You are on page 1of 34

Introduo s Redes Industriais_Aula 1

Disciplina:
Redes de Computadores Professor: Prf.Msc. Wellington Lima. Email:wjlima@prof.iesam-pa.edu.br

Sumrio
Conceitos fundamentais computadores:[1]
1.Redes de computadores; 2.Conectividade 3.Enlace. 4. N. 5. Topologia de redes. 6.Protocolos de comunicao. 7.Equipamentos de interconexo. 8.Barramento de campo.

de

redes

de

9.Arquitetura de rede.
10.Desempenho de rede. 11.Meios fsicos. 12.Exerccios de fixao

Redes
Uma abordagem comparativa:
O que a figura descreve?
O que seria Um n na REDE?

O que seria Um Enlace?

Redes
Uma abordagem comparativa:
O que a figura descreve?

O que seria a topologia da rede?

Esta rede tem um Firewall?

O que seria a topologia do tipo barramento, estrela ou anel?

Conceitos fundamentais de redes de computadores


Componente de Rede: computadores, switches, hub, bridges, roteadores etc... Enlace: Ligao entre dois elementos de uma rede, normalmente, quando se fala em enlace, refere-se a enlace fsico porm o termo pode ser usado num contexto virtual e formar um enlace lgico.

N: Uma rede de computadores um conjunto de dois ou mais dispositivos (tambm chamados de ns). quando falamos em componentes de rede, nos referimos eles como ns.
Topologia de redes refere-se a forma como cada computar est interligado em rede. Pode ser definida de duas maneiras: Topologia Lgica e Topologia Fsica. Topologia Fsica: a maneira como os cabos conectam fisicamente os micros. Topologia Lgica: a maneira como os sinais trafegam nos cabos e na placa de rede.

Topologia Fsica
Normalmente podem ser definidas de 3 tipos: Em barramento (difuso), em Estrela ou em Anel (Token Ring), ou alguma combinao delas. Topologia de Rede em Barramento: Cada um dos dispositivos da rede conectado a um cabo principal conhecido por backbone (espinha dorsal). Esse tipo de topologia tem sido descontinuada em redes de computadores corporativos, pois apesar da simplicidade de sua instalao, possui srias limitaes de desempenho e, caso haja interrupo em algum ponto, toda a rede se torna inoperante. Para as redes industriais esta topologia muito confivel, salvo o problema do rompimento do cabo. A figura a seguir apresenta este tipo de rede:
Ambiente Corporativo

Ambiente Industrial

Topologia Fsica
Topologia de Rede em Estrela: Cada um dos dispositivos da rede conectado a um ponto central. Esse dispositivo, geralmente um hub ou um switch, encarrega-se de distribuir os sinais entre os demais micros. A manuteno desse tipo de rede rpida e bastante simplificada. Havendo problema em um dos segmentos, somente ele ficar inoperante. Se toda a rede ficar inoperante, muito provavelmente o concentrador (hub ou switch) o componente problemtico ou o computador Central (para o caso da rede industrial. A figura a seguir ilustra uma rede desse tipo:

Ambiente Corporativo

Ambiente Industrial

Topologia Fsica
Topologia de Rede em Anel: A Topologia em anel consiste na ligao seqencial fechadas entre todas as estaes de trabalho da rede. Para colocar uma mensagem na rede, a estao de origem deve enviar a sua estao seguinte uma mensagem. Essa mensagem lida pelas estaes seguintes, que vo repetindo at que a determinada estao a retire da rede. As figuras a seguir ilustram uma rede desse tipo:

Ambiente Industrial

Ambiente Corporativo

Comparao entre topologias


Topologia Vantagens
Estrela
Mais tolerantes a falhas, fcil de instalar usurios, monitoramento centralizado, maior taxa de transmisso.

Desvantagens
Maior custo de instalao

Anel

Razoavelmente fcil de instalar, Se uma estao pra, todas requer menos cabo, desempenho param, h dificuldade em uniforme. isolar os problemas. Simples e fcil de instalar, necessita de menos cabos, fcil entendimento, dados trafegam em dois sentidos; A rede fica mais lenta em perodos de uso intenso, h dificuldades em isolar o problema.

Barramento

Vide detalhes em [3].

Pensando sobre Redes de Computadores


Conectividade:
O que voc entende como conectividade entre um conjunto de computadores? Existem redes privadas que limitam o nmero de maquinas que esto conectadas? O que so redes de computadores que admitem o desafio da escalabilidade, voc poderia citar um exemplo?

Conceitos Fundamentais de Redes de Computadores


Conectividade: Avalie estas imagens

* ISP: Internet Service Proveder

Conceitos fundamentais de redes de computadores


Definio de Conectividade.
Segundo o dicionrio Michaelis: Capacidade de um dispositivo de se conectar com outros dispositivos e transferir informao. Segundo o livro [2] a conectividade na sua forma mais simples formada por uma ligao fsica, normalmente utilizando um cabo UTP com pares tranados. Para este caso tambm chamados de enlace ponto a ponto. Quando o enlace envolve mais de dois computadores (ns) chamado de enlace multiponto, um exemplo so as redes locais LAN (Local Area Network) do tipo Ethernet.

Conceitos Fundamentais de Redes de Computadores


Enlace definido como: Ligao entre dois elementos de uma rede, normalmente, quando se fala em enlace, est-se falando em enlaces fsicos porm o termo pode ser usado num contexto virtual e formar um enlace lgico.
Podem ser limitados a um par de ns (enlace ponto a ponto, ou por acesso mltiplo, este acesso normalmente limitado em tamanho.

Conceitos Fundamentais de Redes de Computadores


Vamos pensar:.
Como ficaria uma rede se cada computador fosse ligado diretamente, ou seja, um ao outro por um meio fsico comum?

Conceitos Fundamentais de Redes de Computadores


Vamos pensar: Qual a soluo?
Qual este dispositivo? Tambm um n?

1- Pesquise na Internet o que so redes comutadas? 2- O que so redes de comutao de circuitos e de comutao de pacotes?

Conceitos Fundamentais de Redes de Computadores


Redes Comutadas de Pacotes.
Neste tipo de redes os ns enviam blocos de dados discretos um para o outro. Estes blocos de dados so chamados de pacotes ou mensagem. Normalmente utilizam uma estratgia chamada ARMAZENAR E ENCAMINHAR.
Vamos Pensar? Qual o dispositivo que conecta cada Host (computador)?

Vamos Pensar? Qual a funo deste dispositivo, ele um n?

Conceitos Fundamentais de Redes de Computadores


Redes Comutadas de Pacotes.
Roteadores ou Gateway
So dispositivos que interligam duas redes de computadores, tem funes muito parecidas com os switches, ele encaminha mensagens de uma rede para a outra.
O Roteador Cada n precisa ter um endereo, para identificar com quem deseja comunicar. Se os ns de envio e recebimento no estiverem conectados diretamente, ento o switches e os roteadores da rede utilizam esse endereo para decidir como encaminhar a mensagem para o destino, estes procedimentos so chamados de ROTEAMENTO.

Equipamentos de rede
Switch

Roteadores

Compartilhamento econmico de Recursos.


Vamos Pensar?
Como fazer com que todos os hosts que precisam se comunicar compartilhem a rede, especialmente se todos quiserem se comunicar ao mesmo tempo? Como vrios hosts, compartilhando o mesmo enlace, podero utiliz-lo ao mesmo tempo?

Compartilhamento econmico de Recursos.


Multiplexao
Significa que um recurso do sistema compartilhado por vrios usurios do sistema

Demultiplexao:
o processo inverso da multiplexao, ele reordena os pacotes para serem entregues aos hosts correspondentes:

Compartilhamento econmico de Recursos.


Pesquise na internet o que o mtodo STDM Synchronous Time- Division Multiplexing e descreva como este mtodo funciona, explique suas limitaes e desvantagens.
Pesquise na internet o que vem a ser o mtodo FDM Frequency Division Multiplexing e descreva como este mtodo funciona, explique suas limitaes e desvantagens. Pesquise na internet o que vem a ser o mtodo de multiplexao estatstica e descreva como este mtodo funciona, explique suas limitaes e desvantagens. Pesquise na internet o que vem a ser um congestionamento de pacotes na rede de computadores, explique sua viso relacionada a operao de um switch?

Voc pode utilizar o livro [1] para responder a estas perguntas.

Suporte para servios comuns.


Como seria se cada aplicao tivesse que prover todos os recursos para realizar uma comunicao? Qual funcionalidade os canais precisam oferecer aos programas de aplicaes?
1- A rede precisa de segurana com relao a privacidade? 2- Os pacotes entregues precisam estar na mesma ordem em que foram enviados? 3- A entrega dos pacotes precisam ser entregues no tempo especificado, no pode ter atraso? 4- aceitvel que algumas mensagens no consiga chegar a seu destino?

Suporte para servios comuns.


Uma das aplicaes admitidas em qualquer rede um programa de acesso de arquivos, como FTP (File Transfer Protocol) ou NFS (Network File System). Necessidades de uma aplicao de vdeo:
Os pacotes de vdeo precisam estar sincronizados com as mensagens de voz. Alguns pacotes podem ser perdidos sem prejudicar o envio da mensagem. Pode ser que seja necessrio incluir algum recurso de software para garantir a privacidade da mensagem. Pode ser que seja necessrio incluir mais algum recurso para oferecer suporte multicast ou broadcast.

Quais as necessidades de uma rede industrial?

Suporte para servios comuns.


O que um protocolo?
A figura a seguir exemplifica uma comunicao entre dois seres humanos (solicita de informaes sobre horas) e outro realizando uma comunicao entre dois hosts. Discuta com seu colega como as comunicaes se realizam.

Suporte para servios comuns.


O que um protocolo de comunicao?
Segundo o dicionrio Aurlio: Conjunto de regras, padres e especificaes tcnicas que regulam a transmisso de dados entre dois computadores por meio de programas especficos, permitindo a correo de erros.

Fonte: http://www.perto.com.br/ful_corban.htm

Arquitetura de Rede
Camadas e Protocolos:
Exemplo de um sistema de rede em camadas.

Sistema em camadas com abstraes alternativas disponvel em determinada camada. Ex:Cana de solicitao e Resposta e o canal de fluxo de mensagens.

Arquitetura de Rede
Camadas e Protocolos:
Interface de servios par a par. Exemplo de um Grafo de Protocolos. O que voc entende como um grafo de protocolos?

OBS: O conjunto de regras que governam a forma e o contedo de um grafo de protocolos denominado de arquitetura de rede [1].

Arquitetura de Rede
Encapsulamanto:
As mensagens de auto nvel so encapsuladas dentro das mensagens de nvel inferior.

Arquitetura de Rede
Arquitetura OSI (Open Systems Interconection):
Normalmente lana seus padres em conjunto com a ITU (International Telecommunications Union).
O modelo OSI (Open System Interconnection) da ISO (Internatational Standards Organization) foi criada para tratar da interconexo de sistemas abertos. Este modelo composto de sete camadas com funes bem definidas. Vantagens: Os protocolos de cada nvel tratam como se conversassem na horizontal, como se estivessem fisicamente conectados. Os protocolos das camadas no precisam se preocupar com que as camadas inferiores fazem com os dados. Com exceo da cada mais inferior (camada fsica) todas as outras camadas podem ser implementadas em software.

O modelo OSI
Camadas Portugus
7 Aplicao

Ingls
Aplication

Responsabilidade
Utilizao da Rede (servios). Define um protocolo pelo qual as aplicaes podem interoperar. Formatao e codificao de Dados. Alocao de recursos para a aplicao e sincronizao

Exemplo
Assunto a ser tratado, File Transfer Protocolo (FTP) Linguagem comum, verifica se um inteiro possui 16,32 ou 64 bit Enquanto um fala o outro escuta, une os fluxos de transporte de audio e video. Central telefnica

Apresentao

Apresentation

Sesso

Session

Transporte

Transport

Transferncia de informaes (Canal Processo a Processo) Transportando as mensagens. Roteamento de informaes entre os ns (roteamento de Pacotes) Estruturao, acesso e checagem de erros, Respons: drivers de dispositivos (Montagem do Fram)_ Transmisso de dados binrios atravs do meio de comunicao

3 2

Rede Enlace

Network Data Link

Sistema de comunicao Converso da voz em sinal modulado

Fsica

Physical

Sinal eltrico e linha telefnica, bit brutos)

O modelo OSI
Camada Fsica: Camada voltada para a interconexo fsica dos equipamentos de redes. Engloba placas e equipamentos de redes, conectores e cabos. Se preocupa em como os bits de dados sero transmitidos e no com o que eles significam. o meio de transmisso de bit brutos. Camada de enlace: Esta camada tambm conhecida como Link de dados. Ela a responsvel por criar quadros e clulas e verificar erros de transmisso. Os switches atuam nesta camada. Tambm responsvel em evitar que transmisses rpidas sufoquem receptores lentos. Camada de rede (endereamento): Cuida das rotas que os dados devem seguir e controlam o congestionamento dos meios de transmisso quando existirem, os roteadores atuam nesta camada. Camada de transporte (comunicao fim a fim): Tem como principal funo garantir uma transferncia de dados segura e econmica entre a origem e o destino. Esta camada liga as camadas de baixo nvel s camadas de alto nvel e vice-versa, sendo que as camadas de baixo nvel so 1, 2 e 3 e as de alto nvel so 5, 6 e 7.

O modelo OSI
Camada de sesso (ao remota): Trata de sincronizao entre mquinas para transferncia de dados longas. Possibilita que a transmisso de um arquivo seja reinicializado mesmo que a conexo entre as camadas inferiores tenham sido interrompidas a horas ou dias. Camada de apresentao (Interpretao de dados): Esta camada faz a compactao e descompactao dos dados. Alm disto tambm pode fazer criptografia dos dados. Esta camada permite a alterao dos dados, de acordo com a codificao padro da maquina. que em maquinas diferentes, dados iguais podem ser interpretados de forma diferente. Camada de aplicao (compatibilidade de aplicaes): a camada que faz a comunicao entre os protocolos e os aplicativos. a camada que mantm o contato com o usurio, quando houver.

Exerccios
Responda a lista 1 do curso de redes, postada na rea do curso, no moodle.

Bibiografia
[1] PETERSON, LARRY L. e DAVIE, BRUCE S. Redes de Computadores, uma abordagem de sistemas 3 edio, Ed. Campos, Elsevier Science (USA) 2004. [2] KUROSE, J. F. e ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet, uma nova abordagem. So Paulo 2010.

[3] Albuquerque, P.U.B. e Alexandria, A.R. Redes Industriais, aplicaes em Sistemas Digitais de Controle Distribudo. Ed. Ensino Profissional, So Paulo 2009.

You might also like