You are on page 1of 152

MinistriodaAgriculturaeDesenvolvimento Rural

ANTEPROJECTODELEIDASFLORESTAS,FAUNASELVAGEMEREAS DECONSERVAOTERRESTRES ASSEMBLEIANACIONAL Lein..../06 De...... ALeiConstitucionalestabelecenonmero2doartigo24quecabeao Estadoadoptarasmedidasnecessriasprotecodomeioambienteedas espciesdafloraefaunanacionaisemanutenodoequilbrioecolgico. Dispe ainda, nonmero 2 doartigo 12,que o Estado deve promover adefesaeconservaodosrecursosnaturais,orientandoasuaexploraoe aproveitamentoembenefciodetodaacomunidade. EstesprincpiosdaLeiConstitucionaltmvindoaserconcretizadosem legislao sobre ambiente e recursos naturais como a Lei de Bases do Ambiente (Lei n 5/98, de 19 de Junho), a Lei do Ordenamento do Territrio (Lein3/04,de24deJunho),aLeideTerras(Lein9/04,de9deNovembro) eaLeidosRecursosBiolgicosAquticos(Lein6A/04,de8deOutubro). Para alm disso, Angola aderiu a convenes internacionais de grande importncia na definio dos regimes jurdicos dos recursos biolgicos, das quaissedestacamasConvenosobreaDiversidadeBiolgica,aConveno sobre o Combate Desertificao e a Conveno sobre as Espcies MigratriasdaFaunaSelvagem,dasquaisdecorremobrigaesinternacionais do Estado angolano no domnio da proteco da flora silvestre e da fauna selvagem. OraalegislaosobreflorestasefaunaselvagememvigoremAngola, emespecialosdecretosn40040,de9deFevereirode1955,en44531,de 22 de Agosto de 1962 (Regulamento Florestal), bem como o Diploma Legislativon2873,de11deDezembrode1957(RegulamentodeCaa),est manifestamente desactualizada face s exigncias da conservao e gesto sustentvel destes recursos, em especial as que decorrem da Lei ConstitucionaledostratadosinternacionaisdequeAngolaparte.

Assim,apresenteleivisaassegurarqueousodasflorestasedafauna selvagem terrestre se paute pelos princpios constitucionais e do Direito Internacional relevantes, em especial os princpios do desenvolvimento sustentveledaprotecodoambiente.Estabeleceosprincpioseobjectivos aquedeveobedecerousoeexploraodosrecursosflorestaisefaunsticos, bem como da diversidade biolgica terrestre, e os instrumentos para a sua gesto sustentvel. Regula ainda as actividades relativas aos recursos florestaisefaunsticoseestabeleceosregimesdeconcessodedireitosaeles relativos, no quadro da salvaguarda da igualdade de oportunidades e da participaodetodososcidadosnoprocessodedesenvolvimentoeconmico esocialdoPas. Nestes termos, ao abrigo da alnea b) do artigo 88 da Lei Constitucional, a AssembleiaNacionalaprovaoseguinte: LEIDASFLORESTAS,FAUNASELVAGEMEREASDECONSERVAO TERRESTRES TtuloI DisposiesGerais

CaptuloI Disposiescomuns

Artigo1 Objecto Na presente lei so estabelecidas as normas que visam garantir a conservao e uso sustentvel das florestas e fauna selvagem terrestres existentes no territrio nacional, bem como a criao e gesto de reas de conservao e, ainda, as bases gerais do exerccio de actividades com elas relacionadas. Artigo2 mbitodeaplicao Apresenteleiaplicvelsflorestasefaunaselvagemterrestres,bem comosuadiversidadebiolgica,esactividadescomelesrelacionadas.

Artigo3 Definies As expresses, termos e conceitos utilizados na presente Lei, se no resultar o contrrio do respectivo contexto, tm o significado constante das definiesseguintes: Acompanhamento a recolha, compilao, anlise e prestao de informao sobre os recursos florestais e faunsticos e actividades com eles relacionadas,incluindosobreasuatransformaoecomercializao. Arboreto a floresta de plantao para fins exclusivamente cientficos, de educaoedelazer. readeconservaoumareageograficamentedelimitadaquetenhasido classificada e regulamentada para atingir objectivos especficos de conservao,tambmdesignadaterrenoreservado. Caaaespera,perseguio,captura,apanha,mutilao,abate,destruio ou utilizao de espcies de fauna selvagem, em qualquer fase do seu desenvolvimento,ouaconduodeexpediesparaaquelesfins. Caador especialista pessoa singular autorizada a exercer a caa como profisso e que se dedica caa para fins de explorao de recursos faunsticos,incluindoaconduodeexcursesdecaaouoacompanhamento de turistas que estejam autorizados a caar ou que desejem contemplar, fotografaroufilmaranimaisselvagensnosseushabitatsnaturais. Comunidadeslocaisumgruposocialcoerentedepessoasresidentesnuma localidade com interesses ou direitos relativos aos recursos florestais ou faunsticos a existentes, que essas pessoas possuem ou relativamente aos quaisexercemdireitosnostermosdalei,docostumeoudecontrato. Comunidades rurais comunidades de famlias vizinhas ou compartes que, nos meios rurais, tm direitos colectivos de posse, gesto e de uso e fruio dos meios de produo comunitrios, designadamente os terrenos rurais comunitrios por elas ocupados e aproveitados de forma til e efectiva, segundo os princpios de autoadministrao e autogesto, quer para sua habitao, quer para o exerccio da sua actividade, quer ainda para a consecuo de outros fins reconhecidos pelo costume e pela legislao em vigor. Conhecimentos tradicionais os conhecimentos, inovaes, prticas e tecnologias acumulados que so essenciais para a conservao e uso sustentveldos recursos florestais e faunsticos naturais ou que tenham valor scioeconmico e que foram desenvolvidos ao longo do tempo por comunidadesouporpessoasresidentesnumadadalocalidade.

Conservao a proteco, manuteno, reabilitao, restaurao e melhoramentodasflorestasefaunaselvagem,eseusrecursosgenticos,bem comotodasasmedidasvisandooseuusosustentvel. Conservao ex situ a conservao de componentes da diversidade biolgicaterrestreforadosseushabitatsnaturais. Conservao in situ a conservao dos ecossistemas terrestres e dos habitats naturais dos recursos florestais e faunsticos e a manuteno e recuperaodepopulaesviveisdeespciesnoseumeionatural. Corteoabatederecursosflorestaisparafinsdeexploraocomercial. Deflorestaoadestruiooucorteindiscriminadodervoressemadevida reposio. Degradao de terras a reduo ou perda da produtividades biolgica ou econmica e da complexidade das terras agrcolas de sequeiro, das terras agrcolas irrigadas, das pastagens naturais, das pastagens semeadas, das florestas e das matas nativas devido aos sistemas de utilizao da terra ou a um processo, ou combinao de processos, incluindo os que resultem das actividadeshumanasedassuasformasdeocupaodoterritrio Derrubaoarranqueoucortedervoresearbustosparaquaisquerfins,em especial agrcolas, mineiros ou de construo, nomeadamente de estradas e outrasinfraestruturas. Desertificao o processo de degradao de terras, natural ou provocado pela remoo da cobertura vegetal ou pela utilizao predatria que pode transformaressasterrasemzonasridasoudesertos. Domnio pblico bens propriedade do Estado que so inalienveis, imprescritveis e impenhorveis, sem prejuzo da sua concesso temporria paraarealizaodefinsdeinteressepblico.Incluiosbensdodomniopblico dasautarquiaslocais. Ecossistema qualquer processo complexo dinmico de comunidades vegetais,animaisedemicrorganismoseoseuambientenovivo,queinterage comoumaunidadefuncional Ecossistema frgil aquele que, pelas suas caractersticas naturais e localizaogeogrfica,susceptvelderpidadegradaodosseusatributos ededifcilrecomposio. Empresa toda a organizao ou empreendimento cujo objecto a exploraoderecursosflorestaisoufaunsticos.

Espciesameaadasdeextinoasespcies,subespcies,variedadesou raas que no esto em extino mas enfrentam um risco muito elevado de extinonoseuambientenaturalnumfuturoprximoincluiasespciescujos nmerossetenhamreduzidodrasticamenteaumnvelcrticooucujoshabitats tenhamsidodegradadosdeformatalqueponhaemperigoasobrevivnciada espcie. Espciesdomesticadasoucultivadasespciescujoprocessodeevoluo tenha sido influenciado pelos seres humanos para satisfazer as suas necessidades. Espciesemextinoasespcies,subespcies,variedadesouraasque enfrentam um risco extremamente elevado e eminente de extino no seu ambientenatural. Espciesendmicasespciesqueapenasocorrememterritrioangolano. Espcies exticas as espcies que no so indgenas em uma rea especfica Espcies invasoras qualquer espcie que constitui ameaa para ecossistemas,habitatseoutrasespcies. Espciesmigratriasasespciesquemigramsazonalmentedeumazona ecolgicaparaoutra Espcies vulnerveis as espcies, subespcies, variedades ouraas que, de acordo com a melhor prova disponvel, so consideradas como em risco elevado de extino no seu ambiente natural, em especial cujas populaes, comparadas com nveis histricos, se tenham reduzido a nveis que ponham emcausaasuasustentabilidade. Exploraoacolheitaoucortederecursosflorestaisouacaaderecursos faunsticos para fins lucrativos, ainda que relativos a actividades de pequena escala. Fauna selvagem conjunto de animais terrestres selvagens, vertebrados e invertebrados, mamferos, anfbios, aves e rpteis, de qualquer espcie, em qualquerfasedoseudesenvolvimento,quevivemnaturalmente,bemcomoas espcies selvagens capturadas para fins de pecuarizao, excluindo os recursosaquticos. Fiscalizaoainspeco,supervisoevigilnciadasactividadesrelativas a recursos florestais e faunsticos com vista a garantir o cumprimento da legislaoaplicvel,bemcomoascorrespondentesmedidasdegesto.

Florestaqualquerecossistematerrestrecontendocoberturadervores,ou dearbustosoudeoutravegetaoespontneaincluiosanimaisselvagense microrganismosnelaexistentes. Floresta de plantao cobertura vegetal arbrea, contnua, obtida atravs doplantiodervoresdeespciesindgenasouexticas. Habitatolocalouotipodestioondeumorganismooupopulaoocorrem naturalmente. Inventrioflorestalarecolha,medioeregistodedadossobreaqualidade e o volume de recursos florestais, o estado de sua dinmica, a sua regeneraoeosprodutosquesepodemobterporunidadedesuperfcie,de formaafornecerinformaoparaagestosustentveldeumadadaregioou floresta,emparticular. Inventrio faunstico a recolha, medio e registo de dados sobre a composio por espcie ou nmero de animais, a densidade por unidade de superfcie,adensidadeporgrupoetrioeporsexoeoestadodadensidadeda populao,deformaafornecerinformaoparaagestosustentveldafauna selvagem. Lei de Terras a Lei n 9/04, de 9 de Novembro, ou lei que a venha a substituir. Mancha florestal cobertura de rvores e/ou arbustos num dado terreno rural. Ordenamento florestal o conjunto de medidas de natureza legal e administrativa especficas destinadas a assegurar a utilizao racional, auto renovaoesustentabilidadedosrecursosflorestais. Perodo de defeso perodo do ano que coincide com a reproduo das espcies faunsticas, durante o qual as actividades de caa so proibidas ou limitadasemtodoopas,ouemcertaslocalidadesoudecertasespcies. Perodo de repouso vegetativo perodo do ano que coincide com a reproduo florestal e crescimento de determinadas espcies florestais, durante o qual so proibidas ou limitadas as actividades de explorao florestal. Produto florestal qualquer recurso florestal que colhido, ou de qualquer outro modo removido do seu estado natural, para uso humano inclui os produtosmanufacturadosouderivadosdeumrecursoflorestal.

Recurso florestal qualquer coisa ou benefcio derivado das florestas, de valor actual ou potencial para a humanidade inclui os recursos genticos florestaiseaenergiaderivadadasflorestas. Recursofaunsticoqualquercoisaoubenefcioderivadodafaunaselvagem terrestre, de valor actual ou potencial para a humanidade inclui os recursos genticosdafaunaselvagem. Recurso gentico qualquer material de origem de vegetal, animal ou de microorganismos que contenha unidades funcionais de hereditariedade e que tenhavaloractualoupotencialparaahumanidade. Terrenos comunitrios terrenos utilizados por uma comunidade rural segundoocostumerelativoaousodaterra,abrangendo,conformeocaso,as reas complementares para a agricultura itinerante, os corredores de transumncia para acesso do gado s fonte de gua e as pastagens e os atravessadouros,sujeitosounoaoregimedaservido,utilizadosparaaceder guaousestradasoucaminhosdeacessoaosaglomeradosurbanos. Terrenos florestais terrenos rurais aptos para o exerccio das actividades silvcolas,designadamenteparaaexploraoeutilizaoracionaldeflorestas naturais ou plantadas, nos termos dos planos de ordenamento rural e da respectivalegislaoespecial. Trofu as partes durveis dos animais selvagens, nomeadamente a cabea,crnio,cornos,dentes,coiros,plosecerdas,unhas,garras,cascose ainda cascos de ovos, ninhos e penas desde que no tenham perdido o aspectooriginalporqualquerprocessodemanufactura. Usosustentvelagestoeaproveitamentodosrecursosrecursosflorestais e faunsticos de tal modo que sejam mantidas as funes ecolgicas das florestas e da fauna selvagem e que no seja prejudicado o valor ecolgico, econmico,socialeestticodosseusecossistemasparaasgeraesactuaise futuras. Usodesubsistnciaacolheitaoucortederecursosflorestaisouacaade recursosfaunsticosparafinsdeconsumoprpriodoautordessasacesede sua famlia, sendo os recursos excedentrios apenas esporadicamente comercializados.

Artigo4 Finalidades Asfinalidadesdapresenteleisoasseguintes:

1. Promover a proteco do ambiente e da diversidade biolgica, em especialdasflorestasefaunaselvagemedosecossistemasterrestres 2. Assegurar a contribuio das florestas, da fauna selvagem e da diversidade biolgica terrestres, bem como das actividades a elas relativas,paraodesenvolvimentoeconmicoesocialsustentvel,paraa segurana alimentar e para o bemestar e qualidade de vida dos cidados,tendoemconsideraoosmltiplosusosdestesrecursos 3. Estabelecer os princpios e regras gerais de conservao dos recursos florestaisefaunsticosterrestreseseusecossistemas,assegurandoque sejamutilizadoseexploradosdeformasustentveleresponsvel 4. Estabelecer os princpios e critrios gerais de acesso aos recursos florestais e faunsticos e da sua gesto sustentvel, ordenamento e desenvolvimento, tendo em considerao os aspectos biolgicos, tecnolgicos,econmicos,sociais,culturaiseambientaispertinentes 5. Promover a investigao cientfica relativa aos recursos biolgicos, diversidadebiolgicaeecossistemasterrestres. Artigo5 Princpiosgerais 1. As florestas e fauna selvagem de Angola so um patrimnio nacional cuja proteco, preservao e conservao constituem obrigaes do Estado, das pessoas singulares e colectivas que realizam actividades econmicasedoscidados. 2. OsrecursosflorestaisefaunsticosterrestresdeAngola,comexcepo das espcies domesticadas e cultivadas e dos exemplares resultantes dapecuarizaodeanimaisselvagens,bemcomodemelhoramentode variedadesdeplantasederaasdeanimaisrealizadosporparticulares, sopropriedadedoEstadoeintegramodomniopblico. 3. Para alm dos princpios referidos nos nmeros anteriores, para os efeitos previstos nesta lei e seus regulamentos devem ainda ser observadososseguintesprincpios: o Dodesenvolvimentosustentvel o Darealizaodosdireitos,liberdadesegarantiasfundamentais o Do mnimo de existncia, incluindo o direito alimentao e o correlativoacessoarecursosflorestaisefaunsticosparafinsde subsistncia

o Da no discriminao, da igualdade de oportunidades, da livre iniciativaeconmicaedadefesadaconcorrncia o Do respeito pelos direitos de propriedade intelectual e pelos conhecimentos tradicionais relacionados com os recursos biolgicosterrestres o Daparticipaodetodososinteressados o Da conservao da diversidade biolgica nos seus diversos nveis o Dousosustentveldosrecursosflorestaisefaunsticos o Daprevenoedaprecauo o Dagestointegradadosrecursosnaturais o Doordenamentodoterritrio o Dacooperaoinstitucional o Da valorizao dos recursos florestais e faunsticos e da diversidadebiolgicaedoutilizadorpagador o Do aproveitamento til e efectivo dos recursos sob concesso e dacapacidadeadequada o Dopoluidorpagador o Daresponsabilizao o Daseguranajurdica.

4. Osprincpiosestabelecidosnesteartigosodecumprimentoobrigatrio para todos os intervenientes na gesto e uso de recursos florestais e faunsticos.

Artigo6 Patrimnioflorestal 1. Paraosefeitosprevistosnestaleieseusregulamentos,asflorestasso classificadasemflorestasnaturaiseflorestasplantadas. 2. O patrimnio florestal nacional, de acordo com o seu potencial, localizaoeformadeutilizao,podeserclassificadocomo: o Florestas de conservao: as florestas constitudas por formaes vegetais que realizam funes de conservao, manuteno e regeneraoequeestosujeitasaregimesdegestoespeciais o Florestas de produo: as florestas constitudas por formaes vegetaisdeelevadopotencialeconmicoflorestal,localizadasfora dasreasdeconservao,edestinadasaexplorao o Florestas para fins especiais: as florestas constitudas por formaes vegetais localizadas fora das reas de conservao e utilizadas para fins especiais, como de defesa nacional, conservaoambiental,experimentaocientfica,deprotecode paisagens,delazer,eculturais.

3. Constituem ainda patrimnio florestal as rvores classificadas como de valorhistricoououtrodenaturezacultural. 4. As espcies florestais so classificadas em funo da sua raridade e valor ecolgico, econmico e sciocultural por listas de espcies a seremestabelecidaspordiplomaprprio.

Artigo7 Patrimniofaunstico O patrimnio faunstico constitudo pela fauna selvagem terrestre e classificadoemfunodasuararidadeevaloreconmicoescioculturalpor listasdeespciesaseremestabelecidaspordiplomaprprio.

Artigo8 ObrigaesdoEstado Cabe ao Estado assegurar a conservao das florestas, da fauna selvagemedadiversidadebiolgicae,emespecial: a) Assegurar a boa execuo da presente lei e seus regulamentos b) Adoptarasmedidasdeordenamentodasflorestasedafauna selvagemvisandoasuagestoeusosustentvel c) Conceder direitos sobre recursos florestais e faunsticos, nos termosdestaleieseusregulamentos,bemcomodalegislao em vigor, em especial sobre proteco do ambiente, ordenamentodoterritrio,terraseguas d) Assegurar a conciliao entre usos de florestas e da fauna selvagem e usos de outros recursos naturais, incluindo a gesto integrada dos recursos naturais e a coordenao institucional e) Assegurar que so devidamente avaliados os impactos de actividades econmicas nas florestas, fauna selvagem e nos ecossistemasterrestres f) Assegurar a proteco e conservao in situ ou ex situ de espcies ou ecossistemas em extino, ameaados de extino e vulnerveis ou de qualquer modo necessitando de medidasespeciaisdeproteco g) Assegurar a criao e gesto sustentvel de reas sujeitas a regimes especiais para conservao in situ das florestas, faunaselvagemeseusecossistemas

10

h) Tomarasmedidasnecessriasparaasseguraraconservao ex situ dos recursos florestais e faunsticos, incluindo promovendo a criao e manuteno, por diversos tipos de interessados, em especial autarquias locais e instituies cientficas, de jardins botnicos e zoolgicos e de bancos de genes i) Assegurar a recuperao de habitats e ecossistemas degradados j) Promoveraregeneraodeespciesemextino,ameaadas deextinoouvulnerveisedosrespectivoshabitats k) Adoptarasmedidasnecessriaspreservaodesolosede recursoshdricoseprevenodadegradaodeterras l) Promover a identificao e classificao das espcies florestais e fauna selvagem terrestre, em especial das espciesquenecessitamdeespecialproteco m)Criar e manter o cadastro florestal, bem como as bases de dadosrelativasaoestadodosrecursosflorestaisefaunsticos necessriassuagestosustentvel n) Promover a investigao cientfica sobre as florestas e fauna selvagem, em especial o estudo da diversidade biolgica angolana o) Promover a investigao tecnolgica com vista utilizao ptimaesustentveldosrecursosflorestaisefaunsticoseao aumento da sua contribuio para o desenvolvimento econmicoesocial p) Promover a introduo de novas tecnologias ambientalmente saudveis q) Promover a educao e formao profissional nos diferentes domnios relacionados com as florestas, fauna selvagem, diversidadebiolgicaterrestreesuagestosustentvel r) Assegurar a implementao das medidas de fiscalizao do cumprimento desta lei e seus regulamentos, bem como das pertinentesdisposiesdoordenamento.

Artigo9 Direitoseobrigaesdasempresas 1. Aspessoassingularesoucolectivasquepretendamexerceractividades econmicasrelativasarecursosflorestaisefaunsticostmodireitode lhesseremconcedidasasnecessriasconcessesouautorizaes,no caso de serem exigidas, e desde que tal seja permitido por esta lei e seus regulamentos, pelos planos de ordenamento ou por outros instrumentosvisandoagestosustentveldosrecursos. 2. As pessoasreferidas no nmero anterior tm ainda direito de acesso informaosobre:

11

o Osprincpioseexignciasdaconservaoegestosustentvel dosrecursosflorestaisefaunsticos o Asmedidasdeordenamentoflorestaloufaunsticoadoptadas o O estado dos recursos, em especial das espcies sujeitas a regimesespeciaisdeproteco o Osperigosparaasadehumanadousodecertasespcies,os perigosparaosecossistemasdecertasacesesubstnciase abioseguranaalimentar o As medidas higienosanitrias que devem ser tomadas para evitardoenasdepessoas,animaiseplantas. 3. As pequenas e mdias empresas locais, incluindo as empresas comunitrias, gozam de especial proteco, tendo, nomeadamente, direitoaosincentivosprevistosnestaleieseusregulamentos,nosquais se incluem a prestao, pelo Estado, de assistncia tcnica gesto sustentvel dos recursos florestais e faunsticos e o acesso ao crdito paraexploraodessesrecursos. 4. Todas as pessoas singulares ou colectivas que exeram actividades relativasaosrecursosflorestaisefaunsticosdevem: o Utilizar os recursos de forma sustentvel, cumprindo as obrigaes decorrentes desta lei e seus regulamentos, bem comodalegislaodeordenamentodoterritrio Cumprirascondiesestabelecidasnosttulosdeconcesso ounaslicenasprevistasnestalei,seforcasodisso Respeitar os direitos validamente constitudos de utilizadores de outros recursos naturais, nomeadamente dos titulares do domniotilconsuetudinrio Realizarassuasactividadesdemodoaminimizarosimpactos negativosdasactividadesrealizadasnosecossistemas Absterse de colher, cortar, caar ou comercializar, ou de qualquer modo causar danos, as espcies em extino, ameaadasdeextinoevulnerveisouaosseushabitats Adoptarasmedidasnecessriaspreservaodesolosede recursoshdricoseprevenodadegradaodeterras Colaborar com os rgos centrais e locais do Estado na implementaodemedidasderegeneraodeespciesede reabilitaodeecossistemasdegradados Prestar, nos termos da legislao aplicvel, as informaes necessrias ao acompanhamento e avaliao do estado dos recursos,realizaodeactividadesdeinvestigaocientfica aelesrelativaseverificaodocumprimentodestalei

o o

o o

o o

12

Contribuir, directamente ou atravs de associaes profissionaisououtrasdedefesadosseusinteresses,comas suassugestes,propostaseinformaesparaaelaboraoe aplicao das medidas de ordenamento, em especial em consultaspblicas Participar em aces de formao relacionadas com o exerccio das suas actividades e que sejam promovidas pelo Ministrio que superintende o sector florestal ou pelo Ministrioquesuperintendeapolticaambiental Sujeitarse fiscalizao do Estado nos termos previstos nestaleieseusregulamentos.

5. Deve ser promovida a adopo, pelos interessados, de cdigos de conduta especficos de certas categorias titulares de direitos sobre recursos florestais e faunsticos, em especial dos madeireiros, carvoeirosecaadores. 6. Devemserpromovidasasactividadeseconmicasquevisemassegurar o uso sustentvel dos recursos florestais e faunsticos e o combate desertificao e seca, bem como a transformao dos produtos florestaisefaunsticosnoPase,sepossvel,nalocalidadeondeforam colhidos,cortadosoucapturados. Artigo10 Direitoseobrigaesdoscidados 1. Todos os cidados tm o direito aos benefcios resultantes do uso sustentveldosrecursosflorestaisefaunsticos. 2. So,emespecial,nestedomnio,direitosdoscidados: o O acesso livre e gratuito aos recursos florestais e faunsticos necessriossuasubsistnciaedassuasfamlias o A utilizao dos recursos florestais e faunsticos para fins medicinais, energticos, de construo de habitaes e mobilirio,decriaodeartesanatoeoutrosfinsculturais o Ousodasreasdeconservaoparafinsdeturismo,educao e investigao nos termos definidos nesta lei e seus regulamentos o A participao nas decises sobre recursos florestais e faunsticos que possam afectar os seus interesses, incluindo culturais,relativosaestesrecursos

13

o Ainformaosobreosprincpioseexignciasdaconservaoe gesto sustentvel dos recursos florestais e faunsticos, as medidasdeordenamentoadoptadas,oestadodosrecursos,em especialdasespciessujeitasaregimesespeciaisdeproteco, os perigos para a sade humana do uso de certas espcies, os perigos para os ecossistemas de certas aces e substncias, biosegurana alimentar e sobre as medidas higienosanitrias quedevemsertomadasparaevitardoenasdepessoas,animais eplantas o educaoeformaoprofissionalsobrematriasrelacionadas com os recursos florestais e faunsticos, em especial sobre os seususosegestosustentvel. 3. Soobrigaesdoscidados: o Absterse da prtica de actos que previsivelmente possam ter impactos negativos nas florestas e fauna selvagem e nos seus ecossistemas o Cumprir a legislao sobre conservao e uso sustentvel das florestas,dafaunaselvagemedadiversidadebiolgica o Colaborarnasactividadesdeavaliaodoestadodosrecursose deinvestigaocientficasobreflorestasefaunaselvagem,setal lhesforsolicitadonostermosdalei.

Artigo11 Direitoseobrigaesdascomunidadesrurais 1. Ostitularesdodomniotilconsuetudinrionostermosestabelecidosna Lei de Terras tm os direitos colectivos de uso e fruio, nos termos definidos nesta lei e seus regulamentos e no direito costumeiro das comunidadesemcausa,dosrecursosflorestaisefaunsticosdodomnio pblicoqueseencontremnosterrenoscomunitrios. 2. Os titulares do domnio til consuetudinrio tm ainda os direitos de participarnapreparaodosinstrumentosdeordenamentodosrecursos florestais e faunsticos, em especial os relativos ao combate desertificao e seca, bem como nas aces de ordenamento do territriorelacionadascomestesrecursos. 3. Os titulares dos direitos previstos neste artigo tm as obrigaes estabelecidasnonmero4doartigo9.

14

Artigo12 Cooperaointernacional 1. Cabe ao Estado promover a procura de solues concertadas a nvel bilateral e multilateral, internacional, regional e subregional visando a conservaoeusosustentveldosrecursosflorestaisefaunsticoseda diversidade biolgica, em especial dos recursos partilhados e das espciesmigratrias. 2. O Estado deve assegurar que Angola beneficie da cooperao internacional a que tem direito como pas em desenvolvimento, em especial nos domnios relativos identificao, classificao e conservao das florestas e fauna selvagem, bem como da sua diversidade biolgica, do uso de tecnologias apropriadas sua conservaoeusosustentvel,docombatedesertificaoesecae dainvestigaocientfica,educaoeformaoprofissional.

CaptuloII Dasmedidasgeraisdeconservaodasflorestasefaunaselvagem terrestre SecoIDisposiesgerais

Artigo13 Finalidades Soobjectivosdasmedidasdeprotecodasflorestas,faunaselvagem eecossistemasterrestresedasuadiversidadebiolgicaprevistasnestaleie, emespecial,nestettulo: o Proteger a diversidade biolgica e manter os processos ecolgicos essenciaisvidaeaossistemasdeapoiovida o Assegurar a conservao e explorao sustentvel e ptima das florestas, da fauna selvagem e da diversidade biolgica terrestres a nvelnacional o Contribuirparaasseguraraconservaoalongoprazodasflorestas,da fauna selvagem e da sua diversidade biolgica, em especial dos ecossistemasfrgeis,anvelsubregional,regionalemundial o Contribuirparaasseguraraqualidade,diversidadeedisponibilidadede recursosflorestaisefaunsticos o Contribuir para assegurar a segurana alimentar, a satisfao de necessidades bsicas, a gerao de rendimentos e emprego e a progressiva melhoria da qualidade de vida das geraes actuais e futuras

15

o Contribuirparaaconservaoesustentabilidadedosrecursoshdricos o Contribuirparaaconservaoeaumentodeprodutividadedossolos o Contribuir para assegurar a qualidade do ar e minimizar as alteraes climticas,emespecialassecas o Contribuir para a utilizao e transformao no Pas dos produtos florestais e faunsticos, para a promoo das empresas angolanas e paraacriaodeempregoanvellocal o Assegurar a proteco, utilizao e disseminao de conhecimentos tradicionais sobre florestas, fauna selvagem, ecossistemas e diversidadebiolgicaterrestres o Prevenir e/ou minimizar os impactos negativos, directos ou indirectos, das actividades econmicas nas florestas e fauna selvagem, nos ecossistemasenadiversidadebiolgicaterrestres o Promover a regenerao de espcies em extino, ameaadas de extinoevulnerveis,bemcomodeecossistemasdegradados o Promoverarespostarpidaasituaesdeemergnciaqueponhamem perigoasflorestas,afaunaselvagem,osecossistemaseadiversidade biolgicaterrestres o Promoverainvestigaocientficarelativaaflorestas,faunaselvagem, ecossistemas e diversidade biolgica terrestres e a disseminao dos conhecimentosdelaresultantes. Artigo14 Relatrioscientficos 1. As medidas previstas neste captulo devem ser fundamentadas em relatrios baseados na melhor informao cientfica disponvel que identificaro as espcies e ecossistemas terrestres necessitando de especial proteco, bem como as causas que levam diminuio do nmero de populaes de recursos florestais e faunsticos e degradao dos ecossistemas includos nas listas previstas no artigo 15. 2. Periodicamente, pelo menos cada cinco anos, o Ministro que superintende o sector florestal e o Ministro que superintende a poltica ambiental devem apresentar ao Governo relatrio sobre o estado das florestas,dafaunaselvagemedadiversidadebiolgicaterrestres. 3. Dosrelatriosreferidosnesteartigodevemconstar,emespecial: o Aavaliaodaspopulaesecomunidades o As caractersticas biolgicas das populaes, em especial os requisitosparaasuareproduo o Ascaractersticasdoshabitats o Osnveishistricosdaspopulaesecomunidades,sepossvel

16

o A identificao de riscos para espcies e ecossistemas que no integramaslistasprevistasnestaseco o A descrio dos factores que afectam a sustentabilidade dos recursosemcausa.

SecoII Dasespcieseecossistemasterrestres

Artigo15 Conservaodeespcieseecossistemas 1. Com base na melhor informao cientfica disponvel, o Estado deve adoptar as medidas necessrias conservao de espcies, subespcies e variedades das florestas, da fauna selvagem e dos ecossistemasterrestresnocaso,emespecial,de: o Ecossistemasemextino,ameaadosdeextinoouvulnerveis o Espciesraras o Espciesemextino o Espciesameaadasdeextino o Espciesvulnerveis o Espcies endmicas ou de grande valor econmico, social ou cultural. 2. OGoverno,ouoMinistroquesuperintendeosectorflorestaleoMinistro que superintende a poltica ambiental, aprovaro, consoante os casos, as listas das espcies e ecossistemas referidos no nmero 1 deste artigo. 3. As listas referidas neste artigo devem ser aprovadas e revistas pelo menosdedezemdezanos. 4. Naelaboraodaslistasreferidasnonmeroanterior,oGovernodeve ter em considerao as convenes internacionais, de que Angola parte, relativas a espcies e ecossistemas internacionalmente protegidos. 5. O Ministrio que superintende o sector florestal e o Ministrio que superintendeapolticaambientaldevemassegurar,nostermosadefinir em regulamento, a participao dos cidados e das associaes de defesa do ambiente noprocedimento de aprovao daslistasprevistas nesteartigoenoartigo21.

17

6. O Ministrio que superintende o sector florestal e o Ministrio que superintende a poltica ambiental devem assegurar a ampla divulgao daslistasreferidasnesteartigobemcomodoscorrespondentesregimes especiais.

Artigo16 Ecossistemasprotegidos 1. SemprejuzododispostonoTtuloIVdestalei,oGovernodeveaprovar, pordecreto,listadosecossistemasameaadosousujeitosaumregime deprotecoespecial. 2. Podemserincludosnascategoriasreferidasnonmeroanterior: o Osecossistemasemextinoemquetenhaocorridodegradao significativa da estrutura ecolgica ou das suas funes ou composio em resultado de interveno humana e que esto sujeitos a um risco extremamente elevado de transformao irreversvel o Osecossistemasameaadosdeextinoemquetenhaocorrido degradao da estrutura ecolgica ou das suas funes ou composio em resultado de interveno humana embora no estejamemextino o Os ecossistemas vulnerveis que estejam em risco de vir a ter uma degradao significativa da sua estrutura ecolgica ou das suas funes ou composio em resultado de interveno humana embora no estejam em extino ou ameaados de extino o OsecossistemasprotegidosnostermosdoTtuloIVdevidosua importncia nacional ou provincial, embora no constem das listasreferidasnoartigo15. 3. Daslistasdeecossistemasprotegidosnostermosdesteartigoconstar a localizao dos ecossistemas protegidos, bem como as medidas de regeneraodosreferidosecossistemas. Artigo17 Espciesraras,emextinoouameaadasdeextino 1. OGovernodeveaprovar,pordecretoecomamesmaperiodicidadedos planosdeordenamentoflorestalreferidosnoartigo68destalei,alista dasespciesflorestaisedafaunaselvagemterrestreraras,emextino ouameaadasdeextino. 2. So proibidas, quanto s espcies constantes das listas referidas no nmeroanterior:

18

o Acolheita,corteoucaaouatentativadecolheita,corteoucaa dequalquerexemplardessasespcies o A posse, armazenamento e transporte de qualquer exemplar dessasespcies o A compra e venda, exposio para venda, a exportao, a importao ou a transformao industrial ou no, de qualquer exemplardessasespciesoupartedele. 3. O decreto que aprova a lista de espcies raras, em extino ou ameaadas de extino pode incluir outras medidas de conservao paraalmdasprevistasnesteartigo. 4. O Ministrio que superintende o sector florestal e o Ministrio que superintende a poltica ambiental devem adoptar as medidas de regenerao in situ e ex situ das espcies previstas neste artigo, bem comoarecuperaodosseushabitats. 5. Enquanto no forem publicadas as listas referidas neste artigo, os rgos competentes para a concesso de direitos relativos a recursos florestais ou faunsticos no devem atribuir tais direitos relativamente a espciesqueprevisivelmentevenhamaserincludasnessaslistas. Artigo18 Espciesvulnerveis 1. O Ministrio que superintende o sector florestal e o Ministrio que superintende a poltica ambiental devem, quando da elaborao das medidas de ordenamento florestal, identificar as espcies vulnerveis devendo as medidas de proteco destas espcies constar dos planos deordenamentoflorestal. 2. O Ministro que superintende o sector florestal e o Ministro que superintende a poltica ambiental, aprovam, por decreto executivo conjunto, as listas das espcies vulnerveis, a nvel nacional ou local, bemcomooregimeespecialdeprotecoemqueseenquadram. 3. Oregimeespecialdasespciesvulnerveispodeincluir: o A suspenso da colheita, corte ou caa dessas espcies, ainda quepreviamenteautorizada,porumperododeterminado,quera nvelnacionalquerlocal Areduodasquantidadesdecolheita,corteoucaaconstantes dosttulosdeconcesso,daslicenasdecaaoudosplanosde exploraoprevistosnestalei

19

o o o

A proibio temporria de actividades que comprovadamente tenhamumimpactonegativonasobrevivnciadessasespcies A proibio da exportao e/ou da importao de exemplares dessasespcies A imposio de obrigaes de repovoamento adicionais a quaisquertitularesdedireitossobrerecursosdessasespcies.

4. Do diploma referido no nmero 2 deste artigo constaro ainda as medidas de regenerao in situ e ex situ das espcies previstas neste artigo,bemcomoarecuperaodosseushabitats,senecessrioparaa regeneraodasreferidasespcies. Artigo19 Espciesendmicas O Ministrio que superintende o sector florestal deve identificar as espcies florestais e da fauna selvagem terrestre que apenas ocorrem no territrio nacional e elaborar lista dessas espcies para fins de avaliao do seu estado e sujeio a regimes de proteco especiais, em especial de restrio de quantidades a serem colhidas, cortadas ou caadas, nos termos quevieremaserdefinidosemregulamentoaprovadopeloGoverno. Artigo20 Recursosgenticos O Estado deve promover e assegurar a conservao in situ de germoplasma das espcies florestais e da fauna selvagem terrestre e criar e manterbancosdegenes,nacionaiseprovinciais,nostermosdefinidosnestalei eseusregulamentos. OEstadodevepromovereasseguraramanutenodograudevariao edaintegridadegenticadascolecesdegermoplasmareferidasnonmero anterior.

Artigo21 rvoresprotegidas 1. O Ministro que superintende o sector florestal e o Ministro que superintendeapolticaambientalaprovam,pordecretoexecutivo,listas de rvores cujo corte, nas diferentes localidades, proibido devido ao seuvalorecolgico,esttico,histricooudeoutromodocultural.

20

2. Salvo no caso de reconhecido interesse pblico, proibido o corte de quaisquerrvoresemterrenosurbanospblicos. 3. proibido o corte de rvores em terrenos urbanos privados, salvo no casodeautorizaodorgocompetentedaAdministraolocal. 4. O Ministrio que superintende o sector florestal e o Ministrio que superintende a poltica ambiental devem promover a plantao de rvores nas zonas urbanas e periurbanas, com vista em especial constituio ou reforo de zonas verdes e/ou de cinturas verdes de zonasurbanasouurbanizadas. Artigo22 Manchasflorestais 1. Os titulares de direitos fundirios sobre terrenos rurais so obrigados a manter, nas percentagens a definir em regulamento, as manchas florestaisexistentesdentrodosterrenosconcedidos. 2. O corte de exemplares das manchas florestais referidas no nmero 1 desteartigoobedeceaoregimedasderrubasprevistonoartigo36. Artigo23 Perodosderepousovegetativoededefeso 1. O Ministro que superintende o sector florestal estabelece anualmente, por decreto executivo, os perodos de repouso vegetativo para as diferentesespciesflorestaisqueseencontremaserexploradas. 2. O Ministro que superintende o sector florestal e o Ministro que superintende apoltica ambiental estabelecem anualmente, por decreto executivo conjunto, o perodo de defeso em que proibida a caa em todo o pas e os perodos em que proibida a caa apenas de certas espciesouemcertaslocalidades. Artigo24 Quantidadesedimensodosrecursos 1. O Ministro que superintende o sector florestal estabelece anualmente, por decreto executivo e tendo em considerao o disposto nos planos florestais,asquantidadesmximasdeprodutosflorestaisquepodemser colhidosoucortadosparafinsdeexplorao.

21

2. O Ministro que superintende o sector florestal estabelece, por decreto executivo, as dimenses mnimas que devem ter certas espcies florestaissobexplorao. 3. O Ministro que superintende o sector florestal e o Ministro que superintende a poltica ambiental estabelecem, por decreto executivo conjunto, os tamanhos e pesos mnimos dos exemplares da fauna selvagemcujacaasejapermitida.

Artigo25 Colheita,corte,caa,posse,armazenamentoecomercializaodecertas espcies Sem prejuzo das medidas relativas a espcies raras, em extino ou ameaadas de extino, proibida a colheita, corte, caa, posse, armazenamento, transporte e comercializao de recursos florestais ou faunsticos: o Nosperodosderepousovegetativooudedefeso o Para alm das quantidades estabelecidas nos planos de explorao dosdiferentestitularesdedireitossobrerecursosflorestaisdodomnio pblicoounaslicenasdecaa o Com dimenses e pesos mnimos inferiores aos estabelecidos nos termosdoartigo24 o Previstosnoartigo21. Artigo26 Importao,exportaoereexportao O Governo deve adoptar as medidas necessrias para o controlo da importao, exportao e reexportao de exemplares das espcies referidas nos artigos 17 e 18, bem como das espcies sujeitas a restries do seu comrcio internacional por fora de convenes internacionais de que Angola sejaparte. Artigo27 Medidasrelativasadoenasepragas 1. OMinistrioquesuperintendeosectorflorestaldeveidentificar,prevenir econtrolaraspragas,doenaseseusvectoresqueafectemasflorestas eafaunaselvagemterrestre.

22

2. O Ministrio que superintende o sector florestal deve estabelecer sistemas de alerta rpido das pragas e doenas referidas no nmero anterior, bem como planos de erradicao dessas pragas e doenas, quepoderoincluiraquarentenadeespcieseadelimitaodasreas afectadaspelasmedidasdeerradicaodapragaoudoena. 3. OMinistrioquesuperintendeosectorflorestaldeveassegurararpida divulgaodeocorrnciasdepragasoudoenaseacomunicaoaos pasesdasubregioeorganizaesinternacionaisinteressados. 4. Nocasodeocorrnciadedoenaoupragaqueobriguenoutilizao dos terrenos por titulares de direitos sobre recursos florestais ou faunsticos afectados pela doena ou praga, deve o rgo competente proceder,casotalsejapossvelnostermosdosplanosterritoriaisedos planos de ordenamento florestal, concesso de direitos relativos ao recursosflorestaisoufaunsticosemterrenosnoafectadospelapraga oudoenaemcausa. 5. Para os efeitos previstos nesta lei, considerase praga qualquer animal ou planta que estando presente em nmero excessivo, apresenta uma probabilidade no negligencivel de provocar prejuzos e outros impactos negativos em outros organismos ou na sade e actividade humanas.

Artigo28 Situaesdeemergncia 1. OGovernodeveadoptarplanosderespostaasituaesdeemergncia para fazer face a situaes que, de qualquer modo, causem danos a florestas e fauna selvagem terrestre ou ponham em perigo a conservao de ecossistemas, espcies e da diversidade biolgica terrestres,emespecialplanosdecombateaincndiosflorestais. 2. No caso de situaes referidas no nmero anterior terem efeitos transfronteirios, o Ministrio que superintende o sector florestal deve comunicar,logoquetenhaconhecimentodasituaodeemergncia,tal ocorrncia aos pases limtrofes interessados, envidando esforos para que sejam adoptadas medidas conjuntas ou para, se necessrio, receber assistncia desses pases na resposta situao de emergncia.

23

Artigo29 Avaliaodeimpacteambiental 1. No caso de projectos que possam vir a ter impactos negativos significativos nas florestas, na fauna selvagem e nos ecossistemas terrestres, devem ser realizadas avaliaes de impacto ambiental nos termosdalegislaoemvigor. 2. OMinistrioquesuperintendeosectorflorestal,bemcomooMinistrio quesuperintendeosectordosrecursoshdricos,devemdarparecerna fasedeinstruodosprocedimentosdeavaliaodeimpactoambiental previstosnesteartigo. 3. A deciso do Ministro que superintende a poltica ambiental relativa s avaliaes de impacto ambiental previstas neste artigo deve ser comunicada ao Ministrio que superintende o sector florestal e ao Ministrioquesuperintendeosectorderecursoshdricos. Artigo30 Conservao insitu A conservao in situ das florestas e da fauna selvagem em reas de conservaoregesepelodispostonoTtuloIVdestaleieseusregulamentos. Artigo31 Conservao exsitu 1. O Estado deve assegurar que, aps a realizao dos pertinentes estudos cientficos, sejam criados jardins botnicos, jardins zoolgicos, viveiros, estaes experimentais, arboretos e bancos de genes para conservaoexsituderecursosflorestaisefaunsticos. 2. Osjardinsbotnicos,osjardinszoolgicos,asestaesexperimentaise osarboretosintegramodomniopblicooupodemserpropriedadedas pessoas colectivas, pblicas, privadas, mistas ou comunitrias, em especial instituies de natureza cientfica como universidades, que os tenhamcriadoeasseguremasuamanuteno. 3. Osjardinsbotnicos,osjardinszoolgicos,asestaesexperimentaise os arboretos do domnio pblico podem ser geridos por organismos da AdministraocentraloudaAdministraolocaldoEstado,nostermos constantesdoseudiplomadecriao.

24

4. O Estado ou as autarquias locais podem celebrar com instituies universitrias, pblicas ou privadas, ou com associaes de defesa do ambiente,nacionais,estrangeirasouinternacionais,contratosdegesto de jardins botnicos, jardins zoolgicos, estaes experimentais ou arboretosdoseudomniopblico. 5. Osviveirospodemserpblicos,privadosoucomunitrios. 6. Osbancosdegenesintegramodomniopblico. 7. Os bancos de genes podem ser geridos por organismos da AdministraocentraloudaAdministraolocaldoEstado,e,ainda,por instituies cientficas pblicas, como universidades, nos termos constantesdoseudiplomadecriao.

SecoIII Daprotecodehabitats

Artigo32 Espciesexticas 1. Cabe ao Estado controlar a introduo de espcies exticas no ambiente terrestre, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento. 2. proibidaaintroduonoambienteterrestredeespciesinvasoras. 3. O Ministro que superintende o sector florestal e o Ministro que superintendeapolticaambientaldevemaprovar,pordecretoexecutivo conjunto, as listas de espcies invasoras, cuja introduo no ambiente terrestreproibidanostermosdonmero1desteartigo. 4. A introduo de espcies exticas para florestas de plantao e fazendas agrcolas e de pecuarizao de fauna selvagem carece de autorizao prvia conjunta do Ministrio que superintende o sector florestal e do Ministrio que superintende a poltica ambiental, nos termosquevieremaserdefinidosemregulamento. 5. Quaisquerautorizaes concedidas nos termos deste artigo podem ser revogadas no caso de novos conhecimentos cientficos assim o aconselharem.

25

Artigo33 Organismosgeneticamentemodificados 1. proibida a introduo no ambiente terrestre de organismos geneticamente modificados, salvo no caso de autorizao conjunta do Ministro que superintende o sector florestal e do Ministro que superintende a poltica ambiental e nos termos que vierem a ser definidosemregulamento. 2. Soproibidosaimportao,exportaoetrnsitoemterritrionacional de organismos geneticamente modificados, salvo no caso de autorizaoconjuntadoMinistroquesuperintendeosectorflorestaledo Ministro que superintende a poltica ambiental, bem como do Ministro quesuperintendeosectordaSade. 3. Os procedimentos de autorizao referidos nos nmeros 1 e 2 deste artigo obedecem ao princpio do consentimento prvio fundamentado, devendoointeressadoprestaraosrgoscompetentes,nostermosque vierem a ser definidos em regulamento, toda a informao necessria, incluindo a avaliao de risco, sobre os impactos positivos e negativos da aco que pretende realizar no ambiente, na sade humana e na diversidadebiolgica. 4. Quaisquerautorizaes concedidas nos termos deste artigo podem ser revogadas no caso de novos conhecimentos cientficos assim o aconselharem. 5. O Governo deve elaborar, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento,planosderespostaasituaesdeemergnciaresultantes da libertao acidental ou dolosa no ambiente terrestre de quaisquer organismos geneticamente modificados que possam ter impactos negativosnoambiente,nasadehumanaenadiversidadebiolgica. 6. O disposto nos nmeros anteriores no aplicvel aos organismos geneticamente modificados destinados a alimentao humana e a raesdeanimais,bemcomoaoprocessamentodemateriaisparafins industriais,queseregemporlegislaoespecial. 7. Para os efeitos previstos na presente lei e seus regulamentos, considerase organismo geneticamente modificado qualquer organismo vivo que possui uma combinao nova de material gentico obtida atravs da biotecnologia moderna, tal como definida no Protocolo de CartagenasobreBioSegurana.

26

Artigo34 Poluiodesolos 1. proibida a introduo nos solos de substncias classificadas como perigosas. 2. O Governo deve aprovar, por decreto, a lista das substncias classificadas como perigosas para os efeitos previstos no nmero 1 desteartigo. 3. A introduo nos solos de substncias que, embora no estejam includas nas listas referidas no nmero anterior, possam, de qualquer modo,causardanosprodutividadedossolos,diversidadebiolgica, sade humana e a guas, est sujeita a autorizao prvia conjunta do Ministro que superintende o sector florestal, do Ministro que superintende a poltica ambiental e do Ministro que superintende o sectordosrecursoshdricos,nostermosquevieremaserdefinidosem regulamento. 4. Noscasosemqueexigidalicenaambiental,aautorizaoreferidano nmeroanteriordeveconstardalicenaambiental. 5. OGovernodeveaprovar,pordecreto,asnormassobreasquantidades limitedassubstnciasreferidasnonmero3desteartigo. 6. Quaisquerautorizaes concedidas nos termos deste artigo podem ser revogadas no caso de novos conhecimentos cientficos assim o aconselharem. Artigo35 Protecodeguas 1. Naconcessodedireitosouemautorizaesdeexercciodeactividade previstasnapresenteleieseusregulamentos,orgocompetentedeve verificarseousodosrecursosflorestaisoufaunsticosouoexerccioda actividadevaitercomoconsequncia: o A contaminao ou perigo de contaminao de guas, em especialpelassubstnciasreferidasnoartigo34 o Danos capacidade de autodepurao dos corpos de gua ou dequalquermododegrademodomniopblicohdrico.

27

2. Nocasodeseconstatarnainstruodopedidodorequerentequeouso dos recursos florestais ou faunsticos ou o exerccio de actividade com eles relacionada ter, ou poder ter, as consequncias referidas no nmero anterior, os direitos correspondentes apenas podem ser concedidos ou o exerccio de actividade pode ser autorizado aps parecer favorvel do Ministrio que superintende o sector dosrecursos hdricos. Artigo36 Derrubasedesmatamento 1. proibida a realizao de derrubas e desmatamento em terrenos classificadoscomoflorestaisnostermosdestaleieseusregulamentose dalegislaodeordenamentodoterritrio. 2. A realizao de derrubas ou desmatamento para quaisquer fins, em especialagrcolasemineiros,carecedeautorizaoprviadoMinistrio que superintende o sector florestal, nos termos que vierem a ser definidosemregulamento. 3. Asderrubasoudesmatamentoparaagriculturarealizadosporpequenas ou micro empresas, incluindo empresas comunitrias, esto sujeitos a umregimedeautorizaoprviasimplificado,nostermosquevierema serdefinidosemregulamento. 4. O disposto neste artigo no aplicvel s derrubas ou desmatamento realizadosparafinsagrcolasdesubsistncia. Artigo37 Utilizaodefogoeincndiosflorestais 1. No permitida a realizaode queimadas, em especial para abertura de caminhos nas florestas, para caa, para a preparao de terrenos para agricultura e por razes de natureza cultural, salvo nos casos autorizadosnostermosdapresenteleieseusregulamentos. 2. Apenas ser autorizado o uso de fogo e queimadas para gesto florestal,defaunaselvagemedereasdeconservao,bemcomopara agricultura tradicional, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento. 3. OGovernodevepromovereaprovarplanosdeprevenoecombatede incndiosflorestais.

28

4. Os planosreferidos no nmero anterior sero elaboradosnos termos a definiremregulamento,devendopreveraparticipaodascomunidades locaisnaprevenoecombatedeincndiosflorestais. 5. O Ministrio que superintende o sector florestal e o Ministrio que superintende a poltica ambiental devem promover a educao dos cidadosemmatriadeprevenoecombatedeincndiosflorestais. Artigo38 Recuperaodereasdegradadas 1. O Estado deve promover a recuperao de reas degradadas, em especialemresultadodeincndiosflorestais,depoluio,decatstrofes naturaisedarealizaodeactividadeseconmicas. 2. No caso de degradao causada pela realizao de actividades econmicas, a recuperao das reas degradadas efectuada pelas empresas que exercem tais actividades, nos termos a definir em regulamento. 3. A recuperao de reas degradadas deve ser includa nas operaes ordenamentodoterritrio. 4. Deveserdadaprioridaderecuperaodereasdegradadasque: o Sejamhabitadasporcomunidadeslocaisoururais o Incluam ecossistemas em extino, ameaados de extino ou vulnerveis o Sejam adjacentes a guas em cuja qualidade e quantidade a degradaopossaterimpactosnegativos o Estejamsujeitasaprocessosdeerososignificativa o Estejamclassificadascomoreasdeconservao. 5. O Ministrio que superintende o sector florestal deve adoptar as medidas de preveno fitosanitria que se mostrem necessrias nas reas degradadas, em especial promovendo a extraco imediata do arvoredo queimado por incndio florestal e procedendo imediata reflorestaodareaqueimada. 6. Deveserpromovidaaparticipaodoscidados,comunidadeslocaise rurais, associaes de defesa do ambiente na recuperao de reas degradadas.

29

Artigo39 Repovoamentoflorestal 1. O Governo deve assegurar que seja feito o repovoamento florestal de reas degradadas ou em que tenham, ou presumivelmente venham a ter, lugar derrubas ou desmatamento para a realizao de actividades econmicas, em especial de explorao madeireira e energtica, agrcola,mineirasepetrolferas. 2. OEstadodevepromoveraplantaodervoresearbustosparafinsde conservao,emespecialpara: o A recuperao da cobertura florestal de dunas e de florestas de protecodefontesdegua o O fortalecimento ou recuperao da cobertura florestal em sectores sensveisdasbaciashidrogrficas o Arecuperaodereassujeitasaeroso o A recuperao de zonas verdes e de cinturas florestais em reas urbanasouperiurbanas. 3. No caso de explorao madeireira e de combustveis lenhosos, a obrigaoderepovoamentoflorestaldeveconstar,seforcasodisso,do respectivo ttulo de concesso, nos termos que vierem a ser definidos emregulamento. 4. No caso de projectos sujeitos a avaliao de impacto ambiental a obrigao de repovoamento florestal deve constar do parecer que finaliza o procedimento de avaliao de impacto ambiental e das pertinenteslicenasdeexercciodeactividadeouttulosdeconcesso. 5. A obrigao de repovoamento florestal deve ainda constar dos planos, se exigidos, de abandono de stio quando terminam as actividades econmicasquelevaramrealizaodederrubasoudesmatamento. 6. O Governo deve adoptar um regime de incentivos para a plantao de florestas, em especial das espcies florestais que venham a ser definidasemregulamento. 7. Deveserpromovidaaparticipaodoscidados,comunidadeslocaise ruraiseassociaesdedefesadoambientenorepovoamentoflorestal, emespecialnacriaoegestodeplantaesflorestaisedepolgonos florestais.

30

Artigo40 Repovoamentofaunstico 1. OGovernodeveassegurarquesejafeitoorepovoamentofaunsticode reasdeconservaodegradadasoudereasemque,emresultadoda realizao de actividades econmicas, as populaes das diversas espcies da fauna selvagem terrestre se tenham reduzido, ou se possamvirareduzir,significativamente. 2. O Governo deve adoptarum regime de incentivos para apecuarizao das espcies da fauna selvagem que venham a ser definidas em regulamento. 3. Deveserpromovidaaparticipaodoscidados,comunidadeslocaise rurais e associaes de defesa do ambiente no repovoamento faunstico, em especial na criao e gesto de fazendas de pecuarizao. CaptuloIII Dainvestigaocientficaetecnolgica

Artigo41 Objectivosdainvestigaocientficaetecnolgica 1. A utilizao e gesto sustentvel das florestas e fauna selvagem terrestre, bem como as pertinentes medidas de ordenamento, devem basearsenamelhorinformaocientficadisponvel. 2. So, em especial, objectivos da investigao cientfica e tecnolgica sobreflorestas,faunaselvagemediversidadebiolgicaterrestres: o O estudo, identificao, classificao, conservao, acompanhamento e avaliao das espcies e ecossistemas terrestres o A identificao e classificao dos recursos genticos das florestasedafaunaselvagem o Oestudodasrelaesentreosrecursosflorestaisefaunsticose osrecursoshdricosesolos o O estudo dos impactos ecolgicos das actividades previstas na presente lei e seus regulamentos, bem como dos impactos de outras actividades econmicas, nas florestas, fauna selvagem, ecossistemasediversidadebiolgicaterrestres o Oestudodosprocessosqueconduzemdesertificaoeseca edosmtodosadequadosparaoseucombate o Odesenvolvimentodainvestigaoaplicadanasilvicultura

31

o A descoberta e desenvolvimento de recursos florestais e faunsticos que sejam susceptveis de aproveitamento econmico o O desenvolvimento da investigao aplicada para utilizao de bens alimentares, medicamentos e matriasprimas de origem florestalefaunsticanacional o Odesenvolvimentodetecnologiasparaaproveitamentoindustrial de recursos florestais e faunsticos nacionais, tendo e considerao os impactos sociais, culturais, econmicos e ambientaisdessastecnologias o A substituio de combustveis lenhosos por outras fontes de energia o A fundamentao cientfica das medidas de ordenamento e de gesto sustentvel e integrada dos recursos florestais e faunsticos o Odesenvolvimentodascapacidadesnacionaisdeinvestigao.

Artigo42 Princpiosdainvestigaocientficaetecnolgica A investigao cientfica prevista neste captulo obedece aos seguintes princpios: o Daliberdadedeinvestigao o Daprecauo o Do respeito pelos direitos de propriedade intelectual e pelos conhecimentostradicionaisdascomunidadesrurais o Da partilha dos benefcios resultantes da investigao cientfica e tecnolgicaprevistanestalei o Da participao de instituies e/ou cidados nacionais nos projectos de investigao realizados por instituies estrangeiras ou internacionais ou por cidados estrangeiros relativos aos recursos biolgicosprevistosnestalei o DoacessodoEstadoangolanoinformaoresultantedainvestigao cientficasobrerecursosflorestaisefaunsticoscolhidosoucapturados em Angola, ou realizada em Angola, sem prejuzo do respeito dos direitosdepropriedadeintelectualqueincidamsobreessainformao o Dacooperaointernacional o Dousoparafinspacficosdosresultadosdainvestigao o Da difuso dos resultados da investigao cientfica referida neste captulo,salvonoscasosprevistonalei.

32

Artigo43 Dainventariaoeclassificaodasespcieseseushabitats 1. O Estado deve promover, em colaborao com instituies cientficas nacionais, internacional e estrangeiras, a elaborao dos inventrios florestalefaunstico. 2. O Estado deve assegurar a realizao de projectos de investigao visando aidentificao e classificao das espciesda flora silvestre e dafaunaselvagem,bemcomodosseusecossistemas.

Artigo44 Dainventariaoderecursosgenticosflorestaisedafaunaselvagem 1. O Estado deve promover, em colaborao com instituies cientficas nacionais, internacional e estrangeiras, a identificao e classificao dos recursos genticos da flora silvestre e da fauna selvagem, bem comodassuaspropriedades. 2. O Estado deve assegurar a realizao de projectos de investigao sobreosrecursosgenticosdaflorasilvestreedafaunaselvagem,bem comosobreosseusecossistemas.

Artigo45 Acompanhamentoeavaliaodoestadodosrecursos OEstadodevepromoveroacompanhamentoeavaliaodoestadode conservaodasflorestasefaunaselagem,incluindodonmerodeindivduos que compem as diversas populaes e do estado fito e zoo sanitrio das diferentes espcies, bem como do estado de conservao de recursos com elasrelacionados,incluindoasguaseossolos.

Artigo46 Levantamentoeregistodeconhecimentostradicionais 1. O Estado deve, em colaborao com instituies cientficas nacionais, internacionais ou estrangeiras, se necessrio, promover a recolha dos conhecimentos tradicionais das comunidades rurais sobre recursos florestaisefaunsticos. 2. O Estado deve promover o registo dos conhecimentos tradicionais, do qual constar a descrio do conhecimento e suas aplicaes e a identificao da comunidade, ou comunidades, possuidora desses conhecimentos.

33

3. O Governo deve empreender os estudos necessrios proteco dos conhecimentostradicionaisegarantiadapartilhajustaeequitativados benefciosqueadvenhamdoseuusocomercial. 4. O Estado deve adoptar, se necessrio em colaborao com as organizaes internacionais competentes, medidas no sentido de que qualquer produto ou processo protegido por um direito de propriedade intelectual em que sejam utilizados conhecimentos tradicionais faa menodesseuso. 5. Sem prejuzo das competncias de instituto pblico que venha a ser criado para o efeito, o Ministrio que superintende o sector florestal deve: o Promover a recolha de conhecimentos tradicionais sobre recursos florestais e faunsticos, em especial atravs dos sistemas de extensoruraledefiscalizaoflorestal Promoveraformaodetodososseusfuncionriosquevenhama desempenharastarefasreferidasnonmeroanterior Criaregerirbasededadosdosconhecimentosrecolhidos. Artigo47 Levantamentodepropriedadeseaplicaesindustriais O Estado deve promover a realizao de projectos de investigao cientfica visandoidentificaraspropriedadesdosrecursosflorestaisefaunsticoseaferir dasuasusceptibilidadedeaplicaoindustrial,dandoprioridadeaosprojectos quepossamviraterumimpactosignificativoanvellocal.

o o

Artigo48 Fundamentaodasmedidasdegesto 1. Todasasmedidasdeordenamentoflorestalefaunstico,emespecialas medidasdeclassificaodeespcieseecossistemascomoemextino e ameaadas de extino e sujeio aos respectivos regimes, bem como a criao, delimitao e classificao de reas de conservao, apenas podem ser adoptadas aps apresentao de relatrios cientficosquefundamentemaadopodessasmedidas. 2. Os relatrios cientficos referidos neste artigo podem ser elaborados pelas instituies de investigao do Estado ou estas podem celebrar, com instituies cientficas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, acordosparaarealizaodessesestudos.

34

3. Os relatrios cientficos referidos neste artigo devem sempre ser avaliados porinstituiocientficade reconhecida competncia na rea aqueserefereainvestigao.

Artigo49 Basesdedados 1. O Estado deve promover a criao da base de dados do inventrio florestaledabasededadosdoinventriofaunstico. 2. Todososinteressados,emespecialinvestigadorescientficos,devemter acessosbasesdedadosreferidasnonmeroanterior,semprejuzodo pagamento de taxa de acesso que venha a ser estabelecida nos regulamentosdasbasesdedados. 3. OEstadodeveaindapromoveraligaodepostosdereceponopas a redes de bases de dados similares, em especial as dos sistemas mundiais,regionaisesubregionaisdeinformaosobreflorestas,fauna selvagemeseusrecursosgenticos,bemcomosobreadesertificaoe a seca, a fim de facilitar o acesso de interessados, em especial investigadores,informaocontidanessasbasesdedados.

Artigo50 Informaodopblico O Estado deve promover, sem prejuzo dos direitos dos autores e da classificaolegaldeinformaocomoconfidencial,apublicaodosestudos sobreos recursos florestas e fauna selvagem, bem como sobre adiversidade biolgica,quetenhamaqualidadecientficaconsideradaadequada. Artigo51 Educaoeformaoprofissional Para os fins previstos neste captulo, o Estado deve promover a formao profissional adequada de todos os trabalhadores que realizam actividades deinvestigao cientfica ou que prestem servios em instituies deinvestigaocientfica.

35

Artigo52 Cooperaointernacional O Estado deve envidar todos os esforos para que as instituies e cidados angolanos beneficiem das medidas de assistncia internacional educaoeformaocientficaseparacriaodecapacidadescientficas,em especialmediante: o Facilitao do acesso informao sobre os recursos florestais e faunsticos e diversidade biolgica, incluindo a participao em confernciascientficasdeespecialidade

o Participao em projectos de investigao realizados por instituies cientficasestrangeirasouinternacionais o Reforodosequipamentosdeinvestigaoinstalados o Transferncia de tecnologias relacionadas com a conservao e uso sustentvelderecursosflorestaisefaunsticos.

TtuloII DaGestoSustentveldasFlorestas

CaptuloI DisposiesGerais

Artigo53 Finalidades Paraalmdasfinalidadesprevistasnosartigos4e13,soobjectivos dasmedidasdegesto: o Asseguraraconservaodasflorestaseseusecossistemas o Assegurar a explorao sustentvel e ptima dos recursos florestais, emespecialoequilbrionolongoprazoentreosrecursosdisponveise asuaprocura o Contribuir para o combate desertificao e seca, em especial pela recuperaodeterrasdegradadas o Assegurar a contribuio dos recursos florestais nacionais para a satisfao contnua e suficiente das necessidades dos cidados, em especial em matria de alimentao, sade, energia, construo, mobilirio, artesanato, lazer, educao e formao e investigao cientfica

36

o Assegurar a contribuio dos recursos florestais para o abastecimento da indstria nacional em produtos florestais e a gerao de emprego nestasindstriasenasactividadesdeexploraoflorestal o Contribuir para o desenvolvimento rural mediante a integrao nas actividades de explorao florestal das empresas comunitrias e familiares,bemcomodeoutraspequenasemicroempresas o Promover a integrao das comunidades rurais na economia formal, com vista a assegurar o seu prprio desenvolvimento e a aumentar a suacontribuioparaodesenvolvimentoeconmicoesocialdoPas o Assegurar a coordenao institucional em matria de proteco do ambiente e de gesto de recursos naturais, em especial a compatibilizao das medidas de ordenamento florestal com as medidasdeordenamentodoterritrioedegestodesolosedeguas o Asseguraraexploraoresponsveldosrecursosflorestais o Contribuirparaocontrolodasexportaesdeprodutosflorestais o Assegurar a participao de todos os interessados, em especial as comunidadeslocais,nagestosustentveldosrecursosflorestaisena sustentveldasflorestasedosrecursosgenticosflorestais o Partilha justa e equitativa dos benefcios que advm da gesto sustentveledaexploraodessesrecursos. Artigo54 Princpiosdegestosustentveldasflorestasedosrecursosgenticos florestais Para alm dos princpios gerais previstos no artigo 5 desta lei, so princpiosespecficosdegestodasflorestas: o As actividadesrelativas a recursos florestais realizamse no mbito do ordenamentoflorestal o O ordenamento e gesto dos recursos florestais devem assegurar simultaneamente a justia social, o bemestar e participao dos cidados, o desenvolvimento da economia nacional e a conservao dosrecursoseecossistemasflorestaisnolongoprazo o Asflorestasdevemsermantidasemnveisecologicamenteviveisque assegurem o equilbrio de longo prazo entre a oferta e a procura de recursosflorestais o A explorao florestal deve ser gerida de modo a limitar os seus impactos negativos nos ecossistemas no longo prazo, em especial sendo assegurada a preservao ou recuperao de habitats das espcies colhidas ou cortadas e de espcies associadas ou dependentes o As relaes entre as espcies colhidas ou cortadas e as espcies associadasoudelasdependentesdevemserpreservadas o As medidas de gesto dos recursos florestais devem fundamentarse nainformaocientficadisponvel

37

o Sempre que o conhecimento cientfico sobre florestas e seus ecossistemas for incompleto, em especial sobre as consequncias de uma determinada aco ou omisso relativa gesto de recursos florestais,devemsertomadasasmedidaspreventivasadequadas o As medidas de gesto de recursos florestais devem ter em considerao as medidas de proteco do ambiente e de gesto de outros recursos naturais, em especial a compatibilizao entre o ordenamentoflorestaleoordenamentodoterritrio o A gesto dos recursos florestais deve ser realizadas compatibilizando asactividadeseconmicasajusanteeamontante,demodoaprevenir situaes de criao de capacidades de transformao de produtos florestais incompatveis com a manuteno no longo prazo das florestas o Agestodosrecursosflorestaisdeveserrealizadamedianteacriao ou responsvel reforo da coordenao entre todas as instituies competentes em matria de gesto ambiental e dosrecursos naturais, em especial no que respeita ao planeamento e atribuio ou reconhecimentodedireitossobrerecursosflorestais,direitosfundirios edireitossobrerecursoshdricos No caso de florestas partilhadas devem ser criados mecanismos que asseguremacoordenaodasmedidasdegestocomasdospaseslimtrofes interessados Devemserestabelecidosmecanismosqueasseguramaexploraodos recursosflorestais,por: o Promoo da adopo de cdigos de conduta pelos exploradores florestais o Promoo e implementao de incentivos para a explorao florestal responsvel o Implementaoprogressivadoregimedecertificaodeflorestas o Reforodafiscalizaoeparticipaodascomunidadesnafiscalizao Agestosustentveldasflorestasdeveserrealizadacomaparticipao detodososinteressados. Artigo55 Tiposdeflorestas 1. Paraefeitosdeatribuiodecompetnciasdetutela,superintendnciae degestoderecursosflorestais,asflorestaspodemser: o Nacionais o Provinciais o Municipais.

38

2. As florestas podem ainda ser classificadas como transfronteirias quando se estendam para pases limtrofes e estejam sujeitas a um regimedegestoespecialderecursospartilhados,aseraprovadopelo Governopordecreto. 3. Asflorestasdeplantaopodem,segundoasuaformadepropriedade, ser: o Pblicas o Privadas o Cooperativas o Comunitrias. 4. Para efeitos de aplicao dos regimes relativos sua explorao, as florestas de produo so classificadas, segundo os tipos da sua exploraoem: o Florestasparaexploraomadeireira o Florestasenergticas o Florestasdeproduonomadeireira. 5. Asflorestasparafinsespeciaisvisam,nomeadamente: o A conservao de espaos verdes em reas urbanas ou urbanizadas o Aconservaodepaisagensdevaloresttico o A proteco de valores culturais, incluindo histricos, nacionais e locais o A proteco de objectos e locais estratgicos de interesse econmicooumilitar. 6. CabeaoGovernoaclassificaodasflorestas,sobpropostadoMinistro que superintende o sector florestal tendo em considerao oinventrio florestal e os planos territoriais, e aps parecer do Ministro que superintendeapolticaambiental. Artigo56 Florestasdeconservao 1. O Estado deve assegurar, aps a realizao dos pertinentes estudos cientficos,quesejamdefinidasreasdeflorestasdeconservao. 2. Asflorestasdeconservaovisam,emespecial: o Aconservaodadiversidadebiolgicaeaprotecodefontesde armazenamentodegua

39

o A proteco de bacias hidrogrficas e de recursos hdricos, em especialaprotecodenascentesemargensdecursosdeguae delagos,lagoas,albufeirasebarragens o A proteco de solos, a proteco dos ventos e contra a movimentao de areias, em especial a proteco de terrenos agrcolas e de pastagem, e a proteco de vias de comunicao, emespecialestradas. 3. Asflorestasdeconservaopodemsernaturaisouplantadas. 4. Asflorestasdeconservaoincluem,emespecial: o o o o o Asflorestasdeecossistemasfrgeis Asflorestasdotadasdegrandediversidadebiolgica Asflorestasdeprotecodebaciashidrogrficas Asflorestasdemontanha Os ecossistemas de terras hmidas protegidas internacionalmente e aquelas que vierem a ser definidas como reas de conservao emlegislaonacional o Osmangais o Asflorestasdascinturasverdesdezonasurbanasouperiurbanas. 5. Asflorestasdeconservaoserointegradasnasreasdeconservao previstas no Ttulo IV ou, no caso de se destinarem a explorao madeireira,noregimedeflorestascertificadasqueserefereoartigo61. 6. So desde j classificadas como reas de conservao, cabendo ao Governo determinar, por decreto, em que tipo de rea de conservao seintegram: o Asflorestasdemontanha o Osmangais o Asflorestasdecinturasverdesdezonasurbanasouperiurbanas. 7. As florestas de conservao integradas em reas de conservao so reguladas pelo disposto no Ttulo IV da presente lei e seus regulamentos. 8. As florestas de conservao em explorao para produo madeireira devem ser progressivamente integradas no regime de florestas certificadas.

40

Artigo57 Florestasdefinsespeciais As florestas de fins especiais podem vir a ser integradas nas reas de conservaoprevistasnoTtuloIVdapresenteleienosseusregulamentos.

Artigo58 Ordenamentoflorestal O uso e gesto dos recursos florestais, incluindo a concesso ou reconhecimento de direitos sobre recursos do domnio pblico do Estado ou das autarquiaslocais, devem obedecer ao que vierestabelecido nas medidas de ordenamento florestal previstas na presente lei e seus regulamentos e na legislaosobreordenamentodoterritrioegestoderecursoshdricos.

Artigo59 Regimesdeautorizaoprvia A realizao de actividades econmicas relacionadas com o uso de recursos florestais est sujeita a controlo pelos organismos competentes do Estado segundo regimes de contrato de concesso, declarao prvia e licena de exerccio de actividades, nos termos definidos nesta lei e seus regulamentos.

Artigo60 Avaliaodeimpacteambiental No caso de projectos de explorao florestal de grande dimenso que tenham implicaes significativas na sustentabilidade dos recursos florestais, nos seus ecossistemas ou na sua diversidade biolgica, bem como nos interesses das comunidades locais, no sero celebrados os contratos ou emitidos quaisquer ttulos previstos nesta lei sem que seja previamente realizada, pelo organismo competente do Estado, avaliao de impacto ambientalnostermosdalegislaoemvigoredestaleieseusregulamentos.

41

Artigo61 Certificaodeflorestasemexplorao O Ministrio que superintende o sector florestal deve promover a progressiva insero das florestas naturais ou plantadas em explorao, ou destinadas a explorao, no regime de certificao de gesto sustentvel de florestas, sendo prioritria a integrao neste regime das florestas de conservaoem,oudestinadasa,explorao. O regime especial de florestas certificadas estabelecido em regulamento. Para efeitos de integrao de florestas no regime de florestas certificadas, o Ministrio que superintende o sector florestal deve promover a realizao de auditorias de gesto sustentvel de florestas naturais ou plantadasemexplorao,nostermosadefiniremregulamento.

Artigo62 Sistemasderegistodedireitossobrerecursosflorestais O Ministrio que superintende o sector florestal deve organizar o cadastroflorestalbemcomo,semprejuzodeoutrosregistosexigidos,oregisto dos direitos relativos a recursos florestais, quer sob concesso quer sob certificadodeflorestadeplantao.

Artigo63 ObrigaesdoGoverno SoobrigaesdoGovernonodomniodosrecursosflorestais: o Assegurar o uso sustentvel e a gesto integrada dos recursos florestais o Assegurar a coordenao institucional, em especial no que respeita compatibilidade das medidas de gesto de recursos florestais com as medidasdeordenamentodoterritrioedegestoderecursoshdricos, bemcomocomoexercciodeactividadeseconmicascomimpactosna sustentabilidadedosrecursos o Assegurar a adopo de medidas de ordenamento florestal e de ordenamento do territrio com elas relacionadas e garantir a sua execuo o Aprovar os planos florestais nacionais e os programas de aco nacionaldecombatedesertificao

42

o Assegurar que seja realizada a inventariao e classificao do patrimnioflorestalegenticoeaavaliaoperidicadoestadodestes recursos o Aprovarosrelatriosdeexecuodosplanosflorestaisnacionaiseos relatriossobreoestadodasflorestasepromoveradivulgaodestes o Assegurar a contingentao das espcies florestais que podem ser colhidasoucortadasemcadaperodo o Adoptarasmedidasdeincentivocriaodeflorestasdeplantaoe plantao de rvores com vista a aumentar as reas de cobertura florestal o Promoveraadopodetecnologiasqueasseguremamelhorutilizao possveldosrecursosflorestais o Assegurar o financiamento do sistema de conservao e gesto de florestas o Prevenir os riscos de a sustentabilidade dos recursos florestais e da diversidade biolgica ser prejudicada por excesso de colheita ou corte oupordegradaodehabitats o Assegurar a fiscalizao das actividades econmicas relativas a recursosflorestais o Assegurar a participao dos cidados na preparao das decises sobreflorestas o AsseguraracooperaocomoutrosEstadosnaprotecodosrecursos florestais, em especial no que respeita gesto conjunta de recursos partilhados e compatibilizao das medidas de conservao e ordenamento a nvel nacional com as medidas tomadas por outros Estadosouorganizaessubregionais,regionaise/oumundiais o Asseguraracooperaocomoutrosestadosnapreveno,fiscalizao e represso de actividades ilcitas, em especial o comrcio ilegal de madeirasederecursosfitogenticos. CaptuloII Doordenamentoflorestal

Artigo64 Finalidadesdoordenamento O ordenamento florestal visa a prossecuo das finalidades e a realizao dos princpios estabelecidos na presente lei e seus regulamentos, em especial a produo sustentvel dos bens e servios florestais que no ponha em risco o valor intrnseco das florestas, no comprometa a sua produtividadenolongoprazoenotenhaimpactosnegativossignificativosno ambientefsicoesocial.

43

Artigo65 Princpiosdoordenamentoflorestal O ordenamento florestal regese pelos princpios estabelecidos nos artigos5e54dapresentelei. Artigo66 Medidasdeordenamentoflorestal Somedidasdeordenamentoflorestal: o A classificao das florestas e dos recursos florestais nos termos dos artigos6,15a19e55a57 o Aelaboraoeexecuodeplanosflorestaisnacionaisedeplanosde gestoporespcieeporecossistema o A elaborao e execuo de planos de repovoamento florestal e de desenvolvimentodasflorestasdeplantao o A elaborao e execuo de programas nacionais de combate desertificaoeseca o A elaborao das listas dos ecossistemas e espcies terrestres em extino, ameaados de extino ou vulnerveis, bem como a execuodasmedidasnecessriassuaregenerao o A definio dos critrios e indicadores para integrao de florestas no regimedeflorestascertificadas o Adeterminaodosperodosderepousovegetativo o A definio dos tamanhos das diferentes espcies que podem ser colhidasoucortadas o Acontingentaodasespciesflorestaisquepodemserexploradasea suadesagregaoporprovncias o A definio dos mtodos e tecnologias a serem utilizados nas actividades relativas a recursos florestais, em especial na explorao florestal o A definio dos padres a que devem obedecer os produtos florestais lenhososenolenhosos o A concesso ou reconhecimento de direitos relativos a recursos florestaisdodomniopblico o As medidas de incentivo s actividades de povoamento e repovoamentoflorestal,bemcomodeconservaoexsituderecursos florestais o As medidas de incentivo s empresas angolanas que se dediquem explorao florestal sustentvel e prossecuo de outros objectivos previstosnapresentelei o Os planos de emergncia para fazer face a situaes imprevistas que ponham em perigo os recursos florestais, em especial de combate a fogoseincndiosflorestais

44

o A promoo da formao profissional dos diversos intervenientes nas actividadesrelativasarecursosflorestais o Adefinioderegrasdeseguranaehigienenotrabalhoespecficasdo sectorflorestal o Oacompanhamentoeavaliaodoestadodosrecursosflorestais o As medidas de investigao cientfica de base e aplicada sobre os recursosflorestaiseseusecossistemas o A divulgao de tecnologias apropriadas, bem como as medidas de incentivoparaasuaaplicao,comvistaaassegurarousosustentvel dosrecursosflorestais o A promoo de formas de concertao social, em especial com os exploradores de recursos florestais, os utilizadores de produtos florestais, as associaes profissionais e de defesa do ambiente interessadas, bem como as organizaes comunitrias, com vista a assegurararealizaodosobjectivosdoordenamento. Artigo67 Planosflorestais 1. Os planos florestais so de nvel nacional e so desagregados em planosprovinciaisoumunicipais. 2. Os planos florestaisincluem os planos faunsticos referidos nos artigos 133e134. 3. OsplanosflorestaisnacionaissoaprovadospeloGoverno. 4. Osplanosflorestaistmaduraodecincoanos. 5. Osplanosflorestaispodemserdesagregadosemplanosdegestopor espcie, em especial espcies ou ecossistemas em extino, ameaados de extino ou vulnerveis, ou em planos de gesto de certasreasdegradadasoudeecossistemasvulnerveis. 6. Os planos florestais so elaborados e executados pelo Ministrio que superintendeosectorflorestal. 7. Os titulares de direitos de explorao florestal elaboram e executam planosdeexploraoflorestaleostitularesdedireitosdeexploraode coutadasoufazendasdepecuarizaoelaborameexecutamplanosde exploraofaunstica.

45

8. O Estado deve prestar assistncia tcnica, s comunidades rurais e pequenas e micro empresas que exeram direitos de explorao florestal ou que administrem coutadas ou fazendas de pecuarizao, para a elaborao do plano de explorao florestal ou do plano de explorao faunstica, conforme os casos, bem como para a sua execuoeparaapresentaodorespectivorelatrioanual. 9. Nocasodeplanosdegestodasespcieseecossistemasprevistosno nmero 2 deste artigo, quaisquer pessoas singulares ou colectivas interessadas, em especial instituies cientficas e associaes de defesadoambiente,podemapresentaraoMinistrioquesuperintendeo sectorflorestalumprojectodeplano,paraaprovaoporeste. Artigo68 Contedodosplanosflorestais Os planos florestais tm o contedo que vier a ser definido em regulamento,devendoincluir,emespecial: o A superfcie, incluindo em percentagem, do territrio, coberta pelos diversostiposdeflorestas o Asuperfcie,incluindoempercentagem,doterritrioqueserafectada a florestas de produo naturais e de plantao, com a discriminao dasreasocupadasporflorestascertificadas o As reas de florestas afectadas, ou que sero afectadas, a usos no florestaispermanentes,porcadatipodeflorestas o A superfcie de florestas, incluindo em percentagem do territrio nacional,queestarsoboregimedereasdeconservao o A superfcie de florestas destinadas essencialmente proteco de solosedeguas o A superfcie de florestas sob explorao para as quais est definido o valoreprotecodasbacias(hidrogrficas)derecepo o As reas destrudas em resultado de actividades humanas que sero objectodemedidasderecuperao o Asreasdoterritriosujeitasaprocessosdeseca o Asreasdeflorestasdestrudasporcausasnaturaisqueseroobjecto demedidasderecuperao o Os processos de preveno e controlode fogos eincndios florestais, de pastagem e de controlo da explorao ilegal de produtos florestais queseroadoptados o Asmedidasdequarentenaefitosanitriasqueseroadoptadas o As medidas de preveno de introduo de espcies exticas e espcies invasoras, bem como de organismos geneticamente modificadospotencialmentenocivos o Asmedidasrelativasutilizaodeprodutosqumicosnasflorestas

46

o A superfcie de florestas que iro ser inventariadas ou objecto de prospeco o As reas de florestas abrangidas por planos florestais e planos de exploraoflorestal o A previso das quantidades e valor de produo madeireira e no madeireira o A previso das quantidades e valor das exportaes de produtos florestais,madeireirosenomadeireiros o A previso das quantidades e valor de produtos florestais para abastecimento das indstrias nacionais de transformao de produtos florestaismadeireirosenomadeireiros o As espcies florestais em extino, ameaadas de extino, ou vulnerveis,rarasouendmicas o As reas da floresta original ocupadas pelas espcies referidas na alneaanterior o Onmerodeempregosdirectoseindirectosnosectorflorestal. Artigo69 Elaboraodosplanosflorestais 1. Os planos florestais devem ser elaborados com base nos dados dos inventriosflorestalefaunsticoe,ainda,namelhorinformaocientfica disponvel. 2. Na elaborao dos planos florestais devem ser tidas em considerao, emespecial: o AsPrincipaisOpesdoOrdenamentodoTerritrioNacional o As estratgias e polticas aprovadas pelos rgos competentes doEstado,emespecialasrelativaserradicaodapobreza, conservao da diversidade biolgica, das florestas e da fauna selvagemesguas o OProgramaNacionaldeCombateDesertificaoeSeca

o As recomendaes do Conselho Tcnico do Ministrio que superintendeosectorflorestal o As recomendaes do Conselho Nacional da Proteco das FlorestasedaFaunaSelvagem o Asrecomendaesconstantesdosrelatrioscientficosreferidos noartigo14 o As informaes resultantes de procedimentos de avaliao de impactoambiental o As informaes e pareceres emitidos, no mbito da cooperao institucional, por organismos da Administrao central elocal do Estado,bemcomoporinstituiescientficasestaduais

47

o As opinies emitidas por associaes de defesa do ambiente, associaes de defesa deinteresses profissionais, sindicatos do sector florestal ou das indstrias de transformao de produtos florestaiseporcomunidadeslocaiserurais o As recomendaes e informaes de natureza tcnicocientfica que sejam comunicadas no mbito da cooperaointernacional, em especial regional e subregional quanto a recursos partilhados o Asrecomendaesdeeventosdenaturezacientficapromovidos peloMinistrioquesuperintendeosectorflorestalouemqueeste participe. 3. Os planos florestais devem basearse nos critrios e indicadores de ordenamento sustentvel de florestas que vierem a ser estabelecidos emregulamento. 4. Os mtodos de elaborao dos inventrios florestal e faunstico so definidosemregulamento. Artigo70 Coordenaocomoutrosplanos 1. Aelaboraodosplanosflorestaisumprocessodegestointegrada, pelo que deve ser assegurada, nos termos que vierem a ser definidos emregulamento,acoordenaodestesplanoscom,emespecial: o Osplanosterritoriais,emespecialosplanosdeordenamentorural o Os planos gerais de desenvolvimento e utilizao dos recursos hdricosdasbaciashidrogrficas o OProgramaNacionaldeGestoAmbiental. 2. OMinistrioquesuperintendeosectorflorestaldeveserouvidoquando daelaboraodosplanosterritoriais. 3. Osprojectosdeplanosflorestaisdevemsersubmetidos,nostermosque vierem a ser definidos em regulamento, a parecer do Ministrio que superintendeoordenamentodoterritrio,doMinistrioquesuperintende a polticaambiental, do Ministrioque superintendea administrao do territrioedoMinistrioquesuperintendeosectordasguas.

Artigo71 Consultasobrigatrias 1. O projecto de plano florestal deve ser submetido apreciao do ConselhoConsultivodoMinistrioquesuperintendeosectorflorestal.

48

2. Antes da sua apresentao ao Conselho de Ministros o projecto de plano florestal deve ser submetido apreciao, para parecer, do ConselhoNacionaldeProtecodasFlorestaseFaunaSelvagem. Artigo72 Publicidadedosplanosflorestais 1. Deveserdadaamplapublicidadeaosplanosflorestais,emespecialem publicaes promovidas pelo Ministrio que superintende o sector florestal. 2. Qualquerinteressado tem direito informao tanto de contedo como de alteraesdos planos florestais, podendo consultar osplanos, obter cpiase requerer a passagem de certidesde peas documentais dos planos. Artigo73 Alteraodosplanosflorestais Os planos florestais podem ser alterados durante a sua vigncia pelo Governo, e aps terem sido ouvidas as entidades com direitos de consulta obrigatria sempre que novos dados cientficos ou factores de natureza econmicaousocialassimoexijam. Artigo74 Relatriodeexecuodosplanosflorestais O Ministrio que superintende o sector florestal deve apresentar anualmente ao Governo orelatrio de execuo do plano florestal em vigor e deoutrasmedidasdeordenamentoflorestal. Artigo75 Acessoinformaosobreplanosflorestais 1. Os particulares tm direito informao sobre o contedo dos planos florestais e faunsticos e dos programas nacionais de combate desertificao,tantonafasedasuaelaboraocomodasuaexecuo, bemcomoinformaosobreasalteraesdestesplanoseprogramas. 2. Os particulares podem consultar os planos florestais e faunsticos e o programanacionaldecombatedesertificaoeobterapassagemde certidesdepeasdocumentaisdestesplanoseprogramas.

49

CaptuloIII

Dapromoodocombatedesertificaoeseca

Artigo76 Objectivosemedidasdecombatedesertificaoeseca 1. O Governo deve adoptar estratgias de longo prazo e programas nacionais de combate desertificao e de mitigao dos efeitos de secas. 2. Asestratgiasdecombatedesertificaovisam: o Aprevenoe/oureduodadegradaodeterras o Arecuperaodeterras,guaseflorestasdegradadas o A erradicao da pobreza e a garantia de segurana alimentar. 3. O combate desertificao e seca regese pelos princpios estabelecidosnosartigos5e54dapresenteleie,emespecial,pelos princpios: o o o o o o Dapreveno Daprecauo Dagestointegrada Dacooperaoinstitucional Daparticipao Dacooperaointernacional.

4. As estratgias de combate desertificao compreendem medidas integradasde: o Aumentodaprodutividadedossolos o Reabilitao, conservao e gesto integrada dos recursos florestais e faunsticos terrestres, dos solos e dos recursos hdricos o Melhoria das condies de vida das comunidades locais e rurais,erradicaodapobrezaeaumentodaparticipaodos interessados na definio e execuo das medidas de combatedesertificaoeseca o Reforodascapacidadesinstitucionais. 5. CabeaoGovernocriar,pordecreto,umrgonacionaldecoordenao dasmedidasdecombatedesertificaoeseca.

50

6. A composio e funcionamento do rgo referido no nmero anterior soestabelecidosporregulamentoaaprovarpeloGoverno. 7. O rgo referido no nmero anterior deve integrar representantes do Ministrio que superintende o sector florestal, do Ministrio que superintende a poltica ambiental, do Ministrio que superintende o sector das guas e do Ministrio que superintende a administrao do territrio.

Artigo77 Contedodosprogramasnacionais Os programas nacionais de combate desertificao e seca tero o contedoquevieraserdefinidoemregulamento,devendoincluir,emespecial: o A definio das competncias dos diversos rgos da Administrao central elocal do Estado, em especial dos servios de extenso rural, naprevenoecombatedesertificaoeseca o A especificao das responsabilidades de empresas, comunidades locaiseutilizadoresdeterrasnaprevenoecombatedesertificao eseca o Asmedidasdestinadasconservaodosrecursosnaturais o Asmedidasderecuperaodeterrasdegradadas,emespecialatravs demedidasdepovoamentoerepovoamentoflorestal o Asmedidasdeprevenodedegradaodeterras,emespecialquanto a terras que se encontrem na fase inicial de um processo de degradao o As medidas de preveno de secas, tendo em considerao as previsesclimticassazonaiseinteranuais o As medidas de criao e reforo de sistemas de segurana alimentar incluindoinstalaesdearmazenamento,emespecialnaszonasrurais maisvulnerveisasecas o Os projectos para criao de fontes alternativas de rendimentos nas zonasmaisvulnerveisasecas o Os programas de irrigao sustentveis destinados ao apoio agricultura,silviculturaepecuria o Asmedidasdepromoodeprticasagrcolassustentveis o Os projectos visando o desenvolvimento e uso eficiente de fontes de energiadiversificadas,emespecialrenovveis o As medidas de implementao de sistemas de alerta rpido, a nvel local e nacional, de variaes climticas adversas e de situaes de seca o As medidas de reforo da capacidade de avaliao e observao sistemtica dos fenmenos da desertificao, seca e alteraes por parte organismos da Administrao central e local do Estado competentes

51

o As medidas de recolha da informao necessria avaliao da degradaodeterras o As medidas de promoo da investigao cientfica e de melhoria das capacidadesnacionaisdeinvestigaonosdomniosdadesertificao, secaealteraesclimticas o Os recursoshumanos, materiais e financeiros afectados ao combate desertificao e seca, incluindo os provenientes da cooperao internacional o Asmedidasdeformaoprofissionalnasdiferentesreasrelacionadas comocombatedesertificaoeseca o As medidasdeeducaoesensibilizaodopblicoparaasquestes relacionadascomaprevenoecombatedesertificaoeseca.

Artigo78 Elaboraodosprogramasnacionais 1. Os programas nacionais so elaborados pelo Ministrio que superintende o sector florestal, pelo Ministrio que superintende a polticaambientalepeloMinistrioquesuperintendeosectordasguas. 2. Aelaboraodosprogramasnacionaisdevebasearseem: o As informaes constantes dos relatrios cientficos referidos no artigo 14, em especial os estudos de identificao dos factores que contribuem para a desertificao e/ou seca e de avaliao dosefeitosdaseca o AEstratgiaNacionaldeCombatePobreza o AEstratgiaNacionaldeConservaodaDiversidadeBiolgica o APolticaNacionaldeFlorestas o APolticaNacionaldeguas o As recomendaes dos conselhos tcnicos dos ministrios referidosnonmero1desteartigo o As informaes e pareceres emitidos, no mbito da cooperao institucional, por organismos da Administrao central elocal do Estado,bemcomoporinstituiescientficasestaduais o As opinies emitidas por instituies cientficas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, associaes de defesa do ambiente, associaes de defesa de interesses profissionais ou locais, associaes de utentes da terra e de guas e por comunidadeslocaisoururais o As recomendaes do Conselho Nacional de Proteco das FlorestaseFaunaSelvagem o As recomendaes e informaes de natureza tcnicocientfica quesejamcomunicadasnombitodecooperaointernacional.

52

Artigo79 Coordenaocomplanosrelacionados Deve ser assegurada, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento, a compatibilizao dos programas nacionais de combate desertificaoesecacom,emespecial: o Osplanosterritoriais,emespecialosplanosdeordenamentorural o Osplanosgeraisdedesenvolvimentoeutilizaodosrecursoshdricos dasbaciashidrogrficas o Osplanosflorestais o OProgramaNacionaldeGestoAmbiental.

Artigo80 Consultasobrigatrias 1. As medidasincludas nos programas nacionais devem ser previamente objecto de consultas pblicas a nvel nacional e local, nos termos que vieremaserdefinidosemregulamento. 2. Oprojectodeprogramanacionaldevesersubmetidoapreciaode: o Os conselhos tcnicos do Ministrio que superintende o sector florestal, do Ministrio que superintende a poltica ambiental, do Ministrio que superintende o sector das guas e do Ministrio que superintendeaadministraodoterritrio o Osgovernosprovinciais o OConselhoNacionaldeProtecodasFlorestaseFaunaSelvagem.

Artigo81 Aprovaodosprogramasnacionais 1. Osprogramasnacionaistmaduraodecincoanosesoaprovados peloGoverno. 2. DeveserdadaamplapublicidadeaoProgramaNacional. Artigo82 Avaliaoealteraodoprogramanacional 1. O rgo previsto no nmero 5 do artigo 76 deve realizar o acompanhamentoeaavaliaodaexecuodoprogramanacional,de acordocomoscritrioseindicadoresquevieremaserestabelecidosem regulamento.

53

2. As comunidades locais e rurais devem participar no acompanhamento daexecuodoprogramanacional. 3. Orgoreferidononmero1desteartigodeveapresentaranualmente aoGovernoorelatriodeexecuodoprogramanacionaldecombate desertificaoeseca. 4. O programa nacional pode ser alterado durante a sua vigncia pelo Governo,apsteremsidoouvidasasentidadescomdireitosdeconsulta obrigatria,semprequenovosdadoscientficosoufactoresdenatureza econmicaousocialassimoexijam. CaptuloIV Dosdireitossobrerecursosflorestais

Artigo83 Finalidadesdousodosrecursosflorestais Ousoderecursosflorestaistemosobjectivosprevistosnoartigo53e, emespecial: o Contribuir para a segurana alimentar e para a satisfao das necessidadesbsicasdoscidados o Contribuir para o desenvolvimento econmico e social do pas, em especialdaszonasrurais,pelageraodeempregoederendimentos o Contribuirparaodesenvolvimentodaindstriatransformadoranacional o Assegurarautilizaoptimaesustentveldosrecursosflorestais.

Artigo84 DireitossobrerecursosflorestaispropriedadedoEstado 1. Os direitos sobre os recursos florestais do domnio pblico so os seguintes: o o o o Direitodeusodesubsistncia Direitodeusoefruiocomunitrios Direitodeusoparafinsespeciais Direitodeexploraoflorestal.

2. Os titulares dos direitos previstos neste artigo so os proprietrios dos produtosflorestaisobtidosnoexercciodestesdireitos.

54

3. Os direitos sobre recursos genticos florestais so regulados por lei especial.

Artigo85 Direitodeusodesubsistncia 2. As pessoas singulares tm direito de uso de subsistncia de recursos florestaisdestinadosaoseuconsumoedesuasfamlias. 3. O direito de uso de subsistnciaintegra osdireitos de abate e colheita nos terrenos rurais para fins alimentares, medicinais, de habitao, energticoseculturais. 4. Considerase uso de subsistncia o abate de rvores destinado realizaodetrabalhosdeartesanatoporresidentesnalocalidadeonde seencontramosrecursosflorestais. 5. Sem prejuzo das disposies relativas ao ordenamento florestal e ao regimedereasdeconservao,ousodesubsistncianoestsujeito aqualquerautorizaoprviaegratuito. 6. Os titulares do direito de uso de subsistncia esto sujeitos s obrigaesprevistasnonmero3doartigo10,devendo,emespecial, cumprir as normas sobre proteco de espcies, ecossistemas e diversidadebiolgica. Artigo86 Direitodeusoefruiocomunitrio 1. O direito de uso e fruio comunitrio, estabelecido no artigo 11 da presente lei, de comunidades rurais titulares do domnio til consuetudinrionostermosdaLeideTerras,incluiosdireitosdecortee colheita de recursos florestais para fins alimentares, medicinais, de habitao,energticoseculturais,emespecialdecriaodeartesanato, dos membros da comunidade, nos termos definidos nesta lei e seus regulamentosenasnormasconsuetudinriasdacomunidadeemcausa. 2. O direito de uso e fruio comunitrio integra ainda o direito de exploraoflorestalnostermosestabelecidosnosartigos101e111. 3. Os titulares do direito de uso e fruio comunitrio tm as obrigaes previstasnonmero4doartigo9e,nocasodeexploraoflorestal,no artigo102.

55

4. O direito de uso e fruio comunitrio compreende todos os recursos florestaisexistentesnosterrenoscomunitrios. 5. O exerccio do direito de uso e fruio comunitrio no est sujeito a qualquer autorizao prvia, salvo no caso dos planos de explorao florestalprevistosnoartigo103. 6. Ousoefruiocomunitriossogratuitos. 7. Sem prejuzo do regime de explorao florestal, o direito de uso e fruio comunitrio tem a durao do domnio til consuetudinrio e intransmissvel,imprescritveleimpenhorvel. 8. No caso de desafectao do domnio til consuetudinrio ou de expropriaoporutilidadepblicadeterrenoscomunitrios,odireitode uso e fruio comunitrio extinguese, tendo a comunidade em causa tem o direito atribuio de indemnizao, que incluir a entrega de terrenos dotados de cobertura vegetal idntica ou semelhante dos terrenosdesafectadosouexpropriados. 9. Cabe ao Ministrio que superintende o sector florestal proceder oficiosamente ao cadastro das reas sob o regime de uso e fruio comunitrios.

Artigo87 Direitodeexploraoflorestal 1. Odireitodeexploraoflorestalintegraosdireitosdeusoefruiopara fins lucrativos de recursos florestais do domnio pblico, de recursos florestais sob uso e fruio comunitrio ou resultantes do exerccio da actividadedeplantaodeflorestas. 2. Aexploraoflorestalpodesermadeireiraenomadeireira. 3. Aexploraonomadeireirainclui,emespecial,aapiculturaeacolheita oucorteparafinsde: o Produodecarvooudeoutrosbiocombustveis o Abastecimento de matriasprimas principais ou subsidirias para as indstrias transformadoras, em especial alimentar, farmacutica e qumica. 4. A explorao florestal de recursos do domnio pblico obedece ao dispostonosartigos89eseguintes.

56

5. A explorao florestal de recursos integrados no domnio til consuetudinrio regese pelo disposto nos artigos 101 e seguintes e 110eseguintes. 6. A explorao privada ou cooperativa de florestas de plantao regese pelodispostonosartigos110eseguintes. 7. Sem prejuzo dos regimes especiais referidos nos nmeros 4, 5 e 6 deste artigo, os titulares de direitos de explorao florestal tm as obrigaesprevistasnonmero4doartigo9.

Artigo88 Direitodeusoparafinsespeciais 1. Odireitodeusoparafinsespeciaisincluiosdireitosdecolheitaouabate de recursos florestais do domnio pblico para os seguintes fins especiais: o Consumo prprio das pessoas singulares ou colectivas que sejam titularesdedireitosfundiriossobreterrenosrurais o Prpriosdeautarquiaslocais o Realizao de projectos de interesse pblico por organismos da AdministraocentraloulocaldoEstado,ousuascontratadas,ede associaes o Conservao o Investigaocientfica. 2. Odireitodeusoparafinsespeciaisconstituisemediantelicenaemitida pelo Ministrio que superintende o sector florestal, nos termos que vieremaserdefinidosemregulamento. 3. O direito de uso para fins especiais tem a durao mxima de cinco anos, renovveis nos termos que vierem a ser definidos em regulamento. 4. Os titulares do direito de uso para fins especiais tm as obrigaes previstas no nmero 4 do artigo 9, para alm das obrigaes especficasquevieramaserestabelecidasemregulamentoenalicena deusoderecursosflorestais.

57

CaptuloV Daexploraoderecursosflorestaisdodomniopblico

SecoI Dodireitodeexploraoflorestal

Artigo89 Titularidadedodireitodeexploraoflorestal 1. Podem ser titulares do direito de explorao florestal dos recursos do domnio pblico as pessoas singulares ou colectivas angolanas que demonstrem capacidade adequada para o tipo de explorao que se propemrealizar. 2. As pessoas singulares ou colectivas estrangeiras ouinternacionais que pretendamexerceractividadesdeexploraoflorestalapenasopodem fazeremassociaocompessoassingularesoucolectivasangolanas. 3. Tm direito de preferncia na concesso do direito de explorao florestal: o As pessoas singulares residentes e colectivas com sede na localidadeondeseencontramosrecursos o As pessoas singulares ou colectivas que comprovem possuir instalaes de transformao ou comercializao no municpio ou provnciaondesesituaoterrenoflorestal o As pessoas singulares ou colectivas que se proponham realizar a explorao florestal em zonas definidas como prioritrias para a exploraoflorestalouparaodesenvolvimentoeconmicoesocial o As pessoas singulares ou colectivas que se proponham realizar investimentosdevalorigualousuperioraosmontantesquevierema serestabelecidosemregulamento o No caso de pedidos para quantidades superiores a 500 metro cbicos, as pessoas que se proponham construir instalaes de transformaojuntodeoudentrodareadaconcesso o As pessoas que dem garantias de abastecimento do mercado nacionalouqueseproponhamcelebrarcontratoscomempresasde transformaonacionais. 4. Nocasodeconcessesparareassuperioresa1000hectaresoupara volumes superiores a 500 metros cbicos, o direito de explorao florestalapenasserconcedidospessoassingularesoucolectivasque possuaminstalaesdetransformao.

58

Artigo90 readaconcessodeexploraoflorestal 1. A determinao da rea da concesso obedece ao estabelecido nos instrumentosdeordenamentodoterritrioecapacidadedemonstrada pelo candidato ao direito de explorao florestal para o tipo de exploraoqueseproperealizar. 2. A determinao da rea da concesso obedece ainda aos seguintes critrios,nostermosquevieremaserdefinidosemregulamento: o Opotencialqualitativoequantitativodaflorestaobjectodeexplorao o O crescimento volumtrico anual dos recursos florestais a conceder e consequentecorteanualpermitido o A capacidade de explorao e processamento demonstrada pelo requerente o Asexignciasdousosustentveldosrecursosflorestaisaconceder. 3. As reas de concesses florestais no podem ser superiores a 10000 hectaressalvonocasodeponderosointeressenacional,emespecialde projectosdeinvestimentodevalorsuperioraosmontantesquevierema serdefinidosemregulamento. 4. Cabe ao Conselho de Ministros aprovar concesses para reas superioresaolimiteestabelecidononmeroanterior.

Artigo91 Constituiododireitodeexploraoflorestal 1. O direito deexplorao florestal constituisepor contrato de concesso deexploraoflorestal. 2. No casode concesses para reas superiores a1000 hectares ou que visem a explorao de volumes superiores a 500 metros cbicos, o contrato de concesso de explorao florestal celebrado entre o Ministrio que superintende o sector florestal e o concessionrio, salvo nos casos previstos nos nmeros 3 e 4 doartigo anterior e no nmero seguinte. 3. No caso de concesses para reas inferiores a 1000 hectares ou para volumes inferiores a 500 metros cbicos, o contrato de concesso celebrado entre o rgo provincial ou autrquico competente e o concessionrio,nostermosquevieremaserdefinidosemregulamento.

59

4. O contrato de concesso de explorao florestal obedece ao modelo que vier a ser estabelecido em regulamento, devendo incluir, em especial: o o o o o o o o o o Aidentidadeedomicliodoconcessionrio Adescriodareadeexploraoflorestal Otipodeexploraoarealizar Asespciesesubespciesparaasquaisosdireitossoconcedidos As quantidades mximas anuais de colheita ou corte das espcies previstasnostermosdaalneaanterior Osdireitoseobrigaesdoconcessionrio Aduraododireitodeexploraoflorestal Aindicaodasinstalaesdetransformaoautilizar Clusula de alterao unilateral de condies do contrato nos casos previstosnoartigo97 Clusuladerescisounilateraldocontratonostermosdoartigo98.

Artigo92 Direitosdoconcessionrio So direitos do titular do direito de explorao florestal de recursos do domniopblico: o O direito ao exerccio da actividade de explorao florestal, designadamenteacolheitaoucortedasespciesprevistasnocontrato de acordo com o plano de explorao aprovado pela entidade concedente o Odireitodepropriedadedosrecursosflorestaiscolhidosoucortadosno mbitodaconcesso. Artigo93 Direitosacessrios Sodireitosacessriosdotitulardodireitodeexploraoflorestal: o O direito de superfcie dosterrenos necessrios explorao florestal, nostermosadefiniremregulamento o A comercializao dos produtos florestais obtidos no mbito da concesso, incluindo a exportao de percentagem dos produtos florestaisnostermosquevieremaserdefinidosemregulamento o A transformao e comercializao dos produtos florestais obtidos no mbitodaconcesso o O direito de uso das guas necessrias explorao florestal, nos termosdefinidosnalegislaosobrerecursoshdricos

60

o Odireitodeaberturadeviasdeacessoreadaconcessoflorestal o O direito de edificao das instalaes necessrias explorao florestal o O direito de constituir as servides de guas e de passagem necessriasaoexercciododireitodeexploraoflorestal o O direito de acesso informao sobre a rea, sobre os recursos florestaisefaunsticosnelaexistentesesobreasexignciasdagesto sustentvel desses recursos que se encontre na posse da AdministraoPblica. Artigo94 Obrigaesdoconcessionrio 1. Os titulares do direito de explorao florestal tm as obrigaes genricas de uso sustentvel dos recursos florestais constantes do artigo9e,emespecial,asseguintesobrigaes: o Ocumprimentodalegislaoemvigor,emespecialdodispostona presente lei e seus regulamentos, na legislao sobre guas e ordenamentodoterritrio,bemcomodascondiesconstantesdo contratodeconcesso o O respeito pelos direitos de terceiros, em especial das comunidadesruraisedetitularesdeoutrosdireitossobrerecursos naturais, designadamente quanto a servides de guas e de passagemesservidesmineirasexistentes o O cumprimento do plano de explorao florestal e do plano de repovoamento,seforcasodisso o O aproveitamento integral dos produtos florestais, nos termos definidosnoplanodeexplorao o A aplicao dos mtodos e processos de colheita ou corte e de repovoamento constantes das normas tcnicas que venham a ser adoptadas o O pagamento peridico das taxas de explorao florestal e de cauo a favor do Estado, nos termos que vierem a ser definidos emregulamento o Ofinanciamentodeprojectossociaisnalocalidadeondeserealiza a explorao florestal, nos termos estabelecidos no contrato de concesso o A garantia abastecimento mercado nacional, nos termos estabelecidosnocontratodeconcesso o A preferncia, no recrutamento e formao, de angolanos, se possvelderesidentesnareadaconcesso o O cumprimento das normas de segurana e higiene no trabalho geraiseespecficasdaexploraoflorestal o Aadopoeimplementaodeplanosdeprevenoecombatea incndiosflorestais

61

o A preferncia de empresas angolanas no fornecimento de bens e serviosnecessriosexploraoflorestal o A prestao de informaes necessrias ao acompanhamento e avaliao do estado dos recursos florestais, bem como do cumprimentodoplanodeexplorao,emespecialaapresentao anuladorelatriodeexecuodoplanodeexploraoflorestal o AsujeioafiscalizaodoEstado. 2. As pequenas e micro empresas que se proponham realizar investimentos podem ser isentas do pagamento de taxas florestais por um perodo de cinco anos, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento.

Artigo95 Duraododireitodeexploraoflorestal 1. Odireitodeexploraoflorestaltemaduraoquevierestabelecidano contratodeconcessonopodendosersuperioravinteecincoanos. 2. A determinao da durao do direito de explorao florestal deve obedeceraosseguintescritrios,nostermosquevieremaserdefinidos emregulamento: o o o o Adimensodarea Opotencialflorestaldarea Acapacidadedocandidatoparaaexploraoqueseproperealizar Asexignciasdeusosustentveldosrecursosflorestaisconcedidos. Artigo96 Transmissododireitodeexploraoflorestal 1. O direito de explorao florestal transmissvel por morte e por acto entrevivos. 2. A transmisso do direito de explorao por acto entre vivos carece de autorizao prvia do rgo concedente, nos termos que vierem a ser definidosemregulamento,paraverificaodaidoneidadeecapacidade adequadadoadquirentedodireito. 3. A transmisso do direito de explorao florestal implica a cesso da posiocontratualnocontratodeconcesso.

62

4. Com a transmisso do direito de explorao florestal transmitemse tambm, nos termos da legislao aplicvel, os direitos sobre terrenos rurais e de uso privativo de guas do titular do direito de explorao florestal. Artigo97 Alteraodascondiesdaconcesso 1. Ocontratodeconcessopodeseralterado: o Pormtuoacordoentreoconcedenteeoconcessionrio,apedido de um deles, em especial invocando alterao de circunstncias que afectem o equilbrio econmicofinanceiro do contrato ou no caso de medidas de ordenamento florestal supervenientes que determinemaalteraodeclusulascontratuais o Unilateralmente pelo Estado quando novos conhecimentos cientficos ou dados relativos ao ordenamento florestal assim o exigirem, tendo em considerao os princpios da preveno e da precauo, em especial em situaes de risco para a sade humana ou para as espcies e ecossistemas florestais, incluindo no caso de pragas que tornem necessria medidas de conteno que limitem ou impeam o exerccio do direito de explorao florestal. 2. No caso de medidas de conteno de pragas que exijam a colheita ou abate de um nmero significativo de exemplares de espcies florestais includas no ttulo de concesso, o Estado providenciar no sentido de serematribudasaotitulardodireitodeexploraonovasreasdeigual valor,casotalsejapossvelnostermosdosplanosflorestais.

Artigo98 Extinododireitodeexploraoflorestal 1. Odireitodeexploraoflorestalextinguesepor: o o o o o Caducidade Mtuoacordo Renncia Rescisounilateraldocontratodeconcesso Expropriaoporutilidadepblica.

2. O contrato de concesso do direito de explorao florestal pode ser rescindido unilateralmente pelo concedente ou pelo concessionrio nos seguintescasos:

63

o Abusodedireito o Noexercciododireitoporperodosuperioraumano,salvoem casodeforamaior o Incumprimento do contrato ou da legislao aplicvel exploraoflorestal o Alteraodecircunstnciasquemodifiquedemodosubstancialo equilbrio econmicofinanceiro do contrato se o concedente e o concessionrionochegaremaacordosobreasuaalterao o Comprovadoriscodeextinoounorenovaosustentveldas espciesaqueserefereodireito o Comprovado perigo para a sade humana ou para os ecossistemasflorestaisemresultadodaexploraoflorestal. 3. Em caso de expropriao por utilidade pblica, o titular do direito de exploraotemdireitoaindemnizaojusta. 4. No caso de resciso do contrato de concesso com os fundamentos previstos nas alneas e) e f) do nmero 2 deste artigo e se no for possvelalterarascondiescontratuais,atribudaaotitulardodireito de exploraoextintonova concessonoutra rea, ourelativa a outras quantidades ou outras espcies, se tal for possvel nos termos das medidasdeordenamentoflorestaledoterritrioemvigor. 5. No caso de no ser possvel dar cumprimento ao disposto no nmero anterior, o titular do direito de exploraotem preferncia na atribuio do direito de explorao florestal quando as medidas de ordenamento assim o permitirem e/ou concesso de incentivos para reconverso dassuasactividades. Artigo99 Aquisiodenovosdireitosdeexploraoflorestal O direito de explorao florestal pode ser concedido para novas reas por novo contrato de concesso desde que o titular do direito faa prova da exploraoflorestalefectivanombitodaconcessoemvigor,nostermosque vieremaserdefinidosemregulamento.

Artigo100 Sobreposiodedireitos 1. A titularidade do direito de explorao florestal no implica a aquisio dequaisquerdireitossobreoutrosrecursosnaturais,salvonocasodos direitosacessriosreferidosnoartigo93.

64

2. A atribuio do direito de explorao florestal numa dada rea no impede o exerccio de direitos igualmente vlidos, anteriores ou posteriores,deterceirossobrerecursosnaturaisdamesmarea. 3. O direito de explorao florestal deve ser exercido com respeito dos direitos de terceiros relativos a recursos naturais existentes dentro da rea de explorao, em especial de acesso de comunidades locais a recursosnaturaisquenoestejamabrangidospelodireitodeexplorao florestal. 4. No caso deincompatibilidade no exerccio dos diferentesdireitossobre recursosnaturais,cabeaoGovernodecidirquaisosdireitosquedevem prevalecer e em que condies, sem prejuzo das indemnizaes que sejamdevidasaostitularesdodireitospreteridos.

SecoII Daexploraoflorestalemterrenosdodomnioconsuetudinrio Artigo101 Direitodeexploraoflorestalcomunitria 1. As comunidades rurais podem ser titulares do direito colectivo de exploraoflorestaldosrecursosflorestaisdodomniopblicosobreos quaistmdireitosdeusoefruionostermosdosartigos11e86da presentelei. 2. O direito de explorao florestal referido no nmero anterior integra os direitosprevistosnosartigos92e93dapresenteleie,ainda: 3. O direito a assistncia tcnica do Estado no que respeita gesto sustentvel do recurso, incluindo para elaborao do plano de explorao a que se refere o artigo 103 e na celebrao de contratos comcompradoresdosprodutosflorestais 4. O direito de acesso ao crdito em condies bonificadas a serem definidasemregulamento. 5. A atribuio, pela comunidade, de direitos de explorao de recursos florestais sob uso e fruio comunitrios, s famlias ou a membros singulares da comunidade rural, fazse nos termos do direito consuetudinriodacomunidadeemcausa.

65

Artigo102 Obrigaesdascomunidadesrurais 1. As comunidades rurais que se dediquem explorao florestal tm as seguintesobrigaes: o Ocumprimentodalegislaoemvigor,emespecialdodispostona presente lei e seus regulamentos, na legislao sobre guas e ordenamentodoterritrio,bemcomodascondiesconstantesdo planodeexplorao o O respeito pelos direitos de terceiros, em especial de titulares de outros direitos sobre recursos naturais, designadamente quanto a servides de guas e de passagem e s servides mineiras existentes o O cumprimento do plano de explorao florestal, nos termos previstosnoartigo103dapresenteleienosseusregulamentos o Arealizaodorepovoamentoflorestal,seforcasodisso o Oaproveitamentodosdesperdciosnapercentagemquevieraser definidanoplanodeexplorao o A aplicao dos mtodos e processos de colheita ou corte e de repovoamento constantes das normas tcnicas que venham a ser adoptadas o O cumprimento das normas de segurana e higiene gerais e especficasdaexploraoflorestal o Aprestaodeinformaes,emespecialaosextensionistasrurais e aos fiscais florestais, necessrias ao acompanhamento e avaliao do estado dos recursos, bem como de outras exigidas porlei o AsujeiofiscalizaodoEstado. 2. Acomunidadequerealizeexploraoflorestal,deveafectarpelomenos 25 por cento dos lucros resultantes dessa explorao realizao de fins de interesse colectivo da comunidade em causa, em especial os relacionados com a educao, formao profissional, sade e saneamento.

Artigo103 Planodeexplorao 1. Ascomunidadesruraisquerealizemexploraoflorestaldevemcumprir um plano de explorao, cujo modelo lhes ser facultado pelos extensionistasrurais. 2. O plano de explorao referido no nmero anterior consta de modelo aprovado por decreto executivo do Ministro que superintende o sector florestal.

66

3. O plano de explorao deve incluir o repovoamento florestal que, em cadacaso,sejaconsideradonecessrio. 4. O plano de explorao deve ser aprovado pela comunidade de acordo com as normas costumeiras de formao de decises comunitrias em vigornacomunidadeinteressada. 5. Para os efeitos previstos no nmero anterior, deve estar presente o representantedorgocentral,localouautrquicocompetenteafimde prestarinformaessobreomodelodeplanodeexplorao. 6. O plano de explorao deve ser aprovado pelo rgo central, local ou autrquico competente, tendo em considerao os planos territoriais e florestais em vigor e a legislao aplicvel em matria de espcies objectodaexploraoflorestal.

Artigo104 Ttulodeexploraoflorestalcomunitria 1. Ascomunidadesruraisquepretendamdedicarseexploraoflorestal devemcomunicarasuapretensoaorgocentral,localouautrquico competente. 2. Aps a aprovaodo plano deexplorao referidono artigo anterior, o rgo competente emite o ttulo que reconhece o direito de explorao florestalcomunitria. 3. O ttulo de explorao florestal comunitria tem o contedo que vier a serdefinidoemregulamento,devendoincluiremespecial: o A designao da comunidade rural e da comuna em que est sediada o Adescriodareadeexploraoflorestal o Asespciesesubespciesquepodemserexploradas o As quantidades mximas das diferentes espcies que podem ser exploradasanualmente o Asinstalaesdetransformao,seexistirem. 4. Aemissodottulodeexploraoflorestalgratuita.

67

Artigo105 Recusadeemissodottulodeexploraoflorestalcomunitria Orgocentraloulocalcompetentenostermosdonmero6doartigo 103 apenas pode recusar a emisso do ttulo de explorao florestal comunitriacomosseguintesfundamentos: o Quando a comunidade rural no seja titular do direito de domnio til consuetudinrio sobre os terrenos em que se encontram os recursos florestais o Quandooterrenotenhaoutraclassificaonostermosdoordenamento doterritrio o Quando a explorao florestal pretendida se referir a espcies raras, emextinoouameaadasdeextino o Quandoresultedoordenamentoflorestalnosersustentvelacolheita oucortedasespciesounasquantidades,ouaexploraocomusode mtodos e tcnicas ou na rea pretendida, em especial tendo em considerao os limites de quantidades mximas que podem ser exploradasnostermosdosplanosflorestais o Quando da explorao florestal resultem comprovados riscos para a sadehumanaouparaosecossistemasdareapretendida. Artigo106 Registododireitodeexploraoflorestalcomunitria Sem prejuzo de outros registos exigidos por lei, o Ministrio que superintende o sector florestal deve proceder ao registo oficioso dos terrenos comunitriossobexploraoflorestal.

Artigo107 IncentivosdoEstadoexploraoflorestalcomunitria O Estado deve promover a explorao florestal comunitria, adoptando em especial os seguintes incentivos para as comunidades rurais que se dediquemexploraoflorestalsustentvel: o Assistnciatcnica,emespecialnosdomniosdaelaboraodeplanos de explorao florestal e de repovoamento, da organizao da contabilidade das unidades de explorao, do acesso ao crdito e da comercializaodeprodutosflorestais o Prestaodeformaoprofissional o Prestao das informaes necessrias, em especial sobre legislao aplicvelexploraoflorestal,mercadosepreos o Apoiocomercializaodeprodutosflorestais

68

o Concesso de subsdios ou crdito bonificado para aquisio de equipamentosemateriaisnecessriosexploraoflorestal.

Artigo108 Parceriasdecomunidadescomoutrosparticularesparaexplorao florestal 2. As comunidades podem estabelecer parcerias com entidades pblicas, privadasoucooperativasparaaexploraoflorestalcomunitria. 3. Asparceriasreferidasnoartigoanteriorconstarodecontratocelebrado entre a comunidade rural interessada e os seus parceiros, nos termos quevieremaserdefinidosemregulamento. 4. Os contratos referidos neste artigo devem ser aprovados pelas comunidadesqueoscelebramdeacordocomasregrascostumeirasde formao de decises comunitrias em vigor na comunidade interessada. 5. Orepresentantedorgocentral,localouautrquicocompetentedeve estar presente no acto de aprovao do contrato referido no nmero anterior,paraprestaodeinformaessobreocontratoemcausa. 6. Ocontratoreferidononmeroanteriorestsujeitoaaprovaodorgo central,localouautrquicocompetente. Artigo109 Resoluodelitgios 1. OsconflitosentrecomunidadesruraiseoMinistrioquesuperintendeo sectorflorestalemmatriadecontedodoplanodeexploraoflorestal, de emisso do ttulo de explorao florestal comunitria ou de aprovao dos contratos de parceria referidos no artigo anterior so resolvidosnostermosdosartigos77a81daLeideTerras. 2. Osconflitosentremembrosdacomunidaderuralrelativosexplorao florestalsoresolvidosnostermosdoartigo82daLeideTerras.

69

CaptuloVI Dasflorestasdeplantao

Artigo110 Finalidadeseprincpios

1. Para alm das finalidades previstas no artigo 53, as florestas de plantaovisam: o A conservao de manchas florestais, a recuperao de reas degradadaseopovoamentoerepovoamentoflorestaispara,em especial, o combate desertificao e seca, e a realizao de actividadestursticas,deinvestigaoedeeducaoeformao Aexploraoflorestalparafinsindustriaiseenergticos.

2. A realizao de actividades relativas a florestas de plantao obedece aosprincpiosestabelecidosnoartigo54. 3. Aactividadedeplantaodeflorestasbeneficiadeincentivosespeciais, aseremdefinidospordiplomaprprio,doqualconstaroemespecial: o o o o ApreferncianaconcessodedireitosfundiriosprevistosnaLei deTerras,semprejuzodoestabelecidonosplanosterritoriais Apreferncianaconcessodedireitosdeusoprivativodeguas, semprejuzodosusoscomuns Aisenodepagamentodetaxasdeexploraoflorestal Os incentivos fiscais e outros incentivos previstos na legislao deinvestimentoprivado. Artigo111 Plantaesflorestais Todas as pessoas singulares ou colectivas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, pblicas, mistas, privadas ou cooperativas, em especial as comunidadeslocaisoururaiseassociaes,podemexercerasactividadesde plantaoflorestalnostermosdapresenteleieseusregulamentosdesdeque sejamtitularesdedireitosfundiriossobreosterrenosondepretendemexercer actividades.

70

Artigo112 Direitoseobrigaesdotitularesdeflorestasdeplantao Semprejuzodoregimedetitularidadededireitossobresolos,emespecial direitosfundirios,ostitularesdeflorestasdeplantaotmodireitode propriedade dosrecursos florestais plantados e osdireitos previstos no artigo9. No caso de florestas de explorao, os seus titulares tm ainda os seguintesdireitosacessrios:

o A comercializao, incluindo exportao, dos produtos florestais obtidosnombitodassuasactividades o A transformao e comercializao dos produtos florestais obtidosnombitodaexploraoflorestal o O uso dos terrenos necessrios explorao florestal e a instalaescomelarelacionadas o Ousodasguasnecessriasexploraoflorestal o O direito de abertura de vias de acesso rea da explorao florestal o Odireitodeedificaodasinstalaesnecessriasexplorao florestal o O direito de constituir as servides de guas e de passagem necessriasaoexercciododireitodeexploraoflorestal o Odireitodeacessoinformaosobrearea,sobreosrecursos florestais e faunsticos nela existentes e sobre as exigncias da gestosustentveldessesrecursosqueseencontrenaposseda AdministraoPblica. 3. Os titulares de florestas de plantao tm as obrigaes previstas no nmero4doartigo9enoartigo94. Artigo113 Plantaesflorestaisdeconservao Paraefeitosdeverificaodacompatibilidadedaactividadecomosplanos de ordenamento florestal e do territrio, as pessoas interessadas em estabelecer plantaes florestais de conservao devem requerer, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento, ao Ministrio que superintende o sector florestal, que lhes seja passado o certificado de florestadeplantaoparafinsdeconservao. Caso a realizao da actividade seja compatvel com os planos de ordenamento florestal e do territrio, o Ministrio que superintende o sectorflorestaldeveemitirocertificadoreferidononmeroanterior.

71

Ocontedodecertificadodeflorestadeplantaoparafinsdeconservao definidoemregulamento.

Artigo114 Plantaesflorestaisdeexplorao As pessoas singulares ou colectivas interessadas em estabelecer plantaesflorestaisdeexploraodevemrequereraorgocentral,localou autrquico competente que lhes seja emitido o certificado de floresta de plantaoparafinsdeexplorao. O pedido referido no nmero anterior deve ser acompanhado pelos seguintesdocumentos: o o o o o o o Adescriodarea A discriminao das espcies e subespcies que pretendem cultivar Oestudodeviabilidadetcnicoeconmica Oplanodeexplorao O estudo deimpacto ambientalno caso deprojectos para reas superioresa100hectares Provadetitularidadededireitosfundirios,seforcasodisso Plano de edificao de instalaes de produo e de transformao.

3. Nos termos a definir em regulamento, as pequenas e micro empresas, emespecialcomunitriasefamiliares,estoisentasdaapresentaodo estudodeviabilidadenocasodeplantaesemreasinferioresa1000 hectares. 4. Orgocompetenteverificaacompatibilidadedaexploraodefloresta de plantao com os planos florestais e territoriais, bem como com a legislaosobreespciesflorestaise,ainda,seasinstalaesprevistas obedecemaosrequisitoslegais. 5. Nocasodepreenchimentodosrequisitosreferidosnonmeroanterior,o rgocompetentedeveemitirocertificadodeexploraodeflorestade plantao.

72

Artigo115 Vistoriadeinstalaes 1. Terminadas as obras de construo de instalaes destinadas explorao de floresta de plantao, deve ser efectuada vistoria das instalaes pelo Ministrio que superintende o sector florestal e pelo Ministrio que superintende o sector industrial, no prazo de trinta dias contadosapartirdadatadopedidoderealizaodevistoria. 2. Avistoriadestinaseapenasaverificarseasinstalaesobedecemaos requisitosprevistosnalegislaoaplicvel. 3. Seresultardavistoriaanecessidadedeefectuarqualqueralteraonas instalaes, quando esta estiver executada deve ser efectuada nova vistoria. 4. Quando se concluir das vistorias referidas neste artigo que as instalaesobedecemaosrequisitoslegais,estaspodemcomearaser utilizadas. Artigo116 Registodasflorestasdeplantaodeexplorao Semprejuzodeoutrosregistosquesemostremdevidos,asflorestasde plantaodeconservaoedeexploraoestosujeitasaregistonostermos quevieremaserdefinidosemregulamento.

Artigo117 Polgonosflorestais 1. Para os efeitos previstos nesta lei, polgono florestal uma floresta de plantaododomniopblico,geridapeloMinistrioquesuperintendeo sector florestal ou pelo rgo autrquico competente e que se destina, em especial, ao estabelecimento de cortinas de proteco e de zonas verdes, fixao de dunas e ao abastecimento de indstrias e da populao,designadamenteemcombustveislenhosos. 2. O Governo deve promover a criao e assegurar a manuteno de polgonos florestais para fins de produo de carvo, recuperao de solos, combate desertificao e melhoria da qualidade de vida dos habitantesdazonaemqueseencontraopolgono. 3. Os polgonos florestais so criados por decreto executivo conjunto do Ministro que superintende o sector florestal e do Ministro que superintendeoordenamentodoterritrio.

73

4. Os polgonos florestais podem estar sob gesto da Administrao central ou local do Estado ou da administrao autrquica, nos termos quevieremaserdefinidosemregulamento. 5. OsrgoscentraisoulocaisdaAdministraodoEstadoouosrgos autrquicosinteressadosemcriarpolgonosflorestaisdevemapresentar o respectivo projecto ao Ministrio que superintende o sector florestal, para verificao do cumprimento das normas tcnicas aplicveis e realizaodeavaliaodeimpactoambiental,seforcasodisso. Artigo118 Cessodaexploraodepolgonos 1. Os rgos da Administrao central ou local do Estado ou autrquicos que administram polgonos florestais podem ceder a explorao de polgonosapessoassingularesoucolectivas,nacionaisestrangeirasou internacionais, mediante contrato de cesso de explorao nos termos quevieremaserdefinidosemregulamento. 2. Nacessodeexploraodepolgonosflorestaisdadapreferncias pessoas com residncia ou sede no municpio em que se encontra o polgono.

CaptuloVII Docomrciodeprodutosflorestais

Artigo119 Certificadodeorigem Todos os produtos florestais provenientes de concesses, de exploraes comunitrias ou de plantaes florestais so identificados por documentocomprovativo,nostermosadefiniremregulamento,deque provmdeexploraoflorestallegal. O certificado de origem referido no nmero anterior emitido pelo concessionrio, ou pelo representante da comunidade interessada ou pelo titular da plantao florestal e visado pelo agente de fiscalizao florestaldalocalidademaisprxima. Nenhumprodutoflorestalpodecircularparaforadareadaconcessode explorao florestal, ou do terreno comunitrio sobre explorao ou da plantaodeexploraoflorestalsemorespectivocertificadodeorigem.

74

O certificado de origem tem o contedo que vier a ser definido em regulamento,devendoindicaremespecial: Onomeoufirmadoproprietriodoprodutoflorestal Asespciesaquesereferemosprodutosflorestais Asquantidadesdosprodutosflorestaisindicadosnocertificado. O certificado de origem dos produtos florestais destinados a exportao deveobedecer,nostermosquevieremaserdefinidosemregulamento, sespecificaesconstantesdosinstrumentosinternacionaisaplicveis. A incluso no certificado de origem de informaes incorrectas constitui crimedefalsasdeclaraespunvelnostermosdalegislaoemvigor. Artigo120 Obrigatoriedadedeexibiodecertificado Os transportadores e vendedores de produtos florestais devem exibir o certificadodeorigemdosprodutosflorestaissemprequetallhessejasolicitado pelasautoridadesflorestais,policiaisouaduaneirasoupeloscompradores. As empresas que, directa ou indirectamente, utilizem produtos florestais, em especial as empresas de venda ou transformao de produtos florestais, devem conservar em arquivo cpia dos certificados de origem dos produtos florestaisqueadquirem. As empresas referidas no nmero anterior devem apresentar as cpias dos certificados de origem s autoridades competentes sempre que tal lhes seja solicitadonostermosdalegislaoemvigor. Spermitidaaexportaodeprodutosflorestaismedianteaapresentaodo certificadodeorigemdoprodutoflorestal.

Artigo121 Comrcioilegaldeprodutosflorestais 1. proibida a venda, ou exibio para venda, armazenamento e transporte de produtos florestais que no sejam provenientes de concesses, de terrenos sob explorao comunitria ou de plantaes florestaisconstitudasnostermosdestaleieseusregulamentos.

75

2. OMinistrioquesuperintendeosectorflorestalpodeautorizaravenda, armazenamento e transporte das quantidades de produtos florestais parafinsenergticosoudeconstruoquevenhamaserdefinidasem regulamento em localidades em que no existam rgos da AdministraolocaldoEstadooucomrcioorganizado.

TtuloIII DaGestoeUsoSustentveldaFaunaSelvagem

CaptuloI Disposiesgerais

SecoI Disposiesgerais Artigo122 Finalidadeseprincpios 1. So objectivos da gesto sustentvel da fauna selvagem os previstos nosartigos13e53dapresentelei. 2. Agestodosrecursosfaunsticosobedeceaosprincpiosprevistosnos artigos5e54,comasnecessriasadaptaes. Artigo123 ObrigaesdoEstado SoobrigaesdoGovernonodomniodosrecursosfaunsticos: o Assegurar o uso sustentvel e a gesto integrada dos recursos faunsticos o Adoptar e assegurar a aplicao de legislao sobre caa e sobre o comrciodeprodutosdacaa o Assegurar a adopo de medidas de ordenamento faunstico e das medidasdeordenamentoflorestaledoterritriocomelasrelacionadas egarantirasuaexecuo o Aprovarosplanosfaunsticosnacionais o Assegurar que seja realizada a inventariao e classificao do patrimnio faunstico e gentico e a avaliao peridica do estado destesrecursos o Asseguraradefiniodasespciesdafaunaselvagemquepodemser caadasemcadaperodo o Prevenir os riscos de a sustentabilidade dos recursos faunsticos e da sua diversidade biolgica ser prejudicada por excesso de caa ou por degradaodehabitats

76

o Adoptar as medidas de incentivo criao de fazendas de pecuarizaocomvistaacontribuirparaorepovoamentofaunsticoea gestosustentveldosrecursosfaunsticos o Assegurar a coordenao institucional, em especial no que respeita compatibilidadedasmedidasdegestoderecursosfaunsticoscomas medidas de ordenamento do territrio e florestal e de gesto de recursos hdricos, bem como com o exerccio de actividades econmicascomimpactosnasustentabilidadedosrecursos o Assegurar o financiamento do sistema de conservao e gesto de faunaselvagem o Assegurar a participao dos cidados na preparao das decises sobrefaunaselvagem o Assegurar a fiscalizao das actividades econmicas relativas a recursosfaunsticos o AsseguraracooperaocomoutrosEstadosnaprotecodosrecursos faunsticos,emespecialnoquerespeitagestoconjuntaderecursos partilhados, conservao de espcies migratrias e compatibilizao das medidas de conservao e ordenamento a nvel nacionalcomasmedidastomadasporoutrosEstadosouorganizaes subregionais,regionaise/oumundiais o AsseguraracooperaocomoutrosEstadosnapreveno,fiscalizao erepressodoactividadesilcitasrelativasaosrecursosfaunsticos,em especialotrficoilegaldeespciesprotegidas. Artigo124 Dosrecursosfaunsticospartilhados O Governo deve assegurar a cooperao com os pases limtrofes na gesto de recursos faunsticos e seus habitats partilhados e na preveno, fiscalizao e represso de actividades ilcitas, em especial de caa e de comrcioilegal,nostermosdalegislaodospasesinteressados.

Artigo125 Dasespciesmigratrias O Estado deve assegurar a conservao das espcies migratrias da faunaselvagemterrestreedehabitatsadequadosnassuasrotasdemigrao, nostermosestabelecidosnosplanosdeordenamentofaunstico.

77

Artigo126 Ordenamentofaunstico O uso e gesto dos recursos faunsticos, incluindo a concesso ou reconhecimento de direitos sobre recursos do domnio pblico, devem obedecer ao que vier estabelecido nas medidas de ordenamento faunstico previstas na presente lei e seus regulamentos e na legislao sobre ordenamentodoterritrio. Artigo127 Regimesdeautorizaoprvia Arealizaodeactividadeseconmicasrelativasarecursosfaunsticos, em especial a caa, est sujeita a controlo pelosorganismos competentes do Estado segundo regimes de contrato de concesso, declarao prvia e licena de exerccio de actividades, nos termos definidos nesta lei e seus regulamentos. Artigo128 Avaliaodeimpacteambiental Nocasodeprojectosquetenhamimplicaessignificativasnasustentabilidade dos recursos faunsticos, nos seus habitats ou na sua diversidade biolgica, bem como nos interesses das comunidades locais, no sero celebrados os contratos ou emitidas as autorizaes previstos nesta lei sem que seja previamente realizada, pelo organismo competente do Estado, avaliao de impacto ambiental nos termos da legislao em vigor e desta lei e seus regulamentos. O disposto no nmero anterior ainda aplicvel a projectos de grande dimenso relativos a coutadas e fazendas de pecuarizao, nos termos a definiremregulamento.

Artigo129 Sistemasderegistodedireitossobrerecursosfaunsticos OMinistrioquesuperintendeosectorflorestaldeveorganizaroregisto dosdireitossobrerecursosfaunsticos,queroregistodosdireitosdecaaquer dosdireitosexploraodecoutadasoudefazendasdepecuarizao.

78

SecoII Doordenamentofaunstico

Artigo130 Finalidadesdoordenamento O ordenamento faunstico visa a prossecuo das finalidades e a realizao dos princpios estabelecidos na presente lei e seus regulamentos, emespecialaconservaoeusosustentveldosrecursosfaunsticos. Artigo131 Princpiosdoordenamentofaunstico O ordenamento faunstico regese pelos princpios estabelecidos nos artigos5e54dapresentelei.

Artigo132 Medidasdeordenamentofaunstico Somedidasdeordenamentofaunstico: o Aclassificaodasespciesnostermosdosartigos7,15a19eno nmero3doartigo137 o A elaborao e execuo de planos faunsticos nacionais e de planos de gesto por espcies da fauna selvagem, incluindo espcies migratrias,eporecossistemasterrestres o A elaborao e execuo de planos de repovoamento faunstico e de desenvolvimentodecoutadasefazendasdepecuarizao o A elaborao das listas dos ecossistemas e espcies terrestres em extino, ameaados de extino ou vulnerveis e elaborao e execuodasmedidasnecessriassuaregenerao o Adeterminaodosperodosdedefeso o A determinao das quantidades anuais das diferentes espcies e subespciesderecursosfaunsticosquepodemserobjectodecaaea suadesagregaoporprovncias,tiposdecaaequotasdetitularesde direitosdecaa o A definio dos tamanhos, sexo e idade das diferentes espcies que podemsercaadas o A definio dos mtodos e tecnologias a serem utilizados nas actividadesrelativasarecursosfaunsticos,emespecialnacaa o Adefiniodezonasdecaa o O licenciamento das actividades e a concesso oureconhecimento de direitosrelacionadoscomusosderecursosfaunsticos

79

o As medidas de incentivo s actividades de povoamento e repovoamento faunsticos, bem como de conservao ex situ de recursosfaunsticos o As medidas de incentivo s empresas angolanas que se dediquem exploraofaunsticasustentveleprossecuodeoutrosobjectivos previstosnapresentelei o Os planos de emergncia para fazer face a situaes imprevistas que ponham em perigo a fauna selvagem, em especial de combate a incndiosflorestais o A promoo da formao profissional dos diversos intervenientes nas actividadesrelativasarecursosfaunsticos o Adefinioderegrasdeseguranaehigienenotrabalhoespecficasdo sectorfaunstico o Oacompanhamentoeavaliaodoestadodosrecursosfaunsticos o Asmedidasdeinvestigaocientficadebaseeaplicadasobreafauna selvagemeseusecossistemas o A promoo de formas de concertao social, em especial com os caadores e empresas que se dediquem a actividades de aproveitamento de recursos faunsticos, com as associaes profissionais e de defesa do ambiente interessadas, bem como as organizaes comunitrias, com vista a assegurar a realizao dos objectivosdoordenamento. Artigo133 Planosfaunsticos Os planos faunsticos so parte integrante dos planos florestais e obedecem ao disposto nos artigos 67 e seguintes, com as necessrias adaptaes.

Artigo134 Contedodosplanosfaunsticos Os planos faunsticos tm o contedo que vier a ser definido em regulamento. O contedo e execuo do plano de explorao faunstica a que se refereonmero7doartigo67,bemcomo ocontedodorespectivorelatrio de execuo anual, obedecem s normas que vierem a ser definidas em regulamento.

80

SecoIII Dosdireitosdeusodosrecursosfaunsticos Artigo135 Finalidadesdousoderecursosfaunsticos Ousodosrecursosfaunsticostem,paraalmdosobjectivosdefinidosnos artigo13e53,osseguintesobjectivosespecficos: o Contribuirparaaseguranaalimentaraparaasatisfao denecessidadesbsicasdoscidados o Contribuirparaodesenvolvimentoeconmicoesocialdo Pas, em especial das zonas rurais, pela gerao de empregoederendimentos o Assegurar a utilizao ptima e sustentveldos recursos faunsticos. Os recursos faunsticos do domnio pblico podem ser utilizados para os seguintesfins: o o o o o Subsistncia Investigaocientfica Exploraofaunstica Turismoerecreao Preveno e controlo de doenas por razes de sade pblica humanaouanimal.

3. Aexploraodosrecursosfaunsticosreferese,emespecial,a: o Turismoecolgico o Turismocinegtico, o Pecuarizao de animais selvagens para fins de venda de carne, detrofusetursticos. Artigo136 Tiposdeturismoecolgicoecinegtico 1. Considerase turismo ecolgico o que visa a observao, fotografia ou filmagemdeanimaisselvagensnosseushabitatsnaturaisouossafaris decaminhadas. 2. Consideraseturismocinegticooquevisaacaadeanimaisselvagens comfinsrecreativos,desportivosedeexploraofaunstica. 3. Oturismoecolgicoecinegticotemlugarem: o Coutadas

81

o Fazendasdepecuarizao o reasdeconservao o Emzonasdecaanoprevistasnasalneasanteriores. Artigo137 1. Paraefeitosdeaproveitamentoderecursosfaunsticos,acaapodeser: o o o o Desubsistncia Desportivaerecreativa Deinvestigao Especializada.

2. Relativamenteaotipodeanimaisobjectodacaa,estapodeser: o o Caagrossa Caamida.

3. O Ministro que superintende o sector florestal e o Ministro que superintende a poltica ambiental aprovam, por decreto executivo conjunto, as listas das espcies que integram os dois tipos de caa referidosnonmeroanterior. 4. Quanto ao local onde realizada, a caa pode ter lugar apenas em terrenosruraise,nestes: o o o o o o Terrenosruraisdodomniopblico Terrenoscomunitrios Terrenosruraissobconcessodedireitosfundiriosparadiversos fins Terrenosprivados Coutadas Fazendasdepecuarizao.

5. AcaaemreasdeconservaoreguladanoTtuloIVdestalei. 6. Cabe ao Ministro que superintende o sector florestal e ao Ministro que superintende a poltica ambiental definirem, por decreto executivo, as zonas de caa, se tal for considerado necessrio em termos de ordenamentofaunstico.

Artigo138 Direitosdeusoderecursosfaunsticos Osdireitosdeusoderecursosfaunsticossoosseguintes:

82

o o o o o o o

Direitodecaadesubsistncia Direitodecaadesportivaerecreativa Direitodecaadeinvestigao Direitodecaaespecializada Direitodeexploraodecoutadas Direitodeexploraodefazendasdepecuarizao Direitodeexercciodeactividadesdeturismoecolgicooucinegtico. Artigo139 Direitosdecaa

1. Os direitos de caa incluem os direitos de perseguio de animais feridos, a captura e abate de recursos faunsticos, bem como a propriedade dos recursos, ou suas partes, capturados ou abatidos nos termosprevistosnestaleieseusregulamentos. 2. Para alm das obrigaes previstas no Ttulo I desta lei, o titular de direitosdecaatemasseguintesobrigaesespecficas: o Apenascaarosanimaisconstantesdalicenadecaa,seforcaso disso,eforadaszonasreferidasnoartigo167 o Tentar, por todos os meios, abater os animais que tenha ferido, em especial os que pertenam a espcies potencialmente perigosas paravidaesadehumanas o Absterse de causar danos a espcies no includas na licena de caaouaosseushabitats o Realizar o aproveitamento ptimo dos produtos da caa obtidos, devendodistribuirpeloshabitantesdalocalidadeemqueserealizaa caaacarnequenosejaconsumidaporsi,pelosseusauxiliaresou acompanhantes,ouquenosedestineavenda o No comercializar carne fresca ou seca salvo, nos casos e nas condies previstas nesta lei e seus regulamentos e na legislao sanitriaemvigor o Registardiariamenteosanimaisabatidos,salvonocasodecaade subsistncia o Estar munido da respectiva licena no acto de caa e exibila s autoridadescompetentesquandotallhesejasolicitado o Pagar as taxas de caa relativas s diferentes espcies e quantidadesconcedidas,seforcasodisso o Abater, ou colaborar no abate de, animais selvagens em defesa de quaisquerpessoassingularescontraataquesactuaisoueminentes o Colaborar nas actividades de acompanhamento e avaliao do estado de recursos, em especial fornecendo ao Ministrio que superintendeosectorflorestalosrelatriosdeexecuodoplanode exploraofaunstico,seforcasodisso

83

o Colaborar na fiscalizao da caa, participando s autoridades competentes as infraces, em especial de caa, de que tenha conhecimento. 3. Ostitularesdedireitossobreterrenosondeserefugieanimalferidoso obrigados a facilitar a entrada do caador no terreno para os fins previstos na alnea b) do nmero anterior e, no caso de o animal se encontrarmorto,afazerasuaentregaaocaador. 4. O disposto no nmero 1 deste artigo no aplicvel aos recursos genticosdafaunaselvagemterrestrequeseregemporleiespecial. Artigo140 Direitodecaadesubsistncia 1. Aspessoassingularestm,nalocalidadedasuaresidncia,odireitode caadesubsistnciadosrecursosfaunsticos. 2. O direitode caa de subsistnciaintegra ouso derecursosfaunsticos nos terrenos rurais para fins alimentares, de vesturio, medicinais, e culturais. 3. Odireitodecaadesubsistnciatemporobjectoapenasacaamida. 4. Quandooordenamentofaunsticoopermita,podeserautorizadaacaa de subsistncia de espcies de caa grossa apenas no caso de comunidades rurais cujos meios de subsistncia se baseiem na caa e recoleco. 5. Odireitodecaadesubsistnciaconstituise mediantearealizaoda caareferidanosnmerosanteriores. 6. Sem prejuzo das disposies relativas ao ordenamento florestal e faunsticoeaoregimedereasdeconservao,oexercciodedireitos decaadesubsistncianoestsujeitoaqualquerautorizaoprviae gratuito. 7. Os titulares do direito de caa de subsistncia esto sujeitos s obrigaesprevistasnonmero3doartigo10,nonmero2doartigo 139 e no artigo 167, devendo em especial cumprir as normas sobre protecodeespcies,ecossistemasediversidadebiolgica.

84

Artigo141 Direitodecaaedeexploraoemterrenoscomunitrios 1. O direito de uso e fruio comunitrio, estabelecido no nmero 1 do artigo 11, das comunidades rurais titulares do domnio til consuetudinrionostermosdaLeideTerras,inclui: o O direito de caa de subsistncia dos membros da comunidade em causa, nos termos definidos nesta lei e seus regulamentos e nas normasconsuetudinriasdacomunidadeemcausa o O direito colectivo de explorao de coutadas e de fazendas de pecuarizaonostermosestabelecidosnestaleieseusregulamentos. 2. O exerccio do direito de explorao de coutadas ou de fazendas de pecuarizao pelas comunidades referidas neste artigo obedece ao dispostononmero3doartigo148enosartigos151eseguintes,157 eseguintese179eseguintes. 3. Osmembrosdascomunidadesprevistasnesteartigotm: o Nocasodecaadesubsistncia,asobrigaesprevistasnonmero7 doartigo140 o No caso de explorao de coutadas ou de fazendas de pecuarizao, asobrigaesprevistasnonmero4doartigo9,nonmero2doartigo 139,noartigo167enoartigo179eseguintes o No caso de caa especializada, as obrigaes previstas no nmero 5 doartigo143. 4. Salvo nos casos de caa grossa das espcies previstas em regulamento,nodevido opagamentodequalquertaxapeloexerccio dosdireitosdedascomunidadesruraisprevistosnesteartigo. 5. Sem prejuzo do disposto no nmero 1 do artigo 163, a caa nos terrenos comunitrios que no se destine subsistncia dos membros dacomunidadeestsujeitaalicenaemitidapelorgocompetente. 6. A explorao de coutadas ou de fazendas de pecuarizao dentro de terrenos comunitrios depende da aprovao de plano de explorao faunstica pelo rgo competente nos termos do nmero 6 do artigo 103.

85

Artigo142 Direitosdecaadesportiva,recreativaedeinvestigao Osdireitosdecaadesportiva,recreativaedeinvestigaoconstituem semediantelicenadecaaemitidanostermosdosartigos179eseguintes. Artigo143 Direitodecaaespecializada O direito de caa especializada compreende o uso de recursos faunsticos nosterrenosruraisparaexercciodaactividadecaadorespecialista,incluindo para fins de prestao de servios tursticos ecolgico e cinegtico e/ou de vendadetrofusedeanimaiscapturados. Osdireitosdecaaespecializadatmocontedoeconstituemsenostermos dosartigos179eseguintes. A caa especializada pode referirse a recursos faunsticos do domnio pblico, do domnio comunitrio ou resultantes explorao de fazendas de pecuarizao. Ostitularesdedireitosdecaaespecializadatmasobrigaesprevistasno nmero4doartigo9,nonmero2doartigo139enoartigo167. Artigo144 Direitodeexploraodecoutadas O direito de explorao de coutadas compreende os direitos de uso e fruioparafinscomerciais,emespecialdeturismocinegticoeecolgico,de recursos faunsticos do domnio pblico bem como dos recursos faunsticos queseencontremnosterrenoscomunitrios.

Artigo145 Direitodeexploraodefazendasdepecuarizao O direito de explorao de fazendas de pecuarizao compreende o direito ao exerccio de actividades de pecuarizao de animais da fauna selvagembemcomodeactividadesdeturismoecolgicoecinegtico.

86

CaptuloII Daexploraoderecursosfaunsticos SecoI Disposiesgerais

Artigo146 Finalidades Para alm das finalidades previstas nos artigos 122 e 135, a explorao derecursosfaunsticosvisa: o Aconservaoeexploraosustentvelderecursosfaunsticos o Aseguranaalimentar o Orepovoamentofaunstico o O desenvolvimento local, em especial pelo desenvolvimento do turismoecolgico. 2. A realizao de actividades de explorao de recursos faunsticos em coutadas e fazendas de pecuarizao obedece aos princpios estabelecidosnosartigos54eaoprevistonosartigos147eseguintes. 3. A realizao de actividades de explorao de recursos faunsticos em coutadasefazendasdepecuarizaobeneficiadeincentivosespeciais, aseremdefinidospordiplomaprprio,doqualconstaroemespecial: o ApreferncianaconcessodedireitosfundiriosprevistosnaLei de Terras, sem prejuzo do previsto nos planos territoriais e florestais o Apreferncianaconcessodedireitosdeusoprivativodeguas, semprejuzodosusoscomuns o Os incentivos fiscais e outros incentivos previstos na legislao sobreinvestimentoprivado.

87

SecoIDascoutadas

Artigo147 Tiposdecoutadas 1.Ascoutadassoterrenosruraisdodomniopblicoouterrenoscomunitrios onde se realizam actividades de explorao de recursos faunsticos para turismocinegticoeecolgico,emespecialmediantecaalimitadaspessoas singulares que obtenham autorizao do titular do direito de explorao de coutada para caa nos termos da respectiva licena de caa e do plano de exploraofaunsticadacoutada. 2.Ascoutadasemterrenosdodomniopblicopodemser: Pblicas,seforemadministradasporpessoascolectivaspblicas Privadas, se estiverem sob concesso a pessoas singulares ou a pessoas colectivasprivadasoucooperativas Comunitrias, se forem administradas por comunidades rurais titulares do domniotilconsuetudinrio. 3. As coutadas pblicas so criadas mediante decreto executivo conjunto do Ministro que superintende o sector florestal e do Ministro que superintende a polticaambiental,nostermosquevieremaserdefinidosemregulamento. 4.Ascoutadasprivadassoconcedidasnostermosdoartigo150eseguintes. 5.Ascoutadascomunitriassoautorizadasnostermosdoartigo151.

Artigo148 Gestodecoutadas 1. A criao de coutadas obedece aos planos territoriais, florestais e faunsticos. 2. O direito de explorao de coutadas privadas apenas pode ser concedido aps aprovao, pelo rgo competente, do plano de explorao faunstica apresentadopelosinteressados. 3. As coutadas comunitrias apenas podem ser criadas pelos interessados aps aprovao, pelo rgo competente, do plano de explorao faunstica apresentadopelosinteressados.

88

Artigo149 Coutadaspblicas 1. As coutadas pblicas visam o desenvolvimento local, em especial do turismo,bemcomoorepovoamentofaunstico. 2.Ascoutadaspblicaspodemseradministradaspor: Por rgos da Administrao central ou local do Estado,ou da Administrao autrquica, nos termos definidos no seu diploma de criao e no plano de exploraofaunstica Por instituto pblico especializado na gesto de recursos florestais e faunsticos, do qual constituiro um centro de custos e receitas, nos termos definidosnoseudiplomadecriaoenoplanodeexploraofaunstica. 3. Os rgos da Administrao central ou local, bem como os rgos autrquicos, podem propor ao Ministrio que superintende o sector florestal a criaodecoutadaspblicasmunicipaisouprovinciais,nostermosquevierem aserdefinidosemregulamento. 4.OsrgosdoEstadoquetutelamouadministramcoutadaspblicaspodem ceder a explorao de uma coutada a pessoas singulares ou colectivas angolanas, estrangeiras ou internacionais, dotadas de capacidade adequada para a gesto da coutada, mediante contrato de cesso de explorao nos termosquevieremaserdefinidosemregulamento. 5.Acessodaexploraodecoutadadeveserobjectodeconcursopblico. 6. Na cesso de explorao referida no nmero anterior tm preferncia as pessoassingularescomresidnciaoucolectivacomsedenomunicpioemque seencontraacoutada. Artigo150 Coutadasprivadas 1. Podem ser titulares do direito de explorao de coutada as pessoas singulares ou colectivas angolanas que demonstrem capacidade adequada paraotipodeexploraoquesepropemrealizar. 2. As pessoas singulares ou colectivas estrangeiras ou internacionais que pretendam exercer actividades de explorao de coutada apenas o podem fazeremassociaocompessoasangolanas. 3. Tm direito de preferncia na concesso do direito de explorao de coutada:

89

o As pessoas singulares residente e colectivas com sede na localidadeondesesituaacoutada o As pessoas que comprovem possuir instalaes tursticas no municpioouprovnciaondesesituaacoutada o As pessoas que se proponham realizar a explorao de coutada em zonas definidas como prioritrias para o repovoamento faunstico ou para o turismo ecolgico ou cinegtico ou, ainda, paraodesenvolvimentoeconmicoesocial o As pessoas que se proponham construir instalaes tursticas dentrodareadacoutada. 4. No caso de concesso do direito de explorao de coutada para reas superioresa1000hectares,odireitodeexploraoapenasserconcedidos pessoas singulares ou colectivas quepossuam ou se proponham construiras instalaesadequadas. 5. A concesso do direito de explorao de coutada, incluindo as matrias relativaaocontratodeconcesso,suadurao,alteraodecondiesda concessoeextinododireito,obedeceaodispostonestasecoe,comas necessrias adaptaes, nos artigos 91 a 100,139e 167,nos termos que vieremaserdefinidosemregulamento. Artigo151 Coutadascomunitrias O exerccio de actividades de explorao de coutadas comunitrias obedece,comasnecessriasadaptaes,aodispostonosartigos101a109, 139, 141 e 167 e nesta seco, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento. Artigo152 Direitodeexploraodecoutadas Os titulares de direitos de explorao de coutadas privadas e comunitriastmosseguintesdireitos: o O direito ao exerccio da actividade de turismo ecolgico e cinegtico mediante explorao de coutada, de acordo com o planodeexploraofaunsticaaprovadopelorgoconcedente o O direito de propriedade dos recursos faunsticos abatidos ou capturados,semprejuzodosdireitosdecaadoresrecreativosou desportivosquesejamautorizadosacaarnacoutadaemcausa.

90

Artigo153 Direitosacessrios Sodireitosacessriosdotitulardodireitodeexploraodecoutadas: o O direito fundirio de superfcie do terreno em que se realiza a exploraofaunstica,seforcasodisso o De comercializao, incluindo exportao, dos produtos da caa obtidosnombitodaexploraodacoutada o Odireitodeusodasguasnecessriasexploraodacoutada, nostermosdalegislaosobrerecursoshdricosemvigor o Odireitodeaberturadeviasdeacessoreadacoutada o O direito de edificao das instalaes necessrias explorao dacoutada o O direito de constituir as servides de guas e de passagem necessriasaoexercciododireitodeexploraodacoutada o De recrutamento de caadores especialistas para realizao da caadentrodareadacoutada o Odireitodeacessoinformaosobrearea,sobreosrecursos florestais e faunsticos nela existentes e sobre as exigncias da gestosustentveldessesrecursosqueseencontrenaposseda AdministraoPblica. Artigo154 Obrigaesdoconcessionrio Ostitularesdodireitodeexploraodecoutadastmasobrigaesgenricas previstas no nmeto 4 do artigo 9 em especial de uso sustentvel dos recursosfaunsticoseflorestaisexistentesnareadacoutadae,emespecial, asseguintesobrigaes: o Ocumprimentodalegislaoemvigor,emespecialdodispostona presente lei e seus regulamentos, na legislao sobre terras, guas e ordenamento do territrio, bem como das condies constantesdocontratodeconcesso o O respeito pelos direitos de terceiros, em especial das comunidadesruraisedetitularesdeoutrosdireitossobrerecursos naturais, designadamente quanto a servides de guas e de passagemesservidesmineirasexistentes o O cumprimento do plano de explorao faunstica e do plano de repovoamentofaunstico,seforcasodisso o O aproveitamento integral dos produtos da caa, nos termos definidosnoplanodeexploraofaunstica o Aaplicaodosmtodosdecaaederepovoamentoconstantes dasnormastcnicasquevenhamaseradoptadas o Opagamentodastaxasdeexploraofaunstica

91

o A preferncia, no recrutamento e formao, de trabalhadores angolanos,sepossvelderesidentesnareadaconcesso o O cumprimento das normas de segurana e higiene no trabalho geraiseespecficasdaexploraofaunsticaedacaa o Aadopoeimplementaodeplanosdeprevenoecombatea incndiosflorestais o Aprefernciadeempresasangolanasnofornecimentodebense serviosnecessriosexploraodacoutada o A prestao de informaes necessrias ao acompanhamento e avaliao do estado dos recursos faunsticos, bem como do cumprimentodoplanodeexplorao,emespecialaapresentao anualdorelatriodeexecuodoplanodeexploraofaunstica o AsujeioafiscalizaodoEstado. 2. As pequenas e micro empresas que se proponham realizar investimentos podem ser isentas do pagamento das taxas de explorao faunstica por um perododecincoanos,nostermosadefiniremregulamento. Artigo155 readecoutada 1. A determinao da rea da coutada obedece ao estabelecido nos instrumentos de ordenamento do territrio e capacidade demonstrada pelo candidato ao direito de explorao de coutada para a explorao que se properealizar. 2. A determinao da rea da coutada obedece aos seguintes critrios, nos termosquevieremaserdefinidosemregulamento: o Opotencialqualitativoequantitativodafaunaselvagemexistente nareapretendida o A capacidade de explorao faunstica demonstrada pelo requerente o Asexignciasdousosustentveldosrecursosconcedidos. 3.Asreasdascoutadasnopodemsersuperioresa10000hectaressalvono caso de ponderoso interesse nacional, em especial de projectos de investimento de valor superior aos montantes que vierem a ser definidos em regulamento. 4. Cabe ao Conselho de Ministros aprovar as concesses para reas superioresaolimiteestabelecidononmeroanterior.

92

Artigo156 Aquisiodenovosdireitosdeexploraodecoutada Nopodeserconcedidoodireitodeexploraoparanovasreasdesde queototaldereasutilizadasporumstitulardedireitosdeexploraoseja superiora10000hectares.

SecoIIDasfazendasdepecuarizao

Artigo157 Fazendasdepecuarizao 1. Todas as pessoas singulares ou colectivas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, pblicas, mistas, privadas ou cooperativas, em especial as comunidadeslocaisoururaiseassociaes,podemexercerasactividadesde pecuarizaodeanimaisdafaunaselvagemnostermosdapresenteleieseus regulamentosdesdequesejamtitularesdedireitosfundiriossobreosterrenos ondepretendemexerceractividades. 2.Ostitularesdodireitodeexploraodefazendasdepecuarizaorealizama actividade de criao de animais da fauna selvagem para fins de turismo ecolgicoecinegtico,repovoamentofaunsticoevendadeprodutosdacaa. 3. Todas as pessoas singulares ou colectivas que se proponham explorar fazendasdepecuarizaotmpreferncianaconcessodedireitosfundirios, nostermosdosplanosterritoriaiseflorestaisaplicveis. Artigo158 Direitoseobrigaesdotitularesdedireitosdeexploraodefazendas depecuarizao 1. Sem prejuzo do regime de titularidade de direitos sobre terrenos, em especialdireitosfundirios,ostitularesdodireitodeexploraodefazendasde pecuarizaotmosseguintesdireitos: o Odireitodeexercciodeactividadesdepecuarizaoedeturismo ecolgicoecinegtico o O direito de propriedade dos recursos faunsticos criados no mbitodapecuarizao o Odireitodecaadosrecursofaunsticospecuarizados,desdeque acaasejarealizadaportitularesdedireitosdecaanostermos doartigos179eseguintes. o Os titulares de direitos de explorao de fazendas de pecuarizao,tmaindaosseguintesdireitosacessrios:

93

o Acomercializao,incluindoexportao,dosprodutosfaunsticos obtidosnombitodaexploraodafazendadepecuarizao o A transformao e comercializao dos produtos faunsticos obtidosnombitodaexploraodafazendadepecuarizao o O uso dos terrenos necessrios pecuarizao e a instalaes comelarelacionadas o Odireitodeusodasguasnecessriasexploraodosrecursos faunsticos, nos termos da legislao sobre recursos hdricos em vigor o O direito de abertura de vias de acesso rea da fazenda de pecuarizao o O direito de edificao das instalaes necessrias ao exerccio daactividadedeexploraodefazendadepecuarizao o O direito de constituir as servides de guas e de passagem necessrias ao exerccio das actividades de explorao de fazendadepecuarizao o Odireitodeacessoinformaosobrearea,sobreosrecursos florestais e faunsticos nela existentes e sobre as exigncias da gestosustentveldessesrecursosqueseencontrenaposseda AdministraoPblica. 3. Os titulares do direito de explorao de fazendas de pecuarizao tm as obrigaesprevistasnosartigos9,139,167e154,estecomasnecessrias adaptaes. Artigo159 Autorizaodefazendasdepecuarizao 1. As pessoas singulares ou colectivasinteressadas em estabelecer fazendas de pecuarizao devem requerer ao Ministrio que superintende o sector florestalquelhessejaemitidoocertificadodefazendadepecuarizao. 2. O pedido referido no nmero anterior deve ser acompanhado pelos seguintesdocumentos: o o o o o Descriodarea Adiscriminaodasespciesesubespciesquepretendemcriar Oestudodeviabilidadetcnicoeconmica Oplanodeexploraofaunstica O estudo de impacto ambiental no caso de projectos para reas superioresa100hectares o Provadetitularidadededireitosfundirios,seforcasodisso o Licenasdecaaespecializada,seforcasodisso o Planodeedificaodeinstalaes. 3. Nos termos a definir em regulamento, as pequenas e micro empresas, em especialcomunitriasefamiliares,estoisentasdaapresentaodoestudode viabilidade no caso de fazendas de pecuarizao em reas inferiores a 100 hectares.

94

4.OMinistrioquesuperintendeosectorflorestalverificaacompatibilidadeda exploraodafazendadepecuarizaocomosplanosflorestais,faunsticose territoriais,bemcomocomalegislaosobreespciesfaunsticasesobrecaa e,ainda,seasinstalaesprevistasobedecemaosrequisitoslegais. 5. No caso de preenchimento dos requisitos referidos no nmero anterior, o Ministrio que superintende o sector florestal deve emitir o certificado de exploraodefazendadepecuarizao.

Artigo160 Vistoriadeinstalaes 1.Terminadasasobrasdeconstruodeinstalaesdestinadasexplorao de recursos faunsticos em fazendas de pecuarizao, deve ser efectuada vistoria das instalaes pelo Ministrio que superintende o sector florestal no prazo de trinta dias contados a partir da data do pedido de realizao de vistoria. 2. A vistoria destinase apenas a verificar se as instalaes obedecem aos requisitosprevistosnalegislaoaplicvel. 3. Se resultar da vistoria a necessidade de efectuar qualquer alterao na instalao,quandoestaestiverexecutadadeveserefectuadanovavistoria. 4. Quando se concluir das vistorias referidas neste artigo que as instalaes obedecemaosrequisitoslegais,podemcomearaserutilizadas. Artigo161 Registodasfazendasdepecuarizao Sem prejuzo de outros registos que se mostrem devidos, as fazendas depecuarizaoestosujeitasaregistonostermosquevieremaserdefinidos emregulamento. CaptuloIII Doregimedecaa SecoIDisposiesgerais

Artigo162 CaaderecursosfaunsticosdoEstado 1. Sem prejuzo do direito de caa de subsistncia, os direitos de caa constituemsemediantelicenadecaa.

95

2. Podem ser titulares dedireitos de caa de recursos faunsticos do domnio pblico as pessoas singulares, nacionais ou estrangeiras, que preencham os requisitosexigidosparaarealizaodotipodecaaquesepropemrealizar. 3. Tm preferncia na concesso de direitos de caa as pessoas singulares angolanas e, dentre estas, as pessoas residentes ou com sede na localidade ondeseencontramosrecursosfaunsticosquesepropemcaar. 4.Tmpreferncianaconcessodedireitosdecaaespecializadaaspessoas singularesqueseproponhamexplorarcoutadasoufazendasdepecuarizao ouexerceractividadesdeturismoecolgicooucinegticoemoutraszonasde caa.

Artigo163 Caaemterrenoscomunitrios 1. A realizao deactividadesde caa desportiva, recreativa,deinvestigao ou especializada em terrenos comunitrios depende de autorizao da comunidadetitulardodomniotilconsuetudinrio,aserconcedidadeacordo com o disposto na presente lei e seus regulamentos, em especial de acordo comoplanodeexploraofaunsticareferidononmero7doartigo67. 2. A autorizao da comunidade a que se refere o nmero anterior apenas exigvel se a delimitao do terreno comunitrio estiver devidamente assinalada. Artigo164 Caaemterrenossobconcessodedireitosfundiriosouprivados 1. A realizao deactividadesde caa desportiva, recreativa,deinvestigao ou especializada em terrenos sob concesso de direitos fundirios ou propriedadedeparticularesdependedeautorizaodotitulardodireito,aser concedida de acordo com o disposto na presente lei e seu regulamentos, em especialdeacordocomoplanodeexploraofaunsticareferidononmero7 doartigo67. 2.Aautorizaodotitulardedireitosreferidanonmeroanteriornoprejudica aobrigatoriedadedeobtenodelicenadecaanostermosdestaleieseus regulamentos. 3. A autorizao do titular de direitos sobre os terrenos a que se refere o nmero 1 deste artigo apenas exigvel se a delimitao do terreno estiver devidamenteassinalada.

96

Artigo165 Caaderecursosfaunsticosemfazendasdepecuarizao A realizao de actividades de caa desportiva, recreativa, de investigao ou especializada em fazendas de pecuarizao depende de autorizao do proprietrio dos recursos, a ser concedida de acordo com o disposto na presente lei e seu regulamentos, em especial de acordo com o planodeexploraofaunsticareferidononmero7doartigo67.

Artigo166 Incentivoscapturadeanimaisvivos 1.OEstadodeveadoptarincentivosparaacapturadeanimaisselvagensvivos quando estes prejudiquem actividades agrcolas ou pecurias realizadas nos terrenosrurais. 2. Dos incentivos referidos no nmero anterior destacamse a compra, por pessoas singulares ou colectivas, dos exemplares capturados para repovoamento de reas degradadas, para conservao ex situ ou para fazendas de pecuarizao, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento. Artigo167 Proibiesrelativascaa 1. Para alm das proibies de caa de espcies raras, em extino, ameaadasdeextinoouvulnerveisaquesereferemosartigos17e18, bem como de proibies relativas a espcies endmicas que venham a ser estabelecidas no regulamento a que serefere o artigo 19, ainda proibida a caanosseguinteslocais: o NasreasdeconservaosalvoodispostonoTtuloIV o Nosecossistemasprotegidosnostermosdoartigo16 o Nasflorestasaquesereferemasalneasa),c),e),f)eg)donmero4 doartigo56 o Nos habitats protegidos das espcies migratrias a que se refere o artigo125 o Numareade500metroscircundanteaopermetrodequeimadas o Nos terrenos que, por efeito deinundaes, encontrem completamente cercadosdegua o Nasdormidaspreferidasdeaves. 2.aindaproibida:

97

o Acaadefmeasacompanhadasdecrias o A caa de animais de tamanho e peso inferior aos que vierem a ser estabelecidosnostermosdoartigo24.

Artigo168 Qualificaesparacertostiposdecaa 1. S permitida a caa das espcies perigosas que venham a constar de listas aprovadas por decreto executivo do Ministro que superintende o sector florestal e do Ministro que superintende a poltica ambiental s pessoas singularesqueestejammunidasdacarteiradecaador. 2. A obteno da carteira de caador obedece s normas que vierem a ser estabelecidasemregulamento,devendosempreserprecedidadeumperodo deformaoespecfica. 3.Acarteiradecaadorapenasconcedidaapsocandidatoficaraprovado emexamecomprovativodasuaformaoespecfica. 4.Socompetentesparaemitiracarteiradecaadorascomissesvenatrias referidasnonmero4doartigo179. SecoIIDasarmasemtodosdecaa Artigo169 ObrigaesdoEstado 1.OEstadodeveadoptarasmedidasnecessriasparaqueasactividadesde caanocausemdanosaosrecursosfaunsticoseseushabitats. 2. O Ministrio que superintende o sector florestal e o Ministrio que superintendeapolticaambientaldevem,emespecial,promoveroestudodos impactosambientais,emespecialnosrecursosfaunsticoseseushabitats,da caaedosmtodosearmasdecaautilizados. 3. Cabe ao Governo determinar, por decreto, quais os mtodos e armas de caaproibidosoulimitadosacertasespcies. Artigo170 Perododacaa 1.proibidaacaaduranteosperodosdedefesoaqueserefereoartigo23.

98

2. Apenas permitida a caa diurna, entendendose esta como a caa no perodo que medeia entre o amanhecer e o sol posto, salvo no caso de excepesrelativasacertasespciesaseremdefinidasemregulamento. Artigo171 Armasdecaa 1.Olicenciamentodearmasdefogoreguladoporlegislaoespecial. 2.proibidoousodeexplosivosnacaa. Artigo172 Armadilhas 1. proibida a caa com armadilhas, redes, ratoeiras e laos, salvo nos seguintescasos: o Paracapturadeanimaisvivospararepovamentofaunsticonostermosa definiremregulamento o Paradefesadepessoasebens,nostermosadefiniremregulamento. 2. Cabe ao Ministro que superintende o sector florestal e ao Ministro que superintende a poltica ambiental determinar, por decreto executivo conjunto, quaisostiposdearmadilhas,redes,ratoeiraselaosquepodemserutilizados nacaadasdiferentesespciesdafaunaselvagem. 3. O diploma referido no nmero anterior deve ter em considerao os pertinentes relatrios cientficos, em especialsobre as prticastradicionais de caa.

Artigo173 Caacomfontesluminosas 1.proibidoousonacaadefontesluminosasartificiaisoudispositivospara iluminarosalvos. 2. proibido o uso na caa de dispositivos de viso para tiro nocturno que incluamumconversordeimagemouumamplificadordeimagemelectrnico. 3. tambm proibido na caa o uso de espelhos e outros instrumentos destinadosaperturbarosalvos.

99

Artigo174 Caacomsubstnciasvenenosas 1. proibida a caa com iscas e substncias venenosas ou com armas que utilizemsubstnciasvenenosas. 2. proibida a caa com iscas e substncias anestesiantes ou com armas tradicionaisqueutilizemsubstnciasanestesiantes,salvoparafinsdecaptura deanimaisvivosdevidamenteautorizadanostermosdalicenadecaa. 3. Cabe ao Ministro que superintende o sector florestal, ao Ministro que superintendeapolticaambientaleaoMinistrodaSadeaprovar,pordecreto executivo conjunto, a lista das substncias venenosas e anestesiantes para efeitosdodispostonesteartigo.

Artigo175 Caacomanimaisvivos proibidaacaacomusodeanimaisvivoscomoisco. Artigo176 Caacomaparelhoselctricos proibidoousonacaadeaparelhoselctricosquepossam matarou perturbaroalvo.

Artigo177 Caacomfogo,gasesoufumos proibidoousodefogo,gasesoufumosnacaa.

Artigo178 Mtodosdecaa Noexercciodacaaproibido: o Atearqualquerincndio o Perseguir os animais selvagens a cavalo, em veculos automveis, avies ou outros veculos areos, salvo no caso de perseguio para capturadeanimaisvivosdevidamenteautorizadanostermosquevierem aserdefinidosemregulamento.

100

SecoIIIDaslicenasdecaa

Artigo179 Daslicenasdecaa 1. O exerccio de caa apenas permitido a titulares de direitos de caa que estejam munidos da respectiva licena de caa, salvo nos casos de caa de subsistnciareferidosnonmero6doartigo140. 2. A licena de caa apenas concedida a pessoas singulares, nacionais ou estrangeiras, maiores de idade, dotadas de idoneidade e de capacidade adequadaparaotipodecaaquesepropemrealizar. 3.Aslicenasdecaapodemser: o Licenadecaarecreativaedesportiva o Licenadecaadeinvestigao o Licenadecaaespecializada. 4.Aslicenasdecaasoconcedidasporcomissovenatriaprovincial,cuja organizaoefuncionamentosodefinidosemregulamento. 5. O procedimento de concesso de licena de caa estabelecido em regulamentoaprovadopordecreto. 6.Apenaspodesertitulardelicenadecaaquempreviamentetenhaobtidoa licenadeusoeportedearma,seforcasodisso. Artigo180 Licenadecaaespecializada 1. A licena de caa especializada concedida para os fins previstos nas alneasb),c)ed)donmero2doartigo135. 2. Podem ser titulares de direitos de caa especializada os angolanos ou estrangeirosresidentesquetenhamobtidoacarteiradecaador. 3. Os requisitos para a aquisio do estatuto de caador especialista, bem como o respectivo regime de realizao de actividades, so definidos em regulamento. 4.Osresidentesnaprovnciaoumunicpioemqueserealizaacaatmdireito depreferncianaconcessodelicenadecaaespecializada.

101

Artigo181 Contedodalicenadecaa 1.Aslicenasdecaatmocontedoeobedecemaosmodelosquevierema serdefinidosemregulamento,devendoincluir,emespecial: o o o o Aidentificaodotitulardosdireitosdecaa Aduraodosdireitosdecaa Otipodecaa As espcies, subespcies ou grupos de espcies a que se referem os direitos de caa, bem como as quantidades de cada espcie, subespcieougruposdeespciesquepodemsercaadas Aszonasondeacaapodeserexercida Os perodos do ano em que pode ser exercida a caa relativamente a cadaespcie,subespcieougruposdeespcies Asarmasquepodemserutilizadas Clusula de alterao unilateral das condies da licena nos casos previstosnoartigo184 Aassinaturadotitulardorgoconcedentedosdireitosdecaa.

o o o o o

2.Asquantidadesdeespcies,subespciesegruposdeespciesconstantes das licenas de caa so estabelecidas em funo das medidas de ordenamento faunstico adoptadas, em especial as medidas previstas nas alienasf),g)ej)doartigo132. 3.Asinfracesdecaapraticadaspelotitulardalicenaseroaverbadasna licenadecaa.

Artigo182 Duraodaslicenasdecaa 1. As licenas de caador especialista e de caa recreativa, desportiva e de investigaotmaduraoquevieraserdefinidaemregulamento. 2. Aslicenasde caa so renovveis, salvo nos casos previstosnas alneas e)ef)donmero2doartigo185enocasodecondenaopelasinfraces previstasnosartigos.... Artigo183 Recusadeconcessodelicenadecaa Alicenadecaapodeserrecusadacomosseguintesfundamentos:

102

o Quando o requerente no preencher os requisitos para o tipo de caa queseproperealizar o Quando o pedido se refira a espcies cuja caa proibida ou limitada nostermosdosartigos17e18 o Quandoorequerentepretendaexercerasactividadesdecaaemzonas de ecossistemas previstos no artigo 16 e nas zonas previstas no nmero1doartigo167 o Quando resulte do ordenamento faunstico a impossibilidade de concessodedireitosdecaaparaasespciespretendidasporjseter atingidooslimites,emespecialdequantidades,aqueserefereoartigo 132 o Quando o requerente tenha sido condenado pelas infraces previstas nosartigos.... Artigo184 Alteraodascondiesdelicenadecaadorespecialista Aslicenasdecaadorespecialistaapenaspodemseralteradasnosseguintes casos: o Poracordoentreoconcedenteeocaador,apedidodeumdeles,em especialinvocandoalteraodecircunstnciasqueafectemoequilbrio econmicofinanceiro das actividades desenvolvidas no mbito da licena o Por acordo entre o concedente e o caador no caso de adopo de medidasdeordenamentofaunstico,emespecialasprevistasnaalnea d)doartigo132,quedeterminemalteraonasespcies,subespcies ougruposdeespciesconstantesdalicenaounasquantidadesqueo titularestautorizadoacaar o Unilateralmente pelo Ministrio que superintende o sector florestal se novos conhecimentos cientficos ou dados relativos ao estado dos recursos faunsticos assim o exigirem, tendo em considerao os princpiosdapreveno,daprecauoedaproporcionalidade. Artigo185 Extinodedireitosdecaa 1.Socausasdeextinodosdireitosdecaa: o Acaducidade o Arenncia o Arevogaodalicena. 2.Alicenadecaapodeserrevogadanosseguintescasos:

103

o Abusodedireito o Incumprimento desta lei e seu regulamentos ou das condies da licena o Alterao de circunstncias que afectem o equilbrio econmico financeiro das actividades desenvolvidas no mbito da licena no caso denosechegaraacordonostermosdaalneaa)doartigoanterior o No exerccio dos direitos por perodo superior a dois anos, salvo em casodeforamaior o Comprovado risco de extino ou no renovao sustentvel das espcies ou subespcies a que se referem os direitos de caa que determine a adopo de medidas de ordenamento faunstico, em especial as previstas na alnea d) do artigo 132, a proibio ou suspenso de caa de espcies, subespcies ou grupos de espcies constantesdalicena o Comprovado risco para a sade humana ou animal, para a ordem e segurana de pessoas e bens, ou para os ecossistemas, em resultado darealizaodeactividadesdecaa. 3.Nocasoderevogaodalicenacomosfundamentosprevistosnasalneas e)ef)donmeroanterior,podeseratribudanovalicenaparaoutrazonade caaouparaespciesousubespciesdiversas,setalforpossvelnostermos dasmedidasdeordenamentofaunstico,florestaloudoterritrio. SecoIVDocomrciodeprodutosdacaa

Artigo186 Controlodocomrciodeprodutosdacaa 1. Apenas podem ser comercializados produtos de caa capturados ou abatidosnostermosdestaleieseusregulamentos. 2. proibida a comercializao de produtos de caa de subsistncia, desportiva,recreativaedeinvestigao. 3. Todos os produtos de caa so identificados por certificado de origem comprovativodequeprovmdeactividadesdecaalegais. 4.Nocasodecaaemterrenosdodomniopblico,emterrenoscomunitrios ou em terrenos de particulares, o certificado de origem referido no nmero anterior emitido pela autoridade competente, nos termos que vierem a ser definidosemregulamentoapsverificaodoaverbamentonalicenadecaa aqueserefereoartigo....(TtuloVI).

104

5. No caso de caa em coutadas ou em fazendas de pecuarizao, o certificado de origem referido neste artigo emitido pelo titular do direitos de explorao da coutada ou da fazenda de pecuarizao e visado pelo fiscal florestaldalocalidademaisprxima. 6.Ocertificadodeorigemprevistonesteartigoobedeceaomodeloqueviera ser estabelecido em regulamento e no substitui qualquer certificado de sanidadeexigidopelalegislaoemvigor. 7. A incluso no certificado de origem informaes incorrectas constitui crime defalsasdeclaraespunvelnostermosdalegislaoemvigor. Artigo187 Obrigatoriedadedeapresentaodocertificado 1. Os caadores, os transportadores e os vendedores de produtos de caa devemexibirocertificadodeorigemprevistonoartigoanteriorsemprequetal lhes seja solicitado pelas autoridades florestais, policiais, aduaneiras ou pelos compradores. 2. As empresas que, directa ou indirectamente, comercializem ou utilizem produtosdacaadevemconservaremarquivocpiadoscertificadosprevistos nestaseco. 3.Apenaspermitidaaexportaodeprodutosdecaaapsaapresentao docertificadoreferidonestasecosautoridadescompetentes.

SecoVDaprestaodeserviosdeturismocinegticoouecolgico foradecoutadasoudefazendas Artigo188 Actividadesdeturismocinegticoeecolgicorelativasfaunaselvagem terrestre 1. Sem prejuzo da realizao de actividades em coutadas e fazendas de pecuarizao, a explorao de recursos faunsticos pode ser realizada em terrenos,classificadoscomozonasdecaa,dodomniopblicooudodomnio tilconsuetudinrio,parafinsdeturismoecolgicoe/oucinegtico,emespecial a organizao de safaris, caa desportiva e recreativa, excurses para fotografia,filmagemouobservaodefaunaselvagemterrestre.

105

2. As pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, que pretendam dedicarse ao exerccio de actividades de turismo ecolgico e/ou cinegtico nos termos do nmero anterior devem obter uma licena de exerccio de actividades nos termos que vierem a ser definidos em regulamento. 3. As pessoas singulares ou colectivas angolanas residentes ou com sede na provnciaondeseirorealizarasactividadestmpreferncianaatribuiodas licenasdeexercciodeactividadesdeturismoecolgicooucinegtico. 4. A concesso da licena de exerccio de actividades referida no nmero anteriorapessoacolectivanoprejudicaaexignciadelicenadecaaseus aosempregadosouclientesquesedediquemcaadesportiva,recreativa,de investigaoouespecializada.

Artigo189 Caaespecializadaforadecoutadasedefazendasdepecuarizao 1.Paraalmdacaaemcoutadasefazendasdepecuarizao,aexplorao de recursos faunsticos pode ser realizada por caadores especialistas nos termosdosartigos135e143,incluindoparafinsdeturismocinegtico,sem necessidade de obteno da licena de exerccio de actividades referida no artigoanterior. 2.Aspessoassingularesquepretendamdedicarseexploraoderecursos faunsticos referida no nmero anterior, devem obter a licena de caa especializada prevista no artigo 179 e nos termos dos artigos 180 e seguintes.

TtuloIV DasreasdeConservaoTerrestres

CaptuloI Disposiesgerais

SecoIDisposiesgerais

Artigo190 Finalidadeseprincpios 1. As reas de conservao terrestres visam assegurar a conservao da diversidadebiolgicae,emespecial:

106

o A conservaode ecossistemas, em especial em extino, ameaados de extino ou vulnerveis, bem como dotados de maior diversidade biolgicaouqueexistamapenasnoterritrionacional o A conservao de espcies, em especial as espcies raras, em extino, ameaadas de extino ou vulnerveis, de grande valor cientficoouesttico,ouendmicas,bemcomodoshabitatsessenciais sobrevivnciadessasespcies o Aconservaoinsituderecursogenticosdaflorasilvestreedafauna selvagem o Apreservaodevaloresculturais,emespecialestticos o Aconservaodepaisagensdevalorestticooudeoutromodocultural o Ainvestigaocientfica o Arecreaoeoturismo o Agestosustentveldecertasespciesouecossistemas o Arecuperaodereasdegradadas o Contribuir para o desenvolvimento econmico e social, em especial local, pela promoo do turismo e da participao das comunidades locais nos benefcios resultantes das actividades relacionadas com a gestodereasdeconservao. 2. A constituio e gesto de reas de conservao terrestres obedecem aos seguintesprincpios: o o o o o o o Dodesenvolvimentosustentvel Dapreveno Daprecauo Dagestointegrada Dacooperaoinstitucional Doordenamentodoterritrioedoordenamentoflorestalefaunstico Da propriedade estadual dos terrenos reservados para reas de conservao o Daparticipao o Dacooperaointernacional.

Artigo191 ObrigaesdoEstado 1.OEstadodevecriar,manteroureabilitarumarededereasdeconservao visando a preservao da paisagens e da diversidade biolgica para as geraesactuaisefuturaseparaaplicaodemedidasespeciaisdegestode ecossistemas,espciesepaisagens. 2.CabeaoGovernoassegurar,emespecial:

107

o A identificao das reas de importncia para a realizao dos objectivosprevistosnonmero1doartigo190 o A compatibilizao entre o ordenamento do territrio e o ordenamento florestalefaunsticoeacriaodereasdeconservao o Aclassificaoereclassificaodereasdeconservao o A adopo de programas de reabilitao de reas de conservao degradadasedecriaodenovasreasdeconservao o Agestosustentveldereasdeconservao o Aadopodeplanosdegestodasdiferentesreasdeconservao o A formao dos trabalhadores que prestam servio nas reas de conservao o A informao e a participao dos cidados, em especial das comunidadesrurais,naconstituioegestodereasdeconservao o Acooperaointernacional,emespecialnaidentificao,classificaoe reclassificao de reas de conservao, na formao de gestores de reas de conservao e na gesto de reas de conservao transfronteirias o Afiscalizaodasreasdeconservao.

Artigo192 Direitoseobrigaesdoscidados 1. Os cidados tm o direito de acesso a reas de conservao para fins de educao, formao, investigao e recreao nos termos definidos em regulamento. 2. Para alm das obrigaes previstas noartigo 10,os cidados devem, nas reas de conservao, absterse da prtica de actos proibidos pelos regimes dosdiferentestiposdereasdeconservao. SecoIITiposdereasdeconservao

Artigo193 Tiposdereasdeconservaoterrestres 1.Segundooseuregimedeconservaoderecursosflorestaisoufaunsticos, asreasdeconservaoterrestrespodemserreservastotaisouparciais. 2.Segundooseuregimejurdico,asreasdeconservaosoasseguintes: o o o o Reservasnaturais Parques Monumentosnaturais, Paisagensoustiosprotegidos.

108

3.Segundooseuregimejurdicoasreservasnaturaispodemser: o Reservasnaturaisintegrais o Reservasnaturaisparciais o Reservasnaturaisespeciais. 4.Segundoombitodasuagesto,asreasdeconservaopodemser: Nacionais o Provinciais o Municipais o Transfronteirias. 5.Paraarealizaodasfinalidadesprevistasnapresentelei,oGovernopode estabelecer, por decretolei, outros tipos de reas de conservao para alm dasreferidasnesteartigo. 6. As florestas de conservao a que se referem os nmeros 5 e 6 do artigo 56eo artigo57sointegradas, aps classificao, nas categorias referidas nosnmerosanteriores. Artigo194 mbitodereasdeconservaoterrestres 1. So de mbito nacional as reas de conservao que, pelo seu especial valor,ouporseestenderemporvriasprovnciaslimtrofes,sotuteladaspor rgosdaAdministraocentraldoEstado. 2.Sodembitoprovincialasreasdeconservaodeinteresseespecialde umadadaprovnciaequesotuteladasporrgosprovinciais. 3. So de mbito municipal as reas de conservao de interesse especial para um dado municpio e que so tuteladas por rgos da Administrao municipal. 4. So de mbito transfronteirio as reas de conservao que se estendem peloterritrionacionaleoterritriodeumoumaisestados. Artigo195 reasdeconservaoterrestreseaquticas 1. As guas continentais que se encontram dentro de reas de conservao terrestrestmoestatutodessareadeconservao,salvosediplomaespecial sobre reas de conservao aquticas lhes atribuir um estatuto diverso, com maiorgraudeproteco.

109

2. As guas continentais que constituem limites geogrficos de reas de conservao terrestres esto sujeitas ao regime da rea de conservao em causa. 3.Osterrenosquecircundamreasdeconservaoaquticastmoestatuto da rea em causa, num limite definido no diploma de criao da rea de conservaoaqutica. Artigo196 reascontguas 1.Todasasreasdeconservaosorodeadasporreascontguas,terrenos comregimeespecialvisandoaprotecodereasdeconservao. 2. As reas contguas tm o estatuto de reserva natural parcial nos termos definidosnodiplomadecriaooudereclassificaodareadeconservao quecircundam. 3. O diploma referido no nmero anterior deve definir quais as actividades proibidasnareacontguaacadareadeconservao. 4. Os cidados residentesnas reas contguas devem respeitar o seuregime jurdicoecolaborarnasactividadesvisandoarealizaodosobjectivosdarea deconservaoemcausa. 5.OEstadodevepromoveraparticipaodoscidadosresidentesnasreas contguas, bem como das comunidades rurais e empresas que a realizem actividades econmicas, nas medidas de proteco da rea em causa, em especial adoptando incentivos para que se abstenham de exerccio de actividades nocivas realizao dos objectivos da rea de conservao em causa. Artigo197 Terrashmidas 1.Osecossistemasdeterrashmidasprotegidasinternacionalmenteaquese refere a alnea e) do nmero 4 do artigo 56 sero integrados nas diferentes categoriasdereasdeconservaomediantedecreto. 2. O disposto no nmero anterior aplicvel aos habitats de espcies migratrias.

110

Artigo198 Classificaoereclassificao 1. O Governo aprova, por decreto e sob proposta do Ministrio que superintende o sector florestal e do Ministrio que superintende a poltica ambiental,aclassificaoereclassificaodereascomespecialaptidopara arealizaodosobjectivosprevistosnoartigo190. 2. A proposta referida no nmero anterior deve basearse nos planos territoriais,florestaisefaunsticos. 3. Cabe ao Ministrio que superintende a poltica ambiental, em colaborao com o Ministrio que superintende o sector florestal, com o Ministrio que superintendeaadministraodoterritrioecomoMinistrioquesuperintende o ordenamento do territrio, elaborar a proposta de classificao e reclassificaoaqueserefereonmeroanterior. 4. As propostas de classificao e reclassificao apenas podem ser apresentadas ao Governo aps parecer do Conselho Nacional de Proteco dasFlorestaseFaunaSelvagem. 5. Deve ser dada prioridade realizao dos estudos necessrios para a reclassificao das reas de conservao existentes, bem como da classificaodasflorestasdeconservaoreferidasnoartigo56. 6. O Estado deve incentivar a realizao, por instituies nacionais, estrangeiras ou internacionais, em especial instituies cientficas e associaesdedefesadoambiente,dosestudosnecessriosclassificaoe reclassificaodereasdeconservao. 7.OsrgosdaadministraolocaldoEstado,bemcomoasassociaesde defesa do ambiente ou de interesses locais, podem apresentar propostas de classificaoereclassificaodereasdeconservao. 8. Aps classificao ou reclassificao, as reas de conservao devem constardeplanosterritoriaisespeciais,nostermosdefinidosnalegislaoem vigor.

Artigo199 Relatriocientfico Todas as medidas de classificao e reclassificao de reas de conservaosofundamentadasnosrelatrioscientficosprevistosnoTtuloI, emespecialnoartigo14.

111

SecoIIIDasreservasnaturaisintegrais Artigo200 Definioeobjectivos 1. As reservas naturais integrais so reas de conservao em virtude de possurem espciese/ou ecossistemas raros ou endmicos ou caractersticas geolgicasoufisiolgicasdeespecialimportncia. 2.Asreservasnaturaisintegraisvisamarealizaodosseguintesfins: o A conservao de habitats, ecossistemas e espcies num estado que tenha a mnima interveno humana possvel durante um perodo de tempolongo o Amanutenodosrecursosgenticosnumestadodinmicoeevolutivo o Amanutenodedeterminadosprocessosecolgicos o A preservao de caractersticas estruturais da paisagem e de formaesrochosas o A conservao do ambiente natural para fins deinvestigaocientfica, de acompanhamento e avaliao contnua do estado do ambiente, de educaoeformao. Artigo201 Regime 1. As reservas naturais integrais so constitudas em terrenos do domnio pblico ou em terrenos expropriados para os fins de utilidade pblica da reserva. 2.Nasreservasnaturaisintegraisproibido: o Colher,cortar,caar,captarouextrairqualquerrecursonatural o Praticar qualquer aco ou omisso que possa perturbar o ambiente natural o Introduzirquaisquerespcies o Entrar ou transitar, em especial em veculos motorizados, sem autorizao do organismo que administra a reserva, nos termos que vieremaserdefinidosemregulamento. 3. A realizao de actividades de investigao cientfica e de avaliao do estado dos recursos nas reservas naturais integrais obedece a um plano de gesto aprovado anualmente pelo Ministrio que superintende a poltica ambiental.

112

4.Podemserestabelecidasrestriesdeacessosreservasnaturaisintegrais que devem constar do seu diploma de constituio, com a indicao das categoriasdepessoascujaentradaepermanncianareservapermitida. 5. O regime das reservas naturais integrais estabelecido em regulamento aprovadopeloGoverno.

SecoIVDosparques

Artigo202 Definioeobjectivos 1. Os parques so reas que so conservadas para proteger a integridade ecolgicadeumouvriosecossistemasparaasgeraesactuaisefuturase parafinsrecreativos. 2.Osparquesvisamarealizaodosseguintesfins: Proteger reas naturais ou paisagsticas de significado nacional ou internacional para fins de recreao, educativos, cientficos, espirituais e de turismo o Garantirsactuaisegeraesfuturasapossibilidadedeconhecereme usufrurem, no estado o mais natural possvel, de exemplos representativosderegiesfisiogrficas,comunidadesbiticas,espcies erecursosgenticoscujaestabilidadeecolgicaediversidadebiolgica sejapreservada o Conservar no longo prazo as qualidades e elementos naturais essenciais do ambiente, incluindo as caractersticas ecolgicas, geomorfolgicas,estticasousagradas o Proporcionar a realizao de actividades de turismo ecolgico, recreao,educaoeinvestigaocientfica o Permitirscomunidadesresidentesnoparqueautilizaodosrecursos para fins de subsistncia na medida em que esta no tenha impactos negativosnosobjectivosdoparquenatural. Artigo203 Regime 1.Osparquessoconstitudosemterrenosdodomniopblicoouemterrenos expropriadosparaosfinsdeutilidadepblicadoparque. 2.Nosparquesproibido:

113

o Colher, cortar, caar, captar ou extrair qualquer recurso natural, salvo parafinsdesubsistnciadecomunidadesedetrabalhadoresdoparque neleresidentesoudecontrolodepopulaesdafloraedafauna o Exercer actividades econmicas para alm das necessrias para a realizaodosobjectivosdoparque o Introduzirquaisquerespcies o Entrar ou transitar, em especial em veculos motorizados, sem autorizao do organismo que administra o parque nos termos que vieremaserdefinidosemregulamento. 3. A realizao, nos parques, de actividades de turismo ecolgico, de investigao cientfica e de avaliao do estado dos recursos, bem como de controlodepopulaes,obedeceaumplanodegestoaprovadoanualmente peloMinistrioquesuperintendeapolticaambiental. 4. A colheita, corte ou caa de recursos florestais ou faunsticos dentro dos parques para fins de subsistncia regulada pelo disposto nos artigos 85 e 140. 5. Todos os cidados tm o direito de acesso aos parques nos termos que vieremaserdefinidosemregulamento. 6. O regime dos parques estabelecido em regulamento aprovado pelo Governo. SecoVDasreservasnaturaisespeciais

Artigo204 Definioeobjectivos 1.Asreservasnaturaisespeciaissoreasdeconservao,intactasoupouco alteradas, que conservaram o seu carcter e influncia naturais, desprovidas de construes permanentes ou significativas, que so conservadas para preservaroseuestadonatural. 2.Asreservasnaturaisespeciaisvisamarealizaodosseguintesfins: Garantir s geraes actuais e futuras a possibilidade de conhecerem e usufrurem de reas preservadas, durante um perodo longo, de actividades humanasqueasalterem o Conservar no longo prazo as qualidades e elementos naturais essenciaisdoambiente o Proporcionar aos cidados espao para recreao em harmonia com a Natureza

114

o Permitir s comunidades locais a vida em reas de fraca densidade populacional e em harmonia com recursos disponveis mantendo as suastradiesdevida. Artigo205 Regime 1. As reservas naturais especiais so constitudas em terrenos do domnio pblico ou em terrenos expropriados para os fins de utilidade pblica da reserva. 2. O regime das reservas naturais especiais estabelecido por regulamento aprovadopeloGoverno,tendoemconsideraooregimedosparquesprevisto noartigo203.

SecoVIDasreservasnaturaisparciais

Artigo206 Definioeobjectivos 1. As reservas naturais parciais so reas que so conservadas essencialmente para manuteno de certas caractersticas geomorfolgicas, hidrolgicas, de habitats e/ou de espcies particulares, bem como para recuperaodeespciesemextino,ameaadasdeextinoouvulnerveis. 2.Asreservasnaturaisparciaisvisamarealizaodosseguintesfins: o Asseguraremanterascondiesdehabitatsnecessriasparaproteger certas espcies, grupos de espcies, comunidades biticas ou caractersticas fsicas do ambiente quando tal exija a interveno humana o Protegerfontesderecursoshdricos o Promoverainvestigaocientficaeoacompanhamentoeavaliaodo estado dos recursos florestais e faunsticos com a simultnea gesto sustentveldosrecursosnaturais o Promover a educao ambiental, em especial quanto aos habitats protegidosesmedidastomadasparaprotegerasespciesvisadasou asfontesdeguaprotegidas o Permitir s comunidades residentes na reserva parcial a utilizao dos recursos para fins de subsistncia na medida em que esta no tenha impactosnegativosnosobjectivosdareserva o Prevenirqualquertipodeocupaoouexploraoincompatvelcomos finsdareservaparcial.

115

3.Podem ser integrados noregime de reservas naturais parciais os habitats e corredores de passagem de espcies migratrias, bem como os santurios para conservao e/ou recuperao de espcies em extino, ameaadas de extinoouemperigo.

Artigo207 Regime 1. As reservas naturais parciais so constitudas em terrenos do domnio pblico ou em terrenos expropriados para os fins de utilidade pblica da reservaparcial. 2.Nasreservasnaturaisparciaispodeserproibidoocorte,colheita,caae/ou captaodosrecursosprotegidosnostermosdosdiplomasdeconstituioda reserva. 3. Nas reservas naturais parciais proibido ocupar terrenos ou exercer actividades econmicas para alm das necessrias para a realizao dos objectivosdareserva,bemcomointroduzirquaisquerespcies. 4. A realizao, nas reservas naturais parciais, de actividades de turismo ecolgico, investigao cientfica e de avaliao do estado dos recursos obedece a um plano de gesto aprovado anualmente pelo Ministrio que superintendeapolticaambiental. 5. A colheita, corte ou caa de recursos florestais ou faunsticos dentro das reservasnaturaisparciaisparafinsdesubsistnciasoreguladaspelodisposto nosartigos85e140. 6.Todososcidadostmodireitodeacessosreservasnaturaisparciaisnos termosquevieremaserdefinidosemregulamento. 7. O regime das reservas naturais parciais estabelecido em regulamento aprovadopeloGoverno.

SecoVIIDosmonumentosnaturaisepaisagensprotegidas Artigo208 Definioeobjectivosdosmonumentosnaturais 1. Os monumentos naturais so reas de conservao que contm um ou vrios elementos naturais particulares, de importncia excepcional ou nica, preservados devido sua raridade, s suas qualidade estticas ou sua importnciaculturalintrnseca.

116

2.Osmonumentosnaturaisvisamarealizaodosseguintesfins: o Proteger ou preservar, perpetuamente, elementos naturais especficos, excepcionais devido sua importncia natural e/ou carcter nico e representativo,e/ouconotaoespiritual o Proporcionar a realizao de actividades de turismo ecolgico, recreao, educao e investigao cientfica, desde que compatveis com oobjectivoparaoqualfoiconstitudoomonumentonatural o Prevenir ou eliminar qualquer forma de ocupao ou explorao incompatvelcomoobjectivodomonumentonatural o Contribuir para o desenvolvimento econmico e social local, pela promoo do turismo e da participao das comunidades locais nos benefciosresultantesdessasactividades. 3. So tambm consideradas monumentos naturais as rvores de valor ecolgico, esttico, histrico ou de outro modo cultural referidas no nmero 1 doartigo21. Artigo209 Definioeobjectivosdaspaisagensprotegidas 1.Aspaisagensprotegidassoreasterrestres,abrangendoporvezesolitoral e guas adjacentes, onde a interaco entre a aco humana e a natureza modelaram a paisagem com qualidades estticas, ecolgicas ou culturais especficaseexcepcionaiseque,porvezes,tmgrandediversidadebiolgica. 2.Aspaisagensprotegidasvisamarealizaodosseguintesfins: o Manterumainteracoharmoniosadanaturezaedacultura,protegendo a paisagem e garantindo formas tradicionais deocupao do solo e de construo,bemcomodeexpressodevaloresscioculturais o Encorajarmodosdevidaeactividadeseconmicasemharmoniacoma natureza, bem como a preservao de valores culturais das comunidadeslocaise/oururaisinteressadas o Manteradiversidadedapaisagemedohabitat,bemcomoasespcies eecossistemasassociados o Prevenir e eliminar qualquer forma de ocupao do solo e actividades incompatveis,devidosuadimensoounatureza,comosobjectivosda constituiodapaisagemprotegida o Proporcionar aos cidados espaos de lazer ao ar livre respeitando simultaneamenteasqualidadesessenciaisdareadeconservao o Contribuir para o desenvolvimento econmico e social local, pela promoo do turismo e da participao das comunidades locais nos benefcios resultantes dessas actividades, em especial atravs da criao de emprego e acesso a servios criados para realizao de formas de turismo duradouro, como o acesso gua potvel e saneamentobsico.

117

Artigo210 Regime 1. Os monumentos naturais e as paisagens protegidas integram o domnio pblico e so constitudos em terrenos do domnio pblico ou em terrenos expropriadosparaosfinsdeutilidadepblicaqueestasreasdeconservao visam realizar. 2. O regime dos monumentos naturais e das paisagens protegidas estabelecidoemregulamentoaprovadopordecretodoGoverno. 3.Arealizao,nasreasdemonumentosnaturaisepaisagensprotegidas,de actividades de turismo, educao e investigao cientfica e de avaliao do estadodosrecursosobedeceaumplanodegestoaprovadoanualmentepelo Ministrioquesuperintendeapolticaambiental. 4. Todos os cidados tm o direitode acesso aos monumentos naturais es paisagensprotegidasnostermosquevieremaserdefinidosemregulamento.

SecoVIIIDasreasdeconservaotransfronteirias

Artigo211 Definioeobjectivos 1. As reas de conservao transfronteirias so qualquer tipo de reas de conservaoque,porrazesdeequilbrioecolgicooudeinteressedeturismo ecolgico,devamabrangerterrenossituadosnoutrosestados. 2.Osobjectivosdasreasdeconservaotransfronteiriassoacooperao internacionalnagestoderecursospartilhadoseosobjectivosdecadatipode readeconservaoreferidosnosartigosanteriores.

Artigo212 Regime 1. As reas de conservao transfronteirias so constitudas por acordos internacionaiscelebradoseaprovadospelosrgoscompetentesdoEstado. 2. O regime das reas de conservao transfronteirias deve constar do instrumentointernacionalreferidononmeroanterior.

118

CaptuloII Dagestodasreasdeprotegidasterrestres

Artigo213 Estatutodasreasdeconservao 1.Asreasdeconservaointegramodomniopblico. 2. Dadas as suas finalidades de conservao de longo prazo, as reas de conservaonopodemserdesafectadosdodomniopbliconemobjectode reclassificao, salvo no caso de autorizao expressa da Assembleia Nacional,qualquerquesejaorgocompetenteparaasuaconstituio. 3.Asreasdeconservaopodemestarsobadministraodirectaouindirecta de rgos da Administrao central ou local do Estado, ou da Administrao autrquica,nostermosdefinidosnoseudiplomadecriao. 4.Aprestaodeserviosnasreasdeconservaoestsujeita,nostermos quevieremaserdefinidosemregulamento,aopagamentodetaxas,salvono casodeprestaodeserviosparafinsdeeducaoeformao. 5.Aadministraodereasdeconservaoobedeceaumplanodegesto.

Artigo214 Cessodeexploraoparafinstursticos 1. O Governo pode autorizar a cesso da explorao para fins tursticos de zonas delimitadas de reas de conservao a pessoas singulares ou colectivas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, dotadas de capacidade adequadaparaarealizaodasactividadestursticasquesepropemrealizar. 2.Aexploraotransmitidamediantecontratodecessodeexploraonos termos quevieremaserdefinidosemregulamento. 3. A cesso da explorao de rea de conservao deve ser objecto de concursopblico. 4. Na cesso de explorao referida neste artigo tm preferncia as pessoas singularesoucolectivasangolanase,dentreestas,aspessoassingularescom residncia ou as pessoas colectivas com sede no municpio em que se encontraareadeconservao.

119

Artigo215 Constituiodereasdeconservao 1. As reas de conservao de mbito nacional, salvo as reservas naturais parciais,socriadasporresoluodaAssembleiaNacional. 2.Asreasdeconservaodembitoprovincialeasreservasnaturaisparciais dembitonacionalsocriadaspordecretodoGoverno. 3.Asreasdeconservaodembitomunicipaleasreservasnaturaisparciais dembitoprovincialsocriadasporresoluodoGovernoProvincial. 4. A resoluo ou decreto que aprova a constituio de uma rea de conservao deve indicar a sua delimitao geogrfica bem como as finalidadesdasuacriao. 5. A proposta de criao de reas de conservao de mbito provincial e municipalcabeaorgoprovincialquesuperintendeapolticaambiental,sem prejuzodainiciativadergoscentraisoulocaisedeparticularesinteressados nostermosdalegislaoemvigor. 6. A proposta de constituio de rea de conservao de mbito nacional ou provincialdeveseracompanhadaderelatriocientfico. 7. O Conselho Nacional da Proteco das Florestas e Fauna Selvagem deve emitir parecer prvio sobre a constituio de rea de conservao de mbito nacionalouprovincial. 8.Deveserdadapublicidadeconstituiodereadeconservaoemjornais degrandetiragemenosmeiosdecomunicaosocialdaprovnciaemquese situaareadeconservao.

Artigo216 Planodegestodereadeconservao 1. O plano de gesto de cada rea de conservao referido no nmero 5 do artigo213divideseemplanosdegestoporzonassituadasdentrodarea, consoante as actividades de conservao, turismo e outras que sejam a realizadas,bemcomonasreascontguas. 2. O zoneamento de cada rea de conservao aprovado pelo Ministro que superintende a poltica ambiental com base no relatrio cientfico referido no artigo199. 3. O plano de gesto da rea de conservao acompanhado do respectivo oramento.

120

Artigo217 Participaocomunitrianagestodereadeconservao 1.OGovernodeveincentivaraparticipaodascomunidadesresidentesnade gestodareadeconservaoemqueresidem,emespecialmediante: o Garantia, salvo no caso de reservas naturais integrais, do acesso dos membros das comunidades rurais aos recursos naturais existentes na readeconservao,desdequetalnoponhaemcausaosobjectivos daconstituiodareadeconservao o Preferncia no recrutamento para postos de trabalho necessrios gestodareadeconservao o Afectaodeumapercentagemdasreceitasdareadeconservao promoodobemestardacomunidaderuralinteressada. 2. Em casos devidamente justificados o Estado pode ceder, nos termos do artigo214,comunidadeoucomunidadesruralinteressada,aexploraode umareadeconservao. TtuloV Dosrgoseserviosdeadministraodafloraefaunaselvagem CaptuloI Disposiesgerais Artigo218 Princpiosdagestointegradaedacoordenaoinstitucional AsactividadesdaAdministraoPblicarelativamenteconservaoe gestosustentveldasflorestasedafaunaselvagemobedecemaosprincpios previstos nesta lei e na legislao sobre a Administrao Pblica e, em especial,ao: o o o o o o o Princpiodalegalidade Princpiodaseguranajurdica Princpiodaproporcionalidade Princpiodaconfiana Princpiodaimparcialidade Princpiodacoordenaoinstitucional Da participao dos cidados e da colaborao da Administrao com oscidados.

121

Artigo219 rgoseserviosdosistemadeprotecodeflorestasefaunaselvagem O Estado assegura a conservao e gesto das florestas e da fauna selvagematravsdergosdedirecopoltica,rgosconsultivosergose serviosdaAdministraoPblica,directaeindirecta,centralelocal. Artigo220 rgosdedirecopoltica So rgos dedireco poltica, em matria conservao e gesto das florestas e da fauna selvagem, o Governo, o Ministrio que superintende o sectorflorestaleoMinistrioquesuperintendeapolticaambiental. Artigo221 Governo 1.OGovernodefineapolticageraldeconservaoeutilizaodasflorestase fauna selvagem tendo em considerao, em especial, os dados cientficos disponveis sobre o seu estado e sobre as exigncias da sua gesto sustentvel. 2.CabeaoGoverno,paraosfinsreferidosnonmeroanterior,emespecial: o Adoptar os regulamentos necessrios boa execuo da presente lei, bem como as medidas adequadas para que nas actividades administrativasprevistasnapresenteleisejamobservadososprincpios da legalidade, da prossecuo do interesse pblico, da proporcionalidade, da imparcialidade, da colaborao da administrao comosparticulares,daparticipao,dadecisoedoacessojustia o Aprovar as medidas de ordenamento florestal e faunstico da sua competncia, em especial os planos florestais nacionais e assegurar a suaexecuo o Aprovarosprogramasnacionaisdecombatedesertificaoeseca o Aprovaraclassificaodeflorestas o Aprovaraclassificaooureclassificaodereasdeconservao o Constituirreasdeconservaocujacriaosejadasuacompetncia o Aprovar as listas de ecossistemas e espcies florestais e da fauna selvagem a que se referem o nmero 1 do artigo 16e o nmero 1 do artigo17 o Aprovaralistadesubstnciasperigosasaqueserefereonmero2do artigo 34, bem como as normas sobre as quantidades limite de substnciasprevistasnonmero3domesmoartigo o Aprovar os planos de emergncia a que se refere o artigo 28, bem comoosplanosdeprevenoecombateaincndiosflorestais

122

o Assegurar o efectivo funcionamento dos sistemas de concesso, de reconhecimentodedireitos,dedeclaraoprviaedelicenciamentode actividadesprevistosnestalei o Conceder direitos de explorao florestal e de coutadas para reas previstasnonmero4doartigo90 o Adoptar sistemas de incentivos ao repovoamento florestal e faunstico, emespecialpromoodeflorestasdeplantao,coutadasefazendas de pecuarizao, bem como ao aumento da participao das comunidadeslocaiseruraisnasactividadesdeexploraoderecursos florestaisefaunsticos o Promover as actividades de investigao cientfica e tecnolgica necessriasnecessriosrealizaodasfinalidadesdapresentelei o Promover a recolha dos conhecimentos tradicionais sobre recursos biolgicosterrestres o Assegurar os recursos humanos, materiais e financeiros necessrios execuodapresentelei o Promover a formao e adequada qualificao de todos os trabalhadoresenvolvidosemactividadesrelativasarecursosflorestaise faunsticoseareasdeconservao o Assegurar a informao dos cidados sobre as diversas matrias de interesse pblico relacionadas com as florestas, fauna selvagem, reas deconservaoemedidascomelasrelacionadas o Garantirocumprimentodapresenteleieseusregulamento,emespecial assegurando o funcionamento adequado dos servios de fiscalizao dasactividadesrelacionadascomrecursosflorestaisefaunsticos,bem comodasreasdeconservao o Assegurar a cooperao internacional na gesto de recursos partilhados o Assegurar que Angola beneficia efectivamente da assistncia internacionalparaaconservaoegestosustentveldasflorestaseda fauna selvagem a que tem direito como pas em desenvolvimento dotadodegrandediversidadebiolgica,emespecialassistnciatcnica ecientfica.

Artigo222 Ministroquesuperintendeosectorflorestal 1. Cabe ao Ministro que superintende o sector florestal a superviso e coordenaodaexecuodapolticadeflorestasefaunaselvagem,bemcomo dasmedidasdeordenamentoflorestalefaunstico. 2. Os Governadores Provinciais so responsveis a nvel local pela coordenaoeexecuodapolticadeflorestasefaunaselvagem,bemcomo dasmedidasdeordenamentoflorestalefaunsticoanvellocal.

123

Artigo223 Ministroquesuperintendeapolticaambiental Cabe ao Ministro que superintende a poltica ambiental a superviso e coordenaodasmedidasdepolticadeflorestasefaunaselvagemrelativas protecodoambiente,conservaodeecossistemaseespcies,bemcomo aexecuodapolticarelativasreasdeconservao. Artigo224 ConselhoNacionaldeProtecodasFlorestasedaFaunaSelvagem 1. O Conselho Nacional de Proteco das Florestas e da Fauna Selvagem Terrestre o rgo consultivo do Governo em matria de coordenao das medidasdeprotecoeconservaodeflorestasefaunaselvagem. 2. O Conselho Nacional visa ainda assegurar a participao dos diversos interessados e contribuir para a coordenao institucional na preparao de decises, em especial de ordenamento florestal e faunstico, relativas protecoeconservaodeflorestasefaunaselvagem. 3. A composio, organizao e regras de funcionamento do Conselho Nacionalsoestabelecidaspordecretolei,aaprovarnoprazodeseismeses apsaentradaemvigordestalei. 4. Nas provncias e municpios devem ser progressivamente criadas delegaes do Conselho Nacional de Proteco das Florestas e Fauna Selvagem Terrestre que exercem funes consultivas junto dos competentes rgoslocais.

Artigo225 rgoseserviosexecutivos 1.OMinistroquesuperintendeosectorflorestaleoMinistroquesuperintende a poltica ambiental coordenam e tutelam, no mbito das respectivas atribuies, os rgos autnomos e os servios pblicos aos quais cabe a elaborao, execuo, superviso e controlo da execuo das medidas de protecoeconservaodeflorestasefaunaselvagem. 2.Osserviosreferidosnonmeroanteriorcompreendem,emespecial: o O instituto especializado sob tutela do Ministrio que superintende o sector florestal e que executa as medidas de gesto sustentvel das florestasedafaunaselvagem

124

o O instituto especializado sob tutela do Ministrio que superintende a poltica ambiental e que executa as medidas de conservao de recursosnaturais o Os organismos da administrao indirecta do Ministrio que superintende a poltica ambiental que venham a ter atribuies de administraodereasdeconservao o Os servios de fiscalizao do Ministrio que superintende o sector florestaledoMinistrioquesuperintendeapolticaambiental o Os institutos que realizam, ou venham a realizar, actividades de investigaocientfica.

Artigo226 Fiscalizao 1. Cabe ao Ministro que superintende o sector florestal, sem prejuzo das competnciasdoMinistroquesuperintendeapolticaambientalemmatriade fiscalizao ambientale de reas de conservao, coordenar a execuo das aces de avaliao e acompanhamento do estado dos recursos florestais e faunsticos,bemcomodefiscalizaodasactividadescomelesrelacionadas. 2. Os poderes referidos no nmero anterior podem ser delegados em rgos autnomossobtuteladoMinistrioquesuperintendeosectorflorestal.

Artigo227 rgosdeinvestigao 1.OGovernodevecriarosnecessriosrgosautnomosdeinvestigaosob tutela do Ministrio que superintende o sector florestal e/ou do Ministrio que superintendeapolticaambientalaosquaiscaberassegurararealizaodas actividadesdeinvestigaocientficaetecnolgicaprevistasnestalei. 2.Osrgosreferidosnonmeroanteriorpodemrealizarassuasactividades em colaborao com outras instituies cientficas, nacionais, estrangeiras ou internacionais. Artigo228 Servioderegistodeconhecimentostradicionais O Governo deve criar um rgo autnomo que assegurar a recolha e registodosconhecimentostradicionaissobrerecursosflorestaisefaunsticos.

125

Artigo229 Dasinstituiesdeemissodecertificadosdeflorestassustentveis O Governo deve promover a constituio de, ou adeso a, instituio independentequepromovaaemissodecertificadosdeflorestassustentveis tendoemconsideraoosinstrumentosinternacionaisaplicveis. CaptuloII Dofinanciamentodosistemadeprotecodasflorestasefauna selvagem

Artigo230 Fontesdefinanciamento Osistemadeprotecodasflorestasefaunaselvagemfinanciadopor: o DotaesdoOramentoGeraldoEstado o As receitas da explorao de recursos florestais, em especial provenientesdetaxasflorestaisedemultasporinfracesprevistasna presentelei o As receitas do uso dos recursos faunsticos, em especial provenientes detaxasdecaaedemultasporinfracesprevistasnapresentelei o Asreceitasdepolgonosflorestaisecoutadas o Asreceitasdereasdeconservao o Asdoaes o As receitasprovenientes deassistnciainternacional conservaoda diversidadebiolgica,dasflorestasedafaunaselvagem. Artigo231 Taxasflorestais 1.Astaxasflorestaissoestabelecidaspordecreto. 2.Afixaodetaxasflorestaisobedeceaosseguintescritrios: o Ovalordemercadodasespciesesubespciesobjectodosdireitosde exploraoflorestal o Asquantidadesderecursosflorestaisacolheroucortaroudosrecursos faunsticosacaar o Otipodeflorestaemqueserealizaaexplorao o Arentabilidadedaexploraoflorestal,aferidaemfunodasespcies constantesdosttulosdeconcesso.

126

3. O valor das taxas florestais constitui receita do instituto a que se refere a alneaa)donmero2doartigo225. 4. O Governo pode, nos termos que vierem a ser definidos em regulamento, estabelecer que uma dada percentagem das receitas das taxas florestais devemseraplicadasembenefciodascomunidadesdaslocalidadesemquese realizaaexploraoflorestal. 5. No devido pagamento de taxas florestais por produtos provenientes de florestasdeplantao.

Artigo232 Taxasdecaa 1.Astaxasdecaasoestabelecidaspordecreto. 2.Afixaodetaxasdecaaobedeceaosseguintescritrios: o Ovalordemercadodasespciesesubespciesobjectodosdireitosde caaoudodireitodeexploraodecoutada o Aquantidadedeexemplaresacaar o O tipo de caa a que serefere a licena ou o direito de explorao de coutada o Arentabilidadedacaaprofissional,seforcasodisso,aferidaemfuno dasespciesequantidadesacaar. 3. No devido pagamento de taxas de caa no caso de produtos provenientesdefazendasdepecuarizao. 4.Ovalordastaxasdecaa,bemcomoasreceitasdaconcessododireitode explorao de coutadas, constituem receitas do instituto a que se refere a alneaa)donmero2doartigo225. Artigo233 Consignaoespecialdereceitas 1. Os saldos positivos da explorao de reas de conservao constituem receitadoinstitutoaqueserefereaalneab)donmero2doartigo225. 2. Os saldos positivos da explorao de polgonos florestais, viveiros e de coutadaspblicasconstituemreceitadoinstitutoaqueserefereaalneaa)do nmero2doartigo225.

127

Artigo234 DoFundodeFomentoFlorestaleFaunstico 1. Sem prejuzo da legislao financeira e oramental aplicvel, o Governo deve instituir um fundo autnomo sob tutela do Ministro que superintende o sectorflorestal,doMinistroquesuperintendeapolticaambientaledoMinistro que superintende as finanas pblicas, para financiamento dos planos, programas e projectos que visem a realizao dos objectivos previstos na presentelei. 2. Constituem, em especial, receitas do Fundo de Fomento Florestal e Faunstico: o As receitas das multas cobradas por infraces presente lei e legislao ambiental, nas percentagens que vierem a ser definidas em diplomaprprio o Asdoaeselegadosparaosfinsaquesedestinaofundo o As receitas provenientes de assistncia internacional conservao e uso sustentvel da diversidade biolgica, das florestas e da fauna selvagem. 3. As receitas do fundo referido neste artigo destinamse, entre outros, aos seguintesfins: o Financiamento de actividades e projectos que visem a conservao in situeexsitueusosustentveldadiversidadebiolgica,dasflorestase da fauna selvagem, incluindo a recuperao de reas degradadas e o repovoamentoflorestalefaunstico o Financiamento de projectos de investigao cientfica e programas de formaoprevistosnestalei o Financiamento do reforo de meios disponveis para acompanhamento doestadodosrecursosefiscalizao.

128

TtuloVI Daresponsabilizao

CaptuloI Dafiscalizao

SecoI DisposiesGerais

Artigo235 Finalidadesdafiscalizaoflorestaleambiental Afiscalizaoflorestaleambientalvisa: o Contribuir para assegurar o cumprimento da legislao sobre florestas, faunaselvagemeambiente o Contribuir para a conservao de ecossistemas e espcies da flora silvestreedafaunaselvagem o Contribuirparaaprotecoeconservaodadiversidadebiolgica o Contribuir para a gesto sustentvel dos recursos florestais e faunsticos o Contribuirparaaprotecodasadeequalidadedevidadoscidados o Contribuirparaaeducaoeinformaodoscidadossobreasnormas previstas na presente lei e seus regulamentos, bem como sobre as actividadesdefiscalizao o Assegurarainformaodascomunidadeslocaiseruraissobreosseus direitoseobrigaesprevistosnapresenteleieseusregulamentos,bem comonalegislaoambientalaplicvel o Contribuirparaassegurarainformaodascomunidadeslocaiserurais sobre a importncia da preservao e proteco dos seus conhecimentostradicionais o Contribuir para a promoo da participao dos cidados e das comunidadeslocaiseruraisprevistanestaleieseusregulamentos,bem como,emgeral,nadefesadoambiente.

Artigo236 Execuodafiscalizao 1.Asactividadesdefiscalizaoprevistasnapresenteleisoexecutadaspor: o Osserviosdefiscalizaoflorestal o Osserviosdefiscalizaoambiental.

129

2.Soauxiliaresdasactividadesdefiscalizaoprevistasnapresentelei: Osobservadorescomunitrios Osfiscaishonorrios. Artigo237 Deverdecolaborao 1. Os titulares de direitos relativos a recursos florestais e faunsticos devem prestar aos agentes de fiscalizao a colaborao necessria ao eficaz cumprimentodassuasfunes. 2. Todas as autoridades devem prestar aos agentes de fiscalizao o auxlio necessrioaoeficazdesempenhodassuasfunes. 3. Tm o dever especial de colaborao obrigatria com os agentes de fiscalizaoasseguintesautoridades: o o o o o Asautoridadeslocaisetradicionais APolciaNacional Asforasdedefesa,seguranaeordeminterna Asalfndegas Ascapitanias.

4.Emcasodeurgncia,osagentesdefiscalizaopodemrequisitaroauxlio daautoridadepolicialmaisprximadalocalidadeemqueseencontram. 5.TodooagentedaPolciaNacionalque,quandosolicitadooseuauxliopor agentedefiscalizao,injustificadamentenooprestarestsujeitossanes previstasnalegislaoaplicvel. 6.Todoocidadoqueconstateinfracespresentelei,seusregulamentose demais legislao sobreambiente e recursos naturais, ou ainda que presuma que tais infraces estejam na eminncia de ocorrer, tem a obrigao de informarasautoridadescompetentes,emespecialosagentesdefiscalizao.

Artigo238 Fiscalizaoflorestal 1. Cabe ao Ministrio que superintende o sector florestal a fiscalizao do cumprimento das normas que regulam a gesto sustentvel das florestas e faunaselvagem,nostermosadefiniremregulamento.

130

2.Afiscalizaodousoegestoderecursosflorestaisefaunsticosdentrode terrenos reservados para fins de defesa e segurana cabe aos rgos de defesa e segurana, em colaborao com o Ministrio que superintende o sectorflorestal.

Artigo239 Fiscalizaoambiental 1.Afiscalizaodocumprimentodasnormasambientaise,emespecial,sobre conservao da diversidade biolgica terrestre cabe ao Ministrio que superintendeapolticaambiental,nostermosadefiniremregulamento. 2. A vigilncia e guarda das reas de conservao previstas na presente lei cabeaocorpodeguardadasreasdeconservao. Artigo240 Auditoriasambientais Seemresultadodasactividadesdefiscalizaoflorestalouambientalse concluirqueumadadainstalaoouactividadecausa,oupodecausar,danos aoambiente,oMinistrioquesuperintendeapolticaambientaldeveordenara realizaodeauditoriaambiental. SecoII Dosagentesdefiscalizao

Artigo241 Agentesdefiscalizao 1.Soagentesdefiscalizao: o Osfiscaisflorestaisedafaunaselvagem o Osfiscaisdoambiente o Osguardasdasreasdeconservao. 2.Aorganizaoefuncionamentodocorpodeguardareferidonaalneac)do nmero anterior obedecem s normas que vierem a ser estabelecidas por decreto.

131

3. Podem ainda exercer actividades de fiscalizao previstas nesta lei, para almdosagentesreferidosnonmeroanterior,osagentesdaPolciaNacional e membros de outros rgos de defesa e segurana, das capitanias, das alfndegasedosserviossanitrios,bemcomoosagentesdefiscalizaode outros rgos do Estado, quando devidamente identificados e quando for necessrio, em especialpor ausncianum dadolocal dos fiscais florestaisou ambientaiscompetentes. 4.Nocasoreferidononmeroanteriorosagentesquetenhamrealizadouma aco de fiscalizao do cumprimento desta lei e seus regulamentos devem, no mais curto prazo possvel, comunicar ao rgo de fiscalizao florestal ou ambientalcompetenteosresultadosdasuaacodefiscalizao.

Artigo242 Funesdosagentesdefiscalizao Cabe, em especial aos agentes de fiscalizao referidos no nmero 1 do artigoanterior: o Garantirocumprimentodasnormaslegaisestabelecidasnapresentelei eseusregulamentosedemaislegislaoaplicvel o Verificar se as pessoas que realizam as actividades previstas nesta lei estodevidamenteautorizadasafazlo o Participar na preparao das medidas de ordenamento florestal e faunsticoprevistasnapresentelei o Colaborar nas actividades de avaliao e acompanhamento do estado dosrecursos,bemcomonaelaboraodosrespectivosrelatrios,ena investigaocientficasobreflorestasefaunaselvagem o Participar no controlo de ecossistemas e espcies em extino, ameaados de extino, vulnerveis, raros e endmicos ou de grande valoreconmico,socialecultural o Informar os rgos competentes sempre que tenha conhecimento da existnciadepragas,doenaseseusvectoresqueafectamasflorestas eafaunaselvagem o Propor,semprequenecessrio,asmedidasdeformaoespecializada queconsiderenecessriasparaoeficazdesempenhodassuasfunes o Participar na difuso de informaes relativas ao uso sustentvel de florestas e fauna selvagem e correlativas obrigaes de cidados e empresas o Inspeccionar as exploraes florestais, coutadas e fazendas de pecuarizao o Visaroscertificadosdeorigemdeprodutosflorestaisefaunsticosaque sereferemosartigos119e186 o Solicitar a apresentao, pelos seus titulares, de licenas de caa, dos certificadosde origem de produtos florestais e dos certificados de caa legal.

132

Artigo243 Competnciasepoderesdosagentesdefiscalizao 1. Compete, em geral aos agentes de fiscalizao florestal e do ambiente o seguinte: o Solicitar e examinar todos os documentos pertinentes ao controlo das aces de fiscalizao, podendo extrair deles cpias ou amostras necessrias o Solicitar e receber auxlio de qualquer autoridade, ou agente de autoridade,paraodesempenhodasmissesquelheforemincumbidas o Ordenaraidentificaoeinterrogarqualquerpessoasuspeitadaprtica dequalquerinfracoprevistanapresentelei o Ordenar a paragem e inspeccionar qualquer veculo, embarcao ou aeronavequesuspeitemserutilizadonacaarealizadacomviolaodo disposto na presente lei ou no transporte de quaisquer produtos florestaisquenoprovenhamdeexploraeslegais o Proceder apreenso, requisio ou reproduo de documentos na possedetitularesdelicenas,deconcesseseautorizaesououtros documentos, sempre que houver suspeitas de falsificao dos mesmos ou se houver suspeitas de explorao dos recursos com violao da presenteleieseusregulamentos o Havendo fortes indcios de prtica de infraco florestal ou de caa, procederapreensodosprodutosflorestaisoufaunsticosobtidoscom presumvelviolaodapresentelei o Recolher todas as provas necessrias instruo de infraces, incluindodepoimentosdetestemunhas o Proceder ao registo de cada inspeco realizada, incluindo o registo fotogrfico, o Levantar auto de notcia das infraces por si presenciadas e auto de ocorrncia das infraces que chegarem ao seu conhecimento atravs de informaes prestadas pelos observados comunitrios, cidados ou aspessoasreferidasnonmero3doartigo241 o Inspeccionar todos os equipamentos, instrumentos, produtos, armas e outrosmeiosdecaa,bemcomoasinstalaesdeexploraoflorestal, ascoutadaseasfazendasdepecuarizao o Adoptarasmedidascautelaresedepolcianecessriaseurgentespara recolhermeiosdeprovaouevitaroseuextravio. 2.Noexercciodassuasfunes,osagentesdefiscalizaotmacessoelivre trnsito em todos os locais onde sejam exercidas as actividades previstas na presenteleieseusregulamentos.

133

Artigo244 Usodeforaadequada Sempre que qualquer presumvel infractor no acatar uma ordem dada pelos agentes de fiscalizao no exerccio das suas funes, podem os agentes de fiscalizao referidos no nmero 1 do artigo 241 utilizar a fora adequadaparadeterafugaoualcanarobjectivosdaacodefiscalizao.

Artigo245 Direitosdosagentesdefiscalizao 1. Para alm do previsto no regime da funo pblica, os agentes de fiscalizaotmosseguintesdireitos: o Aousodecartodeidentificaoprpriodosserviosaquepertencem, cujomodeloconstarderegulamentoaaprovarpeloGoverno o Ao uso e porte de arma de defesa pessoal no exerccio das suas funes e, excepcionalmente, quando autorizado pelas autoridades competentesporsituaodeameaasuaintegridadefsica o A comunicar, quando em servio fora da rea da sua jurisdio, com todas as autoridades e pessoas, singulares ou colectivas, sobre matriasdasuacompetncia o A remunerao adicional por risco e comparticipao em multas cobradas por infraces que detectem, nos montantes definidos na legislaoaplicvel. 2. Dado o risco e especificidade das funes dos agentes de fiscalizao florestal e ambiental estes so titulares, para alm de direitos previstos nesta lei e na legislao sobre a funo pblica, de direitos especiais relacionados com o desempenho das suas funes que sero estabelecidos em diploma prprio,queincluir,emespecial: o OdireitoahabitaodefunodoEstadonocasodedesempenharem funesemzonasnourbanizadas o Odireitoaveculomotorizadoparaassuasdeslocaesemservio o Odireitoaousodeequipamentodecomunicaorpida o Odireitoaformaoprofissionalcontnua. Artigo246 Obrigaesdosagentesdefiscalizao Paraalmdoprevistonoregimedafunopblica,soobrigaesdos agentesdefiscalizao:

134

o Identificarse como agente de fiscalizao sempre que interpelar qualquerpessoaouquetallhesejasolicitado o Usarfardaprpriacujomodeloconstarderegulamentoaaprovarpelo Governo o Manter o sigilo das informaes classificadas a que tenha acesso no exercciodassuasfunes,semprejuzodasuatransmissoaosseus superioreshierrquicos o Participar na preveno e deteco de incndios florestais e colaborar noseucombate o Investigarascausasdefogosflorestais o Submeter, no final de cada misso, ao seu superior hierrquico, um relatrio escrito resumindo toda a informao recolhida considerada relevante. Artigo247 Carreiradosagentesdefiscalizao 1.Podemseragentesdefiscalizaooscidadosangolanosmaioresdeidade que possuam as qualificaes exigidas nos termos do diploma que aprova a respectivacarreira. 2.Osagentesdefiscalizaoflorestaleambientaltmumacarreiraderegime jurdicoespecialaseraprovadapeloGoverno. 3. Os guardas das reas de conservao so integrados na carreira dos agentesdefiscalizao.

SecoIII Dosobservadorescomunitrios Artigo248 Observadorescomunitrios 1. Os observadores comunitrios so pessoas singulares, membros de uma comunidade rural ou local, que colaboram nas actividades de fiscalizao previstas nesta lei, seus regulamentos e demais legislao sobre ambiente e recursosnaturaisnareadacomunaoudobairrodasuaresidncia. 2.Podemserobservadorescomunitriososcidadosangolanosque: o Sejammaioresdeidade o Residamnacomunaoubairroemqueexercemfunes o Tenhamidoneidade

135

o Tenhamasqualificaesnecessrias,emespecialsaibamlereescrever e conheam adequadamente a geografia da rea da comuna em que exercemfunesdeobservador. o Os observadores comunitrios so designados pelo rgo da Administrao local competente, sob proposta da comunidade a que pertencem.

Artigo249 Funesdosobservadorescomunitrios Sofunesdosobservadorescomunitrios: o Colaborarna fiscalizaodestalei e seus regulamentos, bem como da legislaoambiental o Exercerfunesdevigilncianascomunasoubairrosemqueresidem o Participarnapreveno,detecoecombateaincndiosflorestais o Recolher provas da prtica de infraces presente lei e seus regulamentosnalocalidadedasuaresidncia o Comunicaraosagentesdefiscalizaocompetentesqualquerinfraco aodispostonestaleieseusregulamentosdequetomemconhecimento, bemcomoainformaorelevanteparaaconservaoeusosustentvel deflorestasefaunaselvagem o Participar nos foros locais, provinciais e nacionais sobre matrias ambientaissemprequeconvidados.

Artigo250 Direitosdosobservadorescomunitrios 1.Osobservadorescomunitriostmdireitoa: o Cartodeidentificaoemitidopelosrgoslocaiscompetentes o Informaoeformaonecessriasaodesempenhodassuasfunes o Comparticipao nas multas cobradas pelas infraces que detectem nostermosdalegislaoemvigor o Aousodosmeiosmateriaisnecessriosparaoeficazdesempenhodas suasfunes. 2. O Ministrio que superintende o sector florestal e/ou o Ministrio que superintende a poltica ambiental, conforme os casos, deve fornecer aos observadorescomunitriososmeiostcnicosnecessriosaodesempenhodas suasfunes.

136

3. O carto de identificao referido na alnea a) do nmero 1 deste artigo consta de modelo aprovado por decreto executivo conjunto do Ministro que superintende o sector florestal e do Ministro que superintende a poltica ambiental.

Artigo251 Fiscaishonorrios 1.Os fiscais honorrios so pessoas que se tenham evidenciado pelo auxlio prestado fiscalizao florestal, da fauna selvagem e ambiental e s quais seja atribudo esse ttulo pelo Ministro que superintende o sector florestal ou peloMinistroquesuperintendeapolticaambiental,conformeoscasos. 2.Osfiscaishonorriosexercem,dentrodassuascomunidades,asfunesde observadorescomunitriostendoosdireitosdestes. 3.Osfiscaishonorriosdependemdosserviosdefiscalizaoflorestal.

CaptuloII DasInfraces

SecoI DasInfracesAdministrativas

Artigo252 NaturezaDasInfraces 1. Constituem infraces de natureza administrativa os actos e omisses praticados em violao as disposies da presente lei e dos seus regulamentos. 2.OGovernopode,tipificarcomoinfracoadministrativaoutrascondutasno previstas na presente lei, que violem as suas disposies e regulamentos aplicveis. 3. As infraces previstas na presente lei so punveis com multa e medidas acessrias de punio, salvo se nos termos da legislao penal fr tipificado comocrime. 4.Asmultasnopodemserconvertidasempriso.

137

Artigo253 Infractores Respondem pelas infraces administrativas as pessoas singulares e colectivasqueaspraticarem. Artigo254 Infraces Constitueminfracespresentelei: a) A introduo de espcies exticas para as plantaes florestais e fazendasdepecuarizaosemanecessriaautorizao b) A introduo nos solos e guas sem a necessria autorizao das substnciasaqueserefereonmero3doart.34. c) A colheita ou abate de recursos florestais do domnio pblico sem a necessrialicenadeusoparafinsespeciais d) O corte de rvores em terrenos urbanos privados, salvo no caso de autorizao e) A comercializao e transportao de produtos florestais e de caa sememissodonecessriocertificadodeorigem f) Acaadesubsistnciadeespciesdecaagrossa g) A cesso de direitos concedidos ou reconhecidos ao abrigo desta lei semanecessriaautorizao h) Os que sem autorizao entrarem e circularem nas reas de conservao,salvonoscasosprevistosnaLei i) A comercializao de produtos florestais ou de caa, obtidos no exercciodedireitodeusodesubsistncia.

Artigo255 Infracesgraves 1. Constitueminfracesgravespresentelei: a) Acolheita,ocorte,acaaouatentativadecolheita,corteoucaade qualquer exemplar de espcies raras, em extino ou ameaadas de extino b) Aposse,armazenamento,transporteecomercializaodequalquer exemplardeespciesraras,emextinoouameaadasdeextino c) A compra e venda, exposio para a venda, a exportao, a importao, a transformao industrial ou artesanal, de qualquer exemplardeespciesrarasemextinoouameaadasdeextinoou partedelas

138

d) A prtica de quaisquer aces ou omisses relativas as espcies vulnerveis ou endmicas que venham a ser proibidas nos termos dos arts.18.e19. e) O corte de rvores de valor ecolgico, esttico, histrico ou cultural constantesdaslistasaqueserefereoartigo21.,nmero1. f) O corte de quaisquer rvores em terrenos urbanos privados, salvo noscasosdeprviadeclaraodeinteressepblico g) Aintroduonoambienteterrestredeespciesinvasoras h) A introduo no ambiente terrestre de organismos geneticamente modificados,salvonocasodeautorizaoprevistanalei i) A importao, exportao e trnsito em territrio nacional de organismosgeneticamentemodificadossemanecessriaautorizao j) A introduo nos solos e guas de substncias classificadas como perigosas k) Arealizaodederrubasedesmatamentoemterrenosclassificados como florestais, salvo nos casos de subsistncia ou autorizao nos termosdoart.36. l) A realizao de queimadas para quaisquer fins, salvo nos casosde autorizaonostermosdoart.37. m)Aexportaodeprodutosflorestaisoudecaasemaapresentao docertificadodeorigem n) Aexportaodemadeiraemtoro,salvonoscasosdeautorizao o) Acolheita,corte,abateoucaaderecursosflorestaisoufaunsticos semqueestejamconcedidosoureconhecidososdireitosaelesrelativos ou sem que tenha havido autorizao prvia das actividades quando exigida p) Avenda,ouexibioparaavenda,armazenamentoetransportede produtos florestais ou de caa que no sejam provenientes de concesses, de terrenos comunitrios ou de plantaes florestais ou fazendas de pecuarizao, constitudas nos termos da presente lei e seusregulamentos. q) A colheita, corte ou caa por titulares de direitos concedidos no reconhecidos no mbito desta lei de espcies no previstas nos respectivosttulosdeconcesso r) A colheita, corte ou caa por titulares de direitos concedidos no mbito desta lei de quantidades de recursos florestais ou faunsticos superiores as previstas nos respectivos ttulos de concesso ou nos pertinentesplanosdeexploraoflorestaloufaunstico s) A construo ou transformao de instalaes em plantaes florestaisefazendasdepecuarizaosemanecessriaautorizao t) A colheita ou corte de espcies vegetais durante o perodo de repousovegetativo. 2. Constituiaindainfracogravenostermosdapresentelei: a) A realizao de caa sem a necessria licena de caa, salvo nos casosprevistosnoart.140.,nmero6

139

b) Acaaforadoslocaisprevistosnoart.137.,nmero4 c) Acaadefmeasemidadereprodutiva,prenhasouacompanhadas decrias d) A caa de animais de tamanho e peso inferior a que se refere o art.24. e) Acaaduranteosperodosdedefesodasespcies f) Ousodeexplosivosnacaa g) Acaacomarmadilhas,redes,ratoeiraselaos h) O uso na caa de fontes luminosas artificiais ou dispositivos para iluminarosalvos i) Ousonacaadedispositivosdevisoparatironocturnoqueincluam umconversordeimagemouumamplificadordeimagemelectrnico j) O uso na caa de espelho e outros instrumentos destinados a perturbarosalvos k) A caa com iscas e substncias venenosas ou com outras tradicionaisqueutilizamsubstnciasvenenosas l) A caa com iscas e substncias anestesiantes ou com outras tradicionaisqueutilizemsubstnciasanestesiantes m)Acaacomusodeanimaisvivoscomoisco n) Caar a espera ou emboscada, especialmente em stios de abebeiramento o) Perseguir os animais selvagens usando os meios previstos no art.178. p) Uso de armas automticas de calibre superior ao estabelecido por Decreto Artigo256 PunioDasInfraces 1. As infraces a que se refere as alneas a), b), c), d), f), e), i) e g), do art.254., so punveis com um mnimo de 100 UCF e um mximo de 1000 UCF. 2. As infraces previstas no n.1 do art.255., so punveis com multa graduvel entre um mnimo igual ao valor da taxa florestal ou de caa anual que seria devida e o mximo equivalente a 100 vezes aquele mnimo e as medidasacessriasprevistasnoart.257. 3. As infraces previstas no n.2 do art.255., so punveis com multa graduvel entre um mnimo de 1000 UCF e um mximo de 200 vezes deste valoreasmedidasacessriasprevistasnoartigo257. 4. Asmultasaplicveissinfracescometidasnoexercciodedireitosdeuso desubsistnciaderecursosflorestaisoufaunsticossofixadosporDecreto.

140

Artigo257. Medidasdepunioacessria 1. Podem, em funo do dano ou perigo de dano para o ecossistema e das circunstnciasdainfracocometida,seraplicadas,comomedidasacessrias damulta: a) A perda a favor do Estado de todos os meios, incluindo os de transporte e equipamentos na posse dos infractores que tenham servido deinstrumentodaprticadainfraco b) A perda a favor do Estado dos recursos florestais e faunsticos apreendidos c) A perda a favor do Estado de todos os meios encontrados em posse dos infractores, que possam servir de instrumentos para a prtica da infraco. 2. Asmedidasacessriaprevistasnonmeroanteriorsoaplicveis: a) A prevista na alnea a), do nmero anterior, a todas infraces graves b) A prevista na alnea b), ao exerccio de explorao florestal e de caasemaconcessodosrespectivosdireitosouapsestescaducar a cesso de direitos concedidos ou reconhecidos sem a necessria autorizaoaexploraoflorestaloucaanasreasdeconservao em que tal seja proibido o corte de rvores em terrenos urbanos e privados sem autorizao as infraces previstas no nmero 2 do art.255. 3. As infraces previstas no artigo 254 podem ser aplicadas as medidas acessriasprevistasnesteartigo,massemcasodereincidncia. Artigo258 Efeitoslegaisdaaplicaodamulta Aaplicaodasmultaspelaprticadeumainfracogravedetermina: a) Arevogaodosdireitosdeconcessodelicenasdeexercciode actividades,incluindolicenasdecaaedacarteiradecaador b) A obrigao de indemnizar os lesados pelos prejuzos causados comaprticadainfraco c) A obrigao de pagar as custas do processo, nos termos dos regulamentos aplicveis e as despesas decorrentes da prtica da infraco.

141

Artigo259 Reincidncia 1. H reincidncia quando, nos 12 meses posteriores aplicao de uma sano, pela prtica de uma infraco, o infractor comete outra igual e com gravidade. 2. Em caso de reincidncia os limites mnimo e mximo das multas e das medidas acessrias aplicveis so aumentados para o dobro ou o triplo, conformesetratedesimplesinfracoouinfracograve.. Artigo260. GraduaoDasMedidasAplicveis 1. Na determinao das sanes a aplicar deve levarse em considerao o dano ou perigo de dano causados pela infraco, o grau de inteno ou de neglignciacomquefoicometida,ascaractersticastcnicaseeconmicasda infraco,obeneficioestimadoqueoautordainfracoretirououpoderiater retiradodasuaprticaetodasascircunstnciasrelevantes. 2. Socircunstnciasagravantes,entreoutras,areincidnciaeaacumulao deinfraces. 3. Emcasodeconcursodeinfracessaplicvelamultacorrespondente infracomaisgrave. 4. O disposto do nmero anterior no prejudica a aplicao de medidas acessriasadequadasnostermosdodispostonoartigo257. Artigo261 Competnciasparaaplicaodemultasemedidasacessrias 1. Cabe ao Ministro que superintende o sector florestal ou por delegao de poderes, aplicar as multas e medidas acessrias s infraces previstas nas alneasa),c),d),f)ei),doart.254.easprevistasnasalneasa),b),c),d),e), f),k),l),m),n),o),p),q),r),s)et)donmero1doart.255.easprevistasno nmero2domesmoartigo. 2. CabeaoMinistroquesuperintendeapolticaambientaloupordelegaode poderes aplicar as multas e medidas acessrias s infraces previstas nas alneasb)en)doart.254.easprevistasnasalneasg),h),i)ej)donmero1 doartigo255. 3. Os Ministros podem, para efeitos do disposto no presente artigo, avocar qualquerprocessoadministrativa.

142

Artigo262 Pagamentodamulta 1. A multa paga em moeda nacional, salvo nos casos em que tenha sido estabelecida a obrigao especial de proceder ao pagamento em moeda convertvel. 2. Asmultasporinfracopresenteleieregulamentosaplicveisdevemser pagasnumprazomximode30dias,acontardanotificaodadecisoqueas aplicou. 3. Oprazoestabelecidononmeroanteriorpodeserprorrogadopelaentidade queaplicouamulta,masnomaisdeumavez,porigualperodo. 4. A certido da deciso definitiva que aplicou a multa ttulo executivo bastante. 5. Havendooutrosbensapreendidos,omesmomantmseataopagamento damultaedasdespesassuportadaspeloEstadosemprejuzododispostodo artigo281. 6. A ttulo de comparticipao uma parte do valordas multas atribuda aos autuantes, guias e outros intervenientes no processo de transgresso nos termos a regulamentar por decreto executivo dos titulares dos rgos competentes.

Artigo263 Prescrio O procedimento administrativo para aplicao das multas e medidas acessriasprescrevenosprazosde1anoede2anos,contadosdaprticada infraco consoante se trate de outras infraces ou infraces graves, respectivamente. SecoII DoProcedimento Artigo264 Autosdenotciaeocorrncia 1. Os fiscais investidos de poderes de fiscalizao e autuao que presenciarem qualquer infraco descrita na seco anterior devem levantar autodenoticiadetodososfactosqueaconstituem,odia,ahora,olocaleas circunstancias em que foi cometida, identificar o infractor, e fazer meno de tudooqueforrelevanteparacaracterizarainfraco.

143

2. O auto de noticia assinado pelo fiscal que o levantou, por duas testemunhas,havendoasepeloinfractor,querendofazlo. 3. Quando a prtica de uma infraco chegar ao conhecimento dos agentes de fiscalizao ou do organismo do Ministrio competente a quem incumbe a fiscalizao das actividades florestais e faunsticas, por qualquer outra via, nomeadamenteatravsdeparticipaesdosobservadorescomunitrios,deve serlevantadoumautodeocorrnciaqueelaboradonostermosdonmero1, comasnecessriasadaptaes. Artigo265 Valordoautodenotcia 1. O auto de notcia elaborado de acordo com o nmero 1 do artigo anterior tem o valor de instruo, dispensa esta fase do procedimento e deve ser apresentadoentidadecompetenteparaaplicaramulta,comopareceraque serefereonmero1doartigo294,noprazode24horas. 2. Odispostodonmeroanteriornoobstaaqueaentidadecompetentepara aplicar a multa e as medidas de punio acessrias ordene a instruo complementarnecessriaparaapuraraverdadeedecidircomjustia. Artigo266 Instruo 1. A instruo iniciase com o auto de ocorrncia ou com o auto de notcia, semprequesejaordenadaasuainstruocomplementarepodefazersecom qualquermeiodeprovanoproibidoporlei. 2. Podem ser admitidas como provas, alm das testemunhas, declaraes, peritagens, fotografia com indicao da hora e da posio geogrfica, acompanhadas sempre que seja possvel de certificao emitida em anexo fotografia,daidentificaodoagentequeatirou,donome,damarcaemodelo de mquina, relgio ou outro instrumento capaz de fornecer a data e a hora, com a meno de que estavam a trabalhar correctamente de qual o grau da suaprecisoedadistanciamximaentreoobjectivofotografadoeamquina erespectivadirecoeoutrasprevistasnalei. 3. Astestemunhasnosoobrigadasaprestarjuramento. 4 A no comparncia do presumido infractor no impede a instruo do processo e aaplicao das sanes estabelecidasna presentelei, mas tanto elecomoosresponsveissolidriospelopagamentodamultapodemfazerse representarporadvogado.

144

Artigo267 Prazodeinstruo O prazo mximo para instruo dos processos relativos a infraces de 15 dias, contado da recepo do auto de ocorrncia pela entidade instrutora.

Artigo268 Competnciaparaainstruodeprocesso 1. Sem prejuzo do que vier a ser disposto nos regulamentos e outras normas aplicveis, cabe aos Servios de Fiscalizao do Ministrio competente, atravs do respectivo departamento especializado, proceder a instruodosprocessosdetransgressoadministrativa. 2. Acompetnciaaqueserefereonmeroanteriorpodeserdelegadanas respectivasdirecesprovinciais.

Artigo269 Medidasdecoao 1. A priso preventiva proibida, salvo em flagrante delito por crime que a admita,cometidoemconcursocomumainfracoadministrativa. 2. Nohavendomeiosparaconservaroprodutoapreendido,deveservendido pelopreodemercadoeoprodutodavendadepositadoaordemdoMinistrio competente at o processo findar, ou doado a uma instituio de assistncia social. 3. No sendo possvel aplicar odisposto nonmero anterior pode oinfractor serconstitudofieldepositrio. 4. Se no processo vier a concluirse que o apreendido no foi obtido em infracosdisposiesdapresenteleiedosseusregulamentos,soeleouo produto da sua venda e todos os bens apreendidos restitudos ao seu proprietrio. 5. No havendo condies para aplicar o previsto no nmero 2 o Estado Angolanonoresponsvelnempelosprejuzosderivadosdadeterioraodo produto,nempelospreosdevendaobtidos,nemporquaisqueroutrosdanos causados ao proprietrio ou ao titular dos direitos de explorao florestal e faunstico.

145

Artigo270 Outrasmedidasdecoao 1. Havendo fundado receio de que os infractores cometam novas infraces, podem o autuante, em caso de flagrante delito, o instrutor ou a entidade competenteparaaplicaramultaordenarumaoumaisdasseguintesmedidas decarcterpreventivo: a) Asuspensodoexercciodaactividade b) Asuspensodottulooulicena. 2. A medida de coao aplicada ao abrigo do disposto no nmero anterior mantmse at o processo findar, sem prejuzo de poder ser, nomeadamente eminstnciaderecurso,dispensadaoureforada,consoantevenhaarevelar sedesnecessriaouinsuficiente.

Artigo271 Cauo 1. A entidade competente para conhecer da infraco e aplicar a multa e medidasdepunioacessriaspodeautorizar,arequerimentodointeressado, a entrega dos bens apreendidos, antes de findar o processo, mediante a prestaodecauosuficiente. 2. A cauo pode ser prestada por depsito bancrio ordem do Ministrio competenteouporgarantiabancria. 3. O pedido deve ser decidido, no prazo mximo de 48 horas aps a sua apresentao. 4. O valor da cauo restitudo a quem a prestou, cessando a garantia bancriacomoarquivamentodoprocessoouquando,sendoaplicadaamulta, semostrarempagaselaetodasasdespesasdevidasaoEstado. 5. Omontantedepositadodeveserrestitudonoprazomximodeoitodiase no mesmoprazo,comunicadaaoBancoqueaconcedeuadesnecessidadee cessaodagarantiabancriaedasuaconsequentedesonerao. 6. O pagamento da cauo no prejudica a medida de suspenso da actividadedequecorrespondaaocaso.

146

Artigo272 Contraditria 1. Elaborado o auto de noticia ou concluda ainstruo, quandohaja lugar a ela,oprocessoapresentadoentidadecompetenteparaaplicaramulta,com oparecerdoautuanteoudoinstrutorresponsvelpeloprocesso,conformefor o caso, sobre a existncia e enquadramento legal da infraco, das circunstncias em que foi cometida, da multa aplicvel e da que achar que deveseraplicada. 2. O parecer notificado ao presumido infractor e aos responsveis pelo pagamento da multa, se tiverem domicilio conhecido na localidade onde o processo foi autuado e corre seus termos ou nas mesmas condies, aos respectivos representantes, nomeadamente forenses, havendose, para no prazo de cinco dias, alegarem o que entenderem, com a informao do local exactoondeoprocessopodeserconsultado.

Artigo273. Deciso 1. No se ordenando instruo complementar, a deciso tomada nos oito diasseguintesaotermodoprazoestabelecidonmero2doartigoanterior. 2. Realizandoseinstruocomplementar,oprazoparadecidircontasedodia seguintequeleemquealtimadilignciafoirealizada. 3. Adecisoqueaplicouamultaequalquerdasmedidasacessriasprevistas no artigo 257. notificada ao transgressor, aos responsveis solidrios pelo pagamento da multa, aos destinatrios das medidas acessrias e aos respectivosadvogados,havendoos,noprazode48horas. 4. Nopodendoanotificaoserfeitaporseremdesconhecidososdomiclios daspessoasmencionadasnonmeroanterior,devemelassernotificadaspor edital afixado porta do edifcio onde funciona a entidade que tomou a deciso. 5. Se na deciso se entender que no h infraco ou que ela no est suficientemente provada, deve ordenarse alibertao dos bens apreendidos, notificandose igualmente os interessados no prazo estabelecido no nmero anterior.

147

Artigo274 Decisesrecorrveis 1. So impugnveis mediante recurso contencioso as decises finais que apliquemmultasemedidasacessriasdepunio. 2. obrigatrionosrecursosaconstituiodeadvogados. Artigo275. Recursodasdecisesdoministro 1. DasdecisesfinaisdoMinistrocompetenteoudasentidadesemquemele delegou que apliquem multas e medidas acessrias de punio cabe recurso contencioso para a Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo, semnecessidadedereclamao. 2. O prazo de recurso de 30 dias, a contar da data da notificao ou da afixaoeditalaquesereferemosnmeros3e4doartigo273. 3. Orecursointerposto,processadoejulgadonostermosdalegislaoem vigoraplicvelemAngolaaorecursocontenciosoadministrativo. 4. O recurso tem efeito suspensivo, mas mantmse as medidas de coao previstasnoartigo270.,semprejuzododispostonoseunmero2.

Artigo276 RecursodasdecisesfinaisdotitulardosServiosdefiscalizao 1. Das decises finais do titular dos Servios de Fiscalizao do Ministrio competente ou das entidades em quem tenha delegado cabe recurso contencioso para a Sala do Cvel e Administrativo do Tribunal Provincial territorialmentecompetente,semnecessidadederecursohierrquico. 2. territorialmente competente para conhecer do recurso o Tribunal Provincialdolugaremqueamultafoiaplicada. 3. Aplicamseaorecursoprevistonesteartigoasdisposiesdosnmeros3e 4doartigoanterior.

Artigo277 Execuodasmultasedespesasemdvida 1. Transitadaemjulgadoadecisoqueaplicouamultaefindooprazodoseu pagamentosemqueoinfractorouosresponsveissolidriosatenhampago,a entidadequeaaplicoudevepromoverarespectivaexecuo.

148

2. A execuo segue a forma da execuo por custas, nos termos do Regulamento do Processo Contencioso Administrativo, e tem por base um certido passada pelo Ministrio competente comprovativa dos montantes da multaedasdespesasemqueincorreuoinfractoreosresponsveissolidrios aindanoliquidadas. 3. certidoreferidanonmeroanteriordeveoMinistriocompetentejuntaro processo administrativo e uma relao dos bens apreendidos no perdidos a favor do Estado e de outros bens conhecidos pertencentes aos executados suficientes para pagamento da dvida exequenda, por forma a poderem ser nomeados penhora pelo agente do Ministrio Pblico junto do Tribunal competente. 4. Tendo sido prestada cauo, por depsito ou garantia bancria, por ela devecomearanomeao. 5. O tribunal competente para a execuo tanto o Tribunal Provincial com jurisdiosobrealocalidadeemqueamultafoiaplicadaourespectivaSalado Cvel e Administrativo, se a houver, como o Tribunal Provincial da rea do domicliodequalquerdosexecutados. Artigo278 Crimededesobedincia Praticamocrimededesobedincia,punvelcompenadeprisoatum ano, aqueles que procederem em contraveno das medidas acessrias da suspenso previstas nas alneas d) e e) do artigo 257., nmero 1 que lhes tenhamsidoaplicadas.

CaptuloIII DaResponsabilidadecivil Artigo279. Responsabilidadepordano 1. Todosaquelesque,independentementedeculpa,tenhamcausadodanosa faunaeaflora,nostermosdapresenteleieseusregulamentossoobrigados arepararosprejuzosouindemnizaroEstadoouterceiros. 2. As reparaes ou indemnizaes por danos no abrangidos no nmero anterior, causados pelas actividades reguladas pela presente lei e seus regulamentos,aplicamseospreceitosdaleigeral.

149

Artigo280 Responsabilidadecivilconexacomacriminal 1. Osdanosprovocadosaosrecursosfaunsticoseafloraprevistosnoartigo do Cdigo Penal obrigam solidariamente os seus autores, o titular dalicena, havendoa, reparlos ouindemnizar oslesados nos termos da legislao em vigor. 2. Opedidocveldeindemnizaoaqueserefereoartigo29.doCdigodo Processo Penal pode ser deduzido no s contra os agentes do crime como contraasrestantesentidadesmencionadasnonmeroanterior. Artigo281 Indemnizaopordanoscausadospelaprticadeinfraces 1. As aces deindemnizao por danos causados ao ambiente pela prtica de uma infraco administrativa prevista na presente lei e seus regulamentos sointentadosnoforodolugarondefoiinstrudooprocessodetransgressoe aplicadaarespectivamulta. 2. Nas aces intentadas pelo Estado deve o Ministrio competente dar a conhecer ao agente no Ministrio Pblico junto do Tribunal competente a existncia dos danos ambientais e fornecerlhes todos os elementos necessriosproposituradaaco,quetenhareunidoduranteainstruodo processoadministrativodetransgresso. TtuloVII DisposiesFinaiseTransitrias

Artigo282 Interpretaoeaplicao Apresenteleiaplicadaeinterpretadaemconjugaocomalegislao nacionalaplicvel,emespecialaLeideBasedoAmbiente,Lein5/98,de19 deJunho,aLeidoOrdenamentodoTerritrioedoUrbanismo,Lein3/04,de 25deJunho,aLeideguas,Lein6/02,de21deJunho,aLeideTerras,Lei n9/04,de9deNovembro,aLeidosRecursosBiolgicosAquticos,Lein6 A/04,de8deOutubro,bemcomoasconvenesinternacionaisdequeAngola parte, designadamente a Conveno sobre a Diversidade Biolgica e seu Protocolo, a Conveno de Combate Desertificao, a Conveno sobre o ComrcioInternacionaldeEspciesdaFloraedaFauna(CITES)eoProtocolo sobreEnergiadaSADC.

150

Artigo283 Dvidaseomisses As dvidas e omisses suscitadas pela interpretao e aplicao da presenteleisoresolvidaspelaAssembleiaNacional. Artigo284 ExecuodaleipeloGoverno ComvistaconvenienteexecuodapresenteleioGovernodeve: o Aprovarepublicar,noprazodeseismesescontadosapartirdadatada entradaemvigordapresentelei,osregulamentosflorestal,decaa,de reasdeconservaoedefiscalizao o Aprovarepublicar,noprazodeseismesescontadosapartirdadatada entrada em vigor da presente lei, o diploma de criao do Conselho NacionaldeProtecodasFlorestaseFaunaSelvagemTerrestre o Aprovar, no prazo de seis meses contados a partir da data da entrada em vigor da presente lei, o regulamento do(s) fundo(s) previsto(s) no artigo255edotlo(s)dosmeiosfinanceirosnecessrios o Aprovarepublicar,noprazodeseismesescontadosapartirdadatada entradaemvigordapresentelei,odecretosobretaxasflorestaisetaxas decaa o Aprovarepublicar,noprazodeseismesescontadosapartirdadatada entradaemvigordapresentelei,odecretosobremultasporinfraces aestalei o ApresentarAssembleiaNacional,noprazodedozemesescontadosa partirdadatadaentradaemvigordapresentelei,osprojectosdeleisde acesso aos recursos genticos e de proteco dos conhecimentos tradicionaisassociados o Aprovarepublicaroutrosdiplomasnecessriosboaexecuodalei o Adoptar os mecanismos de fiscalizao adequados e dotar os servios defiscalizaodosmeiosnecessriosaocumprimentodapresentelei. Artigo285 Garantiadedireitosadquiridos Os direitos sobre recursos florestais concedidos no mbito do Dec. n 44531, bemcomoaslicenasdecaaconcedidasaoabrigodoDiplomaLegislativon 2973, mantmse em vigor, devendo no prazo de um ano contado a partirda datadapublicaodospertinentesregulamentosaestalei,ostitularesdesses direitos requerer a concesso dos direitos nos termos da presente lei e seus regulamentos.

151

Artigo286 Revogaodelegislao revogada toda a legislao que contrarie o disposto na presente lei, nomeadamenteosdecretosn40040,de9deFevereirode1955,en44531, de 22 de Agosto de 1962 (Regulamento Florestal) e o Diploma Legislativo n 2873,de11deDezembrode1957(RegulamentodeCaa).

152

You might also like