You are on page 1of 7

Aluno (a):___________________________________N___________Srie: 1

Professor : Vinicius Jacques


Disciplina: FSICA

Data: 03/08/2010

EXERCCIOS COMPLEMENTARES / LEIS DE NEWTON

01. Explique a funo do cinto de segurana de um carro, utilizando o conceito de inrcia. 02. Um foguete est com os motores ligados e movimenta-se no espao, longe de qualquer planeta. Em certo momento, os motores so desligados. O que ir ocorrer? Por qual lei da fsica isso se explica? 03. De que modo voc explica o movimento de um barco a remo, utilizando a terceira lei de Newton? 04. Um carro pequeno colide com um grande caminho carregado. Voc acha que a fora exercida pelo carro no caminho maior, menor ou igual fora exercida pelo caminho no carro? Justifique sua resposta. 05. Um soldado, ao iniciar seu treinamento com um fuzil, recebe a seguinte recomendao: "Cuidado com o coice da arma". O que isso significa? 06. Certas cargas transportadas por caminhes devem ser muito bem amarradas na carroceria, para evitar acidentes ou, mesmo, para proteger a vida do motorista, quando precisar frear bruscamente o seu veculo. Esta precauo pode ser explicada pela: a) lei de Lenz. b) lei da inrcia (primeira lei de Newton). c) lei das reas (segunda lei de Kepler). d) lei da gravitao universal de Newton.

07. Sobre as foras gravitacionais envolvidas no sistema composto pela Terra e pela Lua, correto afirmar: a) So repulsivas e de mdulos diferentes. b) So atrativas e de mdulos diferentes. c) So repulsivas e de mdulos iguais. d) So atrativas e de mdulos iguais. e) No dependem das massas desses astros. 08. A Terra atrai um pacote de arroz com uma fora de 49 N. Pode-se, ento, afirmar que o pacote de arroz: a) atrai a Terra com uma fora de 49 N. b) atrai a Terra com uma fora menor do que 49 N. c) no exerce fora nenhuma sobre a Terra. d) repele a Terra com uma fora de 49 N. e) repele a Terra com uma fora menor do que 49 N. 09. (FAFIG-PR) A propriedade da matria de resistir a qualquer variao do seu estado de movimento ou repouso : a) massa. b) deslocamento. c) inrcia. d) densidade. e) trajetria.

10. (UNESP- SP) Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei da Inrcia, tambm conhecida como Primeira Lei de Newton. a) Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma rbita elptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. b) Dois corpos quaisquer se atraem com uma fora proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre eles. c) Quando um corpo exerce uma fora sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma fora de mesma intensidade e direo, mas de sentido contrrio. d) A acelerao que um corpo adquire diretamente proporcional resultante das foras que nele atuam, e tem mesma direo e sentido dessa resultante. e) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo foras com resultante no nula. 11. (UNISINOS- RS) Em um trecho de uma estrada retilnea e horizontal, o velocmetro de um carro indica um valor constante. Nesta situao: I. a fora resultante sobre o carro tem o mesmo sentido que o da velocidade. II. a soma vetorial das foras que atuam sobre o carro nula. III. a acelerao do carro no nula. Das afirmaes: a) somente I correta. b) somente II correta. c) apenas I e II so corretas. d) apenas I e III so corretas. e) I, II e III so corretas.

12. (UNESP-SP) As foras de ao e reao a que se refere a 3 Lei de Newton: a) atuam sempre num mesmo corpo. b) atuam em corpos diferentes. c) no produzem acelerao. d) independem sempre das massas dos corpos. e) sendo de mesma intensidade e de sentidos contrrios no alteram a velocidade dos corpos. 13. (ESAPP-SP) Se voc saltar de um nibus em movimento, para no cair: a) deve tocar o solo com um p e seguir correndo para frente. b) deve tocar o solo com um p e seguir correndo para trs. c) deve tocar o solo com os dois ps juntos. d) deve saltar na direo perpendicular ao movimento do nibus. e) voc ir se esborrachar no solo de qualquer forma. 14. (PUC-PR) Um carro-socorro de peso 1,0 x 105 N puxa um nibus cuja massa de 1,4 x 104 kg. A trao transmitida ao nibus por meio de um cabo ideal mantido na horizontal e vale 1,8 x 105 N. Determine a fora de reao que o nibus aplica ao carro-socorro, considerando o campo gravitacional com mdulo 10 m/s2.

15. (UEPB) Baseando-se nas leis de Newton analise as seguintes sentenas: I. Se nenhuma fora atua sobre o corpo, ele, necessariamente, estar em repouso. II. As foras de ao e reao sempre ocorrem em pares e atuam sobre o mesmo corpo. III. Um corpo no pode ter acelerao diferente de zero se ele estiver parado. IV. Se um corpo est em movimento retilneo uniforme, necessariamente, sobre ele atua uma fora. Analisando as sentenas acima, pode-se afirmar que: a) apenas II correta. b) III e IV so falsas. c) apenas III correta. d) II e III so falsas. e) II e III so corretas. 16. (ACAFE-SC) Um caminho puxa um automvel numa estrada reta e horizontal, descrevendo um movimento uniformemente acelerado. Complete o enunciado que segue, com a alternativa verdadeira, dentre as relacionadas abaixo: A intensidade da fora que o caminho exerce sobre o automvel : a) igual intensidade da fora que o automvel faz sobre o caminho b) maior que a intensidade da fora que o automvel faz sobre o caminho c) igual intensidade que o automvel faz sobre a estrada d) igual intensidade da fora que a estrada faz sobre o automvel e) igual intensidade da fora que a estrada faz sobre o caminho

17. (ACAFE-SC) Assinale a afirmativa correta. a) As foras de ao e reao no se anulam mutuamente porque tm mdulos diferentes. b) Um corpo em movimento circular uniforme possui acelerao nula. c) Para que um corpo permanea em repouso necessrio que nenhuma fora atue sobre ele. d) Sobre um corpo, em movimento horizontal e para a direita, no h necessidade da ao de uma fora nesta mesma direo e sentido. e) A lei de Newton da ao e reao somente vlida para corpos com velocidades constantes. 18. (UNESP-SP) Um corpo de massa m est sujeito ao de uma fora F que o desloca segundo um eixo vertical, em sentido contrrio ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante porque: a) a fora F maior do que a da gravidade. b) a fora resultante sobre o corpo nula. c) a fora F menor do que a da gravidade. d) a diferena entre os mdulos das duas foras diferente de zero. e) a afirmao da questo est errada, pois qualquer que seja F o corpo estar acelerado, porque sempre existe a acelerao da gravidade. 19. Um corpo de massa 10 kg move-se com velocidade de 20 m/s sobre um plano horizontal liso. Num determinado instante passa a agir uma fora de 50 N sobre o corpo, no sentido contrrio ao do movimento. Aps quanto tempo o corpo pra?

20. Calcule o peso de um corpo de massa 10 kg, em um local em que g = 9,8 m/s2. 21. Um corpo de massa 2 kg puxado verticalmente para cima atravs de uma fora de 25 N. Determine a acelerao adquirida pelo corpo, considerando g = 10 m/s2. 22. (FEMPAR-PR) Dois corpos distintos so postos em movimento simultaneamente por ao de foras iguais. Sobre o fenmeno, pode-se afirmar que: a) as aceleraes dos corpos so iguais. b) as velocidades dos corpos so iguais. c) as distncias percorridas pelos corpos so iguais num mesmo intervalo de tempo. d) as velocidades dos corpos so diretamente proporcionais s suas massas. e) as aceleraes dos corpos so inversamente proporcionais s suas massas. 23. (UMC-SP) Aplica-se a um corpo de massa 2,0 kg, inicialmente em repouso, uma fora de 10 N. Calcule a acelerao que a fora imprime ao corpo. 24. (UNESPA) Que acelerao comunicada a um corpo de 10 kg de massa por uma fora de 5 N?

25. (URRN) As duas foras esquematizadas so aplicadas simultaneamente ao corpo de massa 2,0 kg.

A acelerao resultante de: a) 20 m/s2, para a direita. b) 15 m/s2, para a direita. c) 10 m/s2, para a direita. d) 5,0 m/s2, para a direita. e) 5,0 m/s2, para a esquerda. 26. (UNICENTRO-PR) O grfico demonstra a acelerao de um corpo de prova em funo da fora aplicada. Determine a massa do corpo.

27. (UNESP-SP) Um corpo de massa m pode se deslocar ao longo de uma reta horizontal sem encontrar qualquer resistncia. O grfico representa a acelerao desse corpo, em funo do mdulo (intensidade), F, da fora aplicada, que atua sempre na direo da reta horizontal. A partir do grfico, possvel concluir que a massa m do corpo, em kg, igual a:

30. (UFPR) Um bloco, com 5 kg de massa, puxado ao longo de uma mesa. Calcular, desprezando o atrito, a fora horizontal necessria para que o bloco atinja, a partir do repouso, a velocidade de 10 m/s em 2 s. 31. (UCS-RS-Adaptado) Duas foras perpendiculares entre si, F1 = 3,0 N e F2 = 4,0 N, atuam num corpo de massa m = 2,5 kg. Devido unicamente a essas foras, pode-se afirmar que: 01) a fora resultante vale 7 N. 02) a acelerao do corpo vale 2 m/s2. 04) a acelerao do corpo vale 7 m/s2. 08) o movimento do corpo retilneo uniforme (MRU). 16) a fora resultante vale 1 N.

28. (UFSC) Sejam dois corpos com massas desconhecidas m1 e m2. Uma fora de 10 newtons imprime massa m1 uma acelerao de 5 metros por segundo ao quadrado e massa m2 uma acelerao igual a 20 metros por segundo ao quadrado. Se a mesma fora atuar, agora sobre os dois corpos reunidos, qual ser a acelerao, em metros por segundo ao quadrado, do conjunto? 29. (ITANA-RJ) A figura mostra uma partcula P, de massa m = 2,5 kg, solicitada por duas foras, F1 = 3,0 N e F2 = 4,0 N, que fazem entre si um ngulo de 90. A acelerao resultante, recebida pela partcula, igual a:

32. (UEL-PR) Um corpo de massa m submetido a uma fora resultante de mdulo F, adquirindo acelerao a. A fora resultante que se deve aplicar a um corpo de massa m/2 para que ele adquira acelerao 4.a deve ter mdulo: a) b) c) d) e) F/2 F 2F 4F 8F

33. (FURG-RS-Adaptado) Um automvel de 1500 kg se desloca com velocidade v = 10 m/s sobre um trecho de estrada retilneo e horizontal. O motorista pisa no acelerador durante 2,0 s e a velocidade do carro passa a ser v = 18 m/s. a) Qual o mdulo da acelerao do automvel, suposta constante, no intervalo de 2 s? b) Qual a intensidade da fora resultante atuando no automvel nesse intervalo de tempo?

34. (CEFET-PR) Um automvel de massa 103 kg, movendo-se, inicialmente, com velocidade de 72 km/h freado uniformemente e pra aps percorrer 50 m. Determine o mdulo da fora e o tempo de freagem. 35. (UNIJU-RS) Um corpo de massa 1,0 kg recebe, a partir do repouso, a ao de uma fora constante de 3,0 N com a mesma orientao do deslocamento que vai ocorrer. Desprezando a existncia de qualquer atrito, determine: a) A distncia percorrida nos primeiros 4,0 s de ao da fora: b) A velocidade do corpo aps os 4,0 s iniciais de aplicao da fora. 36. (FESPI-BA) O grfico se refere ao movimento de um carrinho de massa 4 kg, lanado com velocidade de 4 m/s ao longo de uma superfcie horizontal. A fora resultante que atua sobre o carrinho em mdulo igual a:

GABARITO 01. Quando estamos dentro de um carro em movimento, temos a mesma velocidade do automvel. Numa coliso ou freada brusca somos lanados para a frente temos a tendncia de continuar em movimento com a mesma velocidade (Princpio da Inrcia). O cinto de segurana impede que ocorra este lanamento, segurando o corpo da pessoa. 02. O foguete ir se movimentar em linha reta e com velocidade constante. Primeira Lei de Newton Princpio da Inrcia. 03. O remo empurra a gua e a gua empurra o remo. Terceira Lei de Newton Princpio da Ao e Reao. 04. As foras que o carro exerce no caminho e que o caminho exerce no carro so de mesma intensidade, pois formam um par ao e reao. 05. Significa que quando a arma imprime uma fora ao projtil, este reage aplicando uma fora na arma de mesma intensidade, mesma direo e sentido oposto o que explica o recuo (coice) que a arma sofre para trs. 06. b 07. d 08. a 09. c 10. e 11. b 12. b 13. a 14. 1,8 . 105 N 15. c 16. a 17. d 18. b 19. 4 s 20. 98 N 21. 2,5 m/s2 22. e 23. 5 m/s2 24. 0,5 m/s2 25. c

37. Um corpo de massa 2 kg, inicialmente em repouso, submetido a uma fora resultante de 10 N. Determine: a) a acelerao adquirida pelo corpo. b) a velocidade do corpo aps 4 s.

26. 4 kg 27. 10 kg 28. 4 m/s2 29. 2 m/s2 30. 25 N 31. 02 32. c 33. (a) 4 m/s2 (b) 6000 N 34. 4000 N 35. (a) 24 m (b) 12 m/s 36. 3,4 N 37. (a) 5 m/s2 (b) 20 m/s

You might also like