You are on page 1of 19

Jonatas Ferreira*

Anlise Social, vol.

XLV

(196), 2010, 515-533

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger**


O tema da incluso digital tem mobilizado a ateno dos que percebem na cincia e na tecnologia um espao privilegiado para a discusso da democracia nas sociedades contemporneas. Os vnculos tericos fortemente consolidados que unem a ideia de incluso social ao que se convencionou chamar justia distributiva impedem-nos de pensar a democratizao das tecnologias num terreno suficientemente profundo. O que a tecnologia da informao e comunicao para que a sua apropriao social se tenha tornado um imperativo cultural nas ltimas dcadas? Ao reflectir acerca da essncia da tcnica e da ciberntica, os textos heideggerianos da dcada de 60 ajudam-nos a enfrentar essa indagao. O presente ensaio uma contribuio para esta discusso. Palavras-chave: tecnologias de informao e comunicao; democracia; incluso digital; Heidegger.

The idea of digital democracy in the work of Heidegger


The issue of digital inclusion has been mobilizing the attention of those who perceive in science and technology a favored space for discussing democracy in contemporary societies. However, the theoretical and highly consolidated ties that connect the idea of social inclusion to what has been named distributive justice bar the possibility of conceiving of the democratization of technologies sufficiently. What are information and communication technologies that their social appropriation has become a cultural imperative in recent decades? Reflecting upon the essence of technique and cybernetics, the Heideggerian texts of the 1960s help us to engage this question. The following essay is a contribution to such a discussion. Keywords: information and communication technologies; democracy; digital inclusion; Heidegger.

INTRODUO Em Maro de 2009, o Comit Gestor da Internet no Brasil publicou os primeiros resultados da Pesquisa sobre o Uso de Tecnologias de Informao e Comunicao no Brasil realizada no ano de 2008. Esses primeiros resul* Universidade Federal de Pernambuco, Rua Ourm, 175, apto 403 bloco Jacobina; San Martin Recife PE Brasil; CEP 50.761-340. email: ferreirajonatas@uol.com.br ** O presente texto uma verso ampliada de um ensaio produzido para o livro Conhecimento, Desenvolvimento e Educao Popular: Dilogos entre Saberes e Experincias (a ser publicado pela editora da UFPE). Agradeo a Maria Eduarda da Mota Rocha os generosos comentrios feitos numa primeira verso deste ensaio.

515

Jonatas Ferreira tados indicam que continuamos a avanar na difuso de tecnologias de informao e comunicao (TICs), embora os problemas apresentados nas avaliaes anuais anteriores ainda no tenham sido suficientemente equacionados: (i) o custo elevado continua a ser a principal barreira para a posse do computador e da conexo internet nos domiclios; (ii) a falta de disponibilidade de internet passa tambm a figurar como um dos principais desafios para a incluso digital em todo o pas; (iii) a posse do computador nos domiclios cresceu mais rapidamente do que a posse da conexo internet; a diferena entre domiclios com computador e domiclios com conexo internet era de 4 p. p. em 2005 e passou para 8 p. p. em 2008; (iv) o acesso telefonia mvel apresenta uma penetrao consideravelmente superior da telefonia fixa em todo o pas; (v) a falta de habilidade foi, mais uma vez, apontada como a principal barreira para o uso da internet; vi) as lan houses1 ainda so a nica possibilidade de acesso internet para uma parte considervel da populao (pobre) brasileira, o que significa pagar mais pelo acesso internet quem menos pode pagar2. Alm de tudo isto, a velocidade de transmisso continua lenta, o que restringe fortemente o acesso a contedos que exijam uma maior largura de banda. Este quadro ajuda-nos, sem dvida, a traar os contornos mais gerais daquilo a que se convencionou chamar excluso digital e dos resultados das polticas de incluso tentadas at o momento no Brasil. Evidentemente, este panorama requer uma anlise ampla das polticas governamentais neste campo, do modo como os estados vm assumindo os compromissos da Federao no que toca ao ingresso de largas parcelas da populao na sociedade da informao, do modo como entidades da sociedade civil e organizaes no governamentais se tm dedicado a atenuar as desigualdades no acesso s TICs. No que se refere necessidade de analisar os obstculos que se colocam incluso digital, em particular nas regies de maior pobreza e entre as parcelas mais pobres da populao, acredito que pensar a desigualdade a partir da perspectiva da incluso/excluso digital insuficiente (Warschauer, 2003). A desigualdade nesse, como noutros casos, no deve ser tratada apenas do ponto de vista da restrio ao acesso, mas da possibilidade de apropriao criativa que essas tecnologias demandam (Maciel e Albagli, 2007). Apropriao uma chave importante para que possamos reflectir criticamente acerca do significado daquilo que se convencionou chamar incluso digital, ou, mais propriamente, para que possamos tratar a questo poltica implicada na democratizao da tecnologia. Dessa perspectiva, o que garantiria exactamente a democratizao das tecnologias de inforLan houses so estabelecimentos privados que comercializam o acesso a computadores pessoais, internet, impressoras e scanners, semelhana dos cyber cafs. 2 http://www.cetic.br/usuarios/tic/2008/index.htm (acedido em 13-4-2009).
1

516

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger mao e comunicao na sociedade brasileira? A resposta parece bvia, mas no . Primeiro, reafirmo, a questo da democracia no pode ser reduzida questo da incluso. Incluir significa tirar algum de um lugar de falta para outro de plenitude e cidadania. Num ensaio dedicado a esta questo tivemos a oportunidade de propor uma crtica ao conceito de incluso digital a partir da constatao do seu dbito para com as noes de justia distributiva (que vem orientando o tratamento da questo da desigualdade no mundo moderno, ao menos desde Adam Smith) e de informao (tal como o conceito definido pela teoria da informao a partir da dcada de 40). Nesse outro texto afirmmos: A reduo dos conceitos de informao e de comunicao a uma dimenso francamente performativa, tal como encontramos nas cincias da informao desde seus primrdios [...] apresenta uma considervel afinidade eletiva com a idia de incluso digital. Nos dois casos, trata-se de garantir o fluxo seguro e veloz de signos sem que as questes do sentido das mensagens, de sua apropriao, da orientao da arquitetura que permite este fluxo, constituam uma preocupao primeira ou cuja resposta seja democraticamente produzida. A eficincia no transporte de informao nos dois casos um princpio que se impe s demais preocupaes. Acreditamos que a idia de incluso digital no possibilita uma compreenso crtica desse movimento tcnico e de seu sentido poltico [Ferreira e Rocha, 2009]. J ali falvamos da necessidade de apropriar as TICs como condio fundamental para a sua democratizao. Neste contexto, democratizar significa muito claramente propiciar as condies para que uma tecnologia aberta no que respeita s suas finalidades essa parece ser a marca das tecnologias digitais possa levar a um exerccio radical de reflexo acerca do mundo em que vivemos e do mundo que desejamos. Saber em que medida as polticas pblicas que objectivam a popularizao dessas matrizes tecnolgicas permitem e estimulam esse tipo de reflexo, e prticas que lhes sejam compatveis, assim, permitiria uma apreciao do limite e profundidade dessa apropriao. Por isso mesmo, uma questo inevitvel para aqueles que se comprometem com tal projecto poltico h-de ser: o que so a tecnologias de informao e comunicao contemporneas para que desejemos democratiz-las, para que possamos pensar na sua apropriao como um postulado tico e poltico da contemporaneidade? Sem que uma resposta a essa questo seja formulada, como podemos verdadeiramente falar de apropriao nos nossos programas de democratizao das TICs? Embora entendamos que a pergunta acima formulada fundamental, a sua resposta no de modo algum fcil. Tentar uma resposta implica que o nosso compro-

517

Jonatas Ferreira misso com uma democracia radical requer um exerccio crtico acerca dos nossos envolvimentos tecnolgicos, dificilmente compatvel com a necessidade de respostas rpidas, com a busca de performance a todo custo, com a inovao como princpio. Em alguma medida, o artigo citado acima esboa uma resposta a essas questes ao procurar entender as transformaes produzidas pela teoria da informao no que tange prpria compreenso do que a informao, a comunicao e a linguagem. O artigo que se segue d continuidade a essas reflexes, procurando aprofund-las a partir do pensamento heideggeriano, particularmente por intermdio dos seus textos da dcada de 60 do sculo XX acerca da linguagem ciberntica e dos grandes perigos que ela representava: Embora a minha concluso acerca das questes que Heidegger prope seja bastante particular, acredito que a reflexo heideggeriana ainda crucial. E isso por uma razo muito simples. importante que nos perguntemos exatamente o que desejamos democratizar e o que implicaria essa democratizao. A amplitude desse tipo de indagao propicia, em geral, um confronto com certos pressupostos culturais que so tomados como dados pelo paradigma da justia distributiva. Essa irreflexo pode ser ilustrada. Basta que consideremos o facto de que o modelo de consumo dos bens e servios produzidos hoje no mundo no pode ser democratizado. Pensemos nas grandes cidades dos pases subdesenvolvidos e desenvolvidos, congestionadas por automveis. A universalizao desse bem poderia ser considerada uma soluo vivel para o problema da locomoo de indivduos nos grandes centros urbanos? Quando discutimos a televiso digital no Brasil, deveramos apenas ater-nos ao sagrado direito de termos acesso ao Big Brother Brasil em alta definio? E se pensamos na inovao como uma das fontes principais de riqueza no planeta, a universalizao do acesso ao ltimo pacote tecnolgico necessariamente uma boa ideia? E nesse ponto que Heidegger se torna importante para a nossa discusso. Para Martin Heidegger, o niilismo o grande fantasma que ronda a civilizao tecnolgica; a acelerao tecnolgica, a excitao constante, seriam ameaas que actuam de modo a ocultar-nos o facto de que nada mais tem verdadeiramente sentido ou merece existir. Ao equiparmo-nos para termos tudo nossa disposio, tudo perdemos. Assim, preciso que nos dediquemos a pensar a acelerao pela acelerao, a inovao que se justificaria pelo simples facto de inovar, como grandes ameaas. Segundo a perspectiva que tomo neste ensaio, por outro lado, na radicalizao do processo de apropriao que encontraremos uma alternativa para a restrio das nossas possibilidades existenciais e polticas que o niilismo acarreta. Pois quando falamos de apropriao consideramos que, no limite, algo nos seja

518

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger absolutamente inapropriado. Acredito que essa reflexo possa constituir um momento decisivo num processo mais amplo em que assumiramos o nosso destino de modo radicalmente democrtico. Pois em qualquer mbito no qual a democracia esteja realmente em questo, a possibilidade de que o mundo venha a ser radicalmente distinto daquele em que existimos tambm estar em jogo: Para sermos capazes de fazer tal dissociao, Heidegger mantm, devemos repensar a histria do ser no Ocidente. Ento veremos que, embora um entendimento tecnolgico do ser seja o nosso destino, no a nossa sina. Isto , embora o nosso entendimento das coisas e de ns mesmos como recursos a serem ordenados, melhorados e usados eficientemente venha sendo construdo desde Plato, ns no estamos presos a esse entendimento [Dreyfus, 1993, p. 307]. A democratizao das tecnologias de informao e comunicao, portanto, no limite, passa por uma reflexo acerca da distncia que existe entre aquilo que Dreyfus entende como destino e sina. HEIDEGGER, LINGUAGEM TCNICA E NIILISMO Talvez devssemos comear este tpico por uma definio de tcnica, tal como ela nos oferecida por Heidegger num texto de 1962: Techn: conhecer-se no acto de produzir (Heidegger, 1999, p. 21). Gosto desta definio por vrios motivos. O principal deles o facto de ali se pensar a tcnica, no como um meio para obter determinados fins, mas como algo que diz respeito ao conhecimento das nossas prprias possibilidades. A tcnica diz respeito a ns mesmos e, por isso, a sua produo pode ser concebida a partir da tradio filosfica grega como conhecer-se. Dizer isto afirmar algo bastante distinto daquilo que usualmente concebido como a essncia da tcnica. Compreender o que est implcito nesta pequena frase significa afastarmo-nos de modo claro daquilo a que Heidegger chama representao antropolgico-instrumental da tcnica, ou seja, da percepo segundo a qual o ser humano mobiliza de modo autnomo e transcendente os instrumentos tcnicos que tem sua disposio. Segundo essa viso, tanto faz que operemos um computador ou manejemos uma lana; nos dois casos temos nossa disposio meros instrumentos. As nossas intenes, motivaes e compromissos, nesse caso, seriam o cerne de todo o problema tecnolgico. Se assim fosse, no haveria motivo para nos preocuparmos com a intensidade dos nossos envolvimentos tcnicos na sociedade contempornea. Tudo se reduziria questo de como utilizar os instrumentos que temos nossa

519

Jonatas Ferreira disposio. precisamente essa forma de abordar a tcnica que est no cerne da crtica heideggeriana: No horizonte da representao antropolgico-instrumental da tcnica podemos ento afirmar com uma certa legitimidade que no h no fundo qualquer diferena essencial entre a machada de pedra e a ltima produo da tcnica moderna, o Telstar. Os dois so instrumentos, meios produzidos para fins determinados. Que a machada de pedra seja um utenslio primitivo, e o Telstar, pelo contrrio, um aparelho de uma complexidade extrema, tal manifesta uma enorme diferena de grau, mas no muda nada ao seu carcter instrumental, isto , tcnico [Heidegger, 1999, p. 18]. Se admitimos a definio heideggeriana sobre a tcnica como ponto de partida para uma reflexo sobre as tecnologias de informao e comunicao na contemporaneidade, por um motivo simples. Entendemos que mesmo quando reduzida a uma dimenso instrumental, mesmo quando promova a disponibilizao da natureza, a sua armazenagem, o que a tcnica de facto nos indica o modo como nos historicamente possvel uma abertura para o mundo no qual realizamos as nossas possibilidades. E por isso mesmo que pensar a tcnica to importante. Poderamos aqui reafirmar o que se diz em A questo concernente tecnologia: a tecnologia um meio de revelao (Heidegger, 1996, p. 319). necessrio, portanto, afirmar a existncia de uma diferena substantiva, qualitativa, entre o machado de pedra e esse cone da comunicao dos anos 60, que o sistema Telstar de comunicao por satlite. O mundo que se nos abre a partir de uma e outra tcnica radicalmente diferente. Do mesmo modo, preciso deixar aberta a possibilidade de que exista uma diferena considervel entre o que a comunicao por satlite possibilitava quando Heidegger escreveu a sua conferncia sobre linguagem de tradio e linguagem tcnica e o que hoje eles permitem com a constituio da world wide web. Somente ao nos propormos considerar essa diferena que poderemos entender a pergunta que orienta a reflexo heideggeriana sobre a tcnica e sobre a tecnologia da informao, em particular, e, em ltima instncia, responder nossa prpria indagao: democratizar o qu? Somente assim poderemos de algum modo responder questo: ser que a cultura tcnica e, por conseguinte, a prpria tcnica contribui em geral, e se sim em que sentido, para a cultura humana (Menschheitsbildung), ou arruna-a e ameaa-a? (Heidegger, 1999, p. 17). Fazer isso, no entanto, requer que nos detenhamos nas consideraes heideggerianas sobre a tcnica e, mais particularmente, sobre a ciberntica. De um ponto de vista substantivo, aquilo que Heidegger prope no texto que aqui tomamos como base, ou seja, Lngua de Tradio e Lngua Tc-

520

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger nica, uma reflexo sobre a linguagem. Esse tema ganha nfase decisivo na obra do ltimo Heidegger e os motivos so vrios. evidente que a linguagem ganhou lugar de destaque na filosofia europeia j nas primeiras dcadas do sculo XX, impulsionada pela lingustica estruturalista. A viragem lingustica, que no teria seduzido o Heidegger de Ser e Tempo t-la-ia descreditado como tentativa desesperada de garantir um espao de transcendncia para a filosofia, argumenta Richard Rorty (1993, p. 338) , parece agora sensibiliz-lo de modo categrico. Em contraposio a Rorty, possvel argumentar que a linguagem aparece na obra do ltimo Heidegger como uma questo histrica premente, como busca de resposta ao desafio que a teoria da informao, as novas tecnologias da informao e comunicao do seu tempo, impunham. Alm disso, tambm possvel argumentar que a linguagem sempre foi um problema filosfico central na sua obra. A Destruktion da metafsica, que ele prope j no comeo da sua carreira, est associada a um pensar a linguagem, apesar de no se tratar nunca na sua obra de pensar sobre a linguagem, mas a partir dela, o que o distancia da lingustica estruturalista de uma forma clara. Esse o sentido primeiro de reflexes como Lngua de Tradio e Lngua Tcnica (1999) ou A Caminho da Linguagem (2008b): a reduo da linguagem troca de informao a consumao da metafsica, a sua incapacidade de pensar o ser a partir de outra perspectiva que no a da razo instrumental. A constatao de uma colonizao radical das possibilidades da linguagem pela tecnologia da informao o problema que demandava, como ainda demanda, comprometimento intelectual. O ponto decisivo para a nossa reflexo atm-se a isto: so as possibilidades tcnicas da mquina que prescrevem como que a lngua pode e deve ainda ser lngua (Heidegger, 1999, p. 36). Ainda que as concluses a que chega acerca deste problema no sejam as minhas, a questo que Heideggar prope e as suas consequncias so centrais e merecem a nossa ateno nos prximos pargrafos. Para ele, trata-se, em todo o caso, de pensar o triunfo da teoria da informao e da ciberntica no apenas como triunfo da automao, mas do pensar matemtico, da sua vocao para antecipar o real e coloc-lo disposio, livre de toda a contingncia e pronto para consumo. Como que a matemtica se torna central nos mais diversos campos da cincia moderna? A resposta simples: Os mathmata so as coisas na medida em que tomamos-lhes conhecimento como algo que j sabemos delas antecipadamente, o corpo como o corpreo, a qualidade de planta da planta, a animalidade do animal, a coisidade da coisa, e assim por diante. Essa aprendizagem genuna , assim, uma tomada extremamente peculiar, uma tomada em que aquele que toma apenas toma aquilo que j tem [Heidegger, 1996, p. 275].

521

Jonatas Ferreira Citando Max Plank, Heidegger sublinha de modo claro o que significa essa nova forma de pensar a linguagem e a realidade para a cultura ocidental: real aquilo que pode ser medido. Segundo essa linha de raciocnio, s aquilo que calculvel vale como ente (Heidegger, 1999, p. 25, e 2003, p. 53). Mas o que que um tal saber antecipador, esse impulso de colocar a natureza disposio, de conceb-la como algo armazenado, significa especificamente? Significa preparar continuamente os meios, sem nunca se preocupar com a determinao dos fins (Heidegger, 1999. p. 28). Este um tema que a escola de Frankfurt explorou sobejamente e, em alguns casos, como em Marcuse ou Habermas, sob directa influncia heideggeriana. A disponibilizao de tudo, de seres humanos, natureza, cultura, pelo aparato tecnolgico o princpio de desvalorizao de todas as coisas. E esse gesto s factvel mediante a aproximao entre tcnica e matemtica. A tecnologia moderna ensejaria a radicalizao do niilismo lado obscuro da prpria cultura ocidental, da sua busca por um lugar de transcendncia a partir do qual a verdade pudesse ser anunciada. Ao procurar uma perspectiva objectiva e distanciada a partir da qual a razo pudesse controlar o mundo, a cultura ocidental, a sua cincia e tcnica, agem de modo a perd-lo como algo substituvel, descartvel. Nos campos de concentrao, os seres humanos perdiam os seus nomes e tornavam-se um nmero de chamada, uma quantidade que poderia ser armazenada, destruda, por um olhar tcnico e distante. Para Heidegger, do mesmo modo que para Nietzsche, o niilismo significa a perfeita intercambiabilidade de todas as coisas, a ausncia de valores ltimos que possam reivindicar o nosso comprometimento poltico, existencial, afectivo, tico. No bojo do impulso tecnolgico, a vida moderna torna-se agitao sem sentido. Agitao como forma de encobrir a ausncia de sentido dessa vida, ainda que possamos escutar e apreciar a satisfaction de Jagger e Richards como o lado irnico do nosso tdio profundo: Quando se aceita, antes de mais, nesta submisso ao inevitvel, a concepo corrente da tcnica, adere-se ento nos factos ao triunfo de um processo que se reduz a preparar continuamente os meios, sem nunca se preocupar com uma determinao dos fins [Heidegger, 1999, p. 28]. No nvel em que se coloca esse tipo de ponderaes, apenas constatamos que a tecnologia nos sculos XIX e XX um vector importante da desvalorizao de todos os valores, do niilismo passivo, que ainda nos condenaria politicamente, existencialmente. Nesse mbito, a crtica heideggeriana continuaria de facto aquela que nos ofereceu Nietzsche cem anos antes. A nossa reflexo, entretanto, bem mais direccionada do que uma tentativa de pensar a tecnologia moderna de modo to amplo. Trata-se de pensar em

522

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger que medida as tecnologias da informao e comunicao podem ser concebidas como radicalizao do niilismo cultural j identificado por Nietzsche como realizao do sonho tcnico implcito na metafsica ocidental. A partir desse corte, possvel dizer que Heidegger se prope especificamente identificar o modo como as cincias da informao restringem aquilo que podemos entender e experienciar como comunicao e linguagem. O seu objectivo entender que restrio essa e como que ela nos afecta: Ora precisamente esta concepo corrente da lngua que se v no somente avivada pelo facto da dominao da tcnica moderna, mas reforada e levada exclusivamente ao extremo. Ela reduz-se proposio: a lngua informao [...] em que medida o que prprio da tcnica acaba por se impor lngua levando sua transformao em pura informao, de tal maneira que provoca o homem, quer dizer, obriga-o a assegurar a energia natural e a coloc-la sua disposio? [Heidegger, 1999, p. 33]. O surgimento da ciberntica na dcada de 40 do sculo passado radicaliza uma tendncia que marca a cincia moderna, cuja essncia no seria dada pela experimentao cientfica, pela empiria, mas pelo matemtico como forma axiomtica de conhecimento, ou seja, como projeco do mundo fsico, como antecipao da essncia das coisas (Heidegger, 1996, p. 292). Retomemos algumas observaes a esse respeito. Condio de superao da fsica aristotlica e de formulao da fsica newtoniana, a matemtica ajudaria a constituir o espao nico onde todas as coisas seriam submetidas a um mesmo princpio de disponibilizao. Pois, se na fsica aristotlica o lugar das coisas estava directamente relacionado com a sua essncia, o pensamento matemtico em Newton prope um espao vazio no qual os seres estariam submetidos s mesmas leis. Tal espao j matemtico. No ensaio Cincia Moderna, Metafsica e Matemtica, Heidegger (1996, p. 292) afirma: os corpos no tm qualidades, poderes e capacidades ocultos. Corpos naturais so agora apenas o que eles mostram ser, dentro desse mbito projectado. A essncia matemtica na cincia moderna precisamente constituir este espao de antecipao, um espao original a partir do qual todas as coisas se equivalem como especificaes contingentes de um mesmo princpio. O esforo de descobrir esse princpio o desejo de se colocar num mbito de transcendncia em que a totalidade dos seres pode ser mobilizada. Que a linguagem seja objecto de matematizao na teoria da informao, portanto, no algo de menor importncia: O nico carcter da lngua que permanece na informao a forma abstracta da escrita, que transcrita nas frmulas de uma lgebra lgica. A univocidade dos sinais e das frmulas, que necessariamente exigida por isto, assegura a possibilidade de uma comunicao certa e rpida [Heidegger, 1999, p. 36].

523

Jonatas Ferreira Se a matemtica de facto a essncia da noo ciberntica de linguagem, algumas consequncias importantes podem ser inferidas. Pois o matemtico aquele saber antecipador em que todas as coisas passam a pertencer ao espao nico da disponibilizao. A automao da linguagem, quintessncia da teoria da informao, estrutura-se a partir de uma reduo tcnica, instrumental da linguagem, em que todos os essentes independentemente de diferenas ontolgicas regionais, como aquelas supostas entre o humano, o animal e o inanimado, por exemplo so objecto de uma mesma mobilizao, excitao. O niilismo aqui coincide com a radicalizao do pensamento instrumental. Por isso mesmo, possvel agora para Heidegger (1999, p. 39): Uma mquina executa o processo tcnico de retroaco, definido como circuito de regulao, assim como seno de maneira tecnicamente mais reflectida o sistema de mensagens da lngua humana. por isso que a ltima etapa, se no for a primeira de todas as teorias tcnicas, explicar que a lngua no uma capacidade reservada ao homem, mas uma capacidade que partilha at um certo grau com as mquinas que desenvolveu3. Uma tal proposio possvel se se admite que o prprio da lngua est reduzido, isto , limitado produo de sinais, ao envio de mensagens (Heidegger, 1999, p. 39). Uma proposio to radical acerca da tecnologia da informao e da comunicao coloca-nos, aparentemente, diante de um Heidegger isolado na Floresta Negra, recusando-se a partilhar os males da sociedade da informao em franca formao. Ora, esse tipo de atitude romntica no corresponde realidade dos factos de um Heidegger que utiliza canais de televiso para falar sobre linguagem, por exemplo, nem reflexo que ele prope. Resisto, pois, tentao dessa interpretao e do cenrio de distopia que ela implica, mesmo constatando que o software de edio de texto em que escrevo este pequeno ensaio no pra de me propor, a cada nova palavra que tento escrever, alguma sugesto de texto que deveria acatar caso quisesse poupar tempo de digitao. Neste ponto preciso reafirmar que a crtica heideggeriana ao conceito de linguagem proposto pela teoria da informao radica no seu niilismo implcito: O grande perigo que a mar da revoluo tecnolgica que se aproxima na era atmica pode cativar, enfeitiar, ofuscar e iludir o homem de tal modo que o pensar calculador pode algum dia ser aceite e praticado como nico modo de pensar [Heidegger apud Dreyfus, 1993, p. 305].

524

3 Heidegger cita aqui Nobert Wiener (1952), Sprache und Dichtung, Frankfurt, KselVerlag.

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger O niilismo da cultura tecnolgica, portanto, constitui o problema acerca do qual teremos de pensar. Encarar de frente essa dificuldade pressuporia um salto para fora de tal cultura tecnolgica? Em caso negativo, qual a forma de repensar um caminho para fora da desvalorizao de todos os valores? Para Heidegger, a resposta a essas questes demandaria uma reflexo acerca da essncia da linguagem, o que ele prope no ensaio A Caminho da Linguagem (2008b). Se a linguagem est localizada na abertura do ser humano para o mundo, porque ela lhe essencial. Se isto verdade, porque a linguagem, ela prpria, tem uma essncia, o que aqui significa dizer que aquilo que lhe mais fundamental no pode ser deslocado para outra esfera que no a prpria linguagem. Se tomssemos de emprstimo a noo de tcnica que nos fornece Aristteles, seria possvel dizer que a condio de a linguagem no ser meramente um instrumento que ela tenha em si o seu princpio de produo, isto , a sua essncia. Parece compreensvel, portanto, que Heidegger (1996, p. 397) abra a sua reflexo acerca do fundamento da linguagem citando Novalis: Precisamente o que peculiar linguagem que ela est voltada, preocupa-se puramente consigo mesma ningum sabe. H-de rejeitar-se que o fundamento da linguagem seja o esprito, a expresso do pensamento de um sujeito. Sem esta recusa, a linguagem no teria uma essncia; o seu princpio estaria colocado fora dela mesma: no esprito, no sujeito, no logos, etc.4. Heidegger no poderia trilhar esse ltimo caminho por no aceitar a compreenso instrumental da linguagem, daquilo que ele acredita ser o trao distintivo do ser humano. Mas, exactamente por esse motivo, a sua reflexo no pode evitar, e no o pretende, uma grande dose de tautologia. Desde o princpio de A Caminho da Linguagem que se trata de deixar que a linguagem fale sobre si prpria, em si prpria. Pensar o fundamento, a essncia da linguagem nos termos heideggerianos, implica uma srie de pequenos deslocamentos que no podem ultrapassar o mbito da linguagem: linguagem fala; falar dizer; dizer mostrar, indicar: A saga do dizer mostrar. Em tudo que nos fala alguma coisa, em tudo que nos aclama, conclama e reclama, em tudo o que nos aguarda como o que no foi falado e tambm na fala que ns cumprimos, em tudo isso vigora o
Podemos acrescentar acerca de uma interpretao subjectivista da linguagem a crtica que, de resto, faz ideia moderna de subjectividade: Na busca da certeza matemtica, aquilo que se procura a segurana do homem na natureza, no sensvel; na busca pela certeza da salvao, o que procurado a segurana do homem no mundo supra-sensvel. A origem dessa dicotomia ento a mutao da verdade em certeza, qual corresponde a prioridade dada entidade homem no sentido do ego cogito, a sua ascenso posio de sujeito. Da por diante, a natureza torna-se um objecto (ob-jectum), o objecto sendo nada mais que aquilo que lanado contra mim (Heidegger, 2003, p. 14).
4

525

Jonatas Ferreira mostrar que deixa aparecer toda vigncia e tira do brilho toda ausncia [Heidegger, 2008b, p. 206]. A linguagem aqui busca o conhecimento do mundo num sentido especfico: permitir que o ser venha a ser, e no coloc-lo disposio de um sujeito. Ao recusar uma concepo expressiva, subjectivista da linguagem, busca-se afastar a sua essncia da possibilidade de um transcendentalismo que resultaria, em ltima instncia, num imperativo pelo controlo dos seres, no niilismo. Por isso mesmo, a essncia da linguagem finalmente entendida como propriao (ereignis), ou seja, como acontecimento especial em que dizemos o mundo num sentido bastante especfico: deixando que ele permanea no que lhe mais prprio, deixando que o que venha a ser e no o antecipando, colocando-o disposio. Deixar o mais prprio falar compreender a escuta como fundamento da fala, pois, se para Heidegger falar s possvel quando se ouve a lngua, essa escuta tambm significa permitir que o que prprio acontea. A linguagem, portanto, no algo nem objectivo nem subjectivo, mas a clareira que permite aos seres humanos terem acesso ao ser: Falar , por si mesmo, escutar. Falar escutar a linguagem que falamos. O falar no ao mesmo tempo mas antes uma escuta. Essa escuta da linguagem precede da maneira mais insuspeitada todas as demais escutas possveis. No falamos simplesmente a linguagem. Mas a partir da linguagem. Isso s nos possvel porque j sempre pertencemos linguagem. O que nela escutamos? Escutamos a fala da linguagem [Heidegger, 2008b, p. 203]. O risco da concepo ciberntica da linguagem precisamente o empobrecimento dessa que a sua dimenso essencial (Heidegger, 2003, p. 51). O risco dessa concepo que o seu comprometimento total com a performance aja de modo a impedir-nos de escutar a linguagem, ou seja, de pensar. Perguntmos acima: qual a forma de repensar um caminho para fora da desvalorizao de todos os valores? Uma resposta foi dada por Heidegger: retomando uma dimenso fundamental da lngua que no resulte em instrumentalizao do mundo, na sua disponibilizao. Pois mais fundamental do que a possibilidade de transformar a linguagem em algo matemtico, em algo que sirva performance, acelerao da existncia, a lngua busca sempre o que prprio. Nos Conceitos Fundamentais da Metafsica (2006), essa afirmao coloca-se de uma forma distinta. Ali se afirma que a metafsica transforma a questo da verdade num impulso por certificao, eliminando as dubiedades que lhe so prprias em nome da disponibilizao, do controlo dos seres. No entanto, a filosofia o contrrio de todo o aquietamento e asseguramento (Heidegger, 2003, p. 24). Neste ponto co-

526

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger meamos a perceber o aceno heideggeriano para fora do niilismo da cultura tecnolgica. Tomo aqui emprestadas duas anlises desse aceno, ou seja, duas interpretaes da alternativa heideggeriana ao niilismo, nomeadamente as de Dreyfus e Vattimo. Essas duas interpretaes coincidem num aspecto. Os dois filsofos concordam que para Heidegger o niilismo a consequncia imediata da matematizao da linguagem, implcita na teoria da informao e de todo o aparato tcnico que dela provm. A cultura tcnica proporcionada por uma tal reduo da possibilidade da linguagem e da comunicao vista por Vattimo do seguinte modo: J agora, na sociedade de consumo, a contnua renovao (das roupas, dos utenslios, dos edifcios) fisiologicamente requerida para a pura e simples sobrevivncia do sistema; a novidade nada tem de revolucionrio e perturbador, ela o que permite que as coisas prossigam do mesmo modo [Vattimo, 2002, p. 12]. De modo semelhante, Dreyfus (1993, p. 306) afirma: no somos sujeitos que usam o sistema de transporte, antes somos usados por ele para encher os avies. O que Heidegger faz com o niilismo da nossa cultura, entretanto, um assunto que diferencia as interpretaes de Vattimo e Dreyfus. Vattimo acredita que a maioria dos comentadores de Heidegger se apressa demasiadamente a perceber nele um pensador marcado pela nostalgia do ser. Diante da desvalorizao de todos os valores supremos de que fala Nietzsche, a sada que se apresentaria no seria a busca de novos valores fundamentais, mas o deixar-se carregar pelo fluxo da imanncia, pela cultura ps-moderna. Eis uma possibilidade de exegese bastante polmica: Heidegger como psmoderno. De uma perspectiva diametralmente oposta, Dreyfus prope que o que marca o caminho heideggeriano para fora do niilismo um certo misticismo, um refundamento dos valores supremos. A filosofia de Heidegger, ento, perigosa porque ela procura convencer-nos de que apenas um deus uma figura carismtica ou outro evento culturalmente renovador pode salvar-nos de num niilismo satisfeito (Dreyfus, 1993, 314). Evidentemente, o envolvimento de Heidegger com o nazismo d uma fora circunstancial ao argumento proposto por Dreyfus. De qualquer modo, as duas formas alternativas de pensar uma resposta incitao tecnolgica e ao niilismo resultam insatisfatrias. No creio que pensar um Heidegger ps-moderno ou messinico seja a perspectiva de interpretao mais compatvel com a reflexo que ele prope. Ora, a abertura da linguagem, a escuta dessa abertura, que est aqui em questo. Como que essa postulao nos levaria ao messias ou ao gozo da imanncia? Afastando-nos dessas duas perspectivas de fechamento do argumento heideggeriano,

527

Jonatas Ferreira possvel focar um problema especfico de argumentao que aparece tanto no Lngua de Tradio e Lngua Tcnica como em A Caminho da Linguagem. Ali aprendemos que a lngua no tcnica, o que quer que isso possa significar5, se estrutura no apenas a partir do que dizemos, mas do que deixamos de dizer, no apenas a partir do exprimvel, mas do inefvel. Dreyfus v aqui a ponta do misticismo. Heidegger, por outro lado, almeja resgatar a linguagem da compulso mobilizadora da tcnica, que tudo identifica e cataloga; busca uma dimenso potica, aberta, que caracterizaria a lngua no tcnica. E nesse ponto ele est bastante longe da sua Lgica de 1934, onde afirmava: Como poesia [...] a linguagem permaneceria no realizada; assim, mais uma vez, ela no seria ela prpria no seu ser total (Heidegger, 2008a [1934], p. 67)6. Agora percebemos que essa no realizao est relacionada com o no-dito, com essa diferena fundamental que est no corao do ser. Em A Caminho da Linguagem, em consonncia com isso, ele prope o seguinte: o que falado deriva de diversos modos do no-dito, quer sob a forma do no ainda falado ou do que tem de permanecer no-dito no sentido de algo a que negada a fala (Heidegger, 1996, p. 407). A tecnologia ameaa o ser humano ao procurar fechar essa abertura que a linguagem no tcnica propiciaria. Os computadores no entendem a poesia, no podem lidar com a ambiguidade e a abertura da linguagem e precisamente nesse ponto que eles seriam uma ameaa para o ser humano. Nas linhas finais de Lngua de Tradio e Lngua Tcnica (1999, pp. 41-42) temos a seguinte concluso: Tambm importa examinar se face s foras da poca industrial o ensinamento da lngua materna no se torna outra coisa seno a simples transmisso de uma cultura geral por oposio formao profissional. Era preciso considerar se este ensinamento da lngua no mereceria ser, mais do que uma formao, uma meditao sobre o perigo que ameaa a lngua, quer dizer, a relao do homem com a lngua. Ora uma tal meditao revelaria ao mesmo tempo a dimenso salvadora que se abriga no segredo da lngua, na medida em que ela que sempre nos conduz de um s golpe proximidade do inefvel e do inexprimvel.
Aprendemos com Derrida (1997, por exemplo) que toda a lngua tcnica e que qualquer pretenso a negar-lhe essa qualidade cair nas oposies injustificadas que sustentam a metafsica. 6 Podemos comparar essas linhas com uma observao de Heidegger (2008b, p. 24) em que ele considera a relao entre a fala quotidiana e a poesia a partir de uma reflexo sobre um poema de Georg Trakl: Para os mortais, falar evocar pelo nome, chamar, a partir da simplicidade da diferena, coisa e mundo para vir. Na fala dos mortais, o dito do poema puro chamado. Poesia nunca propriamente um modo (melos) mais elevado da linguagem cotidiana. Ao contrrio. a fala cotidiana que consiste num poema esquecido e desgastado, que quase no mais ressoa.
5

528

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger O ponto o seguinte: apesar de se ter tornado um trusmo que a linguagem cientfica pautada pelo rigor e pela univocidade, no podemos afirmar de modo aligeirado que a cincia e a tcnica no sejam susceptveis das mesmas tenses que produzem a lngua da tradio. Talvez precisemos de comear por questionar o privilgio que a fala obtm quando o texto heideggeriano prope indicar a essncia da linguagem. Linguagem: por ela queremos dizer fala, algo que sabemos como uma actividade que nos prpria, uma actividade que temos a confiana de poder performar (Heidegger, 1996, p. 400). A postulao recorrente de que a linguagem fala, um dizer que indica, deixa de lado mbitos no sonoros da linguagem, a exemplo da escrita, ou onde um carcter de designao no relevante, como ocorre na msica. No primeiro caso, porqu o privilgio do som sobre o trao? Toda a crtica derridiana ao fonocentrismo, ao logocentrismo que este alberga, ao privilgio de uma linguagem no tcnica, ocorre-nos aqui. No segundo caso, porqu privilegiar o acto de nomear coisas em detrimento de uma linguagem que no se direcciona prioritariamente para o logos? Aqui tambm a ponderao derridiana de que no h logos em que a tcnica no esteja implicada, e vice-versa, parece de extrema importncia. Toda a tecnologia memria; e no h memria que no seja tcnica, que no se retese diante do exprimvel e do inexprimvel. Bernard Stiegler (1994 e 1996), seguindo Derrida, afirma que a abertura do ser humano ao mundo necessariamente tcnica, que toda a tcnica ao mesmo tempo condio de ocultao e revelao das nossas possibilidades ontolgicas. A tcnica , portanto, ambgua e produz ambiguidades mesmo quando deseja capturar e colocar de prontido o mundo em categorias inequvocas, rapidamente mobilizveis e automatizveis. Numa metfora que se tornou conhecida, Heidegger afirma que a linguagem a morada do ser e isso parece-nos exacto. Mas o que a morada? O lugar onde permanecemos ao abrigo das intempries do mundo? Ou o lugar donde sempre partimos? Em De uma longa conversa entre um japons e um pensador, a problematizao da traduo na filosofia leva-nos a crer que essa segunda possibilidade de pensar a morada e a linguagem negligenciada. H algum tempo, com muita timidez, chamei linguagem a casa do ser. Se, pela linguagem, o homem mora na reivindicao do ser, ento ns, europeus, pelos vistos, moramos numa casa totalmente diferente da oriental (Heidegger, 2008b, p. 74). Alternativamente, poderamos dizer que a linguagem a soleira em que o ser e o mundo se encontram. A questo da linguagem tambm a da constituio de mundos novos, do ainda no-dito e no-pensado, pois ela sempre tambm um buscar. Esse elemento constituidor de mundo da linguagem , a meu ver, esquecido por Heidegger, preocupado que est em pensar o acto nomeador da linguagem, o acto mediante o qual ela apresenta o prprio do mundo e das coisas, em que ela diz eis!. Mas falar de tal elemento constituidor falar a respeito da tcnica.

529

Jonatas Ferreira Toda a fala tcnica e, enquanto tal, colocada diante das perspectivas de ocultar ou revelar. Mas precisamente esse espao tenso, donde as ambiguidades entre o exprimvel e inexprimvel brotam, que constitui a possibilidade poltica da tecnologia. E foi exatamente por esse motivo que abrimos o presente texto defendendo que pensar a democratizao das tecnologias de informao e comunicao significaria pensar a sua apropriao o que aqui significa dizer: necessrio que nos coloquemos de modo decisivo dentro do espao dessa tenso. Isto equivale a dizer que preciso manter abertos os grandes riscos e oportunidades dessa abertura pela participao plural nos processos de democratizao da tecnologia. DEMOCRACIA RADICAL E TECNOLOGIA Ernesto Laclau e Chantall Mouffe popularizaram a expresso democracia radical, procurando indicar uma perspectiva de ampliar a democracia representativa a partir do reconhecimento do carcter agonstico do poltico. Para ambos, a democracia representativa estaria alicerada sobre princpios que precisariam de ser questionados. Ou seja, a suposio de que o processo poltico deva promover a acomodao dos interesses de indivduos livres, a busca pela transparncia plena, a crena na racionalidade das decises, constituem princpios que impedem o reconhecimento do carcter conflituoso que funda o poltico. Isso significa dizer que a base da democracia o antagonismo e a sua dinmica seria marcada pela luta pela hegemonia entre os grupos sociais. A partir dessa perspectiva, adequado dizer: Contrariamente ao modelo de democracia deliberativa, o modelo de pluralismo agonstico assevera que a tarefa primria da poltica democrtica no eliminar as paixes nem releg-las esfera privada para tornar possvel o consenso racional, mas para mobilizar aquelas paixes em direco promoo do desgnio democrtico. Longe de pr em perigo a democracia, a confrontao agonstica sua condio de existncia (Mouffe, 2003, p. 16). Acredito que a partir dessa perspectiva que precisamos de pensar a democracia digital. Distintamente das polticas de incluso social, que sempre cancelam aquilo que precisamente prprio do poltico, ou seja, o conflito, a diversidade de perspectivas, a ideia de democracia digital aqui proposta empenhar-se-ia em reconhecer a diferena como elemento fundamental da apropriao tecnolgica. Esse reconhecimento baseia-se necessariamente numa recusa do fechamento instrumentalizador da linguagem e na manuteno da sua abertura semntica. Retomando um contedo j trabalhado neste artigo, a ideia de democracia radical impede-nos precisamente de operar sob a perspectiva transcendente na qual o matemtico opera, acenando, por um lado, com promessas de consenso e, por outro, constatando o

530

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger prprio niilismo. Esta recusa lana-nos num terreno poltico em que a noo de apropriao central. Assim, preciso que no apenas tenhamos acesso s tecnologias, mas que possamos apropri-las isto , torna-se necessrio pensar radicalmente os nossos envolvimentos tecnolgicos como parte desse processo. No se trata, portanto, apenas de propiciar as condies de um acesso competente ao ciberespao, mas de perceber que as TICs precisam de ser social, filosfica e politicamente ocupadas. O que equivale a dizer: preciso pensar as TICs como espao tcnico a ser constitudo. Esse o modo como se pode responder ao desafio heideggeriano de oferecer uma alternativa a um tipo de pensamento que v o mundo como algo passvel de armazenagem, como conjunto de coisas a serem disponibilizadas. Em contraposio ao princpio distributivo que orienta a noo de incluso digital, ou seja, em oposio a uma forma de conceber a prpria tecnologia como disposio e a ser partilhado, a ideia de democracia digital impele-nos a questionar o prprio modelo a partir do qual um determinado padro tecnolgico produzido: Ao supor esttico este estoque de bens, assume-se de modo implcito o prprio modelo de produo, ainda que se conteste a lgica mediante a qual os bens so distribudos. Mas isso significa deixar de questionar que algumas pessoas possam se entregar a um trabalho aviltante em sua falta de sentido, digamos digitar informaes em alta velocidade [...], ou atender chamadas de um call center, ainda que se possa problematizar a remunerao que esse tipo de trabalhador recebe. Por sempre tomar o mundo como dado, a justia distributiva pouco sensvel aos contextos institucionais em que as desigualdades so produzidas. Essas desigualdades so tratadas como se no fossem o produto de relaes polticas e histricas, portanto, como se no brotassem de um contexto social especfico, com relaes de poder especficas [Ferreira e Rocha, 2009a]. A partir dessa constatao, devemos tambm afirmar que aquilo que se oferece convencionalmente como espao tecnolgico legtimo, dentro do qual haveremos de aceder s virtudes e vantagens da sociedade de informao, representa apenas o discurso hegemnico de grupos que conseguiram viabilizar um determinado projecto poltico. Por isso mesmo, pertinente afirmar: a reduo do problema da informao performance tcnica nos d a entender que, grosso modo, quaisquer que sejam os nossos problemas, eles estariam solucionados com a posse de um computador de ltima gerao e acesso banda larga. Sob a suposta neutralidade desse meio tcnico, no entanto, as decises polticas so tomadas nossa revelia, sem que sejamos implicados no processo de deciso acerca da internet que gostaramos de ter.

531

Jonatas Ferreira Chris Sandwig (2009) considera que a manipulao do trfego na internet por grandes corporaes tem implicaes directas naquilo a que chamaramos democratizao das tecnologias de informao e comunicao. Sem que o usurio perceba, o seu acesso a contedos diuturnamente controlado atravs do bloqueio de endereos, bloqueio de protocolo ou de porta, filtragem de contedo e priorizao e condicionamento de trfego. Atenhamo-nos apenas nesse ltimo aspecto. Por trs de um suposto imperativo da performance, da celeridade do sistema, podem esconder-se interesses privados e no negociados amplamente. Hoje em dia a engenharia de redes tem segregado o trfego do VoIP na Web para prover, por exemplo, servios privados de telefonia a universidades e empresas (Sandwig, 2009, p. 9). Se consideramos, alm disso, que o bloqueio de contedos uma realidade no apenas em pases sob regime autoritrio, mas que tambm est presente nas estratgias corporativas da indstria da comunicao, por exemplo, entenderemos que a reduo da informao sua dimenso formal, no significativa, um mito que precisa de ser analisado. Tambm por isso, poderamos dizer que ser includo no significa participar de modo democrtico na sociedade da informao [Ferreira e Rocha, 2009]. O que torna as tecnologias de informao um espao poltico a constatao de que, enquanto tcnica, elas constituem um espao tenso, ambguo, passvel de uma pluralidade de apropriaes entre os extremos de uma ocultao radical da verdade, o esquecimento do ser, da sua abertura para e pela linguagem, e o seu desvelamento. preciso pensar que, como espao tenso, agnico, poltico, as tecnologias demandam movimentos contra-hegemnicos que restaurem a produtividade do conflito, a possibilidade de pensar diferente do programado. O niilismo s inevitvel quando temos como referncia nica o luto pela desvalorizao de valores supremos, a morte de Deus, ou qualquer dos seus substitutos. Encarar de frente a perspectiva tcnica do niilismo olhar de frente a tecnologia como espao poltico, espao de conflito e de um engajamento que s possvel a partir da diferena.
BIBLIOGRAFIA DERRIDA, J. ( 1997), A Farmcia de Plato, So Paulo, Editora Iluminuras. DREYFUS, H. (1993), Heidegger on the connection between nihilism, art, technology, and politics. In C. B. Guignon (ed.), The Cambridge Companion to Heidegger, Nova Iorque, The Cambridge University Press, pp. 289-316. FERREIRA, J., e ROCHA, M. E. da M. (2009), Democracia digital: para alm da idia de justia distributiva. Comunicao apresentada no Seminrio Internacional: Informao, Poder e Poltica: Novas Mediaes Tecnolgicas e Institucionais, Rio de Janeiro. HEIDEGGER, M. (1996), Basic Writings, Londres, Routledge.

532

A ideia de democracia digital na obra de Heidegger


HEIDEGGER, M. (1999), Lngua de Tradio e Lngua Tcnica, Lisboa, Passagens. HEIDEGGER , M. (2003), Four Seminars. Le Thor 1966, 1968, 1969, Zhringen 1973, Bloomington & Indianapolis, Indiana University Press. HEIDEGGER, M. (2006), Os Conceitos Fundamentais da Metafisica. Mundo, Finitude, Solido, Rio de Janeiro, Forense Universitria. HEIDEGGER, M. (2008a [1934]), Lgica. A Pergunta pela Essncia da Linguagem, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian. HEIDEGGER, M. (2008b), A Caminho da Linguagem, Petrpolis, Editora Vozes. MACIEL, M. L., e ALBAGLI, S. (2007), Informao e Desenvolvimento: Conhecimento, Inovao e Apropriao Social, Braslia, IBICT/UNESCO. MOUFFE, C. (2003), Democracia, cidadania e a questo do pluralismo. Poltica & Sociedade, 2 (3), pp. 11-26. RORTY, R. (1993), Wittgenstein, Heidegger, and the reification of language. In C. B. Guignon (ed.), The Cambridge Companion to Heidegger, Nova Iorque, The Cambridge University Press, pp. 337-357. SANDWIG, C. (2009), Neutralidade da rede e a nova via pblica. Politics, 2, pp. 3-13. STIEGLER, B. (1994), La techique et le temps, t. 1, La faute dEpimethe, Paris, Galile. STIEGLER, B. (1996), La techique et le temps, t. 2, La dsorientation, Paris, Galile. VATTIMO, G. (2002), O Fim da Modernidade: Niilismo e Hermenutica na Cultura Ps-Moderna, So Paulo, Martins Fontes. WARSCHAUER, M. (2003), Tecnologia e Incluso Social. A Excluso Digital em Debate, So Paulo, Editora SENAC.

533

You might also like