You are on page 1of 16

Trabalho Final Antropologia da imagem

A Propaganda de Salazar

Curso de Educao e Comunicao Multimdia, 1 ano Docente: Professor Joo Maia e Carmo Discente: Nuno B. Cruz

ndice
1. A propaganda de Salazar ..........................................................................................................3 1.1. A Lio de Salazar ..................................................................................................................5 1.2. Os Manuais Escolares ...........................................................................................................7 2. A Propaganda no Cinema ........................................................................................................8 3. A propaganda na Rdio ......................................................................................................... 10 4. A propaganda na Msica ....................................................................................................... 11 5. A propaganda na Arquitectura ............................................................................................. 12 5.1. Esttica Totalitria .............................................................................................................. 13 Concluso .................................................................................................................................... 14 Bibliografia................................................................................................................................... 15 Fontes........................................................................................................................................... 15 Webgrafia ..................................................................................................................................... 15 Anexos ......................................................................................................................................... 16

1. A propaganda de Salazar
Em 1928 Salazar entra para o governo como ministro das finanas, mas ausentou-se e voltou posteriormente em 1930, como ministro das finanas com as suas imposies aos ministros, pois ele queria que todos os ministros respeitassem tudo o que ele dissesse, e desta forma chegou a chefia do governo em 1932. E assim pode instaurar a sua poltica fascista e nacionalista em Portugal. Salazar uniformizou a cultura do pas criando smbolos de cariz regionalista de forma a que o povo se identificasse facilmente e os seguisse. Aculturou Portugal, com smbolos e conceitos, um estilo arquitectnico definido para cada regio, um estilo de dana para cada regio, um estilo de canto para cada regio, marchas populares, legio e mocidade portuguesa, etc., tudo criada imagem que Salazar tinha imaginado na sua mente. O papel do povo na ditadura salazarista meramente um receptor de cultura, e tambm em qualquer outra ditadura no tem o direito de opinar, muito pelo contrrio, qualquer pessoa que v contra os ideais do estado pode ser presa ou censurada. A fiscalizao era efectuada pela PVDE ou mais tarde chamada PIDE, pelo SPN (secretariado da propaganda nacional), e a censura, estes limitavam amplamente todo o tipo de obras criadas pelos os mais variados artistas, e tambm limitavam a oposio e a reaco poltica. E para Salazar conseguir um melhor controlo e aculturao do povo cria, em 1934 o SPN (secretariado da propaganda nacional), aqui que entram, os grandes cortejos de rua, os livros propagandistas, a rdio emissora nacional, os cartazes da propaganda bem como o cinema(). E em 1938 o SPN organiza a Exposio do Mundo Portugus, em que a histria de Portugal foi completamente reorganizada e modificada para servir, os ideias salazaristas. O prprio dia 10 de Junho, dia de Portugal de Cames e das Comunidades Portuguesas, serviu tambm como propaganda, foi denominado como o dia da raa e de Cames, este exaltava a nao e o imprio, a metrpole e as colnias. No era uma denominao de raa como a ideologia Nazi, mas sim uma raa diferente dos outros povos europeus. Esta propaganda, dava a imagem de um Salazar com um trao cosmopolita com um discurso providencial, e muitas vezes um discurso apelando ao seu passado campestre, isto de modo a demonstrar um homem simples e amigo de Portugal, o verdadeiro salvador da ptria, um D. Sebastio dos tempos modernos.

A propaganda podia ser vista praticamente em todos os sectores artsticos e noartsticos de Portugal, tais como, o cinema, o teatro, a rdio, a msica, a arquitectura, etc., com o intuito de incutir valores aos populares que na altura eram uma maioria de analfabetos e de pessoas sem formao, como refere Jorge Campos do , "o aparelho propagandstico deveria socorrer-se, trabalhando sobre as vrias linguagens e tcnicas em uso, de todas as formas utilizadas na produo dos bens culturais".

Esttua se D. Afonso Henriques, no Jardim das Portas do Sol, Santarm

Salazar imitando a esttua de D. Afonso Henriques

SNP, Comcios Anti-Comunistas (Col. Cinemateca Portuguesa)

1.1. A Lio de Salazar


A lio de Salazar um conjunto de sete cartazes, criados pelo SPN em 1938 com o intuito de serem distribudos pelas escolas primrias do pas todo. Estes Faziam parte de uma grande Propaganda por parte do Estado Novo, para incutir os valores deste mesmo. Os sete cartazes transmitiam uma ideia central, a superioridade de um estado forte e autoritrio sobre os regimes democrtico-liberais, estes comparavam a obra da 1 repblica com a obra do regime de Salazar, mostrando a desorganizao econmica e financeira, a desordem urbanstica, etc. na primeira repblica, enquanto, demonstrava a melhoria das vias de comunicao, a construo de portos, um melhor ordenamento do territrio, e a obra social por parte do estado novo.

Cartaz: A lio de Salazar 1

Os cartazes acentuam esta ideia a partir de uma imagem cinzenta e triste da poca da 1 Repblica, enquanto que, o depois da obra salazarista nos aparece colorido, organizado, moderno, ou seja nestes cartazes a obra do regime Cartaz: A lio de Salazar 2 era glorificada, salientando Salazar, que foi aclamado de Salvador da Ptria, pois trouxe modernidade e progresso social ao pas. O ltimo cartaz dos sete denominado de, Deus, Ptria, Famlia: a Trilogia da Educao Nacional uma esplndida sntese da pedagogia e moral salazaristas. A imagem revela o lar perfeito, rstico, humilde, analfabeto, patriarcal e cristo. uma apologia vida simples do campo, em oposio aos vcios gerados pela urbe. Lar simples, aconchegado, sem gua nem electricidade, sem um jornal ou aparelho de rdio, nada que faa lembrar a indstria, a modernidade; a mulher que, submissa, cumpre a Cartaz: A lio de Salazar 3 sua misso de esposa e me; o pai, chefe de famlia, que chega do campo onde labuta para angariar o sustento da casa; o crucifixo, o po e o vinho sobre a mesa, fazendo lembrar o sacrifcio da missa; os filhos que, reverentemente sadam o pai, o Chefe; ao fundo, o castelo com a bandeira nacional revela a gloriosa histria da ptria. (in, www.esfcastro.pt /franciscosilva/salazar.html). Estes cartazes retratam o pas exemplar que Salazar pretendia criar, um pas sem violncia, sem vcios, sem protestos, sem sindicatos, ou seja, perfeitamente ordenado e com uma economia estvel.

Cartaz: A lio de Salazar 4

Cartaz: A lio de Salazar 5

Cartaz: A lio de Salazar 4

Cartaz: A lio de Salazar 7

1.2. Os Manuais Escolares


Os manuais escolares foram uma importante forma de propaganda por parte do regime do estado novo, pois estes educavam as prximas geraes segundo os seus ideais, estes eram criteriosamente seleccionados pelo Ministrio da Educao Nacional, de modo a no haver um livro que seja, que comprometa os ideais fascistas. Alguns dos conceitos ensinados s crianas eram: a glorificao da obra do Estado Novo e do seu lder, Salazar; o papel subalterno da mulher, limitada funo de esposa e me; a caridade que, quantas vezes, substitui a funo social do Estado; a catequese, incutindo os rudimentos da doutrina catlica; a gloriosa histria da ptria que transforma Portugal na Nao mais bela do mundo e de que o Estado Novo o mais legtimo herdeiro. Como exemplo, desta educao fascista podemos referir o livro da primeira classe, da editora A Educao Nacional, com as seguintes lies: A dona de casa: Emilita muito esperta e desembaraada, e gosta de ajudar a me. - Minha me: j sei varrer a cozinha, arrumar as cadeiras e limpar o p. Deixe-me pr hoje a mesa para o jantar. - Est bem, minha filha. Quando fores grande, hs-de ser boa dona de casa. Respeitai as autoridades: O pai a autoridade na famlia. Os filhos so obrigados a ter-lhe amor, respeito e obedincia. O professor a autoridade na escola. Todos os meninos devem obedecer s suas ordens e estar com ateno s suas lies. Deus quem nos manda respeitar os superiores e obedecer s autoridades. Com estas pequenas frases podemos afirmar que, a educao Salazarista fazia um apelo, ao medocre, um apelo populao para o facto de estes no criticarem nem questionarem as doutrinas do Estado Novo. Esta educao enraizou-se de tal forma nos portugueses que ainda hoje existem pessoas que, agem, pensam e trabalham segundo os valores que Salazar incutiu no povo, mas com o surgimento das novas geraes, estas j no compreendem esses valores, nem minimamente se interessam pelo assunto, alguns nem sabem que Salazar foi.

2. A Propaganda no Cinema
A propaganda no cinema, foi um grande meio, de praticamente todos os regimes fascistas da Europa, Hitler, Mussolini, Franco, e em Portugal Salazar. Quem liderava a mquina de propaganda Salazarista era Antnio Ferro, que considerou o cinema era uma importante forma de transmisso de conceitos e imagens e da ideologia do Estado Novo. A partir do momento que o SNP foi criado, este comeou a exercer a sua influncia nos meios de comunicao e de divulgao de valores do estado novo. No cinema o SNP exerceu a sua funo em 1937 encomendado e realizando a obra Salazarista denominada de A Revoluo de Maio, esta foi realizada por Antnio Lopes Ribeiro com Antnio Ferro, o autor do argumento, tendo ambos utilizado os pseudnimos de Jorge Afonso e Baltazar Fernandes, respectivamente. O filme, de 1937, mostra imagens do discurso de Salazar em Braga filmadas um ano antes, no dcimo aniversrio da instaurao da Ditadura Nacional. Inspirado na escola sovitica, que conheceu em 1929, a combinao de fico e documentrio o final, algo pico, do filme, onde um comunista que se encontrava exilado volta a Portugal e se converte ao regime. Isto depois de conhecer as suas obras e uma bonita rapariga, perante o olhar paternalista da polcia secreta. O filme, no foi, no entanto, apesar da publicidade e do prprio Salazar ter assistido sua estreia (fenmeno raro), um sucesso entre o pblico. (in. Torgal, Lus Reis; O cinema Sob o Olhar de Salazar; Circulo dos Leitores; Lisboa; 2001) O SNP procurava engrandecer a obra de Salazar no domnio das obras pblicas, a menina dos olhos do regime, mas tambm o desenvolvimento agrrio e industrial, e divulgava os grandes actos da vida cvica, poltica e cultural, tais como visitas presidenciais, manifestaes de apoio ao regime, festas militares, comemoraes, exposies, etc. Foi assim que se divulgou as imagens do regime atravs de criaes como o Cinema Ambulante, a partir logo dos anos 30, ou, mais tarde, nos anos 50, com a Campanha Nacional de Educao para Adultos, que utilizou o cinema em larga escala e o SNI cumpria a sua misso, j que, neste caso, as imagens cinematogrficas e os documentrios, eram vistos como algo totalmente real e indiscutvel, nunca como um ponto de vista pr-determinado.

Helosa Paulo, em "O cinema sobre o olhar de Salazar" aponta que "com a proliferao de documentrios sobre o Estado Novo, uma nova gerao pode assimilar (...) algumas curtas-metragens de propaganda e identific-las com o regime, como o caso, por exemplo, das cenas da Exposio do Mundo Portugus, de 1940, ou ainda da prpria figura de Salazar". O cinema tambm era usado para demonstrar a fora civilizadora de Portugal no Ultramar, exibindo literalmente as pessoas que l habitavam, demonstrando os pretos da selva que se converteram em pessoas da cidade As comdias eram, apesar do desdm de Antnio Ferro, um lugar seguro para o regime. Como refere Armindo Baptista de Morais, em "O Estado Novo, das origens ao fim da autarcia", "Em 1350 filmes rodados na Alemanha Nazi, mais de 1200 foram comdias e musicais cujo teor ideolgico ortodoxo se aliava ao uso de grandes estrelas do gosto do pblico, enquanto na Itlia de Mussolini se tornavam populares as chamadas comdias de telefone branco (cujo centro de aco eram interiores burgueses onde sempre existia um telefone branco". De leve e a rir...".

Cena do filme: A Revoluo de Maio 1

3. A propaganda na Rdio
Desde que foi inventado o rdio este foi imediatamente usado com diversos fins, mas eram os regimes fascistas e os regimes ditatoriais, que usavam este meio como uma forma de propaganda e de insero de medo na populao. Para deste modo controlar de o povo de uma forma mais eficaz. Este era um meio deveras eficaz, j que a rdio estava na moda, pois tinha sido inventado a rigorosamente pouco tempo, e as pessoas tinham comeado a descobrir este meio de comunicao, pois a televiso s nasceu em 1957, na rdio eram ouvidos os relatos do futebol em directo, existiam seres para os trabalhadores aos sbados, e ao domingo existia um relatrio semanal das actualidades. Na dcada de 30, j existiam diversas rdios privadas que emitiam regularmente, tis como, a Rdio Sonora, Rdio Clube Portugus, ou a Sonora Rdio, mas com a chegada de Salazar, foi criada a EN, Emissora Nacional, dirigida pelo homem da propaganda Antnio ferro, ou seja, esta era obviamente usada pelo estado novo para transmitir os seus ideais. Um dos seus primeiros directores foi, Henrique Galvo, mais tarde um importante rosto da oposio, este foi o autor de assalto ao Santa Maria em 1961, ou seja, comeou como um homem de Salazar ao servio de Salazar e acabou como um opositor muito importante para a histria do pas. Apesar da rdio estar extremamente controlada e tudo o que fosse do exterior fosse proibido, existiam certos rdios que conseguiam apanhar as ondas AM, ou seja, conseguiam apanhar a Rdio BBC bem como outras rdios. Eram criadas tertlias ilegais para se escutar as notcias do exterior, estas eram ilegais, pois no poderiam haver mais do que trs pessoas reunidas no mesmo stio pois era considerado um ajuntamento e dava direito a cadeia e a interrogatrio por parte da PIDE, portanto, muitas vezes o povo s ficava a saber das notcias do prprio pas atravs da Rdio BBC.

Cartaz propagandstico Nazi

10

4. A propaganda na Msica
Servindo-se da rdio, Antnio Ferro inspirado na ruralidade de Portugal, e com a ajuda da regionalizao artstica, criou diversos estilos de dana e estilos musicais, para cada regio do pas, por exemplo foi criado o Fandango no Ribatejo, este era inspirado em danas francesas. A Orquestra Tpica Scalabitana, do Crculo Cultural Scalabitano, foi muito apoiada pelo estado novo pois esta representa perfeitamente o regionalismo do Ribatejo, as msicas tpicas e as danas tpicas, mas hoje em dia continua a existir mas sem a ajuda do estado, e com muitas dificuldades continua a tocar musica nos mais diversos pases da Europa e salas de espectculos do pas, mas j no representa os valores do estado novo, apenas ouvida simplesmente como msica. A campanha propagandstica tambm chegou as grandes estrelas do pas, pois para subsistirem tiveram de criar obras que no fossem censuradas para ganharem o seu ganhapo, um excelente exemplo foi o fado de Amlia casa portuguesa.

Amlia Rodrigues na Entrega dos Prmios SNI (Col. Cinemateca Portuguesa)

11

5. A propaganda na Arquitectura
A arquitectura adoptada pelo regime salazarista ou Estado Novo, teve uma forte influncia da corrente modernista, que se fez sentir no sculo XX por toda a Europa, apesar de Salazar e Antnio Ferro, no que toca a monumentos histricos de Portugal darem uma expresso enorme a idade medieval, ou seja s valorizavam o medieval. Em Portugal as tendncias mais progressistas s se vo esboar a partir da segunda guerra mundial, e nos anos 60 a arquitectura foi ligada a conceitos sociolgicos, foi nesta altura que se construram vrios edifcios modernistas em Lisboa e por todo o pas, mas foi em Lisboa e no porto onde tiveram uma maior expresso. So em pequenos atelis que ditam o rumo da arquitectura moderna em Portugal, estando sempre atentos especulao urbana que se fazia sentir muito intensamente, eram precisos bairros sociais, estradas, entre outros servios socais e culturais, pois havia uma grande procura turstica e um grande desenvolvimento de plos industriais. Por toda a Europa os regimes fascistas, comunistas e outros regimes totalitrios, muniam-se de arquitectos para criarem uma esttica imponente, austera, monumental, e imponente, o mesmo no se passou em Portugal, se bem que a nossa arquitectura era mais simplista e mais comedida, apesar de haver algumas obras bastante imponentes, como o padro dos descobrimentos, e as esttuas de heris portugueses (que Salazar idealizou). Pode-se notar uma certa inconsistncia nas tipologias arquitectnicas portuguesas, pois algumas so extremamente simplistas, enquanto outras so muito austeras, tomando o exemplo da cidade universitria de Coimbra tudo grande e monumental e ao mesmo tempo 12
Ex ponte Oliveira de Salazar, actual ponte 25 de Abril Padro dos descobrimentos

despersonalizado, frio. Quase todos os edifcios, monumentos e esttuas tm o mesmo aspecto, so obras da poltica do esprito sem esprito. Como at hoje se tem verificado, a arquitectura vive da forma de como as cidades se vo tecendo, com uma crescente necessidade de criao e adaptao de equipamentos sociais e culturais.

5.1. Esttica Totalitria


Esta um tipo de manifestao esttica tpica dos regimes totalitrios, como o Nazismo, o Fascismo, o Franquismo e o Salazarismo. A arte totalitria um tipo incontestvel de cultura de massas que foi utilizada de forma peculiar sob o controlo rgido do Estado. Segundo Salazar na reforma dos monumentos gticos, estes tinham de ser o mais austero possvel, ento mandou retirar todos os adornos posteriores a construo destes monumentos, temos exemplos destes em Santarm, o caso da igreja da graa que era absolutamente maravilhosa com ferro forjado do sculo XVII, e o convento de S. Francisco com os
Capitlio de Cristino da seus adornos do renascimento, a torre das cabaas que sempre Cinema Silva teve um reboco branco, no regime de Salazar este foi todo mandado retirar, de modo a que s se visse a pedra, voltando a ateno para a idade mdia, o gtico, apesar de esta no pertencer ao gtico e s a cerca de 8-10 anos que o reboco voltou a torre das cabaas.

Caractersticas Os edifcios pblicos, deveriam atravs da sua grandiosidade em relao ao indivduo, ostentar o Estado na sua plenitude e superioridade. O gosto pelo monumental e pela reverncia massiva ao heri, a apresentao do movimento em padres grandiosos e rgidos so caractersticos do fascismo de Salazar, pois reflecte a prpria unidade do Estado. As massas so feitas para tomarem forma e serem modeladas da as manifestaes atlticas de massas, exibies de corpos, serem actividades valorizadas e comuns em todos os pases totalitrios. Mais especificamente, na arquitectura totalitria podemos destacar a procura de uma altivez e uma monumentalidade to grandes que se tornam opressivas.

13

Concluso
O regime de Salazar foi muito duro para quem no deixava que a propaganda se entranhasse nas suas veias, esta juntamente com os seus discursos (ver anexo) a PIDE e a CENSURA, foram os maiores impulsionadores dos ideais e valores fascistas que Salazar tinha idealizado na sua cabea. Salazar quis implementar o conceito de regionalismos no pas, ou seja cada regio teria a sua msica especfica, estilo de construo especfico para cada regio, danas especficas para cada regio, etc., assim criou um estilo regional que caracterizava cada regio, com o intuito de facilitar a apreenso dos valores criados pelo estado novo, e a propaganda foi mais um meio por parte deste mesmo para incutir no povo os valores que Salazar pregava. Basicamente o Estado Novo de Salazar e Antnio Ferro usaram a mquina da propaganda, em todos os sectores, desde a imprensa, as artes, ao desporto, tal como todos os regimes ditatoriais. Por estes meios eram incutidos valores de pobreza ao povo, o povo queria-se estpido para no se revoltar contra o regime, e foi desta forma que Portugal foi manipulado durante meio sculo. O povo foi embrutecido atravs de figuras, valores, pontos de referencia que nunca tiveram, Salazar fez tambm um apelo para os portugueses voltarem para o campo, deste modo no teriam acesso aos livros da oposio e a ideias diferentes do estado novo, este queria controlar tudo e todos, dizendo estamos orgulhosamente ss.

14

Bibliografia

Rosas, Fernando; O Estado Novo, Editorial Estampa, Lisboa 1998 Costa, Mariza; Propaganda e Poder Congresso Peninsular da Histria da Arte, 1999; Editorial Colibri; Lisboa; 2001 Valente, Jos Carlos; Estado Novo e Alegria no Trabalho Uma histria Politica da FNAT (1935-1958); Edies Colibri Inatel; Lisboa; 1999 Matos, Helena; Salazar volume 2, A Propaganda; Temas e Debates; Rio de Mouro; 2004 Melo, Daniel; Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958); Instituto das Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2001 Simes do Pao, Antnio; Os Anos de Salazar A Rainha Isabel II Visita Portugal; Centro Editora PDA; 2008 (citao de Artigo de Lusa M. G. T. Barbosa, pg. 173 a 179) Torgal, Lus Reis; O cinema Sob o Olhar de Salazar; Circulo dos Leitores; Lisboa; 2001

Fontes

Testemunho oral da Professora/Historiadora, Lusa Barbosa Cadernos da Revoluo Nacional, Manifesto ao Trabalhador, Edies SNI, Lisboa Programa da Inaugurao do estdio Nacional, Casa Portuguesa, Lisboa, 1944 Casanovas, Francisco de; Le Peuple Portugais et ses Carctristiques Sociales; Secretariado da Propaganda Nacional Exposio Internacional de Paris; 1937

Webgrafia

http://jpn.icicom.up.pt/2004/06/09/estado_novo_10_de_junho_e_dia_da_raca.html http://aen.com.sapo.pt/Nacional/introducao.html http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S000325732008000200011&script=sci_arttext http://www.amordeperdicao.pt/especiais_solo.asp?artigoid=204 http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/salazar.html

15

Anexos
O MUNDO PORTUGUS Discurso de Salazar: "A nossa paz...", dir a Irm Lcia. Antecipo: a paz que eu forjei e o passado glorioso que me forjou. Os heris que fazem a Histria, no so os povos. Felizes os povos que tm heris a conduzi-los. Ontem demos novos mundos ao mundo, hoje somos um osis de paz num mundo em guerra. isso mesmo que torno evidente em 1940, com a Exposio do Mundo Portugus. Ali mesmo, beira-Tejo, no muito longe de onde partiram as naus do Vasco da Gama. Comemoramos oito sculos sobre a Fundao da nacionalidade em 1140, e trs sobre a da Restaurao, em 1640. Dois homens me ajudam a planear a Exposio: Antnio Ferro com epopeias escritas, faladas, esculpidas e pintadas e Duarte Pacheco com a imponncia dos pavilhes. Um, o meu Ministro da Propaganda. Outro, o meu Ministro das Obras Pblicas, que j as fez sumptuosas, como convm que sejam as do Estado. Dois frenticos que, por ora, me servem bem. Mando que na Exposio tambm sejam alojados, em palhoas, uns tantos pretos e pretas, adultos e crianas, primitivos que retirmos da selva... Que todos admirem a obra dos nossos missionrios em frica! Aquele pretos, bem doutrinados, bons cristos podem ainda vir a ser. De segunda ou terceira, porm cristos.

16

You might also like