You are on page 1of 2

Agrupamento de Escolas Dr.

Manuel Fernandes
DATA

07.10.2013
Ficha Formativa PROFESSOR CURSO

Geografia A

Joo Pedro Cu
ALUNO:

Lnguas e Humanidades
N _______

Grupo 1 I

Grupo 1 II

- Grupo I A Tabela apresenta a evoluo da populao residente, em Portugal, entre 2001 e 2011.
Populao Residente Portugal Total 1 0356 117 Populao residente, Portugal, 2001-2011 2001 2011 H M Total H 5 000 141 5 355 976 10 562 178 5 046 600 M 5 515 578

Fonte: INE, Censos 2011, resultados definitivos, 2012 Glossrio:

Populao Residente:

Pessoas que, independentemente de no momento de observao zero horas do dia de

referncia estarem presentes ou ausentes numa determinada unidade de alojamento, a habitam a maior parte do ano com a famlia ou detm a totalidade ou a maior parte dos seus haveres. (metainformao INE)

Populao Presente: Pessoas que no momento de observao zero horas do dia de referncia se encontram
numa unidade de alojamento, mesmo que a no residam, ou que, mesmo no estando presentes, l chegam at s 12 horas desse dia. (metainformao INE)

- Seleciona a opo correta: 1. A populao residente portuguesa tem, entre 2001 e 2011, registado A. Um decrscimo de cerca de 2%; B. Um abrandamento no seu ritmo de crescimento, com 2% de aumento contra os 5% da dcada de 90; C. Um acrscimo face dcada de 90, de cerca de 5%; D. Um acrscimo, atingindo valores prximos dos registados na dcada de 60. 2. A evoluo da populao residente em Portugal, na ltima dcada, resultou A. B. C. D. Do aumento do saldo natural e do abrandamento do saldo migratrio; Sobretudo do saldo migratrio, que contribuiu com cerca de 91% para o acrscimo; Do decrscimo do saldo migratrio, consequncia do aumento da emigrao; Do decrscimo do saldo natural e do saldo migratrio.

3. Em 1995 a inflexo da tendncia do saldo migratrio traduziu A. B. C. D. Um saldo migratrio positivo, com o aumento da imigrao; Um saldo migratrio positivo, com o aumento da emigrao; Um saldo migratrio negativo, com o aumento da imigrao; Um saldo migratrio negativo, com a diminuio da imigrao.

4. A evoluo da populao resulta do A. ndice de envelhecimento; B. Saldo Natural; C. Saldo migratrio; D. Crescimento efetivo.

- Grupo II A figura representa a evoluo das taxas de natalidade e mortalidade em Portugal, no perodo de 1960 a 2012.

- Seleciona a opo correta: 1. A tendncia geral da taxa de natalidade : A. Diminuio; B. Aumento; C. Estagnao; D. Rpido crescimento. 2. Na dcada de setenta, aps sensivelmente 1973, a taxa de natalidade registou: A. Um acrscimo, em virtude da diminuio da emigrao e do regresso dos portugueses de pases como a Frana e Alemanha, e das antigas colnias B. Um decrscimo, em virtude da diminuio da emigrao e do regresso dos portugueses de pases com Frana e Alemanha e das antigas colnias; C. Um acrscimo, em virtude apenas da diminuio da emigrao; D. Uma estagnao, devido ao saldo migratrio negativo e ao saldo natural positivo. 3. Entre final do sculo XX e o incio do sculo XXI, a taxa de natalidade: A. Aumentou, devido sobretudo imigrao; B. Aumentou, devido sobretudo emigrao; C. Diminuiu, devido emancipao da mulher; D. Diminuiu devido ao planeamento familiar. 4. A taxa de mortalidade tem registado uma A. Tendncia para a estabilizao nos cerca de 10 bitos por cada 1000 habitantes; B. Tendncia para o aumento nos cerca de 10 bitos por cada 100 habitantes; C. Tendncia para a diminuio nos cerca de 10 bitos por cada 1000 crianas vivas; D. Tendncia para a estabilizao nos cerca de 10 bitos por cada 100 habitante. 5. Nos ltimos anos tem-se assistido a uma A. Ligeira subida da taxa de mortalidade, em resultado do envelhecimento demogrfico, que provocado pela diminuio da natalidade e pelo aumento da esperana mdia de vida; B. Acentuada descida da taxa de mortalidade, em resultado da melhoria generalizada da qualidade de vida da populao; C. Ligeira subida da taxa de mortalidade, em virtude do aumento da taxa de mortalidade infantil; D. Ligeira subida da taxa de mortalidade, em resultado do rejuvenescimento demogrfico, que provocado pela diminuio da natalidade e pelo aumento da esperana mdia de vida.

You might also like