You are on page 1of 17

AS REPRESENTAES DO NEGRO NA IMPRENSA ELETRNICA DE ILHUS E ITABUNA 1

Emanuella Leite2 Isabelle Celestino3 Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo: A pesquisa prope-se a uma anlise das representaes dos negros em notcias dos sites de jornais de Ilhus e Itabuna (Dirio do Sul, Agora, A Regio). Em primeira instncia, foi realizada uma investigao dos jornais impressos dessas regies, que oferecem verso on line (somente esta foi analisada), para o levantamento de matrias que trazem temticas de cunho tnico-racial, no perodo compreendido entre 2006 e 2007, por meio de palavras-chave de busca: negros, racismo, movimento negro, manifestao negra e cotas. A partir das notcias coletadas deu-se a construo de tabelas com dados e nmeros, demonstrando: a quantidade encontrada de notcias por palavra-chave, em cada jornal; as abordagens topadas (ou no) nas palavras-chave por campo (social, poltico, econmico e cultural); a quantidade de notcias de cunho tnico-racial, representadas por campo, em cada jornal observado. Em seguida, as representaes encontradas acerca dos negros so fundamentadas e colocadas no vis da anlise. Revelando-se as influncias polticas, dentro do trabalho jornalstico dos sites analisados, e a aproximao com a teoria da agendasetting na escolha dos campos representados; ambas funcionando como intervenientes no processo de criao e veiculao das notcias. A poltica e o agendamente, enquanto agentes de interveno no procedimento jornalstico, estimulam a prtica da parcialidade e o uso de esteretipos, identificados em trechos das matrias de natureza tnico-racial. Finalmente, debate-se como a parcialidade e os esteretipos atuantes nos tipos de representaes tnico-raciais levantadas tendem a influenciar o discurso dos receptores; ressaltando o fato da agenda da imprensa eletrnica observada funcionar como agenda do pblico.
1 2

Trabalho submetido ao Portal Bantu-i: frica-Brasil e Educao das Relaes tnico-Raciais. Emanuella Leite Rodrigues de Moraes, graduanda do 6 semestre do curso de Comunicao Social com habilitao em rdio e TV, na UESC. Bolsista-pesquisadora do Programa Bantu-ie: frica-Brasil e Educao nas Relaes tnicoRaciais. E-mail: emanurodrigues@hotmail.com. 3 Isabelle Celestino, graduanda do 5 semestre do curso de Comunicao Social com habilitao em rdio e TV, na Uesc. Bolsista-pesquisadora do Programa Bantu-ie: frica-Brasil e Educao nas Relaes tnico-Raciais. E-mail: belle.com@hotmail.com.
2 3

2 Palavras-chave: negros; representaes; sites. 1.INTRODUO Os meios de comunicao locais trabalham com a informao de proximidade, ou seja, retratam um mbito determinado regional ou local 4. Nessa vertente, eles existem para o exerccio do jornalismo que visa divulgar informaes voltadas para a realidade das localidades as quais eles representam. Portanto, so meios que divulgam mensagens com um foco especfico: retratar a vida de determinadas regies, cidades, comunidades, dentre outras. A imprensa eletrnica, de jornais observados nas cidades de Ilhus e Itabuna (Dirio do Sul, A regio e Agora), se classifica como um veculo de comunicao local por representar estas duas localidades, do extremo-sul baiano; as notcias que so veiculadas fazem referncias aos acontecimentos, produes e temticas que circulam nas cidades indicadas. Nesse vis, a imprensa mencionada acima objeto de anlise e vem encaminhada dentro de uma peculiaridade: verificar como as matrias de cunho tnicoraciais vm sendo representadas nela. Os sites de jornais de Ilhus e Itabuna tm a possibilidade de mostrar, melhor do que qualquer outro meio de vocao nacional que privilegia matrias que tm repercusso em todo o pas as temticas e vivncias que abordam os negros da regio. Ainda assim, a divulgao de informaes dessa natureza nem sempre se d em consonncia com o real, e, por vezes, se cerca de intervenes. Nesse momento surge um confronto: entre os fatos e a verso miditica destes. Na prtica, o jornalismo local analisado vem revelando algumas tendncias que comprometem as informaes verdicas e de qualidade que tangem s temticas tnicoraciais. Nesse sentido, tem sido muito comum a disseminao de notcias estereotipadas e parciais, que passam por um tratamento tendencioso; as abordagens que surgem dos negros, que aparecem (ou no)5 no campo social, poltico, econmico e cultural, revelam uma manipulao destas.
4

Segundo Ciclia Maria Peruzzo (2005, p. 69) a mdia local existe desde que surgiram os meios de comunicao de massa. Historicamente o jornal, o rdio e a televiso, ao nascer, atingem um raio de abrangncia local ou regional. 5 A pesquisa revelou que em alguns campos os negros no vm sendo representados.

3 Observa-se que as representaes do negro marcam presena no campo cultural, um pouco mais raro no poltico e esto completamente ofuscadas no econmico e no social; evidenciando uma seleo do que produzido e veiculado, de natureza tnico-racial, por campo. Assim, se revela o jogo de interesses polticos que, por vezes, aproxima os sites pesquisados na maneira de fazer jornalismo e que determinante no momento de selecionar e pautar onde e como os negros sero discutidos. As instncias polticas, que interferem nas notcias analisadas, encaminham a discusso para a teoria da agenda- setting6 da comunicao; focando a aproximao desta com a proposta do jornalismo a servio da poltica. Ainda no mbito da anlise, revela-se a relao de proximidade existente entre o agendamento e as influncias das abordagens miditica no discurso dos receptores. A partir da poltica, do agendamento, enfim, dos intervenientes na criao e veiculao jornalstica, so analisadas as representaes do negro, por campo, em notcias dos sites de jornais de Ilhus e Itabuna e ainda como estas culminam em uma construo discursiva remodelada da realidade dos negros, o que influencia o discurso dos receptores. 2. A INFLUNCIA DA POLTICA NOS JORNAIS DE ILHUS E ITABUNA Os jornais das cidades de Ilhus e Itabuna, em suas verses on line, evidenciaram, claramente, como esto vinculados aos interesses polticos; h uma predominncia esmagadora de notcias que do visibilidade aos acontecimentos e aes dos governantes vigentes, muito mais do que as notcias de quaisquer outras naturezas, como aquelas de cunho tnico-raciais, foco da pesquisa. Tem-se, ento, no jornalismo local em questo um terreno propagador do poder poltico. A relao existente entre as matrias divulgadas nos sites dos peridicos avaliados e a determinante dos interesses polticos no processo de elaborao e veiculao destas, provm da fora de duas questes: o histrico do surgimento das mdias atreladas ao poder poltico, na regio sul da Bahia, e o distanciamento proposital das notcias que possibilitem a expressividade de quem no est no domnio.

Em ingls o termo agenda-setting significa pauta da agenda e faz referncias ao fato dos temas miditicos virarem agenda do pblico. Ver Ferreira (2001)

4 O povo ilheense, assim como o itabunense, viu a imprensa brotar, desde o seu surgimento, das ligaes com polticos; boa parte das televises, rdios e jornais impressos foram fundados e pertenciam aos dirigentes, que no coincidentemente, estavam no poder. Obviamente, seria uma imprensa para eles; para a divulgao dos feitos e das campanhas dos governantes. Assim, a imprensa jornalstica da regio serviu poltica , para representar, muito mais, a expresso de seus dirigentes do que a do prprio povo. O fato que, ainda hoje, perceptvel no jornalismo local observado uma nfase na poltica, e no s na poltica partidria, mas tambm na conduta poltica dos dirigentes: eventos na rea da educao, como a inaugurao ou ampliao de escolas pblicas pelo prefeito, que suscita a idia de uma plausvel aplicao do dinheiro pblico na rea social, so, por vezes, divulgados. Por outro lado, as referncias aos que no esto no poder no foco da anlise, os negros so, majoritariamente, perifricas e estratgicas: utilizam-se da meno ao negro para enaltecer algum poltico ou aspirante (tornado centro da notcia) que preza pela assistncia ao movimento de luta negro, como consta no trecho da notcia abaixo:
O secretrio descartou ainda a possibilidade do PMDB perder o mandato do deputado federal Raymundo Veloso por ele ter trocado de partido e garantiu que a sigla ter candidato a prefeito em Ilhus. Mrcio revelou que o partido passar por uma grande reformulao na cidade e ter influncia em diversos setores da sociedade, com a criao das alas PMDB Mulher, Jovem, Sindical, Empresarial e Movimento Negro (DIRIO DO SUL BAHIA, verso on line, 03/05/2007)

As influncias polticas pertinentes no jornalismo local, das cidades-alvo da anlise, no tornam perifricas as abordagens de cunho tnico-racial por caso, pois visam reproduzir as estruturas do poder. Pretende-se manter no domnio quem j est inserido, atravs do reforo de sua representatividade, enquanto que se busca ofuscar a expresso de quem no est inserido neste; quanto mais se falar de quem domina e menos se falar de quem dominado mais fcil ser manter as estruturas do poder fixas. Ainda, o determinismo poltico nas notcias levantadas conta com um instrumento bastante utilizado pela imprensa das cidades do interior: os press-releases. Estes so

5 comunicados ( imprensa) emitidos pelas assessorias de comunicao dos poderes executivo e legislativo. Por vezes, comum perceber a divulgao, nos jornais pesquisados, dos press-releases na ntegra. Isto rompe com o trabalho de apurao e verificao dos fatos, intrnsecos ao ofcio do jornalista. Nessa linha que se v as assessorias de comunicao como agentes diretos da notcia, mediante releases ou informaes mediadas pelos assessores, alm de um jornalismo declaratrio, preso, por excelncia s fontes oficiais7 . A insuficincia das notcias de cunho tnico-raciais, centradas na palavra-chave de busca movimento negro, deixou evidente que a internet, voltadas para temas da regio sul da Bahia, se isenta, propositalmente, de falar sobre este, que possibilita despertar a conscincia e ao negra. Apenas duas matrias desta linha foram encontradas, sendo uma delas irrelevante para explicar o movimento negro e a outra um pouco mais aprofundada em dar a idia de que o movimento de fato intenta por mudanas no quadro de excluso dos negros, como consta no trecho: O movimento negro no eixo Itabuna-Ilhus vem se mobilizando para a implementao de diversas polticas afirmativas para a comunidade negra regional... (AGORA, verso on line, 24/07/2006) A determinante poltica nos jornais ilheense e itabunense, como foi posta em voga, tm funcionado como uma ferramenta de adulterao e omisso das notcias lanadas na internet, que focaliza as notcias de Ilhus e Itabuna. Este fato dificulta o compromisso que o jornalismo local tem com o retrato do lugar e estremece a veracidade da afirmao de Ramiro Aquino8, levantada em entrevista: o jornal ajuda a contar a histria da cidade (A REGIO, verso on line, 28/02/2004) Na verdade, o que se percebe que, em relao temtica tnico-racial, as instncias polticas ajudam a contar a histria dos negros, dentro do jornalismo das cidades analisadas. Em suma, evidencia-se que o jornalismo observado, a servio da poltica, se distancia da fidelidade com as matrias reais para se estabelecer como intervencionista nos processos de elaborao e veiculao das notcias de cunho tnico-racial. 2.1 O AGENDAMENTO DAS TEMTICAS

7 8

Citao tambm presente em Mdia regional e local: aspectos conceituais e tendncias, artigo de Ciclia Maria Peruzzo
Radialista, jornalista, escritor e mestre de cerimnias do sul da Bahia.

6 O trabalho jornalstico que, quase sempre, faz concesso aos ditames polticos, gerador da seleo de notcias que sero veiculadas e que no representam ameaa ao poder vigente. Assim, o jornalismo local deixa de explorar seu imenso potencial de trabalhar com a informao isenta e atender a todos os setores que perfilam a vida de uma comunidade (PERUZZO, 2005, p.81). O que se constata que os sites de jornais analisados tanto abordam insuficientemente temticas de cunho tnico-racial, quanto carregam estas de interesses e estratgias polticas. Quando se fala de interesses e estratgias de cunho poltico, que se irradiam nas notcias on line levantadas, possvel memorar o que prope a hiptese da agenda-setting. Esta trabalha com a perspectiva massificante sob a gide da imposio dos mass media sobre os indivduos (FERREIRA, 2001, p.111) e ressalta que os meios de comunicao de massa influenciam os receptores no que eles vo pensar e discutir . Na linha da proposta, a poltica itabunense e ilheense tambm objetiva se impor, por via de um meio de comunicao (sites jornalsticos) a caminho de tornar-se um mass media, sobre as pessoas e pretende pautar o que ser discutido e pensado por elas. A teoria do agendamento ou teoria da agenda-setting uma teoria da comunicao formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na dcada de 1970, na qual se prope que a mdia determine a pauta para a opinio pblica, destacando determinados temas e optando por ofuscar ou se isentar de outros, ou seja, estipula uma agenda temtica para os receptores. Embora pertena a outra poca, possvel aproxim-la do que o jornalismo analisado demonstra. O fenmeno do agendamento das notcias to comum no jornalismo do extremo sul baiano que, pelo vis da anlise, constatou-se que os jornais por hora abordam e por hora se isentam de algumas temticas de natureza tnico-racial; construindo uma pauta do que ser discutido. Esta considerao emergiu do resultado das buscas por palavras-chaves (negros, racismo, cotas, manifestaes negras e movimento negro) nos sites dos jornais analisados e se materializou na construo da tabela abaixo, que funciona como uma agenda de temticas: Tabela I : Quantidade de notcias, por palavra-chave, em cada jornal

NEGROS

RACISMO

COTAS

MANIFESTAO NEGRA

MOVIMENTO NEGRO

DIRIO DO SUL 3 4 1 1 1

AGORA

A REGIO

2.2 AS ABORDAGENS POR CAMPO As palavras-chaves de busca, lanadas na tabela I, inicialmente davam a possibilidade de insero das informaes de cunho tnico-racial em diferentes campos: social, cultural, poltico e econmico. Por exemplo, quando a busca se deu com a palavrachave negros tanto era possvel encontrar uma abordagem destes dentro na distribuio de renda, conseqente dentro do campo econmico, como uma insero deles no vis da cultura; assim como havia possibilidades de encontrar o movimento negro dentro de uma perspectiva de transformao social e tambm inserido na importncia poltica. O campo de possibilidades mencionado acima tornou imprescindvel investigar os negros em contextos diferenciados. As abordagens levantadas, de uma forma ou de outra, iriam variar em determinados campos. O tipo de abordagem do negro no campo poltico no a mesma no econmico. A dicotomia, ento, partiu da premissa de que: onde os negros so abordados implica em como se d a abordagem. Para de fato se analisar o tratamento concebido s notcias de cunho tnico-racial por rea, o terreno de averiguao percorreu caminhos anteriores; nenhuma abordagem surgiu por acaso e nenhum campo seria representado ou deixaria de ser representado se no houvesse o papel determinante dos ditames polticos e a absoro da teoria da agenda-

8 setting. Pretende-se focar que a anlise das abordagens por campo partiu de um esquema de sucesses: influncia poltica agendamento interveno na abordagem por campo. Primeiro os interesses polticos regionais intervieram no processo de elaborao e veiculao das notcias, como foi destrinchado anteriormente. No momento em que essa interveno se estabeleceu, os jornais de Ilhus e Itabuna optaram por destacar ou omitir algumas das notcias acerca dos negros, criando assim uma forma de agendar o que seria veiculado. O resultado a interferncia nas abordagens por campo: em alguns campos os negros so representados, ao passo que em outros no, mesmo que eles existam (na realidade) nestes. A considerao acima comprovada pela coleta de dados das abordagens encontradas por campo. Ressaltando que os dados que sero mostrados partem de um trabalho no-interveniente no que j existia, isto significa que a deciso de abordar (ou no) o negro em um determinado campo e a forma como ele abordado estava presente nos sites dos jornais analisados. Tabela II: Abordagens encontradas nas palavras-chave por campo
NEGROS RACISMO COTAS MANIFESTAO NEGRA MOVIMENTO NEGRO

CULTURAL

ECONMICO

POLTICO

SOCIAL

Um olhar sobre a tabela II evidencia que no foram encontradas, em nenhum dos trs jornais analisados, as representaes dos negros nos campos econmico e social. Ainda que sejam reas que ofertem vastas possibilidades, nenhuma meno ao desemprego, distribuio de renda, discriminao social, s favelas, a ascenso de alguns negros em cargos que antes s cabiam aos brancos; nenhuma referncia de valor negativo ou positivo para retratar as notcias de cunho tnico-racial dentro dos campos citados. O fato de todos os jornais-alvo apelarem pela omisso das palavras-chave, na rea social e econmica, termina por aproxim-los. Fugindo das coincidncias, pode-se perceber um padro local de jornalismo nas cidades de Ilhus e Itabuna, quando no h quem ouse falar daquilo que ningum fala. Aqui, d-se o somatrio de duas foras que atuam contra a representao dos campos omitidos: fazer referncias positivas aos negros na economia e na vida social pode contribuir para expresso e reao da conscincia de outros negros, assim como emitir informaes negativas a estes no mbito socioeconmico pode prejudicar a imagem dos dirigentes polticos, que deveriam promover mudanas significativas para a melhoria da qualidade de vida dos negros. Dados levantados permitiram a construo de outra tabela que deixa claro que a aproximao entre os jornais analisados no se d s no vis dos campos que so omitidos, mas tambm no terreno daqueles que so representados: a quantidade de notcias nos campos representados no sugere grande dissonncia de um site jornalstico pro outro; no mximo h um saldo de seis matrias a mais, de um para outro, como consta abaixo: Tabela III:Quantidade das notcias de cunho tnico-racial, por campo, em cada jornal
POLITICA SOCIAL ECONOMICA CULTURAL

DIRIO DO SUL 1 0 0 9

AGORA

10

A REGIO

A tabela III facilmente oferece uma idia da baixa quantidade de notcias sobre os negros, por campo, em todos os jornais; considerando que a coleta foi efetivada nos arquivos de um ano de notcias nos sites (entre 2006 e 2007). No jornal que apresenta o maior nmero de notcias encontradas em rea especfica o Dirio do Sul possvel calcular que no se chega exatido de uma notcia veiculada ao ms, durante um ano, no campo cultural (riqussimo em se tratando da cultura negra). Uma observao pertinente presente anlise o fato dos sites dos jornais analisados, quase sempre, abordarem de maneira semelhante as matrias do campo cultural, quando discorrem sobre estas notcias de maneira superficial e fragmentada havendo uma ausncia do que se trata, o que representa e qual o nvel de importncia; levando a refletir a ausncia de contexto, investigao e profundidade (MORAIS, 2003, p.79) Ao passo que, em raros momentos, ainda nas notcias de valor cultural., os jornais se esmeram, dedicandose a maiores explanaes e fundamentaes sobre o assunto a ser tratado foram encontradas apenas duas notcias culturais bem fundamentadas. No campo poltico as abordagens das temticas de cunho tnico-raciais so irrisrias, provavelmente pelo fato de que apresentar os negros dentro da expresso poltica deles perigoso, podendo ocasionar rompimento das estruturas de poder estabelecidas. por tal que, muitas vezes, quando se constata a representao do negro, dentro do mbito poltico, esta representao no o ncleo da notcia e, conseqentemente, no desperta a ateno, como j foi citado anteriormente. Em termos gerais, notvel o fato de todos os jornais tratarem dos mesmos assuntos, de uma mesma forma, dentro das palavras-chaves solicitadas. A imprensa do interior tende a cobrir os mesmos tipos de assuntos (PERUZZO, 2005, p. 82). Por exemplo, quando a palavra de busca cotas
9

todos eles trabalham em cima da

Cotas so reservas de vagas adotadas em algumas universidades para estudantes de escola pblica, negros e ndios. Elas so uma ao afirmativa como poltica reparatria, que busca corrigir uma situao de discriminao e desigualdade infringida a certos grupos. Ver o artigo Ao Afirmativa: histria e debates no Brasil de Sabrina Moehlecke.

11 divulgao da implementao das cotas na Universidade Estadual de Santa Cruz, pois este o assunto que interessa para o mbito regional, de Ilhus e Itabuna. 3. A PARCIALIDADE E OS ESTERETIPOS Aps analisar as representaes do negro, a partir dos campos abordados, possvel detectar o aspecto marcante da parcialidade e dos esteretipos. Nesse momento, o esquema de sucesses, citado anteriormente na anlise e que mostra o percurso dos agentes intervenientes nos processos de elaborao e veiculao das notcias, se amplia: influncia poltica agendamento interveno na abordagem por campo uso da parcialidade e dos esteretipos. Um jornalismo srio, por excelncia, deve cumprir com sua funo informativa e esclarecedora dos acontecimentos sem fazer uso de expresses valorativas ou qualitativas, quer dizer, expresses que atribuem um valor negativo ou positivo ao que se aborda; devendo focar-se na neutralidade. O que ficou evidenciado por meio da pesquisa foi uma parcialidade nas representaes, que por hora emprega valor positivo aos negros, ao tentar (estrategicamente ou no) postar-se ao lado deles e por hora emprega valor negativo, ao atribuir, aos negros, adjetivos que lhes lanam na condio de inferioridade. No cabe ao jornalismo competente e de qualidade, ao qual se distancia o analisado, fazer uso de adjetivos, uma vez que estes muitas vezes implicam em uma qualificao subjetiva, tendendo parcialidade e deixando claro uma pretenso ou ironia; como se faz presente nos adjetivos destacados (em itlico) no trecho abaixo e que implicam numa qualificao positiva aos negros, postando-se ao lado deles:
A notcia no saiu em nenhum veculo da grande imprensa baiana, e sim no blog Vermelho, do PCdoB, mas foi comentada no site do reprter Luiz Carlos Azenha como uma daquelas notcias que no saem na tv por interesses econmicos. Depois de ofender os metalrgicos da Ford Camaari com xingamentos e frases preconceituosos contra negros e nordestinos, o gerente do prdio de montagem Gilberto Albuquerque foi demitido por justa causa pela empresa. (A REGIO, verso on line, 30/08/2007)

12 Outro aspecto detectado da parcialidade est no uso de palavras qualitativas com peso negativo sobre os negros, como est evidenciado, por exemplo, no trecho da notcia: O Consepe... aprovou o sistema de cotas para excludos na Uesc. Sero reservadas 50% das vagas para ndios, negros e estudantes... (A REGIO, verso on line, 21/12/2007). Para fazer referncias ao pblico que ser beneficiado com as cotas, e que abarca os negros, usou-se primeiro o termo excludos, que tende a reforar condio de marginalizados, a qual os negros no pedem por serem taxados. Ainda a editorao opinativa atravessando manchete, ttulos, leads, enfim, a totalidade da mensagem e do apelo informativo [fez] ruir os velhos preceitos de imparcialidade (PERUZZO, 2005, p. 80), como consta no chamado opinativo que o jornalista faz (em itlico) para atrair o pblico ao programa:
O programa Itabuna em ao desta semana recebe mais uma importante convidada: a professora Dr Adlia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Pr-reitora de Graduao da Universidade Estadual de Santa Cruz, falando sobre o sistema de Cotas para insero de negros e ndios na educao superior. Lembrando que agora o programa tem sua edio indita todos os sbados s 7h30, com reprises ao longo da programao. No d para perder o programa que feito especialmente para voc, assinante da tv Itabuna. (DIRIO DO SUL, verso on line, 22/03/2007)

A marcante presena da parcialidade nas representaes dos negros, nas notcias da internet de Ilhus e Itabuna, uma fora impulsora da presena, tambm visvel, de esteretipos. Se o jornalismo local analisado no se apropria da notcia isenta e neutra, facilmente ele assume a apropriao das imagens preconcebidas e ideologicamente definidas, que no passam pelo crivo da investigao e apurao, para representar os negros. (...) O que se observa so posturas incorporadas ao cotidiano jornalstico que contribuem para um certo enviesamento tendencioso da notcia (MORAIS, 2003, p.79) Retomando o fato que de os jornais-alvo da pesquisa no oferecem as representaes dos negros nos campos econmico e social, resta apenas traar um perfil dos esteretipos nos campos que abordam notcias de cunho etnico-racial: o poltico e o social. Com relao ao primeiro, a baixa quantidade de notcias abordadas nesse campo apenas

13 duas impossibilitou um terreno de possibilidades para detectar esteretipos e estes no foram identificados. Em se tratando do campo cultural aquele que absorveu a maior quantidade de notcias, de cunho tnico-racial, encontradas por rea o encontro com os esteretipos deuse, especialmente, nos comentrios literrios, na forma de contos, que no estavam explcitos dentro dessa categoria e sim dispostos no mesmo espao da categoria notcias dos sites investigados. Assim, percebeu-se, por exemplo, a presena de esteretipos no trecho a ser destacado, que fala do amor de uma estrangeira por um negro:
(...) O negro ficou quieto, no disse nada. Ela fala uma mistura de italiano com portugus. Parece que o nego entende porque, de vez em quando, d umas risadas. Pois esta mulher linda vai transar com um negro fedorento (DIRIO DO SUL, verso on line, 02/08/2007).

No trecho citado possvel identificar uma srie de esteretipos, que parte de uma teoria: o racismo, que est implcito. Ele existe desde a poca da colonizao e um conjunto de idias e imagens referentes aos grupos humanos que acreditam na existncia de raas inferiores e superiores (GOMES, 2005, p.52). A primeira vista pode no ser detectvel, mas existe a contraposio do estrangeiro com o negro a partir de esteretipos: ela linda, mistura duas lnguas, enquanto ele fala pouco, no sabe se entende as coisas, mas ainda assim ri e, alm de tudo, fedorento; em suma, uma raa inferior frente dela. Ainda nos contos dos sites de jornais de Ilhus e Itabuna, pde-se identificar a presena de outros tipos de esteretipos, que desta vez no giram em torno do racismo, mas da linguagem e vivncia econmica do negro, como consta no trecho do conto abaixo, que entitulado Negra Romana:
Porque tu vai embora Romana? Minhas irms Maria Antnia e Alzira se casaram e foram embora. Me morreu semana passada. Eu sozinha num posso pagar o aluguel... Fiquei olhando ela pegar as ltimas coisas midas. A casinha pequena no tinha cadeira nem mesa... (DIRIO DO SUL, verso on line, 29/05/2007).

14 No trecho evidencia-se o esteretipo da baixa renda do negro, da situao econmica desfavorvel e da linguagem sem possessivos: me sozinha num pode pagar o aluguel, taxada em quem pertence s classes baixas. vlido ressaltar o perigo contido no fato dos sites no especificarem a categoria contos (que at permitem tratamento livre e por vezes intencional dos esteretipos) e os dispuserem na categoria notcias, no momento em que poder ser recebido por um leigo na diferenciao como uma informao pretensiosa. Por tal se analisou tambm estes contos, em um trabalho que foca notcias. Depois de destacar alguns dos trechos que comprovam a presena da parcialidade e dos esteretipos, faz-se necessrio ressaltar que tanto a presena da parcialidade quanto dos esteretipos, aqui levantados, tendem a influenciar o discurso dos leitores dos sites de jornais de Ilhus e Itabuna.

3.1 A INFLUNCIA DAS REPRESENTAES DA MDIA NO DISCURSO DO RECEPTOR As representaes, encontradas na internet de Ilhus e Itabuna acerca dos negros, sofreram claramente um processo de interveno. Por tal, faz mais sentido falar de uma representao da representao, ou seja, de uma outra abordagem (a miditica) sobre a abordagem real; o que a tornou menos verdica. As abordagens encontradas, que sofreram interveno, desembocam na construo discursiva que os sites dos jornais analisados objetivam passar ao pblico. O discurso uma ao verbal dotada de intencionalidade, que tenta influenciar o outro ou fazer com que o outro compartilhe suas idias. Desta forma, por trs de todo discurso h uma ideologia... (KOCH, 1984, p.19). Isso levanta o fato de que os sites observados tm conscincia de que quando interferem nos tipos de representaes dos negros esto tecendo um discurso que influenciar os receptores nos crculos de discusso. Claramente pode-se perceber que a imprensa eletrnica analisada assume sua ideologia e esta se manifesta nas vias do discurso, da linguagem, da abordagem ou representao acerca do negro. Tudo que ideolgico se encarna em algum material semitico; a linguagem reflete a ideologia (RODRIGUES, 2004, p. 428). Assim, a

15 transmisso do discurso de cunho tnico-racial para os receptores dar-se- somada s idias que os jornais inserem neste. O indivduo constri seus ideais por meio do compartilhamento dos textos (verbais ou no). O jornalismo, no foco na pesquisa o on line, um suporte para divulgar os textos escritos e induzir aos verbais; leva o homem a pensar e discutir. A constituio social dos homens e da sua linguagem mediada pelos textos: suas idias, seus pontos de vista se concretizam somente na forma de textos... (RODRIGUES, 2004, p. 428). Dessa forma, fcil entender o papel determinante da mdia, no foco da anlise a internet dos jornais de Ilhus e Itabuna, na formao do discurso dos receptores. Em primeiro lugar, os jornais-alvo da pesquisa fazem da sua agenda temtica os temas que sero discutidos pelo pblico. O que mencionado e abordado nos sites dos peridicos observados ser instrumento de dilogo entre os receptores. Os temas em relevo na agenda miditica estaro tambm em revelo na agenda pblica (FERREIRA, 2001, p.112); nesse momento em que os meios de comunicao funcionam como formadores de opinio. Assim sendo, os jornais analisados so geradores de tema e construtores dos discursos que permeiam as relaes interpessoais, que so causadas pelos ditames da agenda miditica (FERREIRA, 2001, p. 112). 4. CONSIDERAES FINAIS A anlise acerca das representaes do negro, na imprensa eletrnica de Ilhus e Itabuna, evidenciou os intervenientes nos processos de criao e disseminao das notcias desse cunho; deixando claro que o jornalismo local observado est muito longe de ser comprometido com a informao verdica e de qualidade. um jornalismo falho em sua responsabilidade social, uma vez que no representa um determinado grupo, no foco de anlise os negros, em consonncia com sua realidade; os negros so ofuscados em campos que na prtica eles se fazem presentes, como o econmico e social. O fato que as abordagens de natureza tnico-racial, encontradas na internet voltada para cidades do extremo-sul da Bahia, passam pelo crivo das influncias polticas, da tematizao miditica, da parcialidade, das linguagens e imagens viciadas, e quando elas

16 chegam ao receptor j esto remodeladas e destoadas do real. Provavelmente, dessa forma elas sero transmitidas e influenciaro nos discursos do pblico, que costuma basear sua agenda de debates na agenda miditica. REFERNCIAS

FERREIRA, Giovandro Marcus. Teorias da Comunicao. As origens recentes: os meios de comunicao pelo vis do paradigma da sociedade de massa. Petrpolis: Vozes, 2001, p. 99-116.

GOMES, Newman L. Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n 10639/03. Braslia: DF: MEC, 2005.

KOCH, I.V. Argumentao e linguagem. So Paulo: Cortez, 1984.

MOEHLECKE, Sabrina. Ao Afirmativa: Histria e Debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, novembro de 2002. Fundao Carlos Chagas.

MORAIS, Vangla Maria Isidoro de. MORAES, Vangla de. A mdia imprensa local: uma agenda de constrangimentos e motivaes. Revista Comunicao & Sociedade, vol. 1, n 38, 2002.

PERUZZO, Ciclia Maria Krohling . Mdia regional e local: aspectos conceituais e tendncias . In: Comunicao regional e local. Revista Comunicao e Sociedade. Universidade Metodista de So Paulo (ano 26, n 43). So Bernardo do Campo: Umesp, 2005.

RODRIGUES, Rosngela Hammes. Anlise de gneros da teoria bakhtiniana : algumas questes tericas e metodolgicas. Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 4, nmero 2, jan./jun. 2004

17

WOLF, Mauro. Teorias da comunicao, 6 edio. Lisboa: Presena, 2001, p.22- 46.

Jornal Dirio do Sul. Disponvel em:

http://www.portalmix.com.br/diariodosulpub2/ntdiariodosul.php. ltimo acesso em


30/09/2007

Jornal Agora. Disponvel em:

http://www.agora-online.com.br/. ltimo acesso em 30/09/2007

Jornal A regio. Disponvel em:

http://www2.uol.com.br/aregiao/. ltimo acesso em 30/09/2007

You might also like