You are on page 1of 5

AGOSTINHO MANIQUESTA

Agostinho, aos 19 anos, vive uma primeira converso filosofia, quando estuda em Cartago, ao ler o Hortensius de Ccero. Era um livro escrito para animar as pessoas a abraar a carreira filosfica e que se prope aos estudantes, tanto por sua forma literria, como pela proposta para ao leitor. Agostinho ficou maravilhado pelo livro, que despertou sua iluso e vocao pela busca da verdade. Para Agostinho este livro foi uma epstrofe ou converso intelectual, porm no teve conseqncias de metanoia ou converso moral. Uma vez que ouve falar da verdade deste modo, se lana na busca de Jesus Cristo como conseqncia da educao crist que teve desde menino. De fato, os livros platnicos e o mesmo Hortensius lhe defraudam desde o momento em que no falavam de Cristo.

O livro de Ccero apresentava trs pontos essenciais: a renncia s riquezas, a renncia s honras e a renncia ao matrimnio, pois estando casado no poderia viver a prtica da filosofia. Uma vez que os assume, tenta buscar na Sagrada Escritura o que Ccero no lhe oferecia. ento que se desmorona sua primeira busca na Palavra de Deus, da qual se sente profundamente defraudado. Tem-se dito que Agostinho rejeita as Escrituras porque literariamente parecem-lhe indignas. Sem dvida se pode dar outra srie de razes de maior peso:

No livro das Confisses Agostinho indica que no voltou a reler o livro de Ccero para dar mais substncia s minhas expresses (Conf 3,4,7). Assim, no lhe interessa tanto o estilo literrio de Ccero, na verdade deixa as formas em segundo plano. No parece que ao ler a Bblia buscasse seu interesse literrio. Em outros captulos de seu livro, Agostinho ressalta que, ao ler livros, o estilo no lhe interessa tanto quanto o contedo (cf. Conf 4,3,5; 5,6,10; 5,13,23). Os maniquestas admitiam a Sagrada Escritura. Alm disso, utilizavam a mesma verso que os catlicos, exceto na forma em que se fixavam s passagens mais embaraosas. Depois de rejeitar as Escrituras, em poucos dias Agostinho se faz maniquesta e, portanto, voltou a utiliz-la. Agostinho diz que quando leu aquela escritura se sentiu frustrado: ou seja, fala de uma passagem concreta, pois quando se refere totalidade da Bblia o faz sempre no plural: as escrituras. Alm disso, o Sermo 51,5,6 nos diz exatamente qual foi a passagem que lhe fez sentir-se diminudo: a genealogia de Cristo no Evangelho de Mateus. Ele encontra em seu contedo contradies consideradas graves, sobretudo ao ser comparada com a outra genealogia de Jesus do Evangelho de Lucas.

Certamente, um dos habituais discursos proselitistas dos seguidores do maniquesmo estava baseado na desonra dos catlicos, porque em seus livros sagrados se encontravam graves contradies. Os maniquestas eliminam estes textos, entre eles os relativos s genealogias. Agostinho no rejeita as Escrituras por seu estilo literrio, mas porque a cada passo encontrava mistrios e presumidas contradies. O que no se podia aceitar num caminho para a verdade.

Os maniquestas lhe oferecem a Sagrada Escritura, porm livre destas passagens misteriosas, sem incoerncias nem dvidas. Desde ento se aproxima a ela com nsia de avaliao do seu contedo, com inteno de julg-la a partir de sua sabedoria no campo lingstico. O Agostinho maniquesta procura dar uma qualitas e uma dignitas Escritura. Quando Agostinho l as genealogias, lhe parecem como um texto sem autoridade, com incoerncias internas, tudo ao contrrio ao que Ccero e os autores clssicos lhe ofereciam. Se Agostinho pouco depois volta a tomar as Escrituras de uma forma racional, dando a Cristo uma mxima autoridade, porque os maniquestas com sua propaganda lhe fazem aproximar-se delas a partir de outro ponto de vista. Agostinho leu um dos textos tpicos apresentados pelos maniquestas para mostrar as contradies dos catlicos. Ccero e o Hortensius por sua vez no satisfazem a sua nsia de encontrar a verdade em Cristo. A partir da os maniquestas o atraem plenamente. O maniquesmo tinha uma metafsica materialista e dual (princpio do bem e do mal, ambos eternos e imutveis), pantesta (tudo pertence e emanao de um destes dois princpios) e com uma moral que partia do princpio dos selos: frente, boca, peito e mos, ou o que o mesmo, pensamento, palavra, sentimento e obras. Depois de um tempo de aprendizagem, Agostinho ter uma nova evoluo que parte de suas dvidas, nunca respondidas pelos maniquestas:

A primeira dvida era cientfica. Os maniquestas tinham a astrologia como uma cincia fundamental para conhecer a realidade. No obstante, muitos de seus livros se contradizem, ou no tm a menor viso cientfica do que dizem. A segunda foi escriturstica. Um presbtero catlico de Cartago chamado Elpdio, defendia a Sagrada Escritura sempre em pblico, tal como a recebera da tradio, ou seja, ao modo catlico. Agostinho nunca escutou uma s resposta leal e vlida dos maniquestas s objees que Elpdio colocava aos maniquestas em seu jeito de tirar da Escritura os textos que ofereciam dificuldades. A terceira dvida foi metafsica. Nebrdio, amigo de Agostinho, lhe pergunta de que serve estar numa luta contnua de dois princpios, o do bem e o mal, se nenhum deles vai ganhar. Se ambos os princpios so imutveis, no se entende que estejam em luta, pois em nada vo mudar. Agostinho busca a resposta pergunta sem que nenhum dos maniquestas mais importantes lhe possa dar uma resposta lgica. Convidam-lhe para que apresente as trs dvidas a Fausto, que era considerado o mais sbio dos maniquestas. Este no respondeu seriamente a nenhuma delas.

Em Cartago, portanto, Agostinho comeou a se desencantar do maniquesmo. Porm aconteceu um episdio que lhe fez abandon-lo definitivamente: Agostinho chegou em Roma no mesmo momento em que a seita maniquesta de l estava recebendo uma importantssima quantidade de dinheiro doado por Constncio, um rico que deu seita todos os seus bens com a condio de que fundassem uma comunidade maniquesta com grande exigncia moral. Mas aconteceu que os primeiros que ficaram por fora

desse projeto de comunidade foram os professores maniquestas. Ento Agostinho descobriu que a vida que proclamavam e ensinavam no era a que viviam privadamente.

AGOSTINHO,

CTICO

Agostinho se desilude tanto do maniquesmo, que cai de forma quase imediata num ceticismo filosfico, crendo que a verdade existe sim, porm no pode ser conhecida e no h caminho algum para que se chegue a ela. Santo Agostinho superou esta etapa pensando em suas prprias capacidades e qualidades, em seus desejos de busca e na exposio do problema da f e a razo. Chegou concluso de que para alcanar a verdade necessrio a f. Os maniquestas tinham lhe apresentado como dilemas ambas as realidades. No entanto, ao superar o ceticismo, Agostinho descobriu que as duas realidades no so contraditrias, e sim complementares. Deste modo no se torna difcil aceitar as Escrituras, mesmo com suas contradies literrias, a partir da humildade: primeiro crer, e crendo se chega a conhecer, e da passa-se a entender.

AGOSTINHO, CRISTO
Agostinho, quando voltou ao cristianismo, morava j em Milo, onde a escutar com freqncia o bispo catlico, Santo Ambrsio. Assim comea a aceitar o espiritual, a f na Igreja e, finalmente, todo o credo catlico. Da rejeitar tanto o dualismo maniquesta como o ceticismo que nada soluciona. O problema do mal no mundo ser um dos motivos que lhe indica o caminho do cristianismo. Os platnicos haviam proposto que o mal era uma ausncia e privao do bem, no um princpio prprio. No obstante, Hortensius havia colocado na cabea que s se chega verdade renunciando as riquezas, as honras e o matrimnio. O terreno da converso moral estava se preparando e com ela a converso definitiva, que ter como conseqncia o seu batismo. Ponticiano, um de seus amigos, conta-lhe a vida de Santo Antnio e a histria dos jovens de Trveris, dois exemplos que se realizam na vida em comum, na vida monstica e na castidade. Agostinho no sabia nada de tudo isso. Finalmente, ao ler o texto da Carta aos Romanos 13,13 sobre a vida em Cristo, une todas as peas do quebracabea. Nas cartas de So Paulo descobre o significado de estar comprometido na vida crist. E os graus de compromisso maiores se manifestam no martrio e no monacato. Tambm descobre no cristianismo uma coisa que j tinha escutado no mundo clssico, que devese buscar um otium, uma vida retirada, que tenta levar para frente em Casicaco. E por ltimo, encontra como aos monges lhes designam de servus Dei, os que se entregam de forma total para o servio de Deus e renunciam toda honra, riquezas e a vida matrimonial, como prope o Hortensius.

Agostinho se batiza em 387 em Milo, cujo bispo e celebrante do batismo inicia com suas palavras todo este caminho de converso crist. De l partir para a frica, no sem antes se despedir da sua me no porto de Ostia Tiberina, no famoso xtase precedente morte desta. S no ano de 388 poder voltar frica, e iniciar sua experincia mais vital do que em Casiciaco na propriedade de Tagaste: uma vida comum que supera a primeira inteno de comunidade filosfica que Ccero oferecia. Agostinho, com os seus, decide se dedicar vida monstica, contemplao e a busca da verdade pela f e o conhecimento.

AGOSTINHO, PRESBTERO
Em 391, trs anos depois do incio de sua vida monstica, Agostinho eleito presbtero pelo povo, segundo o costume da Igreja desse tempo. Embora no princpio nunca foi inteno de Agostinho receber s ordens sagradas, suas idias sobre o servio Igreja lhe obrigam a aceitar a nomeao. O servio Igreja servio a Cristo, e a caridade est acima de todas as coisas. O cristo se torna melhor no por conhecer mais, seno por servir mais. O critrio de perfeio crist no o conhecimento, mas o amor, e seu amor Igreja o que lhe impede de renunciar ao que pedem os fiis, embora isto suponha mudanas no desejadas em sua vida pessoal.

AGOSTINHO, BISPO
Embora sendo proibido ter dois bispos numa diocese, com Agostinho acontece o mesmo que com outros grandes padres da Igreja, como Gregrio Niseno, Gregrio Nazianceno ou o mesmssimo Santo Ambrsio. Valrio, um bispo ancio, atua com muita praticidade. Para reter Agostinho em sua diocese e como seu sucessor, o ordena bispo e assim consegue que no seja levado a outra diocese. Para isso contou com a aprovao de Aurlio, bispo de Cartago. Curiosamente, quem no consentiu foi o bispo de Numdia, Meglio, primado por ser o mais ancio, a quem substituir na sua diocese Possdio, o amigo de Agostinho. A objeo que ps Meglio no foi que eram proibidos dois bispos numa diocese, mas que a vida passada de Agostinho no lhe parecia propcia para tal nomeao, especialmente por seu tempo de maniquesta. Precisava-se a aprovao do bispo primado para a ordenao, e finalmente Meglio convenceu-se de que Agostinho havia renunciado definitivamente ao maniquesmo. Valrio morreu pouco depois, por isso todas as atuaes de Agostinho como bispo foram de suma autoridade. Agostinho ps toda resistncia possvel ordenao, mas a

aceitou pelos mesmos motivos que o sacerdcio. Foi consciente das irregularidades de suas ordenaes, como comenta na Carta 213. A data desta ordenao episcopal obscura. Temos os sermes que pronuncia nos diferentes aniversrios de sua ordenao, mas em nenhum deles oferece dados suficientes para dat-la. Sabemos somente que foi ordenado entre a festa da Ascenso de 395 e agosto de 397. Portanto no sabemos com certeza durante quanto tempo houve dois bispos em Hipona. Agostinho foi bispo durante os ltimos 30 anos de sua vida. Converteu-se num lder da unidade da Igreja e com toda sua inteligncia e sua caridade buscou novamente a verdade, agora rebatendo a grande quantidade de grupos que foram aparecendo na Igreja e que a dividiam. Dentre eles os donatistas, pelagianos, e outros. Viu enfraquecer-se o imprio no norte de frica, pois a sua vida esgota no ano de 430, pouco antes da entrada dos vndalos em Hipona, e o fim progressivo do Imprio Romano no norte de frica. Morreu ancio, mas as invases brbaras lhe causaram grandes sofrimentos pelo temor que se converteu em realidade de ver a Igreja catlica africana, que tantos frutos havia produzido, exterminada e abandonada sua sorte na chacina provocada pelos inimigos do imprio.

http://www.agustinosrecoletos.org/

You might also like