You are on page 1of 22

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL

SUMRIO
APRESENTAO.............................................................................................................................. 2 1- CONTEXTUALIZAO E INDICATIVOS PARA ELABORAO DO PLANO............................ 3 1.1- Aspectos da Realidade Estadual................................................................................................. 3 1.2- Princpios, Diretrizes e Objetivos Norteadores do Plano............................................................. 4 2 - OBJETO DA CONTRATAO..................................................................................................... 8 3- ORGANIZAO DOS TRABALHOS E NATUREZA DA CONSULTORIA................................... 8 4- METODOLOGIA E ATIVIDADES................................................................................................. 09 5- ETAPAS DE TRABALHO............................................................................................................ 11 6- PRODUTOS ESPERADOS.......................................................................................................... 12 7- FORMAS DE APRESENTAO.................................................................................................. 18 8- PRAZO.......................................................................................................................................... 18 9- RECURSOS.................................................................................................................................. 18 9.1- Composio do Investimento .................................................................................................... 18 9.2- Cronograma de Desembolso .................................................................................................... 19 9.3- Cronograma de Execuo de Servios ..................................................................................... 19 10- INDICADORES........................................................................................................................... 19 11- HABILITAO............................................................................................................................ 19 12- EQUIPE TCNICA...................................................................................................................... 20 13- LOCAL E REALIZAO............................................................................................................ 20 14- FONTES DE PESQUISA PARA IDENTIFICAO DAS NECESSIDADES HABITACIONAIS 20 15- ENTIDADES ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ELABORAO DO PLANO..................... 21 16- ANEXOS..................................................................................................................................... 22

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL

APRESENTAO
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, atravs da Companhia Estadual de Habitao e Desenvolvimento Urbano CEHAB/RN, no mbito de suas atribuies, elaborou o presente documento que constitui instrumento norteador para a contratao dos servios tcnicos especializados de consultoria, objetivando a elaborao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social - PEHIS, em conformidade com os princpios, objetivos e diretrizes da Poltica Nacional de Habitao (PNH), aprovada em 2004 e ao Plano Nacional de Habitao PLANHAB, elaborado pelo Governo Federal e aprovado em 2009. O arcabouo de informaes de que tratam este Termo de Referncia est organizado em trs partes principais, orientadas, em primeiro lugar, por uma proposta metodolgica, que fundamenta uma base conceitual do Plano, em seguida o diagnstico com a leitura sobre os dados em base primria e secundria, e em terceiro lugar, aborda as etapas e produtos, atravs das estratgias de ao. O documento, portanto, contm subsdios para direcionar os servios tcnicos especializados de pesquisa, diagnstico, anlise, estruturao de propostas e elaborao do Documento Final, que constituir o Plano Estadual de Habitao de Interesse Social - PEHIS, cujos produtos devero no s abordar as Diretrizes e Metas da Poltica Estadual de Habitao, mas, principalmente, a identificao e mensurao de reas passveis de serem destinadas para a execuo de Projetos Habitacionais, salientando-se, portanto, que a qualificao tcnica dos profissionais das proponentes devero ser compostas, especialmente, por arquitetos e urbanistas, engenheiros com experincias em sistemas de informaes Georeferenciadas, elaborao de estudos e /ou planos de infra-estrutura urbana, transportes e mobilidade urbana e saneamento ambiental. O Governo do Rio Grande do Norte j aponta para o futuro, na elaborao de instrumentos urbanos que determinam avano dentro da Poltica de Desenvolvimento Urbano, quando em sua esfera especfica, instituiu o Fundo Estadual de Habitao de Interesse Social FEHIS e o Conselho Gestor Fundo Estadual de Habitao de Interesse Social CGFEHIS (Lei n 9.154/2008) e criou o Conselho Estadual das Cidades do Rio Grande do Norte CONCIDADES/RN (Lei Complementar n 390/2009).

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL

1 CONTEXTUALIZAO E INDICATIVOS PARA ELABORAO DO PEHIS/RN A proposta para elaborao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social do Rio Grande do Norte dever levar em conta o contexto em que o mesmo ser proposto, abordando: As mudanas ocorridas no mbito da questo habitacional por parte do poder pblico, a partir da dcada de 1980, com a reduo dos investimentos no setor aps a extino do Banco Nacional de Habitao (BNH); com as novas caractersticas, ao nvel de gesto das polticas urbanas, implantadas a partir do movimento de descentralizao administrativa e de municipalizao da poltica urbana, aps a Constituio Federal de 1988; e com as diversas iniciativas do governo federal para financiamento da poltica habitacional, inclusive aquelas implantadas a partir da criao do Ministrio das Cidades, voltadas primordialmente populao na faixa de interesse social; A influncia deste processo no mbito local, envolvendo a relao entre o governo do Rio Grande do Norte e os diversos governos municipais no trato da questo habitacional, com especial destaque para a atuao estadual aps a extino da COHAB-RN, na dcada de 90. Desafio ao poder pblico em ministrar as carncias habitacionais, cada vez maiores, das famlias mais pobres, caracterizando a demanda a ser enfrentada em termos quantitativos e qualitativos e abordando a questo do ingresso habitao de interesse social, no contexto mais amplo de acesso e incluso cidade; As oportunidades que se apresentam para o Plano Estadual de Habitao de Interesse Social, seja ao nvel do contexto poltico-institucional, seja ao nvel da perspectiva de investimentos anunciados pelo governo federal; seja ao nvel de expectativa do governo do Rio Grande do Norte de renovar a poltica habitacional na esfera estadual.

1.1 Aspectos da Realidade Estadual A Fundao Joo Pinheiro aponta para um dficit habitacional para o Rio Grande do Norte de 135.119 1habitaes, sendo 97.647 em rea urbana e 37.47224 em rea rural. Tal estudo, desenvolvido atravs do Centro Estatstico e Informaes, em parceria com o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministrio das Cidades, utilizou-se de metodologias desenvolvidas especificamente para a avaliao do Dficit Habitacional no Brasil e dados do censo demogrfico do ano 2000, disponibilizados no ano de 2006 pelo Instituto de Geografia e Estatstica (IBGE) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio (PNAD).

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL _________________________________


1 Fundao

Joo Pinheiro - FJA, 2006

As necessidades habitacionais so compostas pelo dficit habitacional 2 e a inadequao de domiclios3 (FJP, 2007). Trataremos no Plano Estadual de Habitao de Interesse Social, dessa composio, entretanto prioritariamente do dficit habitacional. O dficit habitacional bsico referese ao somatrio dos totais referentes coabitao familiar 4, adensamento excessivo em domiclios alugados urbanos e domiclios em rea de risco. O Nordeste representa 34,2% do dficit habitacional no Brasil. Na rea urbana a regio abarca 68,2% do seu dficit habitacional. O Rio Grande do Norte apresenta 6% do dficit habitacional da regio e 2,1% do pas. As dificuldades financeiras dos governos estaduais, sobretudo a partir do Plano Real, assim como as mudanas nas regras de utilizao do Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS, a partir dos anos de 1990 do sculo passado so fatores, determinantes, que limitaram a capacidade dos estados de intervir em programas habitacionais colocando-os como mero coadjuvantes do Governo Federal. A partir de 2003, o Brasil comea a construir uma poltica nacional de habitao componente da Poltica Nacional de Desenvolvimento Urbano, o Governo Federal, a partir desta Poltica, se prope a valorizar a ao democrtica, descentralizada e com a participao popular visando a integrao de investimentos na infraestrutura urbana das cidades. A Poltica Nacional de Habitao tem seus fundamentos nos princpios estabelecidos, enfaticamente, no Estatuto das Cidades (Lei Federal n 10.257/2001), como a funo social da cidade e da propriedade, a gesto democrtica e de aplicao de instrumentos que estimulem efetivamente a transformao das cidades.

1.2 Princpios, Diretrizes e Objetivos Norteadores do Plano O Plano Estadual de Habitao de Interesse Social PEHIS deve ser prioritariamente constitudo por um conjunto de objetivos, metas, diretrizes, instrumentos jurdicos e mecanismos institucionais de ao que expressem o entendimento do Governo e da Sociedade acerca de como deve ser orientado o planejamento estadual do setor habitacional, em especial a habitao de interesse social. Desse modo o PEHIS deve apresentar propostas de curto, mdio e longo prazos que estruturem as aes e direcionem as intervenes para a reduo significativa das necessidades habitacionais do Rio Grande do Norte. O Ministrio das Cidades, criado em 2003, surgiu como o rgo coordenador, gestor e formulador da Poltica Nacional de Desenvolvimento Urbano e que efetivamente inclui a Poltica Nacional de Habitao (PNH) que a base do Sistema Nacional de Habitao (SNH), _________________________________
2 Indica

a necessidade de construo de novas moradias para resoluo de problemas sociais e especficos de habitao. (Fundao Joo Pinheiro, 2007).

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL


3 Adensamento

excessivo em domiclios prprios urbanos. (Fundao Joo Pinheiro, 2007)

nele contidos o Subsistema de Mercado e o Subsistema de Habitao de Interesse Social, o Plano Nacional de Habitao, o Desenvolvimento Institucional e o Sistema de Informao, Monitoramento e Avaliao. Com a criao do Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social (Lei n 11.124/2005), integrante do Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social, a Poltica Nacional de Habitao busca consolidar um processo de pactuao e da consolidao do novo quadro poltico-institucional e financiamento para a habitao, portanto o PEHIS dever ser regido, minimamente, pelos princpios estabelecidos na Poltica Nacional, que vale destac-los: Direito moradia, enquanto um direito humano, individual e coletivo, previsto na Declarao Universal dos Direitos Humanos e na Constituio Brasileira de 1988. O direito moradia deve ter destaque na elaborao dos planos, programas e aes, colocando os direitos humanos mais prximos do centro das preocupaes de nossas cidades; Moradia digna como direito e vetor de incluso social, garantindo padro mnimo de habitabilidade, infra-estrutura, saneamento ambiental, mobilidade, transporte coletivo, equipamentos, servios urbanos e sociais; Compatibilidade e integrao das polticas habitacionais federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, bem como das demais polticas setoriais de desenvolvimento urbano, ambientais e de incluso social; Funo social da propriedade urbana, buscando implementar instrumentos de reforma urbana a fim de possibilitar melhor ordenamento e maior controle do uso do solo, de forma a combater a reteno especulativa e garantir acesso terra urbanizada; Questo habitacional, como uma poltica de Estado uma vez que o poder pblico agente indispensvel na regulao urbana e do mercado imobilirio, na proviso da moradia e na regularizao de assentamentos precrios, devendo ser, ainda, uma poltica pactuada com a sociedade e que extrapole um s governo; e Gesto democrtica com participao dos diferentes segmentos da sociedade, possibilitando controle social e transparncia nas decises e procedimentos. O PEHIS dever observar ainda as Diretrizes: Estar em perfeita sintonia com as Polticas de Desenvolvimento Urbano, Fundiria e de Saneamento Ambiental Estadual e Municipais, em especial com os Planos Diretores Municipais; Considerar e integrar propostas de planos e projetos setoriais estratgicos de mbito regional e local, envolvendo um conjunto de atores do poder pblico relevantes nesta temtica; Realizar as tarefas de discusso e elaborao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social o mais possvel com a participao dos gestores municipais e de representaes da sociedade;
____________________________________________

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL


4 Apenas as famlias conviventes secundrias que informaram inteno de constituir domiclio exclusivo.

(Fundao Joo Pinheiro, 2007)

Fomentar a estruturao e execuo da Campanha Informativa do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social - PEHIS, fornecendo os subsdios necessrios, no que diz respeito ao contedo tcnico produzido na estruturao das propostas; Dados descentralizados por municpios e as oito mesorregies do Rio Grande do Norte. Os dados do diagnstico estadual devero estar descentralizados por municpios e por mesorregio; Viso sistmica da conjuntura estadual. Ao apresentar o perfil estadual, aps todo o trabalho de pesquisa e diagnstico, os grficos, tabelas e mapas devero mostrar no apenas os indicadores tcnicos e problemas relacionados com a questo habitacional, mas a interconexo entre todos os pontos diagnosticados, possibilitando uma viso sistmica da conjuntura estadual para, a partir desse quadro, formular propostas de programas e aes que atendero s demandas habitacionais de interesse social, por uma melhor qualidade de vida populao de baixa renda; estabelecer metas de curto, mdio e longo prazo; as linhas de financiamento e os programas de proviso, urbanizao e modernizao da produo habitacional a serem implementados a partir das prioridades regionais de interveno e critrios para a distribuio de recursos, de acordo com o perfil do dficit habitacional de cada mesorregio de desenvolvimento; Utilizao de critrios e parmetros tcnicos adotados pelo sistema nacional de habitao de interesse social. As propostas de programas e aes que forem encaminhadas para anlise da CEHAB/RN, quando do enfoque das questes relacionadas com dficit habitacional, utilizaro os critrios e parmetros tcnicos adotados pelos organismos nacionais que tratam do tema, particularmente a SNH/Ministrio das Cidades; Sistemtica de anlise e avaliao dos resultados. O desenvolvimento dos trabalhos ser monitorado, a cada etapa/fase para ajustes da metodologia e adequao dos procedimentos, das tcnicas e dos instrumentos, devendo para isto obedecer sistemtica de anlise e avaliao dos resultados pela CEHAB/RN; Consolidar atravs da transferncia de conhecimento o processo de aprendizagem. Para atingir uma proposio consistente e propiciar domnio dos contedos sobre as tcnicas de identificao e tratamento das informaes, abordadas no processo de construo e desenvolvimento dos trabalhos, os mesmos sero elaborados o mais possvel com a participao da equipe tcnica da Contratante, possibilitando assim, consolidar atravs da transferncia de conhecimento o processo de aprendizagem; Envolvimento institucional dos rgos setorias do estado e das prefeituras. A realizao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social contar com o envolvimento institucional do rgo setorial de Planejamento, Infra-estrutura, Saneamento Ambiental, Transporte e Mobilidade do

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Governo do Estado e dos Municpios. O envolvimento dessas instituies se dar por meio de colaborao, como potenciais usurios finais dos resultados do Plano, atravs da qual disponibilizaro e complementaro informaes solicitadas, com objetivo de suprir a equipe tcnica contratada das condies necessrias para desenvolvimento dos trabalhos e produo dos resultados. Ainda sero considerados, como questes fundamentais para a construo e implementao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social os principais objetivos, que junto com os princpios abordam as questes principais da Poltica Habitacional, quais sejam: Garantir o exerccio do direito moradia digna com incluso social; Promover e universalizar o acesso moradia, levando-se em conta a disponibilidade de recursos e a capacidade operacional dos agentes envolvidos; Promover a habitabilidade e conseqente qualidade de vida da populao; Promover a urbanizao, regulao e insero dos assentamentos precrios; Implantar uma filosofia democrtica, dinmica e moderna de acesso terra urbanizada e regularizada e ao mercado secundrio de imveis; Integrar, articular e mobilizar os diferentes nveis de governo e fontes de recursos objetivando equacionar programas e operaes de crdito existentes para potencializar a capacidade de investimentos com vistas a viabilizar recursos para a sustentabilidade da Poltica Habitacional do Estado, possibilitando a mitigao do dficit habitacional; Estabelecer interfaces com as polticas de planejamento urbano (Planos Diretores, Planos de Desenvolvimento Local Integrado, Planos Estratgicos Regionais, entre outros); Estabelecer polticas e programas que proporcione a habitabilidade e melhoria da qualidade de vida da populao; Estabelecer Polticas de Regularizao da Terra e Moradia; Promover urbanizao de assentamentos precrios integrado com projetos de infraestrutura e saneamento ambiental; Estruturar um modelo de gesto participativa e plural que articule os diversos segmentos sociais, instituies e poderes; Organizar um sistema de informao que possibilite a gesto do conhecimento, direcionamento de prioridades, estratgias de interveno, monitoramento e avaliao do Plano; Modernizar a produo habitacional, otimizando as linhas de financiamento de cada programa, potencializando a capacidade operacional de cada ente envolvido e definindo pactos entre entes organizadores e a cadeia produtiva da construo civil, com melhoria da produtividade e qualidade da produo habitacional;

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Promover o desenvolvimento institucional visando criao e o aprimoramento de mecanismos e prticas de planejamento e gesto, a modernizao organizacional e a capacitao tcnica e operacional; Fortalecer o papel do Estado na gesto da Poltica Habitacional e na regulao O Plano dever conter diagnstico do setor habitacional, diretrizes, objetivos, linhas programticas, fontes de recursos, metas e indicadores que expressem o entendimento do governo local e dos atores sociais a respeito do planejamento do setor habitacional e definam um plano de ao para enfrentar seus principais problemas, especialmente no que se refere habitao de interesse social.

OBJETO DA CONTRATAO O objeto deste Termo de Referncia a contratao dos servios tcnicos especializados

de consultoria visando elaborao do PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL DO RIO GRANDE DO NORTE PEHIS/RN, em conformidade com as diretrizes e princpios estabelecidos no Sistema e Plano Nacional de Habitao. A consultoria contratada dever: Assessorar equipe do governo do estado no processo tcnico de elaborao, conforme os requisitos mnimos estabelecidos neste Termo de Referncia, do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social que: - oriente as aes do Poder Pblico e da iniciativa privada propiciando o acesso moradia, priorizando a populao de baixa renda, num processo integrado s polticas de desenvolvimento urbano e demais polticas municipais; - permita acesso aos recursos pblicos federais destinados habitao de interesse social atravs da participao no Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social e subsdios das populaes de baixa renda; - estimule as iniciativas da sociedade para a produo habitacional visando o atendimento das necessidades habitacionais, principalmente para a habitao de interesse social. Apoiar metodologicamente processo de discusso regionalizada do referido plano com a sociedade poltica e civil do Rio Grande do Norte.

3 ORGANIZAO DOS TRABALHOS E NATUREZA DA CONSULTORIA Os trabalhos de elaborao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social de Interesse Social PEHIS so de responsabilidade da Companhia Estadual de Habitao e Desenvolvimento Urbano - CEHAB/RN, rgo da administrao indireta, que por meio de uma equipe local, ter a

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL funo de coordenar o processo de elaborao e a execuo do Plano, bem como o acompanhamento e apoio ao grupo de consultores na orientao, reviso e discusso dos documentos produzidos e em sua aprovao, inclusive para fins de pagamento parcial e final. O PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL DO RIO GRANDE DO NORTE PEHIS/RN ser elaborado de forma participativa consonante com a Poltica Nacional de Habitao e que tem como objetivo promover o acesso moradia digna, especialmente para a populao de baixa renda, e tem como componentes principais: - Integrao entre a Poltica Habitacional e a Poltica de Desenvolvimento Urbano; - Urbanizao, regularizao fundiria e a insero de assentamentos precrios; - Proviso da habitao; A metodologia para elaborao do Plano tratar basicamente do diagnstico do setor habitacional, principalmente na rea de baixa renda, ou seja, a habitao de interesse social; de levantamentos de dados scio-econmicos, jurdicos, projetos arquitetnicos de recuperao e melhorias habitacionais; oramentos e outros elementos. Considerando estes aspectos, exigir-se- pesquisa /estudo que permita, de um lado, potencializar os trabalhos que j esto sendo realizados, inserindo-os numa escala urbana mais ampla, e de outro, subsidiar possveis novas modalidades de programas que respondam s necessidades especficas da habitao no Estado. A Consultora dever atuar com assessoria de processo, para elaborao do PEHIS que dever ser desenvolvida em conjunto com a Companhia Estadual de Habitao e Desenvolvimento Urbano CEHAB/RN. O desenvolvimento dos trabalhos ser monitorado, a cada etapa para ajustes da metodologia e adequao dos procedimentos, das tcnicas e dos instrumentos, devendo para isto obedecer sistemtica de anlise e avaliao dos resultados. O Governo do Estado disponibilizar espao fsico adequado e o apoio logstico necessrio para a melhor atuao da equipe da CEHAB/RN com vistas ao desempenho das seguintes atribuies: Participar ativamente dos trabalhos; Aprovar ajustes ao Plano de Trabalho (Anexo I) e de todos os produtos estabelecidos neste Termo de Referncia elaborados pela consultoria contratada;

Assegurar o cumprimento das determinaes estabelecidas coletivamente; Reunir-se periodicamente para validar os resultados obtidos em cada etapa de elaborao do PEHIS.

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL 4 METODOLOGIA E ATIVIDADES O estudo envolve duas dimenses bsicas, do ponto de vista do encaminhamento metodolgico. Em primeiro lugar, as caractersticas, as questes e as expectativas de quem ainda no possui imvel. Uma segunda dimenso, de carter mais prospectivo, onde se buscar a identificao das potencialidades do Estado enquanto inserido no quadro geral da mobilidade da populao. A pesquisa dever ter um cunho qualitativo e quantitativo, abrangendo, por exemplo, as seguintes fontes e formas de obteno de dados: Levantamentos especficos de estudos e outras pesquisas scio-econmicas j realizadas para a rea que possam ter rebatimento sobre ela; dados decorrentes de outras pesquisas de demanda habitacional, dados cadastrais de pessoas sem imveis, dados de associaes e sindicatos do setor imobilirio; estudos e pesquisas sobre mobilidade espacial da populao, decorrentes da dinmica do mercado imobilirio local, de intervenes e polticas pblicas habitacionais e outras intervenes governamentais, quando for o caso. Levantamento dos principais projetos implementados e/ou em implementao, especialmente voltados para a reduo do dficit habitacional (buscando observar os estudos e diagnsticos que informaram tais projetos); caso seja pertinente efetuar/realizar levantamento de planos de desenvolvimento, planos diretores, legislao especfica, dentre outros. Entrevistas locais visando a indicaes quanto a trajetrias, motivaes e expectativas, privilegiando pessoas que no possuem casa prpria e residam em reas insalubres e de risco. Entrevistas com especialistas e responsveis por projetos e planos nas reas de habitao e saneamento (setor pblico, ONGs, universidades, entidades profissionais, entre outros.) sobre as possibilidades da demanda para moradia, no quadro do dficit habitacional dessas reas. Como sugesto, podero ser utilizadas entrevistas focais, dinmicas de grupo ou outras tcnicas que permitam apreender os dados necessrios identificao da demanda potencial e que, conforme indicado anteriormente, envolvam expectativas e motivaes. importante ressaltar o carter participativo e democrtico da elaborao do PEHIS, a ser pactuado com a sociedade, com os movimentos sociais e outros segmentos no mbito estadual. O Plano Estadual de Interesse Social - PEHIS, a ser elaborado com base neste Termo de Referncia, dever observar prioritariamente os seguintes aspectos: Prioridade a programas e projetos habitacionais para as famlias de baixa renda, articulados no mbito federal, estadual e municipal;

10

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Definio e adoo de mecanismos de subsdios financeiros para as famlias de baixa renda, concedidos com a finalidade de complementar sua capacidade de pagamento para o acesso moradia; Incentivo ao aproveitamento de reas dotadas de infra-estrutura no utilizadas ou subutilizadas, inseridas na malha urbana; Prioridade para a utilizao de terrenos de propriedade do Poder Pblico para a implantao de projetos habitacionais de interesse social; Incentivo recuperao e reutilizao das reas centrais, quando em processo de degradao, compreendendo os espaos e edificaes ociosas, vazias, abandonadas, subutilizadas, insalubres ou deterioradas, bem como melhoria dos espaos e servios pblicos, da acessibilidade e dos equipamentos comunitrios; Incentivo implementao dos diversos institutos jurdicos que regulamentam o acesso moradia, previstos no Estatuto das Cidades, nos Planos Diretores Participativos e outros; Adoo de mecanismos de acompanhamento e avaliao e indicadores de impacto social das polticas, planos e programas; Prioridade s famlias com menor renda per capita, com maior nmero de dependentes, mulher responsvel pelo domiclio, aos idosos, aos portadores de deficincia, s comunidades quilombolas e etnias negras e indgenas, bem como a demandas apresentadas por movimentos sociais, associaes e grupos representativos de segmentos da populao; Ateno a mecanismos de quotas para idosos e portadores de necessidades especiais dentre o grupo identificado como o de menor renda; Garantia da execuo de trabalho social visando melhoria da qualidade de vida das famlias beneficirias, de forma a complementar as obras e servios e a sustentabilidade do empreendimento; Promoo de melhoria das condies de habitabilidade das famlias residentes em assentamentos precrios, favelas, reas de risco, loteamentos irregulares e cortios com vistas a reduzir os riscos scio-ambientais; Ateno para a necessria existncia de saneamento ou de projetos de saneamento ambiental, cuja estrutura abranja o adensamento populacional estimado, visando manuteno do meio ambiente e tambm otimizao dos investimentos pblicos; Viabilizao de alocao de recursos destinados habitao de interesse social em Fundo local, com dotao oramentria prpria, para implementar as aes previstas no PEHIS; Utilizao prioritria do PEHIS como instrumento de apoio para a tomada de deciso do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Habitao e Regularizao Fundiria; Incentivo implementao de mecanismos permanentes de assistncia tcnica, jurdica e social aos programas e aes de interesse social.

11

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL 5 ETAPAS DE TRABALHO A elaborao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social de Interesse Social darse- mediante o desenvolvimento das Etapas de Trabalho. Para o alcance dos objetivos do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social, esto previstas 03 (trs) etapas que constituiro o processo de pesquisa, discusso e elaborao, dos produtos resultantes, a saber: ETAPA I - PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Estrutura de coordenao e organizao dos trabalhos; Atribuies e responsabilidades dos consultores; Procedimentos para a execuo das etapas; Estratgia de comunicao, mobilizao e participao da populao com a identificao dos diferentes atores; Formas de dar publicidade ao incio e ao trmino dos trabalhos com a apresentao da equipe e dos mecanismos de participao popular e de acesso s informaes; Cronograma de eventos de discusso. ETAPA II - DIAGNSTICO HABITACIONAL: Insero regional e caractersticas do Estado; Atores sociais e suas capacidades; Necessidades habitacionais; Oferta habitacional; Marcos regulatrios e legais; Condies institucionais e administrativas; Programas e aes em desenvolvimento; Recursos disponveis e potenciais para financiamento. ETAPA III - PROPOSTAS DE AO: Objetivos, diretrizes e estratgias; Programas e aes; Metas, recursos e fontes de financiamento; Indicadores; Programas e aes prioritrias;

12

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Monitoramento, avaliao e reviso.

6 PRODUTOS ESPERADOS No decorrer dos trabalhos devero ser apresentados alguns Produtos Parciais e o Produto Final, conforme descritos a seguir: ETAPA 1 - PROPOSTA METODOLGICA a etapa de concepo e delineamento da metodologia a ser utilizada, a qual deve orientar e permear todo o processo de trabalho, de modo a assegurar que as diversas etapas do Plano sejam cumpridas de acordo com o Termo de Referncia. Sub-etapa 1.1: Concepo e modelagem dos eventos Esta sub-etapa consiste no desenvolvimento dos modelos dos diversos momentos inerentes construo do Plano: levantamentos, pesquisas, oficinas regionais de integrao e capacitao, reunies tcnicas e mesas de trabalho. As oficinas regionais sero realizadas por Mesorregies. As Mesorregies do Estado do Rio Grande do Norte so: Oeste Potiguar, Central Potiguar, Agreste Potiguar e Leste Potiguar (Anexo II). Sub-etapa 1.2: Concepo e preparao do material de operacionalizao A sub-etapa 1.2 engloba a concepo e preparao do material didtico-pedaggico e de operacionalizao das atividades de preparao do PEHIS, compreendendo: concepo e definio de modelos de faixas, cartazes, convites, fichas, cartilhas, manuais de orientao, alm do material de divulgao e comunicao (folders, mdia de rdio, entre outros). Sub-etapa 1.3: Sensibilizao e mobilizao comunitria Sub-etapa destinada realizao de esforo para divulgar a iniciativa junto populao, com dois objetivos principais: Tornar os atores sociais da localidade receptivos iniciativa / ao a ser implementada; Incentivar os atores locais a integrarem-se ao esforo estadual a ser feito. A subfase engloba a realizao de oficinas, contatos, reunies tcnicas e encontros com os atores locais (gestores pblicos, empresrios, lideranas polticas e comunitrias), com a finalidade especfica de apresentar comunidade informes referentes iniciativa (objetivos, meios, forma de adeso e envolvimento, estratgias, metas, dentre outros). Dessa forma o Plano Estadual de Habitao de Interesse Social refora seu carter participativo.

13

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Sub-etapa 1.4: Seminrios de apresentao do PEHIS Compreende a realizao de seminrios com apresentao da Poltica Nacional de Habitao e do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social, nos municpios de Mosssor, Pau-dos-Ferros, Caic, Joo Cmara e Natal (Anexo II), algumas das cidades plo das quatro mesorregies do estado. Sub-etapa 1.5: Capacitao das equipes locais nas mesorregies Consiste na realizao de oficina de capacitao das equipes locais para aprofundamento do conhecimento sobre a base conceitual de suporte e participao dos municpios na construo do PEHIS, sobre os objetivos do programa, estratgia operacional, pblico, metas, condies para participao, entre outras questes, com a finalidade de capacitar e formar multiplicadores junto aos atores sociais dos municpios. Sub-etapa 1.6: Fortalecimento de instncias de governana A sub-etapa fortalecimento de instncias de governana tem como principal objetivo apoiar a instalao ou revitalizao de instncias de governana dos municpios de acordo com a participao nas oficinas e prestao de assistncia tcnica destinadas a auxiliar na integrao dos conselhos municipais e outras instncias de fortalecimento das instituies de controle social, preparando-as para funcionar como espaos privilegiados para discusso de problemas e encaminhamento de solues e outras providncias de interesse da comunidade. ETAPA 2 DIAGNSTICO O Diagnstico o componente do Plano Estadual que realiza uma leitura sobre os dados do passado e informaes do presente, como resultado de verificao dos dados e informaes disponveis, colhidos em base primria e secundria, associada anlise da ambincia presente em cada municpio e no Estado, processo que deve estar ao abrigo dos marcos legais existentes, principalmente nos Planos Diretores. Sub-etapa 2.1: Levantamento dos marcos legais Consiste em identificar e mapear a legislao existente assim como as regras aplicveis ao segmento habitacional de interesse social, tendo em vista conhecer o arcabouo jurdico legal norteador das aes no segmento j que o Estado atuar em Municpios que dispem de sua prpria Legislao, inclusive Planos Diretores, Leis de Uso e Parcelamento do Solo. Sub-etapa 2.2: Verificao das necessidades habitacionais

14

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Compreendendo as seguintes atividades: Realizao e aproveitamento de pesquisas, entrevistas e observaes considerando os Municpios do Rio Grande do Norte que tem ou esto em andamento com os Planos Municipais de Interesse Social, compreendendo anlise de dados dos arquivos do Bolsa Famlia, dos beneficirios do Centro de Referncia da Assistncia Social CRAS; do Cadastro nico do Programa Bolsa Famlia (CadUnico) e Cadastros especficos dos programas habitacionais da Caixa Econmica Federal, concludos ou no; cadastros municipais de HIS e levantamentos especficos quando necessrios; Relatrio fotogrfico com registro indicando questes relevantes ou principais tipos de disfunes verificadas; Verificao da demanda demogrfica compreendendo a demanda por habitao proveniente da variao demogrfica no mbito de cada Municpio e do Estado como um todo; Verificao da inadequao das habitaes de interesse social consistindo em definir a demanda existente para o segmento; Verificao da situao do espao urbano e rural relativamente ao tema Habitao de Interesse Social. Sub-etapa 2.3: A questo fundiria Verificao, a partir de informaes colhidas em base primria e secundria, da demanda e oferta de terra do Estado, dos Municpios e do Governo Federal, passveis de negociao: Disponibilidade e possibilidades; A questo da regularizao e legalizao fundiria; Instrumentos legais presentes nos Planos Diretores. Sub-etapa 2.4: Iniciativas no segmento habitacional e correlatos: Mapeamento e verificao da inter- setorialidade Compreende o levantamento e mapeamento das iniciativas em andamento e verificao da inter-setorialidade das aes. Sub-etapa 2.5: Infra-estrutura urbana e servios essenciais: disponibilidades e necessidades Compreende o levantamento e mapeamento da infra-estrutura e servios existentes e indicao das perspectivas de aportes e mobilizaes de recursos, criando um espao de interao com os setores responsveis. Sub-etapa 2.6: Redao do diagnstico local

15

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Consiste na redao do documento contendo a sistematizao das informaes recolhidas e a anlise da questo habitacional no Estado. Sub-etapa 2.7: Validao do diagnstico do PEHIS A ser realizada em reunies em Natal com os principais setores interessados na questo habitacional. ETAPA 3: ESTRATGIA DE AO Sub-etapa 3.1: Viso de Futuro Consiste em estabelecer, de forma participativa e compartilhada, a viso de futuro desejada e o cenrio passvel de ser atingido. o desenho do cenrio desejado pelos setores envolvidos, cujo processo de construo incorpora o otimismo dos vrios agentes econmicos e sociais sem, contudo, perder de vista a influncia das variveis da ambincia interna (pontos fortes e fracos), ou seja, aquelas sobre as quais o Estado tem governabilidade, assim como das variveis da ambincia externa (oportunidades e dificuldades), aquelas sobre as quais o Estado no possui nenhuma governabilidade. Sub-etapa 3.2: Objetivos Sub-etapa que compreende o estabelecimento do objetivo geral e dos objetivos especficos que se pretende alcanar com a construo/implementao do PEHIS. Sub-etapa 3.3: Diretrizes estratgicas do Plano Compreende definio das linhas estratgicas que se pretende seguir bem como dos elementos que devero nortear todo o processo, devendo ser trabalhadas: Leitura participativa: com anlise de envolvimento dos atores sociais locais; Identificao e avaliao das instncias de governana e controle social conselhos, fruns, associaes e organizao do Setor de HIS nos Municpios; Verificao da existncia de instrumentos legais, financeiros e outros (Fundos Municipais de Habitao de Interesse Social, dentre outros). Sub-etapa 3.4: Proposies, projetos e aes Sub-etapa que contempla consolidao das iniciativas que devero estar inseridas no relatrio final do Plano, uma vez definidas de modo consensual, como resultado de pactuao entre os diversos setores envolvidos no setor habitacional representativos dos segmentos de maior expressividade local. Para levantamento dos projetos e aes sero utilizados modelos de fichas

16

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL individuais para elaborao de perfil de projetos necessrios e fichas para consolidao das proposituras do PEHIS: a) Construo de Habitaes de Interesse Social; a.1) Zonas urbanas a.2) Zonas Peri-urbanas a.3) Zonas Rurais b) Melhoria em Habitaes de Interesse Social; b.1) Zonas urbanas b.2) Zonas Peri-urbanas b.3) Zonas Rurais c) Regularizao Fundiria em reas de HIS; d) Aquisio de terras para implementao das aes de HIS; e) Fortalecimento da infra-estrutura econmica em reas de HIS; f) Fortalecimento de equipamentos e dos servios essenciais de natureza social em reas de HIS; Sub-etapa 3.5: Estrutura de custos e financiamento do Plano Sub-etapa que contempla consolidao dos investimentos demandados nas diversas iniciativas do PEHIS e a indicao dos mecanismos e das fontes de financiamento para o Plano. Compreende investimentos em: a) Construo de Habitaes de Interesse social; b) Melhoria em Habitaes de Interesse social; c) Regularizao Fundiria em reas de HIS; d) Aquisio de terras para implementao das aes de HIS; e) Fortalecimento da infra-estrutura econmica em reas de HIS; f) Fortalecimento de equipamentos e dos servios essenciais de natureza social em reas de HIS; g) Implementao e fortalecimento de instrumentos de monitoramento, controle e gesto do PEHIS. Sub-etapa 3.6: Definio de indicadores e instrumentos de avaliao do Plano Definio de indicadores (dados de natureza qualitativa e/ou quantitativa), relativos situao objeto da iniciativa em estudo (setor de habitao de interesse social), com condies de favorecer o entendimento sobre a evoluo das habitaes de interesse social nos mbitos local, regional e estadual. Sub-etapa 3.7: Redao final do documento do PEHIS

17

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Fase final de construo do PEHIS que representa a consolidao de todos os informes trabalhados nas vrias etapas de construo do Plano. a verso do documento a ser apresentada (s) instncia(s) de governana, aos setores interessados e sociedade, para fins de validao. Finalizado e revisado o PLANO ser elaborada minuta de Resoluo a ser encaminhada ao Conselho Gestor para sua aprovao.

7 FORMAS DE APRESENTAO Os documentos devero ser apresentados em formato A4, encadernados em 10 (dez) vias e em meio magntico. Contero tabelas, figuras, mapas e ilustraes necessrias ao perfeito entendimento do produto.

8 PRAZO O prazo para elaborao do Plano Estadual de Habitao de Interesse Social ser de doze meses, definido em funo de aspectos relativos rea a ser pesquisada. Como recomendao tais definies devero ser discutidas localmente com a Caixa Econmica Federal e o poder responsvel pelos estudos em desenvolvimento. Na proposta apresentada pelo proponente dever constar um cronograma de execuo, contendo o tempo previsto para a entrega dos produtos definidos neste Termo de Referncia.

9 RECURSOS Os recursos financeiros para remunerar a elaborao do PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL so provenientes das seguintes fontes: Oramento Geral da Unio OGU, da Unidade Oramentria do Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social FNHIS; Contrapartida Estadual definida na forma disposta na Lei de Diretrizes Oramentrias Anual. 9.1 - COMPOSIO DO INVESTIMENTO Os investimentos iniciais previstos em R$ 300.000,00 apresentou-se invivel a partir do momento em que as proposta recebidas ultrapassavam em muito este valor, tornando-o insuficiente. Para tanto, foram feitos novos estudos de custo, totalizando uma nova previso de R$600.000,00 (seiscentos mil reais), sendo R$245.850,00 do Ministrio das Cidades e

18

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL R$354.150,00 de Contrapartida do Governo do Estado, conforme demonstrado no PLANO DE TRABALHO (Anexo-I). O valor de investimento representado pelos custos necessrios execuo das atividades e servios previstos para a elaborao do PEHIS-RN e ser composto, exclusivamente, pelos itens a seguir discriminados: Despesas da consultoria com servios tcnicos temporrios para elaborao de projetos, estudos e pesquisas, envolvendo horas tcnicas, despesas com transporte e dirias de pessoal tcnico/auxiliar; material necessrio execuo dos Seminrios e Oficinas. Despesas da consultoria para a divulgao, mobilizao e apoio participao da sociedade civil. 9.2 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO Os recursos previstos para a elaborao do PEHIS-RN devero ser liberados de conformidade com o Cronograma de Execuo do Plano, definido no Plano de Trabalho apresentado Caixa Econmica Federal. O desembolso se realizar aps aprovao tcnica formal dos produtos por parte do Estado e da Caixa Econmica Federal, quanto compatibilidade destes com o Termo de Referncia aprovado.

ETAPA N 1 2 3 TOTAL % 20 50 30 100

DESEMBOLSO (R$) CONTRAPARTID INVESTIMENT MCIDADE A O 49.170,00 122.925,0 0 73.755,00 245.850, 00 70.830,00 177.075,00 106.245,00 354.150,00 120.000,00 300.000,00 180.000,00 600.000,00

MESES 3 6 3 12

9.3 - CRONOGRAMA DE EXECUO DOS SERVIOS Anexo III 10 INDICADORES So instrumentos capazes de medir o desempenho dos programas e devem ser passveis de aferio e coerentes com o objetivo estabelecido, sensveis contribuio das principais aes

19

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL e apurveis em tempo oportuno. Permitem, conforme o caso, mensurar a eficcia, eficincia ou efetividade alcanada com a execuo do programa.

11 HABILITAO Podero habilitar-se empresas de consultoria, Universidades ou Fundaes, reconhecidas pelo notrio saber, com equipe multidisciplinar, com formao nas reas de arquitetura e urbanismo, engenharia civil, estatstica, cincias sociais, administrao, direito, economia, com experincia em urbanismo, preservao do patrimnio, polticas habitacionais e metodologia de pesquisa. A consultoria dever comprovar sua experincia, atravs de atestados de servios executados, devidamente registrados nas respectivas entidades profissionais competentes. A consultoria dever comprovar sua experincia na elaborao de planos de habitao e/ou em planos correlatos com tempo mnimo de atuao na rea de 5 (cinco) anos que envolva trabalhos relacionados como por exemplo: diagnsticos de necessidades habitacionais, metodologia de planejamento participativo, concepo e estratgias de desenvolvimento integrado, programas e projetos de gesto urbana, regularizao fundiria, urbanizao de assentamentos precrios; A consultoria dever comprovar que a qualificao tcnica dos profissionais seja, basicamente, composta por arquitetos e urbanistas, engenheiros com experincias em elaborao de estudos e /ou planos de infra-estrutura urbana, transportes, e saneamento ambiental.

12 EQUIPE TCNICA A Companhia Estadual de Habitao e Desenvolvimento Urbano CEHAB/RN disponibilizar uma equipe tcnica multidisciplinar, composta por profissionais das reas de arquitetura e urbanismo, engenharia civil, direito, servio social, administrao, contabilidade, educao, com experincia em projetos de desenvolvimento urbano; conhecimento de legislao urbanstica especial com nfase nas normas de Habitao de Interesse Social, especialmente em reas de baixa renda; conhecimento em Legislao de Regularizao Fundiria Urbana; participao em projetos de urbanizao em reas de baixa renda.

13 LOCAL DA REALIZAO O local da realizao ser o Estado do Rio Grande do Norte. 14 FONTES DE PESQUISA PARA IDENTIFICAO DAS NECESSIDADES HABITACIONAIS:

20

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL Censo Demogrfico IBGE; Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios PNAD; Pesquisa de Oramentos Familiares POF; Dficit Habitacional no Brasil 2006 Fundao Joo Pinheiro (www.cidades.gov.br) Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento-PNUD (www.pnud.org.br); CADUNICO dados do Bolsa Famlia e PSF (www.mds.gov.br/bolsafamilia/cadastro nico); Secretria Estadual de Planejamento e Finanas - SEPLAN.

15 ENTIDADES ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ELABORAO DO PLANO: Proponente: GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Concedente: MINISTRIO DAS CIDADES Executor: COMPANHIA ESTADUAL DE HABITAO E DESENVOLVIMENTO URBANO CEHAB/RN Interveniente: CAIXA ECONMICA FEDERAL

Natal, 19 de maro de 2011.

JOO FELIPE DE MEDEIROS Diretor Presidente COMPANHIA ESTADUAL DE HABITAO E DESENVOLVIMENTO URBANO - CEHAB/RN

21

TERMO DE REFERNCIA PLANO ESTADUAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL

16 ANEXOS

22

You might also like