You are on page 1of 3

Aluno (a):_____________________________Turma:______Professora: Assunto: Sociedade grega Avaliao de historia Herana Cultural Grega Na Grcia Antiga a democracia direta, os prprios

cidados eram responsveis pelo destino da sua cidade; enquanto que na democracia indireta, elegem-se representantes para tal. Dentre as mais relevantes e importantes invenes dos gregos est a democracia. Palavra de origem grega, demo significa povo, enquanto que cracia vem de kratos, que significa governo, poder. Logo, democracia significa condio na qual o poder do povo porque todos so iguais. A despeito da democracia enquanto instituio ter nascido na cultura grega, mais especificamente em Atenas, vale a ressalva de que a participao poltica no era de fato to democrtica, mas restringia-se a um grupo mais especificamente ao grupo dos homens. Dessa forma, no apenas as mulheres estariam excludas dos debates e discusses, mas tambm uma enorme fatia da populao composta por escravos, libertos e estrangeiros. (...) Dessa forma, ao que consta, Atenas praticava o que se chama de democracia direta (participativa), pois os prprios cidados eram responsveis pelos destinos da cidade. A democracia direta s era possvel porque o exerccio da cidadania era restrito, logo era possvel ouvir e contar os votos de cada cidado em cada consulta pblica. O significado descritivo do termo no se alterou ao longo dos sculos desde sua criao pelos gregos o poder emana do povo e ele tem esse direito. No entanto, conforme aponta Norberto Bobbio (1995), o que mudou foi a maneira de se exercer esse direito. (..) (..) Da a importncia da participao da sociedade civil na poltica, bem como do entendimento do voto como um dos principais mecanismos para isso. Infelizmente, na poltica brasileira, alm da apatia e desinteresse de grande parte da populao com assuntos polticos, no raramente alguns representantes investidos de seus cargos pblicos envolvem-se em casos de corrupo, desvirtuando o sentido da representao do povo. (Paulo Silvino Ribeiro Colaborador Brasil Escola Bacharel em Cincias Sociais pela UNICAMP) 1- Aps a Leitura do texto, pesquise e responda: a) Indique algumas heranas culturais legadas pelos antigos gregos.

b) A "Cidade-Estado" foi uma organizao poltica tpica da Grcia antiga. Quais eram as caractersticas de uma "Cidade-Estado" (plis) e quais foram as mais notveis?

c) Na Antiguidade, Atenas era uma cidade-estado com organizao social e poltica especfica. Cite alguns aspectos dessa organizao e indique aqueles que diferenciavam Atenas de outras cidades-estados.

d) As principais cidades gregas foram Atena e Espartana. Qual era o tipo de educao era oferecida por elas

e) O que democracia. A democracia do Brasil funciona da mesma forma do que a democracia ateniense? Voc concorda que estamos usados hoje o nosso voto de forma democrtica. Justifique sua resposta

2) A cultura Grega nos deixou como herana sua rica cultura presente em nosso dia a dia. Escreva algumas delas:

a)Teatro:_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b)Literatura:____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ c)Cultura:______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3) No perodo clssico grego (Sc. VIV a.C) Atenas com sua ordem democrtica, seu desenvolvimento econmico e sua expanso pelo mar Egeu, destacou-se como a mais importante entre as cidades-estados da Grcia antiga. O fortalecimento grego-ateniense apoiado numa forte poltica expansionista deflagrou inmeros conflitos com o Imprio Persa, outra potncia que disputava com os Gregos o controle da Jnia (regio costeira da sia Menor). Posteriormente, deflagraram-se as guerras entre as polis gregas contra a hegemonia ateniense, fortalecida ainda mais aps as guerras com os Persas. Dessas lutas entre cidades-estados, a derrota de Atenas significou o declnio da sociedade grega clssica. A quais acontecimentos, respectivamente, se refere o texto acima? Assinale a alternativa correta. a) Guerras Mdicas e Batalha de Pelusa. b) Guerra do Peloponeso e Batalha de Pelusa. c) Guerras Pnicas e Guerra do Peloponeso. d) Guerras Mdicas e Guerra do Peloponeso. e) Guerras Mdicas e Guerra do Peloponeso. 4) O nome perieco, em grego [perioikos], significava morador em torno da casa e servia para designar uma classe com vrias obrigaes de Estado, entre elas a do servio militar. Com base nestas obrigaes estatais dos periecos em Esparta antiga, correto afirmar que estes homens socialmente eram reconhecidos como: a) cidados espartanos que cumpriam o dever cvico desde o nascimento, servindo como guerreiros e sustentando a ordem dentro e fora da militarizada cidade-Estado de Esparta. b) homens livres, mas com direitos limitados, estando politicamente submetidos aos esparciatas, os cidados espartanos, dedicavam-se principalmente ao comrcio e ao artesanato. c) trabalhadores servos, presos terra e sem direitos polticos, estando sob a autoridade direta dos hilotas, os cidados espartanos, que os levavam para a guerra como escravos. d) escravos de uma categoria superior dos hilotas. Os periecos recebiam alforria com mais facilidade e no podiam ser maltratados por seus senhores, pois serviam na guerra e) pequenos proprietrios rurais que ganharam cidadania espartana depois da guerra do Peloponeso, quando Esparta teve que convocar mais homens alm dos seus cidados. 5) Na sociedade espartana, o hilotismo era elemento constitutivo de sua organizao social. Sobre os hilotas, assinale o que for correto:
156407 156408

a) Eram responsveis pelo comrcio e artesanato locais.

b) Eram respeitados pela classe dominante espartana, tendo a possibilidade de acumular pequenas fortunas com as quais comprovam ttulos de cidadania.
156409

c) Eram submetidos aos cidados ateniense, promoviam rebelies contra os

escravos. d) Desprezados socialmente, viviam presos terra dos esparciatas e com seu trabalho sustentavam os cidados 6) Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) ATENAS (2) ESPARTA ( ) cidados ( ) Oligarquia ( ) Valorizao da guerra ( ) Periecos ( ) Hilotas ( )Democracia

( ) Metecos ( ) Valorizao da filosofia

( )Esparciatas ( ) cidados

You might also like