebrada com a Argentina (1980) e a conveno sobre assistncia judiciria gratuita celebrada com a Blgica (1955).

ACORDO O Brasil tem feito amplo uso desse termo em suas negociaes bilaterais de natureza poltica, econmica, comercial, cultural, cientfica e tcnica. Acordo expresso de uso livre e de alta incidncia na prtica internacional, embora alguns juristas entendam por acordo os atos internacionais com reduzido nmero de participantes e importncia relativa. No entanto, um dos mais notrios e importantes tratados multilaterais foi denominado como Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT).

O acordo toma o nome de ajuste ou acordo complementar quando o ato d execuo a outro, anterior, devidamente concludo. Em geral, so colocados ao abrigo de um acordo-quadro ou acordo-bsico, dedicados a grandes reas de cooperao (comrcio e finanas, cooperao tcnica, cientfica e tecnolgica, cooperao cultural e educacional). Esses acordos criam o arcabouo institucional que orientar a execuo da cooperao. Acordos podem ser firmados, ainda, entre um pas e uma organizao internacional, a exemplo dos acordos operacionais para a execuo de programas de cooperao e os acordos de sede.

AJUSTE OU ACORDO COMPLEMENTAR o ato que d execuo a outro anterior, devidamente concludo, e em vigor, ou que detalha reas de entendimento especficas, abrangidas por aquele ato. Por esse motivo, so usualmente colocados ao abrigo de um acordo-quadro ou acordo-bsico.

PROTOCOLO Protocolo um termo que tem sido usado nos mais diversos sentidos, tanto para acordos bilaterais quanto para multilaterais. Aparece designando acordos menos formais que os tratados, acordos complementares, interpretativos de tratados ou convenes anteriores. utilizado ainda para designar a ata final de uma conferncia internacional. Tem sido usado, na prtica diplomtica brasileira, muitas vezes sob a forma de "protocolo de intenes", para sinalizar um incio de compromisso.

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO Designao comum para atos redigidos de forma simplificada, destinados a registrar princpios gerais que orientaro as relaes entre as partes, seja nos planos poltico, econmico, cultural ou em outros. O memorando de entendimento semelhante ao acordo, com exceo do articulado, que deve ser substitudo por pargrafos numerados com algarismos arbicos. Seu

fecho simplificado. Na medida em que no crie compromissos gravosos para a Unio pode, normalmente, entrar em vigor na data da assinatura.

CONVNIO O termo convnio, embora de uso frequente e tradicional, sofre do inconveniente do uso que dele faz o direito interno. Seu uso est relacionado a matrias sobre cooperao multilateral de natureza econmica, comercial, cultural, jurdica, cientfica e tcnica, como o Convnio Internacional do Caf, o Convnio de Integrao Cinematogrfica Ibero-Americana e o Convnio Interamericano sobre Permisso Internacional de Radioamador. Tambm se denominam "convnios" acertos bilaterais, como o Convnio de Cooperao Educativa celebrado com a Argentina (1997), o Convnio para a Preservao, Conservao e Fiscalizao de Recursos Naturais nas reas de Fronteira celebrado com a Bolvia (1980) e o Convnio Complementar de Cooperao Econmica no Campo do Carvo celebrado com a Frana (1981).

ACORDO POR TROCA DE NOTAS Emprega-se a troca de notas diplomticas, em princpio, para assuntos de natureza administrativa, bem como para alterar ou interpretar clusulas de atos j concludos. No entanto, o escopo desse acordo vem sendo ampliado. Seu contedo estar sujeito

aprovao do Congresso Nacional sempre que incorrer nos casos previstos pelo artigo 49, inciso I, da Constituio. Quanto forma, as notas podem ser: a) Idnticas (com pequenos ajustes de redao), com o mesmo teor e data; e b) Uma primeira nota, de proposta, e outra, de resposta e aceitao, que pode ter a mesma data ou data posterior.

http://www2.mre.gov.br/dai/003.html Diviso de Atos Internacionais do Ministrio das Relaes Exteriores do Brasil. (MRE).

You might also like