You are on page 1of 18

TPICOS PARA DISCUSSO ITGA Stima Edio

Parte I Captulo 1
Qual a tarefa bsica da Administrao em todas as organizaes? Explique a afirmao de Drucker a respeito de pases desenvolvidos e pases subdesenvolvidos. Quais as diferenas da atividade administrativa nos vrios nveis de uma organizao: diretores, gerentes, chefes e supervisores. Como administrado o esforo humano nas organizaes? Por que somente a partir de um certo tamanho e complexidade as organizaes requerem administradores profissionais? Explique o conceito de Administrao. Mostre o desenvolvimento do significado e contedo da Administrao atravs das diferentes teorias administrativas. Explique as principais teorias administrativas e suas respectivas nfases e abordagens. Qual o estado atual da teoria administrativa? Explique a Administrao na sociedade moderna. O que voc entende por globalizao? O que a globalizao est provocando nas organizaes? O que voc entende por mudanas e transformaes na sociedade moderna? Por que est havendo uma concorrncia mais aguda? Explique a influncia da sofisticao da tecnologia. Por que as taxas de inflao esto criando presses sobre as organizaes? Por que est aumentando a visibilidade das organizaes?

Parte II Captulo 2
Nos primrdios, as organizaes eram poucas e pequenas e predominavam as oficinas. Explique a situao reinante. Qual a contribuio de Scrates ao estudo da Administrao? Qual a contribuio de Plato? Qual a contribuio de Aristteles? Qual a contribuio de Francis Bacon? Explique a contribuio de Ren Descartes ao estudo da Administrao e os princpios do mtodo cartesiano. Explique a contribuio de Karl Marx ao estudo da Administrao. Em que aspectos a organizao da Igreja Catlica contribuiu para a Administrao? Em que aspectos a organizao militar contribuiu para a Administrao? O que significava centralizao do comando e descentralizao da execuo para Napoleo? Explique o conceito de estado-maior (staff) e de linha na organizao militar. Qual a contribuio de Frederico, o Grande? O que significa o princpio de direo para a organizao militar? Qual a contribuio de Clausewitz? O que tem a ver James Watt com a Revoluo Industrial? O que eram corporaes de ofcio? Explique a Primeira Revoluo Industrial. Quais as mudanas ocorridas? Explique a Segunda Revoluo Industrial. Quais as mudanas ocorridas? Explique a maquinizao das oficinas. Explique a mecanizao do trabalho. O que proletariado? Qual o papel do capitalista na Segunda Revoluo Industrial? O que era o liberalismo econmico? Quais suas idias bsicas? Qual a contribuio de Adam Smith ao estudo da Administrao?

Explique o socialismo e o sindicalismo da poca. Qual a influncia das estradas de ferro nos negcios? O que eram os criadores de imprios e o que faziam? Como era a organizao do tipo funcional no final do sculo XIX? O que significa combinao horizontal? O que significa empresa integrada verticalmente? Como funcionavam os Big Five no final do sculo XIX? Como trabalhavam os grandes capites de indstrias?

Como se iniciou a competio e a concorrncia no final do sculo XIX? Afinal, a Administrao um fenmeno recente? O que voc diz da histria das organizaes e da sua Administrao? O que diz a Bblia a respeito? Quais as referncias histricas sobre a Administrao? Veja a Cronologia dos Principais Eventos dos Primrdios da Administrao: faa um resumo que represente o progresso ocorrido.

Parte III Captulo 3


Explique a abordagem da Administrao Cientfica. Como Taylor passou a se preocupar com o desperdcio de tempo, dinheiro e esforos? Descreva o primeiro perodo de Taylor. O que estudo de tempos e movimentos? Para que serve? Qual a essncia do Shop Management de Taylor? Descreva o segundo perodo de Taylor. De quais males padeciam as empresas americanas na poca? Por que a denominao Administrao Cientfica dada por Taylor? Quais os elementos de aplicao da Administrao Cientfica para Taylor? Qual o principal objetivo da Administrao Cientfica para Taylor? O que significa organizao racional do trabalho? Quais seus principais aspectos? Qual a separao de funes entre gerncia e operrios proposta por Taylor? Explique o que significa tempo padro. Quais as vantagens da racionalizao de mtodos? Mostre a contribuio de Gilbreth. Explique o conceito de eficincia para a Administrao Cientfica. Como foram os estudos sobre a fadiga humana na poca? Explique a diviso do trabalho e especializao do operrio. Como era feito o desenho de cargos e tarefas? Por que se diz que a Administrao Cientfica enfatiza as tarefas? Explique simplificao e padronizao. Como funcionavam os incentivos salariais e prmios de produo? Defina o conceito de homo economicus. Como a Administrao Cientfica trata as condies de trabalho? Defina o conceito de superviso funcional, caractersticas e vantagens. Exponha os princpios da Administrao Cientfica segundo Taylor. Exponha os demais princpios abordados por Taylor. Exponha os princpios de eficincia de Emerson. Exponha os princpios bsicos de Ford. Qual a contribuio de Ford? Explique o princpio da exceo. Por que se fala em mecanicismo da Administrao Cientfica? O que foi a pesquisa Hoxie e o comit de relaes industriais? O que significa a expresso: the best way? Quais as crticas superespecializao do operrio? Por que se fala em viso microscpica do homem?

O que significa concepo atomstica? Existe ausncia de comprovao cientfica na Administrao Cientfica? Explique. Por que se fala em abordagem incompleta da organizao? O que significa limitao do campo de aplicao? Explique a abordagem prescritiva e normativa da Administrao Cientfica. Por que se fala em abordagem de sistema fechado? Explique. Quais os principais expoentes da Administrao Cientfica? Qual a preocupao da Escola da Administrao Cientfica? Quem eram seus expoentes? Qual a preocupao da Teoria Clssica da Administrao ou dos Anatomistas e Fisiologistas da organizao? Quem eram seus expoentes? Faa um confronto entre a Administrao Cientfica e a Teoria Clssica. Quais as origens da Abordagem Clssica da Administrao? Qual o panorama inicial do sculo XX? Veja a Cronologia dos Principais Eventos da Abordagem Clssica e faa um resumo que represente o progresso ocorrido.

Parte III Captulo 4


Qual a abordagem da Teoria Clssica? Compare-a com a abordagem da Administrao Cientfica. Compare a nfase nas tarefas (Administrao Cientfica) e a nfase na estrutura (Teoria Clssica). Comente a obra de Fayol. Quais as funes bsicas da empresa segundo Fayol? Explique-as. Como essas funes so vistas na atualidade? Qual o conceito de Administrao para Fayol? Explique cada um dos elementos das funes administrativas. Defina a proporcionalidade das funes administrativas. Qual a diferena entre administrao e organizao? Qual a diferena entre organizao como entidade social e organizao como parte do processo administrativo? O que processo administrativo? Explique. Quais os princpios gerais de administrao para Fayol? O que significa enfoque prescritivo e normativo da Teoria Clssica? Explique a Administrao como cincia para Fayol. Comente a teoria da organizao. O que significa cadeia de comando ou cadeia escalar? Explique a diviso do trabalho e especializao para a Teoria Clssica. Qual a diferena entre diviso de trabalho horizontal e vertical? O que significa departamentalizao para Gulick? Comente o conceito de coordenao. Explique os conceitos de linha e de staff. O que significa organizao linear? Quais os seus princpios? Explique a organizao linear. O que significa o princpio da unidade de comando? Qual a diferena entre superviso linear e superviso funcional? Explique a autoridade de linha e autoridade de staff. Quais os elementos da Administrao para Urwick? Quais os elementos da Administrao para Gulick? O que significa o acrstico POSDCORB? O que significam os princpios de Administrao? Quais os princpios de Administrao para Urwick? O que significa abordagem simplificada da organizao formal? Explique a ausncia de trabalhos experimentais sobre a Teoria Clssica.

Explique o extremo racionalismo da Teoria Clssica. O que significa teoria da mquina? Por que se critica a Teoria Clssica pela abordagem incompleta da organizao? O que significa abordagem de sistema fechado? Quais os principais expoentes da Teoria Clssica?

Parte IV Captulo 5
Quando surgiu a Teoria das Relaes Humanas (TRH) e, portanto, a abordagem humanstica da Administrao? Quais foram as origens da TRH? Explique por que foi feita a Experincia de Hawthorne. Resuma a primeira fase da Experincia de Hawthorne. O que significam grupo experimental e grupo de controle? Resuma a segunda fase da Experincia de Hawthorne. Resuma a terceira fase da Experincia de Hawthorne. Resuma a quarta fase da Experincia de Hawthorne. O que significa organizao informal? Como era o sistema de pagamento na poca? O que significa a afirmao: o nvel de produo resultante da integrao social? Como o comportamento social dos empregados? Como funcionam as recompensas e sanes sociais e simblicas? Qual a crtica feita ao conceito de homo economicus? O que significa o conceito de homo social? O que so grupos informais? Explique o conceito de relaes humanas. Qual a importncia do contedo do cargo? Explique a nfase nos aspectos emocionais. Explique a influncia da civilizao industrializada sobre o ser humano. Por que a crtica: os mtodos de trabalho visam eficincia e no cooperao das pessoas? Por que o trabalho uma atividade tipicamente grupal? Por que o operrio no reage como indivduo isolado? Qual a tarefa bsica do administrador para a THR? Qual a motivao mais importante para as pessoas, segundo a TRH? Explique o chamado conflito social. Qual a posio da TRH frente ao conflito social? Quais as funes bsicas da organizao industrial? Explique. Como as pessoas visualizam o ambiente em que trabalham? Explique a organizao tcnica e a organizao humana. Quem determina a colaborao humana? Faa uma comparao entre a Teoria Clssica e a TRH.

Parte IV Captulo 6
A Teoria das Relaes Humanas (TRH) trouxe uma profunda mudana de linguagem dentro da Administrao. Explique. Explique a nova concepo sobre o homem social. O que significa motivao para a TRH? Quais as concluses da Experincia de Hawthorne sobre recompensas salariais? Explique a teoria de campo de Lewin. O que significa ambiente psicolgico? Explique os conceitos de valncia e de tenso. Explique o conceito de necessidade humana bsica. O que so necessidades fisiolgicas? Explique.

O que so necessidades psicolgicas? Explique. O que so necessidades de auto-realizao? Explique. Explique o ciclo motivacional e suas possveis resolues. O que significa satisfao, frustrao e compensao, respectivamente? Qual a diferena de ciclo motivacional para necessidades fisiolgicas, psicolgicas e de autorealizao? Quais as conseqncias da frustrao? O que significa moral? Explique moral baixo e moral elevado. Explique o conceito de clima organizacional. Explique o conceito de liderana como influncia interpessoal. Explique o conceito de liderana como uma qualidade pessoal. Explique o conceito de liderana em funo das necessidades existentes em uma situao. Explique os conceitos de influncia, poder e autoridade. Explique as teorias de traos de personalidade a respeito da liderana. Quais os traos de personalidade que comumente definem o lder? Quais os aspectos falhos das teorias de traos de personalidade? Explique o conceito de estilos de liderana. Quais as diferenas entre a liderana autocrtica, liberal e democrtica? Explique as teorias situacionais de liderana. Defina a abordagem situacional de liderana e os estilos disposio do administrador. Quais as foras que condicionam os estilos ou padres de liderana? Explique. O que significa comunicao? Quais os propsitos da comunicao, como atividade administrativa? Explique as redes de comunicao. Quais os resultados da experincia de Leavitt? Quais as caractersticas da organizao informal? Quais as origens da organizao informal? O que significa dinmica de grupo? Explique o conceito de equilbrio quase-estacionrio e os processos de auto-regulao. Defina grupo. O que significa praticar relaes humanas? Explique a oposio cerrada da TRH Teoria Clssica. Por que a crtica sobre a inadequada visualizao dos problemas de relaes industriais? Qual a posio da TRH sobre o conflito industrial, ou seja, o antagonismo entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas? O que significa a concepo ingnua e romntica do operrio? Por que se fala em limitao do campo experimental? Por que a crtica sobre parcialidade das concluses da TRH? Explique a nfase da TRH nos grupos informais. Por que a crtica sobre o enfoque manipulativo das relaes humanas? Quais os aspectos positivos da TRH? Quais os principais expoentes da TRH?

Parte V Captulo 7
Quais as caractersticas fundamentais da Teoria Neoclssica? Por que se fala em nfase na prtica da Administrao? O que significa reafirmao relativa dos postulados clssicos? Explique a nfase nos princpios gerais da Administrao. O que significam os princpios? Quais os principais princpios enunciados? Explique a nfase nos objetivos e nos resultados. Explique o ecletismo da Teoria Neoclssica. Explique a Administrao como tcnica social.

Quais os aspectos administrativos comuns s organizaes? Explique eficincia e eficcia. Compare ambos os conceitos. Quais os princpios bsicos da organizao para a Teoria Neoclssica? Explique a diviso do trabalho. Quais so os nveis existentes na organizao? Explique. Explique a especializao. Explique a hierarquia. Conceitue autoridade e responsabilidade. Quais as trs caractersticas da autoridade? Explique a delegao. Quais as principais tcnicas de delegao? Por que a estrutura organizacional apresenta um aspecto piramidal? Defina amplitude administrativa. Defina centralizao e suas caractersticas. Quais as vantagens e desvantagens da centralizao? Defina descentralizao e suas caractersticas. Quais as vantagens e desvantagens da descentralizao? Explique o caso de descentralizao da General Motors por Sloan. Explique o conceito de corporao. Qual a explicao de Drucker para a estruturao descentralizada da GM? Quais as funes do administrador para os diferentes autores neoclssicos? Explique as funes administrativas como um processo seqencial. Explique o processo administrativo. Defina planejamento e suas caractersticas. O que objetivo? O que estabelecimento de objetivos? O que desdobramento dos objetivos? Explique a hierarquia de objetivos. Defina polticas. Defina diretrizes. Defina metas. Defina programas. Defina procedimentos. Defina mtodos. Defina normas. Explique a abrangncia do planejamento. Explique o planejamento estratgico e suas caractersticas. Explique o planejamento ttico e suas caractersticas. Explique o planejamento operacional e suas caractersticas. Mostre os tipos de planos. Explique os planos relacionados com mtodos: procedimentos. Explique os planos relacionados com dinheiro: oramentos. Explique os planos relacionados com tempo: programas ou programaes. Explique os planos relacionados com comportamentos: normas ou regulamentos. Explique os vrios sentidos da palavra organizao. Compare organizao formal e organizao informal. Defina organizao como funo administrativa. No que consiste organizar? Explique a abrangncia da organizao. Explique a organizao ao nvel global. Explique a organizao ao nvel departamental. Explique a organizao ao nvel operacional. Conceitue direo e suas caractersticas. Explique a abrangncia da direo.

Explique a direo ao nvel global: direo propriamente dita. Explique a direo ao nvel departamental: gerncia. Explique a direo ao nvel operacional: superviso. Defina controle e suas caractersticas. Quais os diferentes significados da palavra controle? Quais as fases do controle? Explique o processo de controle. O que significa ao corretiva? Para que serve? Explique a abrangncia do controle.

Parte V Captulo 8
Qual a constituio da organizao formal? Explique o racionalismo da organizao formal. Quais os tipos tradicionais de organizao? Compare. Explique a organizao linear e suas caractersticas. Quais as vantagens e desvantagens da organizao linear? Explique o aspecto piramidal da organizao linear. O que significam linhas formais de comunicao? Qual a esfera de aplicao da organizao linear? O que significa autoridade linear? O que significa princpio da unidade nica? Explique a organizao funcional e suas caractersticas. Quais as vantagens e desvantagens da organizao funcional? Qual a esfera de aplicao da organizao funcional? Compare a organizao linear com a organizao funcional. Explique a organizao linha-staff. Quais os critrios de distino entre linha e staff? Explique. Quais as principais funes do staff? Explique as caractersticas da organizao linha-staff. Quais as vantagens e desvantagens da organizao linha-staff? Por que se fala em conflitos entre linha e staff? Qual a esfera de aplicao da organizao linha-staff? Explique as comisses e suas caractersticas. Quais as vantagens e desvantagens das comisses? Explique a esfera de aplicao das comisses.

Parte V Captulo 9
Defina especializao vertical. Defina especializao horizontal. Defina departamento ou diviso. Explique como ocorre a departamentalizao. Quais os tipos de departamentalizao? Explique a departamentalizao por funes. Explique as vantagens da departamentalizao por funes. Explique as desvantagens da departamentalizao por funes. Mostre as aplicaes da departamentalizao por funes. Explique a departamentalizao por produtos ou servios. Explique as vantagens da departamentalizao por produtos ou servios. Explique as desvantagens da departamentalizao por produtos ou servios. Explique a departamentalizao geogrfica. Explique as vantagens da departamentalizao geogrfica.

Explique as desvantagens da departamentalizao geogrfica. Mostre as aplicaes da departamentalizao geogrfica. Explique a departamentalizao por clientela. Explique as vantagens da departamentalizao por clientela. Explique as desvantagens da departamentalizao por clientela. Mostre as aplicaes da departamentalizao por clientela. Explique a departamentalizao por processo. Explique as vantagens da departamentalizao por processo. Explique as desvantagens da departamentalizao por processo. Mostre as aplicaes da departamentalizao por processo. Explique a departamentalizao por projetos. Explique as vantagens da departamentalizao por projetos. Explique as desvantagens da departamentalizao por projetos. Conceitue e explique o conceito de foras-tarefas. Compare a estrutura funcional (departamentalizao por funes) e a estrutura por projetos. Faa um comparativo entre os diversos tipos de departamentalizao. Explique a escolha das alternativas de departamentalizao. O que significa departamentalizao combinada?

Parte V Captulo 10
Quais as diferenas entre atividades-meio e atividades-fins? Explique a preocupao em como administrar e em por que administrar. Faa um confronto entre o enfoque com base no processo e o enfoque com base nos resultados. Explique o conceito de Administrao por Objetivos (APO). Quais as principais caractersticas da APO? O que significa estabelecimento conjunto de objetivos entre gerente e subordinados? Explique o estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posio. Explique a interligao entre os vrios objetivos departamentais. Explique a nfase na mensurao e no controle de resultados. Explique por que a APO enfatiza a mensurao, a quantificao e o controle. Explique a contnua avaliao, reviso e reciclagem dos planos. Explique a participao atuante das gerncias. Explique o apoio intensivo do staff. O que significa fixao de objetivos? Mostre o ciclo contnuo da APO. Qual a importncia dos objetivos? Por que a APO uma tcnica participativa de planejamento? Explique os critrios de escolha dos objetivos. O que significa subobjetivao? Explique o conceito de sinergia ou sinergismo. Explique a hierarquia de objetivos. Conceitue estratgia empresarial. Explique o conceito militar de estratgia. Conceitue ttica. Faa um confronto entre estratgia e ttica. Quais as categorias de estratgia para Ansoff? Conceitue planejamento estratgico. Quais as fases do planejamento estratgico? O que significa anlise interna da empresa? Explique. Explique o conceito de foras e fraquezas da empresa. O que significa anlise externa do ambiente? Explique. Explique o conceito de oportunidades e ameaas do ambiente. Explique a formulao de alternativas estratgicas. Mostre a matriz produto/mercado. Conceitue planejamento ttico. Explique os vrios planos tticos. Conceitue planejamento operacional.

Explique os vrios planos operacionais. Explique o ciclo da APO segundo o modelo de Humble. Explique o ciclo da APO segundo o modelo de Odiorne. Explique como funciona o desenvolvimento de executivos. Quais os pecados capitais da APO? Explique as crticas de Levinson. Explique as crticas de Lodi. O que significa aplicao incompleta e superficial da APO? Compare os benefcios e problemas da APO. Quais os aspectos principais dos programas de APO bem-sucedidos? Mostre a transio do perodo pr-APO para o de APO.

Parte VI Captulo 11
Explique as origens da Teoria da Burocracia na Administrao. Quando surgiu a Teoria da Burocracia na Administrao? Mostre as principais obras de Max Weber. Explique as origens da burocracia na Antigidade. Explique o conceito de racionalidade na Teoria da Burocracia. Explique os tipos de sociedade segundo Weber. Explique os conceitos de autoridade, poder, legitimidade segundo Weber. Explique os conceitos de dominao e aparato administrativo segundo Weber. Explique a autoridade tradicional, caractersticas, legitimao do poder e aparato de dominao, respectivos. Explique a autoridade carismtica, caractersticas, legitimao e aparato administrativo, respectivos. Explique a autoridade legal, racional ou burocrtica, caractersticas, legitimao e aparato administrativo, respectivos. Quais os fatores que favorecem o desenvolvimento da burocracia, segundo Weber? Descreva as principais caractersticas da burocracia. Explique o carter legal das normas e regulamentos. Explique o carter formal das comunicaes. Explique o carter racional e diviso do trabalho. Explique a impessoalidade nas relaes. Explique a hierarquia da autoridade. Explique as rotinas e procedimentos estandardizados. Explique a competncia tcnica e meritocracia. Explique a especializao da administrao. Explique a profissionalizao dos participantes. Explique a completa previsibilidade do funcionamento. Quais as vantagens da burocracia? Explique a racionalidade burocrtica. Quais os dilemas da burocracia? Descreva as disfunes da burocracia. Explique a internalizao das regras e o exagerado apego aos regulamentos. Explique o excesso de formalismo e de papelrio. Explique as resistncias s mudanas. Como podem ser as resistncias s mudanas? Explique a categorizao como base do processo decisorial. Explique a superconformidade s rotinas e procedimentos. O que significa incapacidade treinada ou deformao profissional? Explique a exibio de sinais de autoridade. Explique a dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o pblico. Quais as causas das disfunes da burocracia? Explique o modelo burocrtico de Merton e as conseqncias no-previstas por Weber.

Explique o modelo burocrtico de Selznick e a interao da burocracia com o ambiente. Explique o modelo burocrtico de Gouldner e os graus de burocratizao. Explique as dimenses da burocracia segundo Hall. Por que Perrow se mostra defensor da burocracia? Explique o excessivo racionalismo da burocracia. Explique o mecanicismo e as limitaes da teoria da mquina. Explique o conservantismo da burocracia. Quais as ameaas atuais impostas burocracia? Explique a abordagem de sistema fechado. Qual a lgica do sistema fechado? Explique a abordagem descritiva e explicativa da Teoria da Burocracia. Qual a posio da Teoria da Burocracia dentro da TGA? Cite os principais expoentes da Teoria da Burocracia.

Parte VI Captulo 12
Quando surgiu a Teoria Estruturalista na Administrao? Quais as origens da Teoria Estruturalista na Administrao? Explique as vrias abordagens estruturalistas na Sociologia. Defina o conceito de estrutura. Explique a sociedade de organizaes e suas caractersticas. Explique as quatro etapas do desenvolvimento das organizaes. Explique as etapas da sociedade. Conceitue organizaes e suas caractersticas. O que so organizaes formais? O que so organizaes complexas? Explique o conceito de homem organizacional e suas caractersticas. Explique as organizaes sociais e o conceito de papel. O que significa anlise organizacional? Explique a abordagem mltipla da anlise organizacional. Explique a abordagem mltipla da organizao formal e informal. Explique a abordagem mltipla das recompensas materiais e sociais Explique a abordagem mltipla dos diferentes enfoques da organizao. Faa um confronto entre o sistema racional e o sistema natural de organizao. Explique a abordagem mltipla dos diferentes nveis da organizao. Explique o nvel institucional e suas caractersticas. Explique o nvel gerencial e suas caractersticas. Explique o nvel operacional e suas caractersticas. Explique a abordagem mltipla da diversidade das organizaes. Explique a abordagem mltipla da anlise interorganizacional. Faa um confronto entre sistema fechado e sistema aberto. Explique a tipologia ou taxonomia das organizaes. Explique a tipologia das organizaes de Etzioni. Explique a tipologia das organizaes de Blau e Scott. Conceitue objetivos organizacionais. Quais as funes dos objetivos organizacionais? Quais as categorias de objetivos organizacionais? Explique a relao entre objetivos organizacionais e o meio ambiente. Conceitue ambiente organizacional. Explique a interdependncia das organizaes com a sociedade. Quais os tipos de estratgias organizacionais. Explique. O que significa conjunto organizacional? Conceitue conflitos organizacionais. Explique as fontes de cooperao e as fontes de conflito.

Quais as funes sociais dos conflitos? Quais os aspectos positivos e construtivos dos conflitos? Quais os aspectos negativos e destrutivos dos conflitos? Explique o conflito entre autoridade do especialista e autoridade administrativa. Explique os dilemas da organizao segundo Blau e Scott. Quais as diferenas entre conflito e dilema? Explique os conflitos entre linha e assessoria (staff). Explique as stiras organizao burocrtica. Explique a lei de Parkinson. Explique o princpio de Peter. Explique a dramaturgia administrativa de Thompson. Qual a concluso geral de Thompson? Explique o maquiavelismo nas organizaes. Faa um confronto entre a organizao burocrtica e a organizao medieval. Quais as prticas religiosas e formas de obedincia que existem nas organizaes? Explique a convergncia de vrias abordagens diferentes na Teoria Estruturalista. Explique a ampliao de abordagem da Teoria Estruturalista. Explique a dupla tendncia terica da Teoria Estruturalista. Explique a anlise organizacional mais extensa da Teoria Estruturalista. Explique a inadequao das tipologias organizacionais. Explique a Teoria Estruturalista como teoria de crise. Explique a Teoria Estruturalista como teoria de transio e mudana. Faa um confronto entre a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista. Mencione os principais expoentes da Teoria Estruturalista.

Parte VII Captulo 13


Como voc poderia explicar a nova nfase nas pessoas atravs da Teoria Comportamental? Explique a escola behaviorista na Psicologia e sua influncia na Teoria Administrativa. Mostre o caminho da psicologia individual para a psicologia social e, posteriormente, para a psicologia organizacional. Explique as origens da Teoria Comportamental. Explique a hierarquia de necessidades segundo Maslow. Relacione as necessidades humanas e seus meios de satisfao. Como funciona a pirmide das necessidades? Explique a teoria dos dois fatores de Herzberg. Compare os dois fatores de Herzberg com a hierarquia de Maslow. Qual o efeito dos fatores higinicos e motivacionais no comportamento humano? O que significa enriquecimento de tarefas ou de cargos? Explique. Como pode ser feito o enriquecimento de cargos? Em que direes? Quais os efeitos desejveis e indesejveis do enriquecimento de cargos? Explique a Teoria X de McGregor. Explique a Teoria Y de McGregor. Qual o estilo de administrao tpico da Teoria X? Qual o estilo de administrao tpico da Teoria Y? Explique o sistema 1 de Likert e suas caractersticas. Explique o sistema 2 de Likert e suas caractersticas. Explique o sistema 3 de Likert e suas caractersticas. Explique o sistema 4 de Likert e suas caractersticas. O que so elos de vinculao superposta? Explique as variveis causais, intervenientes e resultantes de Likert. Defina a organizao como um sistema social cooperativo. Como funciona a cooperao? O que significa eficincia e eficcia para Barnard?

Quais as funes do executivo para Barnard? Explique a organizao como um sistema de decises. Defina deciso e seus elementos bsicos. Explique como se comporta o tomador de deciso. Explique as etapas do processo decisorial. Demonstre as principais decorrncias da teoria das decises. O que significa hierarquizao das decises? O que significa relatividade das decises? O que significa racionalidade limitada? O que significa racionalidade administrativa? Por que os processos administrativos so basicamente processos decisrios? Como funciona a influncia organizacional sobre as decises dos funcionrios? Defina o conceito de homem administrativo. Por que o homem administrativo um satisficer? Como se comporta o homem administrativo em termos de decises? Explique o comportamento organizacional sob a dupla tica: da organizao e dos participantes. Explique a teoria do equilbrio organizacional. Defina os tipos de participantes segundo os behavioristas. Explique a teoria da aceitao da autoridade. Explique o conflito entre objetivos organizacionais e objetivos individuais. Quais as concluses de Argyris a esse respeito? A quem cabe a responsabilidade pela integrao dos objetivos organizacionais e individuais? Por qu? Explique a nfase nas pessoas atravs da abordagem comportamental. Explique a abordagem mais descritiva e menos prescritiva da Teoria Comportamental. Explique a profunda reformulao na filosofia administrativa atravs da Teoria Comportamental. Explique as dimenses bipolares da Teoria Comportamental. Explique a relatividade das teorias de motivao. Explique a influncia das cincias do comportamento sobre a Administrao. Explique a anlise organizacional a partir do comportamento humano.

Parte VII Captulo 14


Explique as origens do DO. Veja a Cronologia dos Principais Eventos da Teoria do DO e mostre os progressos ocorridos ao longo do tempo. Defina o novo conceito de organizao para o DO. Compare os sistemas mecnicos e orgnicos. Defina o conceito de cultura organizacional. Defina o conceito de clima organizacional. O que significa capacidade inovadora de uma organizao? Explique o conceito de mudana para o DO. Explique o processo de mudana segundo Lewin. O que significa descongelamento e recongelamento? Explique o equilbrio quase-estacionrio e o campo de foras de Lewin. Mostre os diferentes tipos de mudana organizacional. Explique as etapas da mudana organizacional. Como funcionam as foras positivas e negativas mudana? Defina o conceito de desenvolvimento para o DO. Explique as mudanas evolucionrias, revolucionrias e o desenvolvimento sistemtico. Explique as fases tpicas da organizao. Mostre as crticas do DO s estruturas convencionais.

Defina DO. Explique os pressupostos bsicos do DO. Explique as caractersticas do DO. O que significa agente de mudana? O que significa aprendizagem experiencial? O que retroao para o DO? Explique o processo de DO segundo Kotter. Mostre o processo de DO em uma base contnua. Quais as tcnicas de DO? Explique. Explique as tcnicas de interveno aplicadas a indivduos. Defina o laboratrio de sensitividade. Explique as tcnicas de interveno aplicadas a duas ou mais pessoas. Defina a anlise transacional. Quais so os estados do Eu? O que significam transaes, transaes paralelas e transaes cruzadas? Explique as tcnicas de interveno aplicadas em equipes ou grupos. Defina consultoria de procedimentos ou consultoria de processos. Defina desenvolvimento de equipes. Explique as etapas do desenvolvimento do esprito de equipe. Explique as tcnicas de interveno aplicadas para as relaes intergrupais. Defina reunies de confrontao. Explique as tcnicas de interveno aplicadas na organizao como um todo. Defina retroao de dados ou feedback de dados. Explique os modelos de DO. Defina managerial grid ou DO do tipo grid. O que excellence gap? Explique a rubrica da excelncia empresarial. Explique a grade gerencial (managerial grid). Explique as fases do DO tipo grid. Explique o modelo de DO de Lawrence e Lorsch. Defina os conceitos de integrao e diferenciao. Defina o conceito de defrontamentos. O que significa reciprocidade? Explique a Teoria 3-D da eficcia gerencial de Reddin. Defina eficcia gerencial. Quais as habilidades gerenciais bsicas para Reddin? Explique o rol e as reas de eficcia. Explique o carter mgico do DO. Explique a impreciso no campo do DO. Explique a nfase na educao emocional. Explique as aplicaes distorcidas do DO.

Parte VIII Captulo 15


Defina Ciberntica. Explique o significado etimolgico da palavra kybernytiky. Explique a contribuio de Norbert Wiener. Discorra sobre as origens da ciberntica. Por que a ciberntica uma cincia interdisciplinar? Defina sistema. Explique a representao dos sistemas atravs de modelos. Defina isomorfismo e homomorfismo. Defina o conceito de entrada (input). Defina o conceito de sada (output). Defina o conceito de caixa negra.

Defina o conceito de retroao (feedback). Explique a retroao positiva e a retroao negativa. Defina o conceito de homeostasia. Explique a contribuio de Claude Bernard e Walter Cannon. O que significa equilbrio dinmico. Defina o conceito de informao. Quais as diferenas entre dado, informao e comunicao? Explique a teoria da informao segundo Shannon e Weaver. Conceitue fonte, transmissor, canal, receptor e destino. Conceitue rudo. Conceitue redundncia. D exemplos de sistemas de comunicaes. Defina sinergia. Defina entropia. Defina o conceito de informtica. Explique a automao. Explique a tecnologia da informao.

Parte VIII Captulo 16


Explique as origens da Teoria Matemtica na Administrao. Explique o processo decisorial sob o ponto de vista da teoria matemtica. Explique a perspectiva do processo no tratamento das decises. Explique a perspectiva do problema no tratamento das decises. Conceitue decises programadas e decises no-programadas. Nas prximas dcadas haver uma completa revoluo nas tcnicas de tomada de deciso. Explique. Por que existe a necessidade de modelos matemticos em Administrao? Conceitue problemas estruturados e problemas no-estruturados. Explique as decises sob certeza, risco e incerteza. Quais as vantagens do modelo matemtico sobre os demais modelos? Quais as tcnicas utilizadas para decises programadas e problemas no-estruturados? Quais as tcnicas utilizadas para decises no-programadas e problemas estruturados? Quais as tcnicas utilizadas para decises no-programadas e problemas no-estruturados? Quais as tcnicas utilizadas para decises programadas e problemas estruturados? Defina pesquisa operacional (PO). Quais as fases da metodologia da PO? Quais os principais campos de aplicao da PO? Quais as tcnicas de PO? Explique a teoria dos jogos. Quais as aplicaes da teoria dos jogos? Conceitue a terminologia utilizada pela teoria dos jogos. Explique a teoria das filas. Quais os componentes da teoria das filas? Explique a teoria dos grafos. Conceitue Pert e CPM. Quais as vantagens das redes ou diagramas de flechas? Explique a programao linear. Quais as caractersticas da programao linear? Onde se pode aplicar a programao linear? Explique a probabilidade e anlise estatstica. Qual a contribuio de Deming? O que significa controle estatstico da qualidade? Qual a contribuio de Juran?

O que significa qualidade total? Por que a denominao de abordagens incrementais para a melhoria contnua da qualidade e a qualidade total? Quais os passos da melhoria contnua da qualidade e da qualidade total? Explique a programao dinmica. Voc acha que o nome Teoria Matemtica est correto? Por qu? A quantificao dos problemas organizacionais exagerada? Por qu? A PO orientada operacionalmente. Explique. Quais as limitaes da PO?

Parte VIII Captulo 17


Quais as origens da Teoria de Sistemas na Administrao? Explique a TGS. Conceitue sistema. Quais as caractersticas dos sistemas? O que significa emergente sistmico? Explique os conceitos de propsito e globalismo. Explique suprasistema, sistema e subsistema. O que meio ambiente? Explique os tipos de sistemas quanto sua constituio. Explique os tipos de sistemas quanto sua natureza. Quais os parmetros dos sistemas? Conceitue entrada. Conceitue processamento. Conceitue retroao ou retroalimentao. Conceitue ambiente. O que significa sistema aberto? D exemplos de sistemas abertos e explique. Quais as diferenas entre sistemas abertos e sistemas fechados? Compare os sistemas vivos (organismos) com os sistemas organizados (organizaes). Explique a organizao como um sistema aberto. O sistema um todo sinrgico orientado para determinados propsitos. Explique. Quais as caractersticas das organizaes como sistemas abertos? Explique as organizaes como partes de uma sociedade maior e constitudas de partes menores. Explique a interdependncia das partes de um sistema aberto. Explique a homeostase ou estado firme. Qual a oposio entre homeostasia e adaptabilidade? Explique as fronteiras ou limites. Conceitue morfognese. Exponha o modelo de Katz e Kahn. Explique a organizao como um sistema aberto segundo Katz e Kahn. O que significa entropia negativa? O que significa informao como insumo? O que significa homeostase dinmica? O que significa diferenciao? O que significa equifinalidade? Quais as caractersticas de primeira ordem para Katz e Kahn? O que significa incluso parcial? Defina cultura e clima organizacionais. Defina funes, normas e valores. Explique a dinmica do sistema. Explique o conceito de eficcia organizacional.

Explique a organizao como um sistema de papis. Explique o modelo sociotcnico de Tavistock. Defina o modelo de importao-converso-exportao. Faa um confronto entre teorias de sistema aberto e de sistema fechado. Explique as caractersticas bsicas da anlise sistmica. Por que a abordagem sistmica uma abordagem dinmica? Por que a abordagem sistmica multidimensional e multinivelada? Por que a abordagem sistmica multimotivacional? Por que a abordagem sistmica probabilstica? Por que a abordagem sistmica descritiva? Por que a abordagem sistmica multivarivel? Por que a abordagem sistmica adaptativa? Explique o carter integrativo e abstrato da Teoria de Sistemas. Explique o efeito sinergstico das organizaes como sistemas abertos. Conceitue o homem funcional. O que significa viso gestltica?

Parte IX Captulo 18
No h nada de absoluto nas organizaes ou na Teoria Administrativa. Explique. Por que as variveis ambientais so independentes e as variveis organizacionais so dependentes? Qual a relao funcional entre elas? O que significa a abordagem do se-ento? Quais as origens da Teoria da Contingncia? Explique a pesquisa de Chandler sobre estratgia e estrutura. Quais os resultados dessa pesquisa? Explique a pesquisa de Burns e Stalker sobre organizaes mecansticas e orgnicas. Quais os resultados dessa pesquisa? Compare os sistemas mecansticos e os sistemas orgnicos. Qual a contribuio de Toffler para a abordagem contingencial? O que significa adhocracia? Explique as equipes de projetos ou foras-tarefas. Explique a pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre o ambiente. Quais os resultados dessa pesquisa? Defina diferenciao e integrao. Defina diferenciao e integrao requeridas. O que significa imperativo ambiental? Explique a pesquisa de Woodward sobre tecnologia e estrutura Quais os resultados dessa pesquisa? Compare os sistemas de produo estudados por Woodward. O que significa imperativo tecnolgico? Conceitue ambiente. Defina ambiente geral e seus principais condicionantes. Defina ambiente de tarefa e seus principais condicionantes. Explique as relaes de poder e dependncia e o papel da estratgia organizacional. Explique o que significa nicho ambiental. Como se faz o reconhecimento do ambiente de tarefa? Conceitue domnio. Explique a tipologia de ambientes de acordo com sua estrutura. Explique a tipologia de ambientes de acordo com sua dinmica. Quais as caractersticas do ambiente homogneo? Quais as caractersticas do ambiente heterogneo? Quais as caractersticas do ambiente estvel? Quais as caractersticas do ambiente mutvel? Quais as coaes e contingncias impostas pelo ambiente s organizaes? Defina tecnologia. Explique o que significa tecnologia incorporada e no incorporada. Defina a tecnologia como varivel organizacional e como varivel ambiental. Descreva a tipologia de tecnologia de Thompson. Explique a racionalidade tcnica. Conceitue tecnologia em elos de seqncia e suas aplicaes. Conceitue tecnologia mediadora e suas aplicaes. Conceitue tecnologia intensiva e suas aplicaes.

Defina tecnologia flexvel e tecnologia fixa. Defina produto concreto e produto abstrato. Descreva a tipologia de Thompson e Bates sobre tecnologia/produto. Quais as coaes e contingncias impostas pela tecnologia s organizaes? Defina as operaes de tecnologia intensiva, de mdia tecnologia e de mo-de-obra intensiva. Explique o impacto da tecnologia. Por que a racionalidade tcnica tornou-se sinnimo de eficincia? Quais os nveis organizacionais? Explique-os. Defina nvel institucional e suas caractersticas. Defina nvel intermedirio e suas caractersticas. Defina nvel operacional e suas caractersticas. Explique o papel de cada um dos nveis organizacionais. O que significa arranjo organizacional? Por que a estrutura e comportamento organizacional so contingentes? Quais as novas abordagens ao desenho organizacional? Explique a estrutura matricial e suas aplicaes. Qual o papel dos gerentes funcionais e dos gerentes de projeto? Quais as vantagens e desvantagens da estrutura matricial? Explique a organizao por equipes e suas aplicaes. Quais as vantagens e desvantagens da organizao por equipes? Explique as abordagens em redes e suas aplicaes. Quais as vantagens e desvantagens das abordagens em redes. Conceitue o homem complexo. Por que o homem um microsistema? Explique o modelo contigencial de motivao. Conceitue expectativas, recompensas e suas relaes. Quais as concluses de Lawler sobre o dinheiro como fator motivador? A Teoria da Contingncia ecltica e integrativa. Explique. Explique o relativismo em Administrao. Explique a nfase no ambiente e na tecnologia. Como a abordagem contingencial conseguiu compatibilizar as teorias de sistema aberto e de sistema fechado? Compare as organizaes burocrticas (mecansticas) e organizaes adaptativas (orgnicas). Est havendo um retorno aos enfoques prescritivos e normativos? Explique.

Parte X Captulo 19
Faa um breve resumo dos 100 anos da Administrao. Conceitue a Era da Informao e suas caractersticas. Qual o significado da passagem da nfase no capital financeiro para o capital intelectual? Explique a Tecnologia da Informao (TI). Como a TI comprime o tempo? D exemplos. Como a TI comprime o espao? D exemplos. Qual o significa do downsizing? Qual a influncia da informao em tempo real e on-line? Qual a influncia da conectividade? Qual a influncia da Internet e da Intranet? O que significa tecnologia escrava? Compare com os tempos de Taylor em que o homem era um apndice da mquina. Descreva a Era Industrial Clssica e suas caractersticas. Descreva a Era Industrial Neoclssica e suas caractersticas. Descreva a nova Era da Informao e suas caractersticas. Quais os principais desafios da Era da Informao?

Explique a digitalizao. Explique a virtualizao. Explique a molecularizao. Explique a desintermediao. Explique a convergncia. Explique a globalizao e seus efeitos. Descreva as principais concluses de Peters e Waterman no livro: Em Busca da Excelncia. Quais as solues emergentes em Administrao para enfrentar os novos tempos? Explique a melhoria contnua e suas caractersticas. Explique os crculos de qualidade. Explique a filosofia Kaizen. Exponha os princpios do Kaizen. Explique o processo de melhoria contnua. Defina os 14 pontos de Deming para a produtividade gerencial. Explique a qualidade total e suas caractersticas. Defina os vrios conceitos de qualidade. Explique o processo da melhoria contnua e da qualidade total. Compare o controle burocrtico com o controle pelas pessoas. Defina empoderamento (empowerment) e suas caractersticas. Exponha os dez mandamentos da qualidade total. Quais as principais tcnicas utilizadas pela qualidade total? Explique o enxugamento (downsizing). Como funciona? Explique a terceirizao. Como funciona? Explique a reduo do tempo do ciclo de produo. Como funciona? Defina os dez passos para a qualidade, segundo Juran. Defina reengenharia e suas caractersticas. A reengenharia fundamental, radical, drstica e por processos. Explique. Quais os processos empresariais bsicos? Explique as conseqncias da reengenharia de processos para a organizao. A reengenharia procura substituir a departamentalizao funcional por processos. Explique. Defina benchmarking e suas caractersticas. Quais os objetivos do benchmarking? Explique os estgios do benchmarking. Compare as empresas com e sem benchmarking. Defina equipes de alto desempenho. Explique as razes para se trabalhar em equipe. Quais os atributos das equipes de alto desempenho? Explique a nova lgica das organizaes. Exponha as novas tendncias organizacionais. O que significa infoestrutura?

You might also like