You are on page 1of 7

Porque o sapo no lava o p, segundo vrios intelectuais

Posted on 12/03/2012por (Socio)lizando

Quando eu li o ttulo deste texto em minha caixa de emails, achei que fosse mais um spam e quase o apaguei. Mas, por algum motivo, fui ler um trecho e percebi que era algo muito engraado e criativo. Uma espcie de piada cult (e para poucos, verdade! ). Alguns trechos poderiam ser usados em sala de aula, como atividade. Mas vale mesmo como descontrao POR QUE O SAPO NO LAVA O P?

Explicaes de vrio estudiosos Olavo de Carvalho: O sapo no lava o p. No lava porque no quer. Ele mora l na lagoa, no lava o p porque no quer e ainda culpa o sistema, quando a culpa da PREGUIA. Este tipo de atitude que infesta o Brasil e o Mundo, um tipo de atitude oriundo de uma complexa conspirao moscovita contra a livre-iniciativa e os valores humanos da educao e da higiene!

Karl Marx: A lavagem do p, enquanto atividade vital do anfbio, encontra-se profundamente alterada no panorama capitalista. O sapo, obviamente um proletrio, tendo que vender sua fora de trabalho para um sistema de produo baseado na deteno da propriedade privada pelas classes dominantes, gasta em atividade produtiva alienada o tempo que deveria ter para si prprio. Em conseqncia, a misria domina os campos, e o sapo no tem acesso prpria lagoa, que em tempos imemoriais fazia parte do sistema comum de produo.

Friedrich Engels: isso mesmo.

Michael Foucault: Em primeiro lugar, creio que deveramos comear a anlise do poder a partir de suas extremidades menos visveis, a partir dos discursos mdicos de sade, por exemplo. Por que deveria o sapo lavar o p? Se analisarmos os hbitos higinicos e sanitrios da Europa no sculo XII, veremos que os sapos possuam uma menor preocupao em relao higiene do p bem como de outras reas do corpo. Somente com a preocupao burguesa em relao s disciplinas domesticao do corpo do indivduo, sem a qual o sistema capitalista jamais seria possvel que surge a preocupao com a lavagem do p. Portanto, temos o discurso da lavagem do p como sinal sintomtico da sociedade disciplinar.

Max Weber: A conduta do sapo s poder ser compreendida em termos de ao social racional orientada por valores. A crescente racionalizao e o desencantamento do mundo provocaram, no pensamento ocidental, uma preocupao excessiva na orientao racional com relao a fins. Eis que, portanto, parece absurdo maior parte das pessoas o sapo no lavar o p. Entretanto, fundamental que seja compreendido que, se o sapo no lava o p, porque tal atitude encontra-se perfeitamente coerente com seu sistema valorativo a vida na lagoa.

Friedrich Nietzsche: Um esprito astucioso e camuflado, um gosto anfbio pela dissimulao herana de povos mediterrneos, certamente uma incisividade de esprito ainda no encontrada nas mais ermas redondezas de quaisquer lagoas do mundo dito civilizado. Um animal que, livrando-se de qualquer metafsica, e que, aprimorando seu instinto de realidade, com a dolcezza audaciosa j perdida pelo europeu moderno, nega o ato supremo, o ato cuja negao configura a mais ntida e difcil fronteira entre o Sapo e aquele que est por vir, o Alm- do-Sapo: a lavagem do p.

John Locke: Em primeiro lugar, faz-se mister refutar a tese de Filmer sobre a lavagem bblica dos ps. Se fosse assim, eu prprio seria obrigado a lavar meus ps na lagoa, o que, sustento, no o caso. Cada sdito contrata com o Soberano para proteger sua propriedade, e entendo contido nesse ideal o conceito de liberdade. Se o sapo no quer lavar o p, o Soberano no pode obrig-lo, tampouco recrimin-lo pelo chul. E ainda

afirmo: caso o Soberano queira, incorrendo em erro, obrig-lo, o sapo possuir legtimo direito de resistncia contra esta reconhecida injustia e opresso.

Immanuel Kant: O sapo age moralmente, pois, ao deixar de lavar seu p, nada faz alm de agir segundo sua lei moral universal apriorstica, que prescreve atitudes consoantes com o que o sujeito cognoscente possa querer que se torne uma ao universal.

Nota de Freud: Kant jamais lavou seus ps.

Sigmund Freud: Um superego exacerbado pode ser a causa da falta de higiene do sapo. Quando analisava o caso de Dora, h vinte anos, pude perceber alguns dos traos deste problema. De fato, em meus numerosos estudos posteriores, pude constatar que a averso pela limpeza, do mesmo modo que a obsesso por ela, podem constituir-se num desejo de autopunio. A causa disso encontra-se, sem dvida, na construo do superego a partir das figuras perdidas dos pais, que antes representavam a fonte de todo contedo moral do girino.

Carl Jung: O mito do sapo do deserto, presente no imaginrio semita, vem a calhar para a compreenso do fenmeno. O inconsciente coletivo do sapo, em outras pocas desenvolvido, guardou em sua composio mais ntima a idia da seca, da privao, da necessidade. Por isso, mesmo quando colocado frente a uma lagoa, em poca de abundncia, o sapo no lava o p.

Soren Kierkegaard: O sapo lavando o p ou no, o que importa a existncia.

George Hegel: podemos observar na lavagem do p a manifestao da Dialtica. Observando a Histria, constatamos uma evoluo gradativa da ignorncia absoluta do sapo em relao higiene para uma preocupao maior em relao a esta. Ao longo da evoluo do Esprito da Histria, vemos os sapos se aproximando cada vez mais das lagoas, cada vez mais comprando esponjas e sabes. O que falta agora , to somente, lavar o p, coisa que, quando concluda, representar o fim da Histria e o pice do progresso.

Auguste Comte: O sapo deve lavar o p, posto que a higiene imprescindvel. A lavagem do p deve ser submetida a procedimentos cientficos universal e atemporalmente vlidos. S assim poder-se- obter um conhecimento verdadeiro a respeito.

Arthur Schopenhauer: O sapo cujo p vejo lavar nada mais que uma representao, um fenmeno, oriundo da iluso fundamental que o meu princpio de razo, parte componente do principio individuationis, a que a sabedoria vedanta chamou vu de Maya. A Vontade, que o velho e grande filsofo de Knigsberg chamou de Coisa-em si, e que Plato localizava no mundo das idias, essa fora cega que est por trs de qualquer fenmeno, jamais poder ser capturada por ns, seres individuados, atravs do princpio da razo, conforme j demonstrado por mim em uma srie de trabalhos, entre os quais o que considero o maior livro de filosofia j escrito no passado, no presente e no futuro: O mundo como vontade e representao.

Aristteles. O [sapo] lava de acordo com sua natureza! Se imitasse, estaria fazendo arte . Como [a arte] digna somente do homem, foroso reconhecer que o sapo lava segundo sua natureza de sapo, passando da potncia ao ato. O sapo que no lava o p o ser que no consegue realizar [essa] transio da potncia ao ato.

Plato: Grgias: Por Zeus, Scrates, os sapos no lavam os seus ps porque no gostam da gua! Scrates: Pensemos um pouco, Grgias. Tu assumiste, quando h pouco dialogava com Filebo, que o sapo um ser vivo, correto? Grgias: Sou forado a admitir que sim. Scrates: Pois bem, e se o sapo um ser vivo, deve forosamente fazer parte de uma categoria determinada de seres vivos, posto que estes dividem-se em categorias segundo

seu modo de vida e sua forma corporal; os cavalos so diferentes das hidras e estas dos falces, e assim por diante, correto? Grgias: Sim, tu ests novamente correto. Scrates: A caracterstica dos sapos a de ser habitante da gua e da terra, pois isso que os antigos queriam dizer quando afirmaram que este animal era anfbio, como, alis, Homero e Hesodo j nos atestam. Tu pensas que seria possvel um sapo viver somente no deserto, tendo ele necessidade de duas vidas por natureza, Grgias? Grgias: Jamais ouvi qualquer notcia a respeito. Scrates: Pois isto se d porque os sapos vivem nas lagoas, nos lagos e nas poas, vistos que so animais, pertencem e uma categoria, e esta categoria dada segundo a caracterstica dos sapos serem anfbios. Grgias: verdade. Scrates: precisando da lagoa, Grgias meu caro, tu achas que seria o sapo insano o suficiente para no gostar de gua? Grgias: no, no, no, mil vezes no, Scrates! Scrates: Ento somos forados a concluir que o sapo no lava o p por outro motivo, que no a repulsa gua Grgias: de acordo Digenes, o Cnico: Dane-se o sapo, eu s quero tomar meu sol.

Parmnides de Elia: Como poderia o sapo lavar os ps, deuses, se o movimento no existe?

Herclito de feso: Quando o sapo lava o p, nem ele nem o p so mais os mesmos, pois ambos se modificam na lavagem, devido impermanncia das coisas.

Epicuro: O sapo deve alcanar o prazer, que o Bem supremo, mas sem excessos. Que lave ou no o p, decida-se de acordo com a circunstncia. O vital que mantenha a serenidade de esprito e fuja da dor.

Esticos: O sapo deve lavar seu p de acordo com as estaes do ano. No inverno, mantenha-o sujo, que de acordo com a natureza. No vero, lave-o delicadamente beira das fontes, mas sem exageros. E que pare de comer tantas moscas, a comida s serve para o sustento do corpo.

Descartes: nada distingo na lavagem do p seno figura, movimento e extenso. O sapo nada mais que um autmato, um mecanismo. Deve lavar seus ps para promover a autoconservao, como um relgio precisa de corda.

Nicolau Maquiavel: A lavagem do p deve ser exigida sem rigor excessivo, o que poderia causar dio ao Prncipe, mas com fora tal que traga a este o respeito e o temor dos sditos. Lus da Frana, ao imperar na Itlia, atrado pela ambio dos venezianos, mal agiu ao exigir que os sapos da Lombardia tivessem os ps cortados e os lagos tomados caso no aquiescessem sua vontade. Como se v, pagou integralmente o preo de tal crueldade, pois os sapos esquecem mais facilmente um pai assassinado que um p cortado e uma lagoa confiscada.

Jacques Rousseau: Os sapos nascem livres, mas em toda parte coaxam agrilhoados; so presos, certo, pela prpria ganncia dos seus semelhantes, que impedem uns aos outros de lavarem os ps beira da lagoa. Somente com a alienao de cada qual de seu ramo ou touceira de capim, e mesmo de sua prpria pessoa, poder-se- firmar um contrato justo, no qual a liberdade do estado de natureza substituda pela liberdade civil.

Max Horkheimer e Theoror Adorno: A cultura popular diferencia-se da cultura de massas, filha bastarda da indstria cultural. Para a primeira, a lavagem do p algo ritual e sazonal, inerente ao grupamento societrio; para a segunda, a ao impetuosa da razo

instrumental, em sua irracionalidade galopante, transforma em mercadoria e modismo a lavagem do p, exterminando antigas tradies e obrigando os sapos a um procedimento dirio de higienizao.

Antonio Gramsci: O sapo, e alm dele, todos os sapos, s podero lavar seus ps a partir do momento em que, devido ao dos intelectuais orgnicos, uma conscincia coletiva principiar a se desenvolver gradativamente na classe batrquia. Conscincia de sua importncia e funo social no modo de produo da vida. Com a guerra de posies representada pela progressiva formao, atravs do aparato ideolgico da sociedade civil, de consensos favorveis sero criadas possibilidades para uma nova hegemonia, dessa vez sob a direo das classes anteriormente subordinadas.

Norberto Bobbio: existem trs tipos de teoria sobre o sapo no lavar o p. O primeiro tipo aceita a no-lavagem do p como natural, nada existindo a reprovar nesse ato. O segundo tipo acredita que ela seja moral ou axiologicamente errada. A terceira espcie limita-se a descrever o fenmeno, procurando uma certa neutralidade.

Liberal de Orkut (esse indivduo cada vez mais annimo): o sapo no lava o p por ser um indivduo liberto da opresso estatal. Mas qualquer coisa s arrumar um emprego pblico e utilizar o lavado do Leviat!

SOBRE SEU AUTOR: Depois de quase seis meses que este texto foi publicado neste blog e com mais de 40 mil acessos, uma leitora nos revelou, finalmente, quem o autor deste texto. Como disse na apresentao, eu o recebi por email e na poca estava assinado como autor desconhecido. Agora sei que esse texto de Carlos Frederico Pereira da Silva Gama e foi publicado pela primeira vez no site Usina de Letras. Agradeo a contribuio da leitora Luciana.

You might also like