You are on page 1of 4

FICHAMENTO - FILOSOFANDO: INTRODUO FILOSOFIA

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993.

P. 5: "Exemplo semelhante est no livro 1984, do ingls George Orwell, cuja histria se passa num mundo do futuro dominado pelo poder totalitrio, no qual uma das tentativas de esmagamento da oposio crtica consiste na simplificao do vocabulrio realizada pela 'novilngua'. Toda gama de sinnimos reduzida cada vez mais: pobreza no falar, pobreza no pensar, impotncia no agir".

P. 21: "Se de incio o homem precisa de crenas e opinies prontas (nas formas de mito ou de senso comum), a fim de apaziguar a aflio diante do caos e adquirir segurana para agir, em outro momento preciso que ele seja capaz de 'reintroduzir o caos', criticando as verdades sedimentadas, abrindo fissuras e fendas no 'j conhecido', de modo a alcanar novas interpretaes da realidade".

P. 21/22: "Todo conhecimento dado tende a esclerosar-se no hbito, nos clichs, nos preconceitos, na ideologia, na rigidez das 'escolas'. Esse conhecimento precisa ser revitalizado pela construo de novas teorias (no caso da filosofia e da cincia) e pelo despertar de novas sensibilidades (no caso da arte)".

P. 35: "Qualquer pessoa, no sendo vtima de doutrinao e dominao, e se for estimulada na capacidade de compreender e criticar, torna-se capaz de juzos sbios porque vitais, isto , orientados para sua humanizao".

P. 36: "Qualquer homem, se no foi ferido em sua liberdade e dignidade, e se teve ocasio de desenvolver a habilidade crtica, ser capaz de autoconscincia, de

elaborar criticamente o prprio pensamento e de analisar adequadamente a situao em que vive".

*Ideologia, conceito restrito Para Marx: "[...] diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ao, preciso considerar tambm as formas de conhecimento ilusrio que levam ao mascaramento dos conflitos sociais. Segundo a concepo marxista, a ideologia adquire um sentido negativo, como instrumento de dominao. Isso significa que a ideologia tem influncia marcante nos jogos de poder e na manuteno dos privilgios que plasmam a maneira de pensar e de agir dos indivduos na sociedade. A ideologia seria de tal forma insidiosa que at aqueles em nome de quem ela exercida no lhe perceberiam o carter ilusrio".

P. 37: *Concepo de ideologia por Marilena Chaui: "a ideologia um conjunto lgico, sistemtico e coerente de representaes (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela , portanto, um corpo explicativo (representaes) e prtico (normas, regras, preceitos) de carter prescritivo, normativo, regulador, cuja funo dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicao racional para as diferenas sociais, polticas e culturais, sem jamais atribuir diferenas diviso da sociedade em classes, a partir das divises na esfera da produo. Pelo contrrio, a funo da ideologia a de apagar as diferenas, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nao, ou o Estado".

" interessante observar que a ideologia no concebida como uma mentira que os indivduos da classe dominante inventam para subjugar a classe dominada. Tambm os que se beneficiam dos privilgios sofrem a influncia da

ideologia, o que lhes permite exercer como natural sua dominao, aceitando como universais os valores especficos de sua classe".

"Portanto, a ideologia se caracteriza pela naturalizao, na medida em que so consideradas naturais as situaes que na verdade so produtos da ao humana e que portanto so histricos e no naturais: por exemplo, dizer que a diviso da sociedade em ricos e pobres faz parte da natureza; ou que natural que uns mandem e outros obedeam".

P. 39: (Pensamento no-ideolgico) "A ao e o pensamento humanos nunca se acham totalmente determinados pela ideologia. Sempre haver espaos de crtica e fendas que possibilitem a elaborao do discurso contra-ideolgico". "No simples, no entanto, o trabalho de desvelamento do real, pois a ideologia penetra em setores insuspeitveis: na educao familiar e escolar, nos meios de comunicao de massa [...]"

(PRXIMOS TRS PARGRAFOS: ponte com as teorias do currculo?) "Se o discurso ideolgico abstrato e lacunar, faz uma anlise invertida da realidade e separa o pensar e o agir, o discurso no-ideolgico aquele que visa o preenchimento das lacunas pela procura da gnese do processo. Isto no significa que se deva contrapor ao discurso lacunar um discurso "pleno", mas sim a elaborao da crtica, do contradiscurso que revele a contradio interna do discurso ideolgico e que o faa explodir. " esse justamente o papel da teoria, que est encarregada de desvendar os processos reais e histricos dos quais se origina a dominao de uma classe sobre outra, enquanto a ideologia visa exatamente o contrrio, ou seja, a dissimulao dessa diferena ou a justificao dela". "Alm disso, a teoria estabelece uma relao dialtica com a prtica, ou seja, uma relao de reciprocidade e simultaneidade, e no hierrquica, como no discurso ideolgico. Explicando melhor: a prxis justamente a relao indissolvel teoria-prtica, de modo que no h agir humano que no tenha sido antecedido por um projeto, da mesma forma que a teoria no algo que produza independentemente da prtica, pois seu fundamento a prpria

prtica. Ns conhecemos as coisas na medida em que as produzimos, da toda teoria se tornar lacunar (e portanto ideolgica), sem o 'vaivm' entre o fato e o pensado."

P. 40: (Ideologia na escola)

Teorias reprodutivas: escola no como instrumento de equalizao, mas sim como instrumento reprodutor das diferenas sociais.

"Segundo Althusser, o Estado tem um aparelho repressivo (exrcito, polcia, tribunais, prises etc.) que assegura a dominao pela violncia, mas tambm se utiliza de outras instituies pertencentes sociedade civil (como a famlia, a escola, a igreja, os meios de comunicao, os sindicatos, os partidos etc.) a fim de estabelecer o consenso pela ideologia, e que por isso so chamados aparelhos ideolgicos de Estado".

P. 40/41: *Bourdieu e Passeron: violncia simblica: "doutrinao que fora as pessoas a pensarem e a agirem de determinada forma, sem perceberem que legitimam com isso a ordem vigente".

You might also like