You are on page 1of 7

07/10/13

AptGet - Ubuntu Brazil

Pgina Imutvel Informao Anexos Mais Aces Texto sem formato Ubuntu Brazil Entrar Help

Proceder

AptGet Gerenciamento de pacotes com o APT


Introduo
Contedo

"No princpio era o .tar.gz. Usurios tinham que compilar cada programa que quisessem usar em seus sistemas GNU/Linux. Quando o Debian nasceu, uma nova forma de gerenciamento de pacotes tornou-se necessrio. Para este sistema, foi dado o nome dpkg. Este famoso 'pacote' foi o primeiro a chegar nos sistemas GNU/Linux, enquanto antes a Red Hat decidiu criar seu prprio sistema 'RPM'.

Contedo 1. Gerenciamento de pacotes com o APT 1. Introduo 2. Comandos 3. Usos tpicos 4. Pacotes adicionais 5. Configurando o aptget para funcionar atravs de proxy 6. Resolvendo problemas 7. Links teis 8. Dicas e Truques 2. Crditos

Um novo dilema rapidamente tomou conta das mentes dos criadores do GNU/Linux. Eles precisavam de um mtodo rpido, prtico e eficiente para instalar pacotes, que deveriam gerenciar automaticamente as dependncias e cuidar dos arquivos de configurao ao atualizlos. Aqui novamente, o Debian mostrou o caminho e deu vida ao APT, o 'Advanced Packaging Tool', que posteriormente foi portado pela Conectiva para uso com o RPM e foi adotado por outras distribuies." -- Do Debian APT HOWTO

Comandos
A maioria destes comandos requer sudo! Substitua "nome_pacote" ou "termo" pelo programa que voc quer instalar ou procurar. a p t g e tu p d a t e- Execute este comando se voc mudou o /etc/apt/sources.list ou /etc/apt/preferences . Tambm execute-o periodicamente para ter a certeza que sua lista de fontes fique sempre atualizada.
wiki.ubuntu-br.org/AptGet 1/7

07/10/13

AptGet - Ubuntu Brazil

a p t g e ti n s t a l ln o m e _ p a c o t e- instala um novo pacote (veja tambm aptitude, abaixo) a p t g e tr e m o v en o m e _ p a c o t e- remove um pacote (os arquivos de configurao no so excludos) a p t g e tp u r g er e m o v en o m e _ p a c o t e- remove um pacote (os arquivo de configurao tambm sao excludos) a p t g e tu p g r a d e- atualiza todos os pacotes instalados a p t g e td i s t u p g r a d e- atualiza o sistema todo para uma nova verso a p t c a c h es e a r c ht e r m o- procura por "termo" na lista de pacotes disponveis d p k gln o m e _ p a c o t e- lista os pacotes instalados que casam com "nome_pacote". Na prtica use '*nome_pacote*', a no ser que voc saiba o nome completo do pacote. a p t i t u d e- O Aptitude uma interface em modo texto para o sistema de pacotes Debian GNU/Linux e derivados. Assim como o apt-get, permite ver a lista de pacotes e realizar operaes como instalao, atualizao e remoo de pacotes, porm parece tratar um tanto quanto melhor a questo das dependncias. a p t c a c h es h o w p k gp a c o t e s- mostra informaes sobre os pacotes a p t c a c h ed u m p a v a i l- mostra uma lista de pacotes disponveis. a p t c a c h es h o wp a c o t e s- mostra registros dos pacotes, igual a d p k gp r i n t a v a i l . a p t c a c h ep k g n a m e s- rpida listagem de todos os pacotes instalados no sistema. d p k gSn o m e _ a r q u i v o- qual foi o pacote que instalou este arquivo? d p k gLp a c o t e- Mostra os arquivos instalados pelo pacote. a p t f i l es e a r c hN o m e A r q u i v o- Este comando procura por um pacote, no necessariamente precisa estar instalado, que inclua o arquivo passado junto a linha de comando (N o m e A r q u i v o . Ou seja, muito til para localizar facilmente arquivos individuais dentro de pacotes que ainda nem se encontram instalados no seu sistema. a p t g e ta u t o c l e a n- Execute este comando periodicamente para excluir os arquivos .deb que no esto mais instalados no seu sistema. Pode-se ganhar uma grande quantidade de espao em disco fazendo isso. Se voc est desesperado por espao em disco, a p t g e tc l e a n mais radical, e remover todos os arquivos .deb, mesmo de pacotes instalados. Como na maioria dos casos voc no precisa destes arquivos .deb, no hesite em usar este comando quando precisar de uns megas extras.
wiki.ubuntu-br.org/AptGet 2/7

07/10/13

AptGet - Ubuntu Brazil

a p t c d r o ma d d- Comando utilizado para adicionar um CD ao arquivo /etc/apt/sources.list do APT, fazendo assim com que o apt-get procure tambm neste CD por pacotes.

Usos tpicos
Eu quero sentir o vento no meu cabelo, quero a adrenalina da velocidade. Ento vamos instalar um jogo de corrida. Mas quais jogos de corrida esto disponveis para mim?
a p t c a c h es e a r c hr a c i n gg a m e

Ele me d um monte de respostas. Vejo um jogo chamado "torcs". Quero mais informaes sobre este jogo.
a p t c a c h es h o wt o r c s

Hummm, parece interessante. Mas ser que este jogo j est instalado no meu computador? E qual a verso disponvel? Est no repositrio main ou universe?
a p t c a c h ep o l i c yt o r c s

T bem, vamos instal-lo!


a p t g e ti n s t a l lt o r c s

Qual o comando que eu devo digitar no terminal para iniciar este jogo? Neste exemplo, parece bvio o nome do comando ("torcs"), mas nem sempre assim, fcil descobrir. Uma forma de achar o comando que deve ser executado olhando quais arquivos este pacote instalou em "/usr/bin". Jogos ficam em "/usr/games". Programas administrativos ficam em "/usr/sbin".
d p k gLt o r c s | g r e p/ u s r / g a m e s /

A primeira parte deste comando mostra todos os arquivos instalados pelo pacote "torcs" (experimente). Na segunda parte, ns dizemos que s quero que ele mostre os arquivos dentro de "/usr/games/". Uau, esse jogo legal. Ser que existem outras pistas/caminhos pra ele?
a p t c a c h es e a r c ht o r c s

But I'm running out of space. I will delete the apt cache!
a p t g e tc l e a n

Oh no, minha me mandou eu remover todos os jogos deste computador. Mas eu quero manter os arquivos de configurao para o caso de uma futura reinstalao.
a p t g e tr e m o v et o r c s

Se eu quisesse remover tudo, inclusive os arquivos de configurao:


a p t g e tr e m o v ep u r g et o r c s
wiki.ubuntu-br.org/AptGet 3/7

07/10/13

AptGet - Ubuntu Brazil

Pacotes adicionais
d e b o r p h a ne d e b f o s t e rso timos para encontrar pacotes rfos e no necessrios que podem ser removidos.

Configurando o apt-get para funcionar atravs de proxy


Existem trs mtodos para usar o apt-get atravs de proxy. Mtodo 1. Este um mtodo temporrio que voc pode usar manualmente cada vez que precisar usar o apt-get atravs de um proxy. Use este mtodo para situaes temporrias. Digite esta linha em um terminal imediatamente antes de usar o apt-get (substitua servidor_proxy e porta_proxy pelos dados reais).
e x p o r th t t p _ p r o x y = h t t p : / / s e r v i d o r _ p r o x y : p o r t a _ p r o x y

Mtodo 2. Este mtodo usa o arquivo apt.conf, encontrado no diretrio /etc/apt. Use-o se voc quer que somente o apt-get (e no outras aplicaes) use um proxy HTTP permanentemente. Nota: Em algumas instalaes pode ser que no exista ainda do arquivo apt.conf. Se for este o caso, voc deve cria-lo.
s u d og e d i t/ e t c / a p t / a p t . c o n f

Adicione esta linha ao seu arquivo apt.conf, substituindo obviamente o servidor_proxy e porta_proxy pelos dados necessrios:
A c q u i r e : : h t t p : : P r o x y" h t t p : / / s e r v i d o r _ p r o x y : p o r t a _ p r o x y " ;

DICA: Caso o servidor proxy necessite de autenticao, substitua a linha do exemplo acima pela abaixo demonstrada, trocando obviamente o usurio e senha, alm do servidor_proxy e porta_proxy pelos dados reais necessrios.

A c q u i r e : : h t t p : : P r o x y" h t t p : / / u s u a r i o : s e n h a @ s e r v i d o r _ p r o x y : p o r t a _ p r o x y " ;

Salve o arquivo. Para maiores detalhes sobre as configuraes do apt.conf consulte seu manual com o comando abaixo.
m a na p t . c o n f

Mtodo 3. Este mtodo adiciona duas linhas no seu arquivo .bashrc, no seu diretrio $HOME. Ele til se voc quer que o apt-get e outras aplicaes (por exemplo: wget) usem um proxy http.
wiki.ubuntu-br.org/AptGet 4/7

07/10/13

AptGet - Ubuntu Brazil

g e d i t~ / . b a s h r c

adicione estas linhas no final do seu arquivo .bashrc (substitua servidor_proxy e porta_proxy pelos dados reais):
h t t p _ p r o x y = h t t p : / / s e r v i d o r _ p r o x y : p o r t a _ p r o x y e x p o r th t t p _ p r o x y

Salve o arquivo. Feche o terminal e abra outro. Teste o funcionamento do proxy com s u d oa p t g e tu p d a t eou com qualquer outro programa que desejar. se voc cometeu algum erro e alterou o arquivo novamente, lembre-se de fechar o terminal e abri-lo novamente. As alteraes no entraro em vigor at que voc faa isso.

Resolvendo problemas
O apt-get uma ferramenta desenvolvida para ser usada em servidores e outras aplicaes importantes. Isto significa que ele foi desenvolvido para ser o mais confivel possvel e nunca realizar nenhuma modificao potencialmente perigosa para o sistema, a menos que autorizado por voc. Quando qualquer coisa inesperada acontece, ele para e fica esperando sua confirmao antes de fazer qualquer outra coisa. O problema desta abordagem que s vezes um defeito em algum pacote ou um download corrompido pode fazer com que o APT fique "travado", sem concluir a instalao de um determinado pacote por causa de um erro qualquer e sem aceitar instalar outros antes que o problema inicial seja resolvido. Basicamente, quando encontrar este tipo de problema, voc deve: 1. Rodar o apt-get update para ter certeza de que a lista de pacotes do APT se encontra atualizada. 2. Execute o comando apt-get -f install para usar o sistema de resoluo de problemas do APT. 3. Caso ele no resolva, experimente usar o dpkg -i --force-all para forar a instalao do pacote com problemas, ou use o dpkg -r nome_do_pacote caso prefira desistir da instalao. 4. Execute o comando dpkg --configure -a, para verificar todas pendncias na configurao dos pacotes. 5. Rode novamente o apt-get -f install. Caso ele no resolva, experimente o apt-get -f remove , que tem uma funo similar do "-f install", mas d preferncia a remover os pacotes com problemas, ao invs de tentar corrigir a instalao.

Links teis
Debian Apt-howto tambm disponvel em forma de pacote: *apt-howto*
wiki.ubuntu-br.org/AptGet 5/7

07/10/13

AptGet - Ubuntu Brazil

Dicas e Truques
1. Definindo prioridade entre os repositrios Por vezes se faz necessrio definirmos determinadas prioridades entre os repositrios para que o APT possa sempre baixar algum pacote de determinado repositrio desejado. Para conseguirmos esta condio devemos editar o arquivo /etc/apt/preferences de modo a incluir no mesmo o pacote desejado, a fonte do repositrio e o nmero que ir definir o grau de prioridade respeitando a sintaxe do exemplo abaixo.

ATENO: Por padro este arquivo no existe inicialmente no Ubuntu, portanto no se assuste caso no conseguir encontra-lo, bastando apenas cria-lo e editar conforme especificado.

Vejamos um exemplo:
P a c k a g e :n o m e _ p a c o t e P i n :o r i g i nh t t p : / / w w w . d e b i a n m u l t i m e d i a . o r g P i n P r i o r i t y :6 2 0 P a c k a g e :n o m e _ p a c o t e P i n :o r i g i nh t t p : / / w w w . i b i b l i o . o r g P i n P r i o r i t y :6 1 0 P a c k a g e :n o m e _ p a c o t e P i n :o r i g i nh t t p : / / w w w . a r g o n . o r g P i n P r i o r i t y :6 0 0

Desta forma o pacote (n o m e _ p a c o t e ) ser atualizado pelo repositrio que tiver maior prioridade, mesmo que um repositrio de menor prioridade tenha uma verso mais recente do mesmo, no caso, ser atualizado a partir dos repositrios em h t t p : / / w w w . d e b i a n m u l t i m e d i a . o r g . 2. Prender verso do pacote Em determinadas ocasies pode se fazer necessrio prender algum pacote em uma verso especifica, impedindo que o mesmo seja atualizado em seu sistema mesmo que o tenha sido em algum repositrio que tenhamos configurado. Vamos imaginar a seguinte situao, temos um determinado programa que funciona muitssimo bem e o mesmo atualizado nos repositrios. Porm sabemos que esta nova verso no funciona corretamente em nosso sistema, ento como proceder para mantermos a verso funcional do pacote sem sermos importunados pelo update-notifier com a nova verso disponvel. Como na dica anterior basta editarmos o arquivo /etc/apt/preferences de modo a informar no mesmo qual verso queremos manter para determinado pacote. A sintaxe semelhante a da dica anterior, porm se fazendo respeitar o exemplo abaixo.
wiki.ubuntu-br.org/AptGet 6/7

07/10/13

AptGet - Ubuntu Brazil

P a c k a g e :n o m e _ p a c o t e P i n :v e r s i o n0 . 5 . 3 * P i n P r i o r i t y :6 0 0

Desta forma o pacote n o m e _ p a c o t ecuja verso desejada a 0 . 5 . 3 *no ser atualizado e nem notificado para atualizao, independente de uma nova verso estar disponvel em seus repositrios. Notar que podemos incluir vrios pacotes desejados neste arquivo, bastando apenas disponibiliza-los um-a-um abaixo do outro parecido com o que fizemos no exemplo da dica anterior.

DICA: Podemos facilmente fazer isso tambm usando a interface grfica do Synaptic. Basta com o mesmo aberto, selecionar o pacote desejado e clicar na opo de menu Pacote > Prender Verso.

Crditos
Wikifiers : Time de Documentao do Ubuntu Brasil Data: 15/08/2007 Mantenedor: arlei

Time de Documentao do Ubuntu Brasil

CategoryDocumentacao AptGet (ltima edio 2011-09-19 23:20:58 efectuada por localhost)

wiki.ubuntu-br.org/AptGet

7/7

You might also like