You are on page 1of 2

PROVA ESCRITA GERAL DIREITO ADMINISTRATIVO TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER FUNDAMENTADAS, MENCIONANDO-SE, SEMPRE QUE FOR O CASO,

A LEGISLAO PERTINENTE. QUESTES 1 QUESTO (60 pontos) Determinada Secretaria do Estado Rio de Janeiro formula consulta Procuradoria Geral do Estado indagando se, em contrato administrativo de obra pblica, pode ser inserida clusula que exclua o dever do Estado de restabelecer o equilbrio econmico-financeiro nas hipteses de fora maior e caso fortuito. Opine, na qualidade de Procurador do Estado do Rio de Janeiro, acerca da juridicidade da clusula. 2 QUESTO (40 pontos) Ajuizou-se ao indenizatria em face do Estado do Rio de Janeiro em decorrncia de danos oriundos de ato ilcito praticado por agente pblico estadual. Indaga-se, luz do princpio da indisponibilidade do interesse pblico, se possvel ao Estado celebrar transao nos autos para pagar valores pecunirios sem a observncia do artigo 100, caput, da CRFB-88. DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 QUESTO (60 pontos) Discorra sobre a contracautela na tutela de urgncia. 2 QUESTO (40 pontos) Pode o impetrante desistir unilateralmente do mandado de segurana no curso de apelao por ele interposta contra sentena denegatria? DIREITO CONSTITUCIONAL 1 QUESTO (50 pontos) Comente o fenmeno da mutao constitucional e seus limites, fazendo referncia competncia conferida ao Senado Federal pelo art. 52, X, da Constituio. 2 QUESTO (50 pontos) Projeto de lei em tramitao no Congresso Nacional tem por objeto a declarao de inconstitucionalidade de lei em vigor. Comente a validade constitucional de tal medida.

DIREITO CIVIL E COMERCIAL 1 QUESTO (60 pontos) Austregsilo, proprietrio de terreno urbano na cidade do Rio de Janeiro, contrata com Gildsio a outorga do direito real de superfcie do referido terreno, por prazo indeterminado. O contrato foi realizado por escritura pblica, devidamente registrada no cartrio do registro de imveis competente. Passados trs anos e cinco meses da contratao, estando o contrato sendo cumprido regularmente, Gildsio vem a falecer. Seus herdeiros, Alberto, Luiza e Castanho, alienam o direito real de superfcie para Frederico, sem que fosse concedido a Austregsilo o direito de preferncia em igualdade de condies. Indaga-se: quais os direitos de Austregsilo? 2 QUESTO (40 pontos) Os administradores de empresas pblicas e sociedades de economia mista estaduais esto sujeitos ao poder disciplinar da Comisso de Valores Mobilirios? DIREITO TRIBUTRIO 1 QUESTO (50 pontos) Dado municpio instituiu contribuio de iluminao pblica, sem gravar a Unio Federal, mas gravando o Estado. Pode o Judicirio afastar a cobrana ou suprir o benefcio com base na isonomia? 2 QUESTO (50 pontos) Em maro de 2008, um contribuinte declarou, atravs de GIA, o valor do ICMS devido, mas no efetuou o pagamento. Em abril do mesmo ano, o mesmo contribuinte no declarou nem pagou o imposto. Quais os prazos para o Estado do Rio de Janeiro exigir os valores que lhe so devidos nesses meses? RELAES DE TRABALHO E PREVIDNCIA NA ADMINISTRAO PBLICA 1 QUESTO (50 pontos) A contribuio sindical regida pela Consolidao das Leis do Trabalho devida pelos ocupantes de cargo pblico efetivo? 2 QUESTO (50 pontos) Qual a Justia competente para julgar ao indenizatria de danos prprios sofridos por herdeiros de vtima de acidente de trabalho?

You might also like