You are on page 1of 12

Qumica 1 Teste 3T

Classificao Peridica dos Elementos


A classificao peridica dos elementos um conceito da Qumica que contempla os padres de comportamento de determinados elementos, buscando uma ordem universal que decifre esses padres. Atualmente, o maior exemplo disso a tabela peridica, que organiza os elementos em ordem crescente de nmero atmico, reunindo aqueles que possuem propriedades semelhantes. Aps diversas tentativas de encontrar a ordem dos elementos (todas baseadas na ordem crescente de massa atmica), o qumico russo Dmitri Mendeleev criou, em 1869, um embrio do que seria, futuramente, a tabela peridica. Ainda ordenando os elementos por massa atmica, Mendeleev disps elementos qumicos de semelhantes propriedades nas mesmas colunas (denominadas famlias ou grupos). Ele formulou, assim, a Lei da Periodicidade, que dita que as propriedades fsicoqumicas dos elementos variam periodicamente na sequncia das massas atmicas dos elementos. Essa Lei mantm-se at hoje, com apenas uma modificao em 1913, o fsico ingls Henry Moseley descobriu o nmero atmico, que passou a ser usado (e ainda ) como padro para identificar elementos qumicos.

Tabela Peridica Atual


A tabela peridica atual organizada em famlias ou grupos (colunas verticais) e em perodos (linhas horizontais). Alm disso, os elementos so divididos em trs grandes grupos: os elementos representativos, que apresentam o subnvel s ou p como mais energtico ou seja, esto localizados nas famlias 1, 2 e 13 a 18; os metais de transio, que apresentam o subnvel d como mais energtico ou seja, esto localizados nas famlias de 3 a 12; e os metais de transio interna, que possuem o subnvel f como mais energtico ou seja, esto localizados na srie dos lantandeos (subnvel 4f como mais energtico) e na srie dos actindeos (subnvel 5f como mais energtico.
Famlia 1 2 13 14 15 16 17 18 Camada de Valncia ns ns ns np ns np ns np ns np4 ns np5 ns np6** Nome Metais Alcalinos* Metais Alcalino-Terrosos Calcognios Halognios Gases Nobres

* Apesar de o hidrognio (H) aparecer, em algumas tabelas peridicas, na famlia 1, ele no classificado como metal alcalino. ** Apesar do hlio (He) ser classificado como gs nobre e, consequentemente, estar localizado na famlia 18, ele possui o subnvel 1s como mais energtico e mais externo.

Famlia 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Srie Lantandeos Actindeos

Subnvel Mais Energtico (n 1)d (n 1)d (n 1)d (n 1)d4 (n 1)d5 (n 1)d6 (n 1)d7 (n 1)d8 (n 1)d9 (n 1)d10 Subnvel Mais Energtico 4f 5f

Camada de Valncia ns ns ns ns ns ns ns ns ns ns Camada de Valncia 6s 7s

Outra caracterstica importante da tabela peridica em relao aos seus perodos. O nmero do perodo em que determinado elemento est localizado indica a quantidade de camadas eletrnicas que esse elemento possui e, consequentemente, o nmero quntico principal (n) de sua camada de valncia.
Perodo 1 2 3 4 5 6 7 Camada de Valncia K (n = 1) L (n = 2) M (n = 3) N (n = 4) O (n = 5) P (n = 6) Q (n = 7)

Classificao dos Elementos Qumicos


Os elementos qumicos da tabela peridica podem ser classificados: quanto s suas propriedades fsico-qumicas, em metais, ametais e gases nobres; ou quanto s sua ocorrncia, em naturais e artificiais.

Metais, Ametais e Gases Nobres


Os elementos metlicos (metais) formam substncias simples que so slidas temperatura ambiente (com exceo do mercrio (Hg), que forma substncias simples lquidas temperatura ambiente), que geralmente possuem alto ponto de fuso, so

maleveis (facilmente transformadas em lminas) e ductveis (facilmente transformadas em fios) e so boas condutoras de eletricidade e calor. Alm disso, os tomos de elementos metlicos tendem a formar ctions (ou seja, a perder eltrons). J os elementos no metlicos (ametais) formam substncias simples slidas temperatura ambiente, com exceo do nitrognio (N), do oxignio (O), do flor (F) e do cloro (Cl), que formam substncias simples gasosas temperatura ambiente, e do bromo (Br), que forma substncia simples lquidas temperatura ambiente. Essas substncias so tambm ms condutoras de eletricidade e calor (com exceo do carbono (C), que bom condutor eltrico sob a forma alotrpica de grafite). Alm disso, os tomos de ametais tendem a formar nions (ou seja, a ganhar eltrons). Os gases nobres so os elementos da famlia 18 que formam substncia simples gasosas temperatura ambiente e inertes ou seja, que dificilmente sofrem reaes qumicas. Alm disso, os gases nobres ocorrem na natureza na forma de molculas monoatmicas (molculas compostas de apenas um tomo) e no tendem nem a perder nem a ganhar eltrons.

Naturais e Artificiais
Os elementos naturais so aqueles que ocorrem naturalmente. So naturais todos os elementos de nmero atmico menor ou igual a 92, com exceo do tecncio (Tc) e do promcio (Pm). J os elementos artificiais so aqueles que no ocorrem naturalmente, tendo sido sintetizados pelo ser humano. So artificiais cisurnicos o tecncio (Tc) e o promcio (Pm) e artificiais transurnicos todos os elementos de nmero atmico maior que 92.

Propriedades Peridicas Raio Atmico e Inico


O raio atmico uma propriedade peridica que indica a distncia entre o ncleo e a camada de valncia de um tomo neutro, em seu estado fundamental e gasoso. Para comparar o raio atmico de dois elementos, segue-se dois critrios: 1. Quanto maior o nmero de camadas eletrnicas, maior o raio atmico. Ou seja, dentre os elementos da mesma famlia da tabela peridica, aquele localizado em um perodo maior (mais em baixo na tabela) o de maior raio atmico. 2. Quanto maior o nmero atmico, menor o raio atmico. Ou seja, dentre os elementos de um mesmo perodo, aquele de maior nmero atmico (mais esquerda da tabela) o de menor raio atmico.

J o raio inico a distncia entre o ncleo de um on e sua camada de valncia. Em ctions, o raio inico menor que o raio atmico do ction em seu estado neutro. J em nions, o raio inico maior que o raio atmico do nion em seu estado neutro. Entre espcies isoeletrnicas, a que possuir maior nmero atmico possuir o menor raio atmico.

Energia de Ionizao
A energia ou potencial de ionizao a energia que um tomo precisa receber para perder eltrons, ou seja, para tornar-se um ction. A energia de ionizao inversamente proporcional ao raio atmico ou seja, quanto maior o raio, menor a energia de ionizao.

Obs.: O berlio (Be) e o boro (B) so excees a essa variao, sendo a energia de ionizao do boro menor que a do berlio. O mesmo acontece com o nitrognio (N) e o oxignio (O), onde a energia de ionizao do oxignio menor que a do nitrognio.

A primeira energia de ionizao a energia necessria para um tomo perder o primeiro eltron, ou seja, para tornar-se um ction monovalete. J a segunda a energia para perder o segundo eltron, e assim por diante. A primeira energia de ionizao menor que a segunda, que menor que a terceira, que menor que a quarta etc. Em metais alcalinos, h uma grande diferena entre a primeira e a segunda energia de ionizao. Em metais alcalino-terrosos, essa grande diferena se d da segunda para a terceira energia de ionizao. Entre espcies isoeletrnicas, a de maior nmero atmico a de maior energia de ionizao.

Eletroafinidade
A afinidade eletrnica ou eletroafinidade a quantidade de energia que um tomo libera ao ganhar eltrons, ou seja, ao tornar-se um nion.

Obs.: Os gases nobres so excees essa variao, possuindo baixssimos valores de eletroafinidade.

Eletronegatividade e Eletropositividade
A eletronegatividade um valor medido na Escala de Pauling (que vai de 0 a 4) que determina se um elemento possui ou no tendncia de ganhar eltrons em uma ligao qumica. o oposto da eletropositividade, que consiste na tendncia de perder eltrons em uma ligao qumica. Ou seja, quanto maior a eletronegatividade, menor a eletropositividade e maior a tendncia de ganhar eltrons. Quanto menor a eletronegatividade, maior a eletropositividade e maior a tendncia de perder eltrons.

Obs.: Os gases nobres so excees essa variao, no possuindo valores de eletronegatividade nem de eletropositividade por no realizarem ligaes qumicas. A eletropositividade varia de maneira inversa eletronegatividade.

Tabela Comparativa
Elemento Metais Ametais Gases Nobres Raio Atmico alto baixo baixo Energia de Ionizao baixa alta muito alta Eletroafinidade baixa alta muito baixa Eletronegatividade baixa alta

Ligaes Qumicas Interatmicas


As ligaes qumicas interatmicas so ligaes qumicas realizadas entre tomos de um mesmo elemento ou no a fim de adquirir estabilidade, formando substncias simples (se os tomos forem do mesmo elemento) ou compostas (se os tomos forem de elementos diferentes). Segundo a Teoria Eletrnica de Valncia, mais conhecida como regra do octeto, os tomos adquirem estabilidade quando obtm a mesma configurao eletrnica de um gs nobre. Ento, ao estabelecer ligaes interatmicas, os tomos buscam sempre ter oito eltrons na sua camada de valncia (ou dois eltrons, quando s existir uma camada eletrnica).

As propriedades peridicas de eletronegatividade e eletropositividade so importantes para o estudo das ligaes qumicas. So chamados elementos eletropositivos aqueles com alta eletropositividade ou seja, que possuem forte tendncia a perder eltrons (a tornar-se ctions) ao realizarem ligaes qumicas. J os elementos eletronegativos possuem alta eletronegatividade, ou seja, possuem forte tendncia a ganhar eltrons (a tornar-se nions) ao realizarem ligaes qumicas.

Ligao Inica
A ligao inica um tipo de ligao qumica interatmica que ocorre entre tomos muito eletropositivos (geralmente metais) e tomos muito eletronegativos (geralmente ametais). Nessa ligao, o metal doa eltrons ao ametal, tornando-se um ction e transformando o ametal em um nion. Um exemplo de substncia formada por ligao inica (composto inico) o sal de cozinha, ou cloreto de sdio (NaCl). Nele, o tomo de sdio doa um eltron ao tomo de cloro, tornando-se um ction monovalente de mesma configurao eletrnica que o nenio ( ). J o tomo de cloro torna-se um nion monovalente de mesma configurao eletrnica que o argnio ( ). Nota-se que ambos os tomos tornam-se ons estveis. Substncias inicas podem ser representadas de duas formas: 1. on-Frmula ou Frmula Molecular: Consiste na representao dos smbolos dos elementos envolvidos na ligao com suas respectivas propores, sendo que o ction sempre representado primeiro CxAy, onde C o ction e A o nion Ex.: NaCl, MgCl2, Al2O3. 2. Frmula de Lewis ou Eletrnica: Consiste na representao dos smbolos dos elementos envolvidos na ligao entre colchetes com suas respectivas propores, cargas e com a representao dos eltrons da camada de valncia do nion , onde C o ction e A o nion. Nota-se que o mdulo da carga do ction equivale ao ndice do nion, e o mdulo da carga do nion equivale ao ndice do ction (sendo que no necessrio representar o ndice quando o mesmo igual a 1) Ex.: , , . Compostos inicos no possuem tamanho definido, consistindo em um aglomerado de ons. Esse aglomerado tem a forma de uma rede, sendo que ons de cargas opostas ficam lado a lado por se atrarem. Essa forma denominada retculo inico ou cristalino. possvel determinar a carga do on estvel de um elemento a partir da sua famlia na tabela peridica:

Famlia Metais Alcalinos (Famlia 1) Metais Alcalino-Terrosos (Famlia 2) Metais da Famlia 13 Ametais da Famlia 15 Calcognios (Famlia 16) Halognios (Famlia 17)

Carga do on Estvel 1+ 2+ 3+ 3 2 1

So casos de compostos inicos: 1. Compostos formados por metais alcalinos ou alcalino-terrosos (com exceo do berlio (Be) e do magnsio (Mg)) e ametais. 2. Compostos formados por metais (incluindo o berlio e o magnsio) e ametais contanto que a diferena entre a eletronegatividade do ametal para o metal seja maior ou igual a 1,7. Porm, quando a carga do metal precisa ser maior ou igual a 4+, no h ligao inica.

Ligao Covalente
A ligao covalente um tipo de ligao qumica interatmica que ocorre quando ambos os tomos envolvidos so muito eletronegativos (geralmente ametais). Nessa ligao, os tomos compartilham pares de eltrons de valncia. Um exemplo de substncia formada por ligaes covalentes (substncia molecular) a gua (H2O). Nela, tanto o hidrognio quanto o oxignio precisam ganhar eltrons para tornarem-se estveis. Com isso, o oxignio compartilha dois de seus eltrons, um com cada hidrognio. Os hidrognios, por sua vez, compartilham seus nicos eltrons com o oxignio. Assim, o oxignio ganha dois eltrons e cada hidrognio ganha um eltron e todos tornam-se estveis.
Obs.: Alm de ocorrer entre dois ametais, a ligao covalente pode ocorrer tambm entre um metal e um ametal quando eles no atingem as condies para formar uma ligao inica (diferena de eletronegatividade maior ou igual a 1,7 e carga do ction menor que 4+).

Substncias moleculares podem ser representadas de trs formas: 1. Frmula Molecular: Consiste na representao dos smbolos dos elementos envolvidos na ligao com suas respectivas quantidades de tomos AxBy, onde A e B so elementos quaisquer Ex.: H2O, Cl2, CO2. 2. Frmula de Lewis ou Eletrnica: Consiste na representao dos smbolos dos elementos envolvidos na ligao com suas respectivas camadas de valncia e ovais circundando o par de eltrons compartilhado. 3. Frmula Estrutural Plana: Consiste na representao dos smbolos dos elementos envolvidos, representando cada ligao covalente com um trao e respeitando a geometria molecular. Cada elemento precisa realizar determinado nmero de ligaes covalentes para se estabilizar. Esse nmero, geralmente, equivale ao nmero de eltrons que o elemento precisaria receber para adquirir a configurao eletrnica de um gs nobre. Alm disso, o elemento de uma molcula que realiza mais ligaes geralmente o

tomo central (ou seja, os demais tomos ligam-se a esse tomo e so dispostos ao redor dele). H quatro casos particulares de ligaes covalentes. So eles: 1. Ligao Covalente Dativa ou Coordenada: Esse tipo de ligao covalente ocorre quando um tomo, aps estabilizar-se realizando ligaes covalentes normais, compartilha um par eletrnico (antes inteiramente seu) com um tomo ainda instvel, que precisa ainda realizar duas ligaes para se estabilizar. Na frmula estrutural plana, a ligao covalente coordenada representada por uma seta, que vai do tomo que compartilhou o par eletrnico para o que recebeu-o. Ex.: a. Oznio (O3) Dois tomos de oxignio realizam uma ligao covalente dupla entre si, adquirindo estabilidade. Um deles, ento, compartilha dois de seus eltrons livres (um par eletrnico que no est sendo utilizado na ligao dupla) com o terceiro oxignio, estabilizando-o tambm. b. Dixido de Enxofre (SO2) O tomo de enxofre realiza uma ligao covalente dupla com o oxignio, adquirindo estabilidade. O enxofre, ento, compartilha dois de seus eltrons livres (um par eletrnico que no est sendo utilizado na ligao dupla) com o outro oxignio, estabilizando-o tambm. c. xido Sulfrico (SO3) O tomo de enxofre realiza uma ligao covalente dupla com o oxignio, adquirindo estabilidade. O enxofre, ento, compartilha quatro de seus eltrons livres (dois pares eletrnicos que no esto sendo utilizados na ligao dupla), dois para cada oxignio instvel, estabilizando-os tambm. d. Cloreto de Fosforila (POCl3) O tomo de fsforo realiza uma ligao covalente simples com cada tomo de cloro, adquirindo estabilidade. O fsforo, ento, compartilha dois de seus eltrons livres (um par eletrnico que no est sendo utilizado na ligao dupla) com o tomo de oxignio, estabilizando-o tambm. 2. Excees Regra do Octeto: Algumas molculas, principalmente aquelas que possuem metais em sua composio, tornam-se estveis mesmo que nem todos os seus tomos constituintes possuam a configurao eletrnica de um gs nobre. Ex.: a. Hidreto de Berlio (BeH2) O berlio realiza uma ligao covalente simples com cada hidrognio, estabilizando-os mas no se estabilizando. b. Trifluoreto de Boro (BF3) O boro realiza uma ligao covalente simples com cada flor, estabilizando-os mas no se estabilizando. 3. Compostos Inicos com Ligaes Covalentes: Em alguns compostos inicos, o nion no composto de um nico elemento, e sim de uma molcula formada por ligaes covalentes. Nesses casos, o tomo que o ction cede recebido pelo tomo mais eletronegativo da molcula. Ex.: a. Soda Custica (NaOH) O sdio perde um eltron, transformando-se em um ction monovalente estvel. Esse eltron recebido pelo oxignio, que o tomo mais eletronegativo do nion. Com esse eltron recebido, o nion de oxignio precisa realizar apenas uma

ligao covalente para se estabilizar e a realiza com o hidrognio, estabilizando-o tambm. b. Carbonato de Clcio (CaCO3) O clcio perde dois eltrons, transformando-se em um ction divalente estvel. O oxignio o elemento mais eletronegativo do nion e, portanto, cada um dos eltrons cedidos pelo clcio vai para um tomo de oxignio. Assim sendo, esses oxignios que receberam eltrons precisam realizar apenas uma ligao covalente cada para se estabilizarem, e a realizam com o carbono. O carbono, ainda precisando realizar duas ligaes covalentes, realiza-as com o terceiro oxignio, estabilizando a molcula. c. Nitrato de Potssio (KNO3) O potssio perde um eltron, transformando-se em um ction monovalente estvel. O oxignio o elemento mais eletronegativo do nion e, portanto, recebe o eltron cedido pelo potssio. Com isso, passa a precisar realizar apenas uma ligao covalente, e a realiza com o nitrognio, estabilizando-se. O nitrognio, por sua vez, ainda precisa realizar duas ligaes covalente para tornar-se estvel realiza-as com o segundo oxignio, tornando-o tambm estvel. Por fim, para estabilizar o terceiro oxignio, o nitrognio realiza uma ligao covalente coordenada com ele, estabilizando a molcula. d. Sulfato de Sdio (Na2SO4) Cada tomo de sdio perde um eltron, tornando-se dois ctions monovalentes estveis. Os dois eltrons perdidos pelos sdios so cada um recebidos por um tomo de oxignio (elemento mais eletronegativo do nion). Com isso, esses oxignios precisam realizar apenas uma ligao covalente cada para se estabilizar, e as realizam com o enxofre, estabilizando-o tambm. Por fim, o enxofre realiza uma ligao covalente coordenada com cada um dos dois oxignios ainda instveis, estabilizando a molcula. 4. Ligaes Covalentes em Rede: Ocorrem quando tomos ligam-se atravs de ligaes covalentes mas sem formarem molculas de nmero fixo de tomos. Ao invs disso, formam um retculo em forma de rede, similar ao que ocorre em compostos inicos. Esse retculo chamado de retculo covalente e a substncia em rede, de composto covalente. Ex.: a. Formas alotrpicas do carbono (grafite e diamante) representadas por Cn ou simplesmente C. b. Slica (SiO2)n

Ligao Metlica
A ligao metlica um tipo de ligao qumica interatmica que ocorre quando ambos os tomos envolvidos so muito eletropositivos (geralmente metais). Nessa ligao, os tomos perdem eltrons (tornam-se ctions), que ficam flutuando no chamado mar de eltrons livres. Tais eltrons no esto associados a nenhum tomo em especfico, mas so atrados pela carga positiva dos ncleos dos ctions, gerando um mar ou nuvem. Ou seja, um composto metlico formado por um aglomerado de ctions mergulhados em um mar de eltrons livres.

Comparao de Propriedades Fsicas


Tipo de Substncia Metlica Estado Fsico Temperatura Ambiente Slido
(exceto Hg lquido)

Pontos de Fuso e Ebulio Altos


(exceto Hg e Ga baixo ponto de fuso)

Condutividade Eltrica Boa Quanto slido: ruim Quando lquido ou dissolvido: boa Nula Nula
(exceto o grafite boa)

Inica Molecular Covalente

Slido Slido, lquido ou gasoso Slido

Altos Baixos a moderados Altssimos

Geometria Molecular
A geometria molecular o nome dado ao arranjo espacial de uma molcula. Ela determinada, segundo a teoria de repulso dos pares eletrnicos da camada de valncia, por dois fatores: 1. O nmero de tomos ao redor do tomo central; 2. e a existncia ou no de eltrons livres na camada de valncia do tomo central.
Nmero de tomos ao Redor do tomo Central Eltrons Livres na Camada de Valncia do tomo Central No 2 Sim H2O Trigonal Plana No 3 Sim PH3 Tetradrica 4 No CH4 10930 CH2O Piramidal < 120 = 120 Geometria Molecular Linear CO2 Angular < 180 = 180 ngulo de Ligao ( )

Exemplo

Polaridade
A polaridade de uma ligao covalente um conceito que determina se h ou no um carter inico na ligao, e consequentemente, a formao de um polo positivo e outro negativo. Uma ligao classificada como apolar quando a diferena de eletronegatividade entre os elementos envolvidos ( E) nula. Ou seja, quando os valores de eletronegatividade dos tomos envolvidos so iguais. Ex.: Gs Oxignio (O2) Gs Nitrognio (N2) As ligaes que compem a fosfina (PH3) J uma ligao polar ocorre quando . Ou seja, quando os valores de eletronegatividade dos tomos envolvidos so diferentes. Ex.: cido Clordrico (HCl) cido Fluordrico (HF) As ligaes que compem a gua (H2O)
Obs.: Quando , a ligao deixa de ser covalente polar e passa a se tornar inica. Obs.: Quanto maior a diferena de eletronegatividade entre os tomos envolvidos na ligao, maior o carter inico e a polaridade da ligao. Quanto menor a , maior o carter covalente e menor a polaridade da ligao.

Na ligao covalente polar, h a formao das chamadas cargas parciais devido diferena de eletronegatividade, o par eletrnico compartilhado aproxima se mais do tomo mais eletronegativo. Com isso, h uma leve diferena nas cargas eletroqumicas dos tomos, gerando dois polos um positivo e o outro negativo. No elemento mais eletronegativo, h a formao do polo negativo, com carga parcial negativa ( ). J no elemento mais eletropositivo, h a formao do polo positivo, com carga parcial positiva ( +).

Momento de Dipolo ou Dipolar ( )


O momento de dipolo ou dipolar (representado por ) uma grandeza vetorial, medida em Debye (D). Essa grandeza expressa a polaridade de uma ligao covalente, possuindo, como toda grandeza vetorial: intensidade, que diretamente proporcional diferena de eletronegatividade entre os elementos envolvidos ( ); direo, que a mesma que a direo da ligao; e sentido, que do elemento mais eletropositivo para o mais eletronegativo.

Polaridade de Molculas
A polaridade de molculas determinada pelo momento dipolar resultante ( ), que consiste na soma vetorial dos momentos de dipolo de todas as ligaes covalentes da molcula. Quando , a molcula apolar. Quando , a molcula polar.

Outra maneira de determinar se uma molcula polar ou no verificando se ela possui todos os requisitos para ser apolar: 1. Todos os tomos ao redor do tomo central devem ser do mesmo elemento ou possui o mesmo valor de eletronegatividade. 2. A geometria molecular deve ser linear, trigonal plana ou tetradrica. Se ambos os requisitos forem atendidos, a molcula ser apolar. Caso contrrio, a molcula ser polar.
Obs.: Em molculas que possuem mais de uma geometria molecular (como o caso do metanol CH3OH), a molcula ser apolar se todas as partes da molcula forem apolares. Caso contrrio, a molcula ser polar.

Polaridade e Solubilidade
A polaridade possui uma relao direta com a solubilidade de compostos moleculares: Uma substncia molecular polar possui boa solubilidade em solventes tambm polares. Uma substncia molecular apolar possui boa solubilidade em solventes tambm apolares. Uma substncia inica possui boa solubilidade em solventes moleculares polares. H dois casos particulares de solubilidade: 1. Dissociao Inica: Ocorre quando uma substncia inica dissolvida em um solvente polar. Os ons que compem essa substncia so separados uns dos outros, quebrando as ligaes inicas. Os ons formados so chamados ons livres em soluo aquosa. Ex.: NaCl + H2O + + H2O. 2. Ionizao: Ocorre quando algumas determinadas substncias polares so dissolvidas em um solvente polar. Essas substncias so quebradas, gerando ons livres em soluo aquosa e outra substncia polar eletricamente carregada. Ex.: H2SO4 + H2O + + H2O

You might also like