You are on page 1of 15

24/09/2013

Tema 2: Objetivos da Contabilidade e Utilizao da Informao Contbil Profa. Ma. Juliana Leite Kirchner

Contabilidade

Objetivo da Contabilidade: fornecer informao estruturada de natureza econmica, financeira, e, subsidiariamente, fsica, de produtividade e social, aos usurios internos e externos entidade objeto da Contabilidade.

Contabilidade
Informao Estruturada A Contabilidade no fornece dados e informaes de forma dispersa e apenas seguindo s solicitaes imediatas dos interessados, o faz de maneira estruturada dentro de um esquema de planejamento contbil, organizado, em que um sistema de informao desenhado, colocado em funcionamento e periodicamente revisto, com parmetros prprios: Demonstraes Contbeis.

24/09/2013

Objetivo das Demonstraes Contbeis

Fornecer informaes sobre a posio patrimonial e financeira.

Fornecer informaes sobre o desempenho e as mudanas na posio financeira da entidade.

Objetivo das Demonstraes Contbeis


Que sejam teis a um grande nmero de usurios em suas avaliaes e tomada de deciso econmica. O objetivo prover os usurios de dados (informaes teis) para a tomada de decises. Avaliar a atuao da Administrao na gesto da entidade, no intuito de tomar decises econmicas.

Objetivo da Contabilidade
Fornecer informao estruturada. De natureza econmica, financeira, fsica, de produtividade e social. Aos usurios internos e externos entidade objeto da Contabilidade. Por meio das Demonstraes Contbeis.

24/09/2013

Objetivo da Contabilidade
Ateno O objetivo no se confunde com o objeto:

Objetivo: fornecer informaes sistematizadas e estruturadas. Objeto: patrimnio.

Objetivo versus Objeto de Contabilidade


O objetivo da contabilidade fornecer aos usurios um conjunto de informaes estruturadas de natureza econmica, financeira, fsica, social e de produtividade aos usurios, de modo a permitir a mensurao e a avaliao da riqueza da empresa, mediante o registro e organizao dos dados contbeis de forma sistematizada. Decorre, assim, que o objeto da Contabilidade o patrimnio das entidades.

Informao Contbil

Informaes de natureza econmico-financeira e, subsidiariamente, fsica, de produtividade e social, para atender aos usurios internos e externos entidade objeto da contabilidade.

24/09/2013

Usurios da Informao Contbil


- So as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situao da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas.

- So os usurios das Demonstraes Contbeis, que fazem uso delas para satisfazer algumas de suas diversas necessidades de informao.

Usurios da Informao Contbil


- So interessados nas informaes contbeis, com finalidades especficas e relevantes para a tomada de deciso.

Utilitrios

das

informaes

contbeis

para

satisfazer algumas de seus diversas necessidades de informao.

Usurios da Informao Contbil


Usurios internos e externos entidade objeto. Gerentes (administradores): gesto da entidade. Investidores (scios ou acionistas): preocupamse com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz, e necessitam de informaes para auxiliar a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Ou, ainda, para avaliar se entidade possui capacidade de pagar dividendos.

24/09/2013

Usurios da Informao Contbil


Usurios internos e externos entidade objeto. Empregados e Sindicatos: informaes sobre estabilidade e lucratividade de seus empregadores, capacidade de prover a sua remunerao. Credores por emprstimos: informaes para avaliar a capacidade da entidade para pagar os seus emprstimos e os juros no vencimento.

Usurios da Informao contbil


Usurios internos e externos entidade objeto. Fornecedores e outros credores comerciais: informaes para avaliar se as importncias que lhe so devidas sero pagas nos vencimentos. Clientes: informaes sobre a continuidade operacional da entidade.

Usurios da Informao contbil


Usurios internos e externos entidade objeto. Governo e suas agncias: informaes sobre a destinao de recursos, nas atividades das entidades, regulamentao das atividades, entre outras. Pblico em geral: informaes sobre a contribuio economia local, mediante o emprego de pessoa sou utilizando fornecedores locais.

24/09/2013

Usurios da Informao contbil


Usurios internos e externos entidade objeto.

Bancos: informaes sobre fornecimento de emprstimos, manuteno do patrimnio, entre outros. Entre outros usurios.

Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis


So quatro as principais caractersticas qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstraes Contbeis: Compreensibilidade Relevncia Confiabilidade Comparabilidade

24/09/2013

Compreensibilidade
As informaes apresentadas nos Relatrios Contbeis devem ser prontamente entedidas pelos usurios.

Informaes relevantes, mesmo que complexas, devero ser includas nos Relatrios Contbeis.

Relevncia
Influncia da informao na tomada de decises. Para serem teis, as informaes contbeis devem ser relevantes s necessidades dos usurios nas tomadas de decises. Informaes relevantes: influenciam as decises econmicas dos usurios.

Confiabilidade
Informao deve ser mais apropriada possvel, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar. Neutralidade (imparcialidade), prudncia (conservadorismo) e a integridade (no sentido de estarem completas). Para ser til, a informao deve ser confivel: estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente o que se prope.

24/09/2013

Comparabilidade
Os usurios devem poder comparar os relatrios contbeis de uma entidade ao longo do tempo, nos perodos sucessivos.

No devem ser mudados os critrios, os padres sem avisar os usurios.

Limitaes na Relevncia e na Confiabilidade


Observncia da tempestividade (momento oportuno): informar com relevncia no momento mais oportuno ao usurio, pois se a entidade no dispor de todos os dados necessrios informao, pode comprometer a confiabilidade. Anlise da relao custo/benefcio das informaes: o custo de obteno e divulgao da informao contbil no deve suplantar os benefcios os usurios.

Elementos das Demonstraes Contbeis


Ativo: - Bens ou direitos. - Recurso controlado pela entidade. - Como resultado de eventos passados. - E do qual se espera que resultem em benefcios econmicos para a entidade. - Deve haver a expectativa de contribuio futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa.

24/09/2013

Elementos das Demonstraes Contbeis


Passivo: - uma obrigao presente da entidade. - Derivada de eventos j ocorridos. - Cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos. - Evidencia toda a obrigao (dvida) que a empresa tem com terceiros. - Obrigao exigvel, pois ser cobrado em seu vencimento, por isso tambm chamado de passvel exigvel.

Elementos das Demonstraes Contbeis

Patrimnio Lquido: - o valor dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. - Visto como total de investimentos dos proprietrios no negcio.

Elementos das Demonstraes Contbeis


Receitas: - Aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil. - Sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou diminuio de passivos. - Resulta em aumento do patrimnio lquido. - E que no sejam provenientes de aporte dos proprietrios da entidade.

24/09/2013

Elementos das Demonstraes Contbeis


Despesas: - Descrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil. - Sob a forma de sada ou reduo de ativos ou incrementos em passivos. - Resulta em descrscimo do patrimnio lquido. - E que no sejam provenientes de distribuio de resultado ou de capital aos proprietrios da entidade.

Demonstraes Contbeis

A Administrao da entidade tem a responsabilidade pela preparao e apresentao das suas

demonstraes contbeis.

Demonstraes Contbeis

Objetivo da contabilidade: o de permitir, a cada grupo principal de usurios, a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras.

10

24/09/2013

Demonstraes Contbeis
Objetivo das demonstraes contbeis: prestar informaes/informar sobre a posio

patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanas na posio financeira da entidade que sejam teis a um grande nmero de usurios em suas avalialiaes e tomadas de decises

econmicas.

Relatrio Contbil
a expresso resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade e que objetiva relatar s pessoas que utilizam os dados contbeis os

principais fatos registrados por aquele setor em determinado perodo. Conhecidos, tambm, como informes contbeis, distinguem-se em obrigatrios e no obrigatrios.

11

24/09/2013

Exemplo
Podemos contextualizar os objetivos da Contabilidade parodiando os trabalhos executados por um profissional da rea mdica. Diagnosticar e prognosticar sobre a sade do ser-humano, identificando possveis causas e consequncias de doenas pr-existentes ou no. Da mesma forma a Contabilidade, como responsvel pela sade econmico-financeira de uma entidade, tem por objetivo informar, diagnosticar e prognosticar as possveis causas e consequncias de uma m-gesto, implicando na possvel descontinuidade de um negcio.

Exerccio
A Contabilidade o instrumento que fornece o mximo de informaes teis para a tomada de deciso dentro e fora da empresa. Identifique a alternativa correta quanto ao objetivo da Contabilidade: a) Mensurar os no registros dos fatos contbeis. b) Atender somente as exigncias governamentais. c) No dever ser elaborada somente a atender a exigncias do governo, e sim, auxiliar os usurios para tomada de deciso. d) No analisar os resultados obtidos e as causas que levaram queles resultados. e) Para o governo no utilizar-se da contabilidade para arrecadao de impostos.

Resposta

Alternativa (c): No dever ser elaborada somente a atender a exigncias do governo, e sim, auxiliar os usurios para tomada de deciso.

12

24/09/2013

Exerccio
De acordo com Marion (2011, p. 20): O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informao estruturada de natureza econmica, financeira, e, subsidiariamente, fsica, de produtividade e social, aos usurios internos e externos entidade objeto da contabilidade. Em que consiste a definio informao

estruturada?

Resposta
Informao estruturada significa que a Contabilidade no fornece dados e informaes de forma dispersa e apenas seguindo as solicitaes imediatas aos usurios, mas de maneira estruturada dentro um processo de planejamento contbil por meio de um sistema de informao.

13

24/09/2013

Consideraes Finais

- O objetivo de caracterizar a informao contbil pelo fato de ser ela o produto final da Contabilidade. O usurio passa a ser o condutor das necessidades a serem satisfeitas pelo produto contbil.

Consideraes Finais
- Mas, para que essa informao tenha um carter til, no basta apenas ser de necessidade de um usurio, tem de ser compreensiva, relevante,

confivel e comparvel. Pode-se acrescentar a essas caractersticas a tempestividade e a relao custobenefcio.

Consideraes Finais
- por meio dos relatrios contbeis que a informao contbil se materializa e que serve para observaes e anlises. Observaes no que tange a apresentar e formalmente para pelos ao pblico externo, atendendo aos aspectos legais da legislao vigente, anlises serem manipuladas e imprescindivelmente administradores

interessados pela informao contbil.

14

24/09/2013

Consideraes Finais
- Os usurios das informaes expostas pelas demonstraes contbeis diferenciam-se devido s suas diversas necessidades de informao. Podem ser internos ou externos entidade. Entre eles, podemos considerar: investidores, empregados,

credores por emprstimos, fornecedores, clientes, governo, pblico em geral, entre diversos outros.

Consideraes Finais
- So quatro as principais caractersticas qualitativas obrigatoriamente Contbeis: Compreensibilidade Relevncia Confiabilidade Comparabilidade presentes nas Demonstraes

15

You might also like