You are on page 1of 19

poltica externa portuguesa

Funo presidencial e poltica externa


Antnio de Arajo*

cerimonial diplomtico portugus determina que, quando chega a Lisboa, um novo chefe de misso solicitar uma audincia ao chefe do Protocolo do Estado. Nesse encontro, dever entregar ao chefe do protocolo, para verificao, cpias das suas cartas credenciais e cpia da carta de chamada do seu antecessor. Aps verificao das cartas credenciais, o chefe do protocolo informa o chefe de misso de que ser feito um pedido de audincia ao Presidente da Repblica para apresentao das referidas credenciais. At esta audincia ter lugar, o novo chefe de misso pode iniciar contactos com todos os departamentos do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, comeando sempre por uma audincia com o secretrio-geral do Ministrio. Pode tambm visitar o decano do corpo diplomtico, bem como contactar os restantes membros do corpo diplomtico acreditado em Lisboa. No entanto, at apresentao de credenciais no deve estabelecer contactos com o Presidente da Repblica, o presidente da Assembleia da Repblica ou o primeiro-ministro, nem comparecer em ocasies oficiais em que estes estejam presentes, devendo ainda abster-se de contactar, a ttulo oficial, como chefe de misso, os rgos de comunicao social. A apresentao de cartas credenciais obedece a um cerimonial def inido aos mais nfimos pormenores. No dia fixado para a audincia pelo Presidente da Repblica, um ou mais funcionrios do Protocolo do Estado deslocam-se residncia do novo chefe de misso. Este, bem como os seus acompanhantes, devem usar, no caso dos homens, fraque com colete preto ou traje nacional e, no caso das senhoras, vestido curto ou traje nacional. Apenas permitido o mximo de dois acompanhantes. O chefe de misso e os seus acompanhantes deslocam-se ao Mosteiro dos Jernimos, em automveis oficiais. No automvel da frente, abrindo o cortejo, viajam os acompanhantes do chefe de misso juntamente com um funcionrio do Protocolo do Estado. O chefe de misso, acompanhado igualmente por um funcionrio do Protocolo do Estado, viaja no ltimo automvel.
Relaes Internacionais dezembro : 2010 28 [ pp. 061-079 ]

061

Na entrada principal do Mosteiro dos Jernimos encontrar-se- postada a guarda de honra da Guarda Nacional Republicana (gnr). Ao chegar entrada do mosteiro, o chefe de misso dever apear-se para ser saudado pela guarda de honra, colocando-se direita do funcionrio do Protocolo do Estado que o acompanha, no pdio reservado para o efeito. Do mesmo modo, os acompanhantes devero colocar-se por trs do chefe de misso. Aps a saudao, o chefe de misso regressa ao automvel. A escolta militar a cavalo da gnr acompanha o cortejo do chefe de misso at ao Palcio de Belm. Chegado aos portes do palcio, costume o chefe de misso abrir o vidro do automvel e saudar o oficial da gnr que acompanhou o veculo durante o cortejo. A guarda, entrada do Palcio de Belm, por seu turno, sada o chefe de misso passagem do veculo. Quando o cortejo chega ao Ptio dos Bichos do Palcio de Belm, o chefe de misso dever apear-se e, juntamente com os acompanhantes da misso e os funcionrios do protocolo, dever parar em frente bandeira portuguesa e fazer uma vnia. Posteriormente, dirigem-se tribuna, a fim de receber honras militares da guarda de honra da gnr, sendo tocados nessa altura, pela banda militar, os hinos nacionais de ambos os pases. O chefe de misso e acompanhantes estaro colocados nas mesmas posies que assumiram frente ao Mosteiro dos Jernimos. entrada do palcio, tirada uma foto de famlia ao chefe de misso e seus acompanhantes. Depois, acompanhado pelo chefe do Protocolo do Estado, dirige-se a uma sala de espera onde ser recebido por um ajudante-de-campo do Presidente da Repblica, que com ele aguardar a hora marcada da audincia. Chegada essa hora, o ajudante-de-campo informar o Presidente da Repblica da chegada do representante diplomtico estrangeiro. Forma-se ento um cortejo, abrindo com o chefe de misso e o chefe do protocolo, seguidos dos funcionrios diplomticos estrangeiros. Estes sero acompanhados pelos funcionrios do Protocolo do Estado. Ao entrarem na sala de audincias, devero fazer uma vnia ao Presidente da Repblica. Os acompanhantes aguardam direita da porta de entrada da sala. Nesta sala, ao fundo, encontra-se o Presidente da Repblica, que ter atrs de si, sua direita, o ministro dos Negcios Estrangeiros ou um secretrio de Estado do mesmo ministrio, e, sua esquerda, o secretrio-geral do ministrio. Em terceiro plano, encontram-se os elementos das casas civil e militar do Presidente da Repblica. O chefe de misso ento conduzido pelo chefe do protocolo at junto do Presidente da Repblica, a quem far entrega, em envelope selado, das cartas credenciais e, habitualmente, da carta de chamada do seu antecessor. No so pronunciados discursos. O Presidente da Repblica entrega as cartas credenciais e a carta de chamada ao membro do Governo presente e d as boas-vindas ao novo embaixador.
Relaes Internacionais dezembro : 2010 28

062

Feita a entrega das cartas credenciais, o Presidente da Repblica convida o novo embaixador a passar ao seu gabinete, onde tm uma breve conversa. Nesse encontro esto presentes o Presidente da Repblica, o qual tem sentado sua direita o novo chefe de misso e, esquerda, o assessor para as Relaes Internacionais da sua casa civil. direita do chefe de misso, senta-se o representante do Governo, o qual ter, sua direita, o secretrio-geral do Ministrio dos Negcios Estrangeiros que, por sua vez, ter direita o chefe do Protocolo do Estado. No final da audincia, as entidades regressam sala onde teve lugar a apresentao das credenciais. O Presidente da Repblica apresenta ao embaixador os membros das suas casas civil e militar e o novo embaixador apresenta ao Presidente da Repblica os membros da sua embaixada que o acompanharam na apresentao das credenciais. Acompanhado pelo chefe do protocolo, o embaixador despede-se ento do Presidente da Repblica, e deixa a sala de audincia, fazendo uma vnia, como entrada. seguido pelos seus acompanhantes, pela mesma ordem em que entraram, devendo estes igualmente parar porta e fazer uma vnia ao Presidente da Repblica. O embaixador e os seus acompanhantes regressam depois aos seus lugares nos automveis estacionados no Ptio das Damas. Forma-se de novo o cortejo, encabeado agora pelo automvel do embaixador, ostentando a flmula, seguindo para a residncia ou outro lugar previamente designado1.
O CERIMONIAL

O complexo cerimonial que atrs se descreveu e que, no por acaso, visa apenas os embaixadores residentes, sendo distinto o tratamento conferido aos embaixadores no residentes vem concretizar um brevssimo inciso da Constituio da Repblica Portuguesa. Com efeito, o artigo 135. da Lei Fundamental, sob a epgrafe Competncia nas relaes internacionais, determina, na sua alnea a): [N]omear os embaixadores e os enviados extraordinrios, sob proposta do Governo, e acreditar os representantes diplomticos estrangeiros [itlico acrescentado]. Esta norma, que reproduz um costume de direito internacional hoje codificado pela Conveno de Viena de Abril de 19612, nunca suscitou, ao que se saiba, grandes controvrsias polticas ou jurdicas. A doutrina refere, todavia, que a expresso acreditar os representantes diplomticos estrangeiros est longe de ser correcta, visto que o que o Presidente da Repblica faz aceitar o acreditamento dos representantes diplomticos estrangeiros3. No entanto, a acreditao de embaixadores no coloca, de modo algum, problemas de complexidade idntica que suscita, por exemplo, a interveno presidencial no processo de concluso de tratados e acordos internacionais4. A aplicao da parte final da alnea a) do artigo 135. da Constituio tambm no tem provocado, ao que se sabe, qualquer questo relevante de natureza poltica. Na cerimnia de apresentao de cartas credenciais esto presentes, de acordo com uma coreografia definida com preciso milimtrica, o Presidente da Repblica e o ministro dos
Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

063

Negcios Estrangeiros ou um secretrio de Estado do mesmo ministrio. A data de apresentao das credenciais , naturalmente, objecto de uma articulao prvia entre a Presidncia da Repblica, o Governo e a representao diplomtica a que pertence o novo chefe de misso. Este, no dia marcado, recebido na chamada Sala dos Embaixadores, no Palcio de Belm, pelo Presidente da Repblica, a quem apresenta, em envelope selado, as suas cartas credenciais. De seguida, o Presidente da Repblica entrega as cartas credenciais ao ministro dos Negcios Estrangeiros. Na ocasio, todos os presentes envergam fraque, com colete preto, podendo os novos chefes de misso utilizar traje nacional; no caso das senhoras, determina-se o uso de vestido curto ou traje nacional. Se observarmos algumas imagens deste cerimonial, verificamos que, alm de fraque com colete escuro, o Presidente enverga, na botoeira da lapela esquerda, a roseta da Banda das Trs Ordens, atribuio simblica privativa do chefe de Estado, que o distingue como gro-mestre das Ordens Honorficas, numa tradio que foi iniciada por D. Maria I e que encontramos em diversos retratos ou fotografias de reis (D. Joo VI, D. Maria II, D. Lus I, D. Carlos, D. Manuel II) e presidentes (scar Carmona, Craveiro Lopes, Amrico Toms, Ramalho Eanes, Mrio Soares, Jorge Sampaio). Nesta cerimnia, como se disse, no so proferidos discursos, limitando-se o Presidente da Repblica a dar as boas-vindas ao novo embaixador. A qualidade de embaixador acreditado em Lisboa s adquirida aps a entrega das cartas credenciais ao Presidente da Repblica, o que demonstra que nos encontramos num domnio que ultrapassa o de um mero ritual destitudo de consequncias polticas e jurdicas. Esta convico adensa-se se tivermos presente que um Presidente da Repblica interino s pode proceder acreditao de representantes diplomticos estrangeiros aps audio do Conselho de Estado, nos termos do n. 2 do artigo 139. da Constituio. ainda de referir que, segundo o entendimento da doutrina, a apresentao de cartas credenciais por parte dos representantes diplomticos estrangeiros tem subjacente o exerccio de um poder do Presidente da Repblica que, como tal, implica uma interveno decisiva deste, visto que, cabendo-lhe aceitar as suas credenciais, isso no pode deixar de pressupor o assentimento prvio para o respectivo agrment5. O cerimonial de apresentao das cartas credenciais pontuado por diversos gestos simblicos que, entre o mais, actuam como dispositivos diferenciadores de Portugal, enquanto Estado soberano, mas tambm enquanto Nao projectada na Histria. O novo chefe de misso comea por se deslocar ao Mosteiro dos Jernimos, onde saudado, junto ao portal da fachada sul, pela guarda de honra da gnr. O local impe-se pela grandiosidade do edifcio, com uma larga perspectiva de 315 metros, que abrange a fachada lateral da igreja (96 metros) e a extensa galeria de arcadas que a prolonga para poente (200 metros), e pela bvia rememorao que o mesmo suscita da gesta dos Descobrimentos, patente, com esplendor, no portal projectado e iniciado por Boitaca, com uma composio que possui como tema iconogrfico central a grande imagem de Nossa Senhora dos Reis (ou Santa Maria de Belm) com o Menino Jesus no seu brao direito.
Relaes Internacionais dezembro : 2010 28

064

Os dois smbolos nacionais a bandeira verde-rubra e A Portuguesa6 marcam a breve cerimnia que tem lugar no Ptio dos Bichos, no Palcio de Belm. No Ptio dos Bichos, o novo chefe de misso deve parar em frente bandeira portuguesa e fazer uma vnia. Por outro lado, ao receber honras militares da guarda de honra da gnr, so tocados os hinos nacionais dos dois pases, num gesto que sinaliza o bom relacionamento entre ambos os estados e o respeito pelos respectivos smbolos. No por acaso, ao sair do Palcio de Belm, aps a cerimnia, mas agora pelo Ptio das Damas, o automvel do embaixador ostenta ento a respectiva flmula nacional. A presena na cerimnia do ministro dos Negcios Estrangeiros ou de um secretrio de Estado do mesmo ministrio evidencia a concertao entre os rgos de Estado no momento da recepo das cartas credenciais de um representante diplomtico A presena na cerimnia do ministro estrangeiro. No por acaso, o Presidente dos Negcios Estrangeiros evidencia da Repblica recebe as cartas das mos do a concertao entre os rgos de Estado novo chefe de misso, em envelope no momento da recepo das cartas fechado, e de imediato as entrega ao miniscredenciais de um representante tro dos Negcios Estrangeiros, sem abrir diplomtico estrangeiro. o envelope. Nesse gesto singelo, mas carregado de simbolismo, materializa-se o exerccio de uma competncia que a Constituio, na parte final da alnea a) do artigo 135., expressamente defere ao Presidente da Repblica, como atrs se referiu. Mas nesse gesto presidencial tambm esto inscritos, ainda que porventura de forma menos visvel, dois princpios fundamentais da nossa arquitectura institucional. Por um lado, a presena do ministro dos Negcios Estrangeiros (e no tambm, por exemplo, de deputados ou presidentes dos tribunais superiores) assinala que o Governo, enquanto rgo de conduo da poltica geral do Pas (artigo 182. da Constituio), desempenha um papel nuclear na poltica externa do Estado portugus, realidade que se manifesta, desde logo, na sua competncia para negociar e ajustar convenes internacionais e para aprovar acordos internacionais cuja aprovao no seja da competncia da Assembleia da Repblica ou que a esta no tenham sido submetidos [alneas b) e c) do n. 1 do artigo 197. da Constituio, respectivamente]. Por outro lado, a imediata entrega das cartas credenciais ao ministro dos Negcios Estrangeiros evidencia o princpio da interdependncia de poderes, previsto no artigo 111. da Constituio, o qual possui um particular significado no exerccio de competncias relacionadas com a poltica externa portuguesa, em que a projeco da imagem da unidade do Estado, de que o Presidente o garante, e da concertao entre os seus rgos supremos tem de ser marcada de forma inequvoca. No por acaso, a acreditao dos representantes diplomticos estrangeiros um acto do Presidente da Repblica que, sob pena de inexistncia jurdica, carece de referenda ministerial, nos termos do artigo 140. da Constituio norma cuja pertinncia tem sido questionada por alguma doutrina, sobretudo
Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

065

no que respeita referenda da promulgao das leis da Assembleia da Repblica7. Tambm no por acaso, o Presidente da Repblica no pode ausentar-se do territrio nacional sem o assentimento da Assembleia da Repblica, nos termos do artigo 129. da Constituio norma cuja aplicao j suscitou problemas no despiciendos para a imagem e o prestgio do Estado portugus, quando o Parlamento se mostrou incapaz de conceder, em tempo til, a imprescindvel autorizao para o Presidente Jorge Sampaio se deslocar Jordnia, para participar nas exquias fnebres do rei Hussein, o que mereceu o envio, da parte daquele, de uma incisiva mensagem Assembleia da Repblica, a que esta no deu sequncia, designadamente adoptando um regime mais eficaz de funcionamento da sua Comisso Permanente. Em ambas as situaes, as consequncias da inobservncia das regras constitucionais so as mais graves que o nosso ordenamento jurdico comporta: na ausncia de referenda ministerial, a inexistncia jurdica do acto do Presidente da Repblica; na falta de assentimento parlamentar para a ausncia do territrio nacional, a perda, de pleno direito, do mandato do Presidente. Os locais em que decorre o cerimonial de apresentao das cartas credenciais so lieux de mmoire que possuem um historial que, muito provavelmente, desconhecido da generalidade dos participantes no evento. Contudo, tal ignorncia em nada diminui o aparato e o simbolismo dos diversos actos em que se decompe esta liturgia secular do poder do Estado portugus perante os representantes de estados estrangeiros. Logo entrada do Palcio de Belm, o novo chefe de misso sobe a rampa que d acesso ao Ptio dos Bichos, rampa anterior construo do palcio, que servia de acesso Quinta do Outeiro das Vinhas, propriedade dos frades jernimos. Por ela j subiam os frades desde princpios do sculo xvi, pelo menos8. Em meados do sculo xviii, a Quinta de Belm era conhecida por quinta das leyoneiras. Por essa altura mais precisamente em 1726 , a propriedade havia sido adquirida por D. Joo V a Joo da Silva Telo de Meneses, conde de Aveiras. Os recintos engradados do Ptio dos Bichos local onde o chefe de misso recebe honras militares serviam para guarda de animais, em grande nmero e variedade, sob a vigilncia de pretos anes vindos de Angola e de um china, trajados a rigor de pajens com sedas coloridas e meias, golas e lenos de seda. Os documentos onde possvel detectar a presena de animais no ptio datam de meados do sculo xviii. Existiam ali dois elefantes, tendo um deles morrido em 1766. Em 1770, j no ptio residiam dois camelos e, em 1772, chegou um leo, um tigre e outros bichos de Angola. Entre 1770 e 1775, cerca de dez zebras foram enviadas igualmente de Angola, conduzidas por soldados e negros e instaladas num ptio prprio (como antes houvera o Ptio dos Elefantes). Em 1775, um china trouxe uma ona e vieram pssaros do Rio de Janeiro e um boi corcunda. No ano seguinte, aportaram a Belm um urso, porcos de Angola, uma anta, papagaios, araras, um pelicano, veados, um porco-espinho9. O Ptio dos Bichos foi, no sculo xix, o primeiro jardim zoolgico de Lisboa. Esta brevssima digresso pela histria do Ptio dos Bichos e suas feras destiRelaes Internacionais dezembro : 2010 28

066

nou-se, to-s, a salientar a importncia dos animais como ornatos do poder, tema sobre o qual existem registos desde os tempos mais remotos10. Depois de entrar no palcio, o novo chefe de misso dirige-se Sala dos Embaixadores, a qual, ao longo da histria, teve vrias denominaes: Sala Azul (da cor do tecido que reveste as paredes), Sala Lus XV (do estilo do mobilirio) e Sala da Rainha (por ter sido a sala particular de D. Amlia). O tecto ostenta nas quadras dos topos os escudos dos Braganas e dos Orlees, pintados em 1886 quando D. Carlos e D. Amlia se instalaram no palcio aps o casamento. Do tecto pende um lustre monumental, figurando uma guia bicfala. Trata-se provavelmente de um presente de casamento oferecido pelo imperador da ustria, Francisco Jos11. Foi nesta sala que esteve exposto ao pblico o cadver de Sidnio Pais, o Presidente-Rei assassinado em Dezembro de 1918. O corpo baleado de Sidnio foi lavado e embalsamado no Palcio de Belm, enquanto a multido aguardava no Ptio dos Bichos, cuja porta chegou a ser arrombada devido presso da populaa ali presente para homenagear o Grande Morto12. Este um trao, entre muitos, da qualidade de residncia do chefe de Estado que o Palcio de Belm possui desde h muito, podendo referir-se, a ttulo de mero exemplo dessa linha de continuidade, que na capela que resultou do aproveitamento de um corredor contguo aos sales de aparato foram baptizados os prncipes D. Lus Filipe e D. Manuel, filhos de D. Carlos, e, muitos anos depois, Miguel, o segundo filho do Presidente Ramalho Eanes. Aps a cerimnia de apresentao das cartas credenciais, o Presidente da Repblica e o novo embaixador, bem como outras entidades, deslocam-se para o gabinete de trabalho do Presidente. Nesse espao pernoitaram vrios reis, tendo ainda servido de quarto de cama da rainha D. Amlia. Foi aqui, quando esta sala ainda servia para as reunies do Conselho de Estado, que, em Setembro de 1974, o general Antnio de Spnola leu, aos microfones da rdio e frente s cmaras da televiso, a sua declarao de renncia ao cargo de Presidente da Repblica.
O PAPEL DO PRESIDENTE DA REPBLICA

No foi por particular inclinao pelos delicados meandros das regras protocolares que este escrito comeou por descrever a coreografia de Estado repete-se: de Estado subjacente ao incio das misses diplomticas residentes em Portugal. O relato do cerimonial de apresentao das cartas credenciais dos novos chefes de misso mostra como o exerccio de uma competncia juridicamente andina pode encerrar uma projeco de poder que se afigura essencial para uma adequada ou correcta e completa compreenso do lugar e sentido da funo presidencial no nosso sistema poltico. Tudo indicia, ademais, que no mbito das relaes internacionais e, porventura, no da poltica de defesa que tal projeco de poder se reflecte com uma intensidade muito particular. No imaginrio colectivo sobre a funo presidencial, esta dimenso representativa, que a alguns parecer meramente ritualista ou cerimonial, assume uma importncia nuclear a importncia que os cidados atribuem ideia de
Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

067

representao nacional, a qual se identifica em boa medida, mas que a transcende, com a ideia de representao da Repblica, a que se refere o artigo 120. da Constituio. Quando de algum se afirma que possui, ou no, o perfil adequado para o exerccio da magistratura presidencial tambm esta dimenso, por assim dizer, imaterial que est a ser convocada, consciente ou inconscientemente. Na verdade, para o exerccio das funes de polcia, rbitro e bombeiro do sistema13, ou de garante de valores fundamentais14, a dimenso representativa, cnica e simblica da funo presidencial afigura-se, em si mesma, essencial. Tal dimenso , a um tempo, uma funo presidencial, mas tambm, a outro tempo, um elemento que recobre e fortalece o exerccio dos demais poderes e funes, nomeadamente quando tal exerccio intersecta a aco de outros rgos do Estado. Esta assero tem uma validade particular nos domnios da poltica externa e da poltica de defesa, na exacta medida em que ambos envolvem, por natureza, o exerccio de expresses de soberania e a j referida ideia de projeco imagtica do Estado. Em simultneo, so domnios onde a densificao dos poderes presidenciais se afigura mais problemtica porquanto se situam num mbito algo difuso e, por assim dizer, intangvel, ao contrrio do que ocorre noutros planos, onde a interveno presidencial bem mais linear: o Presidente promulga as leis e os decretos-leis em prazos determinados, pode vet-los ou envi-los para fiscalizao preventiva ao Tribunal Constitucional; indulta e comuta penas, ouvido o Governo; confere condecoraes, nos termos da lei. Ao invs, a qualidade de comandante supremo das Foras Armadas confere-lhe, explcita ou implicitamente, um conjunto de prerrogativas cujo recorte preciso muito mais problemtico15, tendo o Presidente Jorge Sampaio procurado ao longo dos seus dois mandatos, mas sem xito, que o seu estatuto enquanto comandante supremo fosse objecto de clarificao por via legislativa16. A mesma indefinio ocorre, mutatis mutandis, com as funes de representao da Repblica, de garante da independncia nacional e da unidade do Estado, as quais implicam uma interveno em matria de poltica externa (ou em matrias com incidncia na poltica externa) cujos contornos se apresentam de muito difcil explicitao. Para mais, este um territrio onde os aspectos simblicos da funo presidencial se adensam de forma significativa, na exacta medida em que chefia do Estado surge associado um conjunto de atributos e sinais que inviabilizam qualquer tentativa de enumerao de poderes, sejam estes formais ou informais, explcitos ou implcitos. Da a relevncia da dimenso representativa da funo presidencial. Trata-se de uma dimenso que tem escapado generalidade das anlises realizadas sobre o papel do Presidente da Repblica no regime poltico portugus. Poder-se- mesmo questionar se no tem havido uma concentrao excessiva, de juristas e politlogos, no escrutnio dos poderes do Presidente, deixando-se na penumbra a caracterizao da funo presidencial, a qual s passvel de apreenso, em todas as suas implicaes e vertentes (v. g., representativas, simblicas, icnicas e imagticas), atraRelaes Internacionais dezembro : 2010 28

068

vs de outros olhares, como os da antropologia ou da histria. Enquanto os juristas se debatem sobre a interpretao do alcance normativo de prerrogativas que, em regra, s raramente so utilizadas, alguns politlogos dedicam-se at a quantificar aritmeticamente tais prerrogativas17, com resultados de fiabilidade altamente questionvel. A dado trecho, abrem-se, inclusivamente, espaos de controvrsia entre os cultores do direito e da cincia poltica, considerando os juristas que o normativismo, desvalorizado pelos politlogos, o elemento-chave para a compreenso do sistema de governo portugus18. No se pretende, de modo algum, intervir nessa querela, tanto mais que a mesma se afigura algo artificial, porquanto ambas as perspectivas no s no so inconciliveis como devem, isso sim, articular-se, j que tm por objecto realidades distintas. O problema emerge to-s quando uma pretende sobrepor-se outra, desvalorizando-a e apresentando-a como dotada de menor credibilidade e plausibilidade heurstica. O ponto que deve ser sublinhado o seguinte: na construo de uma teoria dos poderes presidenciais seja ela feita no quadro da hermenutica do texto constitucional, seja ela realizada luz da anlise politolna construo de uma teoria dos poderes gica da prtica do sistema imprescinpresidenciais imprescindvel contemplar dvel contemplar uma vertente simblica uma vertente simblica que no que no se descortina nem nos enunciados asspticos da letra da Constituio nem se descortina nem nos enunciados asspticos da letra da Constituio nem nas tipologias quantitativas ensaiadas nas tipologias quantitativas ensaiadas pelos cientistas polticos19. Com isto no se pretende circunscrever o pelos cientistas polticos. exerccio dos poderes fundamentais a uma dimenso ornamental, o que seria desde logo desmentido pela atribuio ao chefe do Estado de poderes efectivos no contexto do sistema jurdico-poltico portugus. Nem se visa, de modo algum, sustentar que tal dimenso simblica se configura como a chave interpretativa essencial, at hoje oculta, da funo e sentido da magistratura do Presidente da Repblica. Nem se defende que o exerccio da funo da chefia do Estado surge associado a atributos que se limitam a reescrever um guio j seguido, ainda que com maior pompa, nos tempos da Monarquia. A hiptese de caracterizao dos presidentes portugus e francs como monarcas electivos, que colocada por alguns autores20, pode ser retoricamente apelativa mas no possui a mnima correspondncia, quer com a letra das respectivas constituies, quer com a realidade poltica de ambos os regimes. curioso notar, a este propsito, que os titulares dos rgos do Estado tm mostrado estar particularmente atentos a esta dimenso representativa, simblica ou protocolar, apercebendo-se de forma clara que a sacralizao do poder envolve sempre a presena de dispositivos que criam um efeito-distncia relativamente ao comum dos cidados. As honras militares a que os novos chefes de misses diplomticas tm direito, aquando
Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

069

da apresentao de cartas credenciais, e que atrs se referiram, so objecto de um minucioso Regulamento de Continncias e Honras Militares, decretado pelo Conselho da Revoluo em 1980 (Decreto-Lei n. 331/80, de 28 de Agosto, alterado pelos decretos-leis n.os 76/81 e 214/81, de 15 de Abril e de 16 de Julho, respectivamente). Portugal possui uma Lei das Precedncias do Protocolo do Estado (Lei n. 40/2006, de 25 de Agosto), que determina rigorosa e exaustivamente a ordenao dos lugares que devem ser ocupados pelas diversas entidades que participam em cerimnias oficiais ou actos pblicos. A matria j deu azo, no passado, a conflitos entre tribunais supremos, como o que ocorreu aquando da criao do Tribunal Constitucional: discordando da forma encontrada para a sua composio, que no previa a designao de juzes pelo Presidente, o general Ramalho Eanes alterou em 1983 a posio relativa do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal de Justia na hierarquia do Protocolo do Estado, colocando o segundo frente do primeiro. Em resposta, o Presidente do Tribunal Constitucional, apoiado por todos os juzes, deixou de comparecer em cerimnias oficiais, numa atitude de protesto que se manteve at 198921. E, para fornecer um exemplo com algumas implicaes em matria de poltica externa, pode lembrar-se o conflito existente entre o Presidente Mrio Soares e o Governo chefiado pelo primeiro-ministro Cavaco Silva a propsito da pretenso daquele em presidir cerimnia de assinatura dos acordos de paz de Angola, realizada em 199122. Alguns relatos de observadores privilegiados do conta de outros casos: assim, por exemplo, uma deslocao do Presidente Jorge Sampaio Santa S, que se encontrava agendada e com dia marcado, foi adiada por um pormenor protocolar relativo ao formato da audincia que lhe iria ser concedida por Joo Paulo II23. Jorge Sampaio, alis, mostrou-se bastante sensvel aos aspectos relacionados com a simbologia do poder, a ponto de ter relutncia na utilizao do Palcio da Ajuda nos banquetes oferecidos nas visitas de chefes de Estado e de Governo estrangeiros, pelas reminiscncias monrquicas que o mesmo implicava24. Surpreende, pois, que a importncia dada pelos actores polticos ou institucionais a questes protocolares e simblicas no tenha sido objecto de um estudo aprofundado. H uma inexplicvel assimetria entre o comportamento dos agentes do Estado e o interesse que os cientistas sociais e polticos dedicam a um fenmeno de irradiao de poder que no deve ser menosprezado. Alm de descurar a relevncia dos aspectos simblicos do poder, um escrutnio excessivamente realista do sistema de governo semipresidencial, centrado na avaliao do delicado jogo de equilbrios em que tal sistema assenta, sempre acabar por concluir que, na prtica, a taxionomia clssica, em larga medida tributria de Duverger, tende a esbater-se nos nossos dias. E tende a esbater-se porque os vrios sistemas acabam por convergir no sentido de uma governamentalizao progressiva. O ponto relevante na exacta medida em que esse processo de governamentalizao se encontra tambm escorado, em boa medida, em dimenses atinentes poltica externa. Mais precisamente, ao processo de construo europeia, cujo desenvolvimento trar consigo um outro fenmeno: o paulatino esbatiRelaes Internacionais dezembro : 2010 28

070

mento das fronteiras entre poltica externa e poltica interna no que concerne Unio (o que se no confunde necessariamente, note-se, com a ideia e os temores de perda de soberania). At pelo seu crescente impacto na vida dos estados da Unio o que conduz precisamente diluio progressiva da clivagem tradicional poltica interna vs poltica externa as questes europeias podero constituir potenciais focos de conflito entre Presidente e Governo, que deveriam ser minorados, porventura, atravs de uma especificao mais clara dos poderes presidenciais e dos deveres governamentais neste mbito particular. Retomando uma reflexo anterior25, dir-se- que o aprofundamento da integrao europeia ir ter um efeito boomerang em todos os sistemas de governo dos estados da Unio: quanto mais se aprofundar o relacionamento com as instncias europeias, mais o interlocutor privilegiado de tal relacionamento o Executivo ver engrandecido o seu papel no quadro do sistema de governo. A componente europeia da poltica externa veio alterar a distribuio de poderes na poltica interna. Tentando compensar essa tendncia, foi atribuda Assembleia da Repblica a prerrogativa de se pronunciar sobre matrias pendentes de deciso em rgos no mbito da Unio Europeia que incidam na esfera da sua competncia legislativa reservada e de acompanhar e apreciar a participao de Portugal no processo de construo da Unio Europeia [artigos 161., alnea n), e 163., alnea f ), da Constituio, respectivamente]. Registe-se que alguns autores consideram que a integrao europeia, ao fortalecer a componente das relaes internacionais da Repblica, implica a atribuio ao Presidente da Repblica de competncias especficas neste domnio, o que no aconteceu em sede de reviso constitucional26, sendo ainda de recordar o juzo do antigo Presidente Mrio Soares: o facto de o Presidente da Repblica ficar sistematicamente afastado das negociaes europeias desequilibra um pouco os poderes entre os dois rgos de soberania27. Neste contexto, adensa-se, pois, a convergncia entre o processo de integrao europeia e o processo de governamentalizao dos diversos sistemas polticos nacionais. O facto de o ritmo do processo de integrao europeia e, de um modo geral, as grandes orientaes de poltica externa do Estado portugus ser consensual entre os diversos actores do sistema, incluindo os sucessivos presidentes da Repblica, cria fenmenos interessantes. O consenso em torno das opes fundamentais da poltica externa facilita o dilogo cooperativo naquilo a que se designa por questes de Estado. Por parte dos diversos protagonistas, existe a percepo clara de que uma diviso em torno dessas questes penalizadora para quem abra fracturas que a opinio pblica tende a repudiar. No por acaso, mesmo depois de reconhecerem a existncia de tenses no mbito da poltica interna, os testemunhos memorialsticos de Mrio Soares e Cavaco Silva sublinham a correco do entendimento que sempre mantiveram quanto ao relacionamento internacional de Portugal28. Tambm no por acaso, foras partidrias que no passado questionaram a adeso cee surgem hoje muito mais conformadas e alinhadas com um europesmo que, at agora, tem sido transversal sociedade portuFuno presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

071

guesa. Resta saber, porm, se o adensar da crise econmica no abrir espao a focos de contestao a uma opo histrica que se julgava consolidada ou, pelo menos, a alguns dos seus aspectos. Seja como for, o europesmo encontra-se arreigado no esprito dos portugueses e tal no se deve apenas a razes de natureza econmica, designadamente as que decorreram do afluxo de fundos estruturais para apoio ao desenvolvimento regional, reconverso da indstria e da agricultura ou formao profissional. Tudo indicia que a nossa condio europeia foi interiorizada na sua exacta medida a de que a adeso s Comunidades se tratou de uma inevitabilidade desejvel29. Do mesmo passo, parece ser consensual a participao portuguesa na nato e nas misses no estrangeiro das Foras Armadas e das foras de segurana, pese as discrepncias que a concretizao desta linha orientadora possa suscitar consoante os diversos casos em apreo. possvel afirmar-se, de facto, que o elevado grau de consenso em torno das opes fundamentais em matria de poltica externa do projecto europeu participao na nato, passando pelo reforo do dilogo com os pases da cplp e da cooperao ibrica envolve as foras partidrias que integram o chamado arco da governao e tambm o Presidente da Repblica. Da a circunstncia de os ministros dos Negcios Estrangeiros serem, em regra, dos membros mais populares dos diversos governos, a crer nos inquritos e estudos de opinio que regularmente so efectuados. Da, tambm, a circunstncia de no ocorrerem atritos ou, pelo menos, atritos com grande visibilidade pblica entre os titulares dos rgos de soberania no domnio da poltica externa, nas dimenses essenciais que esta comporta. Para esse consenso concorrem diversas circunstncias, algumas delas nem sempre apreensveis primeira vista. Entre essas circunstncias, avulta a prpria personalidade dos sucessivos titulares do cargo de Presidente da Repblica. De facto, se existe um arco de governabilidade, h tambm um arco de presidencialidade, do qual so excludos, justamente por falta do perfil presidencial atrs referido, todos os que ponham em causa as linhas mestras que servem de travejamento insero do Estado portugus na comunidade internacional. Este um elemento no normativo, mas essencial, que contribui de forma decisiva para a existncia de um amplo espao de consenso em torno das orientaes fundamentais do Estado portugus em matria de poltica externa. Este elevado nvel de consenso tem ou pode ter consequncias singulares. Desde logo, tudo sugere que a poltica externa um domnio relativamente insularizado no que respeita s divergncias ou convergncias que marcam a poltica interna. Melhor dizendo, tudo indicia que os pontos de discrdia em matria de poltica externa, quando ocorrem, tm uma origem prpria e especfica e no so, em regra, consequncia das flutuaes que tradicionalmente marcam os alinhamentos entre os rgos de soberania (maioria absoluta/maioria relativa governamental; primeiro/segundo mandato presidencial; convergncia/coabitao entre Governo e Presidente) e que constituem a grelha analtica favorita de politlogos e comentadores30. Basta referir que, de acordo com o
Relaes Internacionais dezembro : 2010 28

072

seu assessor de imprensa, nos primeiros dois anos de Jorge Sampaio em Belm, quando era primeiro-ministro Antnio Guterres, oriundo da mesma rea poltica, se registou uma srie de desencontros com o Governo em matria de poltica externa31. Assim, em 1996, quando os Estados Unidos decidiram atacar o Iraque [], Sampaio distanciou-se da Administrao Clinton, apesar do apoio declarado do primeiro-ministro, Antnio Guterres32. Eis um exemplo de que os pontos de atrito no domnio externo so, com frequncia, imunes polaridade coabitao/convergncia entre Governo e Presidente. Por outro lado, o consenso que envolve a poltica externa pode revelar-se um consenso debole, para usar a expresso no sentido que lhe foi conferido pelo filsofo italiano Gianni Vattimo, ou, talvez melhor, num consenso por mera ausncia de conflito, porventura em resultado do facto de os diversos protagonistas pressentirem que a abertura de dissdios neste mbito sempre particularmente melindrosa e at penalizadora do ponto de vista poltico. a esta luz que se deve interpretar, por exemplo, a prtica de os chefes de Estado se eximirem, quando se encontram no estrangeiro (em viagens onde geralmente se fazem acompanhar de membros do Governo e de deputados), a fazer comentrios sobre questes de poltica domstica. E, no por acaso, em matrias essenciais da projeco externa do Estado portugus os agentes polticos procuram maximizar os pontos de dilogo, bastando lembrar a prtica de os primeiros-ministros informarem os lderes dos partidos da oposio de grandes opes tomadas ou a tomar em matria de integrao europeia33. Pode ainda recordar-se que, em 1991, nas vsperas da ecloso da I Guerra do Golfo, o ento primeiro-ministro Cavaco Silva fez questo de auscultar previamente a opinio de Jorge Sampaio, na altura secretrio-geral do Partido Socialista34, bem como dos outros lderes partidrios:
eu achava que, perante uma situao que envolvia a possibilidade de guerra, o Governo devia actuar com muita prudncia e ponderao, avaliando cuidadosamente os interesses nacionais, ouvir atentamente no s o Presidente da Repblica mas tambm os lderes dos partidos da oposio, por forma a que as decises tomadas reflectissem um consenso alargado no Pas, como de facto aconteceu,

refere Cavaco Silva35. O primeiro-ministro Santana Lopes tambm procurou concertar posies e no abrir conflitos com o Presidente Jorge Sampaio em matria de poltica externa. A propsito de uma deslocao a Nova Iorque:
Estabelecemos, por mtuo acordo, que o Presidente iria a Nova Iorque Cimeira contra a Fome e a Pobreza no Mundo, organizada por Lula da Silva, cabendo-me a mim ir Assembleia-Geral da onu. Era importante no estarmos os dois, ao mesmo tempo, em Nova Iorque. No me opus, mais uma vez, mas era um pouco confuso para a representao de Portugal.36
Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

073

A propsito da situao do Iraque e da retirada do contingente portugus: esta era uma matria que o Governo queria, e devia, tratar concertadamente com o Presidente da Repblica37. Recorde-se ainda, como mais um exemplo da moderao dos conflitos em matria internacional, que Jorge Sampaio, pese a incomodidade que lhe causara a clebre Cimeira das Lajes, de 2003, no quis alimentar polmicas, nem provocar uma crise38. Relativamente a Mrio Soares, elucidativo salientar o que este afirma jornalista Maria Joo Avillez:
o Presidente da Repblica o mais alto representante de Portugal na ordem externa. [] o Presidente pode sempre tomar iniciativas [] e nada o impede de pedir ao Governo as informaes, os esclarecimentos e a documentao necessrios. Contudo, dos livros que o recurso a actos desse tipo pode sempre gerar algumas tenses negativas para o Pas. Por isso, sempre os fiz com moderao e parcimnia.39

Num quadro de aco em que os diversos protagonistas privilegiam a conteno e a busca de consenso, a ocorrncia de tenses torna-se naturalmente mais notria. Basta recordar a oposio do Presidente Jorge Sampaio participao militar portuguesa na invaso do Iraque, em 2003, na linha de uma postura anterior, que o levara a ser relutante quanto ao envio de tropas para o Kosovo40. Mrio Soares, por seu turno, ao fazer o balano dos seus mandatos como Presidente da Repblica, em entrevista a Maria Joo Avillez, justamente na rea da poltica externa que concentra os seus lamentos quanto posio dos governos da poca, dizendo: no fui aproveitado como poderia e julgaria que deveria ter sido41. A poltica internacional, nas palavras da entrevistadora, foi a maior pedra no sapato da presidncia de Mrio Soares42. Alguns comentadores sustentam que foi evidente, durante o perodo dos governos de Cavaco Silva, uma tentativa de esvaziar os poderes presidenciais de controlo, sobretudo na rea da defesa e da poltica externa, onde eles so mais relevantes43. Ainda assim, outros comentadores, como Teresa de Sousa, que qualificaram Soares como mestre da encenao poltica, diziam, no termo do seu primeiro mandato, que uma recandidatura presidencial no lhe era particularmente cara: ele hesita diante da rotina e palidez que pode vir a ser um segundo mandato presidencial. O cenrio no o atrai, aparentemente no tem a dimenso dos grandes desafios que marcaram o seu destino de homem poltico, no suficientemente grandioso para a ltima representao. E, em face disso, aventou-se que talvez viesse a desempenhar novos papis, porventura, j no escala nacional44 . Contrariando esse prognstico, Mrio Soares recandidatar-se-ia Presidncia da Repblica. E s aps o segundo mandato tentaria enveredar por uma carreira internacional, candidatando-se, sem xito, presidncia do Parlamento Europeu; ensaiou, depois, um regresso poltica nacional, nas eleies presidenciais de 2006, onde ficou colocado em terceiro lugar, com 14,34 por cento dos sufrgios.
Relaes Internacionais dezembro : 2010 28

074

Poder, porventura, concluir-se que a poltica externa o domnio onde existe um maior espao de entendimento entre os rgos de soberania mas tambm aquele onde as clivagens, quando emergem e adquirem visibilidade, se tornam mais patentes e podem dar origem a outros focos de tenso, agora no plano da poltica interna. interessante notar que, no raras vezes, a fons et origo das divergncias no plano externo tem justamente a ver com questes protocolares ou de representao. Na sua Autobiografia Poltica, Anbal Cavaco Silva refere que aquilo que designa por segunda fase da coabitao com Mrio Soares foi assinalada por primeiros desencontros: um, quando Soares, sem consultar o Governo, decidiu aceitar o convite do seu homlogo mexicano para participar numa cimeira ibero-americana; outro, a propsito da j citada cerimnia de assinatura dos acordos de paz de Angola45. De acordo com Cavaco Silva, este conflito com o Presidente da Repblica deve ter sido o que mais contribuiu para acelerar as suas crticas e aces de desgaste ao Governo e ao PSD46. Isso revela bem a importncia que as questes representativas assumem na prtica poltica. Ainda que respeitante poltica interna, um exemplo eloquente desta importncia dos aspectos simblicos ou representativos pode encontrar-se no testemunho memorialstico do assessor de imprensa de Jorge Sampaio, a propsito do cenrio em que iria ter lugar um gesto de resposta do Presidente ao primeiro-ministro Santana Lopes:
Nessa noite o Presidente da Bulgria daria, em Queluz, um concerto em honra de Sampaio. Tratava-se de uma visita de Estado a Portugal que era necessrio preservar e manter fora da luta poltica que se vivia. O concerto teria lugar na Sala do Trono, a primeira e a maior sala do palcio, que acolhe os visitantes e que deslumbra pela talha dourada e pela pintura das telas que decoram o tecto. Foi ali que, em 1775, D. Maria I assumiu o trono. Uma coisa tinha por certo: o ambiente no era o mais apropriado. Um ajuste de contas republicano estava prestes a ter lugar em terrenos de clara evocao monrquica. O Presidente queria e teria o seu momento de resposta a Santana, mas fora da cerimnia e longe da Sala do Trono47.

A relevncia desta dimenso representativa e simblica tanto maior quanto, na distribuio constitucional de poderes, as prerrogativas concedidas ao Presidente em matria de poltica externa, escassas ou no, sempre so condicionadas pela atribuio ao Governo da competncia para conduzir a poltica geral do Pas. Da que, na ausncia de poderes efectivos de conduo da poltica externa, seja em torno da ideia de representao da Repblica que muitos tm procurado alicerar algumas das competncias presidenciais no mbito internacional48. Como, alis, foi to-somente ao abrigo do ttulo Comandante Supremo das Foras Armadas que o Presidente Jorge Sampaio impediu o envio de militares portugueses para o Iraque, contra a vontade do primeiro-ministro Duro Barroso49 e tambm, ao que parece, do seu sucessor50.
Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

075

Os smbolos e os nomes (comandante supremo, representao da Repblica, chefe do Estado, mais alto magistrado da Nao) assumem, neste contexto, um ponto de apoio essencial para a afirmao da posio do Presidente no quadro do sistema de governo. que o PR no possui qualquer domnio reservado em matria de poltica externa, mesmo que, segundo alguns analistas, a tentativa de firmar esse espao de reserva tenha sido ensaiada no passado, designadamente pelo Presidente Ramalho Eanes51, cujo mandato se caracterizou por uma leitura ampla dos seus poderes52, em contraste com uma leitura minimalista que alguns atribuem ao mandato de Jorge Sampaio entre 1996 e 200153. Quer a tradio constitucional portuguesa54, quer a letra da Lei Fundamental, quer a prtica poltica de mais de trinta anos de democracia revelam a inexistncia de um domnio presidencial reservado no que respeita poltica externa. O desaparecimento da questo de Timor e o fim da administrao portuguesa de Macau dois pontos onde a interveno do Presidente sempre foi mais intensa vieram adensar aquela convico em torno da ausncia de espaos reservados de aco presidencial no domnio externo. Sublinhe-se, por outro lado, que a Constituio inequvoca ao atribuir ao Governo a responsabilidade exclusiva pela conduo dessa poltica. E, neste contexto, no h dvida de que existe uma inegvel circunscrio do espao de interveno activa do Presidente, o que compreensvel luz da arquitectura institucional do Estado portugus mas sempre suscita a dvida de saber se no deveriam ser densificadas com maior rigor, at para preveno de atritos, as suas competncias constitucionais ou legais em mbitos como o exerccio das funes de comandante supremo das Foras Armadas ou o processo de integrao europeia, tal como foi sustentado pelo Presidente Jorge Sampaio quanto funo de comandante supremo e pelos constitucionalistas Jorge Miranda e Rui Medeiros quanto ao processo de integrao europeia. Tendo o Governo a responsabilidade, por imperativos de lealdade institucional, de informar o Presidente da Repblica sobre a conduo da poltica externa, pode, naturalmente, aumentar ou diminuir o caudal de informao disponibilizada consoante o estado das relaes entre os dois poderes. E, neste contexto, reconhece-se, as flutuaes de conjuntura, que atrs se referiram (maioria absoluta/maioria relativa governamental; primeiro/segundo mandato presidencial; convergncia/coabitao entre Governo e Presidente), reconquistam sentido como instrumentos explicativos da realidade poltica, numa geometria varivel que, de resto, assumida abertamente por alguns chefes do Estado55, e que, pela plasticidade que confere ao uso dos poderes presidenciais, constitui uma das caractersticas mais marcantes do funcionamento do sistema de Governo portugus56. Ainda assim, existem espaos e momentos em que a interveno presidencial, sem configurar um domnio reservado, surge como mais intensa. A ttulo de exemplo, saliente-se que, nas cimeiras ibero-americanas e da cplp, a delegao nacional presidida pelo chefe de Estado, que tem a seu lado o primeiro-ministro, num formato prximo daquilo que poderamos designar por modelo francs.
Relaes Internacionais dezembro : 2010 28

076

Deve referir-se ainda que um Presidente da Repblica pode, naturalmente, introduzir um estilo e sobretudo uma agenda prpria no tratamento de certas matrias, sendo de salientar o relevo dado pelo actual titular do cargo s comunidades portuguesas no exterior, junto das quais tem assinalado os aniversrios da sua tomada de posse uma vez mais, num gesto simblico, mas impregnado de um profundo significado. E deve, enfim, dar-se nota de que um Presidente da Repblica pode, por diversas vias, conferir maior ou menor salincia a determinadas questes atravs dos seus instrumentos de aco externa. Assim, por exemplo, a circunstncia de as visitas ao exterior possurem uma componente econmica e cultural permite que o Presidente valorize, no seio dessa componente, aspectos que considere mais relevantes (v.g., energia, recursos ocenicos), numa sntese entre poltica externa e poltica interna que merece ser analisada mais de perto. H, pois, um vasto terreno de questes que, sobretudo numa perspectiva de descoberta da prtica do sistema, deveriam suscitar o interesse dos investigadores. Simplesmente, tal no desaconselha bem pelo contrrio que, em simultneo, a dimenso simblica e representativa da funo presidencial, designadamente no mbito externo, seja objecto de maior ateno por parte de politlogos e outros analistas. Ela pode ser uma arma dos fracos, para usar uma expresso com que j se designou os vetos polticos ou os pedidos de fiscalizao da constitucionalidade57. No entanto, o real valor dessa arma s pode ser aquilatado atravs de estudos que a consigam resgatar do esquecimento a que a mesma tem sido votada. Reconhece-se que, at pela intangibilidade da dimenso representativa, a realizao de tais estudos coloca srios desafios metodolgicos e epistemolgicos. O propsito destas breves linhas foi to-s alertar para a existncia de uma vertente da funo presidencial que tem passado despercebida a acadmicos e investigadores, o mesmo no sucedendo com a generalidade dos agentes polticos, os quais sempre se mostraram particularmente sensveis e atentos s liturgias do poder e s encenaes de aparato do Estado portugus.

NOTAS
*

Agradece-se a Joo Vasco Palma Fialho as informaes e esclarecimentos prestados sobre o cerimonial de apresentao de credenciais e a Domingos Fezas V ital as impor tantes obser vaes e comentrios que fez a uma verso preliminar deste texto, a qual foi substancialmente melhorada graas ao seu generoso contributo. Apesar disso, o presente ensaio continua a padecer de bvias limitaes e imperfeies, que so da minha exclusiva responsabilidade, como da minha exclusiva responsabilidade so as opinies e considerandos que aqui formulo a ttulo estritamente pessoal.

Cerimonial Diplomtico. Incio e Termo das Misses Diplomticas Residentes em Portugal . Lisboa: Ministrio dos Negcios Estrangeiros Protocolo do Estado, 2009; M agalhes , Pedro As armas dos fracos: o veto poltico e a litigncia constitucional do Presidente da Repblica. In A a .V v. A Reforma do Estado em Portugal. Problemas e Perspectivas. Lisboa: Editorial Bizncio, 2001, pp. 183 e segs.; Cunha , H. de Mendona e Regras do Cerimonial Portugus . Amadora: Livraria Bertrand, 1976, pp. 52 e segs.

Esta descrio tem por base: Minis trio dos N egcios E str angeiros

C anotilho, J. J. Gomes, e M oreira , Vital Constituio da Repblica Portuguesa Anotada. 3. ed., revista. Coimbra: Coimbra Editora, 1993, p. 594; B arroso, Alfredo, e Bragana , Jos Vicente de O Presidente da Repblica: funo e poderes. In C oelho, Mrio Baptista (coord.) Portugal. O Sistema Poltico e Constitucional . 1974-1987. Lisboa: Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, 1989, pp. 342-343.
3

M agalhes , Pedro As armas dos fracos: o veto poltico e a litigncia constitucional do Presidente da Repblica,

Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

077

pp.14-15; C anotilho , J. J. Gomes, e M oreira , Vital Os Poderes do Presidente da Repblica (Especialmente em Matria de Defesa e Poltica Externa) . Coimbra: Coimbra Editora, 1991, p. 88.
4

F olque , Andr Os poderes do Presidente da Repblica na concluso de tratados e acordos internacionais. In A a .V v. Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Joaquim Moreira da Silva Cunha . Coimbra: Edies Almedina, 2005, pp. 231 e segs. C anotilho, J. J. Gomes, e M oreira , Vital Os Poderes do Presidente da Repblica (especialmente em matria de defesa e poltica externa), p. 88; Miranda , Jorge, e M edeiros , Rui Constituio Portuguesa Anotada. Coimbra: Coimbra Editora, 2006, tomo II, p. 399.
6 5

C anotilho, J. J. Gomes, e M oreira , Vital Os Poderes do Presidente da Repblica (Especialmente em Matria de Defesa e Poltica Externa), pp. 98 e segs.; A rajo, Antnio de Competncias constitucionais relativas Defesa Nacional: as suas implicaes no sistema de governo. In Miranda , Jorge, e Morais , Carlos Blanco de (coord.) O Direito da Defesa Nacional e das Foras Armadas . Lisboa: Edies Cosmos e Instituto da Defesa Nacional, 2000, pp. 135 e segs. G abriel , Joo Confidencial. A Dcada de Sampaio em Belm. S. l.: Prime Books, 2007, p. 179. M e tcalf, Lee Kendall Measuring pr e sidential po wer . In Compar ative Political Studies . Vol. 33, 2000, pp. 6606 8 5; S i a r o f f , A l an C omp ar ati ve presidencies: the inadequacy of the presidential, semi-presidential, and parliam e n t a r y d i s t i n c t i o n . I n Eu r o p e a n Journal of Political Research . Vol. 42, 2 0 0 3, pp. 2 9 9-3 0 0; F reire , A ndr, e P into, Antnio Costa O Poder dos Presidentes. A Repblica Portuguesa em Debate. Lisboa: Campo da Comunicao, 2005, p. 56.
18 17 16

15

Poltico-Constitucional . Coimbra: Coimbra Editora, 1999, p. 32; Arajo, Antnio de, e Tsimaras, Constantino Os poderes presidenciais nas constituies grega e portuguesa. In O Direito. Ano 132., Vols. III-IV, 2000, p. 408. M iranda , Jorge, e Medeiros , Rui Constituio Portuguesa Anotada. Coimbra: Coimbra Editora, 2006, tomo ii, p.401.
27 26

A villez , Maria Joo Soares. O Presidente. Lisboa: Pblico, 1997, p. 239.


28

S ilva , Anbal Cavaco Autobiografia Poltica . Vol. 2, Os Anos de Governo em Maioria. Lisboa: Temas e Debates, 2004, pp. 444 e segs.; A villez , Maria Joo Soares. O Presidente, p. 283.
29

A rajo, Antnio de A Nao e os seus smbolos (breves comentrios ao artigo 11. da Constitutio). In O Direito. Ano 133., Vol. I, 2001.
7

A rajo, Antnio de Ns e a Europa: balano impossvel de um destino inevitvel. In L obo , Marina Costa, e L ains , Pedro (coord.) Em Nome da Europa. Portugal em Mudana (1986-2006) . Estoril: Principia, 2007. Cf., por exemplo, F reire , Andr, e P into, Antnio Costa O Poder dos Presidentes. A Repblica Por tuguesa em Debate. Lisboa: Campo da Comunicao, 2005, pp. 74 e segs.; C anas , Vitalino Semi-presidential system. In Anurio Portugus de Direito Constitucional . Vol.IV, 2005, pp. 86-87. GABRIEL, Joo Confidencial. A dcada de Sampaio em Belm. s.l.: Prime Books, 2007, p. 365.
32 33 31 30

M iranda , Jorge Manual de Direito Constitucional . Vol. V Actividade Constitucional do Estado. 2. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2000, p. 301. S araiva , Jos Antnio O Palcio de Belm. Com os seus Hspedes, os seus Segredos e a sua Vida Quotidiana. 2. ed. Lisboa: Editorial Inqurito, 1991, p. 11. O liveira , Lina Maria Marrafa de Arquitectura dos sculos xvii e xviii do Palcio de Belm. In Gaspar, Diogo (coord.) Arquitectura do Palcio de Belm. Lisboa: Museu da Presidncia da Repblica, 2005 [tb. in Gaspar, Diogo (coord.) Do Palcio de Belm. Lisboa: Museu da Presidncia da Repblica, 2005]. B elozersk aya , Marina The Medici Giraffe and Other Tales of Exotic Animals and Power. Nova York: Little, Brown and Company, 2006. S araiva , Jos Antnio O Palcio de Belm. Com os Seus Hspedes, os Seus Segredos e a sua Vida Quotidiana, p. 26. M edina , Joo Morte e Transfigurao de Sidnio Pais. Lisboa: Edies Cosmos, 1994, pp. 18, 36 e segs.; M artins , Rocha Memorias sobre Sidonio Paes . Lisboa: Edio da Sociedade Editorial ABC Limitada, 1921, p. 315; S ilva , A r mando Malheiro da Sidnio e Sidonismo. Vol.2 Histria de Um Caso Poltico. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006, pp. 363-364.
13 12 11 10 9 8

N ovais , Jorge Reis Semipresidencialismo. Vol. I, Teoria do Governo Semipresidencial. Coimbra: Edies Almedina, 2007, pp. 29 e segs.
19

Cf., por exemplo, N eto , Octvio Amorim, e L obo , Marina Costa O semipresidencialismo portugus revisitado: uma avaliao do papel do presidente na poltica nacional, 1976-2006. In N eto , Octvio Amorim, e L obo , Marina Costa (coord.) O Semipresidencialismo nos Pases de Lngua Por tuguesa . Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2 0 0 9, pp. 32-35.
20

Ibidem, p. 178.

Cf., por exemplo, Lopes, Pedro Santana Percepes e Realidade 2004. 2. ed. Lisboa: Altheia Editores, 2006, p.371. G abriel , Joo Confidencial. A Dcada de Sampaio em Belm, p. 41.
35 34

P assarelli , Gianluca Monarchi elettivi? Dinamiche presidenziali in Francia e Portogallo. Bolonha: Bolonia University Press, 2008. A lmeida , Lus Nunes de Les juges constitutionnels Por tugal. V me Table ronde internationale du 28 octobre 1988 (Aix-en-Provence). In Annuaire Internationale de Justice Constitutionnelle . Vol. IV, 1988, p. 213; A rajo, Antnio de O Tribunal Constitucional (1989-1996). Um Estudo de Compor tamento Judicial . Coimbr a: Coimbra Editora, 1997, pp. 15-16. S ilva , Anbal Cavaco Autobiografia Poltica . Vol. 2, Os Anos de Governo em Maioria. Lisboa: Temas e Debates, 2004, p. 244; L ima , Fernando O Meu Tempo com Cavaco Silva. 2. ed. Lisboa: Bertrand Editora, 2004, pp. 161-162; A villez , Maria Joo Soares. O Presidente . Lisboa: Pblico, 1997, p. 332. G abriel , Joo Confidencial. A Dcada de Sampaio em Belm. S. l.: Prime Books, 2007, pp. 328 segs.
24 25 23 22 21

S ilva , Anbal Cavaco Autobiografia Poltica . Vol. 2, Os Anos de Governo em Maioria, p. 120.
36

L opes , Pedro Santana Percepes e Realidade 2004 , p. 268.


37 38

Ibidem.

G abriel , Joo Confidencial. A Dcada de Sampaio em Belm, p. 188.


39

A villez , Maria Joo Soares. O Presidente, p. 239. G abriel , Joo Confidencial. A Dcada de Sampaio em Belm, p. 178.
41 40

C anotilho, J. J. Gomes, e M oreira , Vital Os Poderes do Presidente da Repblica (Especialmente em Matria de Defesa e Poltica Externa) , pp. 67-68; P into , Ricardo Leite, e A lmeida , Jos Mrio Ferreira de O Sistema Poltico-Administrativo Portugus. Oeiras: Instituto Nacional de Administrao, s. d., p. 43. A mar al , Maria Lcia A Forma da Repblica. Uma Introduo ao Estudo do Direito Constitucional . Coimbra: Coimbra Editora, 2005, p. 312.
14

A villez , Maria Joo Soares. O Presidente, p. 229.


42

Ibidem.

43

Ibidem, p. 237.

Moreira , Vital Os poderes dos presidentes. In jornal Pblico, de 13 de Outubro de 2005.


44

Arajo, Antnio de A Reviso Constitucional de 1997. Um Ensaio de Histria

S ousa , Teresa de Os Grandes Lderes Mrio Soares. So Paulo: Editora Nova Cultural, 1988, p. 141.

Relaes Internacionais dezembro : 2010 28

078

45

S ilva , Anbal Cavaco Autobiografia Poltica . Vol. 2, Os Anos de Governo em Maioria, pp. 403 e segs.
46 47

Ibidem, p. 410.

G abriel , Joo Confidencial. A Dcada de Sampaio em Belm, p. 209.


48

C anotilho, J. J. Gomes, e M oreira , Vital Os Poderes do Presidente da Repblica (Especialmente em Matria de Defesa e Poltica Externa), pp. 84 segs.

S ousa , Marcelo Rebelo de O Sistema de Governo Portugus antes e depois da Reviso Constitucional . Lisboa: Cognitio, 1984; Miranda , Jorge Le rgime semipresidentiel portugais entre 1976 et 1979. In D uverger , Maurice (coord.) Les regimes semi-presidentiels . Paris: Presses Universitaires de France, 1986, p.149; B arroso , Jos Manuel Les conflits entre le Prsident portugais et la majorit parlementaire de 1979 1983. In D uver ger , Maurice (coord.) Les regimes semipresidentiels, p. 244. S ousa , Marcelo Rebelo de O Sistema de Governo Por tugus . 4 . ed., revista e actualizada. Lisboa: Associao Acadmica da Faculdade de Direito de L isbo a, 19 9 2; C r uz , Manuel Br aga O Presidente da Repblica na gnese e evoluo do sistema de governo portugu s . In Anlise Social . Vol . XXIX , 1994.
52

51

53

L opes , Pedro Santana, e C apito , Gonalo Dinis Os Sistemas de Governo Mistos e o Actual Sistema Portugus. Lisboa: Difel, 2001, pp. 133 e segs.

54

Mota , Henrique A Direco da Poltica Externa no Constitucionalismo Portugus . Separata de Nao e Defesa, 1987.

55

S ampaio, Jorge Um Olhar Sobre Portugal . Lisboa: Nomen, 1995, p. 7.


56

G abriel , Joo Confidencial. A Dcada de Sampaio em Belm , p. 190; N ovais , Jorge Reis Semipresidencialismo. Vol. I Teoria do Governo Semipresidencial . C o i m b r a: E d i e s A l m e d i n a , 2 0 0 7, p.254.
50

49

Arajo, Antnio de El Presidente de la Repblica en la evolucin del sistema pol tico de Portugal. In Barreto, Antnio; For tes, Braulio Gmez, e Magalhes, Pedro Portugal: democracia y sistema poltico. Madrid: Siglo Veintiuno Editores, 2003, p. 98.
57

L opes , Pedro Santana Percepes e Realidade 2004 , pp. 23-24.

M agalhes , Jos Calvet de Manual Diplomtico. Direito Diplomtico. Prtica Diplomtica. 4. ed. Lisboa: Editorial Bizncio, 2001.

Funo presidencial e poltica externa Antnio de Arajo

079

You might also like