You are on page 1of 20

Metalurgia do P Vantagens da MP:

Permite as mais variadas combinaes de elementos qumicos (ligas) e consequentemente microestruturas Prov controle da porosidade, adequadas para aplicaes como filtros (baixssima densidade) at componentes com densidade terica da liga (Bielas); Compsitos (metais reforados com cermicos, SMC...); Habilidade de formar conjuntos utilizando peas sinterizadas com formas e/ou composies diferentes. Pode ser usada para ligas que possuem temperaturas de fuso elevadas; Melhores tolerncias dimensionais; Pode introduzir porosidade no material, cuja intensidade pode ser controlada, o que desejvel em algumas aplicaes, tais como em mancais auto-lubrificantes. -Econmicas: Um componente sinterizado com qualidade comparvel a um fundido ou trabalhado normalmente mais barato que estes. M/P tipicamente usa mais de 97% da matria prima original na pea acabada; Produz peas com excelente acabamento superficial; M/P adequada a componentes com alto volume de consumo (permite automao), com formas intrincadas, com tolerncias dimensionais fechadas; Apresenta consistncia de processo (alto Cpk), e consequentemente baixo scrap; Peas sinterizadas tem bom desempenho em aplicaes crticas de longa durao.

Desvantagens da MP:
A produo de p de alto custo; necessria a realizao de um tratamento trmico aps a compactao.

Aplicaes de peas feitas com a MP:


- Metal duro e aos ferramenta: Pastilhas para usinagem, ferramentas de corte

- Peas estruturais em ao sinterizado (motor, cmbio, motor de partida, levantadores de vidro, amortecedores, etc...) - Compressores hermticos - Pistes, Placas de Vlvula, Bielas e Contrapesos, discos de embreagem, pastilhas de freio - Mancais auto-lubrificantes fabricados em bronze sinterizado - Contatos eltricos, escovas, materiais de frico, filtros sinterizados, moldagem por injeo - Componentes cermicos: Corpo de velas, isoladores eltricos, aplicao contra desgaste e corroso

P metlico Mtodos de Produo


Moagem: aplicado a materiais friveis (Cu-Al,Al-Mg,Ni-Fe) e para reduzir ps a partculas menores. Condensao: combina dois processos qumicos, condensao e reduo. Evaporao do xido do metal (por ex. ZnO) Reduo do xido evaporado e condensao do metal em forma de p (por ex. Zn) Decomposio Trmica: Mtodo Carbonila Preparao da carbonila do metal na forma esponjosa (por ex. Fe(CO)5, Ni(CO)4 Passagem do gs CO pela carbonila a altas temperaturas e presso Decomposio da carbonila pelo abaixamento da presso mantendo a temperatura elevada. Produto: Partculas quase esfricas com dimetro de 0,0110m de alta pureza. Reduo: Moagem do xidodo metal sob condies controladas de temperatura e presso em atmosfera redutora (por ex. W, Mo, Fe, Cu, Ni, Co) Eletrlise: Precipitao de ps de metais por precipitao eletroltica de solues (por ex. Cu, Fe, Ni, Sn, Ag, Pb) Atomizao: Metal fundido atomizado pela coliso com um jato de outro fluido (gs ou gua). O resfriamento rpido obtendo-se os benefcios micro estruturais da solidificao

rpida (minimizao das segregaes, homogeneidade composicional, estrutura refinada). Atomizao a gua: Presso: 3,5 21 MPa Velocidade: 40 150 m/s Tamanho da partcula: 75 200 m Forma de partcula: irregular e superfcie rugosa Taxas de resfriamento: 102104K/s Materiais: Aos ferramentas, aos com baixo teor de liga, cobre, estanho. Ps de Fe, Ao, Sn, Pb, Cu, Bronze, Lato, etc.

Atomizao a gs: Presso: 1.4 4.2 MPa Gs: Nitrognio, argnio Velocidade do gs: 50 500 m/s Tamanho da partcula: 50 -150m Forma da partcula: liso e esfrico Taxas de resfriamento: 102103k/s Material: superligas, aos com alto teor de liga, ligas de alumnio.

Caracterizao Tecnolgica
Diversas caractersticas das matrias primas influem no comportamento dos ps durante o seu processamento como tambm nas qualidades finais do produto sinterizado. Tamanho e distribuio de tamanho das partculas Forma da partcula e porosidade Superfcie Especfica Empacotamento, densidade e porosidade Atrito interpartculas e caracterstica de escoamento Composio qumica e filme superficial

Mistura e Homogeneizao
Para alcanar os resultados desejados na compactao e sinterizao, os ps metlicos devem ser misturados e homogeneizados, isto , mistura e homogeneizao de partculas de um mesmo metal ou liga com diferentes tamanhos de partculas e/ou de diferentes composies qumicas.

Aditivos: Lubrificantes, tais como esterearato de zinco e de alumnio, em pequenas quantidades para reduzir o atrito entre partculas e entre partculas e a parede da matriz. Ligantes, para em certos casos, alcanar a resistncia mecnica a verde necessria para a manipulao das peas compactadas. Defloculantes, os quais inibem a aglomerao dos ps para manter as boas caractersticas de escoamento durante a alimentao da matriz no processo de compactao.

Ps Manuseio
-Embalagem: Feita em tambores, sacaria ou big-bag. -Transporte: Proteo contra intempries e maresia. -Armazenagem: Manter em local seco e com a embalagem sempre fechada

Compactao
- Uma quantidade controlada do p misturado alimenta a matriz, pela ao da gravidade, e ento compactado. - A compactao do p produz um molde compactado (Green compact) que, com uma tcnica convencional de prensagem, tem o tamanho e o formato final da pea quando ejetado da prensa. - Tcnicas de compactao tpica utilizam matrizes rgidas, colocados em prensas mecnicas ou hidrulicas.

- A maneira como compacta-se o p influencia na distribuio da densidade ao longo da pea.

You might also like