You are on page 1of 21

(Exame Nacional do Ensino Mdio)

ESTUDO DAS PROVAS DE CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS.

QUMICA PROF.: MARCELO (MINEIRO)

Ol, sou o PROFESSOR Marcelo (Mineiro), sou Professor de QUMICA e quero, aqui, neste trabalho, conversar com vocs alunos sobre o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Mdio.

Vamos juntos, saber mais sobre este Exame, sua origem, sua importncia para o governo e claro para os alunos. Vamos mostrar atravs de um estudo das Provas do ENEM como os contedos ligados a Qumica esto sendo abordados. Sabe aquele assunto que voc est vendo nas aulas de Qumica com o seu professor? Ento, vamos verificar de que forma ele vem sendo cobrado nas Provas de Cincias da Natureza e suas Tecnologias.

Vamos avaliar dentro dos tpicos da Qumica do Ensino Mdio, tais como: A Tabela Peridica, cidos, Bases, Sais, xidos, Termoqumica, Cintica Qumica, Fsico-Qumica, Propriedades Coligativas, Clculos Estequiomtricos, Radioatividade, Qumica Orgnica, Eletroqumica, Qumica inorgnica e Qumica Ambiental, quais vem sendo mais cobrados nos exames do ENEM. Comparando questo por questo das Provas de 2011, 2010, 2009 e utilizando outras Provas desde o ano 2000, poderemos explorar este estudo como base para uma boa preparao para os futuros exames do ENEM.

Eu sou o Professor Marcelo (Mineiro), e serei o organizador deste trabalho, que ter na sua essncia, uma reviso dos contedos abordados nos Exames do ENEM. Este trabalho, portanto, servir como um banco de informaes, devidamente organizadas que ir ajudar, voc aluno, a se preparar melhor para os Exames do Enem.

ENEM

Professor, como so as provas do ENEM?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio) uma prova realizada, anualmente, pelo governo federal. O Exame do ENEM composto de 4 provas (Linguagens e Cdigos, Matemtica, Cincias da Natureza e Cincias Humanas, cada uma com 45 questes) e uma redao. Por avaliar habilidades e competncias, o Exame no dividido em disciplinas. Em geral, as 180 questes apresentam situaes-problema, contextualizadas na vida cotidiana.

Noooossa..... Professor, 180 questes, muita coisa, no no? Calma!!!! Na verdade as questes do Exame do ENEM buscam as habilidades dos alunos, os dados para a resoluo de cada problema esto na prpria questo, e mais, as questes trazem assuntos, situaeproblemas contextualizadas na vida cotidiana.

Atualmente o ENEM utilizado como critrio classificatrio para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas, totais ou parciais, em faculdades e universidades particulares, para alunos de baixa renda. A nota do ENEM tambm utilizada como critrio de seleo de alunos por vrias faculdades e universidades, pblicas e particulares. S as Universidades Federais distribuem mais de 100 mil vagas, por ano, utilizando exclusivamente a nota do ENEM. Fonte: http://www.cursoenem.org.br; acesso em 20/02/2012

ok! Agora vamos fazer o seguinte: Estudar a Prova do ENEM de 2011. Vamos analisar, uma a uma, as questes ligadas a Qumica, ou seja, as questes de Cincias da Natureza e suas Tecnologias. Simultaneamente, vamos ler e observar outras provas, de anos anteriores. , estou curioso sobre essas provas o que elas tem em comum, se que tem alguma coisa em comum, no ?

Meus alunos, no final deste estudo, espera-se que este trabalho possa ajud-los para uma boa preparao para as futuras provas que viro pela frente. Ok, vamos ento analisar as Provas do ENEM.

O contedo inicial de Qumica a ser estudado ser a TERMOQUMICA e vocs vero o porqu deste assunto ser de cara o primeiro do nosso estudo.
Vejamos a QUESTO 50 DA PROVA DE 2011:

QUESTO 50 PROVA DE 2011


Um dos problemas dos combustveis que contem carbono e que sua queima produz dixido de carbono. Portanto, uma caracterstica importante, ao se escolher um combustvel, e analisar seu calor de combusto (Hc), completa de um mol de combustvel no estado padro. O quadro seguinte relaciona algumas substancias que contem carbono e seu Hc.

Neste contexto, qual dos combustveis, quando queimado completamente, libera mais dixido de carbono no ambiente pela mesma quantidade de energia produzida? A) Benzeno. B) Metano. C) Glicose. D) Octano. E) Etanol

Esta questo parte do contedo sobre TERMOQUMICA, voc se lembra deste smbolo H? Matria muito importante e freqente tanto no ENEM quanto nos VESTIBULARES vista geralmente no 1 semestre do segundo colegial do Ensino Mdio. Na questo acima, para achar a resposta, o aluno deve saber efetuar a equao de combusto dos combustveis citados na tabela e fazer a proporo da energia liberada, de acordo com a tabela, por numero de mols de CO2. No segundo colegial, inicialmente o aluno aprende sobre o que uma reao endotrmica e o que uma reao exotrmica, inclusive rev conceitos sobre temperatura e calor (energia), utilizando exemplos do nosso dia-a-dia. Depois aprende a calcular o valor do H e assim interpretar reaes e grficos.

Por se tratar de energia, o contedo (Termoqumica) vem muitas vezes, nas questes, relacionado a combustveis e bicombustveis, comparando-se os potenciais: energtico (valor do H) e tambm poluidor de cada um atravs da emisso de gs carbnico (CO2). Vamos aqui, nos focar mais sobre a TERMOQUMICA, no que se refere a conceitos, como por exemplo, saber equacionar uma reao de combusto, definio de reao endotrmica e exotrmica e clculos de calor de combusto e entalpia. Veja, por exemplo, que este assunto (TERMOQUMICA) tambm foi cobrado no exame de 2010 do ENEM.

QUESTO 50 PROVA DE 2010 (Questo Terica)

Calor e Temperatura so conceitos vistos tambm nas aulas de Fsica. Nas provas do ENEM, conceitos so abordados sem exigir nenhum tipo de decoreba.

QUESTO 69 PROVA DE 2010 (AZUL)

Resoluo da questo acima

QUESTO 79 PROVA DE 2010 (AZUL)

QUESTO 43 PROVA DE 2009 (Muito semelhante questo 50 da Prova de 2011)


Nas ltimas dcadas, o efeito estufa tem-se intensificado de maneira preocupante, sendo esse efeito muitas vezes atribudo intensa liberao de CO2 durante a queima de combustveis fsseis para a gerao de energia. O quadro o o traz as entalpias-padro de combusto a 25 C (H25 ) do metano, do butano e octano. Composto Metano Butano Octano Frmula molecular CH4 C4H10 C8H18 Massa molar (g/mol) 16 58 114 H (KJ/mol) - 890 - 2878 - 5471

A medida que aumenta a conscincia sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia, cresce a importncia de se criar polticas de incentivo ao uso de combustveis mais eficientes.

Nesse sentido, considerando-se que o metano, o butano e o octano sejam representativos do gs natural, do gs liquefeito de petrleo (GLP) e da gasolina, respectivamente, ento, a partir dos dados fornecidos, possvel concluir que do ponto de vista da quantidade de calor obtido por mol de CO2 gerado, a ordem crescente desses trs combustveis : a) Gasolina, GLP e gs natural d) Gs natural, GLP e gasolina b) Gs natural, gasolina e GLP e) GLP, gs natural e gasolina c) Gasolina, gs natural e GLP

Este contedo sobre TERMOQUMICA esteve, portanto, nos ltimos trs anos nos exames do ENEM. Provas anteriores do ENEM tambm j trouxeram este contedo, veja a questo 42 de 2003.
Junto a este documento est anexada uma lista de exerccios somente sobre TERMOQUMICA onde voc poder perceber a importncia deste assunto no s nas PROVAS DOS ENEM, mas tambm nos VESTIBULARES.

Como j dissemos anteriormente, a TERMOQUMICA, muitas vezes cobrada em questes utilizando-se exemplos de combustveis e de biocombustveis e seus potenciais energticos. Ainda dentro deste contexto, partimos para outro assunto que relaciona FONTES DE ENERGIA E A PREOCUPAO COM IMPACTOS AMBIENTAIS. Estes temas j foram abordados em inmeras questes nos exames do ENEM. Para que voc possa entender melhor, uma reao exotrmica (assunto de termoqumica) uma reao que fornece (libera) energia, assim precisa-se ento de um combustvel, mas a queima deste combustvel libera tambm gases que intensificam o EFEITO ESTUFA. Pronto, vamos agora nos deparar com temas importantes: EFEITO ESTUFA, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIO ATMOSFRICA E ENERGIAS SUSTENTVEIS. Vejamos ento questes que relacionam estes temas nas Provas do ENEM, sempre comeando a partir da Prova do ano de 2011.

QUESTO 90 PROVA DE 2011

De acordo com o relatrio A grande sombra da pecuria (Livestocks Long Shadow), feito pela Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao, o gado e responsvel por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuio maior que a do setor de transportes. Disponvel em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010. A criao de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emisso de: A) metano durante o processo de digesto. B) oxido nitroso durante o processo de ruminao. C) clorofluorcarbono durante o transporte de carne. D) oxido nitroso durante o processo respiratrio. E) dixido de enxofre durante o consumo de pastagens.

O Efeito estufa um fenmeno natural, e deve ser visto assim antes de ser apontado como um fenmeno da poluio, na verdade o que acontece que gases, tais como CO2 e CH4, intensificam este efeito e assim proporcionam o Aquecimento global, este sim, pode ser considerado um fenmeno da Poluio atmosfrica. Vejamos outra questo, cobrada na Prova de 2010, que traz novamente o Efeito estufa como tema. Questo 59 Prova de 2010

A questo 01 da Prova de 2009 vem abordar novamente o tema EFEITO ESTUFA:

QUESTO 01 PROVA DE 2009


A atmosfera terrestre composta pelos gases nitrognio (N2) e oxignio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traos, entre eles o gs carbnico (CO2), vapor de gua (H2O), metano (CH4), oznio (O3) e o xido nitroso (N2O), que compem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traos, por serem constitudos por pelo menos trs tomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenmeno, que acontece h bilhes de anos, chamado de efeito estufa. A partir da Revoluo Industrial (sculo XIX), a concentrao de gases traos na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentrao de CO2 na atmosfera: o desmatamento. Considerando o texto, uma alternativa vivel para combater o efeito estufa : A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituio da produo primria pela industrializao refrigerada. B) promover a queima da biomassa vegetal, responsvel pelo aumento do efeito estufa devido produo de CH4. C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetao em absorver o CO2 da atmosfera. D) aumentar a concentrao atmosfrica de H2O, molcula capaz de absorver grande quantidade de calor. E) remover molculas orgnicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

Este tema, EFEITO ESTUFA (AQUECIMENTO GLOBAL), tambm esteve presente nas Provas de 2006 na questo 29, de 2007 nas questes 40 e 60 e de 2004 na questo de nmero 40, alis, veja esta questo abaixo, que relaciona o assunto a outro tema importante, A ENERGIA NUCLEAR:
(ENEM 2004 Questo 40) O debate em torno do uso da energia nuclear para produo de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discusso desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: 1. Uma grande vantagem das usinas nucleares e o fato de no contriburem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urnio, utilizado como combustvel, no e queimado, mas sofre fisso. 2. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser to graves que essa alternativa de gerao de eletricidade no nos permite ficar tranqilos. A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que (A) o primeiro e valido e o segundo no e, j que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares. (B) o segundo e valido e o primeiro no e, pois de fato ha queima de combustvel na gerao nuclear de eletricidade. (C) o segundo e valido e o primeiro e irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa. (D) ambos so validos para se compararem vantagens e riscos na opo por essa forma de gerao de energia. (E) ambos so irrelevantes, pois a opo pela energia nuclear est se tornando uma necessidade inquestionvel.

Aproveitando o assunto ENERGIA NUCLEAR E MEIO AMBIENTE, na prova de 2003 podemos observar novamente outra questo sobre estes temas, a questo de nmero 34, que cita a msica Bye Bye Brasil de Chico Buarque de Holanda e Roberto Menescal. As Provas do ENEM trazem os contedos de Qumica abordados de uma forma geral, ou seja, as questes que exigem o conhecimento sobre o efeito estufa tambm abordam contedos ligados a Poluio do Meio ambiente, Bicombustveis e Formas de Energia Sustentvel, ou seja, energia limpa. Sendo assim, vamos continuar nesta linha de raciocnio e observar logo abaixo, como estes assuntos, so absurdamente cobrados nos exames do ENEM.

A questo de nmero 51 da Prova de 2011 2011

trata do desmatamento da mata Atlntica causado por pequenos

agricultores que necessitam de calor para a produo de farinha de mandioca e para isso utilizam-se de lenha. A questo aborda um tema importante e traz o tema Biodigestores como soluo deste problema.

Abaixo seguem outras questes relacionadas a este assunto. QUESTO 71 PROVA DE 2011
Os bicombustveis de primeira gerao so derivados da soja, milho e cana-de-acar e sua produo ocorre atravs da fermentao. Bicombustveis derivados de material celulsico ou bicombustveis de segunda gerao coloquialmente chamados de gasolina de capim so aqueles produzidos a partir de resduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rpido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira gerao, j que as matrias-primas so baratas e abundantes. O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos bicombustveis na atualidade, os quais A) so matrizes energticas com menor carga de poluio para o ambiente e podem propiciar a gerao de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradao da celulose nos bicombustveis de segunda gerao deve ser extremamente eficiente. B) oferecem mltiplas dificuldades pois a produo de alto custo, sua implantao no gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecerem os mesmos riscos que o uso de combustveis fosseis. C) sendo de segunda gerao, so produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a gerao de novos empregos. D) sendo de primeira e segunda gerao, so produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliao criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espao para plantio da matria-prima e a outra impede a gerao de novas fontes de emprego. E) podem acarretar srios problemas econmicos e sociais, pois a substituio do uso de petrleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte de petrleo e gasolina.

QUESTO 80 PROVA DE 2011


Segundo dados do Balano Energtico Nacional de 2008, do Ministrio das Minas e Energia, a matriz energtica brasileira e composta por hidreltrica (80%), termeltrica (19,9%) e elica (0,1%). Nas termeltricas, esse percentual e dividido conforme o combustvel usado, sendo: gs natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petrleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvo mineral (1,6%). Com a gerao de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensao do carbono liberado na queima do material vegetal pela absoro desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emisses de metano (CH4) das hidreltricas podem ser comparveis as emisses de CO2 das termeltricas. No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto a emisso de gases, as hidreltricas seriam consideradas como uma fonte: A) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenmeno. B) eficaz de energia, tornando-se o porcentual de oferta e os benefcios verificados. C) limpa de energia, no afetando ou alterando os nveis dos gases do efeito estufa. D) poluidora, colaborando com nveis altos de gases de efeito estufa em funo de seu potencial de oferta. E) alternativa, tomando-se por referencia a grande emisso de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

QUESTO 67 DA PROVA DE 2010

QUESTO 89 DA PROVA DE 2010

QUESTO 08 PROVA DE 2009


A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indstrias cresceu mais de quatro vezes no perodo entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renovveis, como solar e elica, ainda so incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalao de usinas geradoras de energia eltrica, diversos fatores devem ser levados em considerao, tais como os impactos causados ao ambiente e s populaes locais.

Em uma situao hipottica, optou-se por construir uma usina hidreltrica em regio que abrange diversas quedas dgua em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termeltrica. Entre os possveis impactos da instalao de uma usina hidreltrica nessa regio, inclui-se: A) a poluio da gua por metais da usina. B) a destruio do habitat de animais terrestres. C) o aumento expressivo na liberao de CO2 para a atmosfera. D) o consumo no renovvel de toda gua que passa pelas turbinas. E) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposio de resduos no trecho de rio anterior represa.

Provas de anos anteriores do ENEM tambm trazem o contedo visto acima, veja outras questes: ENEM DE 2008 Questes 25, 28 e 29; ENEM de 2007 Questes 42 (Interpretao de grfico) e 60; ENEM de 2004 Questo 42; ENEM de 2003 Questes 41 e 42.

Ainda dentro deste assunto sobre ENERGIA SUSTENTVEL E BIOCOMBSTIVEIS, os exames do ENEM, por muitas vezes vem abordar processos de fabricao de lcool, trazendo assuntos ligados as Usinas e os Processos Sucroalcooleiros. Podemos observar questes envolvendo o Processo Sucroalcooleiro nas seguintes Questes: - 51 da Prova de 2010; - 15 e 58 da Prova de 2007; - 50 da Prova de 2000. Alis, o assunto: usinas de acar e lcool, muitas vezes cobrado trazendo uma outra questo importante, um problema social.

O Meio Ambiente mesmo um assunto muito cobrado nos exames do ENEM, seja na forma de contedos ligados a Energias Sustentveis, Bicombustveis, Aquecimento global (Efeito estufa), mas tambm de outros assuntos. A poluio um assunto que preocupa todo o nosso planeta e o ENEM gosta de abordar assuntos ligados a este tema. Focados no Meio ambiente, agora vamos perceber que dois outros assuntos, O TRATAMENTO DE GUA E A CHUVA CIDA, so bastante cobrados.

QUESTO 52 da Prova de 2011


Belm e cercada por 39 ilhas, e suas populaes convivem com ameaas de doenas. O motivo, apontado por especialistas, e a poluio da gua do rio, principal fonte de sobrevivncia dos ribeirinhos. A diarria e freqente nas crianas e ocorre como conseqncia da falta de saneamento bsico, j que a populao no tem acesso gua de boa qualidade. Como no ha gua potvel, a alternativa e consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponivel em: http://www.oliberal.com.br.

O procedimento adequado para tratar a gua dos rios, a fim de atenuar os problemas de sade causados por microrganismos a essas populaes ribeirinhas e a: A) filtrao. B) clorao. C) coagulao. D) fluoretao E) decantao.

A questo de nmero 68 da Prova de 2010 traz a expresso DBO (Demanda Bioqumica de Oxignio), um parmetro importante no tratamento de gua. Esta questo exige conhecimento sobre calculo estequiomtrico para ser solucionada. Sobre a gua, seguem abaixo outras questes de Provas anteriores:

(ENEM 2004 Questo 34) A necessidade de gua tem tornado cada vez mais importante a reutilizao planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de guas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potveis, o que leva a restries em sua utilizao. Assim, dentre os possveis empregos para a denominada gua de reuso, recomenda-se (A) o uso domestico, para preparo de alimentos. (B) o uso em laboratrios, para a produo de frmacos. (C) o abastecimento de reservatrios e mananciais. (D) o uso individual, para banho e higiene pessoal. (E) o uso urbano para lavagem de ruas e reas publica.

Veja tambm as questes: - (ENEM 2000. Questes 48 e 49); - (ENEM 2006. Questo 31); - (ENEM 2007. Questes 60 e 63).
A chuva cida um fenmeno da Poluio Atmosfrica, estudada nas aulas de Qumica e tambm em Biologia, outro assunto muito abordado nos exames do ENEM que mais uma vez faz questo de trazer as preocupaes ligadas ao MEIO AMBIENTE. Dentro deste contexto chamo a sua ateno, meu caro amigo, tambm para estudos sobre ciclos biogeoqumicos (carbono, nitrognio, enxofre, fsforo e gua), lembrando que este tpico visto mais aprofundadamente dentro das aulas de Biologia.

Veja a questo 62 da prova de 2011, o termo EUTROFIZAO esta presente tambm nas Provas de
2010 (Questo 59) e na Prova de 2006 (Questo 34).

A Questo 83 da Prova de 2011 exige o conhecimento sobre o ciclo do Nitrognio e associa este nutriente a um problema causado pelo excesso da adio (adubao) nas plantaes de cana para a produo de etanol. Abaixo segue a questo 51 (Prova de 2010)

A QUESTO 6 DA PROVA DE 2009 TRAZ O CICLO DO CARBONO, VEJA ABAIXO:

O ciclo biogeoqumico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferncia de compostos entre esses reservatrios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos no renovveis, por exemplo, o petrleo, so limitados, sendo de grande relevncia que se perceba a importncia da substituio de combustveis fsseis por combustveis de fontes renovveis. A utilizao de combustveis fsseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca A) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. B) reduo na taxa de fotossntese dos vegetais superiores. C) aumento da produo de carboidratos de origem vegetal. D) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. E) reduo da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

CICLOS BIOGEOQUMICOS presentes nas provas:


- (ENEM 2003 Questo 43); - (ENEM 2001 Questo 23); - (ENEM 2007 - Questo 40); - (ENEM 2008 - Questes 6 e 23).

CHUVA CIDA Este assunto no foi cobrado nas Provas de 2011 nem de 2010, mas est presente nas seguintes Provas: - (ENEM 2009 Questo 26); - (ENEM 2006 - Questes 32 e 34); - (ENEM 2002 Questo 04); - (ENEM 2001 Questo 25).
S por curiosidade, a prova do ENEM de 1998 traz duas questes (52 e 53) envolvendo a chuva cida.

realmente MEIO AMBIENTE tem tudo a ver com os exames do ENEM e para finalizar este tema, percebi que os LIXES tambm esto sendo constantemente abordados nas Provas. Isso fcil de perceber ao se comparar as seguintes Provas:
- (ENEM 2011 Questo 85); - (ENEM 2010 Questo 86); - (ENEM 2009 Questo 34); - (ENEM 2007 - Questo 47); - (ENEM 2003 Questo 38).

Ok, como voc est, cansado? Estudar requer organizao, procure planejar bem sua carga horria de estudo e suas anotaes. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho, mas agora vamos nos atentar para outro assunto muito, mas muito importante, a QUMICA ORGNICA.

Lembra deste assunto? Carbono, Cadeias Carbnicas, Funes orgnicas etc.

Costumo dizer que a QUMICA ORGNICA quase que uma outra disciplina, pois dirigida apenas ao estudo dos compostos orgnicos e com certeza a parte da Qumica que se pode afirmar a sua presena nas provas. Na Prova do ENEM de 2011 a QUMICA ORGNICA esteve presente na questo 72, onde se exigiu do aluno conhecimento sobre funes orgnicas (Amina, Amida e cido). A questo de nmero 58 apresenta duas estruturas orgnicas e para respond-la o aluno deveria estar atento para a presena de grupos OH indicando a presena de Ligaes de Hidrognios nestas molculas. Bom, para confirmar que a QUMICA ORGNICA, sempre esta presente (e estar presente) nos exames do ENEM, d uma olhada nas seguintes Questes:

- (ENEM 2010 Questo 84), exige domnio sobre as Funes Orgnicas; - (ENEM 2009 Questo 36), Polaridade e Funes Orgnicas; - (ENEM 2008 Questo 29), Compostos Orgnicos, Combustveis.

Oi eu sou uma Pilha, e costumo estar presente nos exames do ENEM, vamos dar uma olhadinha!

A eletrlise um assunto que apareceu em algumas Provas do ENEM. O contedo abordado a assuntos ligados ao Meio Ambiente (sobre descartes de pilhas e baterias), Pilhas (seja, sobre definies de suas partes e conceitos de funcionamento) e ainda sobre clculo de ddp (mas isso pouco provvel). Na Prova de 2011, este assunto no foi cobrado, mas esteve em Provas de anos anteriores, vejamos:

- (ENEM 2010 Questes 65 e 74); - (ENEM 2009 Questo 15);

Puxa cai tudo ento!!


Calma meu amigo, faremos mais a frente uma sntese deste estudo e poderemos ento verificar realmente o que que o ENEM sempre cobra nas suas Provas com mais freqncia. Lembre-se a qualidade nos seus estudos requer organizao.

Vamos ver outro assunto que, alis, visto no segundo colegial do Ensino Mdio, e que costuma ser cobrado nos exames do ENEM, so as PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Este contedo, quando cobrado, costuma ser bastante terico e o aluno deve estar bastante atento, pois na maioria das vezes o ENEM procura relacionar estas propriedades (Ebulioscopia, Osmometria, Tonoscopia e Crioscopia) a Qumica do nosso dia-a-dia. Vejam como estes assuntos vem aparecendo nas Provas do ENEM e observe que vem aparecendo com freqncia em!

QUESTO 59 ENEM 2011


A cal (oxido de clcio, CaO), cuja suspenso em gua e muito usada como uma tinta de baixo custo, da uma tonalidade branca aos troncos de arvores. Essa e uma pratica muito comum em praas publicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferao de parasitas. Essa aplicao, tambm chamada de caiao, gera um problema: elimina microrganismos benficos para a rvore. A destruio do microambiente, no tronco de arvores pintadas com cal, e devida ao processo de: A) difuso, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica. B) osmose, pois a cal retira gua do microambiente, tornando-o invivel ao desenvolvimento de microrganismos. C) oxidao, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente. D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente. E) vaporizao, pois a cal facilita a volatilizao da gua para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente.

Como eu disse, assuntos ligados as PROPRIEDADES COLIGATIVAS costumam estar relacionados com aplicaes da Qumica no nosso cotidiano e estes tpicos costumam estar destacados nos materiais didticos. Vejam tambm a questo 58 da Prova do ano de 2010, pura teoria:

Ufa! Em 2009 o ENEM no cobrou este assunto. Sim, verdade, alis, sobre PROPRIEDADES COLIGATIVAS, o que mais aparece nas Provas do ENEM so questes que envolvem Presso Mxima de Vapor, Ponto de ebulio e Osmose. Vou deixar mais alguns exemplos destes assuntos cobrados nas Provas do ENEM: - (ENEM 2000 Questo 10); - (ENEM 99 Questes 32 e 33), Apesar de ser de 1999, estas questes envolvem a PANELA DE PRESSO, um instrumento muito utilizado em nosso dia-a-dia e que deve sempre fazer parte das aulas de Qumica e Propriedades coligativas.

VISITE O SITE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/osmose.jpg


voc vai aprender um pouco mais sobre a osmose, uma das propriedades coligativas.

CINTICA QUMICA o estudo da Velocidade das reaes, e o ENEM relaciona este contedo muitas vezes exigindo do aluno INTERPRETAO DE GRFICOS. Este assunto no foi cobrado no ENEM DE 2011, mas foi cobrado em duas questes em 2010, e j esteve presente em Provas anteriores: - (ENEM-2010 - 2 Aplicao); alis, foram duas questes nesta segunda Prova de 2010; - (ENEM 2009 Questo 02); - (ENEM 2003 Questo 17); - (ENEM 2000 Questo 34).

Olha para nos prepararmos bem para o ENEM faltam trs assuntos, RADIOATIVIDADE, pH e CLCULO ESTEQUIOMTRICO.
A radioatividade nada mais do que uma capacidade de que elementos fisicamente instveis tm de emitir energias em forma de partculas ou ainda a famosa radiao eletromagntica que assunto nos jornais. Estes assuntos esto sempre entrando em cena, jornais e televiso informam algo sobre o que est ocorrendo no Japo e qual vai ser a maneira de conseguirem conter este problema que pode se alastrar para o mundo inteiro atravs de alimentos e outros produtos. O Enriquecimento do urnio tambm um assunto importante, visto que, atualmente o Ir vem investindo neste projeto gerando dvidas sobre as suas intenes.

RADIOATIVIDADE: Neste trabalho, j tivemos a oportunidade de citarmos ENERGIA NUCLEAR, assunto importante e polmico. Devemos estar atentos para os processos de Fuso Nuclear e Fisso Nuclear, vantagens e desvantagens da Radioatividade e tambm quanto aos conhecidos acidentes como o de Chernobyl e tambm o do Csio 137 no Brasil.
- (ENEM 2007 .Questo 25), esta questo envolve TEMPO DE MEIO VIDA (grfico); - (ENEM 2004 Questo 40); - (ENEM 2003 Questo 34); - (ENEM 2001 Questo 35).

EQUILBRIO QUMICO, assunto pH, neste contexto vamos inserir tambm outro assunto, o DESLOCAMENTO DE EQUBRIO. Vejam s como esses contedos esto sempre presentes nos exames do ENEM: - (ENEM 2011 Questo 75); - (ENEM 2010 Questo 85); - (ENEM 2009 Questo 12); - (ENEM 2003 Questo 20); - (ENEM 2002 Questo 04); - (ENEM 2001 Questo 03); - (ENEM 2000 Questo 54). So questes (citadas acima) que trazem a expresso pH ligadas a assuntos que envolvem desde deslocamento de equilbrio quanto ao meio ambiente. importante meu amigo voc dominar a escala de pH e sua relao com o ndice de acidez, bem como a importncia deste assunto no nosso cotidiano.

Isso! J estamos finalizando, mas agora vamos ver o que os exames do ENEM andaram cobrando nas suas Provas sobre CLCULO ESTEQUIOMTRICO.

, tai um assunto que apavora muito os alunos, mas calma, voc poder perceber que so questes iguais as que so trabalhadas nas salas de aulas.

Vamos considerar que Clculos estequiomtricos um assunto, que na Qumica, alm de envolver nmeros, envolve substncias qumicas e interpretao de reaes qumicas, sendo assim, vamos incluir tambm questes sobre solues e concentrao das solues, que exigem interpretao e clculos.

Ok, voc poder perceber que estequiometria e clculos de solues esto sempre presente nos exames do ENEM: - (ENEM 2011 Questo 54); questo que envolve Densidade e %; - (ENEM 2011 Questo 81); - (ENEM 2010 Questo 68); questo que envolve solues e %; - (ENEM 2010 Questo 78); - (ENEM 2010 Questo 81); questo que envolve solues; - (ENEM 2009 Questo 44); questo que envolve %; - (ENEM 2006); - (ENEM 2004 Questo 11); questo que envolve solues; - (ENEM 2004 Questo 50); - (ENEM 2001 Questo 07); - (ENEM 2000 Questes 37 e 38).

Foram muitas as questes vistas at aqui, por isso, vamos nos organizar ainda mais para melhorar este nosso estudo? EST CANSADO? FAA UM ALONGAMENTO, DESCANSE E SE ALIMENTE BEM, OK!

OK, agora que tal fazermos juntos uma sntese de nosso estudo, isso ir resultar um esquema que possa trazer por assunto, aquilo que o ENEM mais costuma cobrar, nas suas provas sobre QUMICA.

Vamos dividir a QUMICA do ENEM assim:

1 - Assunto: Meio ambiente Este o contedo que mais est presente nas Provas do ENEM. Dentro
de Cincias da Natureza e suas Tecnologias abordado de vrias formas, mas que na maioria das vezes vem ser relacionado com problemas de poluio, seja da gua, solo ou da atmosfera. Fenmenos, tais como: Chuva cida e Eutrofizao costumam serem exigidos e trazem juntos assuntos sobre gases poluentes e ciclos biogeoqumicos. O aquecimento global, efeito estufa, biocombustveis e energias sustentveis so os principais alvos ligados as provas do ENEM. Fique atento a questes atuais envolvendo o Meio ambiente.

2 - Assunto: Clculo estequiomtrico No o contedo preferido nas aulas de qumica, mas que
sempre esteve presente nas provas do ENEM. Clculo vem sempre acompanhado de interpretao, por isso o aluno precisa estar atento para reaes qumicas e proporo estequiomtrica. Tivemos, neste estudo, a possibilidade de verificar que a matria sobre Solues e Concentrao das solues (densidade, % e Molaridade) cobrada nas provas do ENEM exige alm da aplicao de frmulas, clculos com substancias.

3 - Assunto: Qumica Orgnica Contedo que estar sempre presente nas provas do ENEM, isso
devido ao fato de ser este assunto, tratado de uma forma especial dentro do Ensino Mdio e por tratar da Qumica dos seres vivos. Assim, este assunto especial sobre o carbono, vem aparecer nas provas do ENEM quase que de duas formas: Caractersticas dos Compostos orgnicos (ateno para a solubilidade) e Identificao das funes orgnicas.

Ta, trs assuntos que sempre esto sendo cobrados nas provas do ENEM. Pudemos perceber isso, no foi? Fique atento a estes assuntos, so facilmente relacionados a Cincias, Natureza e Tecnologias e por isso, foram to exigidos nos exames do ENEM.

4 - Assunto: Termoqumica Assunto do 2 colegial, no ENEM, aparece atravs de definies e


conceitos relacionados as reaes endotrmicas e exotrmicas. Em relao a clculo com determinao de entalpia (H) o ENEM procura relacionar isso ao potencial energtico de Combustveis e aliar isto a problemas ambientais, no caso, principalmente o efeito estufa.

Demais assuntos:
Cintica Qumica Quando cobrado este assunto, foram questes mais tericas inclusive com interpretao de grficos.

Propriedades Coligativas O ENEM preferiu nas suas questes abordar a relao de lquido com seus pontos de ebulio, a Ebulioscopia e a PMV. Osmose tambm apareceu.

Radioatividade Muitas vezes se exigiu conhecimento sobre os Processos de obteno de energia nuclear relacionados s usinas nucleares e suas polmicas quanto aos impactos ambientais. Tempo de meia vida outro assunto que o aluno deve estar atento.

CONSIDERAES FINAIS:

Repare que ns no estamos incluindo outros assuntos da Qumica do Ensino Mdio, tais como: A Tabela Peridica, Estudo dos gases, Grficos sobre substncias puras e Misturas, Nomenclatura e classificao de cidos e bases, Isomeria, Reaes orgnicas, Polmeros e Determinao das Frmulas Mnima e porcentual. Mas, olhe s meu amigo, isso no significa ou no serve como garantia de que estes tpicos no sero cobrados nas futuras provas do ENEM ok.

O ENEM, nas suas provas, longas e de muita interpretao, dentro da rea de CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, aborda os assuntos de Qumica muitas vezes de forma interdisciplinar, aplicando conceitos de Qumica no nosso cotidiano e ligados a assuntos atuais da mdia (principalmente assuntos sobre o Meio ambiente).

Anexado a este trabalho est o contedo de vrias provas do ENEM, incluindo as Provas mais recentes dos anos de 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007 (com os gabaritos).

Na internet, voc poder achar estas provas e outras atravs do seguinte endereo: http://vestibular.brasilescola.com/enem/provas-gabaritos

Um excelente estudo meus amiguinhos: CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ENEM

Jamais considere seus estudos como uma obrigao, mas como uma oportunidade invejvel para aprender a conhecer a influncia libertadora da beleza do reino do esprito, para seu prprio prazer pessoal e para proveito da comunidade qual seu futuro trabalho pertencer. Albert Einstein

Um abrao! Professor Marcelo (Mineiro)

You might also like