You are on page 1of 32

REVALIDA 2012

EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

Prova Objetiva
LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.
1. Verifique se, alm deste caderno, voc recebeu o Caderno de Respostas, destinado transcrio das respostas das questes de mltipla escolha (objetivas). 2. Confira se este caderno contm 110 questes de mltipla escolha (objetivas). 3. Verifique se a prova est completa e se o seu nome est correto no Caderno de Respostas. Caso contrrio, avise imediatamente um dos responsveis pela aplicao da prova. Voc deve assinar o Caderno de Respostas no espao prprio, com caneta esferogrfica de tinta preta. 4. Observe as instrues expressas no Caderno de Respostas sobre a marcao das respostas s questes de mltipla escolha (apenas uma por questo). 5. No se comunique com os demais estudantes nem troque de material com eles; no consulte material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. 6. Voc ter cinco horas para responder s questes de mltipla escolha. 7. Quando terminar, entregue ao Aplicador ou Fiscal o seu Caderno de Respostas. 8. Ateno! Voc s poder levar este Caderno de Prova quando restarem 30 minutos para o trmino do exame.

Ministrio da Educao

Ministrio da Sade

B A I

PAS RICO PAIS SEM POBREZA

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 1
Uma paciente de 17 anos de idade, estudante, atendida em Unidade Bsica de Sade (UBS) com queixa de disria, polaciria e urgncia urinria h 48 horas. Nega febre ou corrimento vaginal. Informa que tem vida sexual ativa e que seu namorado faz uso sistemtico de preservativo. No apresenta, ao exame fsico, qualquer alterao relevante. A conduta mdica mais adequada para essa jovem A solicitar urinocultura por mico espontnea e aguardar resultado para iniciar antibioticoterapia. B no solicitar qualquer exame complementar no momento e prescrever nitrofurantona empiricamente. C solicitar sedimento urinrio e, se piria e bacteriria presentes, prescrever sulfametoxazol e trimetoprima. D prescrever ciprofloxacina e azitromicina em dose nica e encaminhar a paciente para exame ginecolgico. E prescrever antiespasmdico via oral e solicitar ultrassonografia e radiografia simples de vias urinrias.

QUESTO 3
Um lactente com 6 meses de idade, previamente hgido, em aleitamento materno, atendido em um Pronto Socorro Infantil com histria de febre persistente h dois dias (temperatura axilar de at 38,9C), acompanhada de irritabilidade e 2 a 3 episdios de vmitos por dia. Foi levado previamente a um servio de sade e a me foi orientada a oferecer soro de reidratao oral (SRO) e a retornar, caso no houvesse melhora ou piorasse. A me informa que a irritabilidade da criana aumentou nas ltimas 12 horas, prejudicando a amamentao e a ingesto de lquidos. Nega tosse e diarreia. As vacinas estavam atualizadas. Ao examinar o lactente, o mdico observou: bom estado geral e nutricional e irritabilidade ao manuseio. Realizada puno lombar, o resultado do exame do lquor foi: lquido lmpido, com 300 clulas/mm 3 com predomnio de linfomononucleares, glicorraquia normal, protenas levemente aumentadas. Com base no quadro clnico e nos resultados da anlise do lquor, a associao diagnstico-teraputica correta A meningite bacteriana; tratamento hospitalar com antibioticoterapia, com necessidade de isolamento em UTI. B meningite bacteriana; tratamento hospitalar com antibioticoterapia, sem necessidade de isolamento. C m e n i n g i te v i ra l ; t rata m e nto h o s p i ta l a r s e m antibioticoterapia, sem necessidade de isolamento. D m e n i n g i te v i ra l ; t rata m e nto h o s p i ta l a r s e m antibioticoterapia, com necessidade de isolamento. E meningite tuberculosa; tratamento hospitalar com antibioticoterapia e com necessidade de isolamento.

QUESTO 2
A prefeitura de um pequeno municpio do interior contratou profissionais de sade para implantar trs equipes da Estratgia da Sade da Famlia que atuaro junto a uma Unidade Bsica de Sade (UBS). Para iniciar as suas atividades, essas equipes precisam definir os territrios de abrangncia e a populao de cada uma delas, conforme preconiza a Poltica Nacional da Ateno Bsica. Que estratgias devem orientar a definio do territrio? A As equipes tero nmero varivel de famlias em territrios estabelecidos pela prefeitura e sem definio de nmeros mnimos e mximos por equipe. B O nmero de famlias de cada equipe depender do grau de vulnerabilidade em cada rea, em territrios definidos pelos Agentes Comunitrios de Sade. C Todas as equipes tero sob sua responsabilidade 3 500 pessoas, definidas em territrios contnuos dentro da rea de abrangncia da UBS . D Os territrios das equipes sero definidos pelas equipes e o nmero de pessoas adscritas a cada equipe vai depender da anlise de vulnerabilidade das famlias de cada microrea. E A definio acerca dos territrios e da populao sob responsabilidade de cada equipe da Estratgia da Sade da Famlia depende do diagnstico de vulnerabilidade feito pelo mdico.

QUESTO 4
Uma gestante de 32 anos de idade, gesta = 2, para = 1, hoje com 15 semanas de gestao, comparece a sua segunda consulta de pr-natal. Encontra-se assintomtica. Tem histrico de parto prtermo h 4 anos devido a descolamento prematuro de placenta, com complicao de hemorragia ps-parto. Nega histria de hipertenso, pr-eclmpsia e diabetes gestacional anterior. O filho anterior nasceu com 36 semanas, pesou 2 050 g e mediu 40 cm. A gestante nega o uso, na gravidez anterior, de quaisquer medicaes, exceto sulfato ferroso e cido flico. Ao exame clnico apresentou: PA = 110 x 60 mmHg; FC = 80 bpm; altura uterina = 15 cm; batimentos cardiofetais = 152 bpm; toque: colo fechado, grosso e posterior. A paciente traz os resultados dos seguintes exames laboratoriais: glicemia de jejum = 65 mg/dL (valor de referncia < 99 mg/dL); sorologia para toxoplasma gondii = IgM no reagente/IgG reagente; sorologia rubola = IgG reagente/IgM no reagente; VDRL no reagente; TSH = 15 UI/ml (valor de referncia = 0,4 a 5,0 UI/ml), hemograma com Hb = 12,0 g/dL (valor de referncia = 11,3 a 16,3 g/dL), leuccitos e plaquetas normais. Com base na histria clnica e nos resultados dos exames acima apresentados correto afirmar que A a gestante deve iniciar reposio de hormnio tireoidiano. B os nveis de T4 livre da gestante esto necessariamente elevados. C o quadro clnico apresentado no sugere risco de parto prematuro. D a mesma rotina laboratorial deve ser repetida aps 30 dias para nova avaliao. E a gestante est assintomtica, fato que no indica reposio de hormnio tiroidiano.
1

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 5
Um homem de 21 anos de idade est internado no Pronto Socorro de um hospital tercirio aps adequada ateno prhospitalar e remoo feita pelo SAMU local. Ele foi vtima de acidente de trnsito devido a queda de moto, ocorrido h 15 horas, e apresenta traumatismo raquimedular cervical grave. Ao repetir o exame fsico do paciente, o mdico constata o retorno do reflexo bulbocavernoso ainda nas primeiras 24 horas do evento traumtico. O que sugere este ltimo achado clnico ? A B C D E Recuperao do quadro neurolgico. Trmino do choque medular. Leso medular incompleta. Sndrome de Brown-Squard. Hipertenso intracraniana associada.

QUESTO 7
Uma mulher de 40 anos de idade, branca, casada, procura o Servio de Emergncia queixando-se de dor abdominal epigstrica em todo o hemi-abdome superior, intensa, contnua, com irradiao para o dorso e acompanhada de nuseas e vmitos h 24 horas. No refere histria de doena pregressa, etilismo, tabagismo e uso de medicamentos. Informa ter 4 filhos. Ao exame fsico apresenta-se desconfortvel no leito. Encontra-se afebril, com FC = 110 bpm, PA = 100 x 60 mmHg, pele com discreta sudorese, mucosas coradas e esclerticas ictricas 1+/4+. Ao exame do abdome observam-se rudos hidroareos presentes; abdome flcido, com dor palpao no hemi-abdome superior e ausncia de visceromegalias. Os exames laboratoriais mostram: hemograma com 15 400 leuccitos/mm (valores de referncia = 3 800 a 10 600/mm3) com neutrofilia; glicose = 130 mg/dL (valor de referncia = 99 mg/dL); amilase = 1 240 U/L (valor de referncia = 30 a 225 U/L); lipase = 600 U/L (valor de referncia = 3 a 43 U/L), bilirrubinas totais = 5,2 mg/dL (valor de referncia < 1,3 mg/dL), com frao direta de 2,0 mg/dL (valor de referncia < 0,4 mg/dL); alanino-amino-transferase = 162 UI/L (valor de referncia = < 35 UI/L); aspartato-aminotransferase = 87 UI/L (valor de referncia < 30 UI/L). A radiografia simples de abdome mostra padro inespecfico de distribuio de gases, sem evidncia de pneumoperitnio. Diante do quadro apresentado, a principal hiptese diagnstica A B C D E clica biliar. pancreatite biliar. obstruo intestinal. isquemia mesentrica. lcera gstrica perfurada.

QUESTO 6
Uma paciente de 25 anos de idade, gesta = 2, para = 1 (1 cesariana h 3 anos), com 32 semanas de gestao, chega emergncia de um hospital referindo sangramento vaginal h 2 horas. Ao exame, apresenta sinais vitais estveis, presso arterial = 130 x 80 mmHg, ausncia de dinmica uterina, batimentos cardiofetais de 150 bpm e tero indolor palpao. Ao exame especular, foi observado sangramento de moderada quantidade fluindo pelo colo. Nessa situao qual o diagnstico mais provvel e qual a conduta a seguir? A Vasa prvia; realizar reposio volmica e indicar cesariana de emergncia. B Descolamento prematuro de placenta; realizar reposio volmica e indicar cesariana de emergncia. C Placenta prvia; realizar toque vaginal e, se houver dilatao, fazer a internao da paciente e solicitar ultrassonografia. D Descolamento prematuro de placenta; solicitar ultrassonografia para confirmao diagnstica e avaliao do bem-estar fetal. E Placenta prvia; realizar internao para monitorizao do sangramento e solicitar ultrassonografia para avaliao do bem-estar fetal.

QUESTO 8
Suponha que uma fbrica de cimento foi instalada na periferia de determinado municpio. A populao festejou o empreendimento, pois significou desenvolvimento e novos empregos para a populao da rea. Aps o incio do funcionamento da fbrica, observou-se aumento da incidncia de doenas respiratrias e de queixas de nuseas e vmitos. Sabendo que h emisso de determinadas substncias pelas chamins dessa fbrica, a equipe de Sade da Famlia encaminha o problema ao Setor de Vigilncia. Quais so as etapas a serem seguidas para a avaliao de risco de substncias especficas? A Identificao da periculosidade; avaliao da dose-resposta; avaliao da exposio; caracterizao do risco. B Estabelecimento das fraes de exposio; avaliao da dose-resposta; determinao da prevalncia dos fatores de risco. C Criao de sistemas de ouvidoria; determinao dos riscos relativos; estabelecimento de padres de resposta na populao. D Determinao da frao de risco populacional; mensurao das taxas de exposio; classificao das incidncias de problemas. E Identificao da situao comunitria; determinao da frao total de exposio; determinao das taxas de risco populacionais.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 9
Uma criana com 6 anos de idade, moradora em zona rural, trazida por sua me Unidade Bsica de Sade (UBS) por apresentar palidez, falta de apetite, perda de peso e rendimento escolar insatisfatrio observados h dois meses. Alm da dosagem de hemoglobina e hematimetria, que outros exames, com seus respectivos resultados, serviro para o diagnstico de uma anemia carencial? A Morfologia das hemcias: normoctica e normocrmica; ferritina baixa; ferro srico normal; capacidade de ligao do ferro baixa; saturao de transferrina normal. B Morfologia das hemcias: microctica e hipocrmica; ferritina baixa; ferro srico baixo; capacidade de ligao do ferro elevada; saturao de transferrina baixa. C Morfologia das hemcias: normoctica e normocrmica; ferritina normal; ferro srico baixo; capacidade de ligao do ferro baixa; saturao de transferrina normal. D Morfologia das hemcias: microctica e normocrmica; ferritina baixa; ferro srico baixo; capacidade de ligao do ferro elevada; saturao de transferrina baixa. E Morfologia das hemcias: normoctica e hipocrmica; ferritina normal; ferro srico normal; capacidade de ligao do ferro baixa; saturao de transferrina normal.

QUESTO 11
Um menino de dois anos de idade levado Unidade Bsica de Sade (UBS) prxima ao assentamento onde sua famlia reside, com queixa de diarreia intermitente, com restos alimentares em alguns episdios, sem sangue ou muco, associada a dor epigstrica e hiporexia, iniciada h 15 dias. No ltimo ano, a criana foi levada UBS duas vezes pelo mesmo motivo. A genitora relata que, h dois meses, a criana tambm apresentou leses de pele muito pruriginososas, seguidas de tosse, com resoluo espontnea em 3 dias. O padro alimentar inclui alimentos da famlia e leite de vaca engrossado com farinceos desde que foi suspenso o aleitamento materno aos 3 meses de vida. A situao vacinal est adequada idade. O mdico observou: peso = 11 kg (percentil 15); turgor e elasticidade da pele um pouco diminudos, mucosas hipocoradas, distenso abdominal moderada, com dolorimento discreto e difuso e ausncia de edema, de leses de pele significativas ou de sinais de instabilidade respiratria ou hemodinmica. Para esse paciente, foram prescritas reidratao oral e orientao higinico-sanitria. Qual a hiptese diagnstica que melhor explica o quadro descrito acima e qual a conduta que deve ser aplicada? A Enteropatia ambiental; solicitar parasitolgico de fezes e tratar com antiparasitrio adequado ao agente identificado. B Enteropatia dependente do glten; solicitar anticorpo antigliadina e antiendomsio e excluir da dieta glten e farinceos em geral. C Enteropatia por alergia ao leite de vaca; solicitar dosagem de IgA secretora, excluir leite de vaca da dieta e prescrever frmula isenta de protenas do leite. D Enteropatia infecciosa aguda; solicitar coprocultura, iniciar sulfametexazol-trimetoprim ou cefalosporina de primeira gerao durante 7 a 10 dias. E Enteropatia dependente da lactose; excluir fontes de lactose da dieta, prescrever probiticos, prebiticos e usar leite de soja ou frmula lctea isenta de lactose.

QUESTO 10
Um homem de 25 anos de idade, vtima de atropelamento, foi admitido na Emergncia com quadro de insuficincia respiratria aguda, agitao psicomotora e cianose central e perifrica. Apresenta vrias leses de face, com afundamento maxilar, perda dos dentes e sangramento local importante. Qual o procedimento imediato para estabelecer uma via area para esse paciente? A B C D E Intubao orotraqueal. Intubao nasotraqueal. Traqueostomia. Cricotireoidotomia. Ventilao no invasiva com CPAP e mscara.

QUESTO 12
Um homem de 40 anos de idade atendido na Unidade Bsica de Sade (UBS) com quadro de anorexia, perda de peso e adinamia, associados a tosse e discreta falta de ar, iniciado h 30 dias. Ao exame fsico foi constatado: paciente emagrecido, IMC 16 kg/m2, PA = 110 x 70 mmHg, FC = 88 bpm, FR = 20 irpm, sopro cavitrio no pice pulmonar esquerdo. Que exames so indicados para a elucidao diagnstica nesse caso? A Hemograma completo, anti-HIV 1 e 2 e radiografia de trax. B Pesquisa de BAAR no escarro e radiografia de trax. C Pesquisa de BAAR no escarro, cultura do escarro pelo mtodo Ogawa-Kudoh e radiografia de trax. D Baciloscopia do escarro, radiografia de trax e tcnica molecular de reao em cadeia mediada pela polimerase. E Cultura do escarro pelo mtodo Lwestein-Jensen e tcnica molecular e reao em cadeia mediada pela polimerase.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 13
Uma mulher de 25 anos de idade procurou o ambulatrio com queixa de febre e diarreia h mais de um ms, com cerca de seis evacuaes por dia, seguidas por sangramento, dor abdominal e perda de peso de aproximadamente 10 quilos. Ao exame fsico, apresentava-se emagrecida, com pele e mucosas descoradas ++/4+ e temperatura = 38,5C. Foi observada a presena de fissuras perianais. Exames laboratoriais mostraram Hb = 8,2 g/dL (valor de referncia = 11,3 a 16,3 g/dL), volume corpuscular mdio = 70 fL (valor de referncia = 79 a 93,3 fL), leuccitos = 15 000/mm (valor de referncia = 3 800 a 10 600/mm3), plaquetas = 520 000/mm3 (valor de referncia = 165 000 a 415 000/mm3), velocidade de hemossedimentao = 70 mm/h (valor de referncia: < 20 mm/h). Imediatamente, o mdico decidiu encaminhar a paciente para um servio especializado devido suspeita diagnstica de doena inflamatria intestinal grave. Os critrios de incluso nessa categoria de gravidade devem considerar A a leucocitose, o nmero de plaquetas, a perda de peso, a febre e a anemia. B o nmero de evacuaes com sangue por dia, a febre, a anemia e a VHS elevada. C o nmero de plaquetas, a febre, a perda de peso, as fissuras perianais e a anemia. D a idade, o nmero de evacuaes com sangue por dia, a leucocitose e a VHS elevada. E a idade, a dor abdominal, o nmero de evacuaes com sangue por dia e a VHS elevada.

QUESTO 14
Uma mulher de 23 anos de idade, casada, do lar e nuligesta, iniciou atividade sexual h 3 anos, aps casamento. No momento, essa mulher est em tratamento para condilomatose vulvar em uma Unidade Bsica de Sade (UBS) e apresenta boa evoluo. Ela no mantm relaes extraconjuguais, seu marido saudvel e no tem histrico de doena sexualmente transmissvel (DST) e (ou) uso de drogas injetveis. Aps aconselhamento, realizou sorologia para HIV e o resultado foi positivo. Diante disso, foi solicitada pesquisa sorolgica para HIV em nova amostra sangunea. A paciente retorna hoje UBS para conhecer o resultado. Ambas as amostras foram processadas no mesmo laboratrio e seus resultados so apresentados nas figuras a seguir.

AMOSTRA 1 ANTICORPOS ANTI HIV1/HIV2 Material: soro Mtodo: Elisa Leitura da amostra: 2,47 Valor de referncia: < 1,00 CONCLUSO: AMOSTRA POSITIVA PARA HIV

AMOSTRA 2 ANTICORPOS ANTI HIV1/HIV2 (2 DOSAGENS) TESTE 1................................................................ POSITIVO Material: soro Mtodo: Elisa Leitura da amostra: 2,27 Valor de Referncia: < 1,00 TESTE 2................................................................ POSITIVO Material: soro Mtodo: Western Blot Presena de anticorpos virais para: P18, P24, P34, Gp41, P52, P55, P68; GP 120, GP 160 Sorologia positiva para HIV-1 CONCLUSO: AMOSTRA POSITIVA PARA HIV Nessa situao, que conduta deve ser adotada para a paciente? A Solicitar contagem de linfcitos T-CD4+. B Solicitar contagem de linfcitos T-CD4+ e a quantificao da Carga Viral do HIV. C Encaminhar a paciente para o Servio de Assistncia Especializada em DST/AIDS. D Solicitar anlise sorolgica para HIV, em uma nova amostra sangunea, pela tcnica de Western Blot. E Solicitar anlise sorolgica para HIV, em uma nova amostra sangunea, pela tcnica de Imunofluorescncia indireta.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 15
Uma mulher de 60 anos de idade admitida na Emergncia de um Pronto-Socorro de referncia com quadro de dor em fossa ilaca esquerda h trinta horas, associada a febre, trs episdios de evacuao diarreica, nuseas e dois episdios de vmitos ocorridos h seis horas. Ao exame fsico, foi palpada massa de limites imprecisos em fossa ilaca esquerda. O diagnstico sugerido pela tomografia abdominal e plvica foi diverticulite aguda. Qual a conduta inicial para essa paciente? A Antibiticos endovenosos, suspenso da dieta oral e analgesia com dipirona. B Dieta constipante, administrao de antiemticos endovenosos e analgesia com morfina. C Hidratao endovenosa, analgesia e encaminhamento para cirurgia de urgncia. D Antibiticos por via oral, dieta rica em fibras e analgesia com morfina. E Drenagem percutnea de emergncia.

QUESTO 17
Uma mulher de 22 anos de idade procurou atendimento de urgncia, apresentando falta de ar, chegando a ter dificuldade para completar frases. Informou a ocorrncia de episdios prvios semelhantes. Ao exame: aciantica, padro respiratrio com uso da musculatura acessria, tiragem intercostal e supraesternal. Presso arterial = 110 x 80 mmHg, frequncia cardaca = 115 bpm e frequncia respiratria = 28 irpm; ausculta pulmonar com sibilos expiratrios difusos. A oximetria digital em ar ambiente evidenciou saturao de oxignio (SaO ) = 91%. Foi administrado beta-agonista inalatrio e oxignio por cateter nasal. Reavaliada aps 30 minutos, a paciente apresentou melhora parcial do quadro: frequncia respiratria = 24 irpm, SaO = 94%, frequncia cardaca = 110 bpm, ausculta pulmonar com sibilos expiratrios. Qual a conduta teraputica mais adequada a ser tomada aps essa reavaliao? A Nebulizao com beta-agonista at 3 doses em uma hora, prednisolona oral e suspenso do oxignio. B Nebulizao com beta-agonista e ipratrpio 3 doses sequenciais, aminofilina venosa e manuteno do oxignio. C Beta-agonista em spray, com espaador, at 3 doses em uma hora; hidrocortisona venosa e suspenso do oxignio. D Nebulizao com beta-agonista e ipratrpio a cada 30 minutos, aminofilina venosa e manuteno do oxignio. E Associao de beta-agonista e ipratrpio em spray, com espaador, a cada 30 minutos; prednisolona oral e manuteno do oxignio.

QUESTO 16
Uma adolescente com idade de 14 anos procura uma Unidade Bsica de Sade (UBS) para a sua primeira consulta ginecolgica, pois deseja usar anticoncepcional oral. Ela iniciou atividade sexual h 6 meses e refere menarca aos 11 anos de idade e ciclos regulares. A adolescente nega comorbidades e diz, ainda, que os pais no sabem do incio da atividade sexual. Qual a conduta mais adequada frente ao caso relatado acima? A No prescrever anticoncepcional oral, pois a paciente menor de idade. B No prescrever anticoncepcional oral, pois a paciente teve menarca h apenas 3 anos. C Solicitar que a paciente comparea acompanhada de um responsvel consulta mdica. D Prescrever anticoncepcional oral, orientar uso de preservativo e garantir a confidencialidade da consulta. E Prescrever anticoncepcional oral e solicitar a presena de um responsvel pela menor para comunicar o fato.

QUESTO 18
Um pediatra de planto em uma maternidade de nvel secundrio chamado para assistir o nascimento de um recmnascido a termo, com 39 semanas de idade gestacional. O obstetra da equipe comunica que a gestante est na admisso em incio de trabalho de parto (com 3 cm de dilatao) e com uma avaliao ultrassonogrfica gestacional que evidencia hrnia diafragmtica. A bolsa amnitica ainda est ntegra. Qual a conduta recomendada no caso? A Contatar imediatamente a equipe de cirurgia peditrica para que o recm-nascido seja encaminhado ao bloco cirrgico de outro hospital to logo ocorra o nascimento. B Transferir a gestante para um centro tercirio por se tratar de uma unidade secundria sem UTI neonatal, pois pressupese a necessidade de ventilao mecnica. C Preparar o material de intubao na sala de parto, por se tratar de uma patologia cirrgica grave, gerando prejuzo da ventilao, no sendo indicada a ventilao com mscara aps o nascimento. D Preparar o material para a cirurgia imediata do recmnascido na maternidade secundria, pois no haver tempo hbil para transferncia para um hospital de nvel tercirio. E Conversar com o obstetra e avisar que no poder atender o beb em maternidade de nvel secundrio e que, por esse motivo, no ir comparecer sala de parto.
5

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 19
Uma paciente de 25 anos de idade, com histria obsttrica gesta = 1, para = 0, aborto = 0, com 28 semanas de idade gestacional, foi atendida na Unidade Bsica de Sade (UBS) referindo que h 2 dias est gripada e fez uso de medicao sintomtica. Resolveu vir ao posto de sade porque est tossindo muito. Ao ser realizado o exame fsico, constatou-se: temperatura axilar = 38,1C, frequncia respiratria = 30 irpm, presso arterial = 80 x 60 mmHg, normohidratada. Qual a abordagem adequada para o caso? A Encaminhar a paciente para internao hospitalar. B Solicitar hemograma completo e radiografia de trax com urgncia. C Orientar hidratao, prescrever paracetamol e solicitar retorno se piorar. D Solicitar hemograma completo, prescrever vitamina C, dipirona e nebulizao. E Prescrever dipirona, nebulizao sem uso de broncodilatador e reavaliar a paciente em 48 horas.

QUESTO 21
Um homem de 55 anos de idade, portador de infeco pelo HIV, diabtico do tipo II, hipertenso, em terapia antiretroviral, estvel h 6 anos, com contagem de linfcitos CD4 de 980 clulas/mm3 (valor de referncia < 1 000 clulas/mm3) e carga viral indetectvel (< 25 cpias/mL), apresentou quadro de perda sbita e transitria da conscincia, com queda da prpria altura e recuperao espontnea. Na semana seguinte ao episdio, procurou o mdico clnico que o acompanha; a hipertenso arterial e o diabetes mellitus mantinham-se controlados. O paciente relatou que, desde o episdio mencionado, sente palpitaes e pulso acelerado. O mdico observou no exame cardiovascular: frequncia cardaca = 105 bpm; presso arterial = 140 x 90 mmHg, ritmo cardaco irregular, achados que no haviam sido at ento documentados em 10 anos de seguimento ambulatorial do paciente. O eletrocardiograma realizado naquela ocasio mostra ausncia de ondas P e intervalos RR muito irregulares. A conduta imediata mais adequada A monitorizar o paciente por 48 horas, para observar a possibilidade de reverso espontnea da arritmia. B encaminhar o paciente para a emergncia cardiolgica, para ser submetido cardioverso eltrica. C solicitar ecocardiograma transesofgico, para avaliar a presena de trombos em trio esquerdo. D iniciar heparinizao plena e warfarina, para minimizar o risco existente de doena tromboemblica. E administrar antiarrtmicos intravenosos, para induzir reverso farmacolgica da arritmia.

QUESTO 20
Um homem de 27 anos de idade, pedreiro, sofreu queda de um andaime e deu entrada na Emergncia de um hospital tercirio em franca insuficincia respiratria. As vias areas encontravam-se prvias e, ausculta, foi constatada a abolio do murmrio vesicular direita e macicez percusso. Foi realizada drenagem do hemitrax direito com sada de 1500 mL de sangue. No decurso do atendimento, observou-se que o dbito do dreno era de 300 mL/h. Alm da reposio volmica, a conduta mais adequada para esse paciente, nesse momento, A B C D E intubao orotraqueal e ventilao com presso positiva. radiografia de trax em PA e Perfil. drenagem torcica com aspirao contnua. toracostomia secundria. toracostomia de urgncia.

QUESTO 22
Uma criana de 3 anos de idade foi atendida em Unidade de Pronto Atendimento com febre de 39C, irritabilidade, vmitos, sonolncia e extremidades frias. Mesmo sem sinais de irritao menngea ou sepse, existe a suspeita de meningite. Para confirm-la, o mdico realizou puno lombar e solicitou a anlise do lquido cfalo-raquidiano (LCR). Que achado do LCR indicativo de meningite viral? A B C D E Aspecto turvo. Glicose baixa. Protena alta. Nmero baixo de clulas. Nmero elevado de linfcitos.

QUESTO 23
O mdico de uma Unidade Bsica de Sade (UBS) recebe vrias crianas de uma mesma escola da regio, todas com idade entre 9 e 10 anos. A queixa semelhante: houve surgimento, h cerca de 10 dias, de leses vesico-papulosas associadas a prurido intenso, principalmente no horrio noturno, em regio interdigital, punhos, ndegas, axila e periumbilical. Observa-se, tambm, a presena de pstulas friveis e crostas facilmente removveis sobre algumas das reas pruriginosas. Alm das medidas gerais de controle, qual o tratamento indicado? A B C D E
6

Nistatina e amoxicilina. Permetrina e cefalexina. Ivermectina e cloranfenicol. Aciclovir e penicilina benzatina. Hexaclorobenzeno e cido nalidxico.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 24
Uma paciente de 17 anos de idade, que teve menarca aos 11 anos, vem Unidade Bsica de Sade (UBS), acompanhada da me, referindo amenorria h 1 ano. A adolescente relata ainda perda de peso de 15 kg no ltimo ano devido a dietas feitas por conta prpria, pois deseja ser modelo. Nega comorbidades, uso de medicaes e incio de atividade sexual. Ao exame, apresenta altura de 1,75 m e peso de 50 kg. Nesse caso, qual o diagnstico mais provvel? A B C D E Amenorria hipotalmica. Falncia ovariana prematura. Amenorria de causa hipofisria. Sndrome dos ovrios policsticos. Sinquias uterinas decorrentes de endometrite.

QUESTO 27
Uma adolescente de 12 anos de idade levada pela me ao Ambulatrio de Pediatria, apresentando quadro de dor nas articulaes h cerca de 1 semana. Inicialmente, as dores se concentravam no joelho esquerdo, passando, em seguida, para o direito, cotovelos e punhos. Relata ter apresentado quadro de amigdalite bacteriana h cerca de trs semanas, porm sem uso de antibiticos para tratamento. Ao exame, apresentava-se em regular estado geral, com facies de dor, hipocorada 1+/4+, hidratada, anictrica e aciantica. O exame do aparelho cardiovascular evidenciou sopro sistlico 4+/6+ em bordo esternal esquerdo, com irradiao para todo o precrdio. Ausculta pulmonar sem anormalidades. Abdome indolor palpao e sem visceromegalias. O exame articular evidencia dor, calor, rubor e limitao do arco de movimento em punhos e joelhos, principalmente direita. Considerando o diagnstico mais provvel, a patologia cardaca mais frequentemente associada e a medicao de escolha para o tratamento do processo inflamatrio cardaco so, respectivamente, A B C D E atresia artica e AAS. estenose pulmonar e nimesulida. regurgitao mitral e prednisona. forame oval patente e ibuprofeno. insuficincia tricspide e naproxeno.

QUESTO 25
Um mulher de 55 anos de idade procura o mdico da Unidade Bsica de Sade (UBS) para realizar uma consulta. A paciente est assintomtica. Durante o exame fsico, o mdico identificou ndulo palpvel no lobo esquerdo da tireide. Solicitou ultrassonografia, que mostrou ndulo bem circunscrito de 1,8 cm em seu maior dimetro, localizado no plo superior esquerdo da tireide e ausncia de linfonodomegalia. Indicou, ento, puno aspirativa com agulha fina. O exame histopatolgico revelou alteraes celulares sugestivas de carcinoma papilfero de tireoide. A paciente foi submetida a tireoidectomia e o exame antomo-patolgico confirmou o diagnstico de carcinoma papilfero de tireoide, de 1,8 cm, sem invaso capsular, bem diferenciado, sem extenso local ou intratireoideana. Alm da reposio hormonal, a conduta nessa paciente implica a A B C D E aplicao de radioterapia. aplicao de quimioterapia. aplicao de Iodo 131. associao de radioterapia e quimioterapia. associao de Iodo 131 e quimioterapia.

QUESTO 28
Um homem de 65 anos de idade, com diabetes e hipertenso arterial no controladas, trazido Emergncia de um hospital tercirio com hemiplegia direita e afasia iniciadas h 2 horas. Ao exame, encontra-se sonolento, acorda ao estmulo verbal, obedece aos comandos. Apresenta afasia de expresso, pupilas isocricas e fotorreagentes, hemiplegia do dimdio direito. Presso arterial = 190 x 120 mmHg, frequncia cardaca = 100 bpm, saturao de oxignio de 96% em ar ambiente, auscultas cardaca e pulmonar normais. A tomografia computadorizada de crnio sem contraste, realizada na Emergncia, foi normal. Qual a melhor conduta a ser realizada na sequncia do atendimento? A Indicao de tromblise intravenosa, por estar na janela teraputica. B Prescrio de cido acetilssaliclico, por via oral, como antiagregante plaquetrio. C Prescrio de heparina de baixo peso molecular para anticoagulao. D Prescrio de dexametasona para prevenir edema cerebral. E Administrao de nitroprussiato de sdio, por via endovenosa.

QUESTO 26
Na Unidade Bsica de Sade (UBS), aps o diagnstico de tuberculose (BAAR+++), a me de uma criana com sete anos de idade, iniciou o tratamento. A criana no apresenta sintomatologia e foi vacinada com BCG ao nascer. Qual a conduta mais adequada a ser seguida em relao criana? A Solicitar baciloscopia de escarro e, se o exame for negativo, recomendar reavaliao em seis meses. B Solicitar baciloscopia de escarro, exame radiolgico do trax e prova tuberculnica e, se todos forem negativos ou normais, dar alta para a criana. C Solicitar prova tuberculnica e, se superior a 10 mm, iniciar o tratamento completo com os medicamentos da primeira e segunda fases, conforme norma vigente no pas. D Solicitar prova tuberculnica e, se superior a 5 mm, sem achados radiolgicos, indicar tratamento da infeco latente. E Iniciar tratamento profiltico com hidrazida at 3 meses aps a negativao do escarro da me.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 29
Um homem de 78 anos de idade procurou a Unidade Bsica de Sade (UBS) por ter acordado com febre e mal-estar. A mdica que o atendeu indagou se ele estava gripado e ele informou que no. O paciente ressaltou ainda que tinha recebido a vacina contra a gripe no dia anterior. Ao exame fsico foi observado que o paciente estava com bom estado geral, eupneico, aciantico, anictrico, hidratado, com FR = 18 irpm, FC = 98 bpm, PA = 130 x 90 mmHg, temperatura axilar = 390C, sem rudos respiratrios adventcios e sem linfonodos palpveis. Qual a conduta mais adequada nesse momento? A Prescrever dipirona injetvel e orientar repouso e hidratao em domiclio. B Solicitar hemograma completo e Raio-X de trax, por se tratar de idoso. C Internar em unidade hospitalar para elucidao diagnstica e tratamento. D Prescrever paracetamol, orientar repouso e hidratao em domiclio e fazer a notificao compulsria. E Encaminhar o paciente para o ambulatrio de Geriatria e fazer a notificao compulsria.

QUESTO 31
Um pr-escolar de 3 anos de idade foi levado ao pediatra de um pequeno Centro de Sade regional para avaliao de palidez cutneo-mucosa. A me relatou que a criana sempre gozou de boa sade. Entretanto, h cerca de 2 meses, tem se apresentado prostrada. Alm disso, tem se mostrado cada vez mais plida e, no ltimo ms, surgiram pequenas manchas vermelhas na pele. Ao exame: a criana se apresentava hipoativa, hipocorada 2+/4+, hidratada, anictrica e aciantica. Foi detectada poliadenomegalia cervical e inguinal. As auscultas respiratria e cardaca estavam normais. O abdome estava distendido, flcido, indolor, com fgado palpvel a 5 cm do rebordo costal direito e o bao palpvel a 3 cm do rebordo costal esquerdo. Foi detectado rash petequial disseminado. O hemograma evidencia hematcrito de 22% (valor de referncia = 36 4%), hemoglobina de 7 g/dL (valor de referncia = 11,8 1,2 g/dL), volume corpuscular mdio de 85 fL (valor de referncia = 80 fL), concentrao de hemoglobina corpuscular mdia de 32 g/dL (valor de referncia = 32 g/dL), 75 000 leuccitos/mm3 (valor de referncia = 4 000 a 14 000 leuccitos/mm3) com atipia linfocitria acima de 30%, e plaquetometria de 15 000 plaquetas/mm3 (valor de referncia = 140 000 a 400 000 plaquetas/mm3). Tendo em vista o provvel diagnstico, qual dos fatores descritos neste caso est associado a um bom prognstico para este paciente? A B C D E Leucometria > 50 000 leuccitos/mm3. Plaquetometria < 150 000/mm3. Evoluo de doena < 6 meses. Atipia linfocitria > 30%. Idade do paciente > 1 ano.

QUESTO 30
Um mdico encontra-se de planto no Pronto-Socorro de um hospital tercirio, quando trazido, para sua avaliao, um homem de 27 anos de idade, casado, que sofreu queda de moto h 20 minutos. Foi admitido em franca insuficincia respiratria, apresentando-se, ao exame fsico, consciente, lcido, sudoreico, dispneico 4+/4+, cianose perioral e perifrica, pupilas isocricas, PA = 90 x 50 mmHg, FC = 122 bpm. As vias areas se encontravam prvias, as veias cervicais eram trgidas e, ausculta, o mdico constatou que o murmrio vesicular estava abolido direita, com movimento paradoxal, dor e hipertimpanismo percusso no mesmo hemitrax. As bulhas cardacas eram normofonticas. A conduta mais adequada para esse paciente A B C D E drenagem pericrdica por puno. drenagem torcica em selo d'gua. drenagem pericrdica por janela pericrdica. drenagem torcica com vlvula de Heimlich. toracocentese de alvio.

QUESTO 32
Um homem de 22 anos de idade desenvolveu escoriaes de pele que se infectaram, melhorando com o uso de pomada de antibitico (sic). Cerca de uma semana aps o aparecimento das leses de pele, passou a apresentar cefaleia, edema periorbitrio matinal e urina escura, "cor de coca-cola" (sic). O volume urinrio diminuiu para menos de 1 000 mL/dia. Em consulta mdica, foi verificada presso arterial = 150 x 110 mmHg, bem como edema de membros inferiores (++/4). O achado no exame do sedimento urinrio caracterstico do processo que acomete o paciente a presena de A pigmentos hemticos. B cilindros hemticos. C proteinria (++++/4+). D clulas epiteliais com leses de bordos. E hemcias bem conservadas em nmero superior a 10/campo.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 33
Uma mulher no 10. dia ps-parto vaginal sem episiotomia, comparece Unidade de Emergncia referindo febre de at 38,5C, dor abdominal e sangramento vaginal aumentado, de odor ftido. Ao exame, apresentou presso arterial = 100 x 60 mmHg, temperatura axilar = 38C, frequncia cardaca = 105 bpm, dor palpao do abdome em hipogstrio, sem sinais de irritao peritoneal, e tero palpvel ao nvel da cicatriz umbilical. Ao exame especular, foram observados sangue coletado em fundo vaginal e pequena quantidade de membranas em orifcio cervical externo. Ao toque vaginal, a paciente apresentou colo prvio e dor mobilizao do colo uterino. Qual a conduta mais adequada para o caso? A Antibioticoterapia por via oral (ampicilina e sulbactam) e uterotnico. B Antibioticoterapia endovenosa (gentamicina e clindamicina) e laparotomia. C Antibioticoterapia endovenosa (gentamicina e clindamicina) e histerectomia. D Antibioticoterapia por via oral (ampicilina e sulbactam), em regime ambulatorial. E Antibioticoterapia endovenosa (gentamicina e clindamicina) e curetagem uterina.

QUESTO 35
Um homem de 46 anos de idade comparece Unidade Bsica de Sade (UBS) queixando-se de episdio de vmito em grande quantidade, com sangue vivo, h um dia, aps libao alcolica. Nega episdio similar anterior, mas j foi internado para "tratar doena no fgado" (sic). Hoje apresentou fezes diarreicas em grande volume, ftidas e enegrecidas. Sente-se fraco e a "vista escurece" sempre que se levanta. Ainda no urinou hoje. Ao exame fsico: regular estado geral, emagrecido, palidez cutneo-mucosa (++/4+), desidratado (+++/4+), anictrico, descamao superficial da pele em extremidades, PA = 90 x 60 mmHg, pulso = 110 bpm, abdome globoso, presena de ascite, aranhas vasculares e circulao colateral periumbilical. O paciente foi transferido para uma Unidade de Emergncia, onde se firmou o seu diagnstico e foram tomadas as medidas emergenciais adequadas ao caso. Qual o diagnstico mais provvel e que medidas emergenciais devem ter sido adotadas? A Trata-se da sndrome de Mallory Weiss. As medidas emergenciais incluem lavagem gstrica com soluo salina gelada, reposio volmica e inibidores de bomba de prtons. B Trata-se da sndrome de Mallory Weiss. As medidas emergenciais incluem reposio volmica e endoscopia para cauterizao dos pontos de sangramento. C Trata-se da sndrome de Mallory Weiss. As medidas emergenciais incluem lavagem gstrica com soluo salina gelada, cauterizao dos pontos de sangramento e inibidores de bomba de prtons. D Trata-se de rotura de varizes esofgicas. As medidas emergenciais incluem reposio volmica e endoscopia para ligadura endoscpica das varizes esofgicas. E Trata-se de rotura de varizes esofgicas. As medidas emergenciais incluem reposio volmica e passagem de balo de Sengstaken-Blakemore.

QUESTO 34
Uma mulher de 35 anos de idade, multpara, com 60 dias psparto normal sem epsiotomia, foi admitida numa Emergncia Obsttrica com queixa de sangramento vaginal persistente e intermitente desde o parto, com episdios de hemorragia intensa acompanhados de falta de ar. A paciente informa que seu beb nasceu muito malformado e morreu aps 48h de nascido. Ao exame fsico, apresenta PA = 110 x 70 mmHg, descorada ++/4+ e abdome com tumorao plvica em andar inferior. O exame especular demonstrou vagina com trofismo diminudo, colo aparentemente entreaberto, com sangramento moderado pelo orifcio externo. Revelou ainda, presena de tumorao vinhosa de 3 cm de dimetro em fundo de saco lateral esquerdo. Ao toque vaginal, a paciente apresentou colo entreaberto e tero aumentado de volume. A ausculta pulmonar mostrou reduo do murmrio em base esquerda, e uma radiografia do trax indicou a presena de mltiplas imagens nodulares em pulmo direito. A hiptese diagnstica mais provvel para esse caso A B C D E mioma parido. inverso uterina. coriocarcinoma. lacerao de canal de parto. carcinoma de clulas claras de vagina.

QUESTO 36
A dengue considerada a mais importante arbovirose que acomete o homem e, desde 1986, vem se destacando como agravo sade prevalente no pas, com registro considervel da forma hemorrgica e de bitos. Na vigncia de episdios epidmicos de dengue, qual a medida adequada de vigilncia epidemiolgica? A Aplicar inseticida como aerodispersoide. B Divulgar precocemente o ndice de infestao dos domiclios pelo Aedes aegypti. C Observar rigorosamente a responsabilidade mdica envolvida no tratamento diferenciado imediato. D Adotar protocolos para tratamento da doena, construdos cuidadosamente ao longo do episodio epidmico. E Capacitar seletivamente os profissionais de sade a serem mobilizados na ateno aos suspeitos de dengue.
9

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 37
Um adolescente com 12 anos de idade admitido na Emergncia com quadro de asma brnquica. A me refere que seu filho apresenta quadro de asma desde os 4 anos de idade e que, diariamente, costuma ter sintomas respiratrios e, semanalmente, despertar noturno. Refere necessidade de ministrar beta -2- agonista quase diariamente e que a criana tem limitaes das atividades fsicas por haver exacerbao do quadro asmtico. Ao exame fsico, a criana est consciente, orientada, com desconforto respiratrio moderado, saturao de oxignio (94%), perfuso capilar perifrica de 2 segundos. A frequncia cardaca de 110 bpm. Presso arterial = 100 x 70 mmHg, pulsos perifricos e centrais simetricamente palpveis. De acordo com o IV Consenso Brasileiro para o Manejo da Asma, o quadro relatado classifica-se como A B C D E asma brnquica intermitente. asma brnquica persistente leve. asma brnquica persistente grave. asma brnquica intermitente moderada. asma brnquica persistente moderada.

QUESTO 39
Mulher de 48 anos de idade, obesa, procura ambulatrio de Clnica Mdica, acompanhada da irm, com queixas de sentirse cansada, sem nimo e interesse para suas atividades corriqueiras e sociais, apresentando constante vontade de dormir, sem conseguir concentrar-se nas suas atividades. Seu peso aumentou de 75 para 82 kg em um ms. A irm relata que a paciente "est fazendo as coisas de maneira lenta", passa os dias em um quarto escuro e verbalizou vontade de morrer. Exame fsico: IMC = 31 kg/m2 (valor de referncia < 25 Kg/m2), sem outras alteraes. A paciente tem histrico de arritmia cardaca. Avaliao recente de funo tiroideana revelou resultados normais para TSH, T3 e T4. No caso descrito acima, qual a conduta teraputica mais adequada? A Indicao de psicoterapia de apoio e de antidepressivo tricclico. B Indicao de psicoterapia cognitivo-comportamental e inibidor da mono-amino-oxidase. C Prescrio de antidepressivo inibidor seletivo da recaptao de dopamina. D Indicao de psicoterapia e antidepressivo inibidor seletivo da recaptao de serotonina. E Prescrio de associao de antidepressivo inibidor de serotonina e antipsictico.

QUESTO 38
Acerca de distrbios hipertensivos na gestao, correto afirmar que uma paciente gestante com A hipertenso acima de 140 x 90 mmHg, sem edema e sem proteinria, apresenta caracterstica de pr-eclmpsia grave. B hiperteso leve ou moderada, sem edema e sem proteinria, apresenta caracterstica de hipertenso transitria. C hipertenso, edema e proteinria antes das 20 semanas de gestao, apresenta caractersticas de doena hipertensiva especfica da gestao. D hipertenso antes das 20 semanas de gestao com proteinria de 24 horas com mais de 300 mg/L, apresenta caracterstica de hipertenso crnica. E acrscimo na presso diastlica de 15 mmHg e na sistlica de 30 mmHg, com edema, apresenta caractersticas de doena hipertensiva especfica da gestao.

QUESTO 40
Uma mulher com 31 anos de idade procurou atendimento de urgncia relatando um quadro de dor abdominal de incio abrupto, difusa, contnua, intensa, com durao de cerca de seis horas, acompanhada de vmitos. Referiu tambm que tem utilizado diclofenaco de sdio, 50 mg de 8/8 horas, h aproximadamente um ms, para tratamento de lombalgia. Ao exame fsico: frequncia cardaca = 120 bpm, presso arterial = 90 x 60 mmHg, temperatura axilar = 38,2C. Ao exame do abdome, verifica-se a presena de aumento da tenso da parede abdominal, com dor intensa e difusa percusso e palpao superficial, dificultando a palpao profunda. Rudos hidroareos diminudos. O exame complementar mais indicado para a investigao diagnstica inicial da paciente a A B C D E tomografia computadorizada do abdome. radiografia de trax e de abdome em ortostase. ultrassonografia abdominal total. endoscopia digestiva alta. ressonncia magntica do abdome.

10

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 41
Na pesquisa realizada para avaliao da implantao da Estratgia da Sade da Famlia no Brasil, publicada pelo Ministrio da Sade em 2006, a tendncia geral observada foi a melhoria dos indicadores de sade nos municpios de IDH baixo (< 0,7). Esses dados mostram o cumprimento de qual dos princpios do SUS listados abaixo? A B C D E Equidade. Integralidade. Hierarquizao. Resolubilidade. Descentralizao.

QUESTO 43
Uma mulher de 72 anos de idade foi encaminhada para o ambulatrio com queixa de astenia e perda ponderal de quatro quilos em dois meses. No refere febre ou tosse. Informa alimentao regular e caloricamente adequada, porm pobre em frutas e legumes. Nega dores. Tem vida sedentria. Relata ritmo intestinal de, em mdia, 1 dejeo a cada 3 a 4 dias, necessitando eventualmente de uso de laxantes. Nega tabagismo ou etilismo. Nega hipertenso ou diabetes; no tem antecedentes cirrgicos. Ao exame fsico, apresenta ndice de massa corprea = 18 kg/m2 (valor de referncia < 25 kg/m2); presso arterial = 140 x 86 mmHg; mucosas hipocoradas; ausncia de linfadenomegalias; tireoide de tamanho e consistncia normais. Aparelho respiratrio e cardiovascular sem alteraes. Abdome flcido, sem visceromegalias, rudos hidroareos presentes. Hemograma realizado no ms atual revela Hb = 10g/dL (valor de referncia: 13,8 2,5 g/dL), Ht = 30% (valor de referncia: 42 6%), volume corpuscular mdio = 71fL (valor de referncia: 80 a 96fL). Na investigao diagnstica complementar do caso, o exame mais indicado, considerando a relao custo-benefcio, A B C D E colonoscopia. enema com brio. retossigmoidoscopia. pesquisa de sangue oculto nas fezes. tomografia computadorizada de abdome.

QUESTO 42
Uma me comparece primeira consulta de Pediatria aps 15 dias do nascimento de seu primeiro filho. A gestao correu sem intercorrncias e o parto foi vaginal, a termo. O beb nasceu com 3 500 g, Apgar de 9 e 10, tendo recebido alta com a me em 2 dias. No momento, a me mostra-se muito ansiosa e insegura quanto amamentao e tem apresentado dificuldades para amamentar seu filho. Relata que as mamas esto repletas de leite, dolorosas e tm fissuras e sangramento frequentes. Alm disso, o beb chora muito e fica irritado pela dificuldade em mamar. O pediatra observa que a criana est em excelente estado geral e j superou o peso de nascimento. Tendo em vista as vantagens do aleitamento materno, a me deve ser estimulada a mant-lo, a despeito dessas dificuldades iniciais, com a recomendao de A lavar as mamas a cada mamada, para evitar infeces, e fazer aplicao tpica de creme de corticosteroide. B limitar o tempo de mamada a 20 minutos e, caso a criana chore, oferecer complemento com frmula infantil. C oferecer complemento com frmula infantil a cada 3 horas, para compensar a dificuldade nas mamadas, e usar protetor de seio materno. D expor a mama ao sol de 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia, visando evitar as rachaduras e, consequente, sangramento no bico do seio. E estabelecer horrios fixos de mamadas a cada 3 horas, de modo a disciplinar a criana, evitando que ela mesma tenha horrios aleatrios para alimentao.

QUESTO 44
Uma mulher de 21 anos, nuligesta, casada, em uso de mtodo contraceptivo oral, procurou atendimento ginecolgico com queixa de corrimento vaginal branco-acinzentado, de pequena intensidade e odor ftido, que se iniciou h 5 dias. A paciente relata ter feito uso de fluconazol oral sem melhora. Nesse caso, qual o principal agente etiolgico e a conduta teraputica a ser adotada? A B C D E Chlamydia; tratamento com tinidazol. Candidase; tratamento com cetoconazol. Gonococo; tratamento com metronidazol. Trichomonase; tratamento com ampicilina. Gardenerella; tratamento com secnidazol.

QUESTO 45
Uma mulher de 57 anos de idade, portadora de litase biliar diagnosticada h 12 anos por ultrassonografia abdominal, tem antecedentes de trs episdios sugestivos de colecistite aguda tratados clinicamente. No tem outras comorbidades. Submetida ultrassonografia abdominal h cerca de duas semanas, em decorrncia de novo quadro de dor abdominal em clica, o exame mostrou, alm de vrios clculos pequenos no interior da vescula, placas opacificando os contornos da parede, sugerindo "vescula em porcelana". Qual a conduta mais indicada nesse caso? A B C D E Litotripsia extracorprea. Tratamento cirrgico. Emprego do cido ursodesoxiclico. Colangioressonncia. Mudanas de dieta e analgsicos sob demanda.
11

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 46
Homem de 48 anos de idade, agricultor, procedente de zona rural, vem consulta no ambulatrio com queixa de ferida na perna surgida h cinco semanas. Nega traumatismo no local e relata j ter feito curativos com pomadas de vrios tipos nesse perodo, sem sucesso. Ao exame fsico, encontra-se em bom estado geral, corado e hidratado. Presena de leso ulcerada e nica em membro inferior direito, medindo aproximadamente dois centmetros no maior dimetro, com bordas elevadas e hiperemiadas, fundo granuloso, mido e com fibrina, levemente dolorosa ao toque. Com base no quadro acima, qual a principal suspeita diagnstica e a conduta para o caso? A lcera cutnea traumtica; prescrever curativo dirio em Unidade Bsica de Sade. B lcera varicosa; encaminhar a um especialista cirurgio vascular para tratamento mdico. C Infeco por bactria resistente; colher cultura e antibiograma para antibioticoterapia dirigida. D Leishmaniose cutnea; realizar pesquisa de parasita atravs de raspado/curetagem ou de bipsia da leso. E Hansenase em sua forma virchowiana; investigar presena de bacilos lcool-cido-resistentes por pesquisa direta ou bipsia da leso.

QUESTO 49
O pediatra da Emergncia de um Hospital Infantil recebeu uma criana com 2 anos de idade que tinha sido atropelada havia 60 minutos. Ao exame fsico, a criana encontrava-se sonolenta e respondendo mal s solicitaes. Apresentava-se plida, desidratada e com sudorese fria. Pupilas isocricas e fotorreativas. Mmica facial preservada. Fundo de olho sem sinais de hemorragia ou edema de papila. Presso arterial = 40 x 20 mmHg; frequncia cardaca = 160 bpm. Ausculta cardaca sem sopros e ausculta pulmonar normal. Ao exame do abdome, observa-se distenso importante e diminuio dos rudos hidroareos. A criana reage palpao superficial difusa do abdome e no se palpam visceromegalias. A criana mobiliza os quatro membros e apresenta reflexos profundos 2+/4+, globalmente. Apresenta tambm reflexo cutneo-plantar em flexo bilateralmente. Aps a infuso de cristaloides e de concentrado de hemcias, j com trs horas de evoluo, a criana apresentava frequncia cardaca = 120 bpm, frequncia respiratria = 40 irpm e presso arterial = 80 X 40 mmHg. O abdome continuava distendido e difusamente doloroso palpao, com hiperemia periumbilical e irritao peritoneal. Os exames laboratoriais colhidos na terceira hora de evoluo mostravam: hemoglobina = 9 g/dL (valor de referncia: 10,6 a 13,0 g/dL); hematcrito = 27% (valor de referncia: 32 a 40%); leuccitos = 20 000/mm3 (valor de referncia: 5 000 a 15 000/mm3); plaquetas = 150 000/mm3 (valor de referncia: 140 000 a 400 000/mm3); nvel de bilirrubinas e transaminases hepticas normais; hiperamilasemia e hiperlipasemia. Com base no quadro clnico e no resultado dos exames laboratoriais, a suspeita diagnstica de leso A B C D E heptica e de lojas renais. de bexiga e retroperitneo. heptica e de vias biliares. de ureteres e vias biliares. pancretica e pneumoperitneo.

QUESTO 47
Na diferenciao entre as hepatites virais deve-se considerar que A todas as hepatites virais podem evoluir para a cronicidade. B a persistncia do vrus da hepatite C por mais de seis meses define a cronicidade. C a frequncia de sintomatologia na hepatite pelo vrus A semelhante entre os grupos etrios. D os ndices de endemicidade da hepatite pelo vrus B, no Brasil, so mais elevados nos grandes centros urbanos. E os vrus A, D e E, do tipo RNA, tm transmisso entrica e as infeces ocorrem nas formas espordica e epidmica.

QUESTO 50
Um homem de 70 anos de idade, tabagista h mais de trinta anos, com doena pulmonar obstrutiva crnica, chega ao Pronto Atendimento com queixa de "dor na virilha" e "caroo duro" no local, que surgiram aps acesso de tosse importante, h cerca de 10 horas. O paciente informa que a intensidade da dor est aumentando. Ao exame fsico: paciente hidratado, normocorado, frequncia cardaca = 92 bpm, presso arterial = 140 x 80 mmHg. O paciente apresenta tumorao endurecida na fossa ilaca direita, dolorosa e irredutvel; rudos hidroareos presentes na ausculta abdominal. Qual a conduta mais indicada para o caso? A Solicitar ultrassonografia para esclarecimento diagnstico. B Encaminhar para tratamento cirrgico de urgncia. C Manter paciente em observao, com prescrio de hidratao e analgesia parenterais. D Prover analgesia com opioides por via endovenosa e, em seguida, realizar nova tentativa de reduo da massa. E Solicitar tomografia abdominal de urgncia para esclarecimento diagnstico.

QUESTO 48
Um mdico contratado para trabalhar em uma unidade de sade pertencente Estratgia de Sade da Famlia. Uma vez por semana, a equipe se rene para planejamento e avaliao das aes. O coordenador explica ao mdico o funcionamento da unidade de sade e apresenta os demais membros da equipe. A equipe composta pelo mdico, o enfermeiro, o tcnico de enfermagem, o odontlogo, o tcnico de higiene dental e seis agentes comunitrios de sade. Na equipe de sade, caber ao mdico A participar do gerenciamento dos insumos necessrios para o adequado funcionamento da unidade. B mapear a situao vacinal das crianas menores de 5 anos de idade. C realizar a prescrio hospitalar dos pacientes de sua rea de abrangncia. D dispensar medicao controlada para os pacientes de sua rea de abrangncia. E realizar o acolhimento das gestantes encaminhadas ao ambulatrio de pr-natal.
12

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 51
Uma equipe de Sade da Famlia est em visita domiciliar e avalia uma criana de oito meses. O menino est corado, com peso e estatura adequados para a idade, fixa e acompanha objetos em seu campo visual, balbucia e, colocado de bruos, levanta a cabea momentaneamente. Ainda no passa da posio lateral para a linha mdia, nem rola da posio supina para a prona. Levantado pelos braos, permanece passivo e no ajuda com o corpo. A me expressa preocupao porque o irmo mais velho, com a mesma idade, j sentava sem apoio. A conduta correta no caso A antecipar a consulta seguinte. B referir a criana para servio de maior complexidade. C agendar visitas mais frequentes pelo Agente Comunitrio de Sade. D orientar a famlia a estimular a criana e a no deix-la sempre em posio supina quando desperta. E tranquilizar a famlia e orientar para as diferenas normais de crescimento e desenvolvimento entre crianas, dentro da faixa de normalidade.

QUESTO 54
Um lactente de um ano de idade apresenta inapetncia, apatia, palidez cutneo-mucosa acentuada, leses cutneas hipocrmicas e hipercrmicas com descamao em membros, facies de lua cheia, hepatomegalia, edema em membros e despigmentao de cabelos. A temperatura axilar de 35,7C. Foi identificado pelo agente comunitrio de sade em seu domiclio, onde mora com a me e mais cinco irmos, e encaminhado para avaliao na Unidade Bsica de Sade (UBS). Peso = 7 kg e comprimento = 65 cm. Com essas informaes, o diagnstico nutricional e a conduta mdica mais adequados so, respectivamente, A desnutrio proteica grave e encaminhamento para internao hospitalar. B desnutrio proteico-calrica grave e encaminhamento para internao hospitalar. C desnutrio proteica grave e monitoramento de peso na Unidade Bsica de Sade. D desnutrio proteico-calrica moderada e encaminhamento para internao hospitalar. E desnutrio calrica moderada e monitoramento do peso na Unidade Bsica de Sade.

QUESTO 52
Uma mulher de 47 anos de idade encontra-se em tratamento de longa data para transtorno do humor. Comparece ao ambulatrio com queixa de astenia, sonolncia, alterao na fala, intolerncia ao frio, constipao intestinal e dficit de memria. Ao exame, nota-se frequncia cardaca = 55 bpm, pele seca e descamativa, reflexos tendinosos diminudos bilateralmente. O quadro clnico apresentado est relacionado a efeito adverso do tratamento com A B C D E ltio. fluoxetina. paroxetina. amitriptilina. inibidores da mono-amino-oxidase.

QUESTO 55
Paciente do sexo feminino, 23 anos de idade, em tratamento clnico para transtorno depressivo, deu entrada na Emergncia devido tentativa de suicdio com fogo, aps banhar-se com lcool. Queixa-se de "sensao de sufocamento" e dor nas reas queimadas. Ao exame, apresenta-se extremamente ansiosa, pouco cooperativa, gemente, com queimaduras de segundo e terceiro graus na face, tronco (anterior e posterior) e membro superior esquerdo, incluindo palma da mo. Taquipneica 36 irpm, taquicrdica 130 bpm, PA = 100 x 60 mmHg. Observa-se tambm queimaduras de clios e vibrissas nasais. Na ausculta pulmonar, ouve-se discreta sibilncia. Demais aspectos do exame fsico no acrescentam outros agravantes ao caso. A medida mais urgente a ser adotada com essa paciente A a hidratao associada prescrio de antibioticoterapia profiltica. B a instalao de acesso venoso central. C o resfriamento da paciente com gua corrente e lenis molhados. D a intubao orotraqueal para garantir permeabilidade das vias areas. E a monitorizao de presso arterial pulmonar para orientar reposio volmica.

QUESTO 53
Uma mulher de 40 anos, multpara, com menstruaes regulares, comparece a uma consulta para realizar exame de preveno do cncer de colo uterino. No exame especular, o mdico observou um colo cilndrico, sem corrimento vaginal. Ele colheu material para a colpocitologia onctica, e o resultado do exame mostrou leso intraepitelial de alto grau. Qual a conduta mais adequada nesse caso? A Solicitar paciente que faa nova colpocitologia e ultrassonografia plvica. B Encaminhar a paciente para colposcopia e solicitar realizao de bipsia. C Realizar o teste do iodo no colo uterino para confirmar o diagnstico da paciente. D Solicitar paciente que faa nova colpocitologia e ressonncia nuclear magntica. E Repetir imediatamente a colpocitologia e encaminhar a paciente para colposcopia se o exame continuar alterado.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

13

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 56
Uma mulher de 29 anos iniciou tratamento para tuberculose pulmonar cavitria h duas semanas, com o esquema Rifampicina + Hidrazida + Pirazinamida + Etambutol. Durante a consulta para avaliao dos exames solicitados, o mdico observa que o teste confirmatrio para deteco do HIV positivo. Nesse contexto, alm do aconselhamento da paciente e testagem de parceiros, a conduta mais adequada para a paciente A manuteno do tratamento para tuberculose e encaminhamento para servio de referncia, mantendo o acompanhamento paciente. B suspenso do tratamento para tuberculose e encaminhamento para servio de referncia, mantendo o acompanhamento paciente. C suspenso temporria do esquema teraputico para a tuberculose, incio da terapia antirretroviral; retomada do tratamento para tuberculose aps 30 dias. D alterao do tratamento, com prolongamento da durao para 9 meses: Rifampicina + Hidrazida + Pirazinamida + Etambutol por 2 meses e Rifampicina + Hidrazida por 7 meses. E substituio do esquema teraputico da tuberculose para Estreptomicina + Etambutol + Linesolida + Pirazinamida + Terizidona por 2 meses e Etambutol + Linesolida + Terizidona por 4 meses.

QUESTO 58
Uma estudante de 14 anos, sem vida sexual ativa, veio consulta ginecolgica na Unidade de Sade pois no estava conseguindo realizar as suas tarefas escolares devido intensa irritabilidade, insnia, mastalgia e ansiedade antes do perodo menstrual, sintomas que melhoraram com o incio da perda sangunea. Qual a indicao mais adequada para melhora dos sintomas dessa paciente? A B C D E Diurtico e antidepressivo. Benzodiazepnico e gestrinona. Psicoterapia e bromoergocripitina. Dieta balanceada e estrogenioterapia. Atividade fsica e inibidores das prostaglandinas.

QUESTO 59
Um paciente de 51 anos de idade, do sexo masculino, procura ambulatrio de ateno secundria com queixa de pirose intermitente, frequentemente deflagrada por ingesto de alimentos gordurosos e lcool, por prtica de exerccios fsicos e por deitar-se aps alimentao. Relata ainda eventuais episdios de regurgitao. Nega vmitos, nuseas, disfagia ou odinofagia. No faz uso de medicamentos em sua rotina diria. Alm de sobrepeso, nada foi encontrado de anormal no exame fsico. A abordagem mais custo-efetiva e benfica para esse paciente A proceder estudo manomtrico de esfago. B solicitar endoscopia digestiva alta com bipsia. C prescrever inibidores de bomba de prtons por via oral. D administrar anticidos por via oral nos intervalos das refeies. E realizar teste no invasivo para deteco de Helicobacter Pylori.

QUESTO 57
Um lactente de 4 meses de idade levado Unidade Bsica de Sade apresentando tumorao em axila direita. A criana est em aleitamento materno exclusivo e sua situao vacinal adequada. Ao exame: peso = 5,5 kg, temperatura axilar = 37,1oC, chorosa, leso tumoral de aproximadamente 3 cm, com ponto de flutuao central em axila direita. A conduta mais adequada no momento para esse lactente A prescrever estreptomicina durante dois meses e notificar o caso. B prescrever pirazinamida durante dois meses; drenar, se persistir a flutuao; notificar o caso. C prescrever etambutol durante dois meses; no h necessidade de drenagem; notificar o caso. D prescrever isoniazida; puncionar, se necessrio, sem realizar drenagem cirrgica; notificar o caso. E prescrever rifampicina; fazer compressas mornas e inciso para facilitar a drenagem; notificar o caso.

QUESTO 60
Uma me de lactente do sexo masculino, de cor parda, com 45 dias de vida, em aleitamento materno exclusivo, relata que o filho comeou a ficar "amarelo" (sic) com cerca de trs semanas de vida e que, agora, ela est muito assustada, pois a criana "est mais amarela, a urina est escura e as fezes esto esbranquiadas" (sic). Ao exame fsico, o fgado palpvel a 3 cm do rebordo costal direito. Exame solicitado por outro mdico mostra bilirrubina direta muito aumentada: 21 mg/dL (valor de referncia: inferior a 12 mg/dL) . O quadro clnico descrito fortemente sugestivo de A B C D E doena de Gilbert. anemia hemoltica. atresia de vias biliares. cisto congnito de coldoco. hepatite neonatal provavelmente por citomegalovrus.

14

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 61
Um homem de 75 anos de idade trazido pela filha com histria de comportamento anormal h sete dias. Havia chegado da fazenda, onde administra suas propriedades; dormiu e acordou desorientado. Passou a perambular pela casa sem reconhecer pessoas, dirigindo-se porta da rua para sair. Apresentou evacuaes e diurese sem ir ao banheiro e dificuldade para despir-se, necessitando ser higienizado pela filha. Morando no andar superior da casa, passou a apresentar algum grau de dificuldade ao descer as escadas, tendo de ser ajudado. Come com lentido, necessitando que o alimento lhe seja dado. hipertenso e toma medicaes h 13 anos. Teve reteno urinria h 10 dias, por hipertrofia prosttica, necessitando de sondagem de alvio. No refere febre. Ao exame fsico: paciente vgil, porm desatento, sem alteraes aparentes de humor, responde com lentido s perguntas, hesita ao deambular e sentar. Temperatura = 37,5oC, pulso radial = 110 bpm, presso arterial = 140 x 80 mmHg. Exame neurolgico: hesitao aos movimentos e tremores finos, ausentes em repouso e desencadeados pelo movimento. Sem rigidez. Marcha hesitante. Reflexos osteotendneos sem alteraes. Demais aspectos do exame fsico inalterados. O diagnstico mais compatvel com o quadro A B C D E demncia vascular. doena de Alzheimer. doena de Parkinson. estado confusional agudo. demncia por dficit de Vit B12.

QUESTO 63
Uma mulher de 27 anos de idade atendida em Unidade de Pronto Atendimento e relata ter sido estuprada por homem desconhecido 1 hora antes. Qual a conduta mais adequada nessa situao? A Acolher a paciente, prestar atendimento mdico e psicolgico e, em seguida, encaminh-la Delegacia de Polcia para registro obrigatrio do boletim de ocorrncia. B Encaminhar a paciente Delegacia de Polcia para registro de boletim de ocorrncia e, aps retornar Unidade se houver leses fsicas a serem reparadas. C Prestar atendimento com apoio de equipe multidisciplinar, com reparao das leses, medidas de profilaxia de doenas sexualmente transmissveis e gestao, acompanhamento psicolgico e comunicao do fato, pelo mdico, autoridade policial. D Encaminhar a paciente Delegacia de Polcia mais prxima para registro de boletim de ocorrncia e solicitar que, aps ter feito isso, volte Unidade para atendimento mdico com exame ginecolgico e medidas de profilaxia e reabilitao fsica e emocional. E Acolher a paciente e prestar atendimento com apoio de equipe multidisciplinar, com reparao das leses, medidas de profilaxia de doenas sexualmente transmissveis e gestao, acompanhamento psicolgico e orientao quanto ao registro de boletim de ocorrncia.

QUESTO 64
Uma mulher de 37 anos de idade vem consulta com queixa de febre (temperatura axilar = 38C), nuseas, vmitos, mialgia, dor nos braos, pernas e nas articulaes dos ps e mos h cerca de dez dias. Refere j ter tido esse quadro h cerca de um ms, tendo obtido melhora com o uso de analgsicos e antiinflamatrios. Atualmente, refere piora do quadro clnico. Ao exame fsico, evidencia-se que a paciente se encontra em regular estado geral, descorada, anictrica, com dificuldade deambulao tem sinais clnicos de polineurite, artralgia e artrite de pequenas e mdias articulaes. Apresenta ndulos cutneos de vrios tamanhos e estdios evolutivos diferentes, rseo-eritemato-edematosos, violceos, acastanhados, isolados e confluentes, manchas acastanhadas, pstulas, vesculas hemorrgicas e ndulos necrtico-ulcerativos, em especial nas coxas e pernas. Apresenta, ainda, cicatrizes de leses anteriores e hepato-esplenomegalia dolorosa. Qual o diagnstico mais provvel nesse caso? A B C D E Farmacodermia. Lpus eritematoso sistmico. Leishmaniose tegumentar americana. Eritema nodoso por doena reumtica. Reao por imunocomplexos da hansenase.

QUESTO 62
Um pai vai consulta na Unidade Bsica Sade (UBS) queixando-se de que, h uma semana, seu filho de 4 anos de idade iniciou quadro sbito de edema periorbitrio bilateral e matutino. Refere ter procurado outra unidade de sade duas semanas antes, quando foi feito o diagnstico de faringoamigdalite e prescrito penicilina G benzatina. O pai relata que, nos ltimos trs dias, houve aumento do edema periorbitrio e incio de quadro de distenso abdominal, associado a dois episdios de vmitos, alm de oligria com escurecimento da urina. O pediatra aferiu e encontrou PA = 110 x 80 mmHg. No caso clnico descrito, o dado laboratorial que, isoladamente, considerado o mais fidedigno para confirmar o diagnstico A B C D E elevao de ureia e creatinina sricas. titulao da anti-estreptolisina O elevada. dosagem do complemento srico C3 baixo. proteinria de 24 horas acima de 50 mg/kg/dia. urinlise evidenciando hematria, leucocitria e proteinria.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

15

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 65
Uma paciente, 45 anos de idade, quatro partos normais, apresenta constipao intestinal crnica, com grande esforo evacuatrio, s vezes com discreto sangramento, visvel aps a higienizao com papel. H trs dias apresenta aumento de nodulaes perianais, sangramento em maior quantidade do que o habitual (suja o vaso com sangue), acompanhado de dor anal s evacuaes. Ao exame, apresenta exteriorizao de mamilos hemorroidrios, com edema importante em todos, alm de extruso de cogulo e pequena ulcerao em um deles. Ao ser preenchida a ficha de referncia para um servio de Proctologia para essa paciente, qual dos seguintes CID devem ser registrados? A I84.1 - Hemorroidas internas com outras complicaes. B I84.2 - Hemorroidas internas sem complicaes. C I84.6 - Plicomas hemorroidrios residuais. D I84.7 - Hemorroidas trombosadas no especificadas. E I84.8-Hemorroidas no especificadas com outras complicaes.

QUESTO 67
Um lactente do sexo masculino, com 3 meses de vida, amamentado exclusivamente ao seio, atendido no Setor de Pediatria de uma Unidade de Emergncia com histria de diarreia h trs dias, caracterizada por cerca de dez dejees por dia, perda de peso (400 g) e dois episdios de vmito. Exame fsico: criana irritada, com olhos encovados, lgrimas ausentes, boca e lngua secas; sinal da prega cutnea desaparece lentamente. Bebe com avidez os lquidos oferecidos. Temperatura = 37,5C. Peso = 5 600 g. Qual a conduta mais adequada conforme o Programa de Controle de Doenas Diarreicas da OPAS/OMS? A Manter o estado de hidratao com uso frequente, no domiclio, de soro de reidratao oral; manter o aleitamento materno. B Aps 2 horas de instituda a terapia com soro de reidratao oral, percebendo-se boa hidratao e recuperao do peso, manter a criana internada e em jejum at completar as 4 horas preconizadas para observao. C Manter a criana em observao, prescrever soro de reidratao oral, 50 a 100 mL/kg, fracionado durante 4 horas; suspender a alimentao durante o perodo de observao. D Iniciar o tratamento com infuso lenta de soro de reidratao oral por sonda nasogstrica, 30 mL/kg/hora; suspender a alimentao. E Aps 2 horas de instituda a terapia com soro de reidratao oral, se o peso da criana for estvel e o sinal da prega desaparecer muito lentamente, iniciar hidratao venosa; manter o aleitamento materno.

QUESTO 66
Uma mulher branca de 22 anos vem consulta ambulatorial com queixa de inchao h uma semana, inicialmente nos ps, com piora progressiva. Atualmente, percebe at o rosto inchado. H cerca de um ms refere astenia, nuseas, falta de apetite e malestar, bem como dores nos punhos e articulaes interfalangeanas proximais. Ao exame, encontra-se em regular estado geral, hipocorada (++/4+), hidratada, temperatura axilar = 37,7C. Murmrio vesicular presente e simtrico, sem rudos adventcios; ritmo cardaco regular em 2 tempos, sem sopros, PA = 160 x 110 mmHg, FC = 120 bpm. Abdome flcido, sem visceromegalias. Edema de MMII ++/4+. Trouxe exame de sangue realizado no pronto socorro h trs dias, de acordo com o quadro a seguir.
HEMOGRAMA

QUESTO 68
Um homem de 39 anos de idade trazido Unidade de Pronto Atendimento por familiares, com histria de febre h quatro dias, que cedeu nas ltimas doze horas, bem como cefaleia, astenia e vmitos. Refere sangramento gengival ao escovar os dentes. Entre os exames solicitados, o resultado do hematcrito 47% (valor de referncia: 47 7%) e a prova do lao positiva. Frente a esse quadro, a conduta mais adequada A proceder hidratao oral vigorosa, pois h fortes indcios de dengue com complicao. B pesquisar sinais de alerta como dor abdominal intensa e contnua, hipotenso postural, hipotenso arterial, presso diferencial < 20 mmHg (PA convergente), hepatomegalia dolorosa, extremidades frias, cianose, pulso rpido e fino e, se presente algum, instalar hidratao com soluo de reidratao oral copiosa supervisionada. C indicar tratamento ambulatorial com hidratao oral, antitrmicos e analgsicos, se necessrios, orientar sobre sinais de alerta para o retorno, a fim de repetir exames laboratoriais. D manter o paciente em leito de observao, iniciar hidratao oral supervisionada e repetir exames laboratoriais aps quatro horas de hidratao. E notificar a Vigilncia Epidemiolgica e indicar tratamento ambulatorial com hidratao oral, antitrmicos e analgsicos, pois se trata de caso grave de febre hemorrgica da dengue.

Resultado
Hemoglobina = Hematcrito = HCM = CHCM = 8,0 g/dL 24,0% 29,9 pg/clula 33%
88 mcg/m 2 400 leuc./mL 84% 2% 8% 2% 2% 100 000/mL Homem: 13-18 g/dL; Mulher: 12-16 g/dL Homem: 45-52%; Mulher: 37-48% Hemoglobina corpuscular mdia (HCM) 27-32 pg/clula Concentrao de hemoglobina corpuscular mdia (CHCM) 32 -36% Hb/clula Volume corpuscular mdio (VCM) 76-100 mcg/m 4 000 a 10 000 leuccitos/mL 45 - 65% 0 - 5% 20 - 35% 0 - 5% 2 - 10% 130 000 a 370 000/mL

Considerando a principal hiptese diagnstica, a conduta no caso ser solicitar A sumrio de urina, avaliao de funo renal e pesquisa de autoanticorpos especficos (anti-Sm e anti-DNA nativo). Iniciar enalapril 10 mg/dia para controle da presso arterial. B avaliao do oftalmologista para investigao de uvete, sumrio de urina, protena C reativa e VHS. Iniciar dieta hipossdica, com acompanhamento semanal da artrite. C ecocardiograma bidimensional, radiografia de trax e avaliao de funo renal. Iniciar dieta e exerccio fsico, com retorno em um ms para reavaliar a presso arterial. D radiografia das mos e punhos e auto-anticorpos como antipeptdeos citrulinados (anti-CCP) e fator reumatide. Iniciar anti-inflamatrios no hormonais. E radiografia de trax, cultura de orofaringe e anticorpo antiestreptolisina O. Iniciar anti-inflamatrio no esteroide para controle da febre e artrite.
16

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 69
Uma mulher solteira, de 20 anos de idade, procurou atendimento mdico em um Centro de Ateno Especializada por apresentar, h trs semanas, o que chamou de ferida na regio genital externa. Ao exame, observa-se leso ulcerada, no dolorosa, com bordos endurecidos, fundo liso e brilhante, medindo 0,8 cm de dimetro, localizada em pequeno lbio direito. Foram solicitados exames que evidenciaram VDRL = 1:32, FTA - Abs (+), Elisa - HIV = (-), HBsAg = (-). Diante desse quadro, qual o medicamento mais adequado? A B C D E Ceftriaxona. Norfloxacina. Ciprofloxaxina. Penicilina benzatina. Sulfametoxazol/Trimpetropim.

QUESTO 71
Uma mulher purpera de 29 anos, gesta = 5, para = 5, ltimo parto h 2 meses, procura o Posto de Sade para fazer planejamento familiar. A paciente casada e informa ter apenas um parceiro sexual. Alm disso, nega histria de hipertenso, diabetes ou doenas sexualmente transmissveis. A paciente est assintomtica por ocasio dessa consulta. Aps as reunies de orientao reprodutiva, a paciente optou pela insero do dispositivo intrauterino. Nesse caso, que procedimento deve ser realizado antes do incio do uso desse mtodo? A Colposcopia. B Ultrassonografia transvaginal. C Exame plvico especular e toque bimanual. D Coleta de citologia crvico-vaginal preventiva. E Triagem para doenas sexualmente transmissveis: anti HIV e VDRL.

QUESTO 70
Um homem de 39 anos de idade vem, h trs anos, em tratamento ambulatorial para doena do refluxo gastroesofgico (DRGE), em uso contnuo de inibidores de bomba de prtons (IBP). Sempre que tenta fazer desmame dos IBP, volta a apresentar graves sintomas da DRGE. Esofagogastroduodenoscopia com bipsia realizada h dois anos evidenciou esofagite, pequena hrnia de hiato (< 3 cm) e estmago normal. O paciente interrompeu o uso de IBP h quatro meses e, devido ao quadro de pirose e dor retroesternal, foi submetido a nova endoscopia digestiva, que revelou processo inflamatrio grave e lceras no tero distal do esfago. O estmago apresenta-se normal e o teste da urease positivo. No foi visualizada hrnia hiatal. Devido ao intenso processo inflamatrio, no foi realizada bipsia. O paciente, que no apresenta outras queixas ou co-morbidades, etilista social, tabagista (mdia de 1,5 maos/dia h 22 anos) e apresenta obesidade leve. No h outras alteraes ao exame fsico. O que deve ser feito para encaminhar corretamente o caso acima descrito? A Reiniciar o tratamento com IBP, utilizando o dobro da dose. Aps seis semanas de tratamento, repetir endoscopia com bipsia. B Manter o tratamento com IBP na dose habitual e encaminhar, de imediato, o paciente para ambulatrio especializado de Cirurgia Laparoscpica. C Solicitar imediatamente nova endoscopia, j que a bipsia indispensvel, e encaminhar o paciente para ambulatrio especializado de Cirurgia Laparoscpica. D Reiniciar o tratamento com IBP, utilizando o dobro da dose, associado ao tratamento do H.Pylori. Em seguida, tratamento de manuteno com IBP por tempo indefinido. E Reiniciar tratamento com IBP, utilizando o dobro da dose por seis semanas. Aps esse perodo, tratamento de manuteno com IBP por tempo indefinido.

QUESTO 72
Uma criana de 8 anos de idade trazida por sua me ao Ambulatrio de Pediatria com queixa de cefaleia peridica h 3 anos, com durao de at 24 horas/episdio e com mdia de 15 episdios ao ano. At hoje, faz o tratamento em casa com analgsicos e nunca procurou atendimento mdico. Como as crises continuam, acarretando alteraes no comportamento e ausncias escolares, a me resolveu trazer seu filho ao mdico. A dor apresenta as seguintes caractersticas semiolgicas: localizada, s vezes unilateral, pulstil, algumas vezes intensa e se agrava com atividade fsica rotineira. Normalmente, as crises vm acompanhadas de fono e fotofobia. A me refere que o humor de seu filho muda completamente durante os perodos lgicos. Durante a crise, no h sintomas sensoriais, visuais e nem disfasia. H antecedentes familiares de cefaleia. Diante do relato clnico, conclui-se que o escolar apresenta A B C D E cefaleia crnica tipo migrnea sem aura. cefaleia crnica progressiva por provvel Tumor do SNC. cefaleia crnica por provvel trombose vascular cerebral. cefaleia crnica em surtos por provvel hipertenso arterial. cefaleia crnica recorrente por provvel distrbio psiquitrico.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

17

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 73
Uma mulher de 24 anos de idade vem apresentando dispneia progressiva aos esforos, tosse seca, expectorao com eventuais raios de sangue. Nega episdio febril. Ao exame fsico, apresentou presso arterial = 110 x 70 mmHg; pulso radial = 110 bpm; estase de jugulares. Na ausculta pulmonar, evidenciaramse crepitaes finas em bases pulmonares; ausculta cardaca com hipofonese de B1, desdobramento e hiperfonese de B2, sopro diastlico suave em rebordo esternal esquerdo e sopro em ruflar diastlico em foco mitral. Ao exame do abdome, o fgado era palpvel a 4 cm do rebordo costal direito e o bao impalpvel. Nas extremidades foi detectado edema perimaleolar. A paciente realizou radiografia de trax em incidncia pstero-anterior que est ilustrada abaixo.

QUESTO 75
Um homem de 47 anos de idade internado para investigao de ictercia e prurido que se iniciou h 3 semanas. Nega doenas anteriores, perda de peso ou qualquer outra queixa. etilista crnico (3 a 5 doses de bebida alcolica destilada/dia h 30 anos). Ao exame fsico, encontra-se em bom estado geral. Apresenta ictercia de escleras; o restante do exame fsico normal. A ultrassonografia do abdome revelou dilatao de vias biliares intra e extra-hepticas. A vescula est dilatada e no foram identificados clculos em seu interior. Considerando a relao custo-efetividade, qual o exame complementar que deve ser solicitado na sequncia da ultrassonografia com vista ao diagnstico do caso? A B C D E Dosagem de CA19 - 9 srico. Tomografia computadorizada contrastada do abdome. Ressonncia magntica do abdome. Laparoscopia diagnstica do abdome. Colangiopancreatografia retrgrada endoscpica.

QUESTO 76
Um lactente com 12 meses de idade levado ao Pronto-Socorro por sua genitora com relato de choro intenso, edema na perna e queda do bero h 8 horas aproximadamente. Tem antecedente de TCE h dois meses, tambm por queda do bero, segundo a me. Foi realizada uma radiografia, cuja imagem est reproduzida abaixo. O achado assinalado pela seta na radiografia de trax indicativo de A B C D E dilatao artica. tromboembolismo pulmonar. linfadenomegalia hilar esquerda. hipertrofia de trio esquerdo. hipertrofia de ventrculo esquerdo.

QUESTO 74
Os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade (SUS) determinam que o planejamento e o oramento em sade A so prerrogativas da direo nacional do SUS, consultadas as Comisses Intergestores Tripartite (CIT) e Bipartite (CIB) e os Conselhos de Sade. B dependem da aprovao dos Conselhos Nacional e Estaduais de Sade, nos anos em que no acontecem as Conferncias de Sade. C ficam vinculados ao Plano de Sade, de forma que apenas situaes de emergncia ou calamidade pblica podem justificar a destinao de recursos no constante do Plano. D iniciam-se no nvel local mediante negociao e consenso nos nveis estadual e federal, podendo os Secretrios Municipais, Estaduais e o Ministro da Sade se reunirem nas Comisses Intergestores, se avaliarem necessrio. E passam pela atuao das Comisses Intergestores Tripartite e Bipartite, instncias de pactuao consensual entre os entes federativos para definio das regras da gesto compartilhada do SUS, que sero ouvidas nos anos de elaborao do Plano de Sade e nos anos de realizao das Conferncias de Sade.
18

A indicao de internao para essa criana ser feita considerando como diagnstico mais provvel a A B C D E sndrome de Munchausen. doena de Legg-Perthes. osteognese imperfeita. hiperostose cortical. injria intencional.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 77
Uma mulher de 64 anos de idade, obesa, diabtica do tipo II h 10 anos, faz uso de metformina em dose alta (2 g/dia), sem obter controle glicmico adequado. Em consulta ambulatorial de controle, realizada h dez dias, apresentava: peso = 70 kg; glicemia de jejum = 197 mg/dL (valor de referncia: 99 mg/dL); hemoglobina glicada = 7,9% (valor de referncia: 4 a 6,4% Hb); microalbuminria. Naquela ocasio, foi negociada com a paciente a suspenso da metformina e o incio de insulina NPH 14 UI antes do caf da manh e 7 UI antes do jantar. Retornando consulta hoje, a paciente traz controles de glicemias capilares > 200 mg/dL em cada trs de quatro dosagens dirias, realizadas durante uma semana. Qual a conduta mais adequada em relao s doses de insulina? A Trocar a insulina NPH por insulina lispro antes do caf da manh. B Trocar a insulina NPH por insulina glargina antes do caf da manh. C Acrescentar insulina regular antes das refeies e meia dose s 22h. D Aumentar a dose da insulina NPH da manh e acrescentar dose extra s 22h. E Aumentar as doses da insulina NPH antes do caf da manh e antes do jantar.

QUESTO 79
Uma mulher com 32 anos de idade, gesta = 2, para = 1(parto vaginal), com 35 semanas de gestao, admitida na Emergncia Obsttrica referindo contraes e perda vaginal de lquido h 2 horas. Refere ter tido um filho h 5 anos com sepse neonatal por Streptococcus do grupo B. Ao exame, apresenta duas contraes moderadas em 10 minutos, BCF de 140 bpm, altura uterina: 32 cm, exame especular com lquido claro fluindo pelo orifcio cervical e toque vaginal com colo mdio, centrado, 3 cm de dilatao, bolsa rota, apresentao ceflica. Qual a melhor conduta obsttrica no caso a fim de se evitar a infeco vertical por Streptococcus do grupo B? A Iniciar clindamicina e indicar cesariana. B Iniciar penicilina cristalina e indicar cesariana. C Realizar cesariana de emergncia e iniciar antibioticoterapia em caso de febre materna. D Dar assistncia ao trabalho de parto e administrar clindamicina de 6/6 horas at o nascimento. E Dar assistncia ao trabalho de parto e administrar penicilina cristalina de 4/4 horas at o nascimento.

QUESTO 80
Um homem de 61 anos de idade foi admitido hoje no ProntoSocorro com queixas de constipao, inapetncia progressiva, aceitando somente dieta lquida desde ontem. O familiar relata parada de eliminao de gases, dor abdominal, vmitos fecaloides e aumento do volume abdominal nas ltimas 24 horas. O paciente tem diagnstico de retardo mental desde criana e faz uso de haloperidol (5 mg/dia). Nega cirurgia e internao prvias. Ao exame fsico, apresenta-se desidratado, com facies de sofrimento, abdome intensamente distendido, timpnico, rudos hidroareos ausentes, dor palpao superficial e profunda, ausncia de sinais de irritao peritoneal. Toque retal sem fezes na ampola retal, ausncia de massas ou alteraes palpveis. A radiografia simples de abdome demonstra ausncia de gs no reto e imagem de distenso de alas com padro de "U" invertido. Qual deve ser a conduta imediata no tratamento desse paciente? A Laparotomia exploradora. B Vdeocolonoscopia descompressiva. C Hidratao vigorosa e instalao de sonda nasogstrica. D Instalao de sonda retal e aplicao de clister glicerinado. E Hidratao vigorosa e antibioticoterapia para esterilizao do trato intestinal.

QUESTO 78
Uma mulher de 30 anos de idade, secundpara, procura atendimento mdico na Unidade de Sade da Famlia, referindo que, h mais ou menos trs meses, notou a presena de um ndulo na mama direita. Nega aumento do volume do ndulo, alteraes na cor e textura da pele das mamas ou descarga mamilar. Est em uso de anticoncepcional hormonal oral combinado h 6 anos. A av materna teve cncer de mama aos 60 anos de idade. Ao exame, observa-se ndulo indolor, com 2,0 cm de dimetro, bem delimitado, consistncia fibroelstica, mvel, no quadrante superior externo da mama direita. Nota-se a ausncia de linfonodos palpveis em axilas e expresso mamria negativa bilateralmente. Diante desse quadro, qual a conduta mais adequada a ser adotada pelo mdico? A Solicitar mamografia. B Solicitar mamografia e ultrassonografia de mamas. C Referenciar a paciente ao servio de sade especializado. D Orientar a paciente a retornar em 6 meses para repetir o exame clnico das mamas. E Orientar a paciente a retornar em 12 meses para repetir o exame clnico das mamas.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

19

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 81
Primigesta, 14 anos de idade, na 12. semana de gestao, comparece Unidade de Sade da Famlia acompanhada por seu namorado. Queixa-se de clicas intensas em baixo ventre e sangramento vaginal, em grande quantidade, h 2 horas. Aps exame clnico, o mdico constata que a paciente apresenta sinais de instabilidade hemodinmica em virtude de um abortamento incompleto e indica sua transferncia imediata para o servio hospitalar especializado, para realizao de curetagem uterina. A paciente concorda com a indicao do mdico, pede para que a situao seja mantida em sigilo, pois seus pais no sabem que ela est grvida. Teme que possam expuls-la de casa ao saber do ocorrido. Explica que seu namorado maior de idade e ir acompanh-la ao hospital. Diante dessa situao, o mdico deve A manter o sigilo profissional, pois o mesmo somente pode ser quebrado com a autorizao da paciente. B manter o sigilo profissional, pois a paciente apresentou um responsvel maior de idade para acompanh-la ao hospital. C manter o sigilo profissional, pois a paciente demonstra capacidade para avaliar seu problema e de conduzir-se por seus prprios meios para solucion-lo. D comunicar o Conselho Tutelar, que ser responsvel por revelar a situao de sade da paciente aos seus pais e intermediar os conflitos que possam surgir. E comunicar os pais da paciente, aps explicar a ela os motivos que fundamentam a quebra do sigilo profissional.
a

QUESTO 83
Um mdico de famlia atende uma populao de 3 850 pessoas na unidade de sade em Caruaru, Pernambuco. Atualmente, tem cerca de 305 pessoas com hipertenso cadastradas. Reconhece, porm, que esse nmero no representa a totalidade das pessoas com presso arterial alterada. Organiza, em conjunto com a equipe, atividades de grupo por microrea de cada agente comunitrio para identificar novos casos e avaliar adeso ao tratamento e controle pressrico. Durante as atividades coletivas, agenda os pacientes recm-diagnosticados para confirmao em consulta, assim como os pacientes descontrolados. Para os sem adeso ao tratamento, refora as orientaes para administrao dos medicamentos e mudanas de hbitos. Durante a atividade, toda a equipe participa compartilhando tarefas e resultados. As pessoas que participam do grupo, mas no aderem ao tratamento farmacolgico ou no farmacolgico, esto em qual estgio de mudana de comportamento, segundo o Modelo Transterico? A B C D E Pr-contemplao. Contemplao. Desmotivao. Preparao. Manuteno.

QUESTO 84
Uma criana de 8 anos de idade admitida na Emergncia com quadro de edema generalizado e diminuio do volume urinrio com 4 dias de evoluo. Ao exame fsico: PA = 100 X 60 mmHg; edema bipalpebral, abdominal e de membros inferiores. Presena de ascite discreta. Ausculta cardaca e pulmonar sem anormalidades. O exame de urina mostrou: leuccitos: 10 000/mL, hemcias 8 000/mL, proteinria 3+/4; relao protena/creatinina urinria = 3,5; perfil lipdico: colesterol total = 450 mg/dL (valor de referncia < 200 mg/dL) e triglicrides = 700 mg/dL (valor de referncia < 150 mg/dL), albuminemia = 2,4 g/dL (valor de referncia > 4 g/dL). Considerando a principal hiptese diagnstica, a conduta inicial indicada A furosemida IV e internao hospitalar. B ciclosporina VO e coleta de proteinria de 24 horas. C albumina IV e retorno em 24 horas para reavaliao clnica. D indometacina VO e observao rigorosa no Pronto-Socorro. E Prednisona VO e encaminhamento ao ambulatrio de Nefrologia Peditrica.

QUESTO 82
Um paciente com 50 anos de idade, morador de zona rural, em condies precrias, sem banheiro na residncia e sem rede de gua e esgoto na localidade, procura a Unidade Bsica de Sade (UBS) por apresentar dor abdominal de leve intensidade em epigstrio, que piora com a alimentao, associada a nuseas. Refere tambm urticria. Realizou exame parasitolgico de fezes, que foi negativo. Qual o diagnstico mais provvel nesse caso? A B C D E Ancilostomase. Ascaridase. Giardase. Estrongiloidase. Esquistossomose.

20

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 85
Uma mulher de 45 anos de idade foi admitida na Unidade de Emergncia com febre, dor no hipocndrio D e vmitos h 48 horas. Apresenta piora progressiva do quadro e, no momento, encontra-se sonolenta, confusa, com facies de sofrimento, desidratada (+++/4+) e ictrica (++/4+), com extremidades frias, pulsos finos, sem cianose. Sinais vitais: T = 39C, FC = 130 bpm, FR = 35 irpm, PA = 110 x 60 mmHg. Ausculta cardaca e pulmonar sem alteraes. Abdome com distenso abdominal moderada, dor palpao superficial do epigstrio e hipocndrio D, sem sinais de irritao peritoneal, com rudos hidroareos reduzidos. Exames complementares: hematcrito = 36% (valor de referncia: 42 6%), hemoglobina = 12,3 g/dL (valor de referncia: 13,82 2,5 g/dL), leuccitos = 18 200 /mm3(valor de referncia: 3 800 a 10 600/mm3) com 17% de bastes, Protena C Reativa = 8,3 mg/dL (valor de referncia = 0,3 a 0,5 mg/dL), bilirrubina total = 5,2 mg/dL (valor de referncia = at 1,2 mg/dL), bilirrubina direta = 4,1 mg/dL (valor de referncia = at 0,4 mg/dL), glicemia = 300 mg/dL (valor de referncia < 99 mg/dL). Ultrassonografia abdominal: ausncia de lquido livre em cavidade peritoneal, distenso de alas que prejudica a tcnica do exame, vias biliares dilatadas. Alm da reposio volmica, qual a conduta inicial requerida para o caso? A B C D E Laparotomia exploradora. Colecistectomia videolaparoscpica. Antibioticoterapia de amplo espectro. Drenagem percutnea de vias biliopancreticas. Colangiografia endoscpica retrgrada com papilotomia.

QUESTO 87
Uma mulher de 45 anos, com queixas de dores articulares h 5 meses, comparece ao ambulatrio para mostrar resultado de exames. Seu quadro comeou com dores em mos e ps, pela manh, com melhora durante o dia. Evoluiu h um ms com um surto de dor em articulaes interfalangeanas proximais, punhos, cotovelos e joelhos, com sinais de flogose, que melhorou com o uso de indometacina por 10 dias. Ao exame, apresenta hipocromia de mucosas, edema e sinais de flogose discretos em mos, com presena de ndulos justa-articulares e ausncia de deformidades. Traz exames complementares solicitados na consulta anterior: hemograma com Hb = 11,0 g/dL (valor de referncia: 13,8 2,5 g/dL), VHS = 56 mm na primeira hora (valor de referncia: 20 mm/h), prova do ltex para fator reumatoide positiva, e radiografia das mos que mostram reduo da densidade ssea periarticular em articulaes interfalangeanas proximais e punhos. A paciente, costureira, teme no poder trabalhar mais. Qual a medicao que poderia impedir a progresso da doena? A B C D E Aspirina. Colchicina. Metotrexate. Indometacina. Metilprednisona.

QUESTO 88
Uma criana de 9 anos de idade levada ao servio mdico de urgncia com quadro de confuso mental e desidratao. Os pais relatam perda de 2 kg nos ltimos 15 dias, apesar do aumento da ingesto alimentar e sede constante. Ao exame fsico: paciente desidratado +++/4, com hlito cetnico. Exames laboratoriais: glicemia = 560 mg/dL (valor de referncia < 100 mg/dL), gasometria: pH = 7,2 e bicarbonato = 12 mEq/L, sdio = 140 mEq/L, potssio = 5,7 mEq/L; exame de urina: glicose = ++, protenas = ausentes, corpos cetnicos = ++, leuccitos = 2 000/mL e eritrcitos = 3 000/mL. Qual a conduta mais adequada no caso? A Sistema de infuso contnua de insulina e hidratao parenteral com potssio e bicarbonato. B Insulina de ao prolongada (glargina) e hidratao por via oral com soro e bicarbonato de sdio. C Insulina de ao rpida (regular) por via intravenosa e hidratao parenteral com soro fisiolgico, sem bicarbonato. D Insulina de ao intermediria (NPH) por via subcutnea e hidratao parenteral com soro fisiolgico, sem potssio. E Insulina de ao prolongada (NPH) e insulina de ao rpida (basal-bolo) e hidratao por via oral com soro glicosado, sem potssio.

QUESTO 86
A declarao de bito um documento do Sistema de Informaes sobre Mortalidade e tem por objetivo cumprir as exigncias legais de registro de bitos, cumprir os princpios de cidadania e servir como fonte de informaes estatsticas de sade. A declarao de bito compe os servios de Vigilncia em Sade. Em qual das seguintes situaes ser necessria investigao compulsria pela equipe de vigilncia de bitos, por meio de comit especfico para esse fim, em conjunto com a equipe da ateno primria? A B C D E Adolescente com bito por uso de drogas. Idoso vtima de violncia domiciliar. Criana que morreu no domiclio. Adulto no ambiente de trabalho. Mulher em idade frtil.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

21

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 89
Um paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, procedente do Rio de Janeiro, foi admitido na Emergncia hospitalar referindo febre, dor de cabea, diarreia e dor articular, iniciados h 6 dias. Informa que a febre cessou h dois dias e, h um dia, passou a apresentar dor abdominal contnua de forte intensidade, sem melhora com o uso de paracetamol. O paciente nega doenas prvias. Ao exame fsico, apresenta estado geral regular, eupneico, hidratado, corado, consciente e orientado; ausculta respiratria e cardaca normais; presso arterial = 120 x 80 mmHg; prova do lao negativa; abdome depressvel, doloroso palpao em hipocndrio direito, sem visceromegalias. Nesse caso, a melhor conduta a ser tomada A dar alta aps solicitao de hemograma e sorologia viral e orientar o paciente a retornar aps seis horas para avaliar o resultado do hemograma. B colocar o paciente em observao por 12 horas na unidade de emergncia e administrar medicamentos sintomticos e hidratao oral. C transferir o paciente para unidade de cuidados semiintensivos para monitorizao contnua e realizao de exames. D dar alta com orientaes para acompanhamento ambulatorial na unidade de ateno primria. E internar o paciente por 48 horas para observao e realizao de exames complementares.

QUESTO 91
Uma mulher de 57 anos de idade, em acompanhamento na Unidade Bsica de Sade, apresenta-se com PA = 150 x 100 mmHg, circunferncia abdominal de 100 cm, glicemia = 115 mg/dL (valor de referncia < 99 mg/dL), triglicrides = 200 mg/dL (valor de referncia < 150 mg/dL), HDL = 35 mg/dL (valor desejvel > 60 mg/dL). Na terapia medicamentosa hipotensora, a droga que potencialmente apresenta efeitos metablicos antagnicos s medidas para reduo de peso e de controle da glicemia A B C D E captopril. clonidina. losartana. amlodipina. propranolol.

QUESTO 92
Um recm-nascido do sexo feminino, com 2 dias de vida, nascido a termo, com 2 300 g, apresenta sopro sistlico e cianose de extremidades ao choro. Qual a medida propedutica que afasta a maior parte das doenas cardacas cianticas? A B C D E Teste de hiperventilao. Teste de hipoventilao. Gasometria venosa. Oximetria de pulso. Teste da hiperoxia.

QUESTO 90
Um homem de 47 anos de idade, portador de diabetes do tipo 1, foi submetido a vasectomia h 5 dias. Hoje comparece Unidade de Emergncia queixando-se de febre alta, grande aumento de volume escrotal, edema, dor acentuada e colorao avermelhada no escroto. Ao exame de palpao do escroto, verifica-se a presena de enfisema subcutneo. Qual o diagnstico mais provvel e a conduta adequada para o caso? A Fascete necrotizante; debridamento cirrgico e antibioticoterapia de amplo espectro. B Abscesso escrotal; drenagem e antibioticoterapia de amplo espectro. C Abscesso escrotal; drenagem, anti-inflamatrio inibidor da ciclo-oxigenase 2. D Coleo serosa; drenagem por puno, anti-inflamatrio inibidor da ciclo-oxigenase 2. E Toro testicular iatrognica; interveno cirrgica de liberao do testculo.

QUESTO 93
Uma criana de 4 anos de idade trazida Unidade de Sade da Famlia (USF) pela me que refere que, h cerca de 12 horas, seu filho subitamente passou a apresentar febre e fraqueza nas pernas. Ao exame fsico, a mdica percebe diminuio importante da fora e tnus muscular nos membros inferiores da criana, conclui que se trata de um quadro de paralisia flcida aguda, suspeita de poliomielite e preenche a ficha de notificao compulsria. Que outra caracterstica clnica alm das mencionadas tpica da poliomielite? A Paralisia do terceiro par de nervos cranianos. B Fotossensibilidade, cefaleia e convulses. C Acometimento simtrico dos membros inferiores. D Perda da sensibilidade ttil nos membros inferiores. E Flacidez e ausncia de reflexos profundos nos membros inferiores.

22

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 94
Uma paciente de 38 anos de idade, obesa, multpara, descobriu-se grvida aos 4 meses. Como era uma gravidez no desejada, demorou para iniciar seu pr-natal. Em sua primeira consulta pr-natal, apresentava idade gestacional pela ltima menstruao de 26 semanas, com fundo do tero medindo 27 centmetros. O mdico, alm dos exames da rotina pr-natal normal, solicitou o teste oral de tolerncia glicose, com sobrecarga de 75 mg de dextrosol. Os seguintes resultados foram encontrados: glicemia de jejum: 100 mg/dL; 1 hora ps-sobrecarga: 190 mg/dL; 2 horas pssobrecarga: 143 mg/dL. Durante o resto do pr-natal, e a despeito das orientaes mdicas, a paciente no aderiu a uma dieta equilibrada, ainda que o doppler da artria umbilical no tenha apresentado alteraes significativas. Considerando esses resultados, a que risco o feto dessa paciente est sujeito? A B C D E Macrossomia. Espinha bfida. Agenesia sacral. Malformao do tubo neural. Restrio de crescimento intrauterino.

QUESTO 96
Uma paciente de 27 anos de idade encaminhada ao Ambulatrio de Ginecologia com histria de parto vaginal h sete meses, complicado com hemorragia intensa devido a descolamento prematuro de placenta. Aps o parto, suspeitou-se de restos placentrios e realizou-se curetagem uterina. A paciente recebeu trs unidades de concentrado de hemcias devido ao sangramento intenso. A paciente refere que no menstrua desde o parto e que no amamentou seu filho, referindo no ter produzido leite materno. No refere uso de medicamentos, cefaleia e anormalidades visuais. Traz teste de frao beta do hormnio gonadotrfico corinico (Beta - HCG) no reagente. Diante desse quadro clnico, qual a melhor hiptese diagnstica e as complicaes provveis secundrias ao diagnstico? A Sndrome de Sheehan; hipotireoidismo e insuficincia adrenal. B Necrose hipofisria posterior; hipertireoidismo e insuficincia adrenal. C Sndrome de Asherman; hipertiroidismo e elevao de gonadotrofinas. D Aderncias intrauterinas; hipotireoidismo e reduo de gonadotrofinas. E Necrose hipofisria anterior; hipotireoidismo e elevao de gonadotrofinas.

QUESTO 97 QUESTO 95
Um homem de 35 anos de idade, tabagista (60 maos/ano) encontra-se hospitalizado, no stimo dia ps-operatrio de rafia de lcera gstrica. H dois dias apresenta febre vespertina e dor em hipocndrio D, referida na regio subescapular. Ao exame, apresenta-se com estado geral regular, temperatura axilar = 38,6C, pulso = 116 bpm, frequncia respiratria = 28 irpm, PA = 112 x 67 mmHg. O abdome discretamente distendido, doloroso palpao, notadamente no hipocndrio D, onde observa-se defesa voluntria e percusso tambm dolorosa; rudos hidroareos presentes. A punho a percusso lombar dolorosa direita. A expansibilidade pulmonar est diminuda no hemitrax direito e o murmrio vesicular um pouco diminudo na base do pulmo D. O leucograma mostra 16 200 leuccitos/mm3 (valor de referncia: 3 800 a 10 600/mm3) com 17% de bastes. A Protena C Reativa de 4,5 mg/dL (valor de referncia = 0,3 a 0,5 mg/dL). A principal hiptese diagnstica A B C D E pielonefrite aguda. abscesso subfrnico. pneumotrax espontneo. pneumonia de base pulmonar D. deiscncia de rafia gstrica com pneumoperitneo. Uma equipe da Unidade de Sade da Famlia (USF) identificou como problema o grande nmero de gestaes em adolescentes na sua comunidade. Foi decidido, ento, elaborar um Plano de Aes para o enfrentamento do problema, centrado na busca ativa de pessoas em situao de risco. Buscou-se parceria com as escolas da rea, com as denominaes religiosas locais e com a organizao no governamental que ali atua, fomentando atividades esportivas e educao musical entre adolescentes e adultos jovens. Tambm foi proposta a solicitao de aumento da variedade de mtodos contraceptivos ofertados na farmcia da USF. Nessa situao, para elaborao do Plano de Aes, deve-se observar que A a definio da situao-objetivo no indicada, pois a equipe compreenderia, mas frustraria os usurios em caso de no atingimento de metas. B as parcerias precisam ser previstas naqueles casos em que o custeio e (ou) financiamento das aes depende das entidades e dos indivduos parceiros. C indicar responsveis por cada atividade no adequado, pela natureza transprofissional da Estratgia de Sade da Famlia, j que toda a equipe deve ser solidariamente responsvel. D o perodo de execuo previsto um cronograma tentativo, que pode ser atualizado e adaptado durante a execuo de cada ao, conforme o cumprimento de cada atividade e (ou) atrasos. E o princpio da boa-f dispensa a previso de meios de verificao para checagem do cumprimento ou no de aes e atividades, pois parte-se de presuno de que toda a equipe est genuinamente comprometida com as aes programadas.
23

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 98
Um lactente de 1 ano de idade levado ao ambulatrio com histria de ausncia de um dos testculos. A me refere ausncia de vmitos, dor abdominal ou febre. Ao exame fsico: criana em bom estado geral, risonha, ativa. O exame da regio inguinoescrotal revela ausncia de hiperemia e dor locais, com testculo esquerdo tpico e sem alteraes, e hemiescroto direito vazio. No foi possvel palpar o testculo direito. Diante desse quadro, a conduta mais adequada A indicar correo cirrgica ou terapia com gonadotrofina corinica humana (HCG) antes do segundo ano de vida. B observar at completar 4 anos de idade. Se persistir o quadro, indicar cirurgia. C iniciar terapia com HCG aps 5 anos, se persistir o quadro. D indicar cirurgia se, no incio da puberdade, ainda no tenha ocorrido sua descida espontnea. E aguardar at a puberdade, quando ocorrer sua descida espontnea para a bolsa escrotal, pela ao dos hormnios masculinos.

QUESTO 100
Um paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, tabagista 60 maos/ano, com tosse crnica h mais de 10 anos, relata que h cerca de trs meses observou a presena de sangue na secreo eliminada com a tosse. Refere ainda perda de cerca de 15% do peso habitual nesse mesmo perodo, anorexia, adinamia e sudorese noturna. A radiografia de trax realizada por ocasio da consulta mostrada abaixo.

QUESTO 99
Uma paciente de 23 anos de idade internada na maternidade com rotura prematura de membranas na 29.a semana de gestao. Encontra-se assintomtica, afebril, normotensa, frequncia cardaca = 76 bpm, ainda referindo perda de lquido amnitico claro, sem grumos e sem odor desagradvel. Leucograma com 9 500 leuccitos/mm3 (valor de referncia: 3 800 a 10 600/mm3), 2 bastes; Protena C Reativa = 0,5 mg/dL (valor de referncia = 0,3 a 0,5 mg/dL). A ultrassonografia obsttrica mostrou feto com 29 semanas de gestao, com frequncia cardaca fetal de 140 bpm, maior bolso de lquido amnitico de 6 centmetros. Qual das condutas abaixo adequada para essa paciente? A Toclise com nifedipina com durao at a 34. semana de gestao. B Corticoterapia com betametasona repetida semanalmente at a 34.a semana de gestao. C Sulfato de magnsio para a neuroproteo fetal, administrado no momento da internao da paciente e repetido na 34.a semana de gestao. D Antibioticoterapia profiltica para postergao da gestao com durao at a 34.a semana de gestao. E Rastreio para estreptococo beta-hemoltica, feito no momento da internao e repetido na 34.a semana de gestao.
a

Qual a hiptese diagnstica mais provvel nesse caso? A B C D E Aspergilose pulmonar. Carcinoma pulmonar. Tuberculose cavitria. Bronquiectasia com infeco. Doena pulmonar obstrutiva crnica.

QUESTO 101
Um lactente de 2 meses de idade levado ao Pronto-Socorro com histria de febre, recusa alimentar e hipoatividade. Exame fsico: hipotnico-hiporresponsivo. A me refere que a criana recebeu, na vspera, as vacinas DPT (difteria, pertussis e ttano), OPV (plio oral) e rotavrus. Nessa situao, que conduta deve ser adotada em relao ao esquema vacinal? A Suspender a vacina contra rotavrus. B Substituir OPV pela IPV (plio injetvel). C Substituir a vacina DPT pela DPT acelular. D Manter o esquema vacinal normal, sem alteraes. E Substituir a vacina DPT pela DPT acelular e a OPV pela IPV (plio injetvel).

24

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 102
Um homem de 48 anos, hipertenso, obeso, chega Emergncia com queixa de episdios de dor torcica precordial, sem irradiao, iniciada nos ltimos dois dias, com piora h 24 horas. A dor dura de 5 a 15 minutos, sendo precipitada por esforos intensos, como subir escadas, e aliviada pelo repouso. O paciente informa no sentir a dor no momento da anamnese. Usa captopril e hipoglicemiante oral de forma regular. Nega antecedentes de doena coronariana e um eletrocardiograma foi considerado normal pelo seu cardiologista na ltima consulta, h 6 meses. Ao exame, mostra-se ansioso, mas em bom estado geral, pulso = 85 bpm, regular, cheio, PA = 140 x 80 mmHg, pulsos perifricos palpveis e simtricos, extremidades bem perfundidas. As auscultas pulmonar e cardaca esto dentro da normalidade. O seu eletrocardiograma admisso mostra os seguintes achados.
V1 V2 V3 V4 V5 V6

QUESTO 103
A Unidade de Sade da Famlia (USF) funciona como campo de prtica de estudantes de graduao, pois para l so encaminhados alunos de Medicina e de Enfermagem. Uma estudante ficou surpresa com a quantidade de formulrios a serem preenchidos pela equipe e afirmou duvidar que "tanto papel" servisse para tomar decises na prtica. Ela ainda defendeu que deveria ser investido menos tempo com formulrios, liberando os profissionais para o efetivo atendimento aos usurios. Uma atitude adequada da equipe nesse caso A explicar que, caso a Ficha A para Cadastramento das Famlias no fosse preenchida, no se teria ideia da evoluo do quadro de hipertensos e diabticos, mas apenas de portadores de tuberculose e hansenase, que tm Fichas B de Acompanhamento especficas. B ponderar que a Ficha C para Acompanhamento de Crianas torna obrigatrio o preenchimento do Carto-Sombra para melhor monitorar o crescimento e desenvolvimento infantil e o cumprimento do calendrio vacinal, quando ocorre extravio do Carto da Criana. C demonstrar que a Ficha D para Registro de Atividades, Procedimentos e Notificaes informa Secretaria de Sade detalhes sobre a populao da rea de abrangncia da USF, mas que eventuais usurios atendidos que residam em outras reas no so tabulados. D argumentar que procedimentos coletivos como reunies, atividades educativas, bochechos fluorados e visitas domiciliares s precisam ser registrados, por seus totais mensais, na Ficha D para Registro de Atividades, Procedimentos e Notificaes, e no individualmente. E considerar que as notificaes a serem registradas na Ficha D para Registro de Atividades, Procedimentos e Notificaes so apenas aquelas referentes a agravos de notificao compulsria, que so menos prevalentes.

Qual a abordagem mais adequada ao paciente? A Realizar tratamentos anti-isqumico e antitrombtico administrados de modo imediato e simultneo. B Observar em Unidade Coronariana e administrar medicamentos sintomticos at realizao de cateterismo cardaco. C Observar na Emergncia por 12 horas e encaminhar ao cardiologista para teste ergomtrico se persistir assintomtico. D Realizar tratamento anti-isqumico imediato, seguido de terapia antitrombtica em caso de alteraes do segmento ST no ECG nas prximas 12 horas. E Realizar tratamento antitrombtico imediato, seguido de terapia anti-isqumica em caso de elevao de troponina srica e/ou CK-MB nas prximas 12 horas.

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

25

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 104
Um paciente de 24 anos, primigesta, vai consulta mdica prnatal no posto de sade. Nessa consulta pr-natal, o mdico calculou a idade gestacional considerando sua primeira ultrassonografia de 12 semanas, concluindo que est com 41 semanas e 6 dias de gestao. Ao exame plvico, observou colo uterino de consistncia amolecida, posterior, apagado 30%, orifcio externo fechado, apresentao alta e mvel. Na manobra de palpao fetal (de Leopold-Zweifel), percebeu-se que havia boa mobilidade fetal, sinalizando quantidade normal de lquido amnitico. Temendo o ps-datismo, o mdico encaminhou a paciente para a internao na Maternidade. L chegando, foi submetida cardiotocografia, cuja imagem reproduzida abaixo.

QUESTO 106
Um homem de 40 anos de idade apresentou lcera duodenal com bipsia positiva para Helicobacter Pylori. Fez tratamento durante 7 dias com omeprazol, amoxicilina e claritromicina, em doses padro. Endoscopia de controle repetida aps oito semanas de tratamento revela persistncia de H. Pylori na bipsia. Qual a conduta mais adequada para o tratamento desse paciente? A Omeprazol, amoxicilina e furazolidona por 10 dias. B Omeprazol, levofloxacina e amoxicilina por 10 dias. C Pantoprazol, amoxicilina e claritromicina por 14 dias. D Pantoprazol, sais de bismuto, furazolidona e claritromicina por 10 dias. E Pantoprazol, sais de bismuto, levofloxacina e claritromicina por 10 dias.

QUESTO 107
Um recm-nascido de 20 dias de vida encaminhado para consulta em ambulatrio de especialidade com histria de ictercia e baixo peso. A genitora no fez exames de pr-natal e informa que seu filho nasceu "de sete meses e pequeno para a idade, ficando internado na UTI aps o nascimento. Ao exame fsico, o recm-nascido encontrava-se ictrico, com peso abaixo do percentil 3, apresentando microcefalia e hepatoesplenomegalia. Exames: hemograma com plaquetopenia; transaminases elevadas; bilirrubina total de 15 mg/dL (valor de referncia < 1,3 mg/dL) e bilirrubina direta de 8 mg/dL (valor de referncia < 0,4 mg/dL), sorologia para CMV (citomegalovrus): IgM e IgG positivas. Qual das assertivas abaixo mais contribui com a elucidao diagnstica da infeco congnita pelo CMV? A A pesquisa do CMV na urina e/ou saliva ser til para o diagnstico de infeco congnita aps 2 meses. B Caso a confirmao diagnstica no ocorra at a terceira semana de vida, no ser possvel ser estabelecida. C A sorologia IgM e IgG para CVM tem papel limitado no diagnstico da infeco congnita, devido baixa especificidade. D A microcefalia, o crescimento intrauterino restrito e a prematuridade so altamente especficos para o diagnstico de infeco por CMV. E Uma tomografia computadorizada revelando calcificaes difusas pelo crtex sugeriria fortemente o diagnstico de infeco por CMV em detrimento das outras infeces congnitas.

Qual a conduta que deve ser proposta para essa paciente? A Cesariana devido ao padro no tranquilizador da cardiotocografia. B Amadurecimento cervical com misoprostol. C Induo eletiva do parto com ocitocina. D Descolamento da bolsa amnitica. E Dilatao cervical e amniotomia.

QUESTO 105
Um homem de 45 anos de idade, previamente hgido, comparece Unidade Bsica de Sade queixando-se de dor, edema e vermelhido (eritema) surgidos h dois dias, inicialmente no p e estendendo-se rapidamente para toda a extenso da perna, com aumento de intensidade da dor. Relata tambm febre alta e calafrios associados adinamia e anorexia. Ao exame fsico: paciente obeso, frequncia cardaca = 110 bpm, PA = 120 x 70 mmHg, temperatura axilar = 39,8oC. Membro inferior direito apresentando edema desde o p at prximo ao joelho, hiperemia brilhante, pele com aspecto de casca de laranja, calor intenso, hiperalgesia, ausncia de bolhas. Presena de linfadenomegalia dolorosa inguinal ipsilateral ao membro acometido. Foi transferido para avaliao de um cirurgio, que internou o paciente para iniciar antibioticoterapia parenteral. Qual o antimicrobiano de escolha para ser prescrito para esse paciente? A B C D E
26

Gentamicina. Amoxicilina. Oxacilina. Vancomicina. Ticarcilina.


EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTO 108
A Lei n. 8 080, de 18 de setembro de 1990 dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade e a o rga n i za o e o f u n c i o n a m e nto d o s s e r v i o s correspondentes. Trata-se do instrumento que, no artigo 4, cria o Sistema nico de Sade. No Captulo III, prev as Comisses Intersetoriais, criadas com a finalidade de A articulao de polticas e programas de sade, cuja execuo envolva reas no compreendidas no Sistema nico de Sade (SUS). B negociao e pactuao entre gestores quanto a aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gesto compartilhada do SUS. C representao dos entes estaduais e municipais incumbidos para tratar de matrias referentes sade. D desenvolvimento permanente de aes conjuntas entre municpios e os servios que lhes correspondam. E integrao de recursos tcnicos e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade.

QUESTO 109
Um homem de 50 anos de idade hospitalizado por apresentar quadro de dor em hipocndrio direito, de moderada intensidade, com perodos de acalmia. A dor acompanhada de febre, nuseas e vmitos, iniciados 24 horas antes da internao. Ao exame fsico, apresenta dor palpao do hipocndrio direito, com sinal de Murphy positivo. Os exames laboratoriais revelaram 13 000 leuccitos/mm3 (valor de referncia = 3 800 a 10 600/mm3), discreta elevao das transaminases e da amilase srica. O paciente foi submetido a colecistectomia laparoscpica, sem colangiografia. No segundo dia de ps-operatrio, o achado de ictercia com elevao de bilirrubina, sem sinais de peritonismo e sem febre tem como diagnstico mais provvel A B C D E colangite bacteriana aguda. coledocolitase. fstula de coto de ducto cstico. ligadura inadvertida do ducto heptico direito. leso iatrognica do ducto comum.

QUESTO 110
Primigesta de 25 anos de idade procura a Maternidade pelo incio do trabalho de parto s 13 horas e sua evoluo est registrada no partograma abaixo.

Tempo-horas 13:00
FC-BASAL AC/DESAC VARIAB ESTIM SON TONUS INTENS FREQ. COURO CABELUDO HORA: DESCIDA: DILATAO: 10 -4 9 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 8 7 6 5 4 3 2 1 0 AMNIOTOMIA / LQUIDO
nl nl

14:00

15:00

16:00

17:00

18:00

19:00

120 120 120 128 128 130 120 120 130 130 130 130 130 130 140 140 130 130 130 130 130 130 130 130 130

+/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/- +/nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

nl

Fr Fr Fr Fr Fr Fr M M 1 1 1 2 2 3 2 2

M M 2 2

M M 2 2

M M 3 3

M M 3 3

M M M 3 3 3

M 3

M M 3 3

M 3

M 3

M 3
DESCIDA
DILATAO

HORA

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BI BR BR BR BR BR BR BR

-4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4

OCITOCINA / PROSTAGLANDINA I.C.

A paciente completa o primeiro perodo do parto s 18h30min. O segundo perodo j durava 45 minutos, quando o feto comeou a apresentar desaceleraes tipo II. Qual o diagnstico desse caso e a conduta obsttrica mais apropriada? A B C D E Perodo plvico prolongado; frcipe para distocia de rotao. Parto taquitcico; toclise aguda com terbutalina subcutnea. Parada secundria da descida; operao cesariana por desproporo cefaloplvica. Fase ativa prolongada; administrao de ocitocina para aumentar as metrossstoles. Parada secundria da dilatao; orientao para a paciente ficar em decbito lateral esquerdo para coordenar as metrossstoles.
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

27

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As perguntas abaixo visam levantar sua opinio sobre a qualidade da prova que voc acabou de realizar. Para cada uma delas, assinale a opo correspondente a sua opinio, nos espaos prprios do Caderno de Respostas. Agradecemos a sua colaborao.

PERGUNTA V
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder a prova? Qual? A B C D E Desconhecimento do contedo. Forma diferente de abordagem de contedo. Espao insuficiente para responder s questes. Falta de motivao para fazer a prova. No tive qualquer tipo de dificuldade em responder a prova.

PERGUNTA I
Qual o grau de dificuldade da prova? A B C D E Muito fcil. Fcil. Mdio. Difcil. Muito difcil.

PERGUNTA VI
Voc j participou, no Brasil, de outro(s) processo(s) de revalidao de diploma de mdico obtido no exterior? A B Sim. No.

PERGUNTA II
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi A B C D E muito longa. longa. adequada. curta. muito curta.

PERGUNTA III
Os enunciados das questes da prova estavam claros? A B C D E Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca da metade. Poucos. No, nenhum.

PERGUNTA IV
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suf cientes para resolv-las? A B C D E
28

Sim, at excessivas. Sim, em todas elas. Sim, na maioria delas. Sim, somente em algumas. No, em nenhuma delas.
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS

EXAME NACIONAL DE REVALIDAO DE DIPLOMAS MDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

REVALIDA 2012
EXPEDIDOS POR INSTITUIES DE EDUCAO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

You might also like