You are on page 1of 7

A IMPORTNCIA DA ORAO Introduo A orao a maior evidncia de uma f verdadeira.

. a demonstrao de que a alma busca um contato com Deus, em quem ela cr. A orao cria uma comunho real e estabelece um vnculo entre Deus e seus filhos. A Bblia expe muitos exemplos de orao. O exemplo da orao de Jesus o mais instrutivo. O segredo da vitria de Jesus estava na orao. Muitas vezes foi o seu rosto umedecido pelo orvalho e quando solitrio escalava os montes da Palestina para suas oraes. Seus discpulos, sentindo que no tinham com Deus a comunho que observavam na vida do mestre, aproximaram-se dele e pediram: Senhor, ensina-nos a orar (Lc 11:1). Jesus prontamente os orientou na prtica da orao. Ensinou aos discpulos, com palavras, aquilo que j lhes havia ensinado com o exemplo. E por assim ser, qualquer estudo da doutrina da orao na vida do crente teria de comear, necessariamente, com a orao observada na vida e nos ensinamentos de Jesus. Ele comeava o dia com orao (Mc 1:35 ); orava ao entardecer (Mc 6: 46,47); foi com orao que comeou sua vida de trabalho (Lc 3:21); costumava passar a noite em orao (Lc 6:12); orava com seus discpulos (Lc 9:28); no Getsmane (Mt 26:36); com seus seguidores (Lc 22:32); orou na cruz (Lc 23:34); chamou a ateno para o poder da orao (Mt 26:53); deu aos discpulos a orao modelo conhecida como Pai Nosso (Mt 6:9-13). Se Jesus, sendo divino, sentia a necessidade de comunho com o Pai, evidente que ns, possuidores de uma vida crist, devemos pr a orao em lugar de destaque no nosso programa de atividades dirias.

O que orar? Orar um grande privilgio. Durante muito tempo o diabo tentou impor mentiras para afastar os filhos de seu pai. Inventaram oraes para santos, e, com isso, pessoas deixaram de buscar diretamente em Deus a salvao e a soluo para seus problemas. Ficou assim cortada a intimidade que Deus quer que tenhamos com ele e as bnos advindas desse contato foram conseqncias perdidas. Orar falar diretamente com Deus, nosso pai. No abra mo disso, jamais. nesses momentos que voc estreita sua amizade com o pai e criador. Orar abrir o corao a seu melhor amigo, que sempre estar ao seu lado, desejoso de abeno-lo. Portanto, saiba que voc no somente pode falar diretamente com Deus, como deve faz-lo como ele quer. Deus deseja que cada um dos seus filhos o busque com f (Hb 11:6). Com isso ele nos dar muitos presentes espirituais e materiais.

Por que orar? Se Deus j conhece minhas necessidades, por que ento devo orar? Esta uma dvida comum, porm satisfatoriamente esclarecida pela Bblia. Primeiramente, eu diria que orar uma necessidade da alma humana. No se deve orar somente para pedir, mas principalmente para se estar com Deus. Somos ns que precisamos da orao e no Deus (Lc 22:39-46). Em segundo lugar, o prprio senhor Jesus deixou o exemplo para ser seguido, e vrias vezes incitou os discpulos a orar (Lc 5:16, 11:9,10,Mc 1:35). Em terceiro lugar, atravs da orao que unimos nossa vontade vontade de Deus, e, desse modo, interferimos na histria (Lc 5:12,13), ou, simplesmente, ficamos conhecendo a vontade de Deus e comunicamos a nossa (IICo 12:7-10, At 1:24,25). E por fim, orao sinal de vida espiritual: os mortos no louvam e no oram (Sl 72:20, 150:6). Mas eu no sei orar... Voc diz que no sabe orar? At que este um timo comeo: sua humildade. De fato, a Bblia diz que: ... porque no sabemos orar como convm... (Rm 8:26). Portanto, como o Esprito Santo habita em voc pois voc agora um filho de Deus (templo do esprito), ele conhece as intenes do seu corao e intercede a seu favor. Deus infinitamente bom. Ser que voc tem alguma dvida a esse respeito? Orar sim, Rezar no! No rezamos, oramos. Enquanto orar dialogar com Deus, de maneira racional e espiritual, rezar repetir uma srie de frases, de forma mecnica, recitando palavras que no so de autoria de quem reza e que no nasceram em seu corao. Muitos usam instrumentos, como os chamados teros, repetindo pequenas frases, julgando com isso que esto falando com Deus. Jesus, referindo-se a tais pessoas, disse: ... no useis de vs repeties... (Mt 6:7). Isso , segundo Jesus, uma presuno. Deus no quer robs repetindo frases e sim filhos conversando com ele. Imagine voc dizer aos para seus filhos, cnjuge ou pais: Eu te amo, eu te amo, eu te amo! Eu te amo muito, eu te amo muito, eu te amo muito!...como se fosse uma gravao Deus quer ouvir voc, suas alegrias, seus anseios, suas dificuldades, suas tristezas. Ele seu melhor amigo. Jesus, ao ensinar seus discpulos a orar no teve inteno alguma de faz-los repetir continuamente as frases da chamada Orao do Pai Nosso (Mt 6:9-13). Basta ler o restante da Bblia para ver que os mesmos discpulos nunca a repetiram, mas oravam a Deus sempre de maneira espontnea, natural, consciente. Rezar inveno humana, mas orao uma conversa franca e aberta do homem com o seu criador, orar necessidade espiritual.

Fazendo de Deus um amigo Qualquer relacionamento humano s pode ter sucesso se houver comunicao em duas direes. Quando lemos a Bblia em esprito, ouvimos Deus falando conosco. A orao a complementao dessa comunho com Deus, pois o momento em que ele nos ouve. Certa vez, uma pessoa repetiu o que aprendera desde cedo: Deus est to ocupado com tanta coisa, que no me atrevo a lhe dirigir meus pedidos. Ao dizer isso, ela defendia seu hbito de fazer splicas aos santos, por julg-los capazes de se comunicar com Deus. Acreditar nisso o mesmo que afirmar que Deus no onisciente, nem onipresente, nem onipotente. A verdade absoluta como voc ir perceber em todo este estudo que Deus quer que voc tenha um relacionamento direto com ele. Imagine a situao difcil que voc enfrenta cada vez que tem alguma coisa a dizer, mas no encontra a pessoa adequada para com ela desabafar ou conversar a respeito de seus planos, suas lutas e preocupaes... Isso gera naturalmente uma enorme ansiedade. Na verdade, se compartilhamos nossas preocupaes com amigos porque confiamos neles. Mas, e com relao a Deus, o que acontece? A Bblia nos aconselha a no andarmos ansiosos com nada, e a forma de conseguir isso conversar com nosso Pai a respeito de tudo, tudo mesmo! (Fp 4:6). Como orar a) 1-Com f Nem todas as oraes so feitas com f. Algumas no passam de gestos mecnicos e expresses decoradas. Por isso os evanglicos lutam tanto contra as rezas, as frases decoradas. Se voc deseja alcanar uma bno, uma resposta de Deus, e tem algo a pedir-lhe, no pea apenas por desencargo de conscincia, mas com f (Tg 1:6-8). Note que se a pessoa espiritualmente instvel, de nimo dobre, como classifica a Bblia (duas vontades, dois nimos, duas inclinaes, que variam conforme a ocasio), ela na realidade no tem f. Talvez em algum momento, levada por uma vontade passageira haja abraado a f, s que f genuna certeza concreta. Se no houver certeza, sua orao no ser jamais uma orao, e sim uma reza revista e atualizada... Que voc ore sempre com f, pois assim alcanar vitria. 2-F no vontade, certeza Alguns confundem f com triunfalismo. F no significa pensamento positivo nem desejo de vitria, mas certeza da vitria. Dizemos isso porque h pessoas que no crem no que esto pedindo: apenas repetem frases para tentar alcanar as bnos, sem, no entanto, ter certeza da resposta. algo como plantar verde para colher maduro. F no condiz com mentira, com hipocrisia. F combina unicamente com a verdade, mesmo que esteja acima de uma realidade. A nica exigncia no ser alicerada sobre falsidades. Voc tem que falar

com Deus aquilo que est de fato sentindo, pensando, ou realmente crendo ser realidade. Deus quer sua sinceridade em reconhecer e expor seus limites, e no apenas que exponha o que Ele, no seu entender, desejar ouvir. F realidade, certeza, convico plena. Ore a palavra de Deus, isto lhe acrescentar mais f e as promessas de Deus se cumpriro em tua vida. b) 3- Confessando seus pecados a Deus, sem lhe esconder nada Davi foi considerado o homem segundo o corao de Deus. Mas Davi fez coisas erradas e, afirmaramos, com razo. Contudo, o que Deus via de belo nele era exatamente sua transparncia. Ele abria seu corao e reconhecia seus erros diante de Deus. Que relacionamento! (Sl 51:2-3). Alguns tentam esconder seus pecados de Deus (como se isso fosse possvel), e, em suas oraes, lhe dedicam muitos louvores, crendo que assim ele os ouvir. Mas o prprio Davi sabia que se agisse dessa maneira, Deus no o ouviria. o que ele afirma ao confessar sua vaidade (Sl 66:18). Mas, e quando pecarmos? Bem, a Bblia nos orienta sobre o que fazer (IJo 1:9 e 2:1) sempre bom lembrar que no devemos carregar culpa no corao, pois o diabo quer us-la para que sintamos medo ou vergonha de orar a Deus. Com ou sem culpa devemos orar sempre, comeando por pedir perdo por ela. c) 4- Ore em nome de Jesus Oramos ao pai sob o nome daquele que, como homem, sofreu o que sofre qualquer um de ns (e muito mais) e entende nossas dificuldades. por isso que podemos chegar a Deus nica e exclusivamente atravs de Jesus. No se chega a Deus por meio de Maria ou qualquer outro, isto mentira satnica (ITm 2:5). Muitos so ensinados a crer que somente os chamados sacerdotes podem aproximar-se de Deus, como se tivessem uma autorizao especial. Contudo, a Bblia diz que todos ns, salvos em Jesus Cristo, somos hoje sacerdcio real (1Pe 2:9). Portanto, todos temos o direito de falar com Deus. Mas se existe autoridade espiritual para faz-lo, somente aquele que venceu o pecado pode requerer algo diante dele: Jesus (Hb 7: 26). Portanto, ele pode representar a humanidade diante de Deus, pois foi como homem que venceu a tudo. Por isso o texto de (ITm 2:5) termina dizendo Cristo Jesus, homem.

d) 5- Ore com persistncia Outra orientao que voc persevere em orao. Se por um lado, a Bblia afirma que tudo quanto pedirmos, crendo receberemos (Mc 11:24), muitas vezes a resposta talvez demore a chegar, o que pode gerar desnimo. No desanime; persevere! A promessa foi feita e h de ser cumprida, mas o tempo ideal assunto que diz respeito unicamente a Deus! O desnimo reflexo de falta de f, e sem f, como afirma a Bblia, impossvel agradar a Deus. Sem f no se alcana a vitria (Lc 11:9). No s pedir, mas

buscar; insistir!Desistir do que Deus determina no est no vocabulrio do cristo verdadeiro. e) 6- Ore com o corao agradecido Um pormenor importante a ser compartilhado que muitos cristos oram to-somente quando esto querendo algo. Isso no lcito, mas constitui apenas parte do que a Bblia nos ensina a fazer. Imagine voc conversar com seu pai somente quando for lhe pedir a mesada... ou procurar sua esposa, seu marido apenas nas ocasies em que espera que lhe faa determinadas tarefas, ou cumpra algum anseio seu... Dizer que se ama a Deus muito fcil. No entanto, quando se ama de verdade surge o desejo de louvar e agradecer. E o que lhe devemos agradecer? Como Deus nos d alm do que pedimos ou pensamos, e sua misericrdia e bondade so tamanhas ao ponto de tudo cooperar para o nosso bem (Rm 8:28), no temos nada alm de TUDO para agradecer-lhe. (1Ts 5:18). f) 7- Ore pelos outros (intercesso) O Evangelho uma notcia to maravilhosa que nos traz desejo de compartilh-la com todos os que nos rodeiam. Freqentemente no encontramos muita disposio nas pessoas para nos ouvir. Neste caso podemos utilizar a orao como uma arma de guerra na esfera espiritual, a fim de que vidas se convertam ao evangelho (1Tm 2:1-4). Em outras palavras, Deus quer que oremos pela salvao de todos os homens (atravs do conhecimento da verdade do evangelho), sem nos esquecer das autoridades institudas (tanto espirituais quanto sociais). Isso significa, em outras palavras, interveno na esfera espiritual, a fim de abenoar vidas. g) 8- Contemplando a Bblia A leitura da palavra de Deus, feita em atitude humilde e a meditao diria planejadas, resulta em f, em poder e em vontade de orar (Jo 6:63). 7- Esperando quieto at que ele fale A orao no consiste em uma s pessoa a falar. Assim como deixamos que Deus nos fale, enquanto examinamos a sua palavra, devemos possuir imenso deleite em deix-lo falar conosco depois de terminada a nossa orao. Ao ignorarmos o silncio da comunho, perdemos muita experincia sobre o amor divino. sobre os coraes quietos e tranqilos que cai o orvalho da divina bno (IRs 19:12, Mt 6:6).

A orao e seus aspectos prticos A estrutura da orao A orao, assim como a Bblia, possui aspectos prticos dentro de sua estrutura. Dentro da estrutura da orao, encontramos: louvor e adorao, agradecimento, confisso de pecados, petio e intercesso. a) 1- Louvor e adorao: Ao orarmos devemos ter em mente a certeza de que Deus nos responder. Deus est buscando, ainda nos dias de hoje, adoradores cuja adorao seja espontnea e que brote do fundo da alma, o que agrada muito ao corao de Deus (Sl 95:5, Hb 13:15, 1Pe 2:5). b) 2- Agradecimento(aes de graa): Devemos agradecer ao Senhor por tudo que temos recebido, pelos seus poderosos feitos em nossas vidas (Lc 17:18, Fp 4: 6, 1Ts 5:18). c) 3- Confisso de pecados: Assim como a adorao e a gratido so importantes numa orao, o mesmo acontece com relao confisso dos nossos pecados. S propcio a mim, pecador esta a melhor maneira de falarmos com Deus (1Jo 1:9). d) 4- Petio: Devemos sempre apresentar a Deus em orao os nossos pedidos, e Jesus nos orientou a pedir (Mt 7:1,2; Jo 16:24). Mas no devemos nos esquecer que Deus onisciente, ou seja, Ele sabe de todas as nossas necessidades antes mesmo que as coloquemos em palavras (Mt 6:8). Por isso, devemos evitar o s pedir, pedir e pedir a Deus. Devemos sempre manter um esprito de louvor e gratido, pois fazendo isso j recebemos grande parte da soluo de nossos problemas. e) 5- Intercesso: A recomendao bblica que devemos orar por todos os homens (1Tm 2:1). As oraes devem ser feitas em favor de: Doentes (Tg 5:14) Inimigos (Mt 5:44) Santos (irmos em Cristo ) (Ef 6:18) Todas as coisas (Fp 4:6) Todas as autoridades constitudas (ITm 2:2,3)

Orar fazer com que situaes na esfera espiritual sejam modificadas. destruir interferncias malignas na nossa vida. entrar em guerra. O crente que o diabo mais

teme aquele que dobra sempre os joelhos em orao. A orao faz com que voc aprenda a confiar em Deus e a saber que ele ouviu seu clamor. A orao uma prova de f, e a f gera a orao. Pela orao, Deus no somente lhe responde como abre seus olhos espirituais para que voc enxergue fatos importantes que nem espera, ou mesmo, nem sonha acontecer. Deus falando de maneira clara e direta com voc (Jr 33:3). Impedimentos orao Dentre as muitas advertncias que a Bblia nos faz com respeito aos impedimentos orao, destacamos as seguintes: a) b) c) d) e) f) g) h) a- Desobedincia palavra de Deus (Pv 28:9) b- Duvidar da fidelidade de Deus (Tg 1:5,6) c-Vontade prpria como obstinao (1Sm 15:22,23) d- Falta de reconciliao com os irmos ofendidos (Mt 5:23,24) e- Rancor (Mt 6:14,15) f- Egosmo (Gn 15:2) g- Ingratido a Deus (Rm 1:21, Lc 17:15 - 19) h- Adorao a dolos (Ez 14:3) Benefcios da orao So incontveis as bnos que Deus derrama sobre os crentes que vivem em esprito de orao. Podemos mover as mos de Deus e seu poderoso exrcito (2Rs 5:17) quando oramos com f (Hb 11:6). Eis alguns benefcios que a orao faz: a) a- Deflagra em ns um processo de continua converso - Examine-se pois, o homem a si mesmo ... (1 Co 11:28) b) b- Durante um vendaval, Deus modifica a tempestade ou modifica o homem que est nela (Mt 14:22-33) c) c- Abre as portas para a pregao da Palavra de Deus (Cl 4:3) d) d- Guarda-nos na hora da tentao (Mt 26:41) e) e- A cura das enfermidades (Tg 5:14) f) f- Nos d vitrias (Dn 6:10-22)

No importa quantas vezes oramos por dia, o ideal andarmos com Deus. Note, porm, que andar com Deus no orar. Tambm no s dizer oi Deus, estou aqui. Orar um momento especial de fortalecer o esprito, recebendo a vida de Deus, de ampliar as perspectivas de vida, de unir-se ao criador e de regozijar-se nele. Na vida no h maior experincia do que esta: promover um encontro com o nosso Pai celestial.

You might also like