You are on page 1of 24

BIOCOMBUSTVEIS

A idade da pedra acabou-se no por falta de pedra, assim como a era do petrleo acabar, no por falta de petrleo

DEFINIO:

So fontes de energia renovveis de origem biolgica (no fssil). Originado da mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-acar, mamona, soja, cnhamo, canola, babau, lixo orgnico, dentre outros tipos.

TIPOS DE BIOCOMBUSTVEIS

Biodiesel
Biomassa Bioetanol

BIODIESEL

um combustvel para ser utilizado nos carros ou caminhes, feito a partir das plantas (leos vegetais) ou de animais (gordura animal).

VANTAGEM NA UTILIZAO DO BIODIESEL

energia renovvel. No Brasil h muitas terras cultivveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produo. O biodiesel um timo lubrificante e pode aumentar a vida til do motor. O biodiesel tem risco de exploso baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 C para explodir. Tem fcil transporte e fcil armazenamento, devido ao seu menor risco de exploso. O uso como combustvel proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluio e o efeito estufa. Por outro lado, o diesel do petrleo um combustvel no-renovvel. O petrleo leva milhes de anos para se formar.

Outra grande vantagem que, na formao das sementes, o gs carbnico do ar absorvido pela planta. Contribui ainda para a gerao de empregos no setor primrio, que no Brasil de suma importncia para o desenvolvimento social e prioridade de nosso atual governo. Com isso, segura o trabalhador no campo, reduzindo o inchao das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentvel essencial para a autonomia do pas. Sem a presena de aromticos (benzeno) O biodiesel usado puro nos motores, porm aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, pois um produto miscvel. Os subprodutos da produo de biocombustveis podem ser usados na alimentao animal. Um destes subprodutos a glicerina crua ou glicerol, que se obtm com um nvel de pureza por volta de 85%. Contm pequenas quantidades de sal, metanol e cidos graxos livres. Se refinada, com uma pureza de at 99%, pode ser usada na alimentao, bebidas, cosmticos e produtos farmacuticos.

DESVANTAGENS NA UTILIZAO DO
BIODIESEL

Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) s podero ter mercado a preos muito inferiores aos atuais; todo o mercado de leo-qumico poder ser afetado. No h uma viso clara sobre os possveis impactos potenciais desta oferta de glicerina. No Brasil e na sia, lavouras de soja e dend, cujos leos so fontes potencialmente importantes de biodiesel, esto invadindo florestas tropicais, importantes bolses de biodiversidade. Embora, aqui no Brasil, essas lavouras no tenham o objetivo de serem usadas para biodiesel, essa preocupao deve ser considerada. De todas as partculas prejudiciais o NOx a nica que com biodiesel apresenta ligeiro aumento. O xido de nitrognio pode aumentar at 15% . O NOx um grande responsvel pela baixa qualidade do ar em So Paulo. A boa notcia que com o uso de aditivos ou alterao nos motores as emisses diminuem consideravelmente.

Nos motores de ciclo diesel fabricados at 2002/2003 poder ser necessrio a troca de alguns retentores da bomba injetora, pois o biodiesel bastante agressivo sobre essas borrachas. A mudana no motor simples e barata. Motores fabricados aps esta data provavelmente no seja necessria qualquer adaptao.

BIOMASSA
Definio do ponto de vista energtico: biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustveis ou para a sua produo. Definio do ponto de vista ecolgico: biomassa a quantidade total de matria viva existente num ecossistema ou numa populao animal ou vegetal.

MATERIAIS UTILIZADOS COMO BIOMASSA

A lenha muito utilizada para produo de energia por biomassa. No Brasil, j representou 40% da produo energtica primria. A grande desvantagem o desmatamento das florestas; Bagao de cana-de-acar; P de serra; Papel j utilizado; Galhos e folhas decorrentes da poda de rvores em cidades ou casas; Embalagens de papelo descartadas aps a aquisio de diversos eletrodomsticos ou outros produtos. Casca de arroz. Capim-elefante

10

11

VANTAGENS NA UTILIZAO DA BIOMASSA


Baixo custo de aquisio; No emite dixido de enxofre; As cinzas so menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustveis fsseis; Menor corroso dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovvel; Emisses no contribuem para o efeito estufa.

12

DESVANTAGENS NA UTILIZAO DA
BIOMASSA Menor poder calorfico; Maior possibilidade de gerao de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoo de material particulado; Dificuldades no estoque e armazenamento

13

BIOETANOL

o gnero que compreende todos os processos de obteno de etanol cuja matria-prima empregada na biomassa. feito a partir da fermentao de quase toda matria orgnica que contenha amido ou sucrose.

14

MATERIAIS UTILIZADOS PARA PRODUO


DE BIOETANOL

Milho Alcachofras
Batata Beterraba sacarina Cana-de-aucar

Plantas e desperdcios agrcolas

15

16

VANTAGENS NA UTILIZAO DE
BIOETANOL

Produo alcooleira no Brasil j consolidada Produz biodiesel com um maior ndice de cetano* e maior lubricidade, se comparado ao biodiesel metlico Se for feito a partir da biomassa (como o caso de quase toda a totalidade da produo brasileira), produz um combustvel 100% renovvel Gera ainda mais ocupao e renda no meio rural Gera ainda mais economia de divisas No to txico como o metanol Menor risco de incndios
17

*Hidrocarboneto parafnico (alcanos) de frmula molecular C32H66 usado como padro na avaliao das propriedades ignitoras do diesel.

DESVANTAGEM DA UTILIZAO DE
BIOETANOL Os steres etlicos possuem maior afinidade glicerina, dificultando a separao Possui azeotropia, quando misturado em gua. Com isso sua desidratao requer maiores gastos energticos e investimentos com equipamentos Os equipamentos de processo da planta com rota metlica cerca de 1/4 do volume dos equipamentos para a rota etlica, para a mesma produtividade e mesma qualidade Dependendo do preo da matria-prima, os custos de produo de biodiesel etlico podem ser at 100% maiores que o metlico

18

19

Em 2002, a demanda total de diesel no Brasil foi a maior dos ltimos anos, alcanando 39,2 milhes de metros cbicos, dos quais 76% foram consumidos em transportes. O pas importou 16,3% dessa demanda, o equivalente a US$ 1,2 bilho. Como exemplo, a utilizao de biodiesel a 5% no pas, demandaria, portanto, um total de 2 milhes de metros cbicos de biodiesel.

20

21

O consumo de combustveis fsseis derivados do petrleo apresenta um impacto significativo na qualidade do meio ambiente. A poluio do ar, as mudanas climticas, os derramamentos de leo e a gerao de resduos txicos so resultados do uso e da produo desses combustveis. A poluio do ar das grandes cidades , provavelmente, o mais visvel impacto da queima dos derivados de petrleo. Nos Estados Unidos, os combustveis consumidos por automveis e caminhes so responsveis pela emisso de 67% do monxido de carbono - CO, 41% dos xidos de nitrognio - NOx, 51% dos gases orgnicos reativos, 23% dos materiais particulados e 5% do dixido de enxofre - SO2. Alm disso, o setor de transportes tambm responsvel por quase 30% das emisses de dixido de carbono - CO2, um dos principais responsveis pelo aquecimento global. A concentrao de dixido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; O biodiesel permite que se estabelea um ciclo fechado de carbono no qual o CO2 absorvido quando a planta cresce e liberado quando o biodiesel queimado na combusto do motor.

22

23

O grande mercado energtico brasileiro e mundial poder dar sustentao a um imenso programa de gerao de emprego e renda a partir da produo do biodiesel. A grande preocupao da ONU (Organizao das Naes Unidas) que a plantao de grandes hectares de terras, para a produo de biocombustveis, afete consideravelmente a produo de alimentos.

24

You might also like