You are on page 1of 28

Revista Crtica de Cincias Sociais, 63, Outubro 2002: 47-74

ISABEL GUERRA
Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa

Cidadania, excluses e solidariedades. Paradoxos e sentidos das novas polticas sociais


Comentam-se alguns dos resultados da pesquisa sintetizada na coleco A Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalizao luz dos conceitos de cidadania, excluses e solidariedades e com acento especial na problemtica das novas polticas sociais. O comentrio, de ordem sobretudo heurstica e epistemolgica, permite retomar a questo do confronto entre uma anlise sistmica da globalizao e uma anlise estratgica dos actores em situao de excluso.

1. Da anlise dos processos incompletude dos conhecimentos Esta reflexo pretende comentar alguns dos resultados da pesquisa sintetizada na coleco A Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalizao, que responde ao longo de vrios volumes a uma questo central o actual processo de globalizao uma fatalidade ou uma oportunidade de novas emancipaes sociais? O comentrio realizado luz dos trs conceitos de cidadania, excluses e solidariedades, com acento especial num dos ngulos da pesquisa, a problemtica das novas polticas sociais. O comentrio s novas polticas sociais permite tambm retomar a questo que atravessa os volumes 1 e 3 da pesquisa (Santos, 2001a; Hespanha e Carapinheiro, 2002) e que se centra no confronto entre uma anlise sistmica da globalizao e uma anlise estratgica dos actores em situao de excluso. A reflexo que se apresenta sobre os paradoxos e desafios actuais das chamadas novas polticas sociais, a partir de alguns dos textos da pesquisa, o pretexto para ilustrar alguns embaraos terico-metodolgicos com que nos confrontamos. Os comentrios so generalistas e, sobretudo, de ordem heurstica e epistemolgica, desenvolvendo-se em trs partes que servem de introduo ao texto: a necessidade de olhar as dinmicas sociais como processos;

48 | Isabel Guerra

a urgncia da reconstruo de uma teoria da aco colectiva que permita a anlise articulada da relao entre o sistema e as racionalidades dos actores; a defesa de um tipo de anlise que aproxime a teoria da aco.
1.1. O fim das dicotomias e a sociologia como anlise dos processos

um facto tal como afirma Boaventura Sousa Santos (2001b) que o pensamento sociolgico tem estado preso a um sem fim de dicotomias de difcil ultrapassagem indivduo/sociedade; global/local, alienao/emancipao, etc. Esta pesquisa, avanando empiricamente em campos diversificados essenciais compreenso das globalizaes e dos seus impactes sociais, no consegue ultrapassar essas dicotomias, e o prprio ttulo o ilustra fatalidade ou utopia? Utilizando a terminologia da pesquisa, poderamos dizer que a maioria dos modelos de pensamento que esto hoje disponveis na academia decorrem de leituras enraizadas no paradigma anterior e so largamente subparadigmticas. E mesmo nesta pesquisa, o esforo de sistematizao da complexidade dos impactes sociais das globalizaes orienta para a utilizao de tipologias contrastadas ou ordenadas que, tendo um valor terico-analtico indesmentvel para arrumar conceptualizaes complexas, no permite, a maioria das vezes, ultrapassar essa anlise dicotmica. No sequer suficiente considerar que essas dicotomias so as duas faces de uma moeda, pois as faces da moeda s se permitem ver uma de cada vez. Estamos perante a necessidade de substituir o pensamento dicotmico pela anlise dos processos, na linha defendida por Touraine (1984) que refere a necessidade da passagem de uma anlise das regularidades para uma anlise dos processos, reconciliando Marx com Weber, pois se o primeiro autor defendeu que a sociedade atravessada por desigualdades estruturais, o segundo sistematizou a racionalidade do comportamento humano. Touraine incita ultrapassagem do conceito de sociedade pelo conceito de vida social, centrando o trabalho sociolgico na anlise da estratgia dos actores, identificando a dialctica contraditria dos fenmenos e relaes sociais:
O essencial que a separao crescente do actor e do sistema seja substituda pela sua interdependncia, graas ideia de sistema de aco. Em lugar de descrever os mecanismos de um sistema social, da sua integrao e da sua desintegrao, da sua estabilidade ou mudana, os socilogos devem voltar ao estudo das respostas sociais anlise dos mecanismos de autoproduo da vida social. (Touraine, 1984: 31, 104)

Cidadania, excluses e solidariedades | 49

1.2. procura de uma teoria da aco colectiva

Um segundo comentrio introdutrio, articulado com o anterior, relaciona-se com o facto de as teorias de que dispomos serem tambm elas assaz dicotmicas, confrontando-se geralmente as de gnese mais sistmica (centradas nas instituies, normas e funes sedimentadas) com teorias de ordem mais estratgica (centradas nas racionalidades dos sujeitos). Do ponto de vista de uma sociologia crtica, a tendncia maioritria tem-se traduzido numa sobrevalorizao das teorias sistmicas e consequente subvalorizao das teorias mais antropocntricas, etnometodolgicas, etc. A dificuldade de reconciliao destes paradigmas numa teoria da aco colectiva perturbadora da anlise do social e impede o detectar dos factores de mudana, pois estes factores encontram-se nos projectos dos actores e nas instituies que deles decorrem e no nas representaes sistmicas e estruturas abstractas. A mudana fruto da aco de actores concretos no hic et nunc da produo da sociedade, e as dificuldades na compreenso das lgicas desses actores, na deteco dos seus conflitos e consensos, esto hoje no centro da compreenso da teoria sociolgica mas tambm da mudana sociopoltica. Como escrevem Mendras e Fors:
[D]epois de um perodo em que os socilogos viveram fascinados pelas tendncias pesadas que atravessaram o planeta, vem um perodo em que eles se interessam mais pelas diversidades, pelas foras discretas presentes em cada segmento da sociedade. Sem nos atrevermos a defender que no h sociologia seno a dos actores individuais, esforamo-nos por demonstrar que h maior liberdade nas rodas da engrenagem e que o resultado das foras globais segmentrio e, por vezes, contrrio expectativa. (Mendras e Fors, 1983: 9)

Este debate no defende uma sociologia do quotidiano e das pequenas coisas, to grata a Maffesoli ou a Goffman, mas chama a ateno para o necessrio equilbrio entre a anlise das grandes foras sistmicas que historicamente formatam a nossa sociedade, e a anlise da estratgia de actores que em cada circunstncia concreta tm nas suas mos o fermento da mudana. As estruturas que organizam os sistemas e os modos de aco colectiva no so dados naturais, que aparecem espontaneamente, e cuja existncia por si o resultado automtico de uma dinmica qualquer, e tambm no so o fruto da soma linear das decises individuais. Neste sentido, as estruturas desenvolvem-se sempre como provisrias e contingentes,

50 | Isabel Guerra

fruto das solues encontradas pelos actores graas a recursos e capacidades especificas e historicamente datadas. 1 Esta articulao entre sistema e actor enunciada por Curie do seguinte modo:
Se os homens fazem a histria a partir daquilo que a histria fez deles, mesmo se conveniente no esquecer que, segundo J. P. Sartre, so os homens e no as condies anteriores de vida que so os autores da histria. (Curie, 1989: 11)

1.3. Impactes metodolgicos uma nova relao entre a teoria e a aco

Finalmente, o terceiro comentrio enunciado nesta introduo toma corpo na chamada de ateno indispensvel precauo epistemolgica que advm das teorias gerais explicativas dos fenmenos sociais gerais e o apelo ao seu enraizamento em grounded theories, nomeadamente atravs do estabelecimento de uma outra relao entre pesquisa e aco. Nunca como hoje conhecimento e aco se interpelam tanto nos grandes problemas com que se depara a sociedade moderna, seja o da excluso, da preservao ambiental, da utilizao da biogentica, etc. O ensaio das rearticulaes que poderiam fundamentar uma teoria da aco necessita do desenvolvimento de teorias de longo alcance, de pesquisas empricas, mas exige tambm uma nova relao entre teoria e aco, na medida em que esta , por definio, sistmica, integrada, multidimensional e s ela pode dar conta da unidade complexa dos fenmenos sociais que a cincia fragmenta. Na anlise dos impactes sociais da globalizao, estamos perante conhecimentos de origem variada, uns de ordem mais abstracta, outros de gnese mais concreta, que, no estando articulados, referenciam diversas esferas do social e tm origens e explicaes racionais diferentes. Quanto mais global uma tentativa de interpretao do universo, maiores os cuidados epistemolgicos exigidos, pois aumentam os graus de inexactido e diminui o controlo sobre a produo do conhecimento. Acrescente-se fragmentao dos conhecimentos o divrcio ainda presente entre a teoria que precisa da verificao emprica e as dificuldades de enquadramentos conceptuais dos profissionais que esto no

As estruturas e as formas de aco colectiva (mais ou menos formalizadas/institucionalizadas) so artefactos humanos, estruturao de um mnimo de organizao dos campos de aco social. Isto significa que o sistema o resultado de efeitos de agregao ou de efeitos de sistema (Crozier e Friedberg, 1977), cuja lgica de funcionamento no provm directamente da racionalidade/intencionalidade dos actores individuais.

Cidadania, excluses e solidariedades | 51

terreno. Apesar dos esforos de ambos os lados, a no linearidade da relao entre pensamento e aco tem dificultado as pontes entre uns e outros.
De facto, os grandes paradigmas (pensamos, nesta temtica, nomeadamente no marxismo e freudismo) juntamente com a ramificao e atomizao das disciplinas e escolas de pensamento, leva a um nevoeiro terico, ou pior, a uma vacuidade conceptual que as dimenses instrumentais e gestionrias s agravam. (Dartiguenave e Garnier, 1998 : 5)

Estamos num momento em que as explicaes da cincia s podem ser parciais, porque repousam sobre mtodos de observao e de experimentao que fragmentam o real em diferentes domnios, e cada domnio em diferentes nveis de integrao. A questo da passagem de um nvel para outro, na realidade e no conhecimento que tentamos obter, est condicionada pelos utenslios de que dispomos, tericos e tcnicos, para efectuar esses recortes. Ora a aco no se pode dar ao luxo de esperar pela formalizao do conhecimento para se iniciar, ela , por definio complexa, multidimensional e urgente, retirando da cincia o seu fundamento, mas tambm da moral, da poltica e da filosofia as suas justificaes. Sobretudo em contextos de pobreza, a experincia marca profunda e definitivamente uma certa concepo do ser humano, do sofrimento, da justia social. Os que lidam com populaes em situao de excluso sabem que os excludos no so um conceito, so pessoas com nomes, onde cada caso referencia uma situao real e, neste percurso, o sujeito que nos toca, mais do que o conceito, ou a situao colectiva em que esse sujeito se encontra, e isso faz dele uma sntese activa de um conjunto social. Do ponto de vista da interveno, sentimos que cada um merece ser socorrido antes de mais pelo que , e depois pelo que representa o seu sofrimento no conjunto social e por isso que nem sempre os tcnicos do social fazem as melhores opes polticas, incapazes de fecharem os olhos a quem lhes bate porta na urgncia das situaes individuais e familiares. A interveno social , muito frequentemente, um apelo humano e generoso, mais do que um gesto racional ou cientfico, uma resposta existencial (De Ridder, 1997). Uma maior harmonia entre cincia e aco exige a rearticulao das formas do conhecimento, das metodologias de recolha da informao e o respeito mtuo entre os profissionais. Exige ainda a recusa de modelos muito fixistas e cartesianos e a aproximao a modelos indutivos e sistmicos de pensamento e observao.

52 | Isabel Guerra

Qualquer destas prticas cientficas e praxeolgicas visa satisfazer duas necessidades legtimas, embora contraditrias: por um lado, explicar, dar sentido s coisas e, por outro, suprimir o seu carcter de surpresa e inquietude, ligando-as ao j visto e j explicado. Mas, como diria Henri Atlan (1986), a nossa necessidade de explicao e de ordenao parece no conseguir satisfazer-se verdadeiramente seno quando inclui no apenas as percepes do meio social incorporadas pelas nossas racionalidades, mas ainda as percepes que temos de ns prprios com o inventrio de todas as caractersticas fsicas, biolgicas, sociais e ticas. 2. As novas polticas sociais como processos contraditrios de formas de construo da aco colectiva
2.1. As novas polticas sociais como sistemas de aco entre o Estado, os actores em situao de excluso e os mediadores

Pretende-se ilustrar o entendimento da vida social como forma de aco colectiva, partindo de uma reflexo sobre as novas polticas sociais que tm ensaiado nos ltimos anos formas de resposta aos riscos sociais crescentes, visando uma melhor articulao entre os recursos sistmicos e as racionalidades dos actores, nomeadamente os que se encontram em situaes de excluso. O pressuposto que as novas polticas pblicas so um sistema de aco complexo que exige uma anlise sistmica de causalidades mltiplas, mas onde possvel identificarmos desde logo os principais conjuntos de actores: por um lado, o Estado (na sua diversidade de lgicas e aparelhos); por outro, os actores em situao de excluso [onde situamos a mirade de actores e de situaes produtoras de risco e de excluso detalhados em Risco social e incerteza: Pode o Estado Social recuar mais? (Hespanha e Carapinheiro, 2002)]; e ainda os mediadores (actores que, ao nvel local e regional, tentam reaproximar as necessidades dos actores em situao de excluso dos recursos do sistema). Neste sub-sistema de mediao esto presentes, quer os tcnicos, quer as instituies sociais mediadoras das polticas sociais. O accionamento destes instrumentos de poltica social o resultado de uma determinada leitura da realidade nacional que reconhece a existncia de formas de excluso persistentes, nomeadamente: i) problemas de desenvolvimento e permanncia de um desemprego estrutural; e ii) insuficincia dos esquemas de proteco da segurana social tradicional. O seu mrito a ultrapassagem do tratamento sectorial das populaes desfavorecidas e a recusa em abandon-las sua sorte, promovendo programas e projectos que se pretendem inovadores.

Cidadania, excluses e solidariedades | 53

Quais so a lgica interna e as intenes das polticas sociais? Como so produzidas e qual o seu sentido social, poltico e simblico? So elementos de reforo da hegemonia das foras dominantes ou contm elementos de contra-hegemonia? So elementos de incluso ou de manipulao? A tese defendida que as polticas pblicas so o resultado de processos complexos de negociao em contextos de poder desiguais, funcionando como mecanismos de regulao social e de governao (governance). 2 As polticas pblicas no so factores de dominao ou de emancipao, j que contm simultaneamente tendncias hegemnicas e contra-hegemnicas, no sendo estdios de desenvolvimento, mas dimenses inerentes s formas de construo da vida social. Nesse contexto, a reflexividade crescente da sociedade e a importncia dos factores de desvendamento dos conflitos, faz dos intelectuais mediadores importantes neste processo, trazendo, inevitavelmente, novas contradies relao entre a cincia e a aco. Jean-Pierre Garnier (1988) defende que, atravs da anlise das polticas pblicas, possvel entender as formas de representao do Estado, da vida colectiva e da imagem que uma sociedade tem das formas de insero social. A dimenso social , hoje, uma dimenso importante da agenda poltica nacional e europeia e palavras como Cidadania, Excluso e Solidariedade aparecem pelo menos dez vezes em cada discurso poltico, seja de um primeiro-ministro, de um ministro das Finanas ou de um ministro da Solidariedade. E a relao entre competividade e solidariedade traduz realmente as duas faces da mesma moeda de discursos de organismos que tm polticas econmicas com impactes sociais profundamente catastrficos, como o caso do Banco Mundial ou da Trade. As polticas sociais tm, hoje, uma visibilidade pblica e um impacte poltico como nunca tiveram. Veja-se, por exemplo, as referncias recorrentes ao rendimento mnimo em toda a Europa, e em Portugal em particular. A globalizao das polticas econmicas , cada vez mais, acompanhada da globalizao das medidas sociais e pressiona-se hoje os Estados Unidos, o Japo e outros pases emergentes na cena econmica mundial para que dem provas do seu cumprimento de princpios bsicos de proteco social (trabalho infantil, etc.). verdade que se desmistificou a existncia de uma relao linear entre desenvolvimento e coeso social, mas assimilou-se a ideia de que as polticas sociais so uma forma inevitvel de colmatar os dfices de funciona2 Faremos mais frente uma distino entre estes dois conceitos, considerando que o conceito de governao mais exigente, exigindo do Estado um papel mais activo de Estado animador.

54 | Isabel Guerra

mento do sistema. A opinio dominante parece assentar numa leitura a que Boaventura Sousa Santos chamaria subparadigmtica (Santos, 2001b: 95), pois acredita que os ajustamentos necessrios a esta fase ps-fordista podem ser colmatados atravs do reforo das polticas sociais e desprezando-se os impactes que nos actores sociais tm os actuais mecanismos produtores de excluso. Mas Boaventura de Sousa Santos vai mais longe, propondo novas formas de olhar e agir, referindo que preciso entender a imbricao das formas de desenvolvimento e a coexistncia de globalismos localizados e localismos globalizados na implantao das polticas sociais pblicas. Assim, Portugal no escapa regra e as nossas polticas sociais so decalcadas dos modelos europeus com as adaptaes que o nosso sistema financeiro e as nossas instituies exigem. Se a gesto do social da responsabilidade de uma nao inteira, no menos verdade que o Estado o seu garante. Estamos numa democracia representativa e tem sido sempre ao nvel mais elevado da nao que competem as decises polticas: o rendimento mnimo, ou de insero, a poltica de equipamentos sociais, etc., so sempre decises do governo central. Reconhece-se ao Estado a legitimidade de conduzir as grandes polticas pblicas sociais, mesmo se as descentraliza na sua concretizao e adaptao. Hoje, muitos outros actores pretendem partilhar com o Estado essa tarefa, com particular nfase para as instituies da sociedade civil que exigem ter responsabilidade social na execuo das polticas sociais. 3 As orientaes polticas so desenvolvidas atravs de complexos sistemas de governao assentes em diversos territrios e contextos socioeconmicos que podem ser sintetizados segundo 3 dimenses: Alargamento dos campos de interveno, dos actores e das formas organizativas envolvidas no desenvolvimento e implementao das polticas, num quadro de decises dispersas, tendencialmente interrelacionadas; Alargamento do campo de relaes e problemticas na gesto da coisa pblica (poltico-econmicas, polticas activas de recursos humanos, desenvolvimento de polticas tecnolgicas e ambientais, marketing territorial, etc.); Alterao do papel dos actores pblicos ao nvel institucional formal e alargamento e novas oportunidades de envolvimento com actores da sociedade civil: representantes de proprietrios, de associaes vrias, etc.
3

A noo de governao retira daqui a sua importncia e pode ser entendida na difuso de abordagens de concertao e de construo de consensos e novos modos de institucionalizao das prticas territoriais que esto a surgir.

Cidadania, excluses e solidariedades | 55

Governao parece ser o conceito que adquiriu o papel de conceito-sntese respeitante s formas de evoluo da aco pblica nos sistemas social-democrticos maduros, significando uma modificao do significado do governo referente a um novo processo de governar; ou a uma condio nova da autoridade organizada; ou um novo mtodo de governar a sociedade (Rhodes apud Gualini, 2001: 4). Mas a generalizao do uso desse conceito incorre em certos riscos, pois vem acompanhada de popularidade, mas tambm de muita impreciso e polissemia. O conceito de governao traz consigo desafios de ordem bem diversa e cuja valorizao pode ser diferenciada, quer entre pases, quer no interior dos pases, em funo do tipo de governo ou do jogo de foras em causa: a gesto da complexidade, da eficcia e da legitimidade das decises. De forma simplista, poderemos dizer que as novas formas de aco exigidas pelas polticas sociais assentam no aprofundamento da complexidade das dinmicas sociais e na procura de coeso social, e a esta exigncia de aprofundamento cognitivo associa-se a necessidade econmica de rentabilizao dos recursos e a obrigatoriedade poltica de garantir a legitimidade pblica. Estas trs exigncias, estando articuladas, no se relacionam de forma linear e contm mesmo ingredientes contraditrios. a) As polticas sociais emergem como novas formas (contraditrias) de regulao social: so processos e no estdios As polticas sociais emergem como novas formas (contraditrias) de regulao social, e devem ser analisadas como processos e no como estdios. Elas decorrem de profundas alteraes das formas de agir do Estado, nomeadamente do seu apelo sociedade civil, fazendo emergir novas formas de governao e de regulao social, em redes de interaces complexas, onde se digladiam interesses contraditrios que negoceiam estabilidades relativas. Recentemente, assiste-se a uma renovao do pensamento sobre o papel do Estado, relacionado com as suas novas funes num contexto globalizado de alto risco. A diferena entre governo e governao (complexo conjunto de actividades incluindo a primeira, mas no se limitando a ela) coloca a nfase no realinhamento de racionalidades institucionais vrias para uma concepo de Estado-empresarial, onde os actores no institucionais so parte integrante do processo de deciso poltica, seno mesmo motores desse processo. A noo de governao inclui, e combina, o conhecimento de processos polticos de regulao social com compromissos em formas institucionais, organizativas e gestionrias vrias.

56 | Isabel Guerra

primeira vista, governao e regulao so noes de diferente ascendncia. Mas noo de regulao associa-se geralmente uma concepo gestionria voluntarista, atravs de um um processo sem objecto, enquanto a noo de governao apela existncia de objectivos prprios na interveno pblica, que seriam mais do que uma simples gerao de consensos, mas uma real procura de equidade social. Tem aqui sentido a discusso entre as verses mais conservadoras da gesto pblica a democracia de gesto e as mais igualitrias a democracia poltica que visa a equidade e justia social. Como refere Padioleau, frequentemente a administrao
prefere o consumidor ao cidado e, em nome da eficcia, prefere o gestor ao democrata. Cego pelas falsas virtudes do pluralismo, consagra o triunfo do compromisso, uma espcie de mdia entre as vontades em presena, obtida pelo compromisso entre os interesses concorrenciais. Ao faz-lo, assemelha a democracia urbana a um jogo de mercado. (Padioleau, 1989: 186)

As teorias da regulao no conseguem evitar a discusso do papel do Estado na prpria regulao e dos contedos de equidade e solidariedade inerentes s polticas pblicas. O Estado no um mero gestor de interesses, mas um actor de pleno direito, cuja funo reguladora tem contedos intimamente ligados redistribuio social. Estas diferenas entre governao e regulao so enfatizadas por autores que pretendem reforar as perspectivas crticas da viso do sistema-mundo, mas que tm em comum uma dimenso realista das formas de conduzir a mudana social, pois consideram que regulao ou governao acontecem no acto de se fazer e que os processos de construo da aco colectiva no assentam em pressupostas teleologias ou meta-teorias. O resultado da aco colectiva sempre um sistema de relaes estabilizado atravs de trs factores: a coordenao das actividades e das relaes entre actores; a distribuio de recursos relacionados com essas actividades; e a estruturao (preveno e resoluo) dos conflitos. Nesta perspectiva, governao e regulao so noes que concorrem para definir modos de institucionalizao emergentes, pluralistas, no intencionais mas processuais. A perspectiva construtivista emergente desta co-evoluo dos modos de regulao implica a sada de uma perspectiva monista ou dualista para uma perspectiva interpretativa pluralista, onde se valorizam os processos de articulao e a capacidade de aprendizagem dos sistemas de aco. O objectivo da coordenao pblica, perante a tendncia crescente de fragmentao das estruturas e competncias da actividade administrativa,

Cidadania, excluses e solidariedades | 57

combinar a diversidade de actores, mantendo os seus graus de autonomia, com a resoluo no linear de problemas e de solues. A governao representa, assim, uma perspectiva de exerccio da autoridade de gesto da iniciativa pblica que no se identifica com as formas de aco e controlo tradicionais, mas que se define agora num contexto de redes de interaco. Actualmente, o campo dos estudos que se socorre do conceito de governao tem vindo a ser redefinido, dizendo respeito resoluo de problemas (para)polticos (no sentido de problemas com objectivos colectivos a atingir) num contexto de instituies, organizaes e prticas governamentais (hierrquicas) e extra-governamentais (no hierrquicas). Uma das razes do interesse desta problemtica a evidente dissoluo da distino entre Estado e sociedade civil: o Estado torna-se num conjunto de redes inter-organizacionais constitudas por actores governamentais e societais, sem que haja um actor soberano que conduza ou regule (Rhodes apud Gualini, 2001: 7). De acordo com estas perspectivas, muda-se radicalmente o olhar sobre a anlise das polticas, agora com base em dimenses construtivistas atravs da prpria percepo do poder. Abandonam-se estratgias racionalistas de coordenao com vista reduo da complexidade, em favor de uma assuno consciente da complexidade do ambiente social e do reforo da inovao e da mudana, que possam determinar ex-post, um resultado concreto e efeitos de coordenao sinergticos entre polticas, interesses e estratgicas que no so previsveis ex-ante. b) A politizao da vida social e das polticas pblicas A mudana de paradigma da resoluo de problemas (problem solving) para os processos de interaco mltipla centra a ateno nos processos de gesto e de deciso num contexto de reconhecida dialctica das relaes de poder inerentes ao funcionamento da sociedade. Assim, entendem-se as relaes sociais como mediatizadas por relaes de poder, i.e., por relaes de troca desigual que comportam sempre uma base de negociao potencial. Esta atitude terica, ao mesmo tempo que politiza a anlise da vida quotidiana, banaliza tambm a noo de poder, considerando-a como uma dimenso irredutvel e perfeitamente normal de todas as relaes sociais, quer sejam conflituais, quer cooperativas. Este entendimento das relaes sociais permite incluir a anlise dos conflitos na vida quotidiana, bem como evita as armadilhas de uma viso demasiado consensual das estruturas da aco colectiva. A instabilidade e conflitualidade dos comportamentos considerada como normal e acentuado o carcter contraditrio e complexo do comportamento dos actores. Dito

58 | Isabel Guerra

de outra forma, concebem-se as polticas como processos, centrados em objectivos estratgicos contraditrios, continuamente adaptveis aos contextos em mudana e aos riscos emergentes. Assim, as polticas pblicas no decorrem de processos lineares resultantes dos nveis decisonais da esfera do Estado (decision-making), mas so o resultado evolutivo de processos de deciso interactivos. Esta concepo do poder tem grandes implicaes tericas e prticas, nomeadamente para o entendimento das relaes entre a anlise poltica e a anlise institucional (Gualini, 2001): 1. Reviso do conceito de poder, quebrando com o paradigma distribucional: passagem da concepo de poder como distribuio, para aspectos de condicionamento, dimenses construtivas, relacionais, estratgicas (Crozier e Friedberg: 1977) e dualidade constitutiva do poder (Giddens, 1984); 2. Introduo da dimenso de incerteza e de ambiguidade nas polticas e nas decises: implica uma dimenso co-evolutiva, mais do que sequencial, no accionamento das polticas pblicas entendidas agora como um processo colectivo de deciso baseado em formas de entendimento do devir societal e em acordos sempre refeitos. A partir de agora as polticas pblicas e, muito particularmente, as polticas sociais tm um significado, representam uma viso do mundo e um projecto de sociedade. Dito de outra forma, poderamos dizer face a um pas diz-me que polticas sociais ensaias e dir-te-ei que mundo queres e que viso de sociedade tens. Tudo isto num contexto em que o desafio da eficcia das polticas pblicas est cada vez menos identificado com a falta de recursos e de poder dos tcnicos, mas mais com os constrangimentos que advm do jogo de actores e com a habilidade com que exercem o seu papel, apesar da diferena de poderes reais e simblicos como co-produtores das polticas pblicas. Assim, simultaneamente, politiza-se cada vez mais a deciso poltica e d-se visibilidade ao actor poltico, mas tambm cada vez mais se co-responsabiliza a colectividade pelos problemas e solues e cada vez mais se apela aos mediadores de vrios tipos para que intervenham na efectivao das polticas sociais. As polticas pblicas e o policy making, so cada vez mais interpretados como prticas no contexto de constrangimentos sociais, mediados por formas plurais de conhecimento, contradies inerentes aos objectivos do planeamento das polticas pblicas e intenes de prosseguir um tipo ideal de eficincia entendida como justa, integradora e inclusiva.

Cidadania, excluses e solidariedades | 59

O desenho das polticas pblicas como prticas baseadas no inter-conhecimento, pode ser entendido como uma forma de institucionalizao das formas de aco colectiva, atravs de mediaes interpretativas, simblico-cognitivas e estratgico-comunicativas, realizadas na moldura dos processos de interaco social. O seu potencial generativo reside na capacidade de: Conseguir equilbrios efectivos e legtimos entre as dimenses de empowerment e os constrangimentos vrios da vida social, i.e., conciliar diversidade e justia social; Definir modelos de aco colectiva abertos inovao social; Renovar as prticas democrticas nas combinaes entre objectivos sociais, valores normativos, objectivos pblicos. As polticas sociais pretendem, em ltimo lugar, concretizar um equilbrio efectivo e legtimo entre interesses contraditrios de redistribuio social, num contexto marcado por interesses contraditrios e onde os nveis de consenso so continuamente negociveis. 4 A mudana dos princpios de gesto e a emergncia destas novas formas de desenho e gesto das polticas pblicas representa um desafio, quer pesquisa, quer aco. Se todos aceitam o aumento da complexidade, fluidez e efeito vitrina das polticas sociais, as contradies entre perspectivas de anlise esto ainda presentes. Por um lado, h os que valorizam os pressupostos conceptuais que informam os novos pensamentos sobre a governao e insistem em fomentar prticas de parceria auto-regulada; por outro lado, os que apregoam a necessria inovao institucional, a recusa da burocracia em nome da eficcia e legitimidade da aco da esfera pblica. Estas concepes de polticas pblicas exigem transformaes institucionais e decisionais. Os processos polticos so considerados como arenas de contextos de interaco de mltiplos actores e tornam-se mais evidentes as contradies entre os processos de formulao poltica e os de implementao. Pedro Hespanha e outros autores referem mesmo que
as prprias instituies da sociedade civil portuguesa caracterizada pela sua debilidade organizativa, pela ausncia de uma cultura de cidadania e pela tradicional dependncia relativamente ao Estado tm dificuldade em assumir a sua parte nas
4 por isso que a maioria dos investigadores est hoje pouco preocupada com a anlise das polticas sociais em si, tal como emergem neste processo de institucionalizao, e se debrua sobre os processos de construo, evoluo no tempo e contratualizao sucessiva que vo assumindo. Associa-se a este objectivo um objecto recente que a compreenso de como estes processos de co-produo das polticas pblicas afectam a construo social da realidade.

60 | Isabel Guerra

responsabilidades sociais, assumindo uma posio ambgua de reivindicar para si iniciativa em matria de proteco social e, ao mesmo tempo, de exigir do Estado que continue a suportar os encargos e os riscos dessa iniciativa. (Hespanha et al., 2000: 330)

Em sntese, as novas polticas pblicas exigem uma dimenso poltica e prospectiva que v para alm da coordenao, orientando as aces para a alterao da distribuio do poder e dos recursos. c) A gesto da complexidade nas polticas pblicas e o conhecimento para a aco: reconciliaes dialcticas entre pensamento e aco, mas tambm entre represso e emancipao nos processos de globalizao A gesto da complexidade nas polticas pblicas coloca, simultaneamente, um problema cientfico e um problema de gesto que dele decorre. A complexidade crescente dos problemas, das transformaes sociais e, sobretudo, de mutaes nos riscos, fazem cada vez mais apelo cincia no desvendamento desta complexidade. No entanto, e como escreve Boaventura de Sousa Santos, o contexto demasiado endogeneizado (nacional) ou a incapacidade de sair das dicotomias que tradicionalmente atravessam as cincias sociais, fizeram-nos entrar num perodo de grande incerteza terica, caracterizado pela subteorizao dos fenmenos emergentes e pela obsolescncia das teorias existentes (Santos, 2001b: 21). Acrescente-se que as variveis que intervm nos processos de deciso poltica exigem combinar uma grande multiplicidade de bases do conhecimento, desde a matriz mais cientfica ao conhecimento ordinrio. Assim, atravs de uma interaco construtiva, reforam-se os laos entre aco e conhecimento, transformando um e outro. neste contexto que se vai reforando a interactividade entre a academia, os decisores e os interventores, amarrados pela sua pertena mtua a dimenses de aco que do mercado a uns e a outros e que, pela interactividade situacional e relacional, geram novos processos simblico-cognitivos, novas solidariedades, mas tambm novos conflitos, novas confuses de competncias e de estatuto. As competncias cientficas e profissionais vo-se politizando, exigindo actividades de interaco entre actores com diferentes lgicas e processos de negociao, dos entendimentos e das decises. A academia, que j no via com bons olhos a promiscuidade entre pensamento e aco, tem dificuldade em lidar com as dimenses polticas do conhecimento, isto , com o impacte poltico que podem ter as reflexes que vai produzindo. Para os profissionais, o envolvimento na racionalidade administrativa, reconheci-

Cidadania, excluses e solidariedades | 61

damente poltica, marca uma nova fase da interveno dos tcnicos, tornando-os actores de prticas institucionais decorrentes da aco pblica, funo que ainda h bem pouco tempo recusavam. Os decisores polticos, muitos vindos da academia, vo sendo sensveis e incorporam as novas reconceptualizaes, as novas variveis e perspectivas assentes em compromissos polticos, normativos, gestionrios e ticos. No , pois, de estranhar que esta curiosa meta-teorizao, eclctica, transversal e comprometida, esteja na origem de alguns dos maiores dilemas das polticas pblicas. A distncia entre o pensamento, os objectivos, as capacidades tcnicas e os saber-fazer est, em larga medida, na origem da conflitualidade entre as fontes (e lgicas) do conhecimento e os nveis de reconciliao pretendidos: cientficos, ticos, polticos, gestionrios, etc. E atrevo-me a dizer que passa por aqui o irrealismo de certas polticas, os efeitos perversos atribudos a certos programas, etc. Coloca-se, simultaneamente, um problema da epistemologia do conhecimento o conhecimento que vem da aco e um problema poltico que decorre dos nveis de aco provenientes desse conhecimento enraizado. O primeiro pe em causa anlises cartesianas, dedutivas, assentes em causalidades lineares. O segundo apela reformulao da relao entre as formas de conhecimento substantivas (tal como a consultoria) e as orientaes da aco, ao mesmo tempo que deslegitima processos normativos e positivos de aco, apelando para processos de interaco e de construo do conhecimento na aco. Mas a principal consequncia desta complexidade do social, acrescida da complexidade trazida pela reflexividade sobre os fenmenos quotidianos, fazer com que as dinmicas de que se fala no possam ser entendidas como estdios, mas como processos. As globalizaes no so momentos estticos da sociedade actual, os quatro processos de globalizao no so exclusivos. Esta constatao tem enormes consequncias polticas, pois doravante vamos considerar que os elementos hegemnicos e contra-hegemnicos coexistem (conflitualmente) no quadro de interaces do sistema-mundo. Os elementos hegemnicos e contra-hegemnicos tm existncia num contexto de sistemas complexos onde causas e efeitos se diluem e esto, portanto, amarrados pelas mesmas contradies lgicas, isto , as alternativas contra-hegemnicas no existiriam sem as hegemonias e estas, por sua vez, no deteriam a sua lgica mutvel se no fossem as correntes de contra-poder com que se confrontam. Assim, nos processos de globalizao parecem estar, em simultneo, as contradies que geram as alternativas e as foras de opresso.

62 | Isabel Guerra

3. Os actores em situao de excluso


3.1. A excluso do ponto de vista dos actores. A necessidade de um olhar socio-antropolgico

Uma teoria de aco assume que no centro da anlise est essa relao complexa e complementar entre o actor e o sistema nos mais diversos contextos histricos. Apesar das inmeras tentativas centradas na anlise da vida social como processo, no conseguimos ainda, nem terica, nem metodologicamente, escapar dualidade da anlise, ora sistmica, ora estratgica. Isto , por um lado, procuramos a lgica do funcionamento do sistema, os elementos do jogo poltico e a relao interactiva entre os vrios elementos da sociedade e, por outro, aprofundamos a lgica da aco, entendida como o conhecimento das racionalidades, sentidos e estratgias que actores concretos accionam nessa mesma dinmica de mudana. Uma teoria da aco deveria ser capaz de reconciliar a anlise do sistema e do actor e ainda acompanhar esse entendimento com a identificao de pessoas ou acontecimentos que, comprometendo-se na anlise dos problemas, detm recursos e encontram solues e, por essa via, constroem o mundo social mudando-se a si prprios e aos sistemas de aco e de liderana em situaes de mudana social. Neste olhar, o socilogo encontraria, numa mesma metodologia, a capacidade de conhecimento e o vigor da sua insero profissional. Ele no se interessa pelo funcionamento do sistema de aco e dos actores num dimenso moral de denncia dos seus males e punio dos responsveis. a prpria forma de conhecimento que lhe permite procurar no sistema os recursos disponveis, os objectivos consensuais (e os conflituais), orientar a historicidade na melhor relao entre a coeso dos sistemas e a liberdade dos actores. A modernidade no o triunfo do nico mas o seu desaparecimento e a sua substituio pelas difceis, mas necessrias, relaes entre a racionalizao e a liberdade individual e colectiva (Touraine, 1984: 107). Tudo distingue o saber cientfico da militncia, pois o saber profissional assenta numa anlise serena das situaes, do contexto social e dessa articulao actor/sistema. No por acaso que, do ponto de vista profissional, uma das principias dificuldades de olhar os excludos transform-los em categorias, explicativas de per si: populaes-alvo, grupos de risco, famlias monoparentais, minorias tnicas, toxicodependentes, etc. uma construo institucional que no corresponde a situaes concretas, a comunidades precisas, inscritas em processos sociais desestruturantes. Infelizmente, essas categorias acabam por

Cidadania, excluses e solidariedades | 63

ter valor por si, ou pior ainda, ao assumirem a responsabilidade explicativa da prpria noo que as designa, absolvem o sistema de qualquer responsabilidade explicativa. Poucos de ns passmos por situaes de excluso que nos permitissem entender a lgica interna dessas dimenses complexas, multidimensionais, evolutivas no tempo e espacialmente diferenciadas. No certa a garantia de que os nossos modelos culturalmente etnocntricos tenham capacidade de entender muitos dos fenmenos que se colocam. Tambm so raros os estudos sobre os excludos que conseguem ultrapassar essa dimenso descritiva, em larga medida fruto de uma insuficincia de explorao de enquadramentos socio-antropolgicos capazes de lidar com a complexidade das dimenses da construo das identidades e modos de vida em situaes de excluso. Sabemos pouco sobre a pobreza e no saberemos mais enquanto tivermos um discurso generalista e no avanarmos na pesquisa emprica. A compreenso dos fenmenos da pobreza exige a desmontagem dos conceitos do senso comum e um aprofundamento e recomposio analtica que no temos conseguido realizar. Mas no temos dvidas de que o percurso passa pelo tipo de estudos que estamos fazendo, nomeadamente o livro que comento neste momento (Hespanha e Carapinheiro, 2002). H uma dezena de anos que o conceito de excluso social se tornou de uma gritante actualidade, sendo usado por uma grande diversidade de agentes de caractersticas muito diferentes (media, polticos, cientistas e investigadores, cidados) e abordando noes diversas que vo da pobreza a marginalidades vrias. Um tal imperialismo da noo de excluso social, que se tornou categoria de representao social e categoria de aco, levanta inmeras questes: Designa um novo fenmeno singular e indito? um utenslio conceptual apropriado para compreender as transformaes contemporneas? um passepartout que serve para ocultar as questes fundamentais? um artefacto que obscurece as ditas mutaes convidando a ler a sociedade de forma homognea pelo prisma da urgncia e do sofrimento? simplesmente um estandarte a que se apegam os socilogos depois de terem sido desapossados da pobreza pelos economistas? Tememos que esse conceito passepartout tenha uma funo de sugesto/ ocultao. Embora possa reconhecer-se que excluso um conceito com utilidade poltica, difcil reconhecer-lhe grande utilidade cientfica e analtica. A utilidade poltica advm do facto de permitir designar de forma

64 | Isabel Guerra

rpida um conjunto de fenmenos identificadores do mau funcionamento societal. Mas lembremos as cinco maiores dificuldades cientficas em utilizar o conceito: a) A noo de excluso no tem fundamentao terica. A noo emerge como tendo valor per se, o que se torna numa iluso pois parece ter um valor explicativo. Alis, Hespanha e Carapinheiro (2002) reconhecem que o obscurecimento da noo se relaciona, em larga medida, com o facto de que o recurso expresso parece ter j um valor explicativo. A sua utilizao alargada e ideolgica fomentadora de imprecises semnticas e permite uma utilizao no controlada, numa quase ausncia de construo e fundamentao terica e, nesse sentido, um conceito saturado simultaneamente de vrios sentidos, de contra-sentidos (contre-sens) e de ausncia de sentidos (non-sens). Em sntese, excluso utilizada de forma acadmica ou ideolgica explicando-se a si mesma. b) uma definio pela negativa, no dando conta de que qualquer dimenso de insero social tem dimenses de incluso e de excluso. Esta dificuldade vem da complexidade e multiplicidade de situaes e fenmenos que recobre e da reduo que opera logicamente. O trabalho de teorizao no suficiente para fazer esgotar a multidimensionalidade. Mais ainda, referencia uma qualificao exclusivamente negativa, por defeito, no analisando positivamente de que feita a excluso e a incluso. Assim, um conceito de geometria varivel, flutuando ao sabor das representaes e das preocupaes. Raramente o conceito de excluso pode ser tomado como conceito terico ou analtico no contexto de uma pesquisa concreta. c) Recobre uma grande diversidade de fenmenos com diferentes causalidades e matizes e no pode dizer-se que contenha em si uma dimenso multicultural (como outros conceitos, como modos de vida, por exemplo). Esta crtica chama a ateno para o carcter mutante das situaes e dos contextos. Um exemplo mostra isso, a experincia da excluso feita pelos imigrantes nos trinta gloriosos anos do ps-guerra e a que conhece hoje a terceira gerao de imigrantes. Inicialmente, os imigrantes eram integrados pelo trabalho, mas desintegrados social e culturalmente, e ficaram estrangeiros aos valores e s normas da sociedade de acolhimento. Actualmente, esto culturalmente integrados, mas esto excludos do mercado de trabalho, a assimilao cultural e a excluso social substituiu-se de alguma forma incluso pelo trabalho e diferena cultural. O seropositivo excludo? E ns, se ficarmos desempregados no final do curso? E a comunidade cigana? Os sem-abrigo e as minorias tnicas? So os mesmos mecanismos que nos fazem nomear a excluso nestes domnios. Como referem Pedro Hespa-

Cidadania, excluses e solidariedades | 65

nha et al., a primeira nota que ressalta da anlise das histrias de vida a complexidade das situaes de risco social vividas por estas famlias. A multiplicidade de problemas sociais que atinge esta populao torna difcil isolar um evento ou factor de risco (2002: 28). d) Implica uma viso linear da excluso, concebida num continuum entre incluso e excluso, tendo pois um limitado carcter explicativo. Como mostram os estudos, no h inteiramente incluso e excluso. Noutros termos, difcil conceber um excludo total. A maioria das vezes falamos de uma excluso parcial em esferas da actividade social e do trabalho. e) Finalmente, uma noo confusa, pois serve para denominar dois nveis distintos da realidade o do sistema e o do actor. Quer dizer, poderemos analisar a excluso por uma dupla via partindo das dimenses societrias e partindo das dimenses individuais. Num caso, estamos perante uma anlise macro-social, propondo uma anlise dos factores de desintegrao social num contexto de enfraquecimento das dimenses de proteco social, pblicas ou familiares, produzindo aquilo a que poderemos chamar uma crise de cidadania. No outro lado, estamos numa dimenso micro-social, esforando-nos por entender uma trajectria social e um percurso que levou a uma excluso de indivduos particulares, vendo como que os indivduos participaram nesse processo. A oscilao entre estes dois plos um dos indicadores da incapacidade de teorias integradas (que recusam as dicotomias) capazes de compreender os mecanismos societais de excluso e os processos individuais de excluso. Talvez seja devido a uma subvalorizao da dimenso individual dos fenmenos sociais, acompanhada da subvalorizao das teorias mais etno-antropolgicas, que a maior parte dos estudos sobre os excludos tem dificuldade em fazer a articulao entre sistema e actor e tende (pelo menos os estudos sociolgicos) a valorizar as variveis sistmicas nas explicaes dos fenmenos sociais. Os nossos estudos sobre os actores, nomeadamente os que esto em situao de excluso, situam-nos em situao de vtimas dos sistemas opressivos, isolados, sem comunidades de pertena, sem racionalidades prprias que no as que lhes transmitimos de sentimentos de impotncia. No campo da luta contra a excluso, o entendimento da relao entre sistema e actor toma, assim, uma forma comunicacional ampla, onde argumentos de ambos os lados se encontram, confrontam-se negociando-se as formas de vida social e as condies de insero na diversidade dos mundos sociais e culturais de referncia.

66 | Isabel Guerra

3.2. O sujeito alienado/determinado em ltima instncia: de vtima a actor

Apesar das diferenas, nem sempre muito evidentes, todas as teorias sociais tm uma determinada concepo do indivduo e do seu papel nas interaces e instituies sociais. As concepes mais sistmicas e marxistas dos anos 60 e 70 acentuavam uma concepo global da sociedade e uma oposio de classes sociais polarizadas. Nessa concepo, a anlise sociolgica seguia as manobras de explorao dos grupos dominantes sobre os grupos dominados. O actor estava sujeito ao mero papel de sujeito, coisificado, alienado, incapaz de libertao, a no ser atravs da revoluo socialista. Este sujeito coisificado no merecia o interesse do olhar sociolgico. Uma das principais invenes da ps-modernidade foi o retorno do actor, a emergncia do sujeito activo, individual. O carcter democrtico das polticas sociais volta a colocar o indivduo tal como a Revoluo Francesa o colocou perante o Estado: participante (democrtico e eleitor), com direitos que passam por reconhecer aos utentes os seus direitos, a sua capacidade de participao e responsabilizao. Considera-se hoje que os excludos so capazes de passar de vtimas a actores e que s os utentes responsveis podero tornar-se actores potenciais da mudana do seu quadro de vida.
3.3. O sujeito isolado: do sujeito individual aco colectiva

Mas raramente o excludo emerge numa situao de excluso total. Os indivduos em situao de excluso tm famlia, amigos, vizinhos, pertencem a comunidades religiosas, tnicas, culturais e desportivas. Se verdade que a situao de excluso tem evidentes dimenses individuais, nomeadamente no relativo construo identitria e auto-estima, isso tem impactes na sua vida social, mas no estamos perante sujeitos desligados do corpo social. O retorno do actor no defende uma percepo de individualismo liberal que releva de uma concepo a-histrica, a-social e desencarnada do sujeito. O indivduo, tomo sem ligao exercendo a sua capacidade de escolher objectivamente e independentemente da situao no pode ser titular de um quadro de direitos e de liberdades fundamentais. esta articulao que tentam as abordagens de Habermas e Walzer. Tm em comum romper com os fundamentos da filosofia do sujeito, para se abrirem dimenso intersubjectiva das relaes sociais. Revoltam-se contra a reduo cognitivo-instrumental da razo, que se encontra em Weber, os utilitaristas e ainda Rawls, porque dispensam os indivduos de uma verdadeira dialctica do reconhecimento recproco.

Cidadania, excluses e solidariedades | 67

Assim, Habermas (1990) junta aos tipos de agir racionais de Weber um agir de nvel superior, o agir comunicacional, no qual os actores procuram um entendimento sobre as situaes de aco, de forma a coordenar, consensualmente, os seus lugares sociais e as suas aces. Este agir comunicacional supe um mundo vivido individualmente que, numa perspectiva praxeolgica, forma um contexto, fornecendo o horizonte de uma situao de aco e um reservatrio de convices. A sociedade pode ser pensada a partir desse conceito (de racionalidade comunicacional), mais do que ser vista como composta por indivduos isolados ou grupos orgnicos. Em vez de uma liberdade negativa, a liberdade individual garante a independncia, apela descentrao intersubjectiva das subjectividades individuais, que conduz liberdade comunitria moderna. Esta combinao entre liberdade individual e comunitria d a capacidade de elaborar uma cultura democrtica. Ao lado das comunidades tradicionais, de que subsistem inmeras manifestaes, as comunidades modernas tomam a forma de laos sociais, ligando indivduos independentes e separados: no se opem liberdade, mas procuram reconfort-la. As polticas sociais desenvolvem conceitos como contrato, cidadania, actor, sendo tentativas de resolver este conflito entre indivduo e sociedade. Estas noes continuam prisioneiras de uma representao atomizada dos laos sociais, representando o sujeito como objecto de um dever ser. So perspectivas que tm dificuldade em pensar simultaneamente unidade e pluralidade, porque no conseguem integrar a diferena, a alteridade. Partilhamos a ideia da emergncia do humano no social: a pessoa no nem individual nem colectiva. o fruto da dialctica entre o singular e o universal (Garnier, 1998). nesta dupla dimenso que se joga a nossa racionalidade social. Assim, a modernidade no perda progressiva das relaes comunitrias. Define-se mais pela relativizao das formas de pertena comunitria, que vai a par de uma afirmao das relaes societrias e uma pluralidade de comunidades vividas. Essa relativizao das pertenas comunitrias exigente para o sujeito que tem de construir a sua identidade numa multiculturalidade de referncia, mas numa solido de pertenas. Como sublinha Mouffet,
do que necessitamos de uma concepo do indivduo que no o apresenta como mnada, como um eu sem entraves existente anteriormente sociedade e independentemente dela, mas como constitudo por um conjunto de posies de sujeito, inscrito numa multiplicidade de relaes sociais, membro de numerosas comunidades e participante de toda uma pluralidade de identificaes colectivas. (Mouffet apud Laville, 1997: 65)

68 | Isabel Guerra

Nestas formas de pertena residem, em larga medida, os recursos disponveis para a insero, mas elas constituem tambm a dimenso poltica do ser humano. No se trata apenas do campo das interaces, mas do agir no campo poltico, o que significa que, na modernidade, a comunidade humana pode ser apreendida como a articulao da liberdade individual e a comunidade poltica.
3.4. O sujeito irracional: da racionalidade ao projecto

A recusa do fatalismo determinista do sistema sobre o actor tambm a preocupao pela compreenso das suas racionalidades. Concebe-se o actor capaz de aces estratgicas e, portanto, portador de racionalidades. Racionalidades que no significam lucidez ou conscincia, tal como o clculo no conduz ao utilitarismo e instrumentalizao pura. H, assim, uma insistncia na natureza activa e consciente das formas de comportamento social (no carcter emergente do seu significado), o qual no pode ser deduzido de um conjunto de normas ou de uma coleco de dados, mas pode ser entendido como enraizado nas perspectivas e experincias do senso comum partilhado pelos que vivem a mesma vida social. A considerao do sujeito activo, socialmente enraizado e racional, vai valorizar as dimenses prospectivas e de projecto individual e colectivo que permitem a compreenso da sua luta contra a excluso e a opresso. A construo da identidade faz-se num processo dinmico em que os sujeitos tm uma percepo da realidade, organizando os seus modos de vida num contexto balizado pelas conjunturas histricas. O processo de construo das identidades est, por definio, em constante reformulao. Esta dimenso temporal, de continuidade faz com que os modos de vida sejam entendidos como um conjunto integrado de prticas articuladas a representaes do mundo e a imaginrios sociais, que ir exigir um conceito aglutinador das lgicas estruturantes das prticas. O conceito de projecto parece resultar dessa necessidade de reforar a dimenso temporal de construo permanente, de uma percepo do mundo e de clarificao do lugar no mundo de cada um. O projecto, assim, a dimenso emancipadora e prospectiva onde se reconhece, a todos, e a cada um, o desejo de agir em funo dos seus objectivos, e refora, ainda, o reconhecimento da racionalidade intencional da aco humana (Guerra, 1993). Gilberto Velho (1983) defende que o conceito de projecto permite escapar aos riscos de considerar as aces individuais como categorias residuais, fruto da soma de aces estratgicas dispersas. Mais ainda, segundo o autor, o conceito de projecto permite uma compreenso sociolgica da aco social como um elemento decisivo de entendimento dos processos globais

Cidadania, excluses e solidariedades | 69

de transformao da sociedade, baseando-se nas aces racionais dos sujeitos com vista concretizao dos seus objectivos e controlo dos seus prprios destinos. Sendo um elemento da praxis, e estando tambm ele em reformulao permanente, o projecto pode ser definido como a inteno de uma transformao do real, guiado por uma representao do sentido dessa transformao tendo em considerao as condies reais, e animando as prticas (Castoriadis, 1975: 106). Como sublinha Boutinet (1990: 101), o projecto implica uma capacidade de individualizao atravs de uma intencionalidade, uma vontade claramente recebida que tem sentido para os actores: Assim, os processos identitrios so apreendidos na articulao das interaces locais no seio do projecto. Trata-se de tentar entender as formas de construo identitria, as vises do mundo e do futuro no seio de um sistema de aco e de encontrar a especificidade das suas relaes com a organizao global. Relativamente aos sujeitos em situao de excluso, so inmeras as dificuldades destas perspectivas: Qual o grau de racionalizao e de formalizao do projecto? Qual a temporalidade em que possvel exprimi-lo? Qual o grau de integrao das diferentes esferas de influncia de terceiros (a famlia, vizinhos, etc.) nesse projecto? Qual o grau de negociao e de mediao possvel sem ser cedncia ou manipulao? Qual o grau de adequabilidade dos recursos aos projectos? Estas questes esto longe de serem apenas questes tericas, pois tm uma implicao prtica na construo de processos de insero. Qual o processo de insero que se consegue edificar sobre o desconhecimento de uma racionalidade prtica necessria a um projecto de sobrevivncia, que tem uma temporalidade praticamente diria? Nesta fase, as nossas explicaes diria descries das lgicas dos sujeitos, das suas comunidades de sentido e das suas relaes com os recursos mais sistmicos esto limitadas. Especifico algumas das principais limitaes a que os estudos tambm no escapam: Sobrevalorizao das dimenses estruturais na explicao sociolgica das dimenses de excluso; no se critica a sobrevalorizao da dimenso trabalho (ou ausncia dele) na compreenso das situaes de precariedade, mas antes a subvalorizao da percepo que os actores tm da sua relao com essa dimenso de insero, dos seus projectos, expectativas e imaginrios face a isso;

70 | Isabel Guerra

A limitada capacidade de entendimento dos processos de construo identitria e das estratgias de sobrevivncia em situaes de pobreza geracional; onde assenta a tradicional crtica s posturas de assistencialismo, como se forja no destino de classe a percepo sobre si prprio e a percepo dos seus direitos (reside aqui hoje o discurso sobre a contrapartida em deveres do assistido)? Dificuldades no entendimento das racionalidades na percepo do tempo, da temporalidade dos projectos em situaes de privao; como contemplada esta dimenso na mediao e contratualizao das formas de insero? Dificuldades no entendimento da relao entre as representaes prospectivas e as dimenses imaginrias, que, descoladas do real, funcionam como referncias simblicas, mas tambm como impossveis e, portanto, como traves ao projecto possvel; Insuficincia de entendimento de como opera esse destino de classe num percurso biogrfico, onde a precocidade dos factores de excluso alimentada por quase todas as instncias de socializao. 4. Em defesa de uma sociologia de elucidao das formas de aco colectiva Trs teses atravessaram a presente argumentao: As novas polticas sociais constituem novas formas de regulao social num processo (contraditrio e conflitual) de construo da aco colectiva onde trs conjuntos de actores interagem, devendo ser analisadas exactamente atravs dos seus processos de interaco; As diversas escalas (layers) em que se colocam os problemas, as solues e as mediaes esto hoje confusas, devido, quer complexidade dos problemas, quer s contradies inerentes mudana de paradigma de onde emergem novas articulaes entre o econmico e o social, os processos de acumulao e de redistribuio social, quer ainda pela incapacidade que tivemos at agora de analisar a intencionalidade complexa de cada um dos actores intervenientes; Considera-se ainda que o grande desafio das novas polticas sociais emerge exactamente desta capacidade de articular os projectos de sujeitos, grupos e territrios ditos de excluso com os sempre escassos recursos que o sistema pode disponibilizar, e que essa articulao no um mero processo de participao ou de associao, mas de empowerment, e eminentemente poltico. Mas as dificuldades tericas e metodolgicas deste tipo de anlise no se diluram. Por um lado, nem todos os nveis de reflexo tm o mesmo desen-

Cidadania, excluses e solidariedades | 71

volvimento terico e metodolgico: as questes de ordem sistmica esto mais desenvolvidas e articuladas do que as questes ligadas s vivncias quotidianas dos actores, s suas formas de construo identitria e estratgias de sobrevivncia. Estas so mais descritivas e os nveis de reflexo existentes menos fecundos e problematizados. Por outro lado, do ponto de vista da academia, carecemos dramaticamente de teorias, instrumentos e culturas que nos permitam aprofundar os fenmenos sociais da ps-modernidade. Carecemos de produo sobre a especificidades dos contextos semiperifricos (eis uma das enormes vantagens desta pesquisa e do seu potencial impacte nacional e internacional), nomeadamente no relativo s polticas de redistribuio social. Mas h ainda que reconhecer que no trabalho de terreno h uma falta real de referncias onde assentar a reflexo e a problematizao acadmica tem poucas pontes com os contextos de aco concreta. Acrescente-se uma atomizao crescente das disciplinas e escolas de pensamento e uma miscigenao entre os conceitos cientficos e os sociopolticos (nomeadamente os que tm origem nas instncias comunitrias) que tornam a reflexo confusa para a aco, com uma grande indefinio de conceitos, reforada por um discurso gestionrio pouco exigente nos seus fundamentos cientficos. Claro que, a este nvel, o pressuposto de que s poderemos avanar no conhecimento da nossa realidade atravs de um percurso conjunto entre a academia e os profissionais de terreno num processo de aculturao recproca (Dartiguenave e Garnier, 1998), numa perspectiva de transdisciplinaridade e na procura de uma reflexo antropolgica e epistemolgica que alimente o discursos de uns e de outros.
4.1. Os desafios s novas formas de produo do conhecimento

A mudana de paradigmas civilizacionais no desadequou apenas o nosso pensamento s novas dinmicas sociais, envelheceu as instituies que herdmos da sociedade industrial e do seu modelo fordista de funcionamento. As novas polticas sociais opem-se lgica das formas organizativas e decisionais da administrao: centralizadas, prepotentes, burocrticas. Mas o nosso pensamento tambm no se modernizou o suficiente. A teoria da aco colectiva que sustenta a anlise estratgica dos processos sociais nasceu das necessidades e contingncias dos processos de pesquisa, sendo o produto de um confronto contnuo entre os dados do terreno e os problemas que colocam a sua anlise e interpretao. As oposies dos quadros de leitura e dos mtodos tornam difcil encontrar os elementos de coeso e de fragmentao social, de alienao e de emancipao, de fatalidade e de utopia.

72 | Isabel Guerra

Assim, os pressupostos que enuncimos de incio so antes de mais um desafio aos mtodos, uma heurstica que tem implicaes em trs planos separados e solidrios: o do raciocnio, o das tcnicas de investigao e o da utilizao dos resultados para a aco.
4.2. Premissas de um raciocnio

H trs premissas caractersticas do raciocnio empregue que tm profundas consequncias metodolgicas, quer tomadas isoladamente, quer em articulao: Uma determinada compreenso do sujeito como actor capaz de clculo e de escolha; Um actor capaz de aces estratgicas e, portanto, portador de racionalidades; O entendimento das relaes sociais quotidianas, no como meras interaces, mas como relaes de poder e este como meio de troca, de negociao, de contratualizao, mas tambm de hierarquizao, de manipulao e de conflitualidades vrias; a anlise das dinmicas sociais como mediatizadas por relaes de poder, i.e., por relaes de troca desigual que comportam sempre uma base de negociao potencial. Mesmo se esta premissa se prestou a mal entendidos, ela traz no apenas uma politizao da vida quotidiana, mas tambm uma banalizao e uma normalizao da noo de poder que considerada como uma dimenso irredutvel e perfeitamente normal de todas as relaes sociais, quer sejam conflituais, quer cooperativas. Esta politizao das relaes sociais obriga a pensar todos os contextos da aco como um conjunto de relaes interdependentes mutuamente condicionadas e chama a ateno para a sociologia das organizaes e das decises, j que a gesto das organizaes exige competncias que necessrio criar.
4.3. A necessidade de desenvolver uma teorizao da prtica: as perspectivas indutivas

Uma questo prvia interrogarmo-nos sobre se existe uma teoria da prtica e, nesse caso, que fundamentos epistemolgicos, tericos e metodolgicos a fundamentam. Este questionamento hoje cada vez mais pertinente, no apenas devido s transformaes sociais recentes, mas tambm porque apoiado pela prpria crise do pensamento cientfico e dos tradicionais paradigmas da cientificidade que questionam profundamente a relao entre teoria e prtica. Mas a sua pertinncia advm, sobretudo, da insero profissional da maioria dos profissionais das cincias sociais. Para estes, a realidade emerge

Cidadania, excluses e solidariedades | 73

anteriormente teoria, e os seus questionamentos no so deduzidos a posteriori de um quadro conceptual, mas induzidos a priori por uma realidade interpelante. S a fora poltica da academia e a debilidade da insero profissional, nomeadamente dos socilogos, fez adiar a reflexo sobre o interesse e necessidade de desenvolvimento de metodologias indutivas mais prximas da aco. A cincia a interpretao do real, dito de outra forma, o objecto e a funo da teoria a sua confrontao com a realidade de forma a, comprovando-a ou infirmando-a, produzir conhecimentos que avanam sobre o estado de explicao que a humanidade detm sobre ela prpria. Neste sentido, a teoria um meio e no um fim, o fim a cincia entendida na forma de aprofundamento do saber sobre a produo da sociedade. As implicaes metodolgicas de uma teoria da aco orientam para a preferncia por uma anlise qualitativa assente numa atitude de induo e numa incessante procura de comparao. A insero do socilogo na reflexo sobre a mudana social est apoiada pela teoria sociolgica, cuja revisitao permite organizar uma srie de postulados que sustentam terica e metodologicamente o trabalho intelectual. As tenses actuais resultam da dinmica fundamental das sociedades modernas, da economia do mercado e das vrias globalizaes em curso. So tenses que podem (e devem) ser analisadas, mas preciso, ao formalizar o diagnstico, identificar as perspectivas de controlo e este um objectivo poltico. Este o sentido do retorno ao poltico: a capacidade de descrever e entender as inquietaes; formalizar e partilhar uma grelha de interpretao das mutaes em curso com as suas consequncias benficas e efeitos perversos; propor trajectrias colectivas de natureza a determinar com base num contrato social renovado e durvel. Assim, a interveno social considerada intelectualmente como o desvendamento dos problemas e na aco prtica perante eles no j o problem solving mas o problem setting. Mais do que tcnicas formalizadas de resoluo de divergncias e tomada de decises entre diferentes conjuntos de solues, a identificao dos conflitos e a construo do consenso deve ser encarado como uma prtica criativa, institucionalizada e apoiada, de ajustamento de posies entre actores em funo da partilha de solues na criao de condies do viver em conjunto.

Referncias Bibliogrficas
Atlan, Henri (1986), A tort et raison: intercritique de la science et du mythe. Paris: Seuil. Boutinet, Jean-Pierre (1990), Anthropologie du project. Paris: Presses Universitaires de France.

74 | Isabel Guerra

Castoriadis, Cornelius (1975), Linstitution imaginaire de la socit. Paris: Seuil. Crozier, Michel; Friedberg, Erhard (1977), Lacteur et le systme: les contraintes de laction collective. Paris: Seuil. Curie, J. (1989), M. Crozier et le changement sans fins, in Philippe Malrieu (org.), Dynamiques sociales et changements personnels. Paris: Editions CNRS, 11-125. Dartiguenave, Jean-Yves; Garnier, Jean-Franois (1998), Travail social. La reconqute dun sens. Paris: Harmattan. De Ridder, Guido (1997), Les nouvelles frontires de lintervention sociale. Paris: LHarmattan. Garnier, Jean-Franois (1998), Les logiques internes des politiques socialles, in JeanYves Dartiguenave; Jean-Franois Garnier, Travail social La reconqute dun sens. Paris: Harmattan. Gualini, Enrico (2001), Planning and the Intelligence of Institutions. Aldershot: Ashgate. Guerra, Isabel (1993), Modos de vida: Novos percursos e novos conceitos, Sociologia: Problemas e Prticas, 13, 59-74. Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society. Cambridge: Polity Press. Habermas, Jrgen (1990), Moral Consciousness and Communicative Action. Cambridge: Polity Press. Hespanha, Pedro et al. (2002), Globalizao insidiosa e excludente. Da incapacidade de organizar respostas escala local, in Hespanha e Carapinheiro (orgs.), 25-54. Hespanha, Pedro et al. (2000), Entre o Estado e o mercado: As fragilidades das instituies de proteco social em Portugal. Quarteto: Coimbra. Hespanha, Pedro; Carapinheiro, Graa (orgs.) (2002), Risco social e incerteza: Pode o Estado Social recuar mais?. Porto: Edies Afrontamento. Laville, Jean-Louis (1997), Communaut, socit et modernit, in Pierre-Noel Denieuil, Lien social et dveloppement conomique. Paris: LHarmattan. Mendras, H.; Fors, M. (1983), Le changement social. Paris: Armand Colin, Collection U. Padioleau, Jean-Gustave (1989), Un mouvement de rationalisation de laction publique urbaine: Le planning stratgique, in Serge Wachter (org.), Politiques publiques et territoires. Paris: LHarmattan, 157-187. Santos, Boaventura Sousa (org.) (2001a), Globalizao. Fatalidade ou utopia?. Porto: Afrontamento. Santos, Boaventura Sousa (2001b), Os processos da globalizao, in Santos (org.), 31-106. Touraine, Alain (1984), Le retour de lacteur: Essai de sociologie. Paris: Fayard. Velho, Gilberto (1983), Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Zahar.

You might also like