You are on page 1of 2

Deciso da Justia pode bloquear Facebook no Brasil em at 48 horas Para evitar bloqueio, rede social precisa retirar do ar contedos

considerados
ofensivos que foram publicados contra homem suspeito de agredir animal em SP
Estado de Minas Publicao: 03/10/2013 17:44 Atualizao: 03/10/2013 17:59 O Facebook pode sair do ar no Brasil e, desta vez, a informao no fruto das correntes fakes que pedem que voc cole um texto em seu perfil para salv-lo. Trata-se, de fato, de uma deciso judicial da 1 Vara Cvel de Pinheiros, em So Paulo, que, caso no seja obedecida na prximas 48 horas, pode terminar com a suspenso da rede social de Mark Zuckerberg em terra tupiniquim. O imbrglio com o Facebook envolve a modelo Luize Altenhofen e seu co Ryng, da raa pitbull, supostamente agredido com barras de ferro por Eudes Gondim Junior, vizinho da moa. A confuso ganhou a web O caso envolve a modelo Luize Altenhofen (foto) e seu co aps a modelo relatar a violncia em seu Ryng, da raa pitbull, supostamente agredido pelo seu vizinho, perfil e criticar a alegao de legtima Eudes Gondim. Foto: Ze Paulo Cardeal/TV Globo defesa utilizada por Eudes, o que gerou uma avalanche de mensagens ofensivas contra o homem no rede social.

O cachorro da apresentadora foi hospitalizado aps ser agredido com uma barra de ferro. Foto: Arquivo Pessoal

Eudes Junior procurou a Justia e, desde abril deste ano, conseguiu que fossem retiradas do ar todas as URLs com comentrios ofensivos. Contudo, segundo consta no processo, depois de solicitar os links ainda em abril, o Facebook informou em 31 de julho que no responsvel pelo gerenciamento do contedo postado no site. " importante esclarecer que o Facebook Brasil no o responsvel pelo gerenciamento e do contedo e da infraestrutura do Site Facebook. Essa incumbncia compete a duas outras empresas distintas e autnomas, denominadas Facebook Inc. e Facebook Ireland LTD., localizados nos Estado (sic) Unidos da Amrica e Irlanda, respectivamente", relataram os advogados ao juiz Rgis Rodrigues Bonvicino.

Na deciso publicada nesta quarta-feira (2), Bonvicino entendeu que a afirmao "uma desconsiderao afrontosa soberania brasileira. uma desconsiderao afrontosa agravada pela notria espionagem estatal, oficial, do governo americano". Em suas consideraes, o magistrado lembra que "se o Facebook opera no Brasil, ele est sujeito s leis brasileiras" e destaca que, ao solicitar as URLs para poder remover as pginas, o Facebook acabou "confessando em consequncia seu poder de administrao de sua prpria rede social". Por fim, o juiz determinou que o "Facebook tem 48 horas de prazo para cumprir a ordem judicial, sob pena de ser retirado do ar, no pas todo, porque, ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um pas. O Facebook no um pas soberano superior ao Brasil".

You might also like