You are on page 1of 2

Que sociologia essa?

O que religio? A religio um elemento central da experincia humana e existe em todas as sociedades conhecidas. Traos e rituais e smbolos religiosos que j se evidenciam desde o tempo das sociedades antigas. Ela influencia de diversas maneiras a forma pela qual vemos o mundo que nos rodeia Geertz afirma, na obra A INTERPRETAO DAS CULTURAS , que a religio sociologicamente interessante no porque descreve a ordem social , mais porque a modela. Em seu livro Junito Brando, mitologia grega, define religio como um conjunto de atitudes e atos por meio dos quais o homem se liga ao divino o manifesta sua dependncia em relao a seres invisveis dito como sobrenatural. As diversas r.neligies orientais no h deuses. O estudo da religio importante para imaginao sociolgica. Apesar da diferena todas as religies tem um ponto em comum, seus smbolos e rituais que so realizadas em grupos. J Durkheim considera o aspecto coletivo das cerimonias religiosas um fator que no s diferencia a religio da magia, mais tambm mantem acesa a chama da f religiosa. O Hinduismo um religio politesta e tem muitas variaes em termos de cultos seus adeptos aceitam a doutrina de reencarnao, a estrutura de castas na ndia. Buda O Iluminado, rejeitou os rituais dos hindus e a hierarquia social das castas. O budismo exerce grande influencia em pases do estremo oriente. No Brasil, o budismo foi introduzido por imigrantes japoneses no inicio do sculo XX. Que historia essa? O espirito das cruzadas Apesar da motivao religiosa que animava as lutas de cristos contra mulumanos, as Cruzadas tiveram resultados mais mundamos. As profisses tinham campos de atuao bastante restrito. A nobreza da poca tinha interesse de agradar a hierarquia, aqueles desejavam o apoio material para a guerra santa

Brasil, o pas da (in)tolerncia religiosa


Nem sempre existiu a diversidade cultural hoje presente na sociedade brasileira. Desde o incio da colonizao o Brasil foi marcado pela intolerncia em relao quilo que fosse diferente do modelo implantado por Portugal. Para impedir o avano dos protestantes, a igreja catlica, criou a contra-reforma. No Brasil, destacamos a presena dos jesutas e a visita de representantes da equisio. A tolerncia, as religies protestantes e judaicas, s ocorreu com invaso dos holandeses, podendo desfrutar pela primeira vez, da liberdade religiosa. Os rituais africanos era permitidos como uma questo de dominao.

A censura s ideias prticas e diferentes


Durante a colonizao do Brasil, entre as aes da Contrarreforma apoiadas declaradamente pelo governo portugus, a Inquisio teve especial destaque. No Brasil, para fiscalizar praticas religiosas de colonos, escravos e indgenas, houve visitas de inquisitores ao nordeste nos anos de 1591, 1618 e 1627, ao sul em 1605 e 1627 e ao Par entre 1763 e 1769. Hoje: A misso da Congregao para a Doutrina da F, nome atual da antiga Inquisio, , segundo o Artigo 48 da Constituio Apostlica sobre a Cria Romana, promulgada pelo papa Joo Paulo II em 28 de junho de 1988, promover e tutelar a doutrina da f e a moral em todo o mundo catlico.

O nome ... Pierre Bourdieu


Um dos intelectuais mais influentes do nosso tempo, Pierre Bourdieu. De origem campenisa e filsofo de formao, Bourdieu, fez poltica no como poltico, mas como cientista. Seu engajamento poltico e cientfico na guerra de libertao da Arglia testemunha o fato de Bourdieu no ter sido indiferente sorte dos que sofrem mltiplas formas de excluso do mundo contemporneo. Seu trabalho alia o conhecimento da Religio, da Cultura e da Educao sua funo ideolgica e poltica, para mostrar que valores podem se constituir como instrumentos de dominao que acabam por legitimar e justificar a unidade dos sistema de poder.

You might also like