You are on page 1of 12

Por: J. A.

Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

ndice Introduo ................................................................................................................................... 3 1. Conceitos bsicos ................................................................................................................... 4 1.1. Educao .............................................................................................................................. 4 1.2. tica ..................................................................................................................................... 5 2. Educao como compromisso tico ....................................................................................... 5 2.1. Educao e tica .................................................................................................................. 6 2.2. Educabilidade, ensino e instruo ....................................................................................... 7 2.3. A escola ............................................................................................................................... 8 2.4. O papel do professor na educao como desafio tico ........................................................ 8 2.5. Educao como desafio tico do futuro ............................................................................... 9 2.6. Educao como compromisso tico igual a educao vida ............................................ 10 2.5.1. Educao cidadania...................................................................................................... 10 2.5.2. Educao e tecnologia .................................................................................................... 11 Concluso......11 Bibliografia ............................................................................................................................... 12

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

Introduo Falar de educao discernir sobre o cerne do processo de formao do homem em toda tua sua dimenso. trazer o que faz com que o homem seja homem. J falar de tica trazer a validao dessas aces do homem no seu dia-a-dia. O presente trabalho tem como tema: Educao como compromisso tico. Trazer esse tema trazer vrias reflexes desde o factor educacional assim como factor tico. Pela sua complexibilidade e pelas dimenses que o tema tratado torna-se inesgotvel na perspectiva aqui tratada. A reflexo desse tema, feita um nico captulo, com vista a boa compreenso foi subdivido em pequenos subttulos, dos quais conta as definies gerais de educao e tica, educao e tica: uma aproximao; escolar, desafios do professor, educao para cidadania e educao tecnolgica. Dizer que o tema tratado numa perspectiva contempornea e dos seus problemas. Tentando ilustrar os desafios de educao na formao do homem do presente com uma viso virada ao futuro. Se falar o homem uma das coisas mais complexas, j falar do que lhe guia mais complexo ainda. O presente trabalho da Cadeira de Fundamento de tica espelha o pensamento tico do filsofo contemporneo, alemo, Friedrich Nietzsche na sua Filosofia de Transmutao de todos valores. Para a realizao deste trabalho foi usado o mtodo de pesquisa bibliogrfico, que consistiu na leitura, resumo e comparao de vrias obras do autor assim como de outros que escreveram sobre o mesmo. Como enriquecimento, o trabalho conta tambm com notas de rodaps, que explica alguns termos especficos, cujo seu esclarecimento no foi possvel seu enquadramento dentro do corpo do trabalho.

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

1. Conceitos bsicos Educao como compromisso tico uma busca reflexiva quase interminvel pela sua abrangncia, isso devido aos problemas actuais contidas na educao e crise de valores que vivemos na contemporaneidade. Alm desses factores o prprio tema totalmente reflexivo e possuir infinitas abordagens. Como forma de contextualizar e situar o tema surge necessidade de apresentar os conceitos bsicos da educao e tica.

1.1. Educao Segundo MARQUES (s/d:36)1, educao processo de desenvolvimento e realizao do potencial intelectual, fsico, espiritual, esttico e afectivo existente em cada criana. Na perspectiva do mesmo autor, a educao pode tambm designar o processo de transmisso da herana cultural s novas geraes, mesmas definies encontramos em LIBNEO (1998:35), que define a educao como um processo de desenvolvimento da capacidade fsica, intelectual e moral da criana e do ser humano em geral, visando sua melhor integrao individual e social, j SCHMIED & KOWARZIK (1983:9) entende a educao como o conjunto dos processos, influncias, estruturas e aces que intervm no desenvolvimento humano de indivduos e grupos na sua relao activa com o meio natural e social, num determinado contexto de relaes entre grupos e classes sociais, visando a formao do ser humano. Essa definio de educao aproxima-se na qual que para o presente trabalho mais importa, a educao axiolgica2, que segundo MARQUES (s/d:36)3, a interveno pedaggica que visa a interiorizao progressiva dos valores, pelo educando. A educao axiolgica visa no s a tomada de conscincia e a interiorizao dos valores morais, mas tambm de outros tipos de valores positivos, como os valores estticos, lgicos, hedonsticos, vitais e instrumentais. Mas o que a tica?

MARQUES, Ramiro, Dicionrio breve de Pedagogia, 2 ed. A edio electronica no possui a data de publicao 2 De axiologia - do grego axios: digno de ser estimado, e logos: cincia, teoria. Axiologia refere a teoria dos valores em geral, mas especialmente dos valores morais, ou ainda, Filosofia dos valores.

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

1.2. tica Segundo ABBAGNANO (2007: 380), tica cincia da conduta; cincia pela qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem. Para JAPIASS & MARCONDES (2001:69), tica a parte da filosofia prtica que tem por objectivo elaborar uma reflexo sobre os problemas fundamentais da moral - finalidade e sentido da vida humana; os fundamentos da obrigao e do dever; natureza do bem e do mal; o valor da conscincia moral e mais, fundada num estudo metafsico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente vlidas. Diferentemente da moral, a tica est mais preocupada em detectar os princpios de uma vida conforme sabedoria filosfica, em elaborar uma reflexo sobre as razes de se desejar a justia e a harmonia e sobre os meios de alcan-las. Estudos recentes definem a tica como "a rea da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsdios para a soluo de seus dilemas mais comuns e ainda pode ser definida como a cincia que estuda a conduta humana e a moral a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.

2. Educao como compromisso tico O homem diferentemente de outros animais o nico que para sua sobrevivncia precisa de apreender do outro com a mais de vida para poder viver. Esse aprendizado graas a educao, que como j vimos engloba todos os sector de vida desde a tcnica ate ao espiritual. Mas tambm esse viver no isolado, vivido dentro de uma comunidade com regras e normas prprias que devem ser respeitados e essa comunidade est inserido no meio (cosmo) que tambm deve ser respeitado e dado direitos e deveres de uma forma equitativa com prprio homem, contracto natural (NGOENHA;1994:87), no qual o prprio homem assume a defesa e representante da natureza.

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

Para a efectivao deste outros aspectos, BATISTA (2005:252), defende a necessidade de uma interveno colectiva e pedaggica para a resoluo base da razo destes dilemas ticos contemporneo, que surgem como desafio ao desenvolvimento integral do homem e da propagao dos valores e promoo da humanidade e da cidadania com vista a um futuro promissor. Segundo a mesma autora, a educao do sculo XXI, deve discutir a autoridade social da escola no seio de uma sociedade de modo que seja educativa e solidria. Continuando ela defende a escola como uma instituio social onde, de forma privilegiada, se promove, ou se deveria promover o direito universal ao rosto, que se expressa em possuir a capacidade de se expressar, de exibir a sua face, de mostrar a sua personalidade. Tal direito se desenvolve a partir da capacidade do sujeito para participar na vida em comum na condio de sujeito de liberdade.

2.1. Educao e tica Desde o inicio da hominizao que inicia tambm a educao, o ser o humano passa a apreender com os mais velhos o manusear os instrumentos de trabalho, mas no s, apreender os modos de como conviver com os outros, o seu lugar e atribuindo valor aquilo que faz parte do homem individua como na sociedade. ORTEGA & GASSET citados por JOHANN, (2009:19), afirmam que o homem o nico ser deste planeta que no recebe a vida pronta e acabada, diferentemente dos demais seres. Recebe apenas uma mera possibilidade de existir e sua grande tarefa ser a sua prpria construo, a sua prpria fabricao. Continuando os mesmo autores afirmam que o seu ser se constitui fundamentalmente naquilo que ele ainda no . Sua vida se constituir permanentemente num contnuo vir a ser, ou seja, num projecto continuado de ser. Esse vir a ser parte do aprendizado a partir da aco pedaggica. Pode-se afirmar que a educao a possibilidade de ser diferente, de ser mais, de ser melhor e de se apresentar de forma ilimitada. O ser diferente, ser mais e ser melhor so tarefas que implicam comprometimento tico e ao mesmo tempo fundamentalmente tarefas educativas. A construo de um ser humano pleno sugere a incluso de dimenses ticas em seu desenvolvimento. Esse desenvolvimento pressupe sempre a educao, que por sua vez, implicar um processo amplo de transformao e desenvolvimento do ser humano, em toda a Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

sua pluridimensionalidade. Sendo assim, a educao s se realiza quando forem mobilizadas todas as potencialidades humanas de um ser bio-psico-social (JOHANN, (2009:19), de modo a avanar no desenvolvimento de suas potencialidades. Neste sentido, a educao no pode ser apenas entendida e exercida somente como um processo de acumulao de informaes, ou seja, como um processo de ensino, uma vez que sem valores ticos morais no participa do processo da humanizao, mas do processo electrnico que significa o simples armazenamento e processamento de informao sem dimenso de educabilidade.

2.2. Educabilidade, ensino e instruo Para JOHANN (2009:19) ensinar, embora faa parte do processo de educar, no significa, por si s, um processo educativo, assim como um treinamento leva necessariamente educabilidade humana. O ser humano, segundo este autor, no pode ser reduzido apenas a um mero repetidor de aces irreflectidas, no assimiladas e executadas apenas mecanicamente. O ser da educao fazer referncia a um processo amplo, completo, profundo e altamente comprometido com a mobilizao de todas as potencialidades humanas. S desta forma teremos somente um ser humano educado na medida em que ele crescer e for melhor sob todos os pontos de vista. A educao, na sua essncia mobiliza as mltiplas dimenses de um ser biolgico, social, espiritual, intelectual, psicolgico, material, esttico, tico. Nesse sentido, que h possibilidade de se falar em educao e tica. Desta feita a educao supera a mera instruo4 e ensino5. Toda educao deve ser baseada na reflexo sobre os valores e por sua vez essa reflexo s possvel na base da educao. Dai que a educao e tica so elementos inseparveis e ao mesmo tempo inconfundveis. Isso deve-se ao facto de que a educao um fenmeno social e no uma fora isolada, assim como no se pode falar da tica isoladamente.

a formao intelectual e de desenvolvimento de capacidade cognitivas mediante o domnio de certo conhecimento programado e sistematizado 5 O ensino uma forma sistemtica de transmisso de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas Transmisso de conhecimentos, informaes ou esclarecimentos teis ou indispensveis educao ou a um fim determinado; instruo

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

2.3. A escola Para JOHANN (2009:19), a escola tem o compromisso de promover valores como o respeito pelo tempo do outro, a sensibilidade, a pacincia, a ateno, a escuta sem esquecer que a noo de proximidade pressupe o reconhecimento da distncia absolutamente intransponvel que nos separa da outra pessoa. Segundo BATISTA (2005:252), a escola deve ser entendida como espao de relao e de comunicao, possuidora de alma, de identidade e de rosto, que aborda o dever de antecedncia, o dever de autoridade, da tica, dando a cada ser humano a capacidade de aprender, para desenvolver continuamente, possibilitando o processo de desenvolvimento do ser humano.

2.4. O papel do professor na educao como desafio tico No pensamento de JOHANN (2009:40), os profissionais da educao da nossa poca so caracterizados por ser trabalhadores assalariados devido a decadncia econmica e com o mau salrio que recebem, passando sociedade uma imagem de revolta de baixa auto-estima, seguida de uma auto-imagem sofrvel e por fim o mal-estar generaliza. Com os vrios problemas educacionais que o mundo atravessa, a destacar a tecnicizao globalizada enraizar uma prtica educativa que desvaloriza o ser humano, cuja sua educabilidade baseada nos factores econmicos e no humanos. Como consequncia escolarizao sendo o principal meio de incluso social, vai desmoronando rapidamente e a desiluso educacional vai se tornando generalizada. A educao como desafio tico um convite para uma reflexo sobre os problemas ticos presentes, as falhas da educao no passado que levaram o surgimento dos problemas actuais. Deste modo um convite para olhar o futuro desejado de modo que se forme tambm o homem desejado para reinar esse futuro, no se esquecendo que o nosso sculo o mais criticado ao se tratar aos valores ticos humanos e do eco sistema em geral.

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

JOHANN (2009:19) convida os educadores a olharem o futuro como tempo do outro que se conjuga plural e que se delineia j no presente. Segundo ele, o professor no exerccio da prtica profissional deve saber o que fazer, de modo a ter uma aco boa, justa, virtuosa. Ele deve pautar e se guiar no bem, na justia e a verdade, ou seja, o professor deve guiar-se do seu quadro deontolgico. Em suma pode-se afirmar que cabe ao professor sustentar uma arte da relao que emerge da responsabilidade para com o outro, que lhe permite ser herdeiro de uma tradio, de uma cultura e de um patrimnio, no sentido de herana dos valores da histria e da cultura (idem).

2.5. Educao como desafio tico do futuro Os problemas ticos actuais levam a educao a reconhecer o futuro como um tempo de desafio, difcil, incerto e violento; o qual nos convida a reflectir sobre a responsabilidade social da escola numa sociedade educativa; dos valores que devem guiar a promoo da cidadania no sculo XXI; Do significado do ensino, da aprendizagem em contexto escolar; dos imperativos da pedagogia escolar com os imperativos da pedagogia social e sobre tudo das tarefas, ou papis, devem ser atribudos aos professores. Mediante a crise de valores da contemporaneidade cabe a educao superar a crise do futuro que parece ameaar hoje a vida social. Segundo JOHANN (2009:19) o homem sem o futuro, o presente fica mais pobre e, em certa medida, ameaado, da a educao deve ter um carcter de doao dos princpios de uma racionalidade comunicativa, dialgica, cooperativa e interdisciplinar, bem como o respeito pela singularidade de cada situao que trazem determinadas exigncias da vida em comum. A concepo do outro e a noo de que a liberdade comea com a entrada de outras pessoas na esfera do nosso existir so fundamentais em seu pensamento. Na mesma perspectiva, a educao tem a tarefa especfica de desenvolver a responsabilidade da pessoa em honrar sua presena no mundo, a aprender durante a vida e com a vida, como que o universo escolar deve ser respeitado e valorizado no contexto de uma sociedade educativa e nisso, a escola chamada a reinventar-se na inteirao dinmica com uma sociedade contempornea. Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

2.6. Educao como compromisso tico igual a educao vida A educao na sua tarefa tica, uma educao vida, que consiste na vida do eu, do outrem e do cosmo. Assim sendo o homem deve ser munido de ferramentas para transformar a natureza em benefcios dele prprio, do outrem e do cosmo. Assumindo suas consequncias e evitando erros do passando. Assim estar garantindo a vida das do futuro e envidando o seu auto-extermnio. Dos problemas actuais inerentes a vida so vrios e todos eles importante, contudo cabe nesse trabalho tratar de dois que so mais cruciais: a educao cidadania e a educao tecnolgica.

2.5.1. Educao cidadania Sendo a tica o modo pelo qual a responsabilidade moral se relaciona com a liberdade e com o determinismo natural aos quais nossos actos esto sujeitos. A tica a teoria acerca do comportamento moral dos homens em sociedade. Para PEQUENO (s/d:3), a construo de uma cidadania moral depende dos interesses colectivo e da vontade de cada um. Esses interesses so factores que determinam a vida em sociedade. Esses dois factores baseiam-se nos fundamentos da religio, da poltica, do direito, da economia, da cincia criados pelos sujeitos histricos. A cidadania o resultado da concordncia de todos esses factores. So direito da cidadania o direito ao voto, liberdade de expresso, sade, educao, ao trabalho, locomoo, alimentao, habitao, justia, paz, a um meio-ambiente saudvel, felicidade, dentre outros (idem). Contemporaneamente, a escola deve promover uma educao que desenvolva no aluno o compromisso consigo mesmo e com o social, trabalhando os contedos de forma que se desperte no aluno um dilogo interior e constante que conduza ao exerccio da escolha do caminho a seguir e conduza ao exerccio da cidadania. Para que a cidadania seja efectivamente exercida, entra o factor educao, educao cidadania o exercer seus deveres e direitos de modo justa, ou seja, a educao tem a misso de educar o homem para a vida social saudvel para a vida presente assim como projeco das futuras geraes, superando a crise tica que se vive na contemporaneidade. Nesse contexto a Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

escola pode e deve promover valores inerentes ao ser social no processo educativo, tais como o respeito por si prprio e pelos outros e a tolerncia, fundamentais convivncia democrtica numa sociedade.

2.5.2. Educao e tecnologia O conhecimento adequado ao paradigma tecnolgico segue os valores preconizados pelo Positivismo, marcado por uma racionalidade objectiva e quantitativa. A contemporaneidade a prtica educativa tem dado maior importncia ao desenvolvimento tecnolgico e a outras cincias exactas. Mas o percurso dos avanos tecnolgicos tem mostrado uma face negra no progresso da humanidade, ao extrapolar os dignos humanos e tem baseado no factor econmico. NGOENHA (1994:31) afirma que a tcnica hodierna no aceita nenhum juzo nem nenhuma limitao, julga-se a si mesma segundo o paradigma moral da eficincia. Que leva a no observncia dos mais elementar valores do homem, que podemos destacar: o mau da engenharia gentica, a legalizao de aborto, a proliferao de barrigas de aluguer a poluio desenfreada do ecossistema e extermnio dos recursos naturais, as guerras mundiais, uso de armas qumicas e mais. De outro lado com o constante avano da tcnica o mundo vive o surgimento de novos valores, que segundo RUSS (1999:135), tica aplicadas, ou ainda, a meta moral. Essa tica vem tentar responder aos problemas actuais da tcnica e dos valores em geral, que surge nunca poca sem referncias ticas, falncia de sentido, niilismo e um elevado individualismo guiada pelo liberalismo econmico, onde o que importante acumulao do capital. Nesse conflito, NHGOENHA (1994:31), apela uma inverso da concepo tecnolgica vigente, onde o homem se serve da tcnica e que a mesma tcnica seja o meio e no o fim da aco humana. No referente a tcnica, outro elemento preponderante de salientar a ecologia, o nosso meio. SERRES citado por NHGOENHA (1994:31), apela a realizao do contracto natural, no qual o ambiente representado pelo homem tem seus direitos e deveres e passa ser respeitado de igual forma como o homem deseja ser tratado. O desafio da educao de transmitir uma tecnologia que respeita e valorisa o ser humano e do ecossistema onde se encontra como ser vivente e garantir que as futuras geraes use a tecnologia de uma forma valorativa e sobre tudo como meio e no como o fim de suas aces. Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

Concluso A educao de uma forma sumaria a prpria vida do homem. Uma vez que a educao determina e condiciona toda vida do homem e vai acompanhando seu desenvolvimento. Olhando o processo da humanizao, pode afirma-se que a educao foi o elemento base de toda evoluo e desenvolvimento. A educao torna-se factor chave da vida do homem por si s englobar todas as esferas que fazem parte indispensvel da vida humana e do processo do seu desenvolvimento. Orientando e proporcionando os rumos que o homem pode e deve desenvolver. Contudo ao longo da histria, esta educao foi negada algumas de suas esferas o que levou a certos crises e uso inadequado da razo, no exemplo de crise de valores que temos, acompanhada por grandes avanos cientficos que na maioria da vezes no tm observado as bases ticos do homem e cosmo em geral. Assim sendo, podemos concluir que a educao como compromisso tico a conjugao racional pedaggica e orientao do ser humano a uma vida digna, virtuosa com vista ao melhoramento do presente e para um futuro de gerao saudvel. Que para sua efectivao disso, entra o factor pedaggico para proporcionar ao homem modos e hbitos de modo de convivncia e preservao tico do futuro, ou seja, deve-se educar eticamente para convivncia hoje e para um futuro prevenido de erros do presente.

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

Por: J. A. Macucua / Estudante: Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia

Bibliografia ABBAGNANO, Nicola, Dicionrio de Filosofia. 7 ed. So Paulo, Livraria Martins Fontes Ltda, 2007. BATISTA, Isabel. Dar Rosto ao Futuro: a Educao como Compromisso tico. Porto, Profedies, 2005. JAPIASS, Hilton & MARCONDES, Danilo. Dicionrio Bsico de Filosofia: Rio de Janeiro, 3 ed., Jorge Zahar Editor, 2001. JOHANN, Jorge Renato. Educao e tica: em busca de uma aproximao. Porto Alegre, Edipucrs, 2009. MARQUES, Ramiro. Dicionrio breve de Pedagogia. portugal, 2 ed. NGOENHA, Severino Elias. O Retorno do Bom Selvagem. Maputo, Edies SalesianasPorto, 1994. PEQUENO, Marconi. tica, Educao e Cidadania. Paraba, Universidade de Montreal. RUSS, Jacqueline. Pensamento tico Contemporneo. So Paulo, Paulus, 1999.

Email: macuacua@hotmail.co.uk Facebook/ Black J. A. Mac

You might also like