You are on page 1of 46

FUNASA

VIGILNCIA AMBIENTAL EM SADE

Vigilncia Ambiental em Sade

Vigilncia Ambiental em Sade

Braslia, novembro de 2002

2002. Ministrio da Sade. Fundao Nacional de Sade. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Editor: Assessoria de Comunicao e Educao em Sade - Ascom/Pre/ FUNASA Ncleo de Editorao e Mdia de Rede Diagramao, reviso ortogrfica e capa: Ascom/Pre/FUNASA Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N, 5 Andar Sala 517 CEP: 70.070-040 Braslia/DF Distribuio e Informao: Vigilncia Ambiental em Sade. Fundao Nacional de Sade/MS SAS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N, 7 Andar - sala 712 Telefone: (61) 314.6437/314.6388 - Fax: (61) 314.6403 CEP: 70.070-040 Braslia/DF Tiragem: 20.000 exemplares. Impresso no Brasil/Printed in Brazil

Brasil. Fundao Nacional de Sade. Vigilncia ambiental em sade/Fundao Nacional de Sude. Braslia: FUNASA, 2002. 42 p. 1. Sade ambiental normas. 2. Estudos epidemiolgicos. 3. Meio-ambiente. I Ttulo.

Apresentao

O presente documento apresenta as bases para a estruturao da Vigilncia Ambiental em Sade, e a sua insero no Sistema nico de Sade, incluindo conceito, objetivos, bases legais, instrumentos, estrutura, organizao e financiamento. Tal implantao significar um avano fundamental nas aes de promoo e proteo sade da populao brasileira, por meio do monitoramento e do controle de uma variedade de problemas decorrentes do desequilbrio do meio ambiente, visando a eliminar ou a reduzir a exposio humana a fatores ambientais prejudiciais sade. Assim, a FUNASA regulamenta a Vigilncia Ambiental em Sade por meio da Instruo Normativa em anexo, estabelecendo as principais atribuies das trs instncias de governo, descrevendo as aes especficas da vigilncia ambiental em sade e as medidas de preveno e controle dos fatores de risco fsicos, qumicos e biolgicos do meio ambiente, relacionados s doenas e agravos sade.

Sumrio
1. Introduo ..................................................................... 7 2. Objetivos ....................................................................... 7 3. Instrumentos e mtodos ................................................. 8 3.1. Epidemiologia ambiental ........................................ 8 3.2. Avaliao e gerenciamento de risco ........................ 9 3.3. Indicadores de sade e ambiente ........................... 9 3.4. Sistema de informao de Vigilncia Ambiental em Sade ..................................................................... 9 3.5. Estudos e pesquisas .............................................. 11 4. Histrico ...................................................................... 11 5. Marco legal .................................................................. 16 6. Estruturao da Vigilncia Ambiental em Sade .......... 20 6.1. Conceito ............................................................... 20 6.2. Organizao ......................................................... 20 6.3. Estrutura Organizacional da Coordenao Geral de Vigilncia Ambiental em Sade (CGVAM) ............. 22 7. Modelo de financiamento ............................................ 30 8. Anexos ......................................................................... 31

1. Introduo
A Fundao Nacional de Sade (FUNASA), com base no Decreto n. 3.450, de 9 de maio de 2000, que estabeleceu como sua competncia institucional a gesto do sistema nacional de vigilncia ambiental, apresenta neste documento, com vistas implantao em todo territrio nacional, a Vigilncia Ambiental em Sade. A Vigilncia Ambiental em Sade um conjunto de aes que proporciona o conhecimento e a deteco de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na sade humana, com a finalidade de identificar as medidas de preveno e controle dos fatores de risco ambientais relacionados s doenas ou outros agravos sade. Para sua implementao, a FUNASA vem articulando com outras instituies dos setores pblico e privado que compem o SUS e demais integrantes das reas de meio ambiente, saneamento e sade, a adoo de aes integradas com o propsito de exercer a vigilncia dos fatores de risco ambientais que possam vir a afetar a sade da populao.

2. Objetivos
Destacam-se os seguintes objetivos da Vigilncia Ambiental em Sade: a) produzir, integrar, processar e interpretar informaes, visando a disponibilizar ao SUS instrumentos para o planejamento e execuo de aes relativas s atividades de promoo da sade e de preveno e controle de doenas relacionadas ao meio ambiente; b) estabelecer os principais parmetros, atribuies, procedimentos e aes relacionadas vigilncia ambiental em sade nas diversas instncias de competncia; c) identificar os riscos e divulgar as informaes referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenas e outros agravos sade;
FUNASA - novembro/2002 - pg. 7

d) intervir com aes diretas de responsabilidade do setor ou demandando para outros setores, com vistas a eliminar os principais fatores ambientais de riscos sade humana; e) promover, junto aos rgos afins aes de proteo da sade humana relacionadas ao controle e recuperao do meio ambiente; e f) conhecer e estimular a interao entre sade, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participao da populao na promoo da sade e qualidade de vida.

3. Instrumentos e mtodos
Para o desenvolvimento da Vigilncia Ambiental em Sade, alguns instrumentos e mtodos de vigilncia e controle so necessrios, tais como: 3.1. Epidemiologia ambiental A Epidemiologia Ambiental aplica dois mtodos para compreender as relaes entre o meio ambiente e a sade, a saber: Epidemiologia Descritiva que utiliza o mtodo cientfico para estudar a distribuio dos riscos e dos efeitos adversos sade da populao; e Epidemiologia analtica que estuda a relao entre a exposio a um determinado fator e algum efeito adverso sade. A Epidemiologia ambiental utiliza informaes sobre: os fatores de risco existentes (fsicos, qumicos, biolgicos, mecnicos, ergonmicos ou psicossociais); as caractersticas especiais do ambiente que interferem no padro de sade da populao; e os efeitos adversos sade relacionados exposio a fatores de risco ambientais.

FUNASA - novembro/2002 - pg. 8

3.2. Avaliao e gerenciamento de risco No caso das substncias qumicas, que possuem particular relevncia nos problemas ambientais modernos, a avaliao de riscos o principal instrumento de anlise. A avaliao de riscos um procedimento utilizado para sintetizar as informaes disponveis e os julgamentos sobre as mesmas com o objetivo de estimar os riscos associados a uma determinada exposio. O gerenciamento de riscos consiste na seleo e implementao de estratgias mais apropriadas para o controle e preveno de riscos, envolvendo a regulamentao, a utilizao de tecnologias de controle e remediao ambiental, a anlise de custo/benefcio, a aceitabilidade de riscos e a anlise de seus impactos nas polticas pblicas. 3.3. Indicadores de sade e ambiente Para entender o conjunto de aes de promoo e preveno que podem ser desenvolvidas visando ao controle dos riscos ambientais e melhoria das condies de meio ambiente e de sade das populaes, necessrio construir indicadores que permitam uma viso abrangente e integrada da relao sade e ambiente. Os indicadores de sade ambiental sero utilizados para tomada de decises, por intermdio do uso de diferentes ferramentas, tais como a estatstica, a epidemiologia e a utilizao destes nos sistemas de informao geogrfica. 3.4. Sistemas de Informao de Vigilncia Ambiental em Sade A construo de um sistema de informao para a vigilncia ambiental em sade que integre aspectos de sade e de meio ambiente, permite a produo de informaes estatsticas facilitadoras da interpretao da dinmica com os demais sistemas, possibilitem a construo e identificao de indicadores de sade ambiental.
FUNASA - novembro/2002 - pg. 9

do processo de vigilncia e de avaliao da sustentabilidade do modelo adotado. Essas estatsticas podem ser produzidas por meio da interao dos registros dos diversos sistemas da rea de sade com dados ambientais, gerando indicadores que correlacionem variveis das duas reas. A Vigilncia Ambiental em Sade dever dispor de informaes especficas dos seguintes sistemas: a) Sistema de Informao de Vigilncia em Sade de Fatores Biolgicos; b) Sistema de Informao de Vigilncia em Sade de Contaminantes Ambientais; c) Sistema de Informao de Vigilncia em Sade Relacionado Qualidade da gua de Consumo Humano (Sisgua); d) Sistema de Informao de Vigilncia em Sade Relacionado Qualidade do Ar; e) Sistema de Informao de Vigilncia em Sade Relacionado Qualidade do Solo; f) Sistema de Informao de Vigilncia em Sade Relacionado a Desastres Naturais; g) Sistema de Informao de Vigilncia em Sade Relacionado a Acidentes com Produtos Perigosos; e h) outros sistemas que se fizerem necessrios. A Vigilncia Ambiental em Sade utilizar como ferramenta fundamental o georeferenciamento de dados que o processo usado para referenciar registros tabulares a um lugar da superfcie da terra ou unidade territorial (bairro, municpio, localidade, etc.), possibilitando assim, a elaborao de mapas de risco capazes de auxiliar a tomada de deciso nas diversas instncias do SUS. A Vigilncia Ambiental em Sade dever ser concebida e estruturada de forma que seja plenamente compatvel com os Sistemas de Informao da Vigilncia Epidemiolgica e dos grandes bancos de dados de sade existentes no pas, assegurando desta forma, que no haja duplicidade de ao e que a partir do cruzamento das informaes dos sistemas de informao do Sinvas com os demais sistemas, possibilitem a construo e identificao de indicadores de sade ambiental.
FUNASA - novembro/2002 - pg. 10

3.5. Estudos e pesquisas A prtica da integrao interdisciplinar e a pesquisa de tecnologias apropriadas s condies do pas, so grandes instrumentos para a estruturao da rea de vigilncia ambiental em sade. Questes como tecnologias para o tratamento da gua para consumo humano, capazes de assegurar sua qualidade contra agentes microbiolgicos e qumicos, processos para controle de vetores, avaliao de efeitos sobre a sade provocados por produtos qumicos, explorao mineral, definio de parmetros e nveis de tolerncia, identificao de populaes em risco especial, entre outros, so importantes tpicos de investigao em sade e ambiente. Para a viabilizao da Vigilncia Ambiental em Sade, considera-se fundamental a realizao de estudos e anlises que permitam relacionar os efeitos sade com determinados fatores ambientais, utilizando indicadores de sade e ambiente, sistemas de informao, ou ainda, estudos epidemiolgicos. A realizao de estudos e anlises sobre os potenciais riscos ambientais que podem causar danos sade antes mesmo que os efeitos possam surgir ou sejam identificados pelos sistemas de informao j existentes no SUS, podero ser feitas por meio, por exemplo, da confeco de mapas de riscos ambientais com o uso de sistemas de informaes geogrficas e de estudos de anlise de riscos.

4. Histrico
A relao entre sade e ambiente sempre fez parte da sade pblica do Brasil, mas ao longo da histria, diferentes concepes de ambiente foram desenvolvidas de acordo com as demandas colocadas pela sociedade e a evoluo das disciplinas cientficas presentes na sade pblica. Influenciada por modelos envolvendo relaes entre agentes e hospedeiros, ou de fatores de risco biolgicos, as aes de preveno nos sistemas de sade estruturaram-se por intermdio das vrias formas de vigilncia, tendo por objeto central o controle dos modos de transmisso das doenas e dos
FUNASA - novembro/2002 - pg. 11

fatores de risco, os quais possibilitou alguma governabilidade e eficcia de sua ao no mbito do setor sade, principalmente para as doenas infectocontagiosas clssicas. Dentro desta concepo, a vigilncia incluiu o monitoramento de vetores, alimentos e gua para consumo humano e o controle da incidncia das doenas e de possveis casos, que passam a servir ento como eventos sentinelas, em articulao com anlises epidemiolgicas. Uma srie de estratgias foi desenvolvida para o controle e preveno das doenas, tais como vacinao, controle de vetores, controle da qualidade de alimentos e da gua para o consumo humano, ou ainda, a criao de barreiras de isolamento de regies ou pessoas contaminadas. Alm dessas medidas, tambm foram desenvolvidas prticas de educao em sade pautadas em campanhas de comportamentos individuais, como boas prticas de higiene e hbitos saudveis. Todas essas prticas sanitaristas passaram a conviver sob a gide do modelo assistencial de sade. Um importante precursor da Vigilncia Ambiental em Sade desenvolveu-se vinculado s aes de controle de fatores ambientais biolgicos como vetores, animais transmissores da raiva, acidentes com animais peonhentos, contaminao biolgica da gua de consumo humano (clera, diarrias, etc.) e, mais recentemente, fatores fsicos e qumicos relacionados contaminao ambiental. No mbito do Ministrio da Sade, a institucionalizao de tais aes ocorreu em diferentes locais, mas principalmente na FUNASA, como o controle de vetores, hospedeiros e reservatrios relacionados a doenas e o desenvolvimento do sistema nacional de vigilncia epidemiolgica. Na rea de engenharia de sade pblica, o trabalho da FUNASA compreendeu o desenvolvimento de vrias aes de preveno e controle, no s por intermdio do abastecimento de gua e esgotamento sanitrio, mas tambm, do destino adequado do lixo, das melhorias sanitrias domiciliares, drenagem e o manejo ambiental para o controle de vetores, dentre eles, o transmissor da malria, da esquistossomose, alm de melhorias habitacionais em reas de doena de Chagas e de educao sanitria.

FUNASA - novembro/2002 - pg. 12

Os riscos ambientais desconhecem fronteiras polticas e econmicas. O conhecimento sobre a dinmica dos ecossistemas mostrou a interdependncia entre fenmenos locais (como a emisso de clorofluorcarbono - CFC ou monxido de carbono - CO) e globais (como a reduo da camada de oznio ou o efeito estufa). Para grandes reas contaminadas, como rios poludos ou cidades inteiras com elevada contaminao do ar, no existem estratgias de isolamento ou barreiras que impeam, de forma factvel, a exposio das pessoas aos riscos presentes, o que exige polticas intersetoriais de mbito nacional ou at mesmo de mbito internacional. Por isso, o novo campo da vigilncia ambiental em sade precisa ser construdo por meio de conceitos e prticas de carter interdisciplinar e intersetorial. Aps a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992 (Cnumad ou Rio-92), a Organizao Pan-Americana de Sade (Opas), realizou em Washington a Conferncia Pan-Americana sobre Sade, Ambiente e Desenvolvimento Copasad, em outubro de 1995, com o objetivo de definir e adotar um conjunto de polticas e estratgias sobre sade e ambiente, bem como elaborar um plano regional de ao no contexto do desenvolvimento sustentvel, em articulao com planos nacionais a serem elaborados pelos vrios pases do continente americano e apresentados durante a Copasad. Em fevereiro de 1995, foi publicada portaria ministerial criando uma Comisso no Ministrio da Sade, visando a subsidiar o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) na elaborao do Plano Nacional a ser apresentado pelo Governo brasileiro na Copasad. Esse GTI, coordenado pelo Ministrio da Sade, contava ainda com a participao da Opas; do Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e Amaznia Legal; Ministrio do Planejamento e Oramento; Ministrio do Trabalho; Ministrio das Relaes Exteriores; Ministrio das Minas e Energia; e Ministrio da Educao e do Desporto. O documento final do Plano Nacional de Sade e Ambiente no Desenvolvimento Sustentvel - Diretrizes para Implementao, contm um amplo e crtico diagnstico dos principais problemas de sade e meio ambiente do pas.
FUNASA - novembro/2002 - pg. 13

Levanta questes como: a) a sade e o ambiente das populaes indgenas; b) degradao socioambiental das regies metropolitanas; c) complexidade do quadro epidemiolgico nacional e sua relao com o ambiente e o modelo de desenvolvimento; d) ressurgimento de doenas tais como malria, clera, leptospirose, dengue, doena de Chagas, filariose e esquistossomose, ao lado do aumento das doenas crnico degenerativas (doenas circulatrias e neoplasias) e por causas externas (violncia e acidentes, especialmente entre jovens); e) situao de fome e desnutrio em parcelas significativas da populao; f) impactos ambientais das atividades agrrias extensivas e intensivas, implicando em desmatamento, perda da biodiversidade, contaminao atmosfrica com queimadas, perda de fertilidade e compactao do solo, eroso e contaminao dos solos, guas e populao pelo uso intensivo de agrotxicos; g) impactos ambientais provenientes da produo de energia e das atividades industriais afetando a atmosfera, os solos e guas, incluindo as subterrneas, causando srios danos ao meio ambiente, sade dos trabalhadores e populaes expostas; e h) falta de estruturao das instituies responsveis pelas questes de sade ambiental nas instncias federal, estaduais e municipais, associada falta ou carncia de recursos humanos, tcnicos, financeiros e operacionais. Para implementao do Plano Nacional de Sade e Ambiente no Desenvolvimento Sustentvel, so destacadas vrias diretrizes que apontam para polticas e aes dos setores sade, meio ambiente, saneamento e recursos hdricos, bem como requisitos para aes integradas envolvendo outros setores, tais como: a) fortalecimento das aes de vigilncia por intermdio da ampliao do seu espectro conceitual, incorporando conceitos da rea ambiental e da sade do trabalhador;
FUNASA - novembro/2002 - pg. 14

b) apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias para avaliao de riscos ambientais e sanitrios, e o aperfeioamento das existentes, de modo a instrumentalizar as aes de vigilncia; c) ampliao e reformulao dos sistemas de notificao e informao em sade e meio ambiente, melhor capacitando-os para o planejamento, gesto e avaliao, favorecendo sua integrao, compatibilizao conceitual, espacial e metodolgica, bem como a descentralizao; d) aprimoramento dos indicadores ambientais e de sade, tornandoos mais adequados para a identificao e avaliao dos impactos sobre a sade resultantes da deteriorao ambiental, incluindo a do ambiente de trabalho; e) estreitamento das relaes entre os setores sade, meio ambiente, saneamento e recursos hdricos no sentido de subsidiar as aes do Ministrio Pblico na preveno e correo de danos provocados sade e ao meio ambiente; f) fortalecimento das medidas de controle e fiscalizao dos empreendimentos aps o licenciamento ambiental; g) incentivo formao de profissionais em sade e meio ambiente, com o fomento ao desenvolvimento de contedos e metodologias interdisciplinares e a incorporao de metodologias qualitativas articuladas com as quantitativas; e h) reforo ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico voltado ao desenvolvimento sustentvel, estabelecendo-se uma agenda de reas temticas prioritrias, estimulando-se a promoo da pesquisa nas diversas regies do pas e o desenvolvimento de tecnologias adequadas s condies socioeconmicas, ambientais e sanitrias de cada regio, com o apoio dos agentes financiadores. A partir do ano de 1998, a Opas vem incentivando a implantao nos seus pases membros, incluindo o Brasil, a estratgia da Ateno Primria Ambiental, visando estruturao de instrumentos voltados sade ambiental, sob a tica das estratgias da Agenda 21, utilizando os conceitos de desenvolvimento sustentvel, e dos espaos, ambientes e cidades saudveis.
FUNASA - novembro/2002 - pg. 15

A implementao do Projeto de Estruturao da Vigilncia em Sade do Sistema nico de Sade (Vigisus), tem colaborado no sentido de implementar o conceito de vigilncia em sade, possibilitando a incorporao de uma viso mais ampla do conjunto de fatores ambientais, decorrentes da atividade humana ou da natureza, que devero ser sistematicamente monitorados levando-se em considerao o territrio onde estas interaes entre o homem e o meio ambiente ocorrem, elegendo o municpio como o espao privilegiado das prticas de sade pblica para o acompanhamento e o controle dos efeitos ambientais na sade humana.

5. Marco legal
Aps a Conferncia Pan-Americana sobre Sade, Ambiente e Desenvolvimento (Copasad), realizada em 1995, e o processo conduzido pelo Ministrio da Sade de elaborao da Poltica Nacional de Sade Ambiental ocorrido no perodo 1998-1999, a principal iniciativa no mbito do Ministrio da Sade, relacionadas temtica entre sade e ambiente, a estruturao de uma rea de vigilncia ambiental em sade na FUNASA. Para a implementao da Vigilncia Ambiental em Sade j existem instrumentos legais do SUS, definidos por meio de leis, decretos e portarias. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, que nos artigos 3, 6, 7, 15 e 16, se refere organizao do Sistema nico de Sade (SUS) e as atribuies relacionadas rea de sade ambiental, conforme transcrito a seguir: Art. 3 - A sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais; os nveis de sade da populao expressam a organizao social e econmica do pas. Art. 6, incisos V, VIII e X; - Inclui no campo de atuao do SUS a colaborao na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho; a fiscalizao e a inspeo de alimentos, gua e bebidas para consumo humano;

FUNASA - novembro/2002 - pg. 16

o incremento, em sua rea de atuao, do desenvolvimento cientfico e tecnolgico; Art. 7 , incisos II e X, integralidade das aes dos servios preventivos e curativos e a integrao das aes de sade, meio ambiente e saneamento bsico. Art. 15, incisos III, IV, XV e XIX; - Atribuies da Unio, estados, DF e municpios: acompanhamento, avaliao e divulgao do nvel de sade da populao e das condies ambientais; organizao e coordenao do sistema de informao de sade; propor e celebrar convnios acordos e protocolos internacionais relativos sade, saneamento e meio ambiente; realizar pesquisas e estudos na rea de sade. Art. 16, inciso II, Alnea a e inciso IV; - competncias da direo nacional do SUS: participar na formulao e implementao das polticas de controle das agresses ao meio ambiente; participar da definio de normas e mecanismos de controle, com rgos afins, de agravo sobre o meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercusso na sade humana. A Portaria n 1.399, de 15 de dezembro de 1999, regulamenta a NOB SUS 01/96 no que se refere s competncias da Unio, estados, municpios e do Distrito Federal, na rea de epidemiologia e controle de doenas e define a sistemtica de financiamento; define os critrios para habilitao e certificao de estados e municpios e estabelece a competncia da FUNASA, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, na gesto do Sistema Nacional de Vigilncia Epidemiolgica e Ambiental em Sade. O Decreto n 3.450, de 9 de maio de 2000, aprova o estatuto da FUNASA, estabelecendo como sua competncia a gesto do Sistema Nacional de Vigilncia Epidemiolgica e Ambiental em Sade. A Portaria FUNASA n 410, de 10 de agosto de 2000, aprova o Regimento Interno da Fundao Nacional de Sade (FUNASA), estabelecendo, nos artigos 92, 93 e 94 as competncias da Coordenao Geral de Vigilncia Ambiental em Sade (CGVAM), no mbito do Cenepi, conforme o texto abaixo. Art. 92. Coordenao Geral de Vigilncia Ambiental em Sade (CGVAM), compete:

FUNASA - novembro/2002 - pg. 17

I. propor normas relativas a: a) aes de preveno e controle de doenas e outros agravos sade; b) mapeamento de riscos ambientais sade; e c) vigilncia ambiental em sade nos postos de entrada do territrio nacional; II. coordenar, normatizar e supervisionar o Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade, objetivando detectar precocemente situaes de risco sade humana, que envolvam fatores fsicos, qumicos e biolgicos do meio ambiente; III. coordenar as aes de vigilncia ambiental e controle de fauna sinantrpica de forma complementar ou suplementar em carter excepcional, quando for superada a capacidade de execuo dos estados ou houver riscos de disseminao em instncia nacional; IV. normatizar e definir instrumentos tcnicos relacionados aos sistemas de informaes sobre agravos de notificao e doenas de monitoramento; V. analisar, monitorar e orientar a execuo das aes de preveno e controle de doenas e outros agravos relacionados aos fatores do meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercusso na sade humana; VI. elaborar indicadores da vigilncia ambiental em sade para anlise e monitoramento; e VII. participar da elaborao e acompanhar a execuo das aes na Programao Pactuada Integrada de Epidemiologia e Controle de Doenas (PPI-ECD). Pargrafo nico. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por vigilncia ambiental como o conjunto de aes que proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na sade humana, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle dos fatores de riscos e das doenas ou agravos, em especial as relativas a vetores, reservatrios e hospedeiros, animais peonhentos, qualidade da gua para
FUNASA - novembro/2002 - pg. 18

consumo humano, contaminantes ambientais, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, saneamento bsico, disposio de dejetos humanos e animais e condies habitacionais. Art. 93. Coordenao de Vigilncia de Fatores de Riscos Biolgicos - COFAB, compete: I. coordenar, normatizar e supervisionar as aes relativas ao controle de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos; II. coordenar e normatizar os sistemas de informaes relativos ao controle de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos; III. consolidar e analisar as informaes produzidas e elaborar indicadores para o monitoramento do controle de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos; e IV. coordenar as aes relativas ao sistema de monitoramento da resistncia dos vetores aos inseticidas. Art. 94. Coordenao de Vigilncia de Fatores de Riscos No-Biolgicos (Conab), compete: I. coordenar, normatizar e supervisionar as atividades relativas vigilncia dos contaminantes ambientais na gua, no ar e no solo de importncia e repercusso na sade pblica, bem assim dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos; II. estabelecer e monitorizar padres mximos de exposio a fatores no biolgicos, que ocasionem riscos sade da populao; III. coordenar e normatizar o sistema de informaes relativo vigilncia e ao controle de contaminantes ambientais na gua, no ar e no solo de importncia e repercusso na sade pblica, bem assim aos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos; e IV. consolidar e analisar as informaes produzidas e elaborar indicadores para subsidiar as aes e o monitoramento para o controle de

FUNASA - novembro/2002 - pg. 19

contaminantes ambientais na gua, no ar e no solo, de importncia e repercusso na sade pblica e aos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos.

6. Estruturao da Vigilncia Ambiental em Sade


6.1. Conceito A Vigilncia Ambiental em Sade constitui-se no conjunto de aes e servios que proporcionam o conhecimento e a deteco de fatores de risco do meio ambiente que interferem na sade humana. O sistema integra informaes e aes de diferentes setores com o objetivo de prevenir e controlar os fatores de risco de doenas e de outros agravos sade, decorrentes do ambiente e das atividades produtivas. Tais aes e servios so prestados por rgos e entidades pblicas e privadas. 6.2. Organizao 6.2.1. Aspectos Gerais A atuao da Vigilncia Ambiental em Sade em todos os nveis de governo requer articulao constante com os diferentes atores institucionais pblicos, privados e com a comunidade para que as aes integradas sejam implementadas de forma eficiente, a fim de assegurar que os setores assumam suas responsabilidades de atuar sobre os problemas de sade e ambiente em suas respectivas reas. A Vigilncia Ambiental em Sade tem como universo de atuao todos os fatores ambientais de riscos que interferem na sade humana; as interrelaes entre o homem e o ambiente e vice-versa. No mbito do Ministrio da Sade, diversos rgos e instituies desenvolvem programas, projetos e aes relacionados sade ambiental:
FUNASA - novembro/2002 - pg. 20

a) FUNASA, responsvel pela implementao e coordenao da Vigilncia Ambiental em Sade; b) Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), responsvel pela fiscalizao de produtos e servios de sade, bem como a fiscalizao dos ambientes de trabalho e a fiscalizao de ambientes considerados de risco sade pblica; c) Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsvel pelo desenvolvimento de diversos programas e projetos de cincia e tecnologia e desenvolvimento de recursos humanos em sade ambiental; d) Secretaria de Polticas de Sade (SPS), do Ministrio da Sade, cujo Departamento de Cincia e Tecnologia vem coordenando as aes no Programa Cidade dos Meninos, bem como o Departamento de Aes Programticas Estratgicas que coordena o Grupo Tcnico de Sade do Trabalhador; e) Assessoria de Assuntos Internacionais (AISA), do Ministrio da Sade, que coordena e articula os trabalhos referentes ao cumprimento de acordos internacionais na rea de sade ambiental; e f) outras instncias e organizaes do Ministrio da Sade que desenvolvam atividades na rea de sade ambiental. A estruturao e a operacionalizao da Vigilncia Ambiental em Sade demanda articulao com diversos ministrios. Neste sentido, se destacam o Ministrio do Meio Ambiente, o Ministrio do Trabalho, o Ministrio das Relaes Exteriores, o Ministrio da Educao e o Ministrio do Planejamento, entre outros rgos e agncias do Governo Federal. No mbito do SUS, a FUNASA fomentar e apoiar a estruturao da rea de Vigilncia Ambiental em Sade nas secretarias estaduais de sade e nas secretarias municipais de sade, por meio da Programao Pactuada Integrada de Epidemiologia e Controle de Doenas (PPI-ECD) e de projetos estruturantes com apoio financeiro do Projeto Vigisus e outras fontes de financiamento que venham a ser identificadas. Estas relaes esto delineadas no quadro a seguir:

FUNASA - novembro/2002 - pg. 21

6.3. Estrutura Organizacional da Coordenao Geral de Vigilncia Ambiental em Sade (Cgvam) Considerando que tais fatores ambientais abrangem componentes fsicos, qumicos, biolgicos e antrpicos, com uma grande diversidade nas respectivas reas, implicando em formas diferenciadas de abordagem tanto para a vigilncia como para o controle dos riscos, a vigilncia ambiental em sade ser implementada a partir da Coordenao Geral de Vigilncia Ambiental e suas duas coordenaes, conforme a estrutura abaixo: Estrutura Organizacional da Cgvam
Cgvam
Assessorias

Cofab

Conab

Vetores

Hospedeiros Reservatrios

gua

Ar

Solo

Desastres

Contaminantes

Destaca-se que a vigilncia ambiental em sade tem necessariamente um carter integrador inter e intra-setorial, considerando-se que impossvel realizar atividades de vigilncia e controle de riscos ambientais para a sade humana relacionados a qualquer de seus fatores, sem uma avaliao e ao conjunta de todos os setores envolvidos com o ambiente e a sade humana em um determinado territrio. A diviso operacional entre fatores de riscos biolgicos e no biolgicos no implica em dissociao entre tais reas. A necessidade de integrao imprescindvel tambm, com a vigilncia epidemiolgica, com o sistema nacional de laboratrios de sade pblica, com o sistema de informao em sade, com a engenharia de sade pblica e saneamento, com a assistncia integral sade indgena e com a vigilncia sanitria, entre outros.
FUNASA - novembro/2002 - pg. 22

6.3.1. Coordenao de Vigilncia e Controle dos Fatores de Risco Biolgicos (Cofab) A vigilncia ambiental dos fatores de riscos biolgicos fica desmembrada em trs reas de concentrao: vetores; hospedeiros e reservatrios e animais peonhentos, de acordo com esquema abaixo: Fatores Ambientais de Riscos Biolgicos
Vigilncia Ambiental
Agent e Transmissor
a) Vetores Anopheles, Aedes aegypti, Culex Flebtomos , Triatomneos, etc. b) Hospedeiros e reservatrios Caramujos, Ces/Gatos, Morcegos, Roedores, Sagis, Raposas, Sunos /Bovinos e Aves c) Animais Peonhentos Serpentes, Escorpies, Aranhas, Heminpteros e Lepidpteros c) Acidentes com animais peonhentos a) Malria, Febre Amarela , Dengue, Filariose, etc. Vrus Bactrias Parasitas Protozorios Venenos b) Raiva, Leishmaniose, Equinococose, Leptospirose, Peste, Chagas, Sarna, Toxiplasmose, etc.

Preveno e Controle de Doenas e Agravos


Doenas e Agravos

a) Vetores A vigilncia de fatores de riscos biolgicos relacionados aos vetores (Anopheles, Aedes aegypti, Culex, Flebtomos e Triatomneos) transmissores de doenas (Malria, Febre Amarela, Dengue, Leishmanioses entre outras) tem como finalidade o mapeamento de reas de risco em determinados territrios utilizando a vigilncia entomolgica (caractersticas, presena, ndices de infestao, avaliao da eficcia dos mtodos de controle), e as suas relaes com a vigilncia epidemiolgica quanto incidncia e prevalncia destas doenas e do impacto das aes de controle, alm da interao com a rede de laboratrios de sade pblica e a inter-relao com as aes de saneamento, visando o controle ou a eliminao dos riscos.
FUNASA - novembro/2002 - pg. 23

b) Hospedeiros e Reservatrios A vigilncia de fatores de riscos biolgicos relacionados aos hospedeiros e reservatrios (caramujos, ces, gatos, morcegos, roedores, saguis, raposas, sunos, bovinos e aves) de doenas (raiva, leishmanioses, equinococose, leptospirose, peste, doena de Chagas, sarna, toxicoplasmose e mais recentemente hantavrus) tem como finalidade o mapeamento de reas de risco em determinados territrios utilizando a vigilncia ambiental e as suas relaes com a vigilncia epidemiolgica quanto incidncia e prevalncia destas doenas e do impacto das aes de controle, alm da interao com a rede de laboratrios de sade pblica e a inter-relao com as aes de saneamento, visando ao controle ou eliminao dos riscos. c) Animais Peonhentos A vigilncia de fatores de riscos biolgicos relacionados a animais peonhentos (serpentes, escorpies, aranhas, himenpteras e lepidpteros), que podem resultar em acidentes de interesse para a sade pblica, tem como finalidade o mapeamento de reas de risco em determinados territrios, suas relaes com a vigilncia epidemiolgica para avaliao dos acidentes e das medidas de controle utilizadas, alm da interao com a rede de laboratrios de sade pblica. 6.3.2. Coordenao de Vigilncia e Controle dos Fatores de Risco No Biolgicos (Conab) A vigilncia ambiental dos fatores de riscos no biolgicos fica desmembrada em cinco reas de agregao: contaminantes ambientais; qualidade da gua para consumo humano; qualidade do ar; qualidade do solo, incluindo os resduos txicos e perigosos; e desastres naturais e acidentes com produtos perigosos.

FUNASA - novembro/2002 - pg. 24

Fatores de risco no biolgicos


Vigilncia Ambiental
Vigilncia em Sade a) b) Contaminantes Ambientais Qualidadeda gua de consumo humano Qualidadedo ar Qualidadedo solo Desastres Naturais e A cidentes com Produtos Perigosos

Preveno e Controle de Doenas e Agravos


Doenas e Agravos

Substncias qumicas e fsicas;

c) d) e)

Radiaes ionizantes

Alteraes genticas Alteraes reprodutivas Alteraes neurolgicas Infeces respiratrias, Intoxicaes diversas Doenas crnicas incapacitantes Cncer
FUNASA

a) Contaminantes Ambientais Prope-se nesta rea o mapeamento de reas de risco em determinado territrio, mantendo a constante vigilncia dos contaminantes, de forma a minimizar os riscos de doenas decorrentes da exposio aos mesmos, quer seja na atmosfera, colees hdricas ou no solo conforme quadro a seguir: Contaminantes ambientais
Vigilncia Ambiental
Via de Transmisso

Preveno e controle de Doenas e Agravos


Doenas e Agravos
Clera, Febre Tifide e Paratifide Diarria Gastroenterites, Hepatites virais, Helmintases, Doenas Infecciosas e Parasitrias, Esquistossomose Infeces, respiratrias, Intoxicaes, diversas, neoplasiais, etc.
FUNASA

Ar
Vrus Bactrias Parasitas Protozorios Toxinas Substncias Qumicas Radiaes Ionizantes

gua

Solo

A vigilncia dos fatores de risco relacionados aos contaminantes ambientais caracteriza-se por uma srie de aes, compreendendo a identificao de fontes de contaminao e modificaes no meio ambiente que se traduza em risco sade.
FUNASA - novembro/2002 - pg. 25

O levantamento destes dados e a sua anlise, incluindo a coleta de amostras para exames laboratoriais e o cruzamento dessas informaes com outras variveis epidemiolgicas e ambientais, fornecero subsdios para o planejamento de programas e aes de preveno e de controle do risco de contaminao. Em situaes detectadas como de risco sade decorrente de contaminaes ambientais, faz-se importante estudar as suas relaes com a vigilncia epidemiolgica quanto incidncia e prevalncia das doenas e do impacto das aes utilizadas, alm da interao com a rede de laboratrios de sade pblica e a inter-relao com as aes de saneamento, visando ao controle ou eliminao dos riscos. Algumas aes de controle podero ser realizadas pelo setor sade que nestes casos poder demandar aes corretivas aos responsveis pelas contaminaes ambientais e aos rgos de controle e fiscalizao ambiental. A rea de contaminantes ambientais tambm tem como atribuio identificar e catalogar o perfil toxicolgico dos fatores ambientais fsicos e qumicos de interesse sade pblica. Considerando o grande volume de novos produtos que so disponibilizados para o consumo e para a economia humana, esta rea dever atualizar permanentemente o conhecimento dos potenciais efeitos sade humana decorrentes da exposio humana a estes fatores. Como atividade processual, dever tambm desenvolver e disseminar metodologias de gerenciamento e avaliao de risco ambiental e de gerenciamento e avaliao de risco sade humana decorrente de contaminao ambiental qumica e fsica. Servir de ncora tcnica para o desenvolvimento de legislao ambiental, especialmente no que se refere definio de limites mximos de exposio humana a estes fatores ambientais. O sistema de informao de contaminantes ambientais dever ser concebido e desenvolvido de acordo com a necessidade de identificao de riscos, caracterizao de riscos, identificao da populao exposta, identificao dos danos sade, alternativas de remediao e/ou descontaminao ambiental, monitoramento da sade da populao sob risco e avaliao (relatrios e anlises).
FUNASA - novembro/2002 - pg. 26

Dever considerar as demandas j existentes, apoiando o desenvolvimento do sistema de informao para vigilncia em sade de anlise de risco de exposio humana ao benzeno, ao amianto, ao chumbo e ao mercrio entre outros, bem como auxiliar no aprimoramento de sistemas j existentes, como o caso do monitoramento de agrotxicos desenvolvido pela Anvisa. Do ponto de vista do SUS, tem a atribuio de desenvolver indicadores de sade e meio ambiente, elaborar e acompanhar as aes e metas de vigilncia ambiental da PPI/ECD, alm de acompanhar o desenvolvimento de tecnologias de remediao, descontaminao e recuperao ambiental. b) Qualidade da gua para Consumo Humano A vigilncia da qualidade da gua de consumo humano tem como finalidade o mapeamento de reas de risco em determinado territrio, utilizando a vigilncia da qualidade da gua consumida pela populao, quer seja aquela distribuda por sistemas de abastecimento de gua e aquelas provenientes de solues alternativas (coletados diretamente em mananciais superficiais, poos ou caminhes pipa), para avaliao das caractersticas de potabilidade, ou seja, da qualidade e quantidade consumida, com vistas a assegurar a qualidade da gua e evitar que as pessoas adoeam pela presena de patgenos ou contaminantes presentes nas colees hdricas. Em situaes detectadas como de risco sade, decorrente da m qualidade da gua consumida, so importantes as relaes com a vigilncia epidemiolgica quanto incidncia e prevalncia das doenas e do impacto das medidas de monitoramento e controle utilizadas, alm da interao com a rede de laboratrios de sade pblica e a inter-relao com as aes de saneamento, visando o controle ou a eliminao dos riscos. Algumas aes de controle podero ser realizadas pelo setor sade e/ ou tambm demandando aes corretivas aos responsveis pela prestao de servios de fornecimento e tratamento da gua, quando for o caso, ver esquema proposto no quadro seguinte. Este setor ser o responsvel pela coordenao do sistema de informao de vigilncia e controle da qualidade da gua de consumo humano - Sisgua e

FUNASA - novembro/2002 - pg. 27

pela identificao, acompanhamento e avaliao das aes e as metas da PPI-ECD correspondentes a sua competncia. gua para consumo humano
Vigilncia Ambiental Preveno e Controle de Doenas e Agravos
Doenas e Agravos
Clera, Febres Tifide e Paratifide Amebase, Diarria Gastroenterites, Hepatites virais, Helmintases , Doenas Infecciosas e Parasitrias, Esquistossomose . Infeces, respiratrias, Intoxicaes diversas, neoplasias, etc.
FUNASA

Via de Transmisso

Ar
Vrus Bactrias Parasitas Protozorios Toxinas Substncias Qumicas Radiaes Ionizantes

gua

Solo

c) Qualidade do ar Na rea de vigilncia da qualidade do ar de interesse o mapeamento e o cadastramento das principais reas de risco de poluio do ar, em particular nas reas metropolitanas, identificando a existncia e a necessidade de sistemas de monitoramento da qualidade do ar. O monitoramento dever dar prioridade quelas substncias qumicas e a agentes fsicos de comprovado ou suspeito efeito deletrio qualidade da sade humana. Esta rea ser responsvel pela coordenao do sistema de informao de vigilncia e controle da qualidade do ar e pela identificao, acompanhamento e avaliao das aes e as metas da PPI-ECD correspondentes a sua competncia. d) Qualidade do solo Na rea de vigilncia da qualidade do solo o objetivo maior o mapeamento e o cadastramento das reas de contaminao ambiental da superfcie e do subsolo terrestre que tenham potencial risco sade humana, especialmente as reas de resduos (passivos) perigosos e txicos. Alm disto,
FUNASA - novembro/2002 - pg. 28

pretende-se identificar sistemas de monitoramento destas reas visando identificar, caracterizar, quantificar, cadastrar e monitorar substncias, especialmente quelas de interesse sade humana. Esta rea ser responsvel pela coordenao do sistema de informao de vigilncia em sade da qualidade do solo, bem como pela identificao, acompanhamento e avaliao das aes, indicadores e metas da PPI-ECD correspondentes sua competncia. e) Desastres naturais e acidentes com produtos perigosos Na vigilncia e preveno de desastres naturais so enfatizados os riscos e efeitos sade decorrentes de eventos relacionados a inundaes, secas, desmoronamentos e incndios em vegetaes, de acordo com o esquema demonstrado no quadro seguinte. Desastres naturais e acidentes com produtos perigosos
Vigilncia Ambiental Preveno e Controle de Doenas e Agravos
Doenas e Agravos Vrus Bactrias Parasitas Protozorios Venenos Toxinas Substncias Qumicas Doenas e Agravos decorrentes de riscos no biolgicos e biolgicos, tais como leptospirose Infeces respiratrias hepatites, intoxicaes, acidentes com animais peonhentos, etc.
FUNASA

Situao de risco Desastres Naturais (Enchentes, Seca, Incncio)

Acidentes com Produtos Perigosos

Radiaes Ionizantes

imprescindvel integrar com as instituies que atuam em situaes de emergncia visando ao levantamento e anlise das informaes referentes s situaes de risco e os efeitos dos desastres naturais sobre a populao e as repercusses nos servios de sade.

FUNASA - novembro/2002 - pg. 29

Acidentes com Produtos Perigosos so eventos ou situaes perigosas provocadas por descargas acidentais de substncias que envolvam riscos para a sade humana ou para o meio ambiente. As atividades de vigilncia e preveno so articuladas com as instituies que atuam com a preveno, preparao para emergncias e respostas aos acidentes qumicos, alm da interao com a rede de laboratrios de sade pblica e a inter-relao com as aes de saneamento em situaes de emergncia, visando ao controle ou a eliminao dos riscos. Identificao das reas de risco, identificao das atividades de alerta, definio de normas de limites de tolerncia, e a capacitao de pessoal do setor sade so atribuies inerentes rea de vigilncia e preveno de desastres naturais e tecnolgicos. Esta rea tambm responsvel pela coordenao do sistema de informao de vigilncia e controle de desastres naturais e desastres tecnolgicos e a identificao, acompanhamento e avaliao das aes, indicadores e metas da PPI-ECD correspondentes sua competncia.

7. Modelo de financiamento
O financiamento das aes do Sinvas realizado por meio de: a) Oramento da Unio destinado Coordenao Geral de Vigilncia Ambiental em Sade (Cgvam), de acordo com os programas e aes definidos nos Planos Anuais de Trabalho da FUNASA; b) Portaria n. 1.399/99 que define as aes de Epidemiologia e Controle de Doenas a serem desenvolvidas de acordo com a Programao Pactuada Integrada de Epidemiologia e Controle de Doenas (PPI/ECD), na qual so estabelecidas atividades e metas a serem cumpridas pelos estados e municpios, com a finalidade de controlar e prevenir doenas e outros agravos, de uma forma geral e, especificamente, em relao Vigilncia Ambiental em Sade. Define tambm a sistemtica de financiamento por meio do Teto Financeiro de Epidemiologia e Controle de Doenas (TFECD), estabelecendo os critrios para a certificao de

FUNASA - novembro/2002 - pg. 30

estados e municpios. A PPI/ECD 2001 j estabelece aes de vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios, bem como da qualidade da gua consumida pela populao; c) a PPI/ECD dever ser atualizada anualmente, de forma a incluir outras metas a serem pactuadas com os estados e municpios, com vistas ampliao da Vigilncia Ambiental em Sade incorporando aes relacionadas aos contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo e desastres naturais e tecnolgicos, entre outros; d) Portaria FUNASA n 176, de 28 de maro de 2000, que estabelece os critrios de elegibilidade e prioridade para aplicao de recursos financeiros da FUNASA; e e) Projeto Vigisus, visando ao fortalecimento da Vigilncia Ambiental em Sade do SUS.

8. Anexos
Anexo I Instruo Normativa n. 1, de 25 de setembro de 2001, da Fundao Nacional de Sade que Regulamenta a Portaria MS n. 1.399, de 15 de dezembro de 1999, no que se refere s competncias da Unio, estados, municpios e Distrito Federal, na rea de vigilncia ambiental em sade. Anexo II Quadro comparativo das atribuies de cada instncia de governo.

FUNASA - novembro/2002 - pg. 31

Anexo I
DIARIO OFICIAL - N 185 - Seo 1 p. 56, quarta-feira, 26 de setembro de 2001 FUNDAO NACIONAL DE SADE INSTRUO NORMATIVA N 1, DE 25 DE SETEMBRO DE 2001 Regulamenta a Portaria MS n. 1.399, de 15 de dezembro de 1999, no que se refere as competncias da Unio, estados, municpios e Distrito Federal, na rea de vigilncia ambiental em sade. O Presidente da Fundao Nacional de Sade FUNASA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 18, do Estatuto aprovado pelo Decreto n. 3.450, de 9 de maio de 2000, e a delegao de competncia constante do art. 31, da Portaria n. 1.399, de 15 de dezembro de 1999, do Ministrio da Sade, resolve regulamentar a vigilncia ambiental em sade. CAPTULO I Do Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade Art. 1 O Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade (Sinvas), compreende o conjunto de aes e servios prestados por rgos e entidades pblicas e privadas relativos a vigilncia ambiental em sade, visando o conhecimento e a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na sade humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de preveno e controle dos fatores de riscos relacionados s doenas e outros agravos sade, em especial: I. vetores; II. reservatrios e hospedeiros;
FUNASA - novembro/2002 - pg. 32

III. IV. V. VI. VII. VIII. IX.

animais peonhentos; gua para consumo humano; ar; solo; contaminantes ambientais; desastres naturais; e acidentes com produtos perigosos.

Art. 2 Compete FUNASA, s Secretarias Estaduais e Municipais de Sade ou rgos equivalentes nos estados e municpios, a gesto do componente federal, estadual e municipal do SINVAS, respectivamente, conforme definido nesta Instruo Normativa. Art. 3 As metas e atividades de vigilncia ambiental em sade sero expressas na Programao Pactuada Integrada de Epidemiologia e Controle de Doenas - PPI/ECD, a ser elaborada pelos gestores do SINVAS, na forma disciplinada pela FUNASA, e custeadas com os recursos provenientes do Teto Financeiro de Epidemiologia e Controle de Doenas - TFECD, estabelecido na Portaria/MS n. 1.399/99. CAPTULO II Das Competncias SEO I Da Fundao Nacional de Sade Art. 4 Compete FUNASA, no mbito federal: I. propor a Poltica Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade; II. participar na formulao e na implementao das polticas de controle dos fatores de risco no meio ambiente que interfiram na sade humana; III. coordenar as aes de monitoramento dos fatores biolgicos e no biolgicos que ocasionem riscos sade humana;
FUNASA - novembro/2002 - pg. 33

IV. elaborar normas relativas s aes de preveno e controle de fatores do meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercusso na sade humana; V. normatizar os procedimentos de vigilncia ambiental em sade nos pontos de entrada no territrio nacional de pessoas, meios de transporte e outros que possam ocasionar riscos sade da populao; VI. propor normas e mecanismos de controle a outras instituies, com atuao no meio ambiente, saneamento e sade, em aspectos de interesse da sade pblica; VII. coordenar e supervisionar as aes de vigilncia ambiental em sade, com nfase naquelas que exigem simultaneidade em mais de uma unidade da federao; VIII. executar aes de vigilncia ambiental em sade, em carter excepcional, de forma complementar atuao dos estados, nas seguintes situaes: a) em circunstncias especiais de risco sade decorrentes de fatores ambientais, que superem a capacidade de resposta do nvel estadual; ou b) que representem risco de disseminao nacional. IX. normatizar e coordenar a Rede Nacional de Laboratrios de Vigilncia Ambiental em Sade; X. credenciar Centros Nacionais e Regionais de Referncia em Vigilncia Ambiental em Sade; XI. estabelecer os padres mximos aceitveis ou permitidos e os nveis de concentrao no ar, gua e solo, dos fatores e caractersticas que possam ocasionar danos sade humana; XII. realizar avaliaes de impacto e de risco sade da populao, relacionadas ao emprego de novas tecnologias; XIII. definir, normatizar, coordenar e implantar os sistemas de informao relativos vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e vigilncia de contaminantes ambientais na gua, ar e solo, de importncia e repercusso na sade pblica, bem como vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos;
FUNASA - novembro/2002 - pg. 34

XIV. definir indicadores nacionais para o monitoramento de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e de contaminantes ambientais na gua, ar e solo de importncia e repercusso na sade pblica, bem como para a vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos; XV. coordenar e supervisionar as aes de vigilncia de vetores, hospedeiros, reservatrios de doenas transmissveis, animais peonhentos e de contaminantes ambientais na gua, ar e solo de importncia e repercusso na sade pblica, bem como a vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos; XVI. coordenar e executar as atividades relativas a informao e comunicao de risco sade decorrente de contaminao ambiental; XVII. promover, coordenar e executar estudos e pesquisas aplicadas na rea de vigilncia ambiental em sade; XVIII. analisar e divulgar informaes epidemiolgicas sobre fatores ambientais de risco sade; XIX. prestar assessoria tcnica em vigilncia ambiental em sade aos estados e, excepcionalmente, aos municpios; XX. executar direta ou indiretamente atividades de vigilncia ambiental em sade, quando direcionadas s populaes indgenas, em articulao com as Secretarias Estaduais e Municipais de Sade; XXI. promover a cooperao tcnica internacional na rea de vigilncia ambiental em sade; XXII. fomentar e executar programas de desenvolvimento de recursos humanos em vigilncia ambiental em sade; e XXIII. participar do financiamento das aes de vigilncia ambiental em sade. SEO II Dos Estados Art. 5 Compete aos estados, no mbito estadual:
FUNASA - novembro/2002 - pg. 35

I. coordenar as aes de monitoramento dos fatores biolgicos e no biolgicos que ocasionem riscos sade humana; II. propor normas relativas as aes de preveno e controle de fatores do meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercusso na sade humana; III. propor normas e mecanismos de controle a outras instituies, com atuao no meio ambiente, saneamento e sade, em aspectos de interesse da sade pblica; IV. coordenar e supervisionar as aes de vigilncia ambiental em sade, com nfase naquelas que exigem simultaneidade em mais de um municpio; V. executar aes de vigilncia ambiental em sade, em carter excepcional, e complementar atuao dos municpios, nas seguintes situaes: a) em circunstncias especiais de risco sade decorrentes de fatores ambientais, que superem a capacidade de resposta do nvel municipal; ou b) que representem risco de disseminao estadual. VI. normatizar e coordenar a Rede Estadual de Laboratrios de Vigilncia Ambiental em Sade; VII. credenciar Centros Estaduais de Referncia em Vigilncia Ambiental em Sade; VIII. gerenciar os sistemas de informao relativos vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e vigilncia de contaminantes ambientais na gua, ar e solo, de importncia e repercusso na sade pblica, bem como vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, incluindo: a) consolidao dos dados provenientes de unidades notificantes e dos municpios, por meio de processamento eletrnico, na forma definida pela FUNASA; b) envio dos dados ao nvel federal, regularmente, dentro dos prazos estabelecidos pelas normas de cada sistema;

FUNASA - novembro/2002 - pg. 36

IX.

X.

XI.

XII. XIII. XIV. XV. XVI. XVII.

c) anlise dos dados; e d) retroalimentao dos dados. coordenar as atividades de vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e vigilncia de contaminantes ambientais na gua, no ar e no solo, de importncia e repercusso na sade pblica, bem como dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos; monitorar, de forma complementar ou suplementar aos municpios, os fatores no biolgicos, que ocasionem riscos sade da populao, observados os padres mximos de exposio aceitveis ou permitidos; coordenar e executar as atividades relativas a informao e comunicao de risco sade decorrente de contaminao ambiental de abrangncia estadual e intermunicipal; promover, coordenar e executar estudos e pesquisas aplicadas na rea de vigilncia ambiental em sade; analisar e divulgar informaes epidemiolgicas sobre fatores ambientais de risco sade; prestar assessoria tcnica em vigilncia ambiental em sade aos municpios; fomentar e executar programas de desenvolvimento de recursos humanos em vigilncia ambiental em sade; participar do financiamento das aes de vigilncia ambiental em sade, na forma estabelecida na Portaria 1.399/99; e executar as aes de vigilncia ambiental em sade em municpios no certificados, nas condies estabelecidas na Portaria n 1.399/99. SEO III Dos Municpios Art. 6 Compete aos municpios no seu mbito:
FUNASA - novembro/2002 - pg. 37

I. coordenar e executar as aes de monitoramento dos fatores dos fatores biolgicos e no biolgicos que ocasionem riscos sade humana; II. propor normas relativas s aes de preveno e controle de fatores do meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercusso na sade humana; III. propor normas e mecanismos de controle a outras instituies, com atuao no meio ambiente, saneamento e sade, em aspectos de interesse de sade pblica; IV. coordenar a Rede Municipal de Laboratrios de Vigilncia Ambiental em Sade; V. gerenciar os sistemas de informao relativos vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e vigilncia de contaminantes ambientais na gua, ar e solo, de importncia e repercusso na sade pblica, bem como vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, incluindo: a) coleta e consolidao dos dados provenientes de unidades notificantes do sistema de vigilncia ambiental em sade; b) envio dos dados ao nvel estadual, regularmente, dentro dos prazos estabelecidos pelas normas de cada sistema; c) anlise dos dados; e d) retroalimentao dos dados. VI. monitorar as atividades de vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e vigilncia de contaminantes ambientais na gua, no ar e no solo, de importncia e repercusso na sade pblica, bem como dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos; VII. executar as atividades de informao e comunicao de risco sade decorrente de contaminao ambiental de abrangncia municipal; VIII. promover, coordenar e executar estudos e pesquisas aplicadas na rea de vigilncia ambiental em sade;

FUNASA - novembro/2002 - pg. 38

IX. analisar e divulgar informaes epidemiolgicas sobre fatores ambientais de risco sade; X. fomentar e executar programas de desenvolvimento de recursos humanos em vigilncia ambiental em sade; XI. participar do financiamento das aes de vigilncia ambiental em sade, na forma estabelecida na Portaria 1.399/99. Pargrafo nico. As competncias estabelecidas neste artigo podero ser exercidas pelos estados nas condies pactuadas na Comisso Intergestores Bipartite - CIB. XII. coordenar, acompanhar e avaliar os procedimentos laboratoriais realizados pelas unidades pblicas e privadas, componentes da rede municipal de laboratrios, que realizam exames relacionados rea de vigilncia ambiental em sade. SEO IV Do Distrito Federal Art. 7 A coordenao e execuo das aes de vigilncia ambiental em sade no Distrito Federal compreender, no que couber, simultaneamente, as competncias referentes a estados e municpios. CAPTULO III Das Disposies Finais Art. 8 Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao. Mauro Ricardo Machado Costa

FUNASA - novembro/2002 - pg. 39

FUNASA - novembro/2002 - pg. 40

Estruturao do Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade - Sinvas


SUS
CENEPI
MS/SPS MS/SAS MS/Anvisa MS/Fiocruz MS/ASSINT
CGLAB CGVEP CGIAS CGPNI ASDCE

FUNASA

Outros setores relacionados sade e meio ambiente


(MMA/MA/MPO/MTB)

Cgvam/Sinvas

Desai

Densp

IEC Hlio Fraga Primatas

COREs
Divep Densp

rgos Correspondentes Estaduais

SES
rgos Correspondentes

SES
Vigilncia Ambiental

SES
Vig. Epid. Lacen

rgos Correspondentes Municipais

SMS rgos Correspondentes

SMS
Vigilncia Ambiental

SMS
Vig. Epid. Laboratrios

Anexo II Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade (Sinvas) Atribuies das trs esferas de governo
Atribuies
1. Propor a Poltica Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade. 2. Participar na formulao e na implementao das polticas de controle dos fatores de risco no meio ambiente que interfiram na sade humana. 3. Coordenar as aes de monitoramento dos fatores biolgicos e no biolgicos que ocasionem riscos sade humana. 4. Elaborar normas relativas s aes de preveno e controle de fatores do meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercusso na sade humana. Municipal X (e executar) X (Propor) Instncias Estadual X X (Propor) Federal X X X

FUNASA - novembro/2002 - pg. 41

5. Normatizar os procedimentos de vigilncia ambiental em sade nos pontos de entrada no territrio nacional de pessoas, meios de transporte e outros que possam ocasionar risco sade da populao. 6. Propor normas e mecanismos de controle a outras instituies, com atuao no meio ambiente, saneamento e sade, em aspectos de interesse da sade pblica. 7. Coordenar e supervisionar as aes de vigilncia ambiental em sade, com nfase naquelas que exigem simultaneidade em mais de uma unidade da federao. 8. Executar aes de vigilncia ambiental em sade, em carter excepcional, de forma complementar atuao dos estados, nas seguintes situaes: a) em circunstncias especiais de risco sade decorrentes de fatores ambientais, que superem a capacidade de resposta da instncia estadual; ou b) que representem risco de disseminao nacional.

X (um municpio)

X (municpios)

Anexo II Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade (Sinvas) Atribuies das trs esferas de governo cont.
Atribuies
9. Normatizar e coordenar a Rede Nacional de Laboratrios de Vigilncia Ambiental em Sade. 10.Credenciar Centros Nacionais e Regionais de Referncia em Vigilncia Ambiental em Sade. 11.Estabelecer os padres mximos aceitveis ou permitidos e os nveis de concentrao no ar, gua e solo, dos fatores e caractersticas que possam ocasionar danos sade humana. 12.Realizar avaliaes de impacto e de risco sade da populao, relacionadas ao emprego de novas tecnologias. 13.Definir, normatizar, coordenar e implantar os sistemas de informao relativos vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e vigilncia de contaminantes ambientais na gua, ar e solo, de importncia e repercusso na sade pblica, bem como vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos. 14.Gerenciar os sistemas de informao relativos vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e vigilncia de contaminantes ambientais na gua, ar e solo, de importncia e repercusso na sade pblica, bem como vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, incluindo: Municipal X Instncias Estadual Federal X X (Normatizar e (Coordenar a coordenar a rede rede municipal) estadual) X (Estaduais) X

FUNASA - novembro/2002 - pg. 42

(a) coleta e consolidao a) Consolidao dos dados provenientes de unidades notificantes e dos dos dados municpios, por meio de processamento eletrnico, na forma definida provenientes de pela FUNASA; unidades notificantes do b) Envio dos dados da esfera federal, regularmente, dentro dos prazos sistema de estabelecidos pelas normas de cada sistema; vigilncia c) Anlise dos dados; e Retroalimentao dos dados. ambiental) (b) estadual)

Anexo II Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade (Sinvas) Atribuies das trs esferas de governo cont.
Atribuies
15. Definir indicadores nacionais para o monitoramento de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis e animais peonhentos e de contaminantes ambientais na gua, ar e solo de importncia e repercusso na sade pblica, bem como para a vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos. 16. Coordenar e supervisionar as aes de vigilncia de vetores, hospedeiros e reservatrios de doenas transmissveis, animais peonhentos e de contaminantes ambientais na gua, ar e solo de importncia e repercusso na sade pblica, bem como a vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos desastres naturais e acidentes com produtos perigosos. Municipal Instncias Estadual Federal

X (Monitorar as atividades)

X (Supervisionar as atividades)

FUNASA - novembro/2002 - pg. 43

17. Coordenar e executar as atividades relativas informao e comunicao de risco sade decorrente de contaminao ambiental. 18. Monitorar, de forma complementar ou suplementar aos municpios, os fatores no biolgicos, que ocasionem riscos sade da populao, observados os padres mximos de exposio aceitveis ou permitidos; 19. Promover, coordenar e executar estudos e pesquisas aplicadas na rea de vigilncia ambiental em sade. 20. Analisar e divulgar informaes epidemiolgicas sobre fatores ambientais de risco sade. 21. Prestar assessoria tcnica em vigilncia ambiental em sade aos estados e, excepcionalmente, aos municpios. 22. Executar direta ou indiretamente atividades de vigilncia ambiental em sade, quando direcionadas s populaes indgenas, em articulao com as secretarias estaduais e municipais de sade.

X X (de abrangncia (de abrangncia estadual e municipal) intermunicipal) X

X X (municpios)

FUNASA - novembro/2002 - pg. 44

Anexo II Sistema Nacional de Vigilncia Ambiental em Sade (Sinvas) Atribuies das trs esferas de governo cont.
Atribuies
23. Promover a cooperao tcnica internacional na rea de vigilncia ambiental em sade. 24. Fomentar e executar programas de desenvolvimento de recursos humanos em vigilncia ambiental em sade. Municipal X X (Na forma estabelecida na Portaria n. 1.399/1999) Instncias Estadual Federal X

X X (Na forma estabelecida na Portaria n. 1.399/1999) X

25. Participar do financiamento das aes de vigilncia ambiental em sade.

26. Executar aes de vigilncia ambiental em sade, em municpios no certificados nas condies estabelecidas na Portaria n 1.399/1999. 27. Coordenar, acompanhar e avaliar os procedimentos laboratoriais realizados pelas unidades pblicas e privadas, componentes da rede municipal de laboratrios, que realizam exames relacionados a rea de vigilncia ambiental em sade;

Presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso Ministro da Sade Barjas Negri Presidente da Fundao Nacional de Sade Mauro Ricardo Machado Costa Diretor-Executivo George Hermann Rodolfo Tormin Diretor do Centro Nacional de Epidemiologia Jarbas Barbosa da Silva Jnior Diretor do Departamento de Engenharia de Sade Pblica Sadi Coutinho Filho Diretor do Departamento de Sade Indgena Ubiratan Pedrosa Moreira Diretor do Departamento de Administrao Celso Tadeu de Azevedo Silveira Diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Antnio Leopoldo Frota Magalhes

You might also like