You are on page 1of 19

A flor o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoludos, que so as Gimnospermas e as Angiospermas.

. Nas Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores so incompletas, pois alm de no possuirem spalas e ptalas, que formam o revestimento externo, no produzem os vulos dentro de um ovrio, no formando, portanto, frutos. As Angiospermas, por outro lado, surgiram mais tarde e suas flores so completas, nelas os vulos, que iro produzir as sementes, se formam dentro de uma estrutura fechada, o ovrio, que ir se transformar no fruto.

Origem das flores


As flores se originam de gemas ou botes florais localizados em posies diversas, geralmente nas extremidades dos ramos.

Constituio de uma flor completa


Pednculo - ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma Receptculo - exctremidade do pednculo onde as peas da flor se fixam Spalas - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja funo de proteo. As spalas fecham boto floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se clice Ptalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja funo proteger os rgos reprodutores e atrair pssaros ou insetos, que iro transportar os gros de plem de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola. Estames - folhas modificadas que so os rgos reprodutores masculinos do vegetal e cuja funo produzir os gros de plen. O conjunto dos estames chamado de androceu Carpelos - rgos reprodutores femininos que formam um ovrio onde sero produzidos os vulos.O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo.

Obs: o clice, a corola, o androceu e o gineceu, que so os conjuntos formados por peas iguais, so denominados de verticilos florais.

Simetria Floral
Conforme a sua simetria as flores podem ser classificadas em: Zigomorfas - com simetria bilateral Actinomorfas - com simetria radial

Assimtricas - sem qualquer simetria

Verticilos protetores
O clice e a corola so os verticilos protetores das flores e o seu conjunto pode ser chamdo de perianto (quando as spalas e as ptalas so diferentes) ou perignio (quando as spalas e as ptalas so iguais em cor e tamanho). Neste ltimo caso as spalas e as ptalas so chamadas de tpalas.

Aclamdea Monoclamdea Diclamdea

sem clice nem corola apenas um dos dois, ou clice ou corola Homeoclamdea com clice e corola iguais ou perignio Heteroclamdea com clice e corola diferentes ou perignio

Nmero de peas por verticilo


O nmero de peas por verticilo floral uma das principais caraactersticas usadas na classificao das Angiospermas.Assim, poderemos ter: Flores dmeras - aquelas que tm duas peas por verticilo.

Flores trmeras - diz-se da flor organizada com base no nmero trs, ou seis.

Flores tetrmeras - diz-e da flor cujos verticilos se compem de quatro elementos.

Flores pentmeras - diz-se da flor organizada com base no nmero cinco ou mltiplo.

Verticilos reprodutores
Os verticilos reprodutores so o Androceu e o Gineceu, formados respectivamente por estames e carpelos. Conforme possuam um ou os dois sexos, as flores podem ser: Monclinas (hermafroditas) quando possuem os

dois sexos, ou Dclinas quando os sexos so encontrados em flores diferentes.

Vegetais Monicos e Diicos


Os vegetais so monicos ou hermafroditas quando os dois sexos so encontrados num mesmo indivduo, numa mesma fllor (monclina) ou em flores diferentes (dclinas). Os vegetais diicos ou unissexuados, por outro lado, possuem apenas um sexo em cada p e suas flores, portanto, s podem ser dclinas.

Verticilos reprodutores
Androceu
o verticilo reprodutor masculino, formado por folhas modificadas denominadas estames, cuja funo a produo dos gros de plen e que so constituidos por trs partes: Antera - parte superior do estame com forma globulosa e cuja funo de produzir os gros de plen. Conetivo - local por onde o filete se fixa na parte superior

do estame que a antera. Filete- a haste que liga o estame ao receptculo da flor. Conforme o nmero de estames o androceu pode ser: Isostmone - quando o nmero de estames igula ao nmero de ptalas Anisosmone - quando o nmero de estames diferente do nmero de ptalas Gamostmone - quando os estmes esto fundidos uns com os outros Dialistmone - com os estames esto livres, no fundidos

Antera
A antera parte fertil do estme onde sero produzidos os gros de plen. Vamos analiz-la ainda jven, antes de produzirem gros de plen e depois de madura, quando os gros de plen j esto formados. Antera jovem - logo que a flor se abre a antera ainda no est madura e ainda no produziu gros de plen. Fazendo-se um corte transversal, verifica-se que dividida simetricamente em duas metades (tecas), existindo em cada uma delas duas cavidades denominadas sacos polnicos, revestidas por uma camada nutritiva de clulas denominada "tapetum". Verifica-se, tambm que, abaixo da epiderme, existe uma camada de celulas com paredes reforadas, denominada endotcio ou camada mecncia. Nesta fase, dentro de cada saco polnico so encontradas clulas que, como todas as demais, so diplides, chamadas de "clulas me de gro de plen".

Antera adulta - nesta fase as clulas-me, que eram diplides, sofreram meiose e deram origem a gros de plen, haplides e binucleados. Verifica-se que a camada nutritiva que rodeava os sacos polnicos desapareceu, bem como a camada intermediria (entre os sacos polnicos), ficando em casa teca uma grande cavidade, denominada cmara polnica, cheia de gros de plen. A partir deste momento a antera ir se abrir e o plen ser transportado at os rgos femininos desta mesma flor ou de outra.

O gro de plen O gro de plen uma clula binucleada (ncleo vegetativo e ncleo reprodutivo) cercada por duas membranas a exina (mais externa) e a intina ( mais interna). A exina cheia de rugas que permitiro a fixao na parte superior do carpelo, para que depois possa haver a fecundao.

O gro de plen um esporo (micrsporo) e ainda no o gameta masculino do vegetal, este ser formado mais tarde quando, dentro do tubo polnico o ncleo reprodutivo se dividir formando dois anterozides.

Gineceu ou pistilo
o verticilo reprodutor feminino das angiospermas, formado por folhs modificadsa, denominadas carpelos. Os carpelos, que so folhas modificadas com os bordos fundidos, so constituidos de trs partes: Estgma - parte suprior do carpelo, rugosa, onde deve cair o gro de plen Estilete - tubo que liga o estilete ao ovrio, por onde deve crescer o tubo polnico

Ovrio - parte basal, dilatada, onde so produzidos os vulos, que formaro sementes

Tipos de gineceu
Simples - formado por um s carpelo Apocrpico - formado por diversos carpelos no fundidos. D origem a diversos frutos em uma mesma flor Sincrpico - formado por diversos carpelos fundidos que vo formar um nico fruto.

Tipos de ovrio
Unicarpelar, unilocular - formado por um s carpelo que forma uma s cavidade (lculo). encontrado nos gineceus simples e nos apocrpicos. Pluricarpelar unilocular - formados por diversos carpelos que formam uma nica cavidade. encontrado nos gineceus sincrpicos e forma frutos com uma nica cavidade interna. Pluricarpelar plurilocular - formado por diversos carpelos que formam diversas cavidades. encontrado nos gineceus sincrpicos e forma frutos com o interior dividido em gomos.

Placentao
o estudo da posio em que os vulos se fixam na parede interna do ovrio e, quando este se transformar no fruto, ser a posio em que ficaro as sementes. Tipos de placentao Central - quando o vulo se fixa no centro e no fundo do ovrio. Ex: pssego, manga, cco

Parietal - quando o vulo se fixa nas paredes laterais do ovrio. Ex: vagem, amendoim

Axial - nos ovrios pluricarpelares pluriloculares, quando os vulos se fixam no eixo central formado pelo ponto de encontro dos carpelos. Ex: laranja

Difusa - espalhada por toda a parede do ovrio. Ex: mamo

O vulo
O vulo, que uma das principais conquistas evolutivas do Reino Vegetal , surgiu com o aparecimento da flor. Alm de produzir um gameta feminino dentro de uma estrutura protetora, ao se transformar na semente, cria um ambiente protegido onde o embrio pode sobreviver durante longos perodos esperando condies favorveis para a germinao. E, quando esta acontece, proporciona as reservas nutritivas necessrias para que a plntula possa iniciar o seu crescimento.

Formao do vulo
Nas Angiospermas, o vulo ou os vulos, comeam a se formar no interior do ovrio, a partir da placenta. 1 - No incio um pequeno calombo dentro do qual h uma clula grande, diplide, denominada "clula me de megasporo" 2 - A clula me sofre meiose e forma quatro megasporos haplides 3 - Dos quatro megasporos trs degeneram e sobra apenas um. 4 - O ncleo do megasporo se divide por mitose formando oito ncleos haplides 5 - Os oito ncleos originam as sete clulas que formam o saco embrionrio: a oosfera, as sinrgides, as antipodas e uma grande clula central - o mesocisto - com dois ncleos (ncleos polares).

Veja a descrio do vulo abaixo:

Tegumento - ou casca, formado por duas camadas de clulas: a primina(mais externa) e a secundina (interna).

Nucela - tecido nutrivo do vulo das Angiospermas que envolve o saco embrionrio.

Saco embrionrio - formado pela meiose de uma clula me inicial e composto, em muitos casos, por sete clulas haplides: a oosfera, duas sinrgides, trs antipodas e uma grande clula central, o mesocisto, com dois ncleos (ncleos polares). a parte frtil do vulo.

Funculo - o pednculo que liga o vulo (e mais tarde a semente) placenta. Hilo - poro terminal do funculo. o lugar por onde, mais tarde, a semente se destacar do fruto. Chalaza - parte basal da nucela que se liga ao funculo atravs do hilo. Micrpila - pequena abertura na extremidadade superior do vulo. Geralmente por ela que penetra o tubo polnico. Placenta - local na parede do ovrio onde o vulo se fixa e por onde, mais tarde, a semente se liga ao fruto..

Tipos de vulo
Orttropo - o vulo em que o hilo a chalaza e a micrpila esto em uma mesma lina reta. Antropo - o vulo cujo eixo principal curvo e a micrpila fica virada para a placenta. Campiltropo - o vulo recurvado em que a micrpila e a chalaza se aproximam em um mesmo plano horizontal.

Tipos de flores em relao posio do ovrio


Hipgina - a flor em que o ovrio se coloca no receptculo em um ponto que fica acima do plano em que as outras peas se fixam. Pergina - a flor em que as demais peas se fixam em um plano que corta o ovrio. Epgina - a flor em que o ovrio envolvido pelo receptculo ficando todo ele abaixo do plano em que as outras peas se fixam.

Diagrama floral
Chama-se de diagrama floral representao esquemtica de uma flor como se fosse projetada em um plano horizontal. O diagrama permite que os botnicos comparem as flores de espcies diferentes, permitindo o seu reconhecimento e classificao. Atravs dele possvel verificar o nmero de peas em cada verticilo, sua posio relativa e se esto concrescidas ou no.

Frmula floral
a representao de uma flor, tambm para que possa se comparada e reconhecida, s que agora atavs de uma frmula em que so usados letras, nmeros e simbolos grficos. Assim teremos: K = clice ou S = spalas C = corola ou P = Ptalas A = androceu ou E = estames G = gineceu ou C = carpelos Usa-se algarismos para mostrar o nmero de peas em cada ciclo e, se estiverem soldadas entre si, coloca-se entre parentesis.

As letras H, P ou E, colocadas no final, indicam se a flor hipgina pergina ou epgina e os smbolos " */* "ou " * " indicam , respectivamente se a simetria bilateral ou radial. Veja o exemplo abaixo:

Frmula: K5 C(5) A5+5 G(6) H *


Da flor acima se pode dizer: 1 - acompanhada por uma brctea 2 - de dicotilednea, pois se pode ver que pentmera e heteroclamdea. 3 - actinomorfa, pois possue simetria radial 4 - Possue calice dialispalo (spalas soltas)e corola gamoptala (ptalas fundidas). 5 - O androceu diplostmone (o nmero de estames o dobro do nmero de ptalas) e tem dois ciclos concntricos de estames 6 - O gineceu sincrpico, formado por seis carpelos fundidos que formam um ovrio pluricarpelar plurilocular, com placentao axial. Pela frmula floral que a acompanha, pode-se ver que a flor hipgina e, portanto, tem ovrio spero.

O FRUTO
Raiz - Caule - Folha - Flor - Fruto - Semente

Fruto:
Aps a fecundao, os vulos se transformam em sementes e os ovrios em frutos. Observa-se, contudo, em muitos frutos, haver estreita correlao entre a sua forma, tamanho e composio com o nmero de sementes, como se comprova na tamareira, em certas variedades de videira, cujos frutos, providos de sementes, so maiores do que aqueles que no as possuem. O fruto do tomateiro, cujos lculos possuem poucas sementes se apresentam menos desenvolvidos. fato conhecido que os frutos mal conformados do tomateiro so o reflexo dos lculos poucos desenvolvidos devido ao seu pequeno nmero de sementes. Entretanto, em muitas plantas, o fruto se desenvolve sem a formao de sementes e, em algumas espcies, sem mesmo a polinizao e a fertilizao. Por partenocarpia entende-se, pois, a formao de frutos sem fertilizao. Praticamente, tais frutos no possuem sementes, e nesse caso se distingue-se em tamanho e formados frutos pertencentes a mesma variedade com sementes. Raramente as sementes se desenvolvem partenogenticamente, quer dizer, sem fertilizao em frutos partenocrpicos.

Por outro lado, nem sempre os frutos sem sementes so partenocrpicos, pois a ausncia de sementes pode ser devida ao abortamento dos embries, como nas variedades de uva corinto e sutanina, consideradas boas para passas. Entre as plantas cultivadas, destacamos certas variedades de berinjela, de pepinos, de citros como na laranja-baiana e baianinha-de-Piracicaba, de peras, de mas, e o abacaxis e a banana, que no possuem sementes, sendo, pois, frutos partenocrpicos. Tem-se comprovado que a simples polinizao sem a conseqente fertilizao pode ser suficiente para induzir o desenvolvimento do fruto. Em algumas orqudeas o ovrio pode entrar em desenvolvimento com a colocao do plen morto ou de um extrato aquoso de plen sobre o estigma. Certas variedades de videiras europias podem ser polinizadas pelo plen de cortina-japonesa (Parthecissus sp.) em nenhum dos casos de partenocarpia citados ocorre a fertilizao do vulo. As demais partes da flor como o clice, a corola e a androceu uma vez consumada a fertilizao dos vulos, murcham e se desprendem. Entretanto, em muitos frutos elas podem persistir, protegendo-o ou recobrindo-o, recebendo a denominao de (Rumex acetosella), o perianto que permanece. Na berinjela, o clice

se torna maior e no camap (Physalis pubessens), o clice se torna acrescente, envolvendo o fruto. No russami ou sete-marias (Cleome spinosa), o ginforo se transforma em carpforo que sustenta o fruto. O fruto compem-se de duas partes principais: - pericarpo, - semente.

PERICARPO
Provm das paredes do ovrio e consta, geralmente, de trs partes: epicarpo, a parte externa e comumente delgada; mesocarpo, a parte mediana por vezes muito espessas; endocarpo, situado internamente e em contato com a semente ou sementes. A parte da Morfologia que estuda os frutos denomina-se carpologia. Diversas so as classificaes carpolgicas. Consideremos, todavia, a que divide os frutos nas seguintes categorias: Frutos propriamente ditos originrios de uma nica flor: Nesta categoria, incluem-se os frutos unicarpelares, os frutos gamocarpelares, secos ou carnosos, deiscentes ou indeiscentes e os frutos chamados mltiplos, os quais se originam tambm de uma nica flor, mas dialicarpelar.

Frutos Secos Deiscentes


Folculo, Unicarpelar e polispermo, isto , com muitas sementes. E deiscncia opera-se ao longo da sutura ventral da folha carpelar que lhe deu origem. Encontra-se grevlea, na esporinha e no acnito. Plurifolculo ou Plfolculo, como seu nome indica, constitui-se de vrios folculos, resultantes de um gineceu dialicarpelar ou apocrpico. Ocorre nas Ranunculceas e outras. Legumes ou vagem, Unicarpelar, cuja deiscncia se faz por duas fendas longitudinais, uma na sutura ventral e outra na nervura dorsal da folha carpelar, resultando duas valvas. o fruto caracterstico das Leguminosas, como o feijoeiro, ervilha e outras.

Contudo, a vagem pode sofrer modificaes diversas, tornando-se indeiscentes. As vagens modificadas sero estudadas mais adiante. Sliqua, Bi e gamocarpelar polisprmico, alongado. A deiscncia se faz por quatro fendas, situadas prximas as placentas, geralmente de baixo para cima, separando-se o fruto em duas valvas laterais; entre elas permanece o falso septo ou replum com as sementes. Encontra-se nas Crucferas, como na couve, no repolho, na mostarda. Quando a sliqua pouco mais longa que larga, aproximadamente trs vezes a largura, denomina-se silcula. Cpsula, Bi ou pluricarpelar, normalmente polisprmica, uni ou plurilocular.

A deiscncia da cpsula pode dar-se de quatro maneiras: Septicida a abertura feita pela linha de unio dos carpelos, como na azlea (Rhododendron indicum). Loculicida a abertura se faz por um fenda longitudinal e no meio de cada carpelo, como no algodoeiro. Pixidiria a abertura feita por uma fenda transversal, separando-se o fruto em um oprculo e uma parte capsular. Tais frutos denominam-se pixdios e encontram-se entre as Lecitidceas, como nas sapucias e jequitibs (Cariniana sp.). Com o desprendimento do oprculo ou tampa, as sementes se libertam. Poricida h formao de uma srie de poros, na parte apical do fruto, como nas cpsulas de papoula-dos-jardins (Papaver rhoeas) e na boca-de-

leo. Utrculo uma cpsula simples, seca e de deiscncia irregular.

Frutos Secos Indeiscentes


So os frutos que no se abrem, de sorte que na disperso, as sementes continuam encerradas no pericarpo, ou em parte do mesmo. Constam de um ou mais carpelos.

Aqunio - caracteriza-se por possuir uma semente que se liga a parede do fruto apenas pelo funculo, como na castanha do caju, sendo a parte suculenta mais desenvolvida proveniente de pednculo floral. Diaqunio - reunio de dois aqunios derivados de um ovrio nfero bicarpelar, como na salsa, na cenoura, na erva-doce e outras Umbelferas.

Tetraqunio - reunio de quatro aqunios, oriundos de um ovrio bicarpelar, em que cada carpelo produziu dois aqunios como na Salvia berbenaca.

Poliaqunio - proveniente de um ovrio pluricarpelar, em que cada carpelo produz um aqunio, como em Clematis sp.

Afora esses tipos, temos ainda as seguintes variaes do aqunio:

Noz - aqunio com pericarpo lenhosos, comumente unilocular e unispermo, como na amndoa (Corylus avellana).

Ncula - quando a noz muito pequena.

Cipsela - deriva de um ovrio nfero, com mais de um carpelo, podendo se apresentar coroado pelo clice, em forma de escamas, cerdas, aristas ou plos, encontrado em muitas. Compostas, tais como na serralha, alcachofra-de-so-joo (Cynara humilis). Glande - aqunio pluricarpelar, com pericarpo coriceo e base envolvida por uma pea acrescente, a cpula, por exemplo, carvalho-europeu. Smara - aqunio procedente de um ovrio monocarpelar, provido de expanso membranosa, em forma de asa, como no ararib e na tipuana. Samaride - composto de 2 ou 3 aqunios alados, derivados de um ovrio bicarpelar (Acer) e tricarpelar (Serjania). Esquizocarpo ou Cremocarpo - aqunio oriundo de ovrio bicarpelar, nfero, o qual na maturidade se separa em dois, suspensos por um carpforo, encontrado no caminho (Carum carvi).

Cariopse
Distingue-se do aqunio propriamente dito por ter o pericarpo intimamente aderente ao tegumento da semente. o fruto das Gramneas, cujos exemplos mais comuns so o milho, o trigo, o arroz (Oryza sativa), o centeio (Secale cereale), a cevada (Hordeum vulgare) e o sorgo (Sorghum vulgare). Regma, fruto esquizocpico, com mais de dois carpelos e com os estilos soldados e que na maturao se separam inferiormente do eixo juntamente com os carpelos. o fruto caracterstico das Geraniceas, encontrado no gernio e outros.

Frutos Carnosos Indeiscentes


Baga, caracteriza-se por possuir epicarpo geralmente delgado, mesocarpo e endocarpo carnudos. s vezes, o endocarpo muito tnue ou constituido por uma membrana fina. O nmero de sementes varia de uma a muitas. A baga pode ser: monocarpelar, uvaespim (Berbieris vulgaris); bicarpelar, uva, tomate da variedade Santa Cruz; tricarpelar, banana; pluricarpelar, tomates das variedades "Floradel", "Tropic" e "Caqui", goiaba e outros.

Como subtipos de baga temos:


Hesperdio, originrio de ovrio gamocarpelar spero; epicarpo delgado e com glndulas oleferas, mesocarpo esponjoso, mole, branco e endocarpo membranceo, dividido em pores chamadas gomos, correspondentes aos carpelos; o endocarpo possui grande desenvolvimento de clulas papiliformes, cheias de suco, que envolvem as sementes. Como exemplos temos a laranja, o limo , a lima, a tangerina, a poncan e outros citros. Balaute, balaueta ou balaustia, proveniente de ovrio nfero, coroado pelos dentes do clice, de mesocarpo coriceo, com sementes envolvidas por tegumentos suculentos e abrigadas em lculos dispostos em vrios nveis, como na rom (Punica granathum). Pomo, fruto complexo, oriundo de ovrio nfero e gamocarpelar, em que a regio central, coricea dividida em compartimentos de igual nmero ao de carpelos a qual corresponde ao fruto verdadeiro. A parte carnuda, bem desenvolvida, comestvel, provem do receptculo floral, ou rnula, aderente ao ovrio pentacarpelar. O pomo encimado pelo clice persistente, podendo conservar, quando ainda novo, os estames e os estiletes. Como exemplos temos a pra, a ma, o marmelo e a nespereira. Pepnio, resulta, tambm de ovrio nfero, sincrpico tri ou pentacerpelar, possuindo endocarpo muito pouco consistente, as vezes liquefeito. As placentas bem desenvolvidas, flcidas, e com suas numerosas sementes enchem os lculos. o fruto das Cucurbitceas, como por exemplos, o melo, a melancia, a abbora e a moranga.

Drupa, de natureza semi-carnosa. Conquanto o mesocarpo seja em grande parte carnudo, sua poro mais interna, juntamente com o endocarpo, forma o caroo, de consistncia ssea, dura ou lenhosa, possuindo, geralmente, uma semente. Origina-se de ovrio spero e monocarpelar. Entre os exemplos, temos a manga, o caj-mirim, o pssego, a azeitona, o abacate, a cereja (Prunus cerasus) e o oiti (Moquilea tomentosa). A trima, uma drupa modificada, com epicarpo e mesocarpo carnosos, os quais, na maturao do fruto, esto mais ou menos separados, formando uma casca deiscente, de maneira irregular, e o endocarpo bivalvo, com septos falsos, como na fruto bicarpelar da nogueira-europia (Juglans regia); na amndoa; fruto da amendoeira (Prunus amygdalus), o epicarpo e mesocarpo so de natureza coricea e no fruto tricarpelar do coqueiro-dabahia (Cocos nucifera) so fibrosos. Nuculnio ou nuculnia, drupa policrpica, com epicarpo e mesocarpo carnosos, sucosos ou ento coriceos e mesmo fibrosos, possuindo endocarpo endurecido e geralmente lenhoso, com uma ou mais sementes, como nos frutos de (Rhamus cathartica) e nos de sabugueiro (Sambucus sp.)

Frutos Carnosos Deiscentes


So poucos os frutos carnosos que possuem deiscncia, figurando entre eles as cpsulas de melo-de-so-caetano, que se abrem por meio de trs valvas e as cpsulas de beijo-de-frade, cuja deiscncia se realiza, explosivamente, ao simples toque, em virtude de um mecanismo provocado por diferenas de elasticidade das faces interna e externa, lanando as sementes a distncias apreciveis. Finalmente, trataremos dos frutos mltiplos, que procedem, como j descrevemos, de uma nica flor, dialicarpelar, em que cada carpelo produz um fruto distinto. Como exemplos, mencionamos os frutos da roseira, que so nculas encerradas no interior do receptculo floral, cncavo e acrescido e que na maturidade se torna avermelhado. Ao conjunto d-se o nome de cinorrdon e forma um pseudofruto. No moranguinho e na framboesa o receptculo floral convexo, de forma cnica, em cuja superfcie se dispem helicoidalmente os carpelos, que se transformam em nculas, e o conjunto que um pseudo fruto, denomina-se conocarpo, que na maturidade, se torna carnoso.

Infrutescncias
So frutos originrios de inflorescncias.

A infrutescncias so tambm denominadas frutos sinatocarpados ou sinantocrpicos. Nas inflorescncias que se transforma em infrutescncias, as flores se dispem bem prximas umas das outras, isto , concrescentes, resultando dai uma nica unidade carpolgica: - sorose, fruto do abacaxi (Ananas spp.), com eixo da inflorescncia hipertrofiado, tornando-se carnosos e sucoso, e os frutos embutidos em sua superfcie. A casca constituida pelas spalas persistentes, embricadas; - sicnio, fruto da figueira provm de uma inflorescncia em forma de urna carnosa, com as flores no seu interior, originando cada uma um pequeno aqunio. Temos ainda, a jaca que resulta da fuso dos frutos drupceos com o perianto e eixos florais, formando uma densa e enorme infrutescncia e a amora, isto , o fruto da amoreira (Morus spp.), pequena infrutescncia em que sua numerosas partes se originam de flores femininas, cujo perianto, espessado, contm substncias de reservas, notadamente acar e cidos orgnicos.

You might also like