You are on page 1of 8

Conhea 7 pais de tecnologias que mudaram o mundo

Por Redao Olhar Digital - em 11/08/2013 s 09h00

(Foto: Reproduo)

Este domingo, 11 de agosto, o dia dos pais. Dia de agradecer queles que so responsveis por tudo o que temos e nos tornamos. Na tecnologia, os pais so as pessoas que desenvolveram e tiveram o "estalo" inicial para criar alguma coisa nova, que revolucionaria o mundo. Listamos abaixo alguns dos nomes que mudaram o planeta com seus "filhos". Confira:

Eletricidade

A eletricidade uma fora da natureza e o homem sempre tentou controlar esta potncia. O ttulo de pai da eletricidade como conhecemos hoje, no entanto, fica para o Nikola Tesla, que criou a corrente alternada, que permitiu a distribuio mais ampla de eletricidade e possibilitou a difuso do fornecimento de energia domstica. Sua inveno foi alvo de uma disputa histrica com o rival Thomas Edison, criador da corrente direta, que j estava estabelecida no mercado. Contudo, o tempo tratou de mostrar que a tecnologia de Tesla era mais eficiente e, por isso, prevaleceu. Sem o desenvolvimento da eletricidade proporcionado por Tesla, seria praticamente impossvel imaginar a evoluo da tecnologia ao ponto em que chegamos hoje.

Telefone

H controvrsia sobre o ttulo de pai do telefone. Por muitos anos, o nome do americano Alexander Graham Bell foi citado como autor do inveno, mas nos ltimos anos, o italiano Antonio Meucci tem ganhado reconhecimento por sua criao. O fato que Graham Bell recebeu antes a patente pelo aparelho, mas Meucci criou o primeiro dispositivo que funcionava de forma semelhante, chamado de teletrofono. Ambos, na verdade, dividem as glrias de desenvolverem a tecnologia. Como a internet foi uma evoluo direta da telefonia, seguro dizer que voc provavelmente no estaria lendo este texto sem suas contribuies.

Rdio

Devido ao celibato, padres catlicos no costumam ser lembrados no dia dos pais. No o caso do padre Roberto Landell de Moura, considerado o Pai Brasileiro do Rdio. O gacho, nascido em 1861, tambm era um fsico, e se tornou conhecido por realizar a primeira transmisso sonora por ondas de rdio. Mesmo nunca tendo apoio com sua inveno em vida, Landell de Moura acabou entrando para o seleto grupo de heris da ptria. Ele realizou a transmisso dois anos antes de Guglielmo Marconi, que tambm lembrado como o criador do rdio. Contudo, o j citado Nikola Tesla tambm desenvolvia pesquisas na rea e tambm pode entrar para o rol de pesquisadores da rea e pode dividir as glrias do desenvolvimento.

TV

O americano Philo Farnsworth detm o ttulo de pai da televiso eletrnica. Tantos outros procuravam uma maneira de criar uma mistura da imagem do cinema com a transmisso do rdio, para levar contedo em vdeo para a casa das pessoas, mas ele foi o primeiro a criar uma mquina que no dependesse de artifcios mecnicos. O aparelho foi desenvolvido em 1927, mas apenas no ano de 1930 a patente foi finalmente concedida a Farnsworth. Peas de sua criao foram dominantes em televisores at o final do sculo XX.

Computador

Outra paternidade controversa. O alemo Konrad Zuse uma das pessoas passveis de serem creditados como o pai do primeiro computador da histria. Em 1936 ele desenvolveu o Z1, primeiro computador eletromecnico da histria, que conseguia realizar clculos e exibir a soluo em uma fita perfurada. A mquina era gigantesca e pesava quase 500 kg e fazia apenas adies, subtraes, multiplicaes e divises, alm de clculo de raiz quadrada. Pouco depois, ele criou o Z3, a primeira mquina totalmente automtica e programvel. Contudo, por muitos anos, o ttulo de pais do computador ficou com John Mauchly and John Eckert, criadores do ENIAC, apesar de seu desenvolvimento posterior. Com a controvrsia, o computador foi considerada uma inveno de domnio pblico.

Internet

Existem dois nomes universalmente aclamados com o ttulo de pai da internet: o americano Vint Cerf e o britnico Tim Berners-Lee. O primeiro um dos responsveis pelo desenvolvimento do protocolo TCP/IP, no qual se baseia toda a rede que conhecemos hoje. J o outro foi o responsvel pelo desenvolvimento da World Wide Web, que permite a navegao na rede por meio de browsers que acessam sites com imagens, textos e vdeos.

Celular

Martin Cooper ganha o ttulo de paternidade do celular por sua criao enquanto trabalhava na Motorola nos anos 1970. Alm de liderar a equipe de desenvolvimento do dispositivo, tambm reconhecido por realizar a primeira chamada de celular em pblico. O engenheiro criou o DynaTAC 8000x em 1973. O aparelho tinha 1,13 kg e era imenso, sem qualquer comparao com o aparelho que voc tem hoje em seu bolso. E se voc tem um smartphone, agradea a boa parte dos nomes citados, j que o sistema mistura computador, telefone, rdio, internet, utilizando a eletricidade da bateria. Em alguns casos, o aparelho at tem TV!

You might also like